segunda-feira, 26 de junho de 2023
Sudene abre consulta pública para atualização do PRDNE, principal instrumento de planejamento da Região
1º Encontro Internacional de Movimentos de Proteção e Despoluição dos Oceanos
Porto busca vitória no Clássico Matuto para tentar subir na tabela
Dieta detox pode ajudar no melhor funcionamento do organismo para quem exagerou nas comidas típicas de São João
Crianças e férias: como cuidar da saúde mental nesse período?
Casa Zero leva crianças do Pilar para sessão de cinema nesta terça-feira (27.06)
Celebração dos 33 anos da Obra de Maria reuniu milhares de fiéis em dois dias de adoração
Monte do Bom Jesus teve forró, jazz e rock’n roll
Mobilizando pessoas, empresas e comunidades, pernambucano de Olinda assume projeto de Inovação Social no Ceará.
Waldemar é destaque na Globo com Projeto para artistas do São João
Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados para as férias de julho, segundo a Braztoa
Dia Nacional do Diabetes alerta para consequências da falta de controle glicêmico
Hino da cidade do Paulista completa 50 anos
Para promover a consciência histórica dos moradores do município, a Prefeitura de Paulista realizou um evento em comemoração aos 50 anos de composição do hino oficial da cidade. A solenidade ocorreu, nesta segunda-feira (26.06), no auditório da Secretaria de Educação, localizada na Avenida Floriano Peixoto S/N, no Centro, e contou com a presença do autor da obra, Joel Andrade, que foi homenageado e reconhecido pela sua contribuição histórica para o município.
Na ocasião, foi lançado o projeto ‘Paulista, minha escola, a ti, pertenço,’ que tem por objetivo principal incentivar a reflexão e a prática sobre a identidade do pertencimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino, acerca dos monumentos e patrimônio histórico da cidade, além de incentivar a investigação sobre o surgimento e construção de cada escola do município como: ano de fundação, origem do nome, dentre outros, ajudando na preservação do espaço público escolar.
“É muito relevante reconhecer em vida as pessoas que fazem da história de uma cidade e, no caso de Paulista ainda mais, já que nosso município é muito novo se tratando de sua emancipação, que tem somente 87 anos. Joel Andrade é uma figura que deve ser exaltada pelo feito da composição do hino da cidade que completa 50 anos em 2023 e os alunos devem conhecer isso. Outro ponto é o lançamento do projeto que vai servir como instrumento de formação da identidade paulistense e ajudar na preservação das escolas por parte da própria comunidade discente”, frisou a secretária de Educação do município, Katia Clemente.
Para o homenageado e compositor do hino, Joel Andrade, a iniciativa de promover a história de Paulista por parte da Prefeitura é de muita valia, pois, por meio da preservação do passado é que se constrói o futuro para as próximas gerações.
“O hino de Paulista existe porque, além de mim, existiu há 50 anos atrás uma figura, que foi o professor Severino Bezerra de Oliveira, que escutou uma marcha arranjo que eu compus e levou a proposta na época aos representantes da gestão municipal, para que fosse escolhido como hino. Hoje, me sinto feliz por essa homenagem, contudo, me dá mais satisfação que um patrimônio histórico como a canção-hino de nosso município seja festejada e, mais importante ainda, que os alunos e a juventude de nossa Paulista saibam disso nas escolas”, frisou o compositor e artista.
O evento contou com a participação do Quinteto da Banda Marcial José Firmino da Veiga, que executou a peça musical sobre a regência do maestro Flávio Casimiro dos Santos, e com as presenças ilustres do presidente da Academia de Letras e Artes de Paulista (ALAP), Amaro Poeta, e da poetisa, escritora e contadora de histórias, Bernadete Serpa Lopes, que recitaram poemas em homenagem a Joel Andrade.
Sesc abre vagas para turmas de exercícios físicos para crianças, em Belo Jardim
Último domingo do São João do Parque Janelas para o Rio levou idosos do SCFV
Último dia para caruaruenses trocarem materiais recicláveis por desconto na conta de energia
Clínica Veterinária Municipal de Belo Jardim passa a ter nível de classificação de risco a partir do mês de julho
Oficinas de mini-chef na Livraria da Praça
Dom Fernando Saburido será homenageado na Câmara do Recife
Horário: 19h
Data: terça-feira (27/06/2023)
Local: Plenário da Câmara Municipal do Recife, Rua Princesa Isabel, 410, Boa Vista - Recife.
Ricardo Liberato trabalha cada vez mais pelo sonho da moradia digna para população urbana e rural
Vice-prefeito comemora avaliação de Paulo Roberto, em Vitória de Santo Antão
Desvendando o Teatro abre nova turma de formação teatral a partir de 8 de julho
CPI do Milho fará primeiras convocações para depoimentos
23ª Fenearte oferece 14 oficinas gratuitas
Empresas interessadas na PPP da Iluminação de Olinda entregam propostas nesta terça-feira
A Parceria Público Privada que vai mudar todo parque de iluminação de Olinda vai dar mais um passo nesta terça-feira (27.06), quando as empresas interessadas entregarão suas propostas na na sede da B3, a bolsa de valores brasileira, sediada em São Paulo, entre 9h e 12h.
As propostas serão abertas em sessão pública no dia 7 de julho, às 16h, no mesmo local. O modelo da licitação será pela concorrência para outorga de concessão administrativa para delegação dos serviços de iluminação pública, incluídos a instalação, melhoramento, desenvolvimento, modernização, expansão, eficiência energética, operação e manutenção em todo parque de iluminação.
Serão modernizados mais de 26 mil pontos de iluminação pública no Município, com a implementação de lâmpadas de LED, com tecnologia mais sustentável e eficiente, promovendo uma economia no consumo de energia de 67% e redução na emissão anual de 1.000 toneladas de CO2.
A PPP também contempla a instalação de projetos de iluminação especial em locais de grande relevância histórica e cultural, como a Biblioteca Pública de Olinda, a Igreja da Misericórdia, o Catedral da Sé, além da implantação de um Centro de Controle Operacional para gestão em tempo real do parque de iluminação pública da cidade, que traz em conjunto diversos canais de atendimento para a população, como uma central telefônica 0800, atendimento presencial, site na internet e aplicativo para celular.
Durante os 13 anos do Contrato, serão investidos cerca de R$ 31 milhões pelo parceiro privado, com benefícios diretos para mais de 394 mil habitantes, promovendo um melhor aproveitamento de espaços públicos à noite, principalmente em locais históricos do Município. Tudo isso vai trazer uma melhor estrutura para o centro urbano e mais segurança para a população, melhorando os serviços prestados além de promover economia aos cofres públicos.
A Prefeitura de Olinda será responsável pela gestão do contrato, assegurando que o projeto atenda às particularidades e demandas da população.
O projeto foi desenvolvido com assessoria técnica da CAIXA e apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e da Casa Civil. Os estudos ainda contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial. A modelagem deste projeto também contou com a assessoria da EY e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados.
Imprensa Olinda