quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Morre escritor Gore Vidal

O escritor norte-americano Gore Vidal morreu nesta terça-feira (madrugada de quarta no Brasil), aos 86 anos, em sua residência em Los Angeles, nos EUA. "Vidal morreu em sua residência em Hollywood Hills de complicações de uma pneumonia", informou seu sobrinho Burr Steers ao jornal "Los Angeles Times".



Considerado um dos maiores escritores norte-americanos do último século, Gore Vidal começou a carreira cedo, escrevendo contos e poemas ainda na adolescência.

Seu primeiro romance, "Williwaw", foi escrito quando tinha apenas 19 anos, a bordo de um navio, durante a Segunda Guerra Mundial. A obra, recebida com destaque por público e crítica, é baseada em suas experiências de guerra, no destacamento do porto do Alaska.

Na década de 1950 escreveu ficções baratas e livros de suspense utilizando-se de três pseudônimos diferentes. Nessa mesma década escreveu também "À Procura de um Rei","Verde Escuro, Vermelho Brilhante", "O Julgamento de Páris", e "Messias".
Nem todos os seus livros alcançaram sucesso de público e vendas, e, nesse período, para reforçar seu caixa, Gore dedicou-se a escrever peças de teatro e roteiros para televisão e filmes de Hollywood, para receber o que considerava "dinheiro bom e rápido".

O escritor também sempre foi ativo politicamente. No ano de 1960 Gore se lançou na política, como candidato democrata ao Congresso, pelo estado de Nova York, mas acabou não sendo eleito.

Entre 1970 e 1972, presidiu o People's Party (de tendência liberal), e em 1982 se apresentou como senador pela Califórnia e ficou perto de conquistar uma cadeira no Congresso ao obter mais de 500 mil votos.

Sua identificação política esteve sempre relacionada à defesa dos direitos das minorias e ao combate do que costumava chamar de "imperialismo" dos EUA. Sua oposição ao partido republicano é notória, e ficou particularmente conhecido por suas críticas cáusticas ao governo de George W. Bush, o qual denominou como "o mais desastroso de nossa história".

Segundo Gore Vidal, os EUA vivem um sistema político de um só partido com duas alas direitistas.

Gore Vidal, que escreveu em 1995 seu livro de memórias "Palimpsest", andava de cadeira de rodas desde 2008, quando fraturou a coluna ao cair em um restaurante em Los Angeles.

Candidato eterno ao Nobel da Literatura, o escritor era primo do ex-vice-presidente dos EUA Al Gore e meio-irmão da ex-primeira dama Jacqueline Kennedy.

Folha SP

João Teimoso: Curso de Teatro reconhecido pelo SATED


Está entrando mais uma vez em cena o Curso de Iniciação Teatral do Espaço Cultural João Teimoso. O curso tem mensalidade de R$ 70,00 e é ministrado pelo ator e diretor pernambucanos Oséas Borba Neto e  com aquecimento da atriz e graduanda em Educação Física, Nataly Oliveira. 
 Destinado a jovens e adultos, iniciantes ou não e também a modelos que pretendem aprender a arte da interpretação para se soltarem em público e conhecer um pouco mais sobre teatro e noções de interpretação para cinema e TV, o curso tem duração de 6 meses, com aulas sempre aos sábados (das 16h às 19h). 

Na programação estão contidos temas como histórias do teatro, teorias teatrais, jogos e exercícios de interpretação, expressão corporal, técnicas vocais, Linguagem teatral X Linguagem diante das câmeras, entre outros.  
 O Espaço Cultural João Teimoso está localizado na Rua do Aragão, 27 – sala 4 no bairro da Boa Vista. Maiores informações no local ou pelos telefones (81)4141-5125 ou 8897-1513. 

Com informações da jornalista Mariângela Borba

Crea recebe homenagem por ser contra a construção de viadutos na Agamenon


Especialistas na área de transportes, empresários e moradores do entorno da Avenida Agamenon Magalhães estiveram, ontem (31.07), em reunião com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, para agradecer a manifestação do Conselho contrário à construção de quatro viadutos na Agamenon Magalhães. Para o grupo, especialistas e demais entidades que se manifestaram publicamente, a intervenção estava sendo imposta, visto que não houve discussão com a sociedade. Na semana passada, o governado Eduardo Campos sinalizou que iria rever a proposta de construção dos viadutos.                                                                                      
“Não temos dúvida de que a presença do Crea-PE foi fundamental nessa primeira batalha, devido à experiência e ao peso político de um Conselho com mais de 30 mil profissionais. Por isso, agradecemos o esforço do presidente José Mário, que sempre esteve conosco”, disse o engenheiro e um dos líderes do movimento contrário à construção dos viadutos, Stênio Cuentro.  
O presidente do Clube Português do Recife, Luiz José Alves Vilella, considerou a atitude de José Mário como “corajosa”. “Você foi contrário aos interesses do Governo porque tem convicção de que a opção apresentada não é a melhor para o Recife. Parabenizo-o pela condução do processo de resposta ao Estado com argumentação técnica, explicando o porquê de não considerar os viadutos como a melhor solução para os engarrafamentos na Agamenon”, destacou Vilella. 
Dizendo-se honrado com a homenagem, José Mário lembrou que a batalha foi vencida, mas não a guerra. “Vamos aguardar o fim do processo eleitoral para ver como fica essa questão. Nosso movimento é legítimo, por isso foi exitoso. Consideramos racional e coerente a decisão do governador em rever o projeto”, ressaltou o presidente do Crea-PE. 
José Mário aproveitou o momento para também agradecer o empenho de Stênio Cuentro, que deu grande contribuição técnica para sensibilizar o Governo a repensar às intervenções na Agamenon. “Stênio colaborou de forma intensa nessa primeira vitória da população recifense. Ele é um grande guerreiro, competente e teve boa vontade, sendo imprescindível nesse processo”, comentou José Mário. 
O presidente sugeriu que fosse recolhido dos candidatos a prefeito do Recife um termo de compromisso de abrir o diálogo para avaliar a necessidade das obras, sendo assim uma decisão coletiva.

CEMIT tem nova presidente

O Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões – CEMIT tem nova presidente. É a Oceanóloga e Doutora em Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco Rosângela Lessa. 


A professora foi indicada pela instituição de ensino para exercer esse encargo, conforme preceitua o Decreto nº. 26.729, de 17 de maio de 2004, que institui no âmbito da Secretaria de Defesa Social o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões – CEMIT e que a Universidade Federal Rural de Pernambuco, como membro efetivo, por delegação preside o aludido Comitê.
A primeira reunião do CEMIT ocorrerá no dia 10 de agosto de 2012, às 14.30 horas no auditório da Secretaria de Defesa Social, onde será apresentada aos membros do Comitê a nova presidente e o ex-presidente Professor Fábio Hazzin, fará uma apresentação dos resultados obtidos pelo CEMIT, de sua instalação a te a presente data.

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Muita emoção no embarque dos primeiros alunos da rede pública para os EUA

“O sucesso de vocês é o sucesso do nosso estado”. Foram com essas palavras emocionadas que o governador Eduardo Campos despediu-se dos primeiros 27 estudantes do Programa Ganhe ao Mundo. Eles embarcaram às 7h, desta quarta-feira (01/08), rumo aos Estados Unidos - onde passarão seis meses aprendendo a língua inglesa.

Três cidades norte-americanas vão dar abrigo aos estudantes: Minneapolis, Salt Lake City e Phoenix. Para serem selecionados para o Ganhe o Mundo, os estudantes precisaram assistir às aulas do intensivão de inglês e, ao final dos dois semestres do curso, atingir a maior média. Além disso, o desempenho nas demais matérias e a assiduidade no colégio também foram levados em consideração.  

Às 5h da manhã o Aeroporto Internacional dos Guararapes já estava num ritmo atípico, até mesmo para os dias de pico.  O motivo era o vôo 6270 da Avianca. Mais do que passageiros, o avião tornaria realidade o sonho do intercâmbio cultural para 27 estudantes da rede pública estadual. Tinha estudante de todos os recantos do estado. Gente que não conhecia o Aeroporto e, uma grande maioria, nunca tinha andado de avião ou sequer tinha ultrapassado as fronteiras do estado até o dia de hoje. 

Gabriel Coelho, 15, é o que vem de mais longe. Ele mora na divisa de Pernambuco com o Piauí, no município de Dormentes, a 885 km do Recife. “Há muito tempo sonhava com um intercâmbio, mas pensava que era impossível. Foi quando soube do programa do Governo do Estado e passei a estudar 2h diárias, além das aulas do curso oferecido pela escola”, afirmou o garoto.


Gustavo Ramos, 15, de Camaragibe, foi um dos que preencheu todos os requisitos do programa.  Depois da conquista, ele fez questão de trazer toda a família para comemorar com ele a sua breve partida. Com os olhos marejados, D. Aparecida dos Santos, 48, mãe do rapaz, disse que “estava com o coração apertadinho, mas que logo passaria, já que é por uma justíssima causa”.

Já o garoto parecia ainda não acreditar no que estava acontecendo. “Só agora vai caindo a ficha e a cada segundo é uma sensação nova. Agradeço ao governador porque, sem esse incentivo, jamais eu conseguiria realizar este sonho”, deu seu testemunho já puxando o carrinho com as malas e dirigindo-se para o portão de desembarque.

Nas bagagens, não faltaram bandeiras de Pernambuco e nem o tablet doado pelo Governo. O computador será um importante instrumento didático, mas também de comunicação com a família. Com o “PC” e um dicionário de inglês a tiracolo, Rafael Brito, 16, de Petrolina, era um dos que nunca tinha viajado para longe de casa. “É muita emoção conhecer uma nova cultura e, principalmente, aprimorar o inglês, que a língua mais falada no mundo”, disse ao lado da mãe, D. Ivanizia, que era só sorriso, deixava escapar uma lágrima. “É um incentivo fantástico do Governo do Estado que vai abrir muitas portas pro meu filho”.

O Governo do Estado oferece uma bolsa mensal no valor de US$ 300 dólares, mais seguro saúde para a permanência dos estudantes no país estrangeiro. Os alunos ficarão hospedados em casas de famílias norte-americanas, o que ajuda na aprendizagem do idioma. Além do inglês, os intercambistas cursarão, durante o semestre letivo, as disciplinas de artes, educação física e tecnologia.

Até o fim de agosto, outros 563 alunos embarcarão para os Estados Unidos e Canadá. Em janeiro, mais 425 estudantes serão enviados para a Nova Zelândia e para países de língua espanhola. “A educação é o único caminho que liga o desenvolvimento econômico ao social. Então, agüentem firme que daqui a seis meses estaremos aqui (no Aeroporto) para aplaudir vocês”, recomendou Eduardo. 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Propostas do PSTU para a Educação


O PSTU divulga um texto base para servir de apoio às discussões que acontecem neste sábado, 04 de agosto, no Seminário de Educação e Cultura para os Trabalhadores. O objetivo é construir o programa de governo do partido para Recife sobre essas temáticas. A atividade acontece na sede do partido, a partir das 9h e conta com a participação de apoiadores, filiados e militantes do partido.

No texto, o partido faz uma análise da situação da educação pública no país e aproveita para alfinetar o governo do PT. “A meta do PNE dos últimos 10 anos (2001/2010) era alcançar 7% do PIB com a educação, hoje esse valor não chega a 5%. O governo Dilma propõe agora 10%, mas só para 2020”, afirma o documento.  “Esse projeto (do PT) é o responsável pelas péssimas condições de trabalho e de estudo nas universidades federais, motivações da atual greve”, diz o texto.

Na leitura, a população também pode perceber uma denúncia sobre a educação no governo Eduardo Campos (PSB).  “O discurso do governador parece que versa sobre escolas de outro planeta, bem diferentes da realidade encontrada no estado”, ataca o partido.

De acordo com o documento, Pernambuco teve uma melhora inexpressiva no desempenho educacional. “O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Idepe - das séries do ensino fundamental (5º ano), passou de 4 em 2010 para 4,4 em 2011. Nas séries finais (9º ano), foi ainda mais tímido; de 3,4 no ano retrasado subiu para 3,5 no ano passado. No ensino médio, mudou de 3 para 3,3. Mesmo quando se observa as famosas escolas de referência em ensino médio, com ensino em horário integral ou semi-integral, o desempenho acompanha as demais; de 4,6 em 2010 para 4,7 em 2011”, mostra os dados no texto.

Em relação à educação municipal, o documento afirma que os 12 anos de governo petista não melhorou a educação pública. “A maior parte das instituições educacionais do município não foi construída para ser escola, funcionam em casas, associações de moradores, clube de mães, e já houve um caso denunciado pelo SIMPERE de uma escola municipal que funcionava em um bar”, afirma.

Segundo o texto, isso acontece pela falta de investimento do governo na educação. “Informações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) atestam que desde 2005 a prefeitura do Recife vem desrespeitando a legislação em relação ao orçamento mínimo para a educação, havendo já um julgamento de condenação pelo não cumprimento dos 25% do orçamento municipal para a educação que atinge João Paulo e João da Costa”, denuncia o partido.

Após análise da educação o partido propõe algumas mudanças radicas para entregar a educação para os trabalhadores. 

Veja abaixo:
·         A estatização do ensino privado.
·         O fim do vestibular e o investimento de 10% do PIB para a educação pública já.
·         Por uma educação que atenda aos interesses da juventude e da classe trabalhadora, e não das empresas.
·         Creches públicas que atendam as necessidades das mulheres trabalhadoras no Recife.
·         Contra os 220 dias letivos ou qualquer outra forma de aumento de jornada do professor
·         Verba pública só para escola pública
·         Abaixo o PNE e suas parcerias público privadas
·         Piso salarial de R$ 1.937,26 para professores em início de carreira com 145h/a, rumo ao salário mínimo do DIEESE.
·         Reforma e ampliação das escolas municipais de recife
·         Aula atividade dentro da jornada de trabalho do professor;
·         Nenhum fechamento de turmas ; reabertura das turmas de EJA e de educação especial fechadas. Melhoria das escolas profissionalizantes;
·         Cumprimento da Resolução 14 do Conselho Municipal de Educação em relação ao metro quadrado por aluno;
·         Que professores do ensino profissionalizante e professor readaptado tenha o mesmo critério de aposentadorias dos professores do ensino regular.
·         Direitos iguais aos professores readaptados, nenhuma hora a mais de trabalho;
·         Concurso público. Abaixo a forma de contratação pela prefeitura através de mini contratos.
·         Eleição direta para direção de escola.
·         Aumento do percentual de titulação e do intervalo entre as classes do PCCR;
·         Política salarial que reponha nossas perdas
·         Melhoria do Recife Saúde. Abaixo a cobrança de co-participação. Por novas adesões ao Recife Saúde. Contra a cobrança nas duas matrículas para quem tem dois vínculos.

Evento: Seminário de Programa: Educação e cultura para os trabalhadores
Dia: sábado, 04 de agosto de 2012
Hora: A partir das 9h
Local: Sede do PSTU, Rua do Príncipe, nº 106, Boa Vista.

Farmácia Roval de Caruaru implanta Programa de Atenção à Saúde

Quem comparecer à Farmácia Roval de Caruaru nas manhãs das terças-feiras poderá aferir pressão gratuitamente, realizar teste de glicemia (R$ 3,00) e degustar produtos. É que a partir deste mês a unidade conta com o Programa de Atenção à Saúde, cujo objetivo é despertar o interesse para a saúde preventiva, cuidados com alimentação e bem-estar. O programa foi criado em 2009 e acontece semanalmente nas unidades da Roval da Duque de Caxias e da Gervásio Pires, no Recife (PE). Até junho deste ano já havia atendido atendeu mais de 10 mil pessoas. 

Estudo diz que 1,5 milhão de pessoas usam maconha diariamente no País


Cerca de 1,5 milhão de adolescentes e adultos consomem maconha diariamente no Brasil, aponta o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Ainda segundo o estudo, divulgado nesta quarta-feira (1), em São Paulo, mais de 3 milhões de  pessoas adultas, com idade entre 18 e 59 anos, utilizaram maconha no último ano e cerca de 8 mihões de adultos (7% da população) já experimentaram maconha alguma vez -- 62% deste total tiveram o primeiro contato com a droga antes dos 18 anos.
Quanto aos adolescentes, 470 mil usaram maconha no último ano e 600 mil dizem já ter experimentado a droga alguma vez.
Segundo a Unifesp, os dados fazem parte do primeira amostragem probabilística sobre o consumo da droga no Brasil. Foram ouvidas 4.607 pessoas, com idade mínima de 14 anos, entre janeiro e março deste ano em 149 municípios de todos os estados do país.
Cem entrevistadores visitaram desde moradias em favelas a condomínios fechados pelo país e entregaram um questionário com 800 perguntas a voluntários, que respondiam e entregavam o documento lacrado, mantendo o anonimato.
As perguntas, segundo os pesquisadores da Unifesp, seguiram metodologias internacionais e abordavam temas como o consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas.
Portal G1

Bolívia expulsa Coca-Cola e anuncia falência do McDonald’s


A Bolívia decidiu expulsar a Coca-Cola do país, com o argumento de que o refrigerante está associado a infartos, derrame, câncer e, claro, capitalismo.  O governo do país também anunciou a falência do McDonald’s por lá.

Segundo a Agência Venezuelana de Notícias (AVN), o ministro das relações exteriores boliviano, David Choquehuanca, afirmou em um programa de televisão que a expulsão ocorrerá em 21 de dezembro, “em sintonia com o fim do calendário Maia e será parte das comemorações para celebrar o fim do capitalismo e o começo da cultura da vida”.

Em substituição à Coca-Cola, o ministro defendeu o consumo de mocochinche (refresco de pêssego). Quanto à rede de fast food McDonald’s, Choquehuanca comemorou que a empresa fechará suas oito lojas na Bolívia, após 14 anos em atividade, por não conseguir resultados positivos.


Jornal O Globo

Obras do Corredor Leste Oeste alteram o ponto de parada de 21 linhas na Avenida Caxangá

A partir de hoje (1°de agosto) o Grande Recife Consórcio de Transporte desativará duas paradas de ônibus na Avenida Caxangá. A ação acontecerá devido à construção da 4ª estação de embarque e desembarque do Corredor Exclusivo para Ônibus Leste Oeste. A obra, executada pela Secretaria das Cidades prevê para o corredor a implantação de 22 novas estações.

Com a intervenção as paradas 09 e 10 localizadas próximas ao Supermercado Extrabom serão desativadas e irão alterar o ponto de embarque e desembarque de 21 linhas que trafegam no sentido Camaragibe/Recife e de 20 linhas que trafegam no sentido Recife/Camaragibe. 

As paradas provisórias serão fixadas nas calçadas da via, próxima ao ponto que estará em reforma, tanto no sentido cidade/subúrbio quanto no subúrbio/cidade. As modificações serão informadas aos usuários por meio de cartazes fixados nas plataformas desativadas. (veja detalhamento a baixo). 
Atualmente, estão em construção três estações em nível localizadas no canteiro central da Avenida Caxangá. O Corredor Leste Oeste tem início no bairro do Derby e segue até o Terminal de Integrado de Camaragibe. Ao longo do percurso de 12,3 km serão construídas estações climatizadas, modernas e com bilheterias para tornar o pagamento das passagens mais rápido e seguro. A previsão é que este ponto de embarque e desembarque atenda a aproximadamente 300 passageiros em horário de pico quando todo o corredor Leste Oeste estiver concluído. A obra do Corredor Leste Oeste está sendo executada pelo consórcio Mendes Jr./Servix.

As informações sobre o itinerário das linhas e paradas provisórias podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone  0800.081.0158, ou através de consulta pelo site www.granderecife.pe.gov.br.

Lista das linhas envolvidas na mudança:

020 – Candeias / Dois Irmãos 
303 – Curado II / Caxangá (BR-232)
330 – Casa Amarela / CDU (TRT)
422 – Monsenhor Fabrício
423 – Engenho do Meio
425 – Barbalho (Detran)
432 – CDU / Várzea
431 – Cidade Universitária
433 – Brasilit
437 – Caxangá (Conde da Boa Vista)
442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445 – Tabatinga
446 – UR-07
448 – Jardim Petrópolis
450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião
460 – Camaragibe (Príncipe)
469 – Camaragibe / CDU 
480 – Camaragibe / Derby
481 – Timbi / Derby
920 – Rio Doce / CDU


Parada sentido subúrbio/cidade - Em frente ao CERPE e Casa de Tintas

Total de linhas afetadas: 21 linhas

Lista das linhas:

330 – Casa Amarela / CDU
416 – Roda de Fogo
421 - Torrões
422 – Monsenhor Fabrício
423 – Engenho do Meio
425 – Barbalho (Detran)
431 – Cidade Universitária
432 – CDU / Várzea
433 - Brasilit
437 – Caxangá (Conde da Boa Vista)
440 – CDU / Caxangá / Boa Viagem
442 - Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445 – Tabatinga
446 – UR-07
448 – Jardim Petrópolis
450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião
460 – Camaragibe (Príncipe)
480 – Camaragibe / Derby
481 – Timbi / Derby
920 – Rio Doce / CDU

Parada sentido cidade/subúrbio - Em frente a JR. Agropecuária e Casa do Criador

Total de linhas afetadas: 20 linhas

Lista das linhas:

330 – Casa Amarela / CDU (TRT)
416 – Roda de Fogo
421 – Torrões 
422 – Monsenhor Fabrício
423 – Engenho do Meio
425 – Barbalho (Detran)
432 – CDU / Várzea
431 – Cidade Universitária
433 – Brasilit
437 – Caxangá (Conde da Boa Vista)
442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445 – Tabatinga
446 – UR-07
448 – Jardim Petrópolis
450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459 – Loteamento Santos Cosme e Damião
460 – Camaragibe (Príncipe)
480 – Camaragibe / Derby
481 – Timbi / Derby
920 – Rio Doce / CDU



Imprensa Grande Recife

Justiça do Rio absolve Nem em processo sobre fuga na véspera da ocupação da Rocinha


O ex-chefe do tráfico de drogas na Rocinha, Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, foi absolvido no processo acolhido pela Justiça do Rio de Janeiro para investigar a fuga do criminoso na véspera da ocupação policial da comunidade situada em São Conrado, na zona sul da cidade, em novembro do ano passado. Na ocasião, Nem tentou deixar a comunidade escondido no porta-malas de um carro.
Lopes respondia por corrupção ativa, já que, segundo denúncia do Ministério Público, teria oferecido cerca de R$ 1 milhão para os policiais do Batalhão de Choque (BPChoque), responsáveis por abordar o veículo e prender o traficante --o suborno foi rejeitado pelos PMs. Anunciada na semana passada, a absolvição acatada pelo Juízo foi sugerida em parecer do próprio MP.
Essa é apenas uma das ações judiciais nas quais o ex-chefe do tráfico na Rocinha foi listado como réu. O criminoso, que atualmente cumpre pena na penitenciária federal de segurança máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, responde a diversos processos por tráfico de drogas, associação ao tráfico, homicídio, sequestro, entre outros.
Já os advogados que acompanhavam Nem no momento da prisão, Demóstenes Dantas Cruz e Luiz Carlos Azenha, também detidos em flagrante e listados como réus no mesmo processo, foram condenados por corrupção ativa e favorecimento pessoal a dois anos de reclusão em regime aberto --a punição foi convertida em "prestação de serviços à comunidade ou entidade pública".
Além disso, Cruz e Azenha são obrigados a pagar multas de dez salários mínimos por meio de doação de cestas básicas para uma instituição assistencial a ser definida.
O motorista do veículo, identificado como André Luis Soares Cruz, ainda não teve sentença definida (ele foi denunciado apenas por favorecimento pessoal). Na época, o motorista se identificou como cônsul honorário do Congo, ao ser parado pelo Batalhão de Choque. Ele tentou convencer os PMs de que tinha uma falsa "imunidade diplomática".
Na visão do juiz da 39ª Vara Criminal da Capital, Ricardo Corona Pinheiro, apenas os advogados tinham condições de oferecer propina aos policiais militares, já que Nem esteve durante toda a abordagem preso no porta-malas.
"De qualquer forma, os elementos colhidos nestes autos afastam qualquer dúvida no sentido que, a despeito dessa tratativa, a real vontade dos acusados DEMÓSTENES e LUIZ CARLOS era dar fuga ao acusado ANTONIO BONFIM", afirma o magistrado no texto da sentença. "(...) o réu ANTONIO BONFIM foi colocado, não dentro da cabine do automóvel, mas sim no interior do porta-malas, evidentemente para não ser percebido por quem quer que seja quando o veículo transitava pelas rua", completa.
"Portanto, concluo, acolhendo entendimento das partes, que as provas colhidas nestes autos, são frágeis e insuficientes para gerar um decreto condenatório em relação ao acusado ANTONIO BONFIM. Condenar o réu, no caso em questão, seria com base unicamente nos elementos colhidos em sede policial, mais precisamente, as declarações do réu LUIZ CARLOS, o que não é possível ante a regra prevista no art. 155 do CPP", finaliza Pinheiro.
Portal UOL

Operações de crédito no País crescem 17,9% ao ano


As operações de crédito do Sistema Financeiro Nacional mantiveram o ritmo de expansão em junho, segundo revelaram os dados do Banco Central do Brasil (BCB). O volume de credito no País somou R$2.167 bilhões, o que representa crescimento de 1,5% no mês e de 17,9% em doze meses. Dessa forma, as operações de crédito como proporção do Produto Interno Bruto (PIB) passaram a representar 50,6%, ante 50,1% em maio e 46,1% em junho de 2011.
Quanto ao saldo de empréstimos em Pernambuco, os dados revelam expansão de 2,2% na comparação mensal, ao totalizar R$ 59.560 milhões em maio de 2012. Para o Banco Central, as operações de crédito do sistema financeiro mantiveram ritmo de expansão similar ao observado em abril, em linha com o desempenho moderado da atividade econômica. Observa-se a evolução positiva das condições gerais prevalecentes no mercado de crédito, caracterizadas por reduções expressivas das taxas de juros e spreads bancários e pela tendência de redução dos índices de inadimplência.
Em relação à distribuição setorial do crédito no país, o BCB revela que os financiamentos direcionados à “Outros Serviços” avançaram 1,7% no mês, totalizando R$373 bilhões, com destaque para as operações no ramo de transportes. Já os empréstimos concedidos à “Indústria” somaram R$438 bilhões, com expansão de 1,7% no mês, impulsionados por contratações dos setores agroindustrial, automotivo e de construção. Já os recursos destinados ao “Comércio” avançaram apenas 1,3% ao atingir R$215  bilhões, favorecidos  pela expansão dos segmentos de hipermercados e de comércio de móveis e eletrodomésticos.
Ainda de acordo o BCB, o “crédito habitacional”, recurso direcionado a compra e construção de moradia, totalizou R$235 bilhões em junho, crescendo 2,8% no mês e 40,63% em doze meses, alcançando 5,5% do PIB. Os financiamentos ao “setor rural” registraram incremento de 1,2% no mês, atingindo R$149 bilhões, refletindo maior demanda investimentos agrícolas.
Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife