sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Nota Oficial - Fernando de Noronha

 

Em respeito à Constituição Federativa do Brasil e ao povo de Pernambuco, o Governo do Estado tem trabalhado muito para encontrar soluções para superação dos desafios atuais. Em Fernando de Noronha somente nos últimos dois anos, o Governo de Pernambuco investiu mais de R$ 20 milhões na construção de casas, recuperação de estradas vicinais, implantação de iluminação de LED e readequação completa do porto de Fernando de Noronha. 


Estamos também ampliando a oferta de energia solar e reduzindo a poluição na ilha, com os programas Carbono Zero e Plástico Zero. No mesmo período, o Governo Federal divulgou três vezes que iria mandar recursos para o saneamento e nunca liberou qualquer valor, além de aumentar o preço das taxas de preservação ao invés de extingui-las, como havia prometido. A população de Fernando de Noronha, a exemplo de todos os brasileiros, conta com ações efetivas, integradas quando possível, para que as melhorias sigam acontecendo. Criar soluções é mais produtivo do que criar polêmicas.
 
Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Arcoverde ganha a primeira brinquedoteca em feira livre do Brasil na próxima quarta-feira

 

A Prefeitura de Arcoverde inaugura na próxima quarta-feira, 11 de novembro, no Centro Comercial Regional Vereador Ulisses de Brito Cavalcanti – Cecora, a Brinquedoteca Passos para o Futuro.

A Prefeita Madalena Britto ressalta que o equipamento é um espaço transformador e um grande passo dado para a erradicação do trabalho infantil em Arcoverde. “No espaço, as nossas crianças terão o melhor em infraestrutura física, brinquedos e material pedagógico para estimular o seu desenvolvimento e combater o trabalho infantil na feira e uma equipe multidisciplinar”, evidencia a gestora municipal.

A brinquedoteca foi idealizada há quatro anos pela blogueira e fotógrafa Amannda Oliveira e pelo ex-diretor do Cecora Paulo Sérgio Diniz que apresentaram à proposta a prefeita Madalena Britto que logo se encantou com o projeto.

Esse espaço tem a missão de reescrever a história das crianças e quebrar um ciclo de gerações de trabalho infantil. As crianças da brinquedoteca terão o direito de brincar, de ser crianças, com atividades sócio educativas, acompanhamento pedagógico e social, além de refeições.

A brinquedoteca funcionará de terça a sábado, nos horários das 7h às 11h e das 13h às 17h, a Brinquedoteca Passos para o Futuro terá capacidade para atender a 40 crianças, na faixa etária dos 04 aos 12 anos. O projeto foi orçado em pouco mais de 138 mil reais.

“Eu nasci no Cecora. Cheguei aqui ainda na barriga da minha mãe. E hoje a minha filha Laura que tem 06 anos, repete a minha história, crescendo por aqui. Estamos ansiosas pela inauguração da brinquedoteca. Todos os dias vamos lá ver a obra. A minha filha está sonhando com o espaço e terá algo que eu não tive: um espaço para brincar e aprender dentro da feira” afirmou a comerciante Ana Paula.

Fique atento ao seu local de votação. Faça uma consulta antes das eleições

 

Faltando pouco para as Eleições 2020, os mais de 6 milhões de eleitores pernambucanos devem ficar atentos às orientações da Justiça Eleitoral para o dia da votação. Se você esqueceu o lugar para onde deve se dirigir ou precisa saber se ocorreu alguma mudança no seu local de votação, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) disponibiliza diversas opções para realizar essa consulta. Por diversas razões, inclusive por causa da pandemia, ocorrerá mudança dos locais de votação para alguns eleitores apenas nas seguintes cidades: Recife, Jaboatão, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Vitória de Santo Antão, Caruaru, e Garanhuns e Petrolina.

 

É importante que o eleitor verifique a sua situação com antecedência, a fim de evitar contratempos e garantir a tranquilidade do processo eleitoral no próximo dia 15. E mais: diante da pandemia do novo coronavírus, fazer a checagem de toda informação e documentação necessárias antes de se dirigir às urnas é também fundamental para assegurar a segurança sanitária do pleito.


Vale dizer que, no dia da eleição, haverá sinalização e os auxiliares da Justiça Eleitoral estarão aptos a orientar os eleitores.

Confira os canais onde é possível realizar a consulta:

Site

Para verificar o local de votação no site do TRE-PE, basta acessar o link “Eleitor e eleições” e depois “Título e locais de votação”. O sistema permite a consulta por nome completo, título ou ainda por zona e seção ou local de votação com visualização no mapa. É preciso informar a data de nascimento e o nome da mãe, ambos exatamente como estão no cadastro da Justiça Eleitoral.


E-título

Se você baixar o e-Título em seu celular, poderá contar com a facilidade de conferir o local de votação através do aplicativo. Basta acessar o app e clicar em “Onde votar”. Caso tenha ocorrido alguma alteração, você visualizará uma mensagem: “Atenção! Seu local de votação mudou. Nesse pleito você votará em um local diferente.” Clicando em “Ver Novo local” será possível descobrir o local atual.


O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.

Assistente virtual

Novidade deste ano, a chatbot Julia pode ser acionada para várias finalidades, como consulta do número do título, procedimentos de segurança do pleito e, claro, local de votação. Para acessar, basta entrar no aplicativo Telegram e, no campo de busca, digitar "Julia TRE-PE". A partir daí, já é possível conversar e tirar suas dúvidas com a assistente virtual.


Além de acessar Julia pelo Telegram, o eleitor poderá iniciar a conversa com a assistente virtual clicando na seção “Fale Conosco” do site do TRE-PE.

Disque Eleitor

Por fim, a Justiça Eleitoral pernambucana também disponibiliza para consulta de diversas informações o número (81) 3194-9400, que funciona de segunda a sexta das 8h às 17h.


No sábado (14) anterior ao dia do primeiro turno o serviço será ofertado das 8h às 17h e no domingo de Eleição (15), das 6h às 17h; toda a equipe do Disque Eleitor estará disponível para atendimento.

Ouvidoria

A Ouvidoria do Regional é um serviço de atendimento onde o eleitor pode exercer sua cidadania, registrando sugestões, elogios, críticas, reclamações, denúncias ou esclarecendo dúvidas. O serviço está disponível através de formulário eletrônico ou através dos telefones (81) 3194-9217 / 3194-9482 / 3194-9483 e 0800 081 2570.


Imprensa TRE PE

Três cursos gratuitos e online do SESI-PE estão com inscrições abertas

 

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI-PE) está ofertando 300 vagas para três cursos gratuitos na modalidade de educação a distância (EaD): Administrando o seu dinheiro, Código de Ética e Comunicação no Foco Organizacional. Todas as aulas são ministradas online, o que permite ao aluno definir o melhor local e horário para assisti-las. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de novembro em www.pe.sesi.org.br


Os interessados em adquirir novos conhecimentos e mais espaço no mercado de trabalho, por meio dos cursos do SESI, precisam ter e-mail, acesso à internet e noções básicas de informática para efetuar a matrícula. Depois que a inscrição for confirmada, o estudante tem o prazo de 30 dias para acompanhar os conteúdos e concluir o curso desejado. Um dos diferenciais dos cursos do SESI é que todos são autoinstrucionais, logo, não carecem de acompanhamento de um tutor online.

Em Administrando o seu dinheiro, o aluno aprende a importância de gerir suas finanças pessoais e familiares de forma adequada, prevenindo-se de possíveis transtornos decorrentes da má gestão do seu dinheiro, como as dívidas. Além disso, descobre como elaborar um orçamento financeiro e planejar uma renda variável.

Já o curso de Comunicação no Foco Organizacional promove conhecimentos básicos sobre a comunicação em situações de relacionamento pessoal e interpessoal no ambiente de trabalho, considerando as demandas e as interações de pessoas e produtividade. Em Código de Ética, o estudante aprende os pilares da ética e sua contribuição para a sustentabilidade, assim como os aspectos fundamentais e as regras morais.

Depois de cumprir a carga horária total do curso escolhido, o aluno participará de uma avaliação na plataforma educacional e, se alcançar 70 pontos no exame, receberá a Certificação de Conclusão. Mais informações pelo e-mail educacao.distancia@pe.sesi.org.br.

Imprensa FIEPE

Cursos em jardinagem, pintura e artesanato mobilizam socioeducandos em Arcoverde

 

Mais cinco cursos passaram a ser ofertados no Case/Cenip Arcoverde, unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). As temáticas, em áreas como artesanato, jardinagem e pintura, são ministradas por agentes socioeducativos que atuam nas instalações, voltadas à internação e à internação provisória de adolescentes pela prática de atos infracionais. As ações têm o apoio de entidades parceiras, já que parte do conteúdo prático é desenvolvida em ambientes externos aos muros da fundação.

 

No curso básico de Horticultura Orgânica, por exemplo, os socioeducandos estão aprendendo técnicas de contato com a terra nas instalações do Centro Espírita Neale. Ainda estão sendo desenvolvidos os cursos de Jardinagem e Paisagismo e de Artesanato em Pneus. Já nos espaços do Case/Cenip Arcoverde, os alunos estão tendo aulas de Pintura Imobiliária e Artesanato em Feltro, completando a programação de cinco cursos oferecidos. As atividades são coordenadas pelo Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase. A certificação do conteúdo é feita pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco (CIEE).

 

Os cinco cursos dispõem de 19 vagas. Quinze alunos estão matriculados, alguns em mais de um curso. “As aulas terão continuidade até o fim do mês. Acredito que um diferencial é que os cursos têm muito conteúdo prático, o que ajuda a atrair o interesse dos socioeducandos. A maior parte dos adolescentes atendidos na nossa unidade está participando. O impacto na rotina deles e de todo o ambiente socioeducativo é muito positivo”, afirma a coordenadora geral do Case/Cenip Arcoverde, Paula Cibelle. 

 

Para o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque, a oferta de cursos com essas temáticas é positiva por ser um movimento, sobretudo, das pessoas que atuam na unidade socioeducativa. “Quem faz a socioeducação no âmbito local tem o mérito de identificar os anseios dos adolescentes e se mobilizar para suprir essas lacunas na área de profissionalização. É um esforço que parte de dentro e que se traduz em ofertas periódicas e bons resultados”, avalia.

 

OUTRAS UNIDADES – Nesta semana, turmas tiveram início ou foram certificadas em outras unidades. No Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru, sete alunos concluíram o curso básico de Corte de Cabelo Masculino, e outros oito iniciaram as aulas dessa temática. No Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru, houve a certificação de dois participantes do curso básico de Horticultura Orgânica. Também houve cursos iniciados no Case/Cenip Garanhuns (Informática Básica) e no Case Vitória de Santo Antão (Horticultura Orgânica). Todas as turmas têm número reduzido de alunos em decorrência da pandemia.

Ainda dá tempo de ser um mesário voluntário


 

Exercer a cidadania vai além de se dirigir a urna nos dias de eleições para escolher um candidato. Todo cidadão tem o dever de contribuir com a construção da democracia, e cada eleitor, maior de 18 anos, pode colaborar nessa nobre missão fazendo parte do processo eleitoral como mesário voluntário. A Justiça Eleitoral vai zelar pela saúde de todos que trabalharem nas eleições.



Para garantir a segurança dos mais de 1,5 milhão de mesários que atuarão nos 5.569 municípios que escolherão seus prefeitos e vereadores em 15 e 28 novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalhou em conjunto com médicos e especialistas a fim de definir os protocolos e equipamentos de proteção individual que serão disponibilizados no dia da votação.

Cada mesário terá à sua disposição, por exemplo, máscaras cirúrgicas descartáveis, proteções do tipo face shield, álcool em gel para as mãos e desinfetante para o ambiente da seção eleitoral, que será demarcada para garantir o distanciamento social.

Ser mesário voluntário é doar um pouco do seu tempo em favor da democracia do país, cooperando com o aperfeiçoamento do processo democrático. O mesário tem um importante papel para a transparência e a segurança nas eleições brasileiras, garantindo ao povo brasileiro o exercício livre e consciente do voto.

Além de praticar um ato de civismo, conhecer de perto o funcionamento da urna, participar das atividades que envolvem o dia do pleito e adquirir novos conhecimentos, o mesário conta com os seguintes benefícios: auxílio alimentação para o dia da eleição, dispensa do serviço, público ou privado, pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral (Art. 98, da Lei 9504/97) e certificado de participação.

Tem mais: o trabalho no dia das eleições também é considerado critério de desempate em concurso público, se houver previsão em edital e, as horas trabalhadas nas eleições, podem ser utilizadas como atividade curricular complementar em várias universidades.

Inscrição

Os eleitores interessados em atuar nas eleições municipais de 2020 devem preencher o formulário.


É importante ressaltar que, ao se inscrever, o eleitor demonstra para a Justiça Eleitoral que gostaria de exercer a função de mesário, mas não lhe é garantido automaticamente o direito de ser convocado, pois pode não haver vaga no local de votação ou ele ter algum impedimento.


Quem NÃO pode ser mesário:
• Os candidatos e seus parentes ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e bem assim o cônjuge;
• Os membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva;
• As autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
• Os que pertencem ao serviço eleitoral;
• Os menores de 18 anos.

Celpe renova iluminação de escolas públicas


 

A substituição de lâmpadas incandescentes, fluorescentes ou halógenas por modelos de LED representa uma economia média de 40% no sistema de iluminação de um imóvel. Com o objetivo de levar essa eficiência a escolas estaduais e municipais, a Celpe trocou, de janeiro a setembro de 2020, 9.839 lâmpadas, em 34 unidades de ensino públicas na sua área de concessão. A ação faz parte do projeto de Eficientização de Edificações, que integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As lâmpadas de LED têm fluxo luminoso igual ao das fluorescentes, mas consomem menos energia. “A economia de energia beneficia as escolas com a redução da fatura de energia e a adoção de práticas mais sustentáveis. Com a troca das lâmpadas, estamos contribuindo com a preservação do meio ambiente e dando o exemplo para as futuras gerações que estão sendo formadas nessas instituições”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

No projeto, além da substituição das lâmpadas ineficientes por modelos de LED, são realizadas palestras para representantes das escolas sobre uso eficiente da energia e segurança com aparelhos elétricos. O objetivo é de que esse conhecimento seja disseminado nas instituições, estimulando o consumo consciente de energia em toda a comunidade escolar.

Escolas públicas ou sem fins lucrativos de caráter essencialmente filantrópico ou assistencial podem se inscrever para receber as ações, por meio do e-mail eficiencia@neoenergia.com, e aguardar a avaliação técnica. Para ser beneficiada no âmbito do projeto, a instituição deve funcionar em local próprio, localizado nos municípios de concessão da Celpe.

Imprensa Celpe

São Paulo: CPT_SESC oferece curso sobre a arte da performance

 

Desde setembro, o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc-SP oferece cursos livres voltados às práticas corporais integradas às artes cênicas. Já aconteceram Práticas de Liberdade - O Corpo como Casa, Templo e Palco, com Ludmila Rosa, e Poemas no Corpo (dança), com Emilie Sugai. O terceiro módulo é dedicado à arte da performance, e tem Eleonora Fabião como professora.

Performance: corpo como questão acontece de 17 a 26 de novembro, às terças e quintas-feiras, das 17h às 20h, online. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 10 de novembro no site www.sescsp.org.br/cpt.

Neste terceiro módulo pretende-se criar um espaço teórico-prático de estudo coletivo sobre a arte da performance. Nos encontros serão discutidos conceitos e trabalhos de diversos artistas, e também serão propostas práticas psicofísicas e proposições para trabalhar a experimentação poética, a imaginação política e o fortalecimento mútuo.

A ideia principal dos Cursos Livres - Corpo é desenvolver práticas que possibilitem aos participantes ampliar o próprio repertório corporal, exercitando a percepção, o alongamento, a elasticidade, e a criação de espaços poéticos no corpo. Assim busca-se aproximar os artistas da cena a outras linguagens e técnicas que possibilitem conhecer melhor o corpo e suas potencialidades. As aulas acontecem ao vivo em formato online.


Serviço

Performance: corpo como questão
Com Eleonora Fabião
De 17 a 26 de novembro, terças e quintas-feiras, das 17h às 20h
Inscrições: de 10 de novembro, terça-feira, às 14h, a 16 de novembro, segunda-feira
Ingressos: R$21 (credencial plena/trabalhador no comércio e serviços matriculado no Sesc e dependentes), R$35 (pessoas com +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino) e R$70 (inteira).
Na plataforma Zoom
20 Vagas
Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos.

Eleonora Fabião é performer e teórica da performance. Realiza ações, exposições, palestras e workshops. É Professora da Escola de Comunicação UFRJ, Doutora e Mestre em Estudos da Performance (NYU) e Mestre em História Social da Cultura (PUC RJ).

Tauã Cordel

 

O cantor Tauã Cordel lançou, nas plataformas digitais, a sua versão para o hit "Você endoideceu meu coração", música que fez sucesso na voz do seu pai, Nando Cordel, nos anos 90, e teve várias regravações, entre elas, a de Fagner. A música conta com a participação de Luan Forró Estilizado, que deixou o xote cheio de suingue e alto astral. Toda a produção do single foi realizada, durante a pandemia, de forma virtual, em estúdio no Ceará. Um clipe da música deve ser gravado em breve.


Novembro Azul: homens estão se cuidando ainda menos na pandemia

 

Homens, historicamente, são menos preocupados com a própria saúde. Na pandemia, esse cenário se agravou ainda mais, o que pode refletir no número de diagnósticos de cânceres que atingem eles, principalmente o de próstata, cuja detecção precoce é feita através de exames regulares e preventivos, assunto que ainda é tabu para muitos. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostrou que a procura por cirurgias eletivas urológicas caiu 50% na pandemia. Desses, cerca de 90% afirmaram que houve uma redução em 50% das cirurgias eletivas, e 54,8% relataram que as cirurgias de emergências diminuíram pela metade.

Os dados assustaram os médicos e especialistas e, segundo o oncologista Bruno Ferrari, fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Oncoclínicas, essa realidade mostra a importância de campanhas de conscientização como o Novembro Azul, que promove ações informativas e práticas para estimular que homens se previnam contra o câncer de próstata, o segundo mais comum do Brasil (atrás apenas do câncer de pele e, em números absolutos, com mais ocorrências do que o câncer de mama feminino):

“A grande barreira para os homens é fazer esse acompanhamento médico de prevenção, de ir a um profissional capacitado para avaliação individualizada a partir dos 50 anos, conforme recomenda a SBU. Pessoas com parentes de primeiro grau que tiveram a doença ou afrodescendentes devem fazer isso antes, aos 45 anos, por terem propensão maior à doença. Infelizmente isso é algo pouco comum no público masculino, tradicionalmente reticente e orgulhoso para procurar atendimento especializado e compartilhar suas fragilidades”, explica o especialista.

O câncer de próstata deve atingir 65.840 pessoas em 2020, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Cerca de 75% desses casos atingem homens com 65 anos ou mais e mata mais de 15,5 mil brasileiros todos os anos. Bruno Ferrari frisa que há uma barreira sociocultural a ser superada, o que faz com que muitos só façam a descoberta do tumor já em estágio avançado. E isso não é apenas no câncer de próstata. “O câncer de pênis, por exemplo, ainda pouco falado, é responsável por mais de mil amputações por ano no Brasil. E há tumores testiculares. Ainda que menos prevalentes (2% e 5% dos casos gerais de câncer, respectivamente), esses cânceres também merecem atenção. O incentivo à uma rotina de consultas médicas pelo público masculino é fator determinante para que possamos frear esses índices”, diz.

Mesmo quando os sinais de problemas se tornam inegáveis, em muitos casos o diagnóstico efetivo da doença só acontece após insistência das parceiras. Não à toa, 70% das mulheres comparecem às consultas médicas do companheiro, segundo levantamento realizado pelo Centro de Referência em Saúde do Homem do Estado de São Paulo.

“Um dos principais objetivos do diagnóstico precoce, além de permitir a adoção de tratamentos menos invasivos e promover chances de cura que podem passar de 90%, é evitar que o paciente tenha outros impactos à saúde em geral. A vigilância ativa poupa os pacientes de possíveis efeitos colaterais do tratamento cirúrgico ou radioterápico. Por outro lado, quando o câncer de próstata é identificado em estágios mais avançados, o tratamento indicado acaba sendo mais agressivo, podendo comprometer inclusive a produção de testosterona. A falta desse hormônio gera, entre outros, elevação no risco de doenças cardiovasculares, impotência sexual e distúrbios cognitivos”, completa o oncologista clínico Andrey Soares, também do Grupo Oncoclínicas e Diretor Científico do LACOG-GU (Latin American Cooperative Oncology Group-Genitourinary).

 

Tratamentos têm evoluído

O tratamento do câncer de próstata, assim como outros, depende da avaliação da extensão da doença. Nos casos de doença localizada e sem características agressivas o tratamento pode variar de cirurgia, radioterapia ou vigilância ativa, dependendo do caso.

“Em casos localizados, mas com achados de agressividade, o tratamento definitivo se faz necessário. A conduta nestes casos pode ser cirurgia, radioterapia combinada a tratamento hormonal ou até mesmo a união de todos eles. Nos casos de doença metastática, os últimos anos têm trazido ótimas notícias para os pacientes com a chegada de diversas novas drogas, tais como uma nova geração de quimioterápicos, terapias hormonais e radioisótopos, moléculas inteligentes com pequena ação radiante que pode tratar diretamente os tumores”, afirma Andrey Soares.

Ele frisa ainda que novas perspectivas de tratamento pregam união de terapias, foco nas informações para conscientização sobre a doença e condutas voltadas ao olhar integral e individualizado para cada paciente, prezando pela qualidade de vida.

 

Atenção aos sintomas e formas de prevenção

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Cabe à próstata produzir parte do sêmen.

Por conta dessas atribuições, alguns dos sintomas do câncer de próstata são dor ao urinar ou presença de sangue na urina. Não existem indícios que apontem medidas preventivas que possam contribuir ativamente na redução dos riscos de desenvolvimento deste tipo de tumor, mas investir em uma rotina alimentar equilibrada e exercícios físicos é sempre recomendável.

“Há uma associação – ainda que pequena – entre atividade física e a diminuição de chances de aparecer câncer de próstata. Ainda que não haja conclusões mais detalhadas sobre a associação dos hábitos de vida e a incidência desta tipo de tumor masculino, o INCA e o Ministério da Saúde concordam que uma rotina saudável, alimentação balanceada e outros fatores ligados ao bem-estar podem ajudar na prevenção não só deste, como de diversos outros tipos de carcinomas”, pontua Andrey Soares.

Por isso, a relação mais importante, segundo os oncologistas do Grupo Oncoclínicas, é o autocuidado proativo e preventivo. “Cercados de tabus facilmente quebráveis caso haja interesse e disposição, os tipos de câncer que afetam exclusivamente homens necessitam, além do acompanhamento médico, de uma mudança de perspectiva sobre a importância da prevenção. A saúde precisa vencer o preconceito”, finaliza Bruno Ferrari.

Procon-PE autua Atacadão e Preserve por colocar consumidores em risco

 

O Procon Pernambuco autuou, na tarde desta sexta-feira (06.11), o supermercado Atacadão e a empresa de valores Preserve, por descumprirem a Lei Estadual 16.153, que prevê que operações de abastecimento e recolhimento dos carros-fortes só poderão acontecer quando clientes e usuários não estiverem no recinto da operação, devendo haver isolamento físico da área, a fim de garantir a incolumidade física dos vigilantes.

O supermercado Atacadão, na BR-101, no bairro da Iputinga, foi alvo ontem (05.11) de uma ação criminosa, onde três vigilantes ficaram feridos na troca de tiros. Tudo aconteceu por volta das 18h30, horário que o supermercado está aberto para clientes.“O fato que ocorreu ontem também estava em desacordo com o Código Estadual de Defesa do Consumidor. O artigo 5º deixa claro que o direito do consumidor à vida, à saúde, à segurança”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Na próxima semana será lavrado o auto de infração com o valor da multa para cada empresa.

Imprensa Procon PE

Digi&Tal promove encontro sobre o mercado digital e suas perspectivas durante e pós-pandemia

 

Intitulado de "E aí, cancela 2020?", o evento será totalmente online e vai abordar sobre as mudanças e perspectivas do mercado digital durante e pós-pandemia da Covid-19. Será um dia de palestras ao vivo, com vários temas de interesses de empreendedores, empresários e profissionais da área de comunicação.

"Nosso objetivo é promover o encontro de especialistas, estudiosos e profissionais para bater um papo sobre oportunidades, desafios e novos negócios em meio ao turbilhão que está sendo o ano de 2020", explicou a diretora de Planejamento e Conteúdo do Digi&Tal, Hevelly Cavalcante.

O Digi&Tal já é conhecido pelos eventos presenciais que promove em Caruaru, mas com o atual cenário do mundo e a necessidade de ainda se manter o distanciamento social, eles optaram em um formato mais acessível e democrático para todos. "2020 já foi um ano tão difícil e cheio de dificuldades que achamos melhor fazer num formato online, com uma taxa simbólica e possibilitando pessoas de qualquer lugar do Brasil participar também", disse o diretor Criativo do evento, Antonio Vasconcelos.

"E aí, cancela 2020?" será realizado no dia 05 de dezembro, online, a inscrição terá lote único no valor de R$ 19,90 e poderá ser feita através do site sympla.

O Amapá pede socorro [4]



E já está sendo feita uma Vakinha para arrecadar recursos para ajudar o povo do Amapá. A iniciativa é da ONG Amapá Solidário:

O Estado do Amapá está sem energia há 4 dias e ainda não tem previsão de retorno.Com caos está instalado, claramente os mais pobres são os mais afetados, e precisam de recursos básicos urgentes.Esta campanha está focada em fornecer água potável aos mais carentes da capital e região. Enquanto esta mensagem é escrita o galão de 20 litros de água está custando em torno de 30,00 reais. Precisamos urgentemente atender estas pessoas!Contamos com você.

O link é esse aqui: http://vaka.me/1520159

O Amapá pede socorro [3]

 A Melory Lopes mora em Belém do Pará e está fazendo uma campanha para arrecadar recursos para ajudar o povo do Amapá, que sofre por um apagão há quatro dias!

Texto do Instagram da Melory:

Oi gente, como vocês sabe o estado do Amapá ta passando por um período extremamente crítico e precário, ontem a água potável e a encanada acabou pelo estado, e algumas famílias estão sem alimento, por conta que não tem como passar cartão nos supermercados e não tem como sacar dinheiro nos caixas eletrônicos, então,se você quer contribuir de alguma forma pode transferir qualquer valor para essa conta, ou se não puder ajudar financeiramente, ajude divulgando! Com o dinheiro arrecadado eu irei comprar em Belém água mineral, e comida enlatada, e enviar por navio ou de alguma outra forma para Macapá e meus amigos irão distribuir lá. Grata desde já! 🙏🏻💖 

Agência 0001

Conta 42060723-7 

Banco 260 - Nu pagamentos S.A

O Amapá pede socorro [2]

Coaciara Belém é pedagoga (Foi a minha primeira professora, lá na Educação Infantil, início dos anos 1980 😍) e ela me passou um relato de como está a cidade de Macapá, onde vive. Acompanhe o depoimento.


Oi Taís. Até agora nós aqui em casa estamos tendo a impressão q estamos protagonizando um daqueles filmes de caos q a gente assiste de vez em qdo. Não bastasse a pandemia temos mais esse problema pra enfrentar. Terça feira passada tivemos uma chuva acompanhada de raios e trovões como eu nunca pensei ver em minha vida! Um desses raios causou esse desastre. Como sempre acontece o estado não tem um plano de contingência ou plano B para uma situação como esta e como o estado tem um acesso difícil por conta dos rios, quase toda a população está sem energia e água. Temos problema tb de abastecimento de gasolina pq a maioria dos postos não tem gerador e à população está lotando os supermercados. Qto a mim e família, estamos numa situação privilegiada pq moro próxima a um hospital e a pouca capacidade de distribuição de energia q existe eles estão priorizando para as ruas com hospitais e UBS. O prédio q eu moro tb é abastecido com água de poço. Pode acreditar q toda hora lembro de agradecer a Deus por esse privilégio pq essa não é a realidade da maioria da população. O Amapá está um caos! Q Deus nos ajude mais uma vez!