segunda-feira, 26 de junho de 2023

Apac prevê chuvas fortes no Grande Recife e na Zona da Mata

Sudene abre consulta pública para atualização do PRDNE, principal instrumento de planejamento da Região


A consulta pública aberta pela Sudene foi publicada no dia 22 de junho no Diário Oficial da União e prevê a participação popular na atualização do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) para o período 2024-2027. A Autarquia já reuniu contribuições técnicas de instituições do Governo Federal, representantes dos governos dos 11 estados da área da Sudene, além de especialistas no tema. O PRDNE está em sintonia com o novo Plano Plurianual (PPA) e com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

A versão atual do PRDNE, na forma do Projeto de Lei 6163/2019, apresenta seis eixos estratégicos, 27 programas, 153 projetos e 578 ações indicativas. O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste tem o propósito de aperfeiçoar a aplicação de recursos orçamentários em sua área de atuação, viabilizando projetos e proporcionando a aplicação de recursos de forma mais eficiente. É por meio do plano que são propostos e incentivados novos modelos de financiamento, focando na atração de investimentos privados e na qualificação das diretrizes e prioridades dos fundos de financiamento (FDNE e FNE).

Ao participar da consulta pública, as pessoas poderão apresentar sugestões em relação aos principais temas que compõem o plano regional (desenvolvimento produtivo, inovação, infraestrutura econômica e urbana, meio ambiente, capacidades governativas, desenvolvimento social e educação). A Sudene acredita que o sucesso do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste só é possível por meio da contribuição de quem realmente conhece a região e considera a participação da sociedade decisiva para o Nordeste.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, enfatiza que “a expectativa é construir um plano que atenda às necessidades da Região e contribua para a implementação de ações que reflitam os interesses das instituições e da população, promovendo o desenvolvimento de todos os estados da área de abrangência da Autarquia”. A consulta pública estará disponível até o dia 02 de julho de 2023 através da plataforma Participa + Brasil. Você também pode ter acesso a ela através do site da Sudene (www.gov.br/sudene) e nas redes sociais da Autarquia (@sudenebr).

Formulário

O formulário para participação na consulta pública contém informações obrigatórias e optativas, objetivas e subjetivas, com possibilidade de manifestação em um ou mais eixos estratégicos, de interesse do respondente, que poderão ser acolhidas pela Sudene, caso pertinentes, no todo, em parte ou serem adaptadas.

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), será disponibilizado no site da Sudene o relatório consolidado sobre as contribuições apresentadas. Em caso de dúvidas, o público pode entrar em contato pelo e-mail prdne@sudene.gov.br.

1º Encontro Internacional de Movimentos de Proteção e Despoluição dos Oceanos



De mãos dadas pelos mares: Arquipélago, que foi o primeiro território brasileiro a lançar o Decreto Plástico Zero em vigor desde 2019, reúne representantes dos principais movimentos do Brasil

 
Na próxima sexta-feira (30), fechando as celebrações do mês do Meio Ambiente e dos  Oceanos e dando as boas vindas ao movimento “Julho Sem Plásticos”, Fernando de Noronha realizará uma grande ação coletiva em prol do Meio Ambiente, dos Mares e da Vida. O encontro Noronha e Oceanos Sem Plásticos “De Mãos Dadas Por Oceanos sem Plástico” reunirá especialistas, ativistas, gestores ambientais, artistas e representantes de entidades ligadas à proteção dos oceanos, além de formadores de opinião para mudar perspectivas sobre o relacionamento da humanidade com os oceanos, alertando e estimulando ações integradas para reverter processos de poluição e degradação.

O evento, das 15h às 22h, é presencial e será transmitido pela internet pelos canais do Lab no Instagram e Youtube diretamente do Forte Nossa Senhora dos Remédios (Forte Noronha), importante espaço cultural que tem uma das vistas mais deslumbrantes do Arquipélago. A iniciativa é promovida pelo Lab Noronha Pelo Planeta em parceria com o Forte Noronha e a Administração da Ilha.

“Este encontro inaugura um conjunto de ações planejadas pelo Lab Noronha, com diversos parceiros, para tornar a ilha um centro de integração e reverberação de movimentos internacionais voltados para soluções sustentáveis e regenerativas. A ideia é desenvolver, com participação ativa da comunidade local, novos modelos econômicos que impulsionem o turismo e outras vocações, e, simultaneamente, protejam o meio ambiente, reduzam desigualdades e fortaleçam a cultura pernambucana”, diz Sérgio Xavier, diretor-executivo do Lab, ex-secretário de meio ambiente e sustentabilidade de Pernambuco.

A programação inclui apresentações artísticas, palestras, rodas de conversas, performances, atividades para crianças, lançamento de livros e da exposição fotográfica “Desplastifique!”, exibição de filmes e vídeo-mensagens de lideranças nacionais e internacionais do Meio Ambientes e a feirinha NoronhArte, além de atividades de educação ambiental para os jovens do Arquipélago comandadas pelo Climate Reality e o movimento Xô Plástico.

O encontro tem a missão de alertar sobre a urgência de restringir o plástico, problema grave mundial que está em discussão por 175 países que concordaram desenvolver um tratado global da ONU para redução da poluição plástica a partir de uma articulação iniciada pela França e Brasil. A ideia é avançar para a circularidade de todos os tipos de resíduos, motivando as indústrias e comércios a agirem pela economia circular, planejando a chegada e o destino final dos principais resíduos. Envolvendo ainda a comunidade local e os jovens no desenvolvimento do programa, identificando também oportunidades de empregos e de negócios para os ilhéus.

Ao final uma ciranda simbolizará a união de forças e ideias retirar os plásticos dos ambientes naturais cantada pelo mestre cirandeiro Anderson Miguel, pernambucano de Nazaré da Mata, junto com o maracatu Nação Noronha e a artista Marina do Mar. Será a primeira vez que o cirandeiro se apresenta em Fernando de Noronha junto com Maracatu Nação Noronha e outros artistas.

VOZES UNIDAS EM ALERTA
Os oceanos abrigam 97% da água do planeta, reúnem a maior diversidade de espécies existentes na Terra e são importantíssimos para o equilíbrio climático e para a manutenção da vida no presente e no futuro. No entanto, toda essa diversidade está correndo risco pelo impacto das ações humanas. Todos os dias cerca de oito milhões de toneladas de plásticos chegam aos mares. Milhões de aves e animais marinhos morrem todos os anos por causa da poluição plástica.

“Vozes potentes estão se conectando ao movimento ‘De Mãos Dadas Pelos Oceanos Sem Plástico’ e estarão presentes nessa Ciranda pela vida e por uma economia lixo zero”, destaca a curadora do evento e diretora Sociocultural do Lab Noronha Pelo Planeta, em implantação na ilha, Luciana Nunes.

É a primeira vez que Noronha reúne representantes dos principais movimentos de defesa do Oceano em um único evento. Estarão presentes representações da ONU (PNUMA-online), Oceana (online), Tamar, Golfinho Rotador, Mamíferos Aquáticos e movimento Xô Plástico, além de outras instituições de referências em defesa dos Oceanos, estão sendo confirmadas.

Também estão previstas a participação da Administradora Thallyta Figuerôa; da secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira, e representantes do Ministério do Meio Ambiente e ICMBio que vão destacar políticas públicas para redução de plásticos e proteção ambiental.

Segundo a administradora Thallyta Figueirôa, a conservação da biodiversidade está dentro da agenda prioritária de ações ambientais de Pernambuco. “Noronha abriga uma rica biodiversidade marinha e isso nos traz uma grande responsabilidade. Desde 2019, o Programa Noronha Plástico Zero proíbe a entrada de plásticos descartáveis no arquipélago, a ação desempenha um papel primordial para a manutenção da biodiversidade marinha local, pois a redução do consumo desse material minimiza também a geração de resíduos plásticos, que são uma grande ameaça à segurança e vida dos animais marinhos. Diariamente buscamos maneiras de engajar os turistas e moradores nessa corrente do bem em prol dos oceanos."

Entre os palestrantes já está confirmada Ana Prates, diretora de Oceanos do Ministério do Meio Ambiente para falar sobre a questão do Tratado Global dos Plásticos.

POLUIÇÃO - Segundo dados do WWF, o Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico. No mundo, estima-se que os detritos causem a morte de mais de um milhão de aves marinhas e mais de cem mil mamíferos marinhos todos os anos. A pesca também sofre com o plástico, pois um a cada três peixes capturados para consumo humano contém plástico. Além disso, mais de um milhão de sacolas plásticas vão para o lixo a cada minuto. Para se ter uma ideia do tamanho do estrago, basta dizer que o mundo produz 35 mil torres Eiffel de lixo plástico por ano e essa quantidade deverá duplicar até 2060 se o modelo e ritmo de consumo seguir como hoje.

PLÁSTICO ZERO – Fernando de Noronha foi o primeiro território brasileiro a lançar o Decreto   Plástico Zero, que entrou em vigor em abril de 2019. A medida impede o uso e a comercialização de recipientes, embalagens e demais utensílios de plástico descartável de uso único.

SOBRE O LABNORONHA Sediado em Fernando de Noronha, o Lab Noronha Pelo Planeta é um projeto inovador para interligar tecnologias e modelos de negócios sustentáveis e replicáveis, com foco na cultura, educação e na economia regenerativa e do descarbono. Entre suas ações, estão iniciativas de difusão de conhecimento e informação que beneficiam as comunidades locais e a biodiversidade do entorno.

Porto busca vitória no Clássico Matuto para tentar subir na tabela


Já classificado para a próxima fase do Campeonato Pernambucano SUB20, o Porto faz o Clássico Matuto, diante do Central, no sábado (1º), às 15h, no estádio Luiz Lacerda. Vindo de duas derrotas consecutivas, o Gavião do Agreste não busca outro resultado a não ser a vitória contra o arquirrival para tentar acabar o mais bem pontuado possível na tabela, nesta primeira fase de competição.

A equipe comandada por Luciano Ribeiro, atualmente, está na quarta colocação com 16 pontos, ou seja, cinco a menos do líder Náutico com 21. “O balanço até agora é bastante positivo. Apesar dos tropeços diante do Caruaru City e do Sport, já estamos classificados e continuaremos trabalhando para fazermos uma boa partida diante do Central”, comentou o treinador.

Dieta detox pode ajudar no melhor funcionamento do organismo para quem exagerou nas comidas típicas de São João


São João é uma das épocas mais festejadas todos os anos, principalmente, no Nordeste do Brasil. A culinária é uma das estrelas da festa. Pamonha, canjica, bolo pé de moleque, de milho, de mandioca/macaxeira, mungunzá, paçoca são algumas das principais pedidas, mas o milho cozido e assado também fazem sucesso e não podem faltar. Por causa da celebração, muitas pessoas costumam exagerar e ingerir uma quantidade a mais do que deveria desses quitutes, além de misturar bebidas e comidas. Por isso, uma dieta detox pode ajudar o organismo a se reorganizar e manter o bom funcionamento.

Segundo a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Gurarapes (UNIFG), Renata Freire, alguns alimentos podem ser considerados como “detox” porque possuem efeito detoxificante, é o caso das frutas cítricas, cúrcuma, vegetais verdes escuros,  pimenta preta, chá verde e frutas vermelhas.“O mais indicado é retomarmos nossa rotina com alimentação saudável e ficar regrado por mais tempo, sem abrir exceções. Caso seja uma pessoa que retenha muito líquido, por processo inflamatório do corpo, pelo excesso de carboidratos refinados e gorduras, alguns chás diuréticos podem auxiliar a reduzir a retenção”, ensina.

Os sucos detox também são boas opções que ajudam na regulação do organismo. Ele pode ser feito de várias formas, mas quando usada a couve-folha ou outro vegetal verde escuro, automaticamente, aumenta o processo de detoxificação hepática. Mas isso não significa que vai resolver o problema por completo, ou seja, que vai desinflamar o corpo todo.

“É um mito tomar só o suco detox e acreditar que está melhorando por completo a detoxificação e causando desinflamação do organismo. Por ser uma receita interessante, recomendo que ao preparar, deve-se usar vegetal verde escuro (dando preferência a couve-folha, espinafre ou brócolis), maçã (porque possui ácido málico, o que ajuda muito no processo de detoxificação), uma fruta cítrica (pode ser limão, abacaxi ou laranja) porque tem alto teor antioxidantes. Além de uma lasca de gengibre (que é antibacteriano, anti-inflamatório, antioxidante, hipoglicemiante e ainda hepatoprotetor)”, diz. 

A nutricionista também comenta que o ideal seria retornar a rotina saudável comendo alimentos naturais (frutas, verduras, proteínas, alimentos naturais) e reduzindo o consumo dos processados e ultraprocessados, como miojo, salsicha, presunto, mortadela e enlatados, por exemplo. Investir numa boa ingestão de água também é essencial, assim como investir em temperos naturais que também tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Além de realizar a prática de atividade física. E, por último, e tão importante quanto: ter boas noites de sono.

Crianças e férias: como cuidar da saúde mental nesse período?


As férias escolares representam um momento aguardado por muitas crianças e adolescentes, mas também podem ser desafiadoras quando se trata de cuidar da saúde mental dos pequenos. Com o objetivo de auxiliar os pais nessa tarefa, o diretor do Grupo Ampliar e psicólogo, Rodrigo Nery, compartilha algumas orientações importantes.

Durante as férias, é comum que a rotina das crianças seja alterada, o que pode gerar ansiedade e instabilidade emocional. "A mudança na rotina pode ser um fator estressante para as crianças, pois elas estão acostumadas com uma estrutura durante o período escolar. É importante tentar manter uma certa regularidade, estabelecendo horários para acordar, comer e dormir", destaca Nery.

Além disso, é fundamental proporcionar momentos de lazer e diversão, tanto dentro quanto fora de casa. "É importante que as crianças tenham a oportunidade de brincar, se movimentar e se divertir. Isso contribui para o bem-estar emocional e físico delas", ressalta o psicólogo.

No entanto, é necessário ter cautela ao planejar atividades. De acordo com Nery, é essencial considerar os interesses e preferências individuais das crianças. "Nem todas as crianças gostam das mesmas atividades. É importante envolvê-las na escolha das atividades durante as férias, respeitando seus gostos e estimulando o seu desenvolvimento", afirma.

Outro aspecto fundamental é estar atento aos sinais de estresse, ansiedade e outros problemas emocionais que possam surgir durante esse período. "Mudanças de comportamento, irritabilidade, alterações no sono e no apetite podem ser indícios de que algo não está bem. É importante que os pais estejam presentes e abertos ao diálogo, oferecendo um ambiente acolhedor para que as crianças possam expressar seus sentimentos", aconselha Nery.

Caso seja identificada alguma dificuldade emocional persistente, é recomendado buscar o apoio de um profissional qualificado, como um psicólogo. "O acompanhamento psicológico pode ser uma ferramenta importante para ajudar as crianças a lidarem com seus sentimentos e emoções de maneira saudável. Um profissional especializado poderá oferecer estratégias e intervenções adequadas para cada caso", enfatiza o psicólogo.

Casa Zero leva crianças do Pilar para sessão de cinema nesta terça-feira (27.06)


Apresentar o universo do cinema para crianças é proporcionar uma experiência memorável, lúdica e encantadora. Pensando nisso, a Casa Zero, em parceria com a agência de entretenimento Espaço Z e a distribuidora Universal Pictures Brasil, levará crianças da comunidade do Pilar para a pré-estreia do filme Ruby Marinho – Monstro Adolescente. A ação social traz inclusão e cidadania para as crianças da comunidade, situada no Bairro do Recife, próxima à Casa Zero. 

“Estamos extremamente felizes com a oportunidade de levar as crianças ao cinema. Proporcionar acesso à cultura por meio de um momento de lazer contribui para garantir o acesso ao universo lúdico e o desenvolvimento educacional. Será uma noite emocionante e inesquecível para todos”, conta Túlio Muniz, gestor da Casa Zero. 

Iniciativas como esta são muito bem-vindas. O Pilar é uma comunidade remanescente e resistente. Possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do Recife e os moradores já estiveram no centro de diversas desapropriações, tragédias naturais e sociais, mas se mantém firme, contabilizando hoje mais de 360 famílias.

A pré-estreia será nesta terça-feira (27.06) no Cinemark do Shopping Rio Mar, com direito a pipoca e refrigerante. Para este dia será mobilizado um grupo de voluntários para acompanhar as 50 crianças, grupo. O Ponto de encontro será na Casa Zero e o traslado ida e volta será realizado em ônibus de excursão cedido em parceria com a empresa Consórcio Conorte.

SOBRE O FILME 

Às vezes, a heroína que você está destinada a ser está logo abaixo da superfície. 

 
 
Ao final de julho, a DreamWorks Animation mergulha nas águas turbulentas do ensino médio com uma comédia de ação hilária e afetiva sobre uma tímida adolescente que descobre pertencer a uma lendária linhagem real dos kraken, míticas criaturas marinhas, e que seu destino nas profundezas dos oceanos é muito maior do que ela jamais poderia ter imaginado. 

Aos 16 anos, a doce e desajeitada Ruby Marinho (Lana Condor, franquia Para Todos os Garotos) está desesperada para se enturmar no Colégio Oceanside High, mas se sente invisível quase sempre. 

Ela está ensinando matemática para seu crush, um skatista (Jaboukie Young-White, WiFi Ralph: Quebrando a Internet) que só parece admirá-la por seus fractais. Além disso, está proibida de passear com as crianças legais na praia porque sua supermãe superprotetora (a atriz indicada ao Oscar, Toni Collette, Entre Facas e Segredos) a proibiu, terminantemente, de entrar na água. 

Mas quando Ruby quebra a regra número um de sua mãe, ela descobre ser descendente direta das rainhas guerreiras kraken e que está destinada a herdar o trono e a liderança de sua avó (a vencedora do Oscar Jane Fonda), a Rainha Guerreira dos Sete Mares. 

Os Kraken são os responsáveis pela proteção dos oceanos contra o mundo das sereias vãs e sedentas de poder, com quem tem lutado por eras. No entanto, agora há um grande e urgente problema batendo às portas do novo mundo recém-descoberto de Ruby: a bela e popular nova garota da escola, Chelsea (a vencedora do Emmy Annie Murphy, série Schitt's Creek), é justamente... uma sereia. Ruby vai precisar acolher quem ela é e fazer o possível e o impossível para proteger aqueles a quem mais ama. 

Ruby Marinho – Monstro Adolescente traz ainda em seu elenco estelar Colman Domingo (série Fear the Walking Dead), vencedor do Emmy, como o pai solidário de Ruby; Sam Richardson (série Veep), indicado ao Emmy, no papel do tio entusiasmado de Ruby; e Blue Chapman (série Council of Dads), como o descolado irmão caçula da adolescente.

Dirigido pelo cineasta indicado ao Oscar, Kirk DeMicco (Vivo: Um Amigo Show, Os Croods), e produzido por Kelly Cooney Cilella (Trolls, Trolls 2), com Faryn Pearl (Os Croods 2: Uma Nova Era, Trolls 2) na codireção, Ruby Marinho – Monstro Adolescente tem também um elenco de apoio cômico estelar, incluindo Will Forte (série O Último Cara da Teerra), indicado ao Emmy; Nicole Byer (série Mandou Bem), indicada ao Emmy; a criadora do YouTube Diamond, Liza Koshy (série Liza on Demand); Ramona Young (série Eu Nunca...); Eduardo Franco (série Stranger Things); e Echo Kellum (série Arqueiro).

Celebração dos 33 anos da Obra de Maria reuniu milhares de fiéis em dois dias de adoração



Irmã Kelly Patrícia e Padre Fábio de Melo foram duas das  principais atrações musicais. Dom Fernando Saburido recebeu uma homenagem da comunidade

A celebração dos 33 anos da Obra de Maria foi marcada por muita oração,  música, adoração e a homenagem ao Arcebispo Dom Fernando Saburido, que celebrou a missa ainda como Arcebispo de Olinda e Recife durante o segundo dia de comemorações dos 33 anos da Comunidade Católica.  A celebração da missa e a apresentação do Padre Fábio de Melo, que foi a principal atração da tarde,  emocionaram o público na tarde de domingo. Com o seu carisma e vários sucessos, Fábio de Melo levantou a plateia do início ao fim de seu show de mais de uma hora. Com homenagens à Maria, mãe de Jesus, subiram ao palco ainda à noite os Padres João Carlos e Damião Silva. 

Acompanhado por padres e bispos, lideranças de novas comunidades e por João Campos, Prefeito do Recife, Dom Fernando Saburido deu início à celebração da Santa Missa no início da tarde. Abordando os medos, através das palavras do profeta Jeremias e do apóstolo Mateus, o sacerdote mencionou as dificuldades enfrentadas quando recebemos o chamamento de Deus para realizar as missões, diante da caminhada na igreja. “A sociedade precisa ser transformada e o mundo vai ser melhor no momento em que conhecer, de fato, o Evangelho”, mencionou o Arcebispo. Na missa realizada por Dom Fernando Saburido, o sacerdote recebeu uma homenagem em agradecimento aos 14 anos de serviços prestados à igreja. Subiram ao palco para agradecer o Fundador da Obra de Maria, Gilberto Barbosa, e o prefeito do Recife, João Campos. 

No telão do Teatro Guararapes, a trajetória de Dom Fernando Saburido, desde a sua infância e importantes contribuições ao longo da sua vida sacerdotal, a Obra de Maria consolidou seu legado de 14 anos como Administrador Apostólico de Olinda e Recife, sendo aplaudido de pé em seguida. Gilberto Barbosa  agradeceu a Dom Fernando, chamando ao palco o prefeito da cidade, que também declarou sua admiração ao sacerdote, com quem realizou sua primeira comunhão e crisma. “Hoje estou aqui não como prefeito, mas como cristão católico que sou”, disse João Campos. 

O Arcebispo revelou que continuará à disposição da igreja no Mosteiro de São Bento, em Olinda, após dois meses de férias, e deixou saudações a Dom Paulo Jackson, que assume em 13 de agosto a função de Arcebispo de Olinda e Recife.

SHOW

Padre Fábio de Melo entrou no palco ainda durante a tarde e colocou o público para dançar com a música Clareou. Em meio a reflexões e orações, ainda entoou grandes sucessos, como Hoje Livre Sou, Deus é Capaz e A Mão de Deus. O Padre trouxe o tema do amor próprio como um fator para que as pessoas possam acreditar no amor verdadeiro de Deus. 

Esperando na Janela, Nas Asas do Senhor, Tudo Posso e Tocando em Frente, também fizeram parte do repertório do Padre Fábio, que cantou acompanhado dos fieis presentes na celebração. O show foi finalizado com O Senhor é rei e O que é, O que é e levou ainda mais alegria para a celebração de aniversário.

Em seguida, no início da noite, Frei Damião Silva iniciou sua apresentação trazendo a emoção da fé e da Palavra de Deus com grandes sucessos e pregações, convidando a todos para louvar, dançar e celebrar com júbilo. “Que alegria elevar um canto de vitória aos céus, pois até aqui o Senhor tem nos ajudado”, disse o Frei Damião. Em devoção à Nossa Senhora, o sacerdote cantou Mãe, Sou Teu Filho, que fala sobre a proteção e cuidado de Maria com os fieis. Com luzes erguidas para o alto, o público ainda acompanhou as músicas Sopra em Nós e Pelo Nome cantando o poder de Deus.

Finalizando a noite e as comemorações, padre João Carlos cantou junto com o público a renovação no Espírito Santo.

SÁBADO 

Com o tema Reinflama os Carismas que há em Ti, os trabalhos realizados pela comunidade em quatro continentes foram destaque no primeiro dia de celebração. O sábado contou ainda com a presença de missionários da Itália, do Paraguai e de Beni (na África). Gilberto Barbosa fez um agradecimento a todos os presentes, que escolheram comparecer na comunhão em detrimento do feriado de São João, "vocês fizeram a melhor escolha", destacou.

Na Canção Nova há 29 anos, o padre Edimilson Lopes falou de Timóteo durante sua pregação, exaltando o sofrimento dos fiéis como uma forma de provação. Destacando a importância da mansidão com todos e os ensinamentos. Enquanto o padre Roger Luiz falou do papel dos católicos na mudança de vida dos seus irmãos, através do poder do Espírito Santo. "Nós recebemos o Espírito Santo para sermos testemunhas", destacou após contar sua própria história de encontro com o sagrado. 

O momento com a irmã Maria Raquel foi marcado pela leitura de sete cartas escritas por Deus e destinada a todos os presentes. "Você pode receber um, duas ou todas as cartas lidas", destacou.

Principal atração do primeiro dia, a entrada da irmã Kelly Patrícia foi recebida de pé pelos fiéis com muito entusiasmo, que cantaram junto Minha Vitória Chegou, música escolhida para abrir o show de louvor.

São Miguel foi a segunda música escolhida pela devota, que também foi acompanhada pela multidão que cantava junto, aplaudia e gritava palavras de incentivo.

O destaque para a Virgem Maria também foi celebrado pela Ir. Kelly, destacando sua jornada de Pentecostes, que aconteceu no momento da anunciação da chegada do Cristo feita pelo Anjo Gabriel, "a Pentecostes de Maria não aconteceu junto com os apóstolos. Aconteceu ali, no momento da anunciação do anjo", afirmou.

Monte do Bom Jesus teve forró, jazz e rock’n roll


O Polo de Música Instrumental Rildo Hora, localizado no Monte Bom Jesus, teve um fim de semana recheado de boa música. Do forró ao jazz, passando pelo ao rock’n roll, foram 16 atrações que passaram por lá desde a quinta-feira (22). A  novidade é que a Prefeitura de Caruaru disponibiliza transporte para a subida ao ponto mais alto da cidade. 

Entre as atrações estavam Sivaldo Kembell e a Banda Só Não Toca Quem Não Quer; o trompetista Niraldo Riann; Carlinhos Pompom; Diablo Angel; Sexteto, do Maestro Rildo Hora; os mineiros "Wilson Dias e Wallace Gomes"  e Minas Popular Brasileira. 

Além dos shows artístico, o público do Polo Rildo Hora tem uma vista privilegiada do pôr do sol e da Capital do Forró iluminada, espaço para degustar tapioca e outras delícias, e, para as crianças, parquinho e diversão.

Os shows no Polo de Música Instrumental Rildo Hora retornam na próxima quinta-feira (29), dia de São Pedro, a partir das 16h. 


*Transporte*

A Prefeitura de Caruaru disponibiliza transporte para a subida ao Monte Bom Jesus, onde está localizado o Polo de Música Instrumental Maestro Rildo Hora, nos dias de shows. A van sai da rua Sergipe, no bairro Centenário, que dá acesso à subida de veículos, a partir das 16h.

Mobilizando pessoas, empresas e comunidades, pernambucano de Olinda assume projeto de Inovação Social no Ceará.


Foi Secretário de Tecnologia em Olinda e de Transformação Digital em Pernambuco e agora assume papel importante na busca por negócios de impacto social. Com o intuito de “impulsionar ideias e gerar resultados”, a FWK Innovation Design materializou a primeira unidade do Laboratório de Inovação Social, o LIS, hospedado no Hub de Inovação do SENAI Maracanaú. Um espaço preparado com ampla ambiência tecnológica e voltado para criatividade, inovação, projetos e conexões. Ponto de encontro entre pessoas, empresas e comunidades que visam o mesmo propósito, o de materializar projetos de impacto real.

E para estar à frente desta missão, nada mais sensato que reunir pessoas com amplo conhecimento e bagagem de peso sobre o tema. Juntou-se ao time, o Cláudio Nascimento que é o novo Head de Inovação Social e relacionamento com setor público, aceitou ingressar nessa jornada desafiadora junto com o time da FWK e da CUFA Ceará, trabalhando em ações de impacto social, atuando no mercado 2.5, gerando projetos e possibilidades de modelos de negócios que impactem positivamente a vida das pessoas.

Na realidade da nossa sociedade, surgem problemas reais onde as grandes inovações tecnológicas não podem resolver por si mesmas. Isso abre um leque de oportunidades, surgindo novas ideias e ações que visam materializar negócios de Impacto Social (IS) e fomentar a transformação da realidade através de uma abordagem simples com empatia, criação coletiva, aprendizagem, estabelecendo novas práticas sociais sustentáveis. E principalmente, construindo isso a partir da realidade de quem está sendo impactado. Esse “MIX” pode gerar inovação social, uma vez que essa nova forma de ver o mundo se junta com a realidade das comunidades, permitindo gerar conexões que transformam vidas.

Acreditando no poder das boas conexões, com o objetivo de alcançar e ajudar na criação e execução de ideias inovadoras, a FWK busca suportar projetos de ESG e negócios de impacto, junto ao mercado corporativo.

Com sua spin-off, intitulada de LIS – Laboratório de Inovação Social, e com o apoio da CUFA Ceará, trabalham em projetos e negócios inovadores de impacto social pelo Brasil afora. "Queremos ajudar as pessoas das comunidades que têm boas ideias, mas não sabem como materializá-las", diz Preto Zezé, presidente global da CUFA. Com isso, criaram o Conexão Social, um evento que tem por objetivo transformar e impactar a realidade de jovens e adultos das comunidades. Mas, como fazer isso? Reunindo pessoas vindas das comunidades, para falar dos problemas que enfrentam no seu dia a dia e conectá-las com pessoas de fora, empreendedores(as) e organizações que estão dispostos a ajudá-las a encontrarem soluções que realmente impactem suas vidas.

Trata-se de um momento de construção coletiva a partir da realidade dessas comunidades e dos seus problemas. É o “Conexão Social” unindo forças para resolver problemas reais, que possam ser convertidos em projetos com potencial de se tornarem negócios sociais, incentivando o empreendedorismo local e dando a oportunidade de planejamento e estruturação de negócios
a todos.

Conheça mais sobre o LIS em https://www.instagram.com/reel/CiIXxTGgMvs/ 

Conheça o Claudio Nascimento, Head de Inovação Social na FWK:
Claudinho, como é conhecido pelo time, é o novo Head de Inovação Social e relacionamento com setor público da FWK. Mas antes disso teve um papel importante em grandes conquistas de cunho social, gerando impacto nas pessoas e organizações.
Fundador da Rede Brasileira de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis a qual também sou VP de Políticas Públicas e Inovação Social.

É Cofundador e Head de Inovação no Lab Griô, empresa de articulação e negócios com ações voltadas para o desenvolvimento de pessoas e territórios, participa também do Comitê do Prêmio United Earth Amazônia, focado na sustentabilidade da floresta e de seus habitantes. Representante no Brasil da Open & Agile Smart Cities e faz parte do Conselho das Cidades, representando as cidades integrantes da OASC, um dos órgãos dirigentes da rede. Entre as muitas definições, pode-se afirmar seu papel como “Advocacy” nato, onde reúne seus esforços para influenciar as legislações, políticas e práticas orçamentárias para melhorar o desenvolvimento de determinados setores e regiões do país. Como ADVOCACY da Agenda 2030 da ONU Organização das Nações Unidas e Liderança Criativa do setor público e negócios de impacto social, está em constante busca por gerar transformação real na sociedade. Foi Diretor de Tecnologia em Olinda e Diretor de Transformação Digital na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI/PE). Além de conselheiro do Porto Digital, em Recife, durante 11 anos. É participante ativo da comunidade IPTA - International Project Thinking Alliance, proveniente da abordagem exclusiva da FWK, o Project Thinking, e busca mudar “o que sempre foi assim” sendo um agente de transformação na sociedade e organizações.  Está à frente do LIS - Laboratório de Inovação Social, spin-off da FWK em parceria com a CUFA Ceará, onde trabalha em projetos e negócios inovadores de impacto social pelo Brasil afora. 

Sobre a FWK:
Criada em 2013, a FWK é uma Boutique Consulting Firm de inovação com a missão de disseminar o conhecimento e estimular o mindset ágil e inovador para fomentar o desenvolvimento da cultura, por meio da gestão centrada nas pessoas. Através dos seus produtos e serviços é possível levar conhecimento prático de inovação e transformação digital a todos os profissionais e empresas de mente aberta, que buscam uma mudança e transformação, trabalhando pontos específicos como: liderança, agilidade e inovação. A FWK é participante do Pacto Global da ONU desde 2020, ação esta que tem mais de 20 mil integrantes espalhados pelo mundo, e na Rede Brasil do Pacto Global tem cerca de 1.400. Empresa 100% brasileira, com presença global (EUA e Portugal), a FWK Já atendeu mais de 90 organizações como: BMW, Ely Lilly, Caixa, Tecban, CTG Brasil, Porto Seguro, DELL, Unimed, Microsoft, BMG, Hapvida, Pague Menos, Caixa, entre outros. Até o momento, mais de 5000 mil profissionais já fizeram parte das suas jornadas educacionais.
Acesse: https://fwk.global/ e saiba mais.


Waldemar é destaque na Globo com Projeto para artistas do São João


O deputado pelo Avante, Waldemar Oliveira participou de matéria da Rede Globo Nordeste incentivando a lei que pretende garantir espaço para o forró no São João.

Principalmente aos artistas que cultivam este ritmo musical o ano todo e que tem grande influência cultural no nosso Nordeste.

Veja a reportagem na íntegra:



Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados para as férias de julho, segundo a Braztoa


Segundo dados da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Porto de Galinhas é novamente destaque na preferência dos turistas nas férias de julho. A empresa realizou um levantamento com as operadoras associadas para saber quais os destinos mais procurados para o período.

Ainda segundo a pesquisa os destinos apontados refletem agora o que já vinha se consolidando de acordo com o Anuário da Braztoa 2023 que o Nordeste esteve na liderança, com 38,4% dos embarques, e os resorts figuraram entre os produtos nacionais mais vendidos.

“Recebemos a notícia da Braztoa com muita felicidade. Muito importante para nós figurar a lista dos destinos nacionais mais procurados para as férias, isso reflete no trabalho que vem sendo feito em prol do Porto de Galinhas”, comemora o presidente do Porto de Galinhas CVB, Otaviano Maroja.

Dia Nacional do Diabetes alerta para consequências da falta de controle glicêmico


O Dia Nacional do Diabetes Mellitus, celebrado em parceria com o Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, nesta segunda-feira (26), chama atenção para a necessidade do portador da doença adotar medidas de prevenção e cuidados específicos. O acompanhamento por um médico da família ou endocrinologista, para o controle dos índices glicêmicos, é a principal precaução a ser tomada. Gabriella Souza – enfermeira dermatoterapeuta e hiperbárica, sênior da Clínica Cicatriza – destaca o perigo de não se conseguir ter o controle glicêmico adequado. O fator pode gerar complicações, a exemplo de infecções, problemas de circulação e neuropatias, sendo que, essas últimas, podem causar alterações significativas nos pés.

A neuropatia diabética surge de danos ocasionados pela diabetes aos nervos periféricos – responsáveis pela condução dos sinais do sistema nervoso ao restante do corpo. Isso acontece porque altos índices glicêmicos, de forma sustentada, geram danos a esses nervos. A enfermeira Gabriella Souza explica que “quando se tem uma glicemia muito alta, se diminui a capacidade de eliminar os radicais livres e esses comprometem o metabolismo das células, principalmente dos neurônios. Assim, o sistema nervoso não consegue emitir a informação de forma correta para os nervos mais distais do corpo e os mais afetados vão ser os dos pés”. Entre os sinais de alerta, segundo ela, estão: sensação de dor, queimação, ardência, formigamento, dormência e deformidade nos pés, a depender do tipo de neuropatia. 

Gabriella Souza acrescenta que, como o pé não é uma área do corpo a qual se dá tanta importância, o paciente que já tenha um grau de neuropatia, principalmente sensitiva ou motora, deve ficar muito atento. “Criar o hábito diário de, após tomar banho, secar os pés, olhar, investigar, ver se tem alguma coisa porque muitos pacientes quando procuram um serviço de saúde já vêm com lesões de muito tempo, que nem perceberam, justamente pelo grau de comprometimento desses nervos e por não terem sensibilidade. São pacientes mais propensos a terem complicações, e geralmente, as lesões tendem a infectar muito rápido. E quando há infecção já instalada, esses pacientes têm muitas chances de evoluírem para amputação de membro.”

Caso a condição ocorra, no entanto, é indispensável buscar um tratamento especializado, como acrescenta a profissional. “A formação da lesão por si só já é uma complicação bem significativa e, quando o paciente tem índices glicêmicos descompensados, fica muito mais difícil tratar porque a situação complica rapidamente. “Os altos índices glicêmicos também favorecem a proliferação bacteriana e infecções graves, por isso as taxas de amputação em pacientes diabéticos são muito mais altas do que em pacientes não acometidos pela condição”.

Diabetes – A diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, que decorre da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina (produzida pelo pâncreas e responsável pela manutenção do metabolismo da glicose) exercer adequadamente seus efeitos. A falta desse hormônio no organismo ocasiona déficit na metabolização da glicose e, consequente, diabetes. A doença é caracterizada por altas taxas de açúcar,  de forma permanente, no sangue (hiperglicemia). Por ser uma doença crônica, a diabetes não tem cura, mas tem tratamento.

Hino da cidade do Paulista completa 50 anos

Para promover a consciência histórica dos moradores do município, a Prefeitura de Paulista realizou um evento em comemoração aos 50 anos de composição do hino oficial da cidade. A solenidade ocorreu, nesta segunda-feira (26.06), no auditório da Secretaria de Educação, localizada na Avenida Floriano Peixoto S/N, no Centro, e contou com a presença do autor da obra, Joel Andrade, que foi homenageado e reconhecido pela sua contribuição histórica para o município.

Na ocasião, foi lançado o projeto ‘Paulista, minha escola, a ti, pertenço,’ que tem por objetivo principal incentivar a reflexão e a prática sobre a identidade do pertencimento dos alunos da Rede Municipal de Ensino, acerca dos monumentos e patrimônio histórico da cidade, além de incentivar a investigação sobre o surgimento e construção de cada escola do município como:  ano de fundação, origem do nome, dentre outros, ajudando na preservação do espaço público escolar. 

“É muito relevante reconhecer em vida as pessoas que fazem da história de uma cidade e, no caso de Paulista ainda mais, já que nosso município é muito novo se tratando de sua emancipação,  que tem somente 87 anos. Joel Andrade é uma figura que deve ser exaltada pelo feito da composição do hino da cidade que completa 50 anos em 2023 e os alunos devem conhecer isso. Outro ponto é o lançamento do projeto que vai servir como instrumento de formação da identidade paulistense e ajudar na preservação das escolas por parte da própria comunidade discente”, frisou a secretária de Educação do município, Katia Clemente.

Para o homenageado e compositor do hino, Joel Andrade, a iniciativa de promover a história de Paulista por parte da Prefeitura é de muita valia, pois, por meio da preservação do passado é que se constrói o futuro para as próximas gerações. 

“O hino de Paulista existe porque, além de mim, existiu há 50 anos atrás uma figura, que foi o professor Severino Bezerra de Oliveira, que escutou uma marcha arranjo que eu compus e levou a proposta na época aos representantes da gestão municipal, para que fosse escolhido como hino. Hoje, me sinto feliz por essa homenagem, contudo, me dá mais satisfação que um patrimônio histórico como a canção-hino de nosso município seja festejada e, mais importante ainda, que os alunos e a juventude de nossa Paulista saibam disso nas escolas”, frisou o compositor e artista.

O evento contou com a participação do Quinteto da Banda Marcial José Firmino da Veiga, que executou a peça musical sobre a regência do maestro Flávio Casimiro dos Santos, e com as presenças ilustres do presidente da Academia de Letras e Artes de Paulista (ALAP), Amaro Poeta, e da poetisa, escritora e contadora de histórias, Bernadete Serpa Lopes, que recitaram poemas em homenagem a Joel Andrade.


Sesc abre vagas para turmas de exercícios físicos para crianças, em Belo Jardim


Estão abertas as inscrições para as turmas de Ginástica Kids oferecidas pelo Sesc Ler Belo Jardim. As aulas de exercícios físicos começam no início de julho e são direcionadas para crianças de 7 a 12 anos. As opções de dias e horários são segundas e quartas, das 15h às 16h, ou quartas e sextas, das 9h às 10h.
 
A proposta do curso é promover a saúde dos pequenos, por meio de atividades psicomotoras, que estimulam o corpo e a mente, aumentando a concentração, a força, o equilíbrio, a velocidade e a coordenação motora. Além disso, a dinâmica contribui para a socialização, interação e espírito de equipe.
 
As matrículas são feitas na Central de Relacionamento do Sesc. As mensalidades custam R$ 40, mas os dependentes dos trabalhadores do comércio, com a Credencial Sesc em dia, têm desconto e pagam R$ 26. “Com a chegada das férias, nada melhor do que uma atividade física para manter a criançada ativa para gastar as energias”, reforça Fabrício Lino, professor de Esportes do Sesc Ler Belo Jardim.
 
*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: Matrículas para a Ginástica Kids do Sesc Ler Belo Jardim*
Público-alvo: crianças de 7 a 12 anos
Matrículas: Central de Relacionamento da unidade – Av. Pedro Leite Cavalcanti, s/n, Cohab II
Mensalidades: R$ 26 (dependentes dos trabalhadores do comércio) e R$ 40 (público geral)
Aulas (a partir de julho): segundas e quartas, das 15h às 16h ou quartas e sextas, das 9h às 10h
Informações: (81) 3726-1576 e (081) 99169-3242 (Whatsapp)

Último domingo do São João do Parque Janelas para o Rio levou idosos do SCFV


O Parque Janelas para o Rio recebeu o São João dos Idosos que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Prefeitura de Gravatá, na tarde do domingo (25). A festa foi animada por Bell do Forró, que trouxe o melhor do pé-de-serra. O grupo fez uma grande quadrilha junina, com direito a puxadora e noiva.

Adilma Silva, agricultora, estava animada com a festa e falou sobre o serviço com muito carinho. “Eu já participo há mais de oito anos nas ações do serviço social e é algo que é muito bom, não só para idosos, quanto para a gente que está numa fase que não é idosa, mas também não é nova. Estou com 41 anos, mas é algo que me fortalece e me deixa mais animada. Quando eu vou para os exercícios, eu volto para casa animada. Tanto para mim, quanto para eles que a gente anima eles também”.
Cícera Maria, dona de casa, de 70 anos, estava vestida de matuta especialmente para se divertir no São João dos Idosos. “Eu sou atendida pelo CRAS e é tudo maravilhoso, não tenho o que dizer, só beleza. Sou feliz, agradeço o prefeito Joselito, eu curto muito ele, a esposa dele que é maravilhosa, pra mim é ótima. Estou amando a festa”. 

Viviane Salgado, secretária executiva de Assistência Social e Juventude, detalhou que “esta é mais uma atividade que estamos realizando através da secretaria para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Aqui estão participando idosos do CRAS I, CRAS II, CRAS III, CRAS IV e da Casa do Idoso. É um prazer grande para a gestão pública e o nosso prefeito Joselito Gomes vem investindo em várias atividades que venham proporcionar essa integração comunitária”.  

O prefeito Joselito Gomes, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, cantou, dançou e aproveitou o momento festivo com os idosos animados. “O Parque Janelas para o Rio é um espaço que proporciona encontros assim e a Secretaria de Assistência Social e Juventude está realizando hoje a quadrilha dos idosos. Idosos animados, bonitos, que  gostam de se encontrar, festejar, brincar. O idoso quer nada parado, quer animação. Continuamos nesse clima, viva São João, viva Gravatá e o melhor São João está aqui”. 

Último dia para caruaruenses trocarem materiais recicláveis por desconto na conta de energia


Os caruaruenses que desejam trocar materiais recicláveis por desconto na tarifa de energia têm até esta segunda-feira (26) para participar do Projeto Vale Luz, da Neoenergia. A empresa estará com o seu caminhão elétrico e uma tenda para receber os resíduos na Rua Silva Filho, 132, próximo à Estação Ferroviária, das 8h às 16h30. Exclusivamente para os catadores, a empresa vai fazer o pagamento por meio de depósito via pix dos valores referentes às latinhas de alumínio, principal resíduo gerado durante o evento. O caminhão e a tenda ficarão localizados.

O Vale Luz em Caruaru funciona da seguinte forma: os clientes residenciais podem levar os resíduos direto no caminhão, onde terão os materiais pesados e receberão o desconto na conta. Já os catadores estão sendo atendidos na tenda montada ao lado, mesmo local onde pesarão as latinhas e fornecerão os dados bancários para recebimento do valor. É importante ressaltar que o valor pago pelas latinhas é superior ao praticado pelo mercado, o que contribui para um maior ganho dos participantes.

Para participar do Vale Luz, projeto do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), basta que o cliente separe os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar separados por tipo, limpos e secos, leve até o ponto de coleta e informe o código do cliente, presente no lado esquerdo do QRCode da conta de energia, junto com um documento de identificação.

Além de levar os resíduos, os clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica ou moradores de comunidades de baixa renda também podem trocar lâmpadas usadas (fluorescente compacta, incandescente ou halógena), com potência a partir de 14W, por novas, com tecnologia LED. No momento da troca, é preciso apresentar a conta de energia do mês anterior e não ter trocado mais de oito lâmpadas em projetos da Neoenergia Pernambuco nos últimos 6 anos. Além de fornecer uma melhor iluminação, a lâmpada LED traz vários benefícios para famílias que podem ser contempladas, como, por exemplo, uma redução significativa no valor da fatura de energia. Estima-se que uma lâmpada LED pode ser até 40% mais econômica do que as demais. Cada cliente pode trocar até cinco lâmpadas.

*MATERIAIS RECICLÁVEIS ACEITOS NO VALE LUZ*

• Papel e Papelão: Jornais, revistas, cadernos e caixas.

• Plásticos: PET (Embalagens de detergente, garrafas PET e sacolas)

• Metal: Latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de aço, latas de produtos alimentícios (leite em pó e conservas), aerossol desodorante, alumínio grosso e Ferro

• Vidro: Embalagens de vidro

• Óleo Vegetal: Óleo de soja, canola, girassol, gergelim, amendoim, milho, coco, algodão e mamona

• Eletrônicos: CPU com placa mãe, televisores, monitores, celulares, impressoras e copiadora

*BAIXE O APLICATIVO*

Pensando na comodidade do cliente, a Neoenergia disponibiliza, gratuitamente, o aplicativo Vale Luz Cliente, no qual está disponível para os sistemas Android e IOS. Ao abrir o aplicativo, é possível acompanhar os créditos gerados mensalmente na conta de energia elétrica e analisar, detalhadamente, os materiais recicláveis aceitos.

*MAIS DE 2,3 MILHÕES DE QUILOS ARRECADADOS*

O Vale Luz foi criado em 2008. Nos 15 anos de existência, o Projeto já arrecadou mais de 2,3 milhões de quilos de resíduos e concedeu aproximadamente R$ 1 milhão em descontos na conta de energia de 8,7 mil pernambucanos. Números expressivos que contribuem diretamente para o orçamento doméstico das famílias e para a preservação do meio ambiente por meio da reciclagem de 100% dos materiais entregues pelos participantes.

Clínica Veterinária Municipal de Belo Jardim passa a ter nível de classificação de risco a partir do mês de julho


A partir do mês de julho, a Clínica Veterinária Municipal Vitória-Brenda, ligada à Secretaria de Agricultura de Belo Jardim, passará a estipular nível de atendimento de risco em três categorias (vermelho, amarelo e verde). Diante da alta demanda que a clínica tem recebido nos atendimentos e nas cirurgias de emergência e castração, a mudança será feita para priorizar os animais que estão em situação de emergência e necessitam de atendimento imediato. 

O nível de classificação será estipulado da seguinte forma: ao chegar na clínica, os animais passarão por uma triagem, assim como é feito nos atendimentos em hospitais e clínicas. Após a triagem, o animal será incluído em uma das três categorias de cores. A categoria vermelha, representa os animais em situação de emergência e que necessitam de atendimento imediato; a exemplo dos animais com tumores estourados, que sofreram acidentes ou cadelas que precisam fazer cesáreas.

A classificação amarela representa os animais em situação de risco, mas que podem aguardar atendimento. Como exemplo, animais que estão com cirurgias agendadas e amputações. Já o nível verde, são as castrações. “Essa mudança positiva decorre do aumento da procura/demanda que a Clínica vem sendo solicitada. Desde que a inauguramos, os serviços públicos só aumentam, assim como as emergências que não se restringem apenas às castrações”, disse a coordenadora da clínica, Aracelly Pimentel.

Ela ainda completa dizendo que “se porventura nos dias de vagas de populares, protetores independentes ou ONGs, chegar um tipo de emergência de classificação vermelha, automaticamente deverão entender e ter compreensão que a prioridade é o alto risco, pois a clínica não pode omitir socorro”.

Mesmo com a mudança, ainda será necessário fazer o agendamento prévio das castrações, que é realizado no dia 15 de cada mês. O tutor ou responsável precisa estar portando RG, CPF e comprovante de residência. A clínica está localizada na Rua Cícero Barbosa Maciel, 86, Boa Vista, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Imprensa Belo Jardim PE 

Oficinas de mini-chef na Livraria da Praça

🎉 Venha se divertir nas férias com a nossa incrível Oficina de Mini-Chef com Tio Rafa! 🍳👩‍🍳👨‍🍳

🌟 Queridos amigos mirins, preparem-se para uma experiência gastronômica cheia de sabor, alegria e muita diversão! Está chegando a tão esperada Oficina de Mini-Chef, especialmente criada para vocês, que adoram explorar o mundo da culinária.

🍴 Nessa oficina, vocês terão a oportunidade de se transformarem em verdadeiros chefs, colocando a mão na massa e preparando pratos deliciosos. Aprenderemos receitas incríveis e seguras, perfeitas para o paladar infantil.

🎁 No final da oficina, cada mini-chef receberá um certificado especial de participação, reconhecendo todo o talento culinário que desenvolveram. Vocês poderão compartilhar essas habilidades com seus amigos e familiares, se tornando verdadeiros chefes mirins em suas casas.

📅 Quando: Durante as suas férias, de 11 de julho a 13 de julho.
⏰ Horário: Das 15h às 17h
🏠 Local: Praça de Casa Forte, 454 - Casa Forte, Recife - PE, 52061-420
🧑‍🍳 A partir de 3 anos
🌈 Inscrições 👉🏻 https://forms.gle/A3omrUW89yqjFRRL9

Dom Fernando Saburido será homenageado na Câmara do Recife


O arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, receberá uma homenagem nesta terça-feira, 27 de junho, em sessão solene realizada na Câmara do Recife. A proposição foi iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT).

Presença confirmada no evento da senadora Teresa Leitão, do desembargador Frederico Neves, Padre Rubens Santiago (Reitor da Unicap); Coro Terapêutico do Instituto de Pesquisa e Estudo para Terceira Idade e Coral Magnificat da Cidade de Moreno. 

Horário: 19h
Data: terça-feira (27/06/2023)
Local: Plenário da Câmara Municipal do Recife, Rua Princesa Isabel, 410, Boa Vista - Recife.

Ricardo Liberato trabalha cada vez mais pelo sonho da moradia digna para população urbana e rural


O vereador Ricardo Liberato (PSDB) vem apresentando propostas para a implementação e ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida em Caruaru, na cidade e na zona rural. O intuito visa a manutenção da política pública de garantia da habitação, promovendo as famílias o direito à moradia digna, através de incentivos à aquisição de novas unidades habitacionais ou requalificação de imóveis urbanos, ou domicílios rurais.

Na última quinta-feira (22) aconteceu a entrega do Conjunto Habitacional Severino Quirino, localizado no bairro do Vassoural em Caruaru. Com investimento de R$16 milhões, promovido pelo Programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades, e uma aplicação de R$600 mil do Governo do Estado, o empreendimento vai beneficiar 192 famílias, somando 800 pessoas morando em suas novas residências.

Em seu terceiro mandato como vereador, Ricardo Liberato afirma que vem dialogando com o Governo Municipal, Estadual e Federal no intuito de que essa política pública continue com a parceria. “Desde 2015, a garantia dos direitos aos moradores do Residencial Severino Quirino vem sendo trabalhada e representada pela nossa líder comunitária Dkarmo Carvalho, que sempre manteve o anseio de garantir o direito de morar bem para essas famílias. Durante o primeiro mandato como prefeita, eu e a atual Governadora Raquel Lyra buscamos alternativas para reiterar nosso compromisso com toda a população que carece de seus direitos. Agora, com a entrega do Severino Quirino, vamos continuar trabalhando de forma incansável para ampliar mais núcleos residenciais não só no nosso município, como também em Pernambuco”, afirma. 

O Ministério das Cidades, assinou na última sexta-feira (23) uma nova fase do Minha Casa, Minha Vida Rural, estabelecendo uma série de medidas para reduzir o déficit habitacional dos moradores do campo e fornecendo mais dignidade às famílias residentes em áreas rurais. No primeiro momento, o intuito é contratar 30 mil unidades habitacionais em 2023, atendendo o mínimo de 200 famílias por estado. Além disso, populações ribeirinhas, indígenas, quilombolas, extrativistas e ribeirinhas também estão dentro desse novo plano do Governo.

Vice-prefeito comemora avaliação de Paulo Roberto, em Vitória de Santo Antão


O professor Edmo Neves (PSDB), vice-prefeito de Vitória de Santo Antão, está muito empolgado com o resultado da pesquisa eleitoral, elaborada pelo instituto Simplex, que aponta Paulo Roberto (MDB) vencendo em todos os cenários pesquisados para a próxima eleição em Vitória de Santo Antão.

“A intenção de voto nessa gestão que Paulo lidera chega a 87,8%, isso é reflexo do trabalho que estamos desenvolvendo em Vitória e que já é percebido pela pessoas”, comemora Edmo Neves.

Caminhando lado a lado com Paulo Roberto, o professor Edmo acredita que o resultado dessa pesquisa servirá de estímulo para o prefeito fazer ainda mais, uma vez que o foco da gestão é trabalhar para as próximas gerações de vitorienses e não para as próximas eleições.

“Sabemos que ainda temos muito chão pela frente até 2024, mas ao estar próximo do nosso prefeito, tenho conhecimento de causa para afirmar que esse resultado chega como um estímulo para Paulo fazer ainda mais por Vitória, pois os números são o resultado da avaliação das pessoas ao trabalho desenvolvido”, explica Edmo.

Números da pesquisa - O levantamento foi feito pelo instituto Simplex, com nível de confiança que chega a 95%. A margem de erro é de 4,89 pontos percentuais.

O resultado em que Paulo Roberto é mais bem avaliado é o cenário 5, em que ele concorre diretamente contra o deputado estadual Aglailson Victor (PSB). O atual prefeito venceria Victor, com 87,8% dos votos válidos contra 12,2%. 

No cenário 4, Paulo Roberto também apresenta um resultado bastante satisfatório, ganhando do pai do deputado Victor, o ex-prefeito Aglailson Júnior (PSB), por 86,8% dos votos válidos contra 13,2%, de Júnior.

No cenário estimulado 3, sem o ex-prefeito Aglailson Júnior, o prefeito Paulo Roberto chega a 86,4% dos votos válidos, seguido pelo deputado Aglailson Victor, que tem 11,1%. André Carvalho fica com 2,5%. 

No cenário 2, que foram apresentados os nomes dos possíveis candidatos sem Socorrinho da Apami, o prefeito Paulo Roberto sobe para 83,2% dos votos válidos, enquanto o ex-prefeito Aglailson Júnior cresce para 12,2% e André Carvalho vai a 4,6%. 

No primeiro cenário estimulado apresentado aos eleitores, o prefeito Paulo Roberto chega a 78,9% dos votos válidos, seguido de 10,4% do ex-prefeito Aglailson Júnior. Já Socorrinho tem 8,3% dos válidos, configurando um empate técnico com o ex-prefeito. O vereador André Carvalho só tem 2.4%. 

No cenário espontâneo, em que o eleitor manifesta verbalmente o nome de quem gostaria votar para prefeito de Vitória de Santo Antão em 2024, sem nenhum estímulo, seis políticos foram mencionados, conforme pode ser visto abaixo:

Paulo Roberto: 45,2%
Aglailson Júnior: 2,1%
Aglailson Victor: 1,1%
Socorinho da Apami: 0,3%
Ana Queralvares: 0,2%
Elias: 0,2%
Brancos/Nulos: 7,9%
Não sabem (indecisos): 43,1%.

Desvendando o Teatro abre nova turma de formação teatral a partir de 8 de julho


A sétima turma propõe uma imersão completa na linguagem teatral, incluindo aulas sobre atuação, análise e escrita do texto dramático, elementos da cena, história do teatro, crítica teatral e produção cultural. O curso tem duração de seis meses e carga horária de 80 horas com direito a certificado. Ao final do curso é realizada a montagem de um espetáculo. O curso é voltado para pessoas com ou sem experiência com teatro, desde que sejam maiores de 16 anos. 

O Desvendando o Teatro é um projeto do grupo Teatro do Amanhã que atua na cena teatral pernambucana com criação de espetáculo, pesquisa e formação cênica. As aulas acontecem na sede do grupo na Boa Vista (Rua Gervásio Pires, 234, Sala 1003, 10º Andar) todos os sábados de 9h às 12h. A Matrícula custa 50 reais e as mensalidades 120 reais. 

O Curso é ministrado por Rodrigo Hermínio, Fundador do grupo, que é mestrando em Artes Cênicas pela UNIRIO e licenciado em Teatro pela UFPE, é ator diretor, dramaturgo e professor de teatro. 

A turma V do Desvendando o Teatro realiza sua montagem neste final de semana com a peça O Apocalipse Segundo Domingos de Oliveira que será no dia 1 e 2 de julho às 19h no Teatro Hermilo Borba Filho. Ingressos a partir de 15 reais vendidos na bilheteria ou no site www.sympla.com.br/teatrodoamanha

SERVIÇO
DESVENDANDO O  TEATRO
Dias e horário: Julho a Dezembro, sábados das 9h às 12h.
Local: Rua Gervásio Pires 234, sala 1003, 10º Andar, Boa Vista, Recife - PE (Ao lado da Farmácia Roval)
Matrícula: R$50
(Pagamentos via Pix, Cartão ou Boleto)
Investimento Mensal: R$120
 Inscrições no Formulário:
https://forms.gle/WkFEajXyYp83XQ8H8

CPI do Milho fará primeiras convocações para depoimentos


Nesta segunda-feira (26) a CPI do Milho, que investiga o desaparecimento de mais de uma tonelada de sementes em Santa Cruz do Capibaribe, voltou a se reunir na Câmara de Vereadores e deliberou a respeito das primeiras pessoas que serão convocadas para darem depoimento a respeito do desfalque das sementes de milho e sorgo que deveriam ter sido destinadas aos produtores rurais do município.

Em comum acordo, o presidente da comissão, vereador Nailson Ramos, o relator, Capilé da Palestina e o secretário, Zé Boi (em substituição a Augusto Maia, que faltou à reunião alegando problemas de saúde), deliberaram que quatro pessoas devem ser convocadas para prestarem depoimentos a respeito do fato ocorrido no final de 2022.

Serão convocados os seguintes servidores da Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, citados na sindicância interna: Israel Moura de Lima (responsável pela coleta da mercadoria), Nerailson Marcolino Barbosa (motorista da prefeitura), Érica Torres Guimarães (supervisora de almoxarifado) e Flaviana Andrade (servidora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico).

23ª Fenearte oferece 14 oficinas gratuitas

A 23ª Fenearte vai oferecer 14 oficinas durante a sua realização no Centro de Convenções de Pernambuco, de 5 a 16 de julho. São todas gratuitas e abertas para quem tiver interesse em aprender ou aprimorar técnicas, práticas e processos.
 
Cada oficina terá duração de três horas e abrirá duas turmas por dia. Para participar, basta procurar a sala momentos antes do horário de início. Destaque para as oficinas que propõem a criação de peças a partir da reutilização de materiais, como a criação de ecojoias usando descarte; bordados com sacolas plásticas; e confecção de instrumentos percussivos a partir de sucata.

Estão na programação, também, oficinas de xilogravura, renascença, macramê e de cerâmica, em diálogo com o tema da Fenearte deste ano, Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos. A quantidade de vagas está condicionada à capacidade de cada sala e à proposta de cada oficina.

*23ª Fenearte* - A maior feira de artesanato da América Latina vai se instalar no Centro de Convenções de Pernambuco, de 5 a 16 de julho, com investimento de R$ 8 milhões e expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões. Mais de 5 mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de todo o Brasil e de diversos países, vão ocupar cerca de 25 mil metros quadrados do pavilhão do Cecon-PE. São esperadas 300 mil pessoas. A Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) / Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec); da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) / Secretaria Estadual de Turismo; e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) / Secretaria Estadual de Cultura (Secult).


*Programação – Oficinas Fenearte 2023*
Horários: de segunda a sexta-feira: 14h30 às 17h30 e 18h às 21h; sábado e domingo: 13h às 16h e 17h às 20h

05 a 10/07: 
“A arte do macramê para criação de biojoias com contas de cerâmica”, com Déborah Assunção;
“Reciclando no viés da música - confecção de instrumentos percussivos a partir de sucatas”, com Cleybson Bolão;
“A arte da renascença”, com Luzia Renascença;
“Upcycling fashion - oficina de bolsas de cangaceiro sustentáveis”, com Salamandra;
“A arte da xilogravura”, com Jennifer Lima;
“Faça seu próprio utilitário – modelagem manual e modelagem no torno”, com Ateliê Micaella Alcântara;

11 a 16/07: 
“Ecojoias, acessórios de moda: A criatividade no descarte impulsionando o empreendedorismo”, com Beth Cyrne;
“Reco-reco de bambu”, com Mestre Jorge Ferreira;
“Bordados com sacolas plásticas”, com Raphaelle Brito;
“Moda Upcycling: Bolsa em tricô sem agulha”, com Marina Prado;
“Boneco de mamulengo”, com Mestre Bila

09 a 12/07:
“Cerâmica para todos”, com Mestre Nena

13 a 16/07:
“Barro, som e poesia – produção de instrumentos musicais em argila”, com Mestre Nado

05 a 16/07:
Técnicas com linhas Pingouin

*Oficinas da 23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte)*
Quando: 5 a 16 de julho
Onde: Centro de Convenções de Pernambuco
Inscrições: Gratuitas e com limitação de acordo com à capacidade de cada sala e oficina


Empresas interessadas na PPP da Iluminação de Olinda entregam propostas nesta terça-feira


A Parceria Público Privada que vai mudar todo parque de iluminação de Olinda vai dar mais um passo nesta terça-feira (27.06), quando as empresas interessadas entregarão suas propostas na na sede da B3, a bolsa de valores brasileira, sediada em São Paulo, entre 9h e 12h.

As propostas serão abertas em sessão pública no dia 7 de julho, às 16h, no mesmo local. O modelo da licitação será pela concorrência para outorga de concessão administrativa para delegação dos serviços de iluminação pública, incluídos a instalação, melhoramento, desenvolvimento, modernização, expansão, eficiência energética, operação e manutenção em todo parque de iluminação.

Serão modernizados mais de 26 mil pontos de iluminação pública no Município, com a implementação de lâmpadas de LED, com tecnologia mais sustentável e eficiente, promovendo uma economia no consumo de energia de 67% e redução na emissão anual de 1.000 toneladas de CO2.

A PPP também contempla a instalação de projetos de iluminação especial em locais de grande relevância histórica e cultural, como a Biblioteca Pública de Olinda, a Igreja da Misericórdia, o Catedral da Sé, além da implantação de um Centro de Controle Operacional para gestão em tempo real do parque de iluminação pública da cidade, que traz em conjunto diversos canais de atendimento para a população, como uma central telefônica 0800, atendimento presencial, site na internet e aplicativo para celular.

Durante os 13 anos do Contrato, serão investidos cerca de R$ 31 milhões pelo parceiro privado, com benefícios diretos para mais de 394 mil habitantes, promovendo um melhor aproveitamento de espaços públicos à noite, principalmente em locais históricos do Município. Tudo isso vai trazer uma melhor estrutura para o centro urbano e mais segurança para a população, melhorando os serviços prestados além de promover economia aos cofres públicos.

A Prefeitura de Olinda será responsável pela gestão do contrato, assegurando que o projeto atenda às particularidades e demandas da população.

O projeto foi desenvolvido com assessoria técnica da CAIXA e apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e da Casa Civil. Os estudos ainda contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial. A modelagem deste projeto também contou com a assessoria da EY e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados.

Imprensa Olinda

Passarela Fenearte vai desfilar criatividade artesanal e talentos diversos


A Fenearte chega à sua 23ª edição abrindo espaço para a produção de moda autoral pernambucana e sua intersecção com o artesanato. É essa a tônica da Passarela Fenearte, que vai levar para o Centro de Convenções de Pernambuco oito dias de desfiles sintonizados ao tema deste ano: “Loiceiros de Pernambuco - Arte da Terra, Poesia das Mãos". Trabalhos com barro, umbuzeiro, búzios, coco, algodão e rami serão destaques nos desfiles, que vão acontecer de sábado a sábado, entre os dias 8 e 15 de julho, sendo dois por dia, às 18h e às 20h.

Com curadoria e coordenação da produtora Tatty Queiroz e da produtora de moda e artista plástica Andrea Tom, a Passarela Fenearte vai ter programação inaugural no primeiro sábado da feira, dia 8/7. A partir das 19h, a Loja de Moda Autoral de Pernambuco - Mape vai apresentar peças em tons de barro cru e suas nuances, produzidas por algumas das 86 marcas que a compõem. "É nossa premissa trazer algum elemento artesanal nos looks. Nosso objetivo é valorizar a produção local, fazer essa cadeia girar e mostrar como a experiência é enriquecida com a inserção do artesanato na moda", explica Andréa Tom.

Neste ano, a Passarela Fenearte traz como estilista convidada Babi Jácome. A pernambucana se vale de processos artesanais como um fazer artístico de cura. Ao trabalhar em seu acervo pessoal de roupas, usando técnicas de upcycling, Babi transmuta peças antigas em histórias sobre tabus, traumas, prazeres e vivências das ‘mulheridades’. Ela mostrará suas criações no segundo dia de desfiles (9/7, domingo), às 20h, após o desfile das Quilombolas de Conceição das Crioulas (Salgueiro- PE).

Trabalhos sociais e jovens talentos em formação nos cursos de moda de instituições pernambucanas completam a grade da Passarela Fenearte, que, além de pensar o atravessamento da arte na moda, tem o propósito de fomentar a Economia Criativa e abrir espaço para jovens profissionais.

Ao longo da semana, também serão desfiladas pela passarela peças desenvolvidas por estudantes de moda da UFPE CAA, UNIFBV, Unifavip, Senai Caruaru, Senai Paulista, Faculdade Senac Recife e Caruaru, GRAU Profissionalizante; além da comunidade Quilombola de São Lourenço (Goiana-PE) e de projetos ligados à Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco: Arte da Terra, Mestra Lalá, Ceame, Café com Arte, Mulheres Quilombar e Centro Mangue.

23ª Fenearte - A maior feira de artesanato da América Latina vai se instalar no Centro de Convenções de Pernambuco, de 5 a 16 de julho, com investimento de R$ 8 milhões e expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões. Mais de 5 mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de todo o Brasil e de diversos países, vão ocupar cerca de 25 mil metros quadrados do pavilhão do Cecon-PE. São esperadas 300 mil pessoas. A Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) / Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec); da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) / Secretaria Estadual de Turismo; e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) / Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

*Programação – Passarela Fenearte*
Sábado (08/07)
19h - Loja de Moda Autoral de Pernambuco - MAPE 

Domingo (09/07)
18h - Quilombolas de Conceição das Crioulas (Salgueiro - PE)
20h - Babi Jácome 

Segunda-feira (10/07)
18h - Unifavip
20h - GRAUP Profissionalizante

Terça-feira (11/07)
18h - UNIFBV 
20h - Senai Caruaru

Quarta-feira (12/07)
18h - UFPE CAA 
20h - Senai Paulista

Quinta-feira (13/07)
18h - Secretaria da Mulher de Pernambuco apresenta Ceame, com acessórios Café com Arte/Centro Mangue 
20h - Secretaria da Mulher de Pernambuco apresenta Mestra Lalá, com acessórios Café com Arte/Centro Mangue 

Sexta-feira (14/07)
18h - Secretaria da Mulher de Pernambuco apresenta Arte da Terra, com acessórios Café com Arte e Mulheres Quilombar
20h - Faculdade Senac Recife

Sábado (15/07)
18h - Faculdade Senac Caruaru
20h - Quilombolas de São Lourenço