sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Moisés Navarro grava clipe em João Pessoa

O cantor e compositor mineiro Moisés Navarro aproveitou suas férias em João Pessoa (PB) para gravar seu novo clipe autoral “Mar e Montanhas”. O cenário escolhido foi um dos cartões postais do local, a praia de Jacarapé. O público poderá conferir o resultado deste trabalho em breve, em sua página oficial do YouTube, já o single estará disponível em todas as plataformas digitais.


Neste novo trabalho, a canção conta com a participação especial do percussionista Léo Mucuri, que possui mais de 20 anos de carreira, e é conhecido por trabalhar com diversos cantores consagrados como: Anitta, Jorge Vercillo, entre outros mais.

Moisés Navarro ainda guarda uma surpresa para seus fãs e admiradores: uma segunda parte e finalização, com registros no audiovisual das belas montanhas de Minas Gerais (BH).

Suape ganha mais segurança e agilidade nas operações com sistema desenvolvido em parceria com o CESAR


O Complexo Industrial Portuário de Suape e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) anunciam a entrega da primeira solução (um “MVP”, Produto Mínimo Viável) desenvolvida pela entidade que permitirá ao atracadouro pernambucano integração e mais agilidade nas operações de cargas. O TOS (Terminal Operating System, Sistema de Operação de Terminal, em tradução livre) coloca o porto como pioneiro em um cenário digital no setor e traz maior conexão com a comunidade portuária. O CESAR é uma instituição que forma profissionais e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais.

A parceria tem por finalidade promover a digitalização dos processos do porto, sendo fundamental para a operação se tornar mais ágil e eficiente e se conectar em tempo real aos agentes portuários envolvidos nas movimentações de Suape. Dessa forma, o centro de estudos buscou criar um sistema que unificasse toda a comunicação, para que essa deixasse de ser analógica e/ou pulverizada, em um sistema semelhante ao que portos da Europa utilizam para agilizar as atividades dos navios, de operadores e demais agentes, além da tomada de decisão no terminal de contêineres e de órgãos regulatórios, a exemplo da Receita Federal. 

O TOS chega para ajudar Suape a agilizar as operações e reduzir eventuais trabalhos manuais. A versão do sistema já vem integrada  ao “Porto Sem Papel” (PSP), criado pelo Governo Federal para tornar a gestão do setor mais ágil na entrada e saída dos navios. É a primeira vez que um sistema se integra a essa plataforma da União. Esse pioneirismo motivou a Secretaria Nacional dos Portos a convidar Suape para retratar essa experiência em uma das sessões do Seminário do PSP, realizado, recentemente, em Brasília. O objetivo do encontro foi inspirar e apresentar aos participantes como se deu os primeiros passos para a implantação do PSP, a fim de incentivar os demais portos rumo à transformação digital.

Informações antes concentradas em e-mails, mensagens de WhatsApp ou planilhas, por exemplo, estarão todas unificadas no sistema, que terá cinco módulos operacionais, contendo todo o quadro de manobras do porto e a programação de atracação e desatracação dos navios, auxiliando nas decisões de todos envolvidos nas operações. O CESAR pretende seguir provendo soluções para o setor portuário, focadas tanto no TOS como no chamado PCS (Port Comunity System, Sistema Comunitário Portuário, em tradução livre) em todo o Brasil.

OTIMIZAÇÃO  

“Nosso objetivo é otimizar toda a complexidade que envolve a operação de Suape. Desde informações sobre quando e quantos navios de carga estão chegando, passando por entender os tipos de carga que transportam – líquida, sólida, contêiner ou outras – e que necessidades exigirão: alinhamento de atracação, programação de carga/descarga , bem como o próprio controle e monitoramento da operação e armazenamento”, explica Adriano Gomes, Gestor de Projetos do CESAR. “Será possível estar mais preparado para acelerar as operações e transações portuárias, o que se refletirá em mais agilidade. Ganha o porto em eficiência, com mais janelas para o uso do espaço, e os próprios operadores, pois atuarão com mais rapidez e eficiência”, comenta Adriano.

Para o diretor-presidente de Suape, Francisco Martins, o TOS vai gerar nova dinâmica na movimentação portuária, pois trata-se de uma ferramenta que agilizará os processos de atracação e desatracação no porto, otimizando a entrada e saída de navios. “Além de melhorar e facilitar o trabalho e gerar benefícios para os atores envolvidos, a plataforma aumentará o faturamento com o maior volume de navios em operação. Os produtos gerados com o CESAR serão patenteados e a estatal será, além de referência em porto e complexo industrial, exemplo nacional em termos de inovação nesse modal marítimo de cargas", enfatiza.

MÓDULOS

O TOS traz cinco módulos de operação. O primeiro, módulo Marítimo e de Operações, proporciona atualização em tempo real, informando quantos navios estão chegando e em qual horário. Isso impacta na operação, que estará preparada para gerir o carregamento ou descarregamento da carga, além de dar o panorama completo sobre o tipo de mercadoria com a qual Suape está lidando e que órgãos responsáveis precisarão fazer a notificação.

Já o módulo de Faturamento reflete as transações, focando nos serviços que precisam ser faturados. O Estatístico trata da análise de dados, permitindo a consolidação da operação, desde a parte marítima (chegada e/ou saída de navios) até o reporte para órgãos responsáveis. O módulo de Armazenagem é o apoio em relação à capacidade de receber determinada carga, o entendimento se ela será estocada de imediato ou se precisará aguardar a liberação de espaço para atracar.

Imprensa Suape.

Novas oficinas gratuitas são ofertadas para mulheres caruaruenses

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), realizará oficinas gratuitas voltadas para o público feminino. A oficina de Esmaltação acontecerá no Residencial Luiz Bezerra Torres e a de Laços para Cabelos, será oferecida no Alto do Moura. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por links ou presencialmente na sede da SPM, localizada na rua dos Expedicionários, 30, Centro (ao lado do Banco do Brasil). 



A oficina de Esmaltação será realizada de 23 a 27 de janeiro, das 9 às 10h, no Núcleo Integrado da Prefeitura, situado na primeira praça do Residencial Luiz Bezerra Torres. Já a oficina de confecção de Laços de Cabelo, ocorrerá do dia 30 de janeiro ao dia 03 de fevereiro, das 14h às 16h, no Espaço Cultural Flor do Barro, localizado na rua Mestre Vitalino, 227, Alto do Moura. 



As oficinas têm o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino, a autonomia econômica e a geração de renda. Com isso, visa promover o empoderamento feminino na afirmação, visibilidade e valorização da mulher.



Serviço:

Oficina de Esmaltação

Data: 23 a 27 de janeiro

Horário: 9h às 10h (Turno da Manhã)

Local: Núcleo Integrado da Prefeitura (primeira praça do Residencial Luiz Bezerra Torres)

Vagas Limitadas: 20 

Link da inscrição: https://forms.gle/WVpunZdo95jctR428


Oficina de Laços para Cabelos

Data: 30 de janeiro a 03 de fevereiro 

Horário: 14h às 16h 

Local: Espaço Cultural Flor do Barro (Rua Mestre Vitalino, 227 - Alto do Moura)

Vagas Limitadas: 15 (seleção ocorre por ordem de inscrição)

Certificação: 4 C/H

Link da inscrição: https://forms.gle/u5un4KxF5SnC46CE9

Outras informações: (81) 9.8384-2954.

Imprensa Caruaru

Artistas incorporam personagens da Paixão de Cristo

O elenco de artistas convidados para a temporada 2023 da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém esteve na cidade-teatro, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, a 180 km do Recife (PE), para participar das gravações dos filmes promocionais do espetáculo que acontecerá na Semana Santa, de 1º a 8 de abril de 2023.

 

Com atuações notáveis e trajando belos figurinos e adereços criados pela diretora de arte e figurinista Marina Pacheco, os artistas Klebber Toledo (Jesus), Luíza Tomé (Maria), Eriberto Leão (Pilatos), Nelson Freitas (Herodes) e Duda Reis (Herodíades) incorporaram os personagens de forma marcante diante das câmeras e sentiram um pouco da emoção que os aguarda nas apresentações que acontecerão nos palcos da cidade-teatro durante a semana Santa.

 

Enfrentando uma maratona de horas de gravações que quase sempre avançavam pela madrugada, a entrega dos atores e atrizes foi total, com cada um sempre procurando dar o melhor de si, não importado as longas sessões de maquiagem ou o número de vezes que as cenas tivessem que ser repetidas.

 

“A gente está mergulhando de cabeça para dar o melhor. Estou de coração aberto para exercer meu ofício, para entregar meu corpo, minha ferramenta de trabalho, para fazer um personagem gigantesco que eu tenho a sorte e a honra de interpretar”, disse Klebber Toledo.

 

Nos bastidores da produção foi mobilizada uma equipe de cerca de 40 profissionais incluindo maquiadores, câmeras, coordenadores, técnicos de luz e som e assistentes. No palco, além dos artistas convidados, atuaram os atores e atrizes pernambucanos Ricardo Mourão (Caifás), Marina Pacheco (Madalena) e Washington Machado (João), além de dezenas de figurantes.

 

As gravações, que tiveram a direção do cineasta Eduardo Morotó, servirão de base para três versões do filme de divulgação que têm a assinatura da produtora Virtual Recife Produções. “Há muito tempo, eu não vejo uma entrega tão competente de uma equipe de audiovisual como vocês”, disse o veterano ator Nelson Freitas, ao final das gravações.

 

Segundo Eduardo Morotó, os filmes deste ano terão uma pegada mais épica. “Estamos focando na parte mais dramática, mas também com muita ação e cenas eletrizantes com muitos figurantes. Vocês podem esperar muita emoção”, disse o diretor que há oito anos dirige os filmes promocionais da Paixão de Cristo.

 

Os ingressos da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém já estão à venda pelo site oficial www.novajerusalem.com.br. Temporariamente, as entradas podem ser adquiridas antecipadamente por preços promocionais: R$ 110,00, a inteira, e R$ 55,00 reais a meia entrada em até 12 vezes nos cartões. A promoção especial de ingressos irá até o dia 28 de fevereiro ou até durar o estoque.

CAPS infantil do Paulista realiza encontro com responsáveis pelos pacientes para impulsionar o atendimento ofertado



A equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) infantil do Paulista realizou uma reunião durante esta semana, com o objetivo de escutar e atender a demanda solicitada pelas mães dos pacientes em processos terapêuticos. 


No encontro, foi possível esclarecer as dúvidas das mães sobre o tratamento das crianças, além de reorganizar o processo de trabalho do CAPS infantil. Agora, em situações de crise, os atendimentos serão realizados no CAPS. Quando não precisarem mais da assistência direcionada, serão encaminhadas para os centros especializados ou para os ambulatórios, para que os devidos cuidados sejam tomados.

Imprensa Paulista PE 

Votação de homenageados do Carnaval de Olinda segue no Shopping Patteo

A votação para a escolha dos homenageados do Carnaval 2023 de Olinda segue a todo vapor durante o fim de semana. A partir deste sábado (21), o totem itinerante estará na Praça de Alimentação do Shopping Patteo, no bairro de Casa Caiada. Os homenageados serão escolhidos através de votação popular. O equipamento estará à disposição do público das 10h às 17h no domingo (22), segunda (23) e terça-feira (24).


São duas categorias – vivos e in memoriam – com cinco candidatos cada uma. O resultado será divulgado na quarta-feira (25). A votação também pode ser feita até às 23h59 da terça-feira, no site da Prefeitura de Olinda. O perfil dos candidatos está disponível do portal da gestão municipal.



 

CANDIDATOS PARA HOMENAGEADOS (EM VIDA)

 

- Maestro Oséas (Músico e Arranjador)

- Dona Glorinha do Coco (Cantora)

- Mestre Tonho das Olindas (Passista e dançarino)

- Seu Abílio (Velho do Cariri)

- Rogério Rangel (Cantor)

 

CANDIDATOS PARA HOMENAGEADOS (IN MEMORIAM)

 

- Guitinho da Xambá (Cantor e ativista cultural) - foto

- Porquinho (Porta Estandarte)

- Zé da Macuca (Fundador do Boi da Macuca)

- Pedro Sapateiro (primeiro porta-estandarte da Troça Carnavalesca Ceroulas de Olinda)

- Dona Janete (Maracatu Leão Coroado)


Três em cada 10 famílias pernambucanas estão inadimplentes, segundo a Fecomércio-PE

O levantamento da CNC em dezembro, sobre o perfil de endividamento dos brasileiros, revelou um forte avanço da proporção de endividados e inadimplentes nos últimos anos, refletindo uma sequência de fatos da conjuntura econômica nacional, agravados pelas condições impostas pela pandemia e pelos reflexos globais do conflito bélico na Europa.

O endividamento das famílias tem sido pauta assídua no noticiário econômico desde o segundo semestre do ano passado. Ele tolhe o poder de compra e o crescimento da economia, levando a um desempenho tímido no varejo e na indústria. Instituições, como a CNC, que acompanham a situação e a percepção dos brasileiros quanto ao assunto apontam o aumento na buscam por crédito e o avanço na inadimplência como síntese de uma trajetória iniciada com a pandemia em 2020 e que impõe desafio relevante para o início do novo governo em 2023.

A tendência ao endividamento e inadimplência ainda reflete o período mais grave da pandemia, em que foram necessárias medidas para conter a disseminação do coronavírus. O trajeto, desde então, foi de queda na renda do trabalho, compensada de forma descontinuada pelo auxílio emergencial, seguida de uma maior busca por crédito – seja para compor a renda emergencial ou para iniciativas empreendedoras dos que perderam o trabalho –, cujo custo aumentou substancialmente à medida que o Banco Central ajustou a taxa básica de juros (Selic) – a qual era de 2,00% a.a. em 2020 e atualmente se encontra no patamar de 13,75% a.a. – como mecanismo para conter a inflação.

Segundo a pesquisa, medida pela média anual, a proporção de famílias que se declaram endividadas no Brasil avançou pouco mais que 14 pontos percentuais de 2019 a 2022, saindo de 63,6% para 77,9%. Esse movimento reverteu uma tendência de queda que se observava desde 2013, quando era de 62,5%, chegando a 60,3% em 2018.

Segundo o recorte local realizado pela Fecomércio-PE, no estado de Pernambuco, a trajetória foi semelhante, com uma queda relativamente mais acentuada entre 2014 e 2018 (de 73,0% para 64,6%), mas também um avanço recente bem mais acelerado que o observado na média nacional, chegando a 81,0% em 2022.

Em ambos os casos – Brasil e Pernambuco – trata-se de uma média recorde na série histórica da pesquisa.

A proporção de inadimplentes, por sua vez, também avançou consideravelmente no Brasil em 2022, quando aproximadamente três a cada dez se encontraram com algum pagamento ou compromisso financeiro atrasado.

Em Pernambuco, a proporção alcançou efetivamente a marca de 3 em cada 10 famílias, patamar que se mantém desde o ano de 2020, impactando sobretudo a perspectiva de consumo entre as famílias de mais baixa renda, com até dois salários mínimos mensais.

Para essa situação, corroborou sobretudo o avanço persistente dos preços em itens de despesa doméstica mais essenciais, aos quais as famílias de baixa renda são mais sensíveis – como alimentos (alta de +13,23% no ano) e bebidas (+11,45%), materiais de higiene (+16,69%) e limpeza (+19,49%) e produtos farmacêuticos (+13,52%) –, que acumularam alta de preços muito acima da média geral (+5,79%) e pressionaram fortemente o orçamento, afetando a capacidade de honrar compromissos financeiros.

A essa situação somou-se o aumento frequente do custo do crédito, refletindo a subida acelerada da Selic, o que também dificulta o pagamento das dívidas em atraso. Nesse contexto, também preocupa o avanço paulatino do percentual de famílias sem condições de pagamento das dívidas em atraso, que em 2022 chegou a 10,7% no Brasil, mas se apresenta mais elevado em Pernambuco, onde saiu de 12,6% em 2019 para 15,2% no último ano.

Alegria e diversão nas ladeiras de Olinda marcam as prévias neste fim de semana

Faltando 28 dias para abertura do Carnaval 2023 em Olinda, as prévias no Sítio Histórico seguem animando moradores, foliões e turistas, aquecendo os tambores, baterias, o comércio e serviços da cidade. 

É o tempo de ajustes dos maracatus, afoxés, grupos percussivos, blocos e troças para a festa mais democrática do mundo. Para garantir o bem-estar dos foliões e artistas, a Prefeitura de Olinda, por meio das secretarias de Cultura, Mobilidade, Saúde, Controle Urbano, Guarda Municipal e Desenvolvimento Social, segue com serviços de ordenamento reforçados durante as prévias deste fim de semana. 

Confira abaixo a programação cultural e os serviços realizados pela Prefeitura neste sábado (21) e domingo (22) de prévias. 

Secretaria de Saúde de Olinda 

A Policlínica Barros Barreto, no Carmo, vai realizar atendimentos gratuitos aos domingos através de um posto especial de atendimento médico. O serviço pioneiro vai operar aos domingos, das 14h às 20h. A iniciativa fará o acolhimento de baixo risco aos foliões e, nos casos mais graves, prestar encaminhamento para os hospitais de referência.

O atendimento será realizado por uma equipe de profissionais qualificados, composta por médico, corpo de enfermagem e administrativo, bem como uma viatura do SAMU para remoção de pacientes. O posto terá todo o suporte de equipamentos para atendimentos de urgência.

Outro serviço de saúde será realizado em parceria com o Governo do Estado, a saúde de Olinda irá ofertar aos foliões o serviço gratuito de Testagem Rápida (HIV/Sífilis), além da distribuição de preservativos. Um ônibus estará estacionado em frente ao prédio da Prefeitura, na Rua de São Pedro, a partir das 14h. Além disso, a Vigilância Sanitária de Olinda vai intensificar a fiscalização de venda de alimentos. 

Secretaria de Mobilidade Urbana

A partir das 14h haverá controle de acesso em cinco pontos da Sítio Histórico, são eles: Ladeira da Sé, Rua 13 de Maio com a Rua Henrique Dias, Ladeira da Misericórdia, Rua do Bonfim com a Avenida Liberdade e 27 de Janeiro, além do reforço na fiscalização entre a Rua do Sol e Sigismundo Gonçalves. No mesmo horário será desativada a ciclofaixa, para evitar retenção para quem está chegando na cidade.

Um drone para monitorar veículos estacionados de forma irregular, atrapalhando a passagem dos blocos e de pessoas. As imagens serão compartilhadas com as demais secretarias visando ampliar a assertividade das ações, durante o período de realização da festa.

Controle Urbano 

Mais de 100 profissionais, entre agentes, fiscais, e defesa civil estarão atuando no reforço para controle para troca de garrafas de vidro por recipientes descartáveis, orientações aos ambulantes. Para evitar acidentes com objetos perfurocortantes, está vetada a entrada de garrafas de vidro por parte dos foliões, bem como a venda proibida pelos comerciantes com estabelecimentos fixos e ambulantes. 

Neste fim de semana o controle urbano terá à disposição 1.300 garrafas plásticas e mil copos descartáveis para troca de garrafas de vidro. Sete pontos de trocas de garrafa de vidro por plástico estarão disponíveis nos acessos ao Sítio Histórico, são eles: sede da Prefeitura com a Rua 15 de novembro, Rua Bispo Coutinho com a São Francisco, Rua Treze de Maio com a Rua da Boa Hora, Rua do Amparo com a Rua da Bica, Avenida Liberdade com a Praça João Alfredo (Cais Bar), Largo do Amparo com a rua do Amparo e início da Avenida Liberdade com a Rua do Bonfim.

Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos 

Profissionais da secretaria e conselheiros tutelares irão intensificar a fiscalização de trabalho infantil, vulnerabilidade social e consumo de álcool por crianças e adolescentes. 

A novidade da pasta neste fim de semana é que para as crianças que precisarem de proteção neste contexto contarão com um espaço de acolhimento para os menores na Biblioteca Pública de Olinda, localizada na Avenida Liberdade, 100. Estarão atuando profissionais com ações preventivas de combate ao trabalho infantil, vulrabilidade social e junto com o conselho tutelar do município.

Escola Livre Redução de Danos - Fique Suave

Um espaço de acolhimento promovido pela Sociedade Civil oferecerá ações preventivas realizadas por redutores de danos, visando a distribuição de kits de redução, informativos, com orientações, terapias integrativas, e no local será possível tomar banho. 

O espaço fica na Rua 13 de Maio, nº 99, e será aberto de sábado a terça-feira, das 9h às 18h. Na prática, as pessoas que precisarem ou que precisem de ajuda, podem ir ao local. 

Após chegar no local, as pessoas serão acolhidas e encaminhadas para os serviços indicados para cada caso. O local conta com uma equipe de 50 pessoas. Para mais informações no número 81 99740.3512, falar com Ingrid Farias (co-fundadora do espaço).

Banheiros

A gestão está disponibilizando 54 cabines de banheiros químicos nos principais locais de concentração de foliões durante as prévias. Os sanitários estarão distribuídos no Carmo, ao lado Correios (próximo a parada de ônibus), Fortim do Queijo, rua Porto Seguro (ao lado da Venda de Seu Biu), Praça do Carmo (dentro da praça), Ribeira (no beco em frente ao Mercado), Largo do Amparo (ao lado da igreja) e no Alto da Sé em dois locais, (na subida da ladeira da Sé e no estacionamento da Academia Santa Gertrudes).


Confira a programação cultural das prévias deste fim de semana. 21 e 22, no Sítio Histórico de Olinda


SÁBADO 21 DE JANEIRO

Ensaio e Oficina - Ponto de Cultura Bata kossô, na rua do Piza, Santa Tereza, às 16h

Ensaio - Bloco Alafiá Mercado da Ribeira, na Praça Laura Nigro às 19h 

Ensaio - Afoxé Oyá Alaxé, no Mercado da Ribeira às 15h

Cortejo - Maracatu Nação Maracambuco, concentração no Mercado Ribeira às 16h 

Cortejo - Os Serrotes, concentração no Manny Deck, às 17h

Cortejo - TCM Se Eu Flopar Me Beija Sede, concentração no Preto Velho (Alto Da Sé), às 14h

Cortejo - Bloco Tô A Toa Sede, concentração na sede Afoxé Alafin Oyó (Rua Do Sol, N° 284, às 13h

Ensaio - Baquetando Bloco Percussivo, concentração na Praça Maxambomba, às 15h

Ensaio - Clube Carnavalesco Marim dos Caetés, na Orquestra Henrique Dias, às 15h


DOMINGO 22 DE JANEIRO

Cortejo - Gang 90 Espaço, no Multicultural Sombatuki, às 12h 

Evento - Tcm John Travolta, no Clube Atlântico De Olinda, às 12h 

Cortejo - T.C.M John Travolta, Concentração No Clube Atlântico De Olinda, Às 18h

Cortejo - Grupo Percussivo Kangoma, concentração em Frente a Prefeitura de Olinda, às 15h30

Cortejo - Grupo Batadoní, concentração na esquina da Praça da Abolição, às 15h30

Cortejo - Pitombeira, concentração na sede da Pitombeira (Rua 27 De Janeiro), às 14h 

Cortejo - Tcm Os Gaiatos, concentração Rua do Sol, às 14h

Ensaio - Maracatu Atômico, no bairro do Umuarama, Bar Do Seu Nivaldo, às 14h 

Ensaio - Grupo Tambores D`Saia na Praça Maxambomba, 15h 

Ensaio - Fábrica De Samba Praça, em frente à Prefeitura De Olinda, às 14h 

Ensaio - Grêmio Recreativo Escola De Samba D'breck, na Praça Do Baobá (Em Frente Ao Fortim Do Queijo), às 15h

Ensaio - Sambadeiras, no Centro De Cultura Luiz Freire, às 14h 

Ensaio - Sombatuki, na rua rua Treze De Maio, 117, Varadouro, às 12h

Imprensa Olinda

Milton Coelho será mais um nome do PSB de Pernambuco no time de Lula e Alckmin

Mais um membro do PSB de Pernambuco passa a contribuir com a gestão do presidente Lula (PT) no Governo Federal. Nesta sexta (20), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, anunciou o deputado federal Milton Coelho (PSB) como novo secretário de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedorismo da pasta.

 

Em sua mensagem de boas-vindas, Alckmin realçou o currículo de Milton Coelho, que já foi vice-prefeito do Recife e secretário estadual nas gestões dos ex-governadores Eduardo Campos e Paulo Câmara (PSB). Em 2021, após a eleição do então deputado federal João Campos (PSB) como prefeito do Recife, Milton assumiu a vaga como parlamentar na Câmara dos Deputados.

 

“Hoje recebemos esse importante anúncio que me deixa muito orgulhoso e honrado. Uma missão importante e para a qual darei tudo de mim. Obrigado ao vice-presidente Geraldo Alckmin pela confiança”, declarou Milton, nas redes sociais.

Assessoria de Imprensa 

Edital '100 anos de Darcy Ribeiro' divulga resultado e abre exposição na segunda, 23, às 14h, em evento aberto ao público, na Biblioteca Parque Estadual

O resultado do Edital 100 anos Darcy Ribeiro - da Muriqui Cultural, de Luiza Carino, em coprodução com a Zucca Produções, de Julio Zucca - será divulgado nesta segunda, 23 de janeiro, às 14h, no auditório da Biblioteca Parque Estadual. Depois da cerimônia, haverá a inauguração oficial de uma exposição sobre o centenário do antropólogo, educador e indigenista que tanto contribuiu para a nação brasileira. Será uma oportunidade única de visitar a mostra sem agendamento. O Edital tem apoio do Oi Futuro e patrocínio da Oi com uso da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei do ICMS.

Ao todo, o júri recebeu e avaliou 191 propostas criativas de produtores culturais fluminenses, todas envolvendo a figura, a vida e a obra de Darcy. Os critérios para a escolha dos cinco contemplados que receberão R$ 50 mil para efetivar os seus projetos foram muitos: importância, originalidade, conceitos utilizados, experiência e qualificação dos profissionais, produtos ou eventos a serem gerados e a presença de mulheres, pessoas negras, indígenas, pessoas com deficiência e integrantes da comunidade LGBTQIA+ na equipe.

"A avaliação e análise destas propostas foi uma tarefa árdua, ao mesmo tempo emocionante e muito recompensadora. Só de perceber o quanto este Edital estimulou fazedores de cultura de todos os cantos do Estado do Rio de Janeiro a pensarem projetos envolvendo Darcy Ribeiro, pesquisando a sua obra, ressaltando seus feitos e enaltecendo suas ideias e pensamentos (e contando tudo isso em vídeos inspiradores que enviaram para a comissão), já começamos a nos sentir com o dever cumprido com relação aos objetivos que nos propusemos dentro do nosso projeto cultural", afirma Julio Zucca.

Darcy inspirou uma variedade de projetos

Luiza Carino está admirada com a variedade de propostas. Muitas peças, livros, filmes, shows, podcasts, sites, exposições, intervenções, oficinas, espetáculos de diversas naturezas, entre muitas outras áreas da chamada indústria criativa, foram inscritas no Edital 100 anos Darcy Ribeiro. Ao todo, este projeto destinará R$ 250 mil para empreendedores culturais do Estado do Rio de Janeiro.

"E como tem gente boa, capacitada e com vontade de fazer cultura no Estado do Rio! O resultado nos surpreendeu muito. Não que duvidássemos da capacidade empreendedora e da criatividade do povo fluminense, mas, em termos de edital, não foi uma chamada usual, onde as produtoras poderiam aproveitar os projetos que já estivessem desenvolvendo para tentar captar recursos. Foi dado um tema, um recorte, que era falar de Darcy Ribeiro e inscrever uma proposta em um mês. O resultado foi uma explosão criativa de ideias, todas reverenciando nosso grande intelectual!", exulta Luiza.

Nova exposição apresenta cronologia de Darcy

A exposição "100 anos Darcy Ribeiro" ficará em cartaz de 22 de janeiro a 3 de março, na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec), que fica no segundo andar da Biblioteca Parque Estadual, em uma instalação inédita que foi criada por Matheus Amorim e incorporada às festividades em torno do polivalente Darcy. Em formato circular e com 24 quadros, a estrutura de ferro receberá uma linha do tempo cronológica com texto biográfico e fotografias de momentos de destaque na trajetória do homenageado. Uma TV transmitirá extratos do Quarup, uma homenagem indígena póstuma recebida por Darcy, com curadoria de Milton Guran, o criador e responsável pelo FotoRio, maior evento de fotografia da cidade desde 2003. A entrada é gratuita.

"Procurei estudar como fazer uma arquitetura que destacasse e unisse o caráter didático de Darcy dentro de um projeto arquitetônico. Foi assim que surgiu a ideia da galeria em homenagem. Em conjunto com a Hélice, a empresa parceira que construiu a obra, imaginamos um projeto que deixasse claro ao público, de forma quase pedagógica, como ela foi feita. Ao circular a estrutura, o público observará desde como ela se prende à viga até como ela é tensionada pelo peso de concreto, não escondendo a forma em que foi feita. A parte expositiva em si é um grande suporte de chapa perfurada onde os quadros são facilmente aparafusados e podem ganhar a conformação que o expositor achar melhor", explica Matheus Amorim, o jovem arquiteto, formado pela PUC-Rio em 2021 e colaborador do AIA Estúdio.

Serviço da visitação à mostra

DATA: Evento - Resultado do Edital 100 anos Darcy - às 14h.

Depois da cerimônia, haverá a inauguração oficial de uma exposição sobre o centenário do antropólogo, educador e indigenista que tanto contribuiu para a nação brasileira.

LOCAL: Biblioteca Parque Estadual - Rua Presidente Vargas, 1261, Centro

VISITAÇÃO: De 23 de janeiro a 3 de março

OBS:Será incluída na visita guiada às dependências da Biblioteca Parque Estadual. Para participar da visita guiada, basta solicitar no balcão de atendimento da BPE ou agendar com antecedência através do e-mail (agendavisitabpe@cultura.rj.gov.br) ou pelo telefone (21) 2216-8501. Os horários disponíveis são: de segunda a sexta, às 11h, às 14h e às 16h.

No começo de 2023, confiança do empresário da indústria começa com o pé no freio

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Pernambuco deu sinais de estremecimento no começo deste ano. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), em janeiro a percepção recuou 2,7 pontos e atingiu 54,8 pontos. Apesar do resultado se encontrar no cenário positivo, essa é a terceira queda consecutiva e tem a ver com as incertezas com relação ao novo cenário político.  

Segundo o economista da FIEPE, Cézar Andrade, é natural que a cada transição de governo esse índice apresente alguma oscilação. “Desta vez, não foi diferente. Se analisarmos os dados mais profundamente, observamos que o índice relacionado ao Brasil foi o que mais despencou, na comparação com os dados do Nordeste e de Pernambuco”, disse.  

No levantamento da FIEPE, o Brasil registrou 48,6 pontos, enquanto o Nordeste chegou aos 52,6 pontos em janeiro deste ano. Já no mesmo mês de 2022, a conjuntura demonstrava outra realidade: o País pontuava 55,9 pontos e o Nordeste 56,3 pontos, resultados bem acima do quadro otimista. “Isso faz com que os empresários fiquem mais reticentes quanto aos investimentos e observem mais como as pautas prioritárias do setor produtivo vão se desenrolar daqui para a frente”, comentou.  

O que puxou o indicador para baixo foi o índice de ‘Condições Atuais’, que capta a avaliação dos empresários da indústria sobre a situação corrente dos negócios. Neste mês, ele recuou 3,6 pontos e voltou para o cenário de pessimismo, atingindo 49,8 pontos (abaixo dos 50 pontos). Em comparação com o mesmo período do ano passado, quando marcou 51,6, o índice recuou 1,8 ponto.  

Para Andrade, o ICEI de janeiro é um termômetro do que está acontecendo neste momento com a cadeia produtiva e, no decorrer do ano, esse indicativo pode mudar e apresentar novos rumos para a economia. É o que mostra o Índice de Expectativas dos empresários.  

No acompanhamento dos últimos meses, de maneira geral, tem sido esse indicador que tem elevado a confiança do empresário industrial de Pernambuco, visto que tem permanecido bem acima dos 50 pontos. No mês em questão, no entanto, este índice caiu 1,2 ponto, passando de 59,5 para 58,3 pontos, mas segue acima da linha divisória de 50 pontos, revelando moderação no otimismo dos empresários locais para os próximos seis meses.  

Sistema FIEPE - Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além da FIEPE – que realiza a defesa de interesse do setor produtivo – conta ainda com o SESI, o SENAI e o IEL. Pelo SESI-PE, são oferecidos serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral. O SENAI-PE, além de formação profissional, atua em metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios. 

Imprensa FIEPE


Unit-PE abre inscrições para bolsas de estudo de até 100% em graduações


O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) - integrante do Grupo Tiradentes - está com inscrições abertas para a seleção de bolsas de estudos de até 100% para dez cursos da graduação. Todos têm turmas nos turnos da manhã e da noite e as vagas serão disponibilizadas para o período 2023-1. São eles: Administração, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, além dos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Estética e Cosmética. 

Os interessados em concorrer podem se inscrever gratuitamente no Vestibular de Bolsas, até o próximo dia 02 de fevereiro, no site: https://www.unit.br/bolsas. O edital completo também está disponível no endereço eletrônico.

Provas e resultados

As provas serão realizadas nos próximos dias 4 e 5 de fevereiro e sua aplicação será on-line, em link a ser disponibilizado. Elas podem ser respondidas pelo candidato em qualquer horário, dentro do período entre a 0h do dia 4 e às 23h59 do dia 5, e com prazo máximo de quatro horas. O exame terá 60 questões objetivas sobre todo o conteúdo do Ensino Médio, mais a redação. A previsão é de que o resultado seja divulgado até o dia 9 de fevereiro, dia em que começa o prazo para os aprovados fazerem suas matrículas. 


Principais eventos culturais da cidade agora estão disponíveis no portal Conecta Recife

Com o objetivo de facilitar a relação das pessoas com a cidade, o portal de serviços da Prefeitura do Recife, o Conecta Recife, conta com a publicação da programação cultural da cidade. Agora, além de contar com a publicação dos eventos promovidos por secretarias e órgãos municipais, é possível conferir as atrações privadas na seção ‘eventos’ ao final da página principal do portal (https://conecta.recife.pe.gov.br/). A estrutura e o modelo do site foi desenvolvido pela Secretaria Executiva de Transformação Digital e pela Empresa Municipal de Informática (Emprel). 


Criado para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos municipais, o Conecta Recife vem se consolidando como um grande hub digital da Prefeitura do Recife. Com apenas três cliques, é possível acessar qualquer serviço municipal. “Além de ser uma plataforma que visa simplificar a relação das pessoas com a cidade, o nosso portal de serviços permite a inclusão de novas funcionalidades. Exatamente por isso, por ser um ambiente flexível, é que foi possível incluir mais uma novidade no nosso portal. Quem é da cidade ou que chega no Recife a passeio agora conta com a inclusão de eventos realizados por outras instituições, empresas e companhias na seção eventos”, explica o diretor de tecnologia da prefeitura, Rafael Figueiredo. 


O Conecta Recife, lançado em 2022, foi criado para simplificar o acesso do cidadão aos mais de 500 serviços públicos municipais. Com um design mais simples e funcionalidades inteligentes, o portal tem uma navegação fluida, permitindo que o usuário encontre o que deseja com mais rapidez. Outro destaque é o serviço de busca inteligente, onde é possível pesquisar o serviço através do microfone que fica centralizado na página inicial. 

Imprensa Recife 

Muscle Mania chega a sua 9ª edição no Caruaru Shopping

O Caruaru Shopping realiza, neste sábado (21), mais uma edição do Muscle Mania. O campeonato, que é aberto ao público, acontece no Pavilhão de Eventos, a partir das 15h. Quem quiser assistir, basta levar dois quilos de alimento não perecível.

O Muscle Mania, que está na sua 9ª edição, é um evento para os apaixonados pelo mundo de fisiculturismo e musculação. Serão mais de 100 competidores, atletas com alta performance corporal, que serão avaliados de acordo com suas simetrias, muscularidades, tamanho, condicionamento, poses e apresentação no palco.

"O evento iniciará com apresentações de dança e, logo em seguida, terá a competição, dividida em 25 categorias, masculinas e femininas. Haverá ainda a entrega de troféus, medalhas, brindes e dinheiro para os competidores", explicou a gerente de Eventos, Cleide Santos.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

​No Recife, Cozinha Comunitária do Gurupé é referência

A Cozinha Comunitária do Gurupé recebeu, nesta sexta-feira (20), representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, por meio da Secretaria de Programas Sociais, para conhecer o funcionamento e modelo de gerenciamento do equipamento municipal. A cozinha foi requalificada recentemente pela Prefeitura do Recife. A visita técnica foi guiada pela equipe da Unidade de Segurança Alimentar e Nutrição, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do Recife, onde foram apresentados os processos e fortalecido o diálogo com o foco na troca de experiências. O município vizinho pretende inaugurar o primeiro equipamento dessa natureza na Comunidade Quilombola Onze Negras e veio à capital pernambucana buscar referências de administração.

A gestora Natália Outtes, da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional do Recife, foi quem guiou a visita. "Essa experiência é uma forma de fortalecer ainda mais o diálogo sobre a promoção ao direito à alimentação adequada à população mais vulnerável. É muito grandioso saber que Recife é uma referência nesse processo, pois nosso compromisso é atender com dignidade e fortalecer o diálogo para debater o combate à fome", disse Natália. Ela ainda reforçou que as portas estão abertas para outros municípios e para a população.

Localizada na Rua do Gurupé, número 253, no bairro de Afogados, a Cozinha Comunitária do Gurupé funciona há 18 anos e foi resultado do Programa Fome Zero, numa parceria da Prefeitura do Recife com a associação de moradores. A gerência do equipamento é de responsabilidade da Secretaria Executiva da Assistência Social do Recife, que custeia os insumos para a preparação dos alimentos e a equipe multiprofissional que atua no equipamento.

Uma das representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho foi a gerente da Proteção Social Básica, Flávia Brissan, que reiterou o acolhimento e disponibilidade da equipe durante a visita. "Nossa intenção era vivenciar o dia a dia de uma cozinha comunitária e viemos ao Recife pela referência do gerenciamento realizado na Cozinha do Gurupé. Observamos um excelente trabalho, não só para combater a insegurança alimentar quanto para fortalecer os vínculos comunitários", afirmou a gestora.

REQUALIFICAÇÃO - A Cozinha Comunitária do Gurupé foi requalificada pela Prefeitura do Recife em dezembro de 2022. Antes da reforma, 60 refeições eram preparadas de segunda a sexta-feira. Agora, com a melhoria, o equipamento é capaz de ofertar 200 almoços. A iniciativa reforça o comprometimento do poder público municipal para garantir a Segurança Nutricional e Alimentar (SAN) da população recifense mais vulnerável.

Imprensa Recife 

Baile Municipal de Bezerros

Reconhecendo a contribuição e o legado cultural deixados pelo saudoso Gilmar Silvestre, a Prefeitura de Bezerros homenageia (in memoriam), através da 19ª edição do tradicional Baile Municipal, o artista plástico bezerrense que marcou história no município, criando uma das mais irreverentes máscaras do Papangu: o Cabeção. O evento será realizado na área externa do Centro de Artesanato de Pernambuco (unidade Bezerros), às margens da BR-232, no dia 04 de fevereiro de 2023, a partir das 20h30. A programação conta com vários shows, dentre os quais se destaca o da cantora Margareth Menezes. 


“O 19º Baile Municipal de Bezerros vem com o objetivo de proporcionar momentos felizes e reviver boas lembranças, especialmente celebrando a tradição dos ritmos e cores das fantasias que contam um pouco da nossa história, de quem nós somos e da maior e melhor folia do interior do Brasil: a Folia do Papangu. Convido a todos que amam nossa cidade e que querem desfrutar das nossas riquezas e belezas culturais para celebrar conosco uma festa linda e feita com amor, carinho e dedicação por um time que faz Bezerros acontecer do sítio à cidade”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.


Além de fomentar o turismo no município e promover uma experiência única na maior e melhor folia do interior do Brasil, o Baile Municipal 2023 busca resgatar a riqueza histórica e cultural do anfitrião dos festejos carnavalescos de Bezerros: o Papangu, na ocasião, representado pelo homenageado Gilmar Silvestre, criador da máscara do Cabeção. O encontro, que não foi promovido nos últimos dois anos devido à pandemia do Coronavírus, também comemora os 20 anos de abertura do Centro de Artesanato na cidade. 


“Sabemos o quanto os bezerrenses aguardam por esse momento festivo e de celebração. Poder estar com a família e os amigos, festejando nossa folia e revivendo os bons momentos do nosso Baile Municipal é, sem sombra de dúvidas, um recomeço que nos enche de alegria e nos dá ainda mais responsabilidade em oferecer uma festa organizada, segura e com valorização da nossa cultura. Prepare sua fantasia, junte a família e os amigos e venha fazer participar com a gente do baile mais tradicional do interior de Pernambuco”, pontuou o secretário de Turismo e Cultura Bruno Clisman. 


A expectativa é que milhares de foliões e amantes da doce nostalgia festiva e dos ritmos e cores, proporcionados pelas mais diversas fantasias, desfrutem da alegria e boa música do mais tradicional baile do Agreste pernambucano. A programação do evento conta com a participação dos artistas Gustavo Travassos, Henrique Barbosa, Margareth Menezes, Orquestra Capital do Frevo e Coral Edgard Moraes. 


São esperados turistas e visitantes de cidades como Camocim de São Félix, Camaragibe, Caruaru, Cumaru, Barra de Guabiraba, Bonito, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Pombos, Recife, Riacho das Almas, Sairé e Vitória de Santo Antão, entre outras. O 19º Baile Municipal da cidade é uma realização da Prefeitura de Bezerros em parceria com a Cais Produções e Representações LTDA. Os ingressos podem ser adquiridos através da CDL Bezerros, Loja Alciene dos Cartões, Prime no Shopping Difusora, Centro de Artesanato de Pernambuco (Unidade Bezerros) e plataforma Prime. Mais informações (81) 9-9309-4960 // (81) 9-9142-2600. 

HomenageadoO homenageado (in memoriam) da 19ª edição do Baile Municipal de Bezerros é o saudoso Gilmar Silvestre, artista plástico bezerrense que faleceu em outubro de 2016, aos 57 anos de idade. Gilmar foi responsável pela criação das tradicionais máscaras de papangu chamadas Cabeção. Também era fundador do bloco carnavalesco “Turma do Gilmar”, que desfilou durante 35 anos na Folia do Papangu. 

Imprensa Bezerros

Mata Norte recebe mostra de música regional de cultura popular

 

Neste sábado (21), a região da Mata Norte, berço das tradições de origem africana e indígena, será palco de um grande encontro para celebrar e valorizar a música presente dentro das manifestações de cultura popular pernambucana. ‘AMATA na Mata’ é um projeto de circulação regional que leva apresentações culturais, inéditas, que reúne, em uma única apresentação, danças, música e poesia do maracatu rural, coco de roda e ciranda. O projeto tem o incentivo do Governo do Estado, por meio dos recursos do Funcultura, e vai circular por três cidades da zona canavieira: Condado, Aliança e Vicência, entre os meses de janeiro e fevereiro.

Outra novidade sobre o projeto é que todas as apresentações culturais serão realizadas dentro dos eventos tradicionais dos municípios da Mata Norte, contemplando as três especificidades da musicalidade popular. “É um espaço para reunir a família, festejar a cultura popular e reverenciar nossos artistas. É tudo de graça, para o público aproveitar à vontade” destaca a coordenadora e produtora cultural do evento, Joana D’Arc Ribeiro

Em Vicência, conhecida como a terra dos engenhos de cana de açúcar, os shows acontecem na Festa de São Sebastião da Vila Murupé, localizada na Zona Rural da cidade. Já na cidade do Condado, terra do cavalo marinho, o ponto de encontro da celebração cultural é na Festa de São Sebastião, padroeiro do município. Por fim, na cidade de Aliança, berço do maracatu rural, as apresentações culturais se somam à Festa de Nossa Senhora do Bom Despacho, no Distrito de Upatininga.

A primeira edição deste projeto acontece nos dias 21 e 27 de janeiro, e 02 de fevereiro. Integram a mostra o Mestre Bi, que é cirandeiro e mestre de maracatu, da cidade de Nazaré da Mata. Além dele, participa o poeta, mestre de maracatu, cirandeiro e embolador de coco, Josivaldo Caboclo, do município de Lagoa do Itaenga. Há, ainda, as participações do instrumentista Nino Alves, a dançarina Juçara, e os músicos: Guilherme Otávio, Valdir Félix, Victor Seabra, Larissa Michele e Karlos Davy.

Dentro do projeto também estão previstas aulas espetáculos em escolas estaduais de ensino integral dos três municípios envolvidos na circulação regional, com a participação especial dos mestres envolvidos na mostra regional de música da cultura popular. Ao todo, estão programadas seis aulas espetáculos. Os encontros serão realizados no retorno do ano letivo. “Será um momento rico para fortalecer a educação patrimonial junto ao público estudantil”, finaliza Joana D’Arc.

Serviço
O quê: Mata Morte recebe mostra de música regional de cultura popular
Quando: Dias 21 e 27 de janeiro, e 02 de fevereiro.
Onde: Condado, Aliança e Vicência

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 21 de janeiro de 2023
Local: Festa da Vila Murupé, Vicência-PE
Horário: 20h
Endereço: Rua Rigomero Fragoso

Sexta-feira, 27 de janeiro de 2023
Local: Festa de São Sebastião, Condado-PE
Horário: 21h
Endereço: Praça de São Cristóvão

Quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023
Local: Festa de Nossa Senhora do Bom Despacho no Distrito de Upatininga, Aliança-PE
Horário: 21h
Endereço: Ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho

Incentivo: Funcultura – Fundarpe – Secretaria de Cultura – Governo do Estado de Pernambuco
Realização: Joana D’Arc Ribeiro
Coordenação artística: Amata Produção
Produção executiva: Cabocla Produção
Direção musical: Henrique Albino
Figurino: Kléber Camelo
Comunicação: Salatiel Cícero
Apoio: Prefeituras municipais de Vicência, Condado e Aliança

Mágico Rodrigo Lima e Mari Bigio animam as férias do Shopping Patteo Olinda


Neste final de semana, o Shopping Patteo Olinda recebe novas atrações musicais e promove recreação gratuita para as crianças, no piso L2. No sábado (21), o Mágico Rodrigo Lima leva seu espetáculo para o shopping, seguido da cordelista e contadora de histórias Mari Bigio, que se apresenta no domingo (22).

A cordelista retorna para a programação do próximo fim de semana, apresentando seu espetáculo também no dia 28 de janeiro. E fechando a programação do mês no Patteo Olinda, no domingo, dia 29 de janeiro, Pallis e sua turma encenam a magia dos contos infantis no encerramento das férias.

Todas as apresentações acontecem a partir das 17h. Nos dias de atrações, haverá ainda recreação infantil gratuita com a Hora do Lazer, das 14h até às 20h. O Shopping Patteo Olinda fica na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

Ilha da Imaginação do Plaza é opção de diversão para as férias no Recife


Um mundo encantado, fantasioso e repleto de desafios, tesouros e seres espetaculares, como fadas, sereias e piratas, chega à Zona Norte do Recife para agitar as férias da criançada. A “Ilha da Imaginação do Plaza” acontece de 6 a 29 de janeiro, das 15h às 21h, no jardim do piso L2 do Plaza Shopping, e vai oferecer aos pequenos a possibilidade de aproveitar o recesso escolar para embarcar numa aventura cheia de brincadeiras lúdicas e muita diversão. O evento está sendo produzido em parceria com a Perylampo e conta com a venda de ingressos na bilheteria do local ou via Plaza Online (https://plazaonline.com.br/).

Entre as atividades oferecidas para crianças a partir de 4 anos estão a Ilha da Caça ao Tesouro, que estimula o trabalho em equipe e a caça de moedas escondidas; o Circuito Ponte da Imaginação, repleto de desafios para a montagem de um quebra-cabeça; o Inflável Castelo do Sol, com pista de obstáculos, escorregadores e pula-pula; e o Jogo das Argolas, para quem é craque em pontaria. Os ingressos são individuais e custam a partir de R$ 12,00. O passaporte, combo que dá direito a uma sessão em cada recreação, custa R$ 50,00.
 
Duas Áreas Kids contam com brincadeiras para crianças na faixa etária de 0 a 3 anos (primeira infância). Uma delas, a Praia Encantada, terá piscina de bolinhas, túnel e mesinha de desenho. Já a outra, a Vila Pirata, casinhas de piratas e fadas, mesinha com pecinhas montáveis e balanço de crocodilo. O ingresso de cada área custa R$20,00, e o combo para as duas atividades, R$30,00.

Além disso, nos sábados e domingos, o Camarim estará aberto com ingressos a R$ 40,00 para quem quiser mergulhar de cabeça nesse mundo mágico e se caracterizar como um dos personagens da Ilha da Imaginação fazendo pinturinha de rosto, tererê (R$ 35,00) ou o combo pinturinha mais tererê (R$ 65,00). Para mais informações acesse www.plazacasaforte.com.br ou @plazacasaforte nas redes sociais. 
 
Serviço:

Evento: Ilha da Imaginação do Plaza
Período: de 6 a 29 de janeiro, das 15h às 21h
Local: Jardim do L2, Plaza Shopping Casa Forte
Atividades e valores: 
- Circuito Ponte da Imaginação: R$ 18,00
- Ilha da Caça ao Tesouro: R$ 15,00
- Inflável Castelo do Sol: R$ 15,00
- Jogo das Argolas: R$ 12,00
- Passaporte: R$ 50,00
- Área Kids Praia Encantada: R$ 20,00
- Área Kids Vila Pirata: R$ 20,00
- Combo Áreas Kids 1 e 2: R$ 30,00
- Camarim: pinturinha de rosto: R$ 40,00; tererê: R$35,00; e combo pinturinha + tererê: R$65,00
Ingressos: na bilheteria no local ou via Plaza Online (https://plazaonline.com.br/).
Mais informações: www.plazacasaforte.com.br e @plazacasaforte

Tio Dodinho e mágico Rodrigo Lima integram atrações de férias do Shopping ETC

,

O período de férias promete ser de muita animação nestes últimos finais de semana de janeiro, no Shopping ETC, no sábado (21) e (28). Para a programação, o centro de compras convidou o mágico Rodrigo Lima e Tio Dodinho para garantir diversão para as famílias. Os shows acontecerão sempre a partir das 16h, no ETC, localizado na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 1460, nos Aflitos, Zona Norte do Recife.

De acordo com a organização, neste sábado (21) quem se apresenta é o Tio Doidinho. O artista vai apresentar um show infantil, contar histórias e levar música ao público, a partir das 16h. Já o artista Rodrigo Lima fará apresentação de mágicas no sábado (28), também às 16h.

A entrada para o evento é gratuita, mas a direção do Shopping conta com a solidariedade do participante com 1kg de alimento não perecível, todo material recolhido será doado para organizações sociais apoiadas pelo centro de compras.

*SERVIÇO:*
Mágico Rodrigo Lima e Tio Dodinho integram atrações de férias do Shopping ETC 
*Onde:* Shopping ETC, Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 1460, Aflitos, Recife
*Quando:* 21 e 28 de janeiro de 2023
*Horário:* a partir das 16h

Psicólogo explica como Janeiro Branco pode ajudar na conscientização e prevenção de doenças mentais

Alcançar o bem-estar pode ser um dos grandes desafios da vida moderna. Com todas as obrigações do dia a dia, rotina cansativa, cobranças externas, autocobrança e responsabilidades, a saúde física e mental pode ser negligenciada. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, por causa disso, a campanha de prevenção e conscientização da saúde mental, o Janeiro Branco, é um dos marcos para lembrar de cuidar da mente e do bem-estar. 
De acordo com o psicólogo e professor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Aluísio Soares, é preciso quebrar tabus e preconceitos em torno de quem tem transtornos mentais. “O Janeiro Branco chama a atenção para essa quebra de paradigmas, esclarece e incentiva indivíduos a procurar ajuda de profissionais quando necessário”, comenta. 
Ainda segundo Aluísio, algumas medidas podem ser colocadas em prática para melhorar a qualidade de vida. “É preciso começar pelo estilo de vida, começar a incorporar hábitos saudáveis, como praticar exercício físico, cuidar da alimentação, priorizar o tempo para fazer algo que goste, como pedalar, sair para um restaurante, tomar um sorvete ou até mesmo hidratar o cabelo. Além disso, se analisar, perceber como percebe o mundo e como lida com a rotina cotidiana”, ensina. 
Estimular o diálogo diante de situações cotidianas que causam frustração ou sofrimento, desacelerar uma rotina muito corrida, estabelecer uma rotina que seja coerente com os limites diários, mas que seja produtiva e que traga satisfação nas atividades realizadas. “Não querer transformar 24h em 48h. Tentar fazer muitas coisas em um dia é um prato cheio para a frustração. É necessário compreender os limites e se respeitar. Toda essa questão da qualidade de vida está dentro da campanha Janeiro Branco e, por isso, sua importância”, finaliza. 

Shopping Difusora tem programação especial de férias em Janeiro


As férias no Shopping Difusora serão bem ensolaradas e o mall preparou uma programação especial. Já está em funcionamento o parque infantil, com piscina de bolinhas, espaço interativo, parede de desafios e cama. O parque funciona todos os dias no piso SS. Consulte a bilheteria no local.
Já nos fins de semana, as atividades infantis irão garantir o entretenimento para a garotada. Serão realizadas oficinas, espetáculos e contações de histórias infantis. 

A programação é gratuita. Neste sábado (21), terá Show de Mágica com Hugo O mágico, no domingo (22), haverá Contação de História. No último fim de semana do mês, no sábado (28), terá Teatro de Fantoches e no domingo (29), Recreação Infantil. As atividades serão realizadas a partir das 16h30.

Durante a semana,  a partir de 16h30 terá recreação com Tio Léo. Nas sextas-feiras, a recreação será mais cedo, a partir das 14h. Será realizada aula de dança com Tia Mo, na sexta (20), e funcional Kids com Tia Camila e Tia Duda, também na sexta (27). 

Ainda este mês também chega o espaço a "Casa da Clara", um ambiente infantil, interativo, que terá a personagem inesquecível que participou do Natal do Shopping Difusora. O espaço terá uma programação especial e será totalmente instagramável.

O Planet Cinemas continua com programação de férias neste mês de janeiro, com promoção de meia entrada de segunda à quarta-feira e a programação completa pode ser conferida pelo site: https://www.planetcinemas.com.br/
Planet Cinemas

Cookies são utilizadas para operar este site e para melhorar a sua usabilidade. Os detalhes completos sobre o que são os cookies, por que os usamos e como você pode gerenciá-los, podem ser encontrados na nossa página Privacidade & Cookies.Por favor, leve em consideração que ao utilizar este site você concorda com o uso de cookies.
www.planetcinemas.com.br

Happy Hour e Exposição de fuscas
A opção de lazer para os adultos ficará por conta do Happy Hour com música ao vivo e uma exposição de fuscas inédita no Shopping Difusora. O Happy Hour será com o cantor Elias Guinho, que irá se apresentar durante o mês de janeiro, nos dias 20 e 27. No repertório, sucessos da Música Popular Brasileira. A apresentação será realizada a partir das 16h30 na praça de alimentação no 2º piso.

Já nos dias 20, 21 e 22, será realizada uma mini Exposição de Fuscas em comemoração ao Dia Nacional do Fusca, comemorado no dia 20 de janeiro. A mostra é gratuita e estará disponível para visitação durante o horário de funcionamento do shopping.

Exposição ‘Eu não enterrei meu umbigo aqui’ leva ancestralidade e pertencimento à Galeria Marco Zero


Com o objetivo de refletir sobre as reais e diferentes formas como aconteceram os fluxos migratórios do Brasil, a Galeria Marco Zero recebe a exposição ‘Eu não enterrei meu umbigo aqui’, sob a curadoria de Galciani Neves. Dividida em três núcleos conceituais, a estrutura da mostra segue primeiro a narrativa do ‘Exercício de permanência como resistência', depois a de ‘Migrar para insurgir' e, por fim, o ponto do ‘Desterro forçado'. Com acesso gratuito, a mostra abre para visitação do público a partir da próxima quinta-feira (26) e fica em exibição até o dia 08 de abril. No dia 27 de janeiro, às 18h, acontece uma Roda de Conversa com os artistas Juraci Dórea e Marlene Costa de Almeida, quando a curadora atuará como mediadora. A Galeria Marco Zero fica localizada na Av. Domingos Ferreira, nº 3393, bairro de Boa Viagem. 

*PONTO DE PARTIDA* - Para iniciar o trabalho de curadoria, Galciani Neves conta que sua pesquisa teve início ao buscar personagens cujas histórias de vida foram marcadas por migrações e travessias, muitas vezes a contragosto. Dos personagens mais conhecidos estão a primeira mulher presa política do Brasil, Bárbara de Alencar; a Maria de Déa, mais conhecida como ‘Maria Bonita’; e a Iracema, que virou personagem do filme teuto-brasileiro ‘Iracema - Uma Transa Amazônica’ (1974). O título da exposição ‘Eu não enterrei meu umbigo aqui’ é uma referência a uma das falas de uma personagem do filme e significa a necessidade de deslocar-se para a sobrevivência. Com historiografia densa, a exposição mostra relatos artísticos reunidos em 60 obras sob o ponto de vista de 32 artistas brasileiros que fogem do ponto de vista do branco colonizador. Segundo Neves, a tarefa de reescrever a História do Brasil, desse território tão diverso, de tantos povos e tantas culturas, só é possível se for reescrita de forma coletiva, com atenção às questões que envolvem atravessamentos pessoais e experiências dos próprios artistas. “Quando se olha para a nossa história, é impossível ignorar perspectivas com problemáticas racistas, patriarcais e patrimonialistas. Reviver os fluxos migratórios pelo prisma da Arte, faz a gente revirar a nossa ancestralidade e repensar nosso pertencimento”, pontua Galciani. 

*ARTISTAS* - Segundo Marcelle Farias, sócia da Galeria Marco Zero, junto com Eduardo Suassuna, esta coletiva é uma oportunidade de o público enxergar as questões através do trabalho de artistas diversos. “São olhares de diferentes históricos, procedências, gerações que, justapostos, trazem uma excelente reflexão para temas que são urgentes e necessários”, observa. Na lista de artistas estão os nomes de Aislam Pankararu; André Vargas; Antonia Nayane; Bozó Bacamarte; Bruno Faria; Carmela Gross; Cícero Dias; Clara Moreira; Chico Albuquerque; Cristiano Lenhardt; Davi de Jesus do Nascimento; Edgar Kanaykõ Xakriabá; Elilson; Fernanda Porto; Fred Jordão; Guga Szabzon; Gustavo Caboco e Lucilene Wapichana; Ianah Maia; Janaina Wagner; Júlia Pontés; Juraci Dórea; Letícia Parente; Maria das Dores Cândido Monteiro; Maria do Socorro Cândido Monteiro; Maria Macedo; Marlene Costa de Almeida; Mestre Neguinha e Nanai; Rafael RG; Rubiane Maia; Tiago Sant'anna ; Tereza Costa Rêgo e Vitor Cesar.

*CURADORA* - Cearense radicada em São Paulo, Galciani Neves é curadora, professora e pesquisadora no campo das artes visuais. Obteve o título de mestre (2009) em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. É autora do livro Exercícios críticos: gestos e procedimentos de invenção (EDUC, 2016, com auxílio FAPESP). Foi coordenadora da Escola Entrópica (Instituto Tomie Ohtake - SP). Trabalhou em instituições como a Fundação Bienal de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia). Também foi professora colaboradora do Mestrado em Artes da Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é professora do Curso de Artes Visuais e da Pós-Graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), na Escola Tomie, bem como é uma das consultoras-colaboradoras artístico-pedagógicas da Biblioteca-Floresta, trabalho sócio-artístico-ambiental de Simone Moraes, em Goiás.



*Sobre a Galeria Marco Zero*
Comandada por Eduardo Suassuna e Marcelle Farias, a Galeria Marco Zero reúne um acervo de diversas vertentes, expressões, períodos e estilos. Entre os destaques, a representação do espólio do pernambucano Gilvan Samico, e a preservação e difusão de nomes do quilate de Abelardo da Hora, Cícero Dias, Gil Vicente, Francisco Brennand, Burle Marx, Vicente do Rego Monteiro, Tereza Costa Rêgo, Reynaldo Fonseca, Lula Cardoso Ayres, Carybé, Di Cavalcanti, Portinari, Tomie Ohtake, Abraham Palatnik, Rubem Valentim, José Cláudio e  João Câmara. 

A galeria também se corresponde com movimentos mais contemporâneos apresentando trabalhos de Tunga, Miguel Rio Branco, Paulo Pasta, José Damasceno, Rodrigo Andrade, Túlio Pinto, Emmanuel Nassar, Felipe Cohen, Tatiana Blass, Tulio Pinto, Paulo Whitaker.  E representa jovens artistas locais como Ramonn Veitez e Rayana Rayo, cujos trabalhos estão focados no desenvolvimento de suas poéticas e conectados com questões fundamentais da atualidade. A Marco Zero também abriga uma biblioteca especializada, inclusiva e em constante formação, contribuindo para o exercício da diversidade e a construção e difusão do conhecimento. Fomentar a produção local e descentralizar a circulação da arte para além do eixo Rio-São Paulo ao tempo que estabelece conexões entre a criação local e expoentes nacionais é um dos propósitos do espaço.

*Serviço:*
*Exposição ‘Eu não enterrei meu umbigo aqui’, curadoria de Galciani Neves*
Galeria Marco Zero – Avenida Domingos Ferreira, nº 3393, Boa Viagem
Abertura: 26/01 às 19h | Visitação 26/01 até 08/04
Horário - seg à sex | 10h-19h | sáb e dom | 10h-17h
Acesso gratuito

Fim de semana com doces e recreações no Camará Shopping


O final de semana no Camará Shopping está recheado de atividades lúdicas e divertidas. No sábado(21), por exemplo, acontece o espetáculo O Mundo dos Doces e no domingo(22), Karol Recreações promete não deixar ninguém parado. 

A apresentação, que acontece durante o sábado, traz como título  O Mundo dos Doces e conta a história de de uma cupcake revoltada e um pirulito estressado por que na época da páscoa o chocolate está bombando entre as crianças. Assim, no mundo  mágico dos doces há uma revolta por conta do tão esperado chocolate, levando os personagem para uma aventura deliciosa. 

Já as atividades recreativas ministradas por Karol Recreações será um momento de rir e brincar de forma leve e divertida. A equipe proporciona um momento de interação com as crianças através de brincadeiras populares e danças ministradas por dois recreadores. A apresentação dura  em média 1h30 e trará dinâmicas como: elefante colorido, laranja-da-China e paraquedas. 

Todas as atrações citadas acima são gratuitas e acontecem a partir das 16h na Praça de Alimentação do Camará Shopping no piso L3.

Projeto Circo Social abre inscrições para colônia de férias


Já estão abertas as inscrições para a primeira colônia de férias do Circo Social, projeto realizado pela UNINASSAU por meio do Instituto Ser Educacional e da Cia Brincantes de Circo. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas pelo telefone (81) 3412-6255.
 
A colônia de férias ocorrerá entre os dias 25 de janeiro e 3 de fevereiro no estacionamento da Reitoria da UNINASSAU, localizado na Rua Fernando Lopes, 752, Graças. As atividades serão realizadas às quartas e sextas-feiras, sempre das 14h às 17h.
 
De acordo com Sérgio Murilo Junior, diretor de Governança Ambiental e Social do Grupo Ser Educacional, a ideia de realizar a colônia de férias é aproveitar o recesso das aulas, quando muitos jovens ficam ociosos. “Queremos também dar a oportunidade para que novas pessoas possam conhecer o nosso projeto”, afirma Sérgio.
 
O Circo Social propõe vivências de circo para adolescentes e jovens com Síndrome de Down e deficiência intelectual. São desenvolvidas oficinas de acrobacias, equilíbrio, malabares e aéreo, além de dança contemporânea. A próxima turma, a décima do projeto, deve iniciar em março, mês em que se celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down.
 
Ao longo dos anos, as atividades do Circo Social têm sido um importante suporte para as famílias atendidas, além de um valioso instrumento de desenvolvimento de habilidades físicas e cognitivas dos participantes. O projeto já foi premiado diversas vezes, a exemplo do Prêmio Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo, do Ministério da Cultura.

Refazenda lança coleção de Carnaval com roupas coloridas e atemporais


Para “carnavalizar” com pompa e muito estilo, aproveitando que o Carnaval já está “batendo à porta” do pernambucano, a Refazenda lança, na terça-feira, dia 24 de janeiro, a coleção EFÊMERA, inspirada na Folia de Momo. A nova coleção está disponível nas lojas do Shopping Recife, em Boa Viagem, na zona sul; e na Galeria Esquina 586, na Praça de Casa Forte, na zona norte, além do site. 
“Com a volta do Carnaval, desenvolvemos uma coleção que resgata o amor pela folia, que é uma festa adorada pelos pernambucanos. Estamos muito felizes em fazer essa coleção após dois anos sem Carnaval”, explica a diretora e estilista Magna Coeli.  EFÊMERA possui estampas exclusivas, produzidas pelo prestigiado estúdio de design britânico Circleine, que já assinou outras coleções da marca. Além disso, as peças possuem cores vibrantes e tecidos leves, como linho, algodão e viscose certificada. 
“O grande trunfo dessa coleção é que, ao contrário do seu significado, ela não é efêmera. Escolhemos esse nome para homenagear e ressaltar a festa de Carnaval, mas a coleção é multifacetada, com peças coloridas e atemporais, e sem nenhum tipo de roupa marcante ou de fantasia, que faz com que, depois dos festejos, a peça seja esquecida”, explica Marcos Queiroz, diretor de Marketing da Refazenda.  
As peças são versáteis e podem ser usadas, separadamente, ao longo de todo o ano, no dia a dia. A coleção destaca blusas femininas em vários estilos como os modelos “tomara que caia” ou com amarração, shorts confortáveis, vestidos, macacões e calças pantacourt, camisas masculinas, quimonos e batas.

Em Paulista, Gerência de Produção da Atenção Primaria (e-SUS) está instalada em novo espaço


Visando  melhorar o atendimento, a Secretaria de Saúde de Paulista instalou a Gerência de Produção da Atenção Primaria (e-SUS) em uma nova sala localizada no Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, na Avenida Brasil Prefeito Geraldo Pinho Alves, em Maranguape I. A nova estrutura vai possibilitar mais conforto para o desempenho das atividades.

A Gerência de Produção  é  responsável  pela transmissão da produção de todos os profissionais de saúde da Atenção Primária para o Ministério da Saúde (MS). Além disso, esta gerência é responsável, também, pelos relatórios de saúde da Atenção Primária no Município e pelo controle de metas e indicadores estabelecidos pelo MS, além de fiscalizar, cobrar e capacitar os profissionais para a correta inserção de produção nas plataformas disponíveis.

Imprensa Paulista PE 

Guardiões do Frevo e do Maracatu são os homenageados do Carnaval 2023 do Recife


O Recife se prepara para matar as saudades do maior e melhor Carnaval de rua do Brasil após dois anos de suspensão em detrimento das restrições sanitárias impostas pelos protocolos sanitários da covid-19. E para enaltecer a mais bela e democrática das festas, o Recife renova suas tradições ao anunciar os homenageados do Carnaval 2023 com três representantes da legítima cultura popular: Dona Marivalda, Zenaide Bezerra e Geraldo Azevedo. O convite aos três homenageados foi feito nesta sexta-feira (20) pelo prefeito do Recife, João Campos, durante visita à Casa do Carnaval, localizada no Pátio de São Pedro.
 
“Hoje é um dia muito importante para a gente, quando fazemos o anúncio das homenageadas e do homenageado do Carnaval 2023: Zenaide Bezerra, Dona Marivalda e Geraldo Azevedo. Eles estão aqui representando a Cultura Popular, o Frevo, o Maracatu, representando a força da nossa cultura. A gente fica muito feliz de poder fazer esse movimento em nome da nossa cidade, do povo do Recife, sabendo que nesse ano nós teremos o maior e mais bonito Carnaval da história, depois de dois anos adormecidos em virtude da pandemia. A gente volta com grande energia e podendo fazer essas justas homenagens. Tenho certeza que os três nos representam, representam a nossa cidade e a força da nossa cultura. Em nome deles, parabéns a todos e todas que fazem a cultura do Recife e de Pernambuco”, anunciou o prefeito João Campos.
 
A escolha leva em consideração os bons serviços prestados à salvaguarda da memória cultural em torno do ciclo carnavalesco e faz justiça a nomes basilares do frevo e do maracatu, sonoridades reinantes durante os festejos Carnavalescos. Zenaide Bezerra transmite os conhecimentos do passo do frevo há 65 anos. Dona Marivalda é a matriarca e rainha do secular Maracatu Estrela Brilhante. Geraldo Azevedo estreou no mundo da música e da composição pelas notas afetivas do frevo. Mais abaixo, confira abaixo os perfis dos homenageados do Carnaval do Recife 2023. 
 
Com os olhos marejados pela surpresa, a homenageada Zenaide conta que não esperava tal presente. “Uma surpresa grande mesmo. Eu nunca pensei em ser homenageada no Carnaval, já que tive a surpresa de ser Patrimônio Vivo do Recife, e agora chegar aqui e ser surpreendida com a notícia de ser homenageada do Carnaval? É muita coisa! Ainda tenho  que chorar muito em casa, porque eu não estou acreditando”, compartilhou. Com o mesmo sentimento de maravilhamento, Dona Marivalda ficou feliz com a honra de ser homenageada “Para mim foi um orgulho, eu não esperava. Estou há 35 anos fazendo o Maracatu Estrela Brilhante e para mim isso é um orgulho. É uma homenagem em vida e eu poderia participar da festa”, contou.
 
“Só voltar ao Carnaval já era uma emoção muito grande. Com essa surpresa que eu tive hoje, de ser um dos homenageados, a alegria aumenta. Eu acho que esse é o Carnaval da democracia e poder realizar, ser homenageado, para mim é quase uma glória importante na minha carreira. Eu esperei a minha vez chegar, porque fui um dos grandes divulgadores do Frevo, tenho consciência disso. E tenho muito orgulho de ter esse ritmo na minha vida, de ser e fazer parte da diversidade pernambucana”, exclamou. 
 
*Dona Marivalda*
Matriarca, rainha e presidente do Maracatu Estrela Brilhante desde os idos de 1995, Marivalda Maria dos Santos representa e congrega muitas gerações e tradições da cultura popular recifense e pernambucana. Costureira de mão cheia, começou devotando seus talentos e afetos a diversos brinquedos, de escolas de samba a grupos de maracatu, que nascem, se fundem e se confundem nas periferias do Recife. Muito trabalho e festa depois, assumiu seu lugar na linhagem de majestades, divindades e mestres das brincadeiras populares, sendo coroada rainha nas avenidas de Momo e também nos terreiros sagrados de seus ancestrais. Marivalda é testemunho de festa e fé, uma vida inteira devotada às tradições que sustentam o Recife e sua gente.
 
*Zenaide Bezerra*
Considerada a mais antiga passista em atividade do Brasil, Zenaide Bezerra tem 73 anos de idade e pelo menos 65 de frevo. Começou a dançar reproduzindo os ensinamentos e movimentos do seu pai, o renomado passista Egídio Bezerra. Em 1975, montou um grupo de dança, Grupo Folclórico Egídio Bezerra, que se dedica a transmitir, desde então, as tradições pernambucanas a muitas gerações de recifenses. Zenaide jamais aposentou a sombrinha e participa ininterrupta e efetivamente, até hoje, da programação do Carnaval do Recife. Em 2022, foi declarada Patrimônio Vivo do Recife, em reconhecimento à história que ela conta e perpetua a cada passo que se dedica a apresentar e legar para as próximas gerações do Carnaval e da cultura recifense. 
 
*Geraldo Azevedo*
Nascido em Petrolina, Geraldo Azevedo entrou pela porta do frevo na carreira musical. Suas primeiras experiências no palco foram como integrante de uma banda de Carnaval. O frevo também marcou sua estreia como compositor, em 1967, quando ele escreveu a música “Aquela Rosa”, que mais tarde viria a se tornar um clássico momesco, em parceria com seu parceiro de muitos sucessos e carnavais, Carlos Fernando. Naquele mesmo ano, o frevo de bloco, que nunca mais seria esquecido pelas ruas do Recife, chegou a ser vencedor do Festival de Música Popular do Nordeste. Geraldo participou ainda do Projeto Asas da América, que resgatava o ritmo, desde seu primeiro disco, em 1979. Ao longo da carreira, seguiu colecionando parceiros importantes, como Naná Vasconcelos, Alceu Valença, Xangai e Elomar, Elba e Zé Ramalho. Com seu timbre inconfundível, confirmou-se a voz a falar por um povo inteiro. Gravou mais de 20 discos e rodou meio mundo dedilhando forró e xote, baião e maracatu, além do frevo de sempre em sua inseparável viola. Em 2019, ele revisitou o ritmo com um lançamento de um inédito disco todo dedicado ao ritmo, sob o título ‘É o Frevo. É Brasil’. Quando fevereiro chegar, faz tempo que ele profetiza, saudade já não mata a gente.

Imprensa Recife