sábado, 18 de março de 2023

Mari Cid: Uma luz no Universo Fatshion

 


“Alma colorida e um sorriso no rosto 🤩🌈
Moda pra mulheres reais👗
& muito rolê massa!😉”

Assim é a descrição do Instagram da influencer, designer e publicitária Mari Cid. Ela produz conteúdo para o chamado público Plus Size, formado por mulheres gordas e que -praticamente – sempre são alvos de julgamento por causa de seus corpos – “Mimimi obesidade é doença, tem CID, blá blá blá – sem saber que discriminações e julgamentos detonam a saúde mental e a autoestima tanto quanto (ou até mais) do que as consequências físicas da obesidade.

Sempre as mulheres gordas são incentivadas a esconderem-se pelas roupas: preto, azul marinho, roxo, marrom são as cores. E sempre aquelas roupas folgadas, quentes e que escondem tudo, principalmente a nossa autoestima. Só que agora, uma influencer pernambucana vem lutando há oito anos contra esse contexto. Roupas que mostram o corpo, coloridas e muito elegantes fazem parte dos looks dessa moça, que a gente vai entrevistar a partir de agora:



1) Como é se destacar digitalmente em meio a um mundo gordofóbico?
Tem suas dores e delícias! As dores são enfrentar vários tipos de preconceito, haters, comentários sem nenhuma empatia, com muita falta de coerência e conhecimento. Já as delícias podem se resumir um pouco a essa comunidade incrível que a gente criou de mulheres que crescem e se apoiam. A troca de ideias que faz debates interessantes e encorajadores acontecerem!



2) Conta pra gente a sua trajetória
Sou publicitária e designer, então a comunicação sempre esteve comigo. Mas em 2017 resolvi começar a dividir um pouco de experiências de moda com outras mulheres gordas no Instagram e, de lá pra cá, construímos uma comunidade forte com muita empatia, troca e carinho. Aqui falamos um pouco sobre as vivências de jovens adultas, os desafios de sermos mulheres reais, fora dos padrões, nossas perspectivas de mundo e também sobre moda inclusiva e plural.



3) Moda pra mulheres reais: qual o desafio de mostrar uma moda acessível
Acho que no geral tivemos pequenas vitórias. Hoje temos um pouco mais de visibilidade em relação ao passado. Mas ainda estamos muito distantes de um cenário ideal onde a oferta é igual a procura e a moda plus size é realmente plural e democrática. Ainda são pouquíssimas marcas que oferecem roupas plus size com informação de moda atualizada e diversidade.



Em sua grande maioria, elas ainda enxergam a moda plus size como aquela super moderada, discreta, que esconde os corpos e beira ao conservadorismo. Nada contra quem gosta, mas somos mulheres plurais, vivendo num país tropical com corpos que podem e devem estar a mostra. Isso sem falar na questão financeira que é uma barreira enorme, já que produzir e comercializar moda plus size com a modelagem adequada é muitas vezes mais caro. Além disso, temos algumas marcas que cobram a mais mesmo, por acharem que somos "um nicho", quando na verdade, somos maioria da população brasileira.



4) Que mensagem você deixa para quem ainda tem dificuldade de autoaceitação?
Eu acho que autoaceitação é a ponta do iceberg quando falamos de corpos gordos. É muito difícil falar pra alguém se aceitar quando o mundo é, essencialmente, feito e pensado para corpos magros. Mas sempre digo às minhas amigas que é uma batalha diária pra respeitar e entender nossos corpos. Entender que nosso corpo pode nos proporcionar uma imensidão de experiências e ser potente, sendo como é! Acho que vale uma reflexão sobre o quanto resumimos nossa existência à forma que ocupamos, quando na verdade, somos uma imensidão de experiências e possibilidades. Seu corpo é um meio, não um fim. Acho que dessa forma fica mais fácil de levar a vida!
5) Nas redes sociais, onde podemos encontrar a Mari Cid?
Sou @maricids em todas as redes: instagram, twitter, tiktok ✨💖 Podem mandar inbox que se tem uma coisa que eu amo é trocar ideia 😍💖

Diego Busch: um quadrinista em busca de um final feliz

 

Era uma vez, um quadrinista no Rio de Janeiro que desenhava histórias, participava de eventos e tudo ia muito bem, até que uma vilã surgiu na sua vida: A Pandemia, que cancelou eventos, obrigou Diego a buscar outras formas de sobrevivência, entristeceu seu coração, mas que não o fez desistir de seus sonhos.

Agora, com a vida cotidiana praticamente normalizada, ele continua desenhando, continua batalhando para viver e segue buscando finais felizes para suas histórias e para si mesmo, pois a vida provou por A + B que, assim como seus personagens, ele não vai parar de lutar e vai sempre buscar finais felizes: para ele, para seus personagens e para seus leitores. "Não desistam dos seus sonhos, é duro, é difícil, é um caminho árduo de determinação implacável, porém vale a pena se for realmente aquilo que você ama, se for o que move seu mundo”, finaliza.

Vamos conhecer um pouco mais desse talento brasileiro?

1) Quando e como você descobriu que queria ser desenhista de histórias em quadrinhos?

Eu era bem pequeno quando descobri que queria ser desenhista, tinha 6 anos e desenhava os brasões das equipes de futebol do Brasil, aos 7 anos meu padrasto,  José Antônio  tinha um trailer, onde vendia lanches  na vila da penha em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo, onde eu ficava lá com ele as vezes, e eu pegava os papéis de cerveja (era tipo um bloco depapel para não marcar a mesa ),  e eu fazia desenhos sequenciais para fazer uma espécie de animação, passando as folhas rapidamente com os dedos, aos 8 ganhei um quadrinho do Street Fighter, desenhado pelo grande desenhista Arthur Garcia, ao qual hoje tenho contato desta amizade, e via meu irmão desenhando e me inspirava muito, desenhava bastante na infância, até que no período do colégio anos depois, existia uma feira anual de Literatura do Colégio Virgem de Fátima, onde nós éramos incentivados a criar projetos de leitura em grupo ou individual, e eu lembro bem de criarmos em grupo uma história em quadrinhos de um surfista com meus amigos Bruno Molinário e Leandro de Jesus, cada um exercendo uma função na revista,  e fiquei tão empolgado ( e amava as aventuras do Seninha, sempre fui fã do Ayrton Senna ), e criei um quadrinho à parte sobre corrida de um carro com a virgula da nike na lateral, podemos dizer que conheci a marca no filme de volta para o futuro e isso tinha ficado na minha mente muito forte (risos). 


Dali em diante, comecei a produzir quadrinhos ou alguns chamados fanzines, obras inspiradas em desenhos ( animes ) já conhecidos, e eu era tão fã dos cavaleiros do Zodíaco, criadoe desenhado por Masami Kuramada e com as artes incríveis do desenhista Shingo Araki (荒木 伸吾), a arte dele e o conceito do anime me cativaram muito, a arte era de uma beleza que me arrepiava e me fazia querer desenhar igual, e o desenho, à história, de uma pessoa que cai tantas vezes mesmo após apanhar tantas vezes na vida e não se dá por vencido, que acredita no valor da amizade, e acredita no destino e acredita que será um vencedor, me ajudou em muitos momentos da vida, a superar momentos difíceis e soube desde já que queria fazer a diferença e passar valores positivos as pessoas através dos quadrinhos. Sabia que seria difícil que não ganharia muito desde pequeno, mas é algo feito com o coração com amor. E é impossível algo que te motiva que mexe com você, não ser o caminho correto para uma vida feliz.

 


2) Na Pandemia você passou por situações complicadas, profissionalmente falando e quase abriu mão de seu sonho. O que o fez desistir de desistir de seu sonho?

Na Pandemia, eu estava atento às notícias antes da maioria da galera aqui do Brasil, por sempre seguir pessoas de outros países fui anunciando em casa o que estaria por vir um período antes, ninguém levou muita fé no que eu dizia, meu padrasto tinha um camelô no Largo do Bicão, e eu às vezes ia para ajudá-lo, e de repente soubemos que alguém conhecido tinha falecido de pneumonia, onde tinha ficado entubado, mais não constava nada disso por aqui até então, todos diziam que era apenas uma gripe, Então resolvemos não trabalhar na rua, separamos o dinheiro que tínhamos nesse período, eu acabava de apresentar com sucesso meu quadrinho "Curta a Aventura" na Biblioteca Municipal de Duque de Caxias, tinha sido um sucesso o evento, já que eu havia vendido todas as artes e quadrinhos, porém o vírus chegou com força na sequência no Brasil, e lembro de ter eventos no RJ, SP, MG e Cuiabá-MT, durante o ano, eu estava muito empolgado , e tive que cancelar uma agenda de eventos marcados de aproximadamente 1 ano e dois meses. vários eventos no rio com idas a outros estados, tudo cancelado, meu pai já tinha uma idade e mãe também, não arrisquei e fiquei dentro de casa, comprei máscaras pra todos fiz umas compras no mercado pra aguentar, durante a pandemia as coisas foram apertando, vendi coleções de quadrinhos, videogame, e até uma arte original autografada pelo Mangaká japonês Nabuhiro Watsuki, criador do Samurai X, que conheci em um evento na UFRJ, sobre quadrinhos para um público de 100 pessoas, então foi um momento duro, recebi encomendas de caricatura e logos para empresas iniciantes no mercado, e artes de quadrinhos, desenhos para feiras, e um ou outro desenho para trabalhos escolares. 

Minha ansiedade estava em níveis gritantes, eu me informava pelo mundo, e era tanta tristeza, eu sabia que seria ótimo conseguir postar nesse momento onde todos estavam em casa, porém eu estava com muita ansiedade, chegava a caminhar dentro de casa umas 7,8 horas por dia, para diminuir a sensação de ansiedade, foi muito duro, golpe muito difícil a todos, onde minha área criativa estava exausta, tinha que mostrar aqui em casa a importância de usar as máscaras de usar o álcool em gel, e foram batalhas duríssimas, de mostrar a situação ao qual meus pais demoraram a entender, nesse momento minhas forças estavam em manter minha família viva na pandemia, de conscientizar, eram muitas informações falsas do governo, e eu assistia as pessoas certas na hora certa pra me guiar nesse turbilhão, o biólogo Átila Iamarino, a Organização mundial da Saúde, e para a mente o professor Pedro Calabrez que cuida do cérebro, mente e comportamento, onde fui capaz de canalizar tudo, respirar fundo e começar a me orientar, neste turbilhão, e encontrei meu amor na internet, que me deu forças, sem ela eu não sei se eu conseguiria ter passado por tudo que aconteceu, sou grato a essa mulher incrível que tenho na minha vida, ela me resgatou do poço, e me reanimou a voltar a fazer o que amo, minha força para voltar estava em baixa, mais quando nós temos alguém que acredita na gente, podemos muito mais, podemos ir muito mais longe do que nós mesmos achávamos que podíamos.

Te Amo Carol!

 3) Quem são suas maiores influências no mundo dos quadrinhos?

Minhas maiores influências no mundo dos quadrinhos, foram e são: Masami Kuramada, Shingo Araki (荒木 伸吾), Maurício de Souza, os Meus professores Daniel Hdr, Lipe Diaz, Sérgio Cariello , Rogério Basille, professor Rocha e Ibraim Roberson ,Arthur Garcia e uma ilustradora chamada Nashimangá cujo trabalho eu conheci e é inspirador.

 

4) Você tem personagens? Conta pra gente quem são eles.

Vou contar dos personagens do meu quadrinho que estará voltando este ano pós-pandemia, é o Leonardo o Kauê e a Lorena, do quadrinho Curta a Aventura, que se passa com o casal Leonardo e Lorena ( são noivos ), se amam muito, e em uma consulta de rotina ela descobre que tem câncer em estágios finais, que não há muito o que se possa fazer, e nesse meio tempo Leonardo é surpreendido por uma explosão de um portal, onde nos é apresentado o personagem Kauê, e ele convoca Leonardo a aceitar uma missão que poderá mudar sua vida, onde é explicado todos os desafios que ele terá que enfrentar, e que se conseguir passar por este cenário improvável, tanto ele quanto Kauê terão direito a um desejo a ser realizado seja ele qual for, é dado um tempo de resposta para que Leonardo ( Léo ), possa dar sua resposta, onde ele já estava decidido a recusar, pois toda essa situação era uma loucura, ele que não arriscaria sua vida por ambição. 

Porém tempo depois ele descobre com a noiva que ela está com câncer terminal, e se dá conta de que pode salvar a vida de sua noiva, é uma corrida contra o tempo, ele aceitar e conseguir cumprir seu objetivo para ter direito ao desejo de cura de sua noiva, ele diz a Lorena pra confiar que ele vai dar um jeito, que ela não entenderia mais ele a salvaria , sendo engolido por um portal ao fim do tempo para a resposta, onde ele e Kauê vão lutar para conseguir esse direito a um desejo seja ele qual for, o que ambos não sabem é que caso superem todos os desafios, eles dois só terão direito a 1 desejo e terão que lutar para consegui-lo. Durante a história é passado valores, de fé, amor, superação, honra, caráter e que nunca devemos desistir dos nossos sonhos e sempre termos esperança seja a situação em que estivermos nós sempre devemos lutar pelo que acreditamos. Esse é o meu Quadrinho, Curta a Aventura! Pois toda vida é preciosa e devemos curtir cada segundo dela como se fosse o nosso ultimo dia.

 5) Quais momentos memoráveis você tem na sua trajetória de quadrinista?

O dia em que conhecei Nobuhiro Watsuki foi muito especial pra mim, um mangaká japonês renomado, com uma obra de sucesso, poder fazer 3 perguntas em um evento onde apenas era permitido 1 pergunta (risos), O dia em que uma criança autista, ganhou um desenho meu em um evento chamado Rpg Solidário na UVA ( Universidade Veiga de Almeida ), e ficou tão feliz ao receber minha arte e me deu um abraço cheio de sorrisos, e seu pai dizendo que apenas esse desenho tinha feito ela sorrir, foi tão incrível essa sensação, ele me dizendo o quanto o filho dele era sincero, e raramente ele tinha esse tipo de atitude, e que se ele o fez é por que amou ganhar minha arte de presente, fui até minha mesa peguei outras que tinha e lhe dei de presente. Sai com a alma leve, e o espírito feliz, quem realmente ganhou o presente neste dia fui eu. Não tenho dúvidas disso. Essa energia foi incrível. Deixar alguém feliz com sua arte é sensacional.  


E em um evento muito grande Geek Game Rio Festival, eu estava atravessando um momento dificil, eram 3 dias de evento, eu estava com o dinheiro contado pra ir e voltar, um público estimado de 70 mil pessoas na Barra da Tijuca RJ, e neste evento gravei uma participação no Canal do Muca Muriçoca no Youtube no Canal Muca Tv, e consegui vender 98% de tudo que tinha levado, foi incrível, no segundo dia já não tinha mais voz, conheci muitas pessoas, esse dia tem um lugar guardado no meu coração também e não poderia de lembrar de quando meus pais falavam que desenho não dava dinheiro, que era perca de tempo e estávamos com dificuldades para equacionar uma conta em casa, então fui pra rua com os meus desenhos, entrei em uma papelaria, conversei com o dono, o dia inteiro, consegui um pequeno patrocínio local, onde ele não me cobraria as impressões e montagem da revista, e ele colocaria a propaganda da sua papelaria no meu quadrinho, em dezenas deles, fiquei até a noite fazendo os quadrinhos ( até a papelaria fechar ), no dia seguinte fui pra rua vender os meus quadrinhos, oferecendo e andando, de pessoa em pessoa, em sinal e ao final da tarde vendi 70 quadrinhos, cheguei em casa e dei o dinheiro para pagar a conta, eu me sinto muito orgulhoso e vitorioso desse período, é algo simples, mais que você tem que amar muito o que faz e ter o coração no projeto pra poder dar certo, sempre pego de 10 a 20% de vendas  de artes e faço doações a Suipa, é um lugar onde eles cuidam dos cachorros abandonados, fazem operações a pessoas que não tem condições de levar os animais aos petshops particulares, entre outros.

6) Em que ou no que você se inspira para criar seus personagens?

Me inspiro em histórias de superação em pessoas que não passam por cima de ninguém pra alcançar seus objetivos e sonhos em pessoas que querem o bem maior e não apenas o seu próprio bem. Me inspiro na força da natureza, na vida do nosso planeta, na diversidade no amor humano.

7) Você também faz desenhos em quadros, canecas e outros produtos pra vender. Aproveita o espaço e venda seu peixe.

Eu trabalho com histórias em quadrinhos, acontece de algumas pessoas fazerem orçamentos para produzir quadrinhos, vendo canecas personalizadas com o seu desenho nelas, caricaturas em quadros para encomendas ou desenho em estilo oriental ( mangá ), tirinhas, trabalho com desenhos desde 2005 quando comecei de fato a cobrar, colocar preço nas minhas artes.  O meu blog está em construção, porém lá você consegue encontrar todas as minhas redes sociais, trabalhos, vídeos, em breve o blog estará completinho. O link é: www.diegoabusch.blogspot.com  . Me adicionem nas redes sociais, ficarei muito feliz em ter vocês por perto.

8) Que mensagem você deixa pros nossos leitores (os do blog e os dos seus quadrinhos)?

Para os meus leitores e os do blog eu digo: "Não desistam dos seus sonhos, é duro, é difícil, é um caminho árduo de determinação implacável, porém vale a pena se for realmente aquilo que você ama, se for o que move seu mundo, não deixe ninguém dizer que você não é capaz de alcançar seus sonhos, Você pode e você é capaz, saia do sofá e vá realizar seus sonhos com o que você tem nas mãos hoje, e aos poucos você vai obtendo outros recursos, não espere ter tudo que vê na internet pra começar, produza,  leia, você é incrível e pode realizar qualquer coisa. Acredite em você ! E obrigado por estar aqui.




Brega Awards tem votações prorrogadas

🚨 ATENÇÃO 🚨 

Devido ao alto volume de acessos, o nosso site está passando por instabilidade, mas fiquem tranquilos, já estamos trabalhando para corrigir o problema o mais rápido possível! 😊

E tem mais novidade: a votação do Brega Awards foi prorrogada até as 8 horas da manhã deste domingo (19). 

Então, ainda dá tempo de votar no seu artista favorito e garantir que ele leve o prêmio para casa! 🎤🎶

Não perca essa oportunidade e participe da maior premiação de música brega do Brasil! 😍 #BregaAwards #Premiação #MúsicaBrega #Votação #Prorrogado #NãoPerca #Participe #ArtistasFavoritos #Sucesso #MúsicaBrasileira

#OBlogExplica Vacina Bivalente NÃO CAUSA PARALISIA

 

Há algum tempo a gente explicou aqui sobre as vacinas, inclusive dizendo que elas não causam autismo, mas como o preço da liberdade é a eterna vigilância, lá vamos nós destrinçar outra fake news troncha. E essa mexeu comigo duplamente, porque chegou uma mensagem - no mínimo - equivocada no celular de minha mãe. Idosa e com vacinação agendada pelo Conecta Recife - e se você vive na Capital Pernambucana, vai timbora marcar sua vacinação - ela ficou assustada e eu fiquei indignada, pelo simples fato de que a desinformação continua prejudicando e matando as pessoas. Mas nosso Blog é um prestador de serviços e agora vai explicar pra você o porquê de não ter que se preocupar com a vacina bivalente anticovid.

A vacina bivalente contra a Covid-19 promove a imunização contra mais de uma cepa do Sars-CoV-2. No caso, ela é chamada de bivalente porque tanto abrange a cepa original, registrada em Wuhan, na China (Que originou a pandemia em março de 2020), e a variante ômicron, que desde 2022 predomina em todo o mundo. A vacina é aplicada em uma só dose. A Farmacêutica disponibilizou a bula e você pode ler aqui

Hoje (18), alguns estados - Pernambuco, inclusive - liberaram as doses bivalentes para todos os grupos prioritários: Agora, podem tomar a bivalente: Idosos a partir de 60 anos; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; Pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos; Indígenas, ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos; Gestantes e mães de resguardo; Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos; População privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas e Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade. Procure saber se seu estado já fez isso

Não tem jeito, só vacinando é que a gente acaba de vez com a Pandemia, pois o vírus pode não desaparecer, então o grande desafio é controlar sua disseminação. Se cada vez mais pessoas se protegerem por meio da vacinação, o coronavírus perde a capacidade de infectar tantas pessoas ao mesmo tempo, o que pode tornar a doença cada vez menos frequente.

Voltando à Fake News que chegou até minha família, disseram que poderia causar paralisia e até matar quem tomasse o imunizante. A Pfizer diz em comunicado que já distribuiu globalmente mais de 4.4 bilhões de doses da vacina ComiRNAty em mais de 181 países ao redor do mundo e não há alertas que apontem para qualquer mudança no padrão de segurança do imunizante. Pela fé, amigos, amigas e amigues, VACINAS SÃO SEGURAS e por décadas garantiram a saúde e a erradicação de doenças pelo mundo, como varíola, sarampo e poliomielite.

Espalhar Fake News é crime e dá cadeia, sim! Assim que chegar a você uma informação muito alarmante, absurda e que cause o dobro ou triplo de indignação, vá checar se é verdade ou não.

E sim! Mainha vai se vacinar.

José Patriota solicita inclusão de Hospital de Afogados da Ingazeira no Programa Cuida PE Mulher

 



O deputado estadual José Patriota (PSB) realizou uma indicação na Assembleia Legislativa de Pernambuco, solicitando que o Governo do Estado inclua o Hospital Regional Emília Câmara, localizado no município de Afogados da Ingazeira, na primeira fase do Programa Cuida PE Mulher. O programa tem como objetivo ampliar a oferta de serviços de saúde para as mulheres na rede pública de saúde de Pernambuco, como tratamento cirúrgico, e deve reduzir a fila de espera por procedimentos ginecológicos.

O hospital possui inúmeras especialidades médicas, sendo uma das principais unidades de saúde do Pajeú, a exemplo da Ginecologia e Obstetrícia. Ademais, atende os moradores de Tabira, Carnaíba, Itapetim, Solidão, Ingazeira, Iguaraci, Quixaba, Brejinho, Santa Terezinha, São José do Egito e Tuparetama, cuja população da região corresponde a cerca de 184 mil habitantes.

"A inclusão do Hospital Regional Emília Câmara no programa irá contribuir significativamente com a qualidade dos serviços de assistência à saúde prestados pela unidade, beneficiando inúmeras mulheres do Pajeú que serão atendidas em menor tempo", afirmou o deputado.

Em agendas no Sertão e Agreste, José Patriota destaca importância do saneamento rural e da união dos municípios

 

Na última sexta-feira (17), o deputado estadual José Patriota cumpriu uma intensa agenda, visitando municípios de diferentes regiões do estado de Pernambuco. Pela manhã, o deputado esteve em Arcoverde, onde participou da Assembleia Geral do Sistema Integrado de Saneamento Rural da Região do Moxotó - Sisar Moxotó, ao lado de prefeitos da região, representantes do Governo do Estado e da Compesa.

"O saneamento rural é essencial para o desenvolvimento econômico e social, ajudando na cidadania para o homem e a mulher do campo", destacou o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira.

Já pela tarde, José Patriota esteve no Consórcio dos Municípios do Agreste e Mata Sul (Comagsul), em Agrestina, onde destacou a importância da união dos municípios para resolverem problemas em conjunto e manterem as políticas públicas funcionando de forma a beneficiar todos os municípios. O evento contou com a presença de gestores da região e do senador por Pernambuco, Humberto Costa.

No local, o ex-prefeito da Associação Municipalista de Pernambuco reforçou seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos, e lembrou de sua atuação para a criação e fortalecimento dos consórcios municipais no estado. "A união dos municípios é fundamental para a construção de políticas públicas mais eficientes, e o Comagsul é um exemplo disso", afirmou o deputado.

Prefeito de Olinda e Secretário Nacional percorrem ruas de Sapucaia e Aguazinha neste sábado

 

O prefeito Professor Lupércio percorreu, na manhã deste sábado (18.03), várias ruas de Sapucaia e Aguazinha, junto ao secretário Nacional de Políticas para os Territórios Periféricos, Guilherme Simões Pereira, além de representantes da Caixa Econômica Federal e da Secretaria de Gestão Urbana de Olinda. O objetivo do encontro é dar continuidade às parcerias com o Ministério das Cidades e o Governo Federal no Projeto Vida Nova, considerado um dos três melhores projetos executados em convênio com a União.

“A determinação é entregar urbanização integrada e obras de contenção de encostas, que são o que essa nossa população mais vulnerável necessita. Essas obras em Aguazinha e Sapucaia fazem parte do empreendimento modelo para a região Nordeste e vamos levar qualidade de vida para as famílias”, garante o secretário Nacional de Políticas para os Territórios Periféricos, Guilherme Simões Pereira.

O Projeto Vida Nova é um convênio de R$ 70 milhões e gerou um impacto positivo em mais de 5 mil famílias. A partir dele, a gestão municipal entregou rede de abastecimento de água, drenagem, esgotamento e pavimentação em 72 ruas, contemplando os dois bairros. São mais de 15 km de rede de abastecimento e mais de 18 km de rede de esgoto.

“Melhorou bastante. Antes era buraco em cima de buraco e dificultava os clientes chegarem aqui no meu comércio. Hoje é só alegria”, comemora Geisa Martins.

“É com muita felicidade que estamos proporcionando uma nova vida para Sapucaia e Aguazinha e mais de 70 ruas pavimentadas, cinco praças e a requalificação do Canal Lava-Tripas. O momento é de agradecer a todos pela confiança”, disse o Professor Lupércio.

Para a secretária da Fazenda, Mirella Almeida, essa parceria com o Governo Federal só tem fortalecido ainda mais o trabalho da gestão, que entrega uma melhor qualidade de vida para a população. “Toda parceria é bem-vinda e para trazer ainda mais habitação e dignidade, que é uma política que a gente acredita e nos deixa muito feliz. Ouvimos vários relatos de como a vida deles mudou desde que recuperamos todas essas ruas”, aponta Mirella Almeida.

Imprensa Olinda

Vacinação da Covid-19 em bebês a partir dos seis meses será sem agendamento em Paulista

 

A vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer Baby, que é para bebês de seis meses a 4 anos de idade, será realizada sem a necessidade de agendamento em Paulista. Com isso, os pais ou responsáveis poderão procurar uma das unidades que já realizam a vacinação infantil para imunizar as crianças com as doses D1, D2 e D3, às terças, quartas e sextas-feiras.

É preciso apresentar Certidão de Nascimento ou RG da criança, CPF ou Cartão SUS da criança, RG do responsável, comprovante de residência e cartão de vacinação da Covid-19 com as doses anteriores registradas (caso vá tomar a segunda ou a terceira dose). O atendimento para este público será das 8h às 11h, e das 13h às 15h30, obedecendo ao cronograma que estabelece a vacinação por dia da semana, conforme o esquema abaixo:

Terça-feira: USF Nobre;
Rua do Nobre, S/N - Nobre;

Quarta-feira: USF Jardim Paulista IV
Rua 106, 196 - Jd. Paulista Baixo;

Quarta-feira: USF Jurandir II
Rua 105, S/N - Jardim Maranguape;

Sexta-feira: USF Paulo Amarelo
Rua Dr. José Maurício nº 246 - Pau Amarelo.

Imprensa Paulista PE

Mutirão da Compesa em Casa Amarela

 

Os moradores do bairro de Casa Amarela e áreas circunvizinhas que não tiveram tempo de aparecer, nesta semana na agência móvel da Compesa, instalada no Largo de Casa Amarela, não precisa se preocupar. Devido a grande procura, a Compesa decidiu prorrogar a ação do Mutirão de Serviços, que recomeça na segunda-feira (20) e se estenderá até a próxima sexta-feira (24), no mesmo local, no Largo da Casa Amarela, das 9h até às 16h.

Portanto, os clientes desta região terão mais tempo para resolver qualquer questão relacionada às atividades da Compesa. Informações e inscrição no Programa Tarifa Social (exclusivo para os clientes de baixa renda), assim como conserto de vazamento, substituição e instalação de hidrômetro, revisão da conta de água, mudança de titularidade, dentre outros, podem ser solucionados no local com praticidade e rapidez.

Na Unidade Móvel da Compesa, o cliente ainda pode negociar dívidas com parcelamento que cabe no bolso. A Companhia está oferecendo condições especiais para que o acordo seja efetivado. O valor pode ser dividido em até 21 vezes no cartão de crédito.

O gerente de Arrecadação da Compesa, Bruno Lisboa, lembra que o objetivo dessas ações é de se aproximar cada vez mais dos clientes para poder atendê-lo de maneira mais personalizada e com maior agilidade.

Canais de Atendimento Compesa

Quem preferir, os serviços oferecidos durante a ação do Mutirão também podem ser resolvidos pelos canais de atendimento disponibilizados pela empresa. São eles: o aplicativo da Compesa, disponível Google Play e Apple Store; pela Agência Virtual no site e ainda pelo telefone 0800 081 0195.

Imprensa Compesa