terça-feira, 28 de outubro de 2014

Balanço da SDS do domingo eleitoral

De acordo com o balanço da Secretaria de Defesa Social – SDS, o segundo turno das eleições 2014 foi ainda mais tranquilo do que o pleito realizado no dia 05/10. A partir do monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR/PE 54 ocorrências foram registradas em todo Estado. Sendo 20 prisões em flagrante, 31 Termos Circunstanciados de Ocorrências – TCO’s, 01 portaria, 01 Auto de Apreensão em Flagrante por Ato Infracional – AAFAI e 01 Boletim de Ocorrência Circunstanciado (envolvendo menores).  
O monitoramento nas ruas e principais pontos de votação aconteceram ininterruptamente, sendo realizado com ajuda das câmeras da SDS e da Prefeitura. As ocorrências no interior do Estado foram repassadas de forma instantânea para as equipes de plantão no CICCR através de um sistema de gerenciamento. Entre os principais registros estão pessoas detidas pelo crime de boca de urna e arregimentação de eleitores, por transporte ilegal de eleitor e por divulgação de propaganda.
Para o secretário Executivo de Defesa Social, Rodrigo Bastos, a integração entre os órgãos envolvidos no processo eleitoral foi fundamental para a tranquilidade do pleito. “O segundo turno das eleições 2014 transcorreu como planejamos. Tivemos menos ocorrências do que foi registrado na primeira etapa. O povo pernambucano exerceu seu dever numa grande festa cívica”, complementou o secretário.
As ocorrências do segundo turno das Eleições 2014 foram contabilizadas a partir do monitoramento realizado no CICCR/PE e foram acompanhadas pelos representantes das instituições envolvidas no pleito. Durante o domingo estiveram presentes no Centro de Comando, integrantes da Secretaria de Defesa Social e de seus órgãos operativos (PM, PC, Científica e CBMPE), do Tribunal Regional Eleitoral, da Polícia Federal e Rodoviária Federal, do SAMU, além de representantes do Ministério da Justiça, da CTTU, da CBTU/Metrorec e do Consórcio Grande Recife.
Secretaria de Defesa Social de Pernambuco