terça-feira, 28 de outubro de 2014

Evangélico assassinado em Santa Cruz do Capibaribe

O corpo de um cantor evangélico de 32 anos foi encontrado nesta segunda-feira (27) em um terreno baldio no Distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe (foto), no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, ele era do Recife e foi morto a pedradas no fim de semana, provavelmente. O carro dele estava estacionado em uma garagem próxima ao local.
O homem fez um show em uma igreja da cidade na quinta-feira (23), ainda segundo a polícia. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. Parentes e amigos deverão prestar esclarecimentos. Outras informações não puderam ser passadas, para não prejudicar as investigações.
Portal G1

Eleições: O Brasil não está dividido

Um dos resultados da eleição deste domingo é a de que muita gente dirá que o país está “dividido”, já que um candidato fez mais votos em alguns lugares e outro venceu em alguns estados (ou regiões). Fala-se, por exemplo, que Dilma seria presidente por causa do Nordeste, onde foi muito bem. mas não há nem de longe a divisão do País que se diz.
A região Sul, por exemplo, deu 40% dos votos para Dilma Rousseff. Foram 6,3 milhões de votos. Ok: Aécio ganhou nos três estados, e somou 9,6 milhões de votos na região. No total, ficou com cerca de 60% de votos na região.
No Sudeste, Dilma ganhou a eleição no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, estado natal dos dois candidatos.
Mesmo que não fosse assim, a eleição seria legítima, já que o que conta é o país como um todo, e não uma votação num lugar específico. Mas é importante perceber que os dois candidatos conseguiram muito apoio em todos os lugares.
Até porque tem havido (inclusive hoje) gente dizendo coisas horrorosas sobre uma possível divisão (legal) do país. E fazendo atos terríveis de preconceito por motivos eleitorais.
Gazeta do Povo - Londrina/PR

Homem assassinado no bairro da Torre

Um homem foi morto a tiros, na tarde desta segunda (27), na Rua Dom Manoel da Costa, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife. Ele estava em um Siena prata quando um Gol cinza emparelhou com o veículo e um dos ocupantes efetuou vários disparos. Uma mulher grávida também estava no Siena com a vítima, mas não ficou ferida.
De acordo com a Polícia Militar, o homem era ex-presidiário e estava solto desde setembro passado. Ele morava na localidade de Roda de Fogo, na mesma região. A suspeita da PM é que o crime tenha sido motivado por vingança. A vítima morreu no local.
Uma câmera de segurança de um dos prédios da área registrou a ação e a polícia espera que as imagens ajudem nas investigações. O caso deve ser encaminhado ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Portal G1

Suzane von Richtofen se casa com uma mulher na prisão

Suzane Von Richthofen se casou, em setembro, com uma sequestradora dentro da penitenciária de Tremembé, no interior paulista. Suzane foi condenada a 38 anos e seis meses pela morte dos pais, em outubro de 2002. 

Quando se casou, ela trocou a ala das evangélicas e passou a habitar a cela das presas casadas. A  mulher de Suzane, Sandra Regina Gomes, foi condenada a 27 anos de prisão por sequestrar uma empresária.
Sandra era casada com Elize Matsunaga, presa pela morte do marido, Marcos Matsunaga (dono da indústria de alimentos Yoki) , em junho de 2012. Pessoas que conversaram com Suzane recentemente afirmam que ela pretende fazer uma cerimônia no começo de novembro para comemorar a união. 
Portal R7

Balanço da SDS do domingo eleitoral

De acordo com o balanço da Secretaria de Defesa Social – SDS, o segundo turno das eleições 2014 foi ainda mais tranquilo do que o pleito realizado no dia 05/10. A partir do monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR/PE 54 ocorrências foram registradas em todo Estado. Sendo 20 prisões em flagrante, 31 Termos Circunstanciados de Ocorrências – TCO’s, 01 portaria, 01 Auto de Apreensão em Flagrante por Ato Infracional – AAFAI e 01 Boletim de Ocorrência Circunstanciado (envolvendo menores).  
O monitoramento nas ruas e principais pontos de votação aconteceram ininterruptamente, sendo realizado com ajuda das câmeras da SDS e da Prefeitura. As ocorrências no interior do Estado foram repassadas de forma instantânea para as equipes de plantão no CICCR através de um sistema de gerenciamento. Entre os principais registros estão pessoas detidas pelo crime de boca de urna e arregimentação de eleitores, por transporte ilegal de eleitor e por divulgação de propaganda.
Para o secretário Executivo de Defesa Social, Rodrigo Bastos, a integração entre os órgãos envolvidos no processo eleitoral foi fundamental para a tranquilidade do pleito. “O segundo turno das eleições 2014 transcorreu como planejamos. Tivemos menos ocorrências do que foi registrado na primeira etapa. O povo pernambucano exerceu seu dever numa grande festa cívica”, complementou o secretário.
As ocorrências do segundo turno das Eleições 2014 foram contabilizadas a partir do monitoramento realizado no CICCR/PE e foram acompanhadas pelos representantes das instituições envolvidas no pleito. Durante o domingo estiveram presentes no Centro de Comando, integrantes da Secretaria de Defesa Social e de seus órgãos operativos (PM, PC, Científica e CBMPE), do Tribunal Regional Eleitoral, da Polícia Federal e Rodoviária Federal, do SAMU, além de representantes do Ministério da Justiça, da CTTU, da CBTU/Metrorec e do Consórcio Grande Recife.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Cel. Telhada (PSDB) propõe separar São Paulo do Brasil

Após a vitória de Dilma Rousseff, um texto postado na página pessoal do vereador por São Paulo Coronel Paulo Telhada (PSDB) no Facebook pede “um São Paulo livre da corrupção e do PT”.
Ex-comandante da Rota, Telhada foi o segundo deputado estadual mais votado nestas eleições e assumirá uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo a partir de janeiro.
“Já que o Brasil fez sua escolha pelo PT entendo que o Sul e Sudeste (exceto Minas Gerais e Rio de Janeiro que optaram pelo PT) iniciem o processo de independência de um país que prefere esmola do que o trabalho, preferem a desordem ao invés da ordem, preferem o voto de cabresto do que a liberdade”, afirma o texto.
“Porque devemos nos submeter a esse governo escolhido pelo norte e Nordeste?? Eles que paguem o preço sozinhos...”
Abaixo do texto, foi postado um dos cartazes que chamavam os paulistas para lutar na Revolução de 1932, levante que contestava o governo de Getúlio Vargas.
Em uma hora, o texto teve 8.414 curtidas e 4.832 compartilhamentos.
R7 tentou contato, por telefone e e-mail, com o gabinete do vereador na noite deste domingo (26) para confirmar a autenticidade do texto. Até a tarde desta segunda-feira (27), o vereador não havia se manifestado.
Veja print da postagem no Facebook











Portal R7

Mudanças climáticas e recursos hídricos em debate

Temas como os extremos climáticos no Brasil, tecnologias que captam em 3D para uso da geografia e da climatologia, impactos no microclima mediante alterações na cobertura vegetal estarão em discussão, nos dias 30 e 31 deste mês, no VI Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, realizado simultaneamente com o III Workshop Internacional sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade. 
promoção dos eventos é do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep)/Unidade de Geoinformação (Ugeo) e da Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Departamento de Ciências Geográficas/Laboratório de Geoprocessamento e Grupo de Pesquisa em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento/Sergeo. Os eventos acontecerão na sede do Itep, no Recife (PE). 
No primeiro dia dos eventos (30), haverá a palestra “Os Extremos Climáticos no Brasil sob a Luz da Ciência do Clima”, com o Marcos Barbosa Sanches, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A programação está disponível no site do Itep em:http://www.itep.br/index.php/vi-wmcrh/programacao . 
O objetivo é promover o encontro das comunidades acadêmico-científica e interessados pelos temas de mudanças climáticas e biodiversidade. Também servirão como oportunidade de divulgação de trabalhos técnico-científicos e de interação entre pesquisadores das áreas para troca de experiências profissionais e enriquecimento do conhecimento de assuntos relacionados aos eixos temáticos. 
Entre os participantes estarão profissionais e pesquisadores nas áreas de ciências humanas e da atmosfera, hidrologia e meio ambiente, funcionários, docentes, técnicos, estudantes e público em geral do nosso país e da comunidade internacional, interessados em contribuir com a mitigação dos impactos das mudanças climáticas sobre os recursos naturais e das vulnerabilidades.
Também atuarão como palestrantes docentes e pesquisadores da UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)/Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), Embrapa, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidae Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal de Sergipe (UFSE). 
Entre os temas abordados estão: Influência da Meteorologia na Concentração do Poluente Atmosférico Monóxido de Carbono no Estado de Pernambuco; Impactos no Microclima mediante Alterações na Cobertura Vegetal; Balanço Hídrico em Bacias Hidrográficas do Semiárido Brasileiro usando dados de Sensoriamento Remoto; e Captação de Água de Chuva: proposição de um sistema de indicadores de avaliação de sustentabilidade do Programa Cisternas Rurais.
 Também haverá mesas-redondas, sessões orais, sessões pôster e três minicursos: Índices Climáticos e Análises de Ondeletas Aplicadas à Climatologia, com a professora Djane Fonseca da Silva, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Cariri; Estatística básica aplicada aos sistemas ambientais, com o professor Paulo Sérgio Lúcio, da UFRN; e Introdução ao ArcGIS 10, com a engenheira cartógrafa Vanessa Maranhão, da Unidade de Geoinformação do Itep. Os minicursos ocorrerão no horário das 18h às 22h e custam R$ 60,00 cada um. 
A coordenação geral está a cargo das professoras Josiclêda Domiciano Galvíncio (UFPE) e Werônica Meira de Souza (UFRPE/Unidade Acadêmica de Garanhuns).

Mais informações
Itep – Unidade de Geoinformação
(81) 3183.4347
Serge/UFPE
CFCH - 6° andar - Sala 609/Telefone: (81) 2126.7375.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco