segunda-feira, 2 de abril de 2012

Guido Mantega será investigado em denúncias envolvendo a Casa da Moeda

Em resposta às inúmeras demandas recebidas pelos órgãos de imprensa nas últimas semanas, a Procuradoria da República no DF - órgão que representa o Ministério Público Federal perante a Justiça Federal de primeiro grau do DF - , informa que instaurou, em 29 de março de 2012, investigação cível preliminar (procedimento preparatório) para apurar possível prática de improbidade administrativa pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, por eventual omissão quanto ao suposto esquema de corrupção comandado pelo ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci.

A investigação será conduzida pelo titular do 3º Ofício de Patrimônio Público, procurador da República Júlio Carlos Schwonke. O procedimento preparatório tem prazo de 90 dias para ser concluído, prorrogável por igual prazo. Caso a investigação não seja concluída nesse período, o procedimento é convertido em inquérito civil, cujo prazo de conclusão é de um ano.

De acordo com o órgão, a instauração do procedimento preparatório decorreu de uma representação feita pelos senadores Demóstenes Torres, Álvaro Dias, Aloysio Nunes, Pedro Taques, Jarbas Vasconcelos e Randolph Rodrigues, encaminhada à Procuradoria da República do Distrito Federal pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, em 16 de março de 2012.



Correio Braziliense

Planejamento do Programa da Pesca será encerrado nesta quarta-feira em Pesqueira

A equipe de engenharia de pesca da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (Seaf) encerrará o planejamento do Programa da Pesca em Pernambuco 2012/2014, nesta quarta-feira (4) e quinta-feira (5) de abril, no Açude de Pão de Açúcar, em Pesqueira, interior de Pernambuco.

As visitas do programa foram realizadas entre os dias 22 e 25 de março, nos municípios de SerraTalhada, Serrita, Cabrobó, Belém do São Francisco, Itacuruba, Floresta e Petrolândia, com o objetivo de identificar a necessidade de povoamento dos açudes públicos, além de levantar a demanda por equipamentos de pesca. Nessas cidades foram iniciados os ajustes de apetrechos de pesca 2012. 
 “O prazo máximo de para a entrega do Apetrecho de Pesca é de 90 dias, ou seja, até o mês de junho”, disse o engenheiro de pesca da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Rodolfo Rangel.
Em cada município visitado, foram realizadas reuniões com as colônias de pescadores para debates e encaminhamentos, e tiveram como temas: o planejamento da aquisição de apetrecho de pesca e freezer para as colônias de pesca, diagnóstico de povoamento, indicando quantidade e espécies recomendadas para os ambientes, ajuste dos apetrechos de pesca do Programa Aquisição de Canoas e apetrechos de pesca e identificação das prioridades para adesão dos projetos para as colônias de pescadores. 
Segundo Rodolfo, até o final de 2013 serão distribuídos 3,8 milhões de organismos aquáticos, entre alevinos e filhotes de camarão, nesses municípios. O investimento é da ordem de R$ 19. 752,10.
Secretaria de Agricultura de Pernambuco

Luiz França e os Insanos no Manhattan

Os Insanos, juntamente com o comediante Luiz França (foto), sobem ao palco do Manhattan Café Theatro nesta terça (3) para uma apresentação inesquecível. O grupo promete tirar muitas risadas do público, com um espetáculo satirizando diversas situações cotidianas. O show acontece a partir das 20h. Informações e reservas pelo fone 3325-3372.

Compesa leva comunidades para assistir a Paixão de Cristo

A Compesa levará mais de 40 comunidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) para assistir, nesta quarta-feira (4), a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. A companhia, que é uma das patrocinadoras do evento, vai proporcionar a 250 pessoas, entre líderes comunitários, grupos de terceira idade e de mulheres, agentes sociais e de saúde, além de outros parceiros que apoiam o trabalho social da empresa, a oportunidade de prestigiar o espetáculo pela primeira vez.

Quatro ônibus sairão do Grande Recife e um de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, e seguirão até Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus. Os convidados assistirão ao espetáculo, às 18h, e regressam ao Recife e a Vitória, onde devem chegar por volta da meia-noite. Os ônibus irão partir das sedes das Gerências de Unidade de Negócio Metropolitana Centro (Cabanga), Norte (Casa Caiada), Leste (Dois Irmãos) e Sul (Prazeres), além da unidade de Vitória de Santo Antão.

De acordo com a assessora de Responsabilidade Social da Compesa, Fabíola Coelho, a ideia da iniciativa é aproximar a companhia das comunidades atendidas pela empresa. “O nosso objetivo é valorizar quem realiza e faz parte das ações de responsabilidade social da Compesa, valorizando sempre os clientes”, afirma Fabíola.

Do Recife, serão contempladas com a viagem comunidades como a Caranguejo Tabaiares, Vila Santa Luzia, Coelhos, Brasília Teimosa, Vila dos Milagres, Vila Mangue 1, Mustardinha, Ilha de Deus, Sítio Cardoso, Alto da Brasileira, Alto Santa Tereza, Alto do Mandu, Córrego do Boleiro, Morro da Conceição, Roda de Fogo, União dos Palmares, Alto Jardim Progresso, Alto da Telha, Vila da Felicidade, Alto Antonio Felix, Sitio dos Pintos, Córrego da Areia, Vasco da Gama, Apipucos, Passarinho, Vila Boa Vista, Ilha do Joaneiro e Buriti.

Já de Olinda e Paulista, a Compesa levará lideranças comunitárias de várias localidades, como Salgadinho, Sítio Novo, Jardim Brasil, Ouro Preto, Vila Popular, Caixa D'Água, Ilha de Santana, Cohab e Maranguape II. As comunidades de Jardim Piedade, Jardim Copacabana e Conjunto Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, na zona sul do Grande Recife, também serão contempladas com a viagem.

Imprensa Compesa

Governador abre encontro do Confea/Crea e Mútua

Com a palestra “A gestão pública como instrumento de transformação econômica e social”, o governador Eduardo Campos abriu hoje (02/04) a 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O encontro segue até a próxima quarta-feira no empresarial JCPM Trade Center, no bairro do Pina, no Recife. 
Durante a palestra, que durou pouco mais de uma hora, Eduardo apresentou os números de diversos setores da economia pernambucana e os resultados obtidos pelo Governo do Estado em áreas como saúde, segurança pública, educação e infraestrutura. Ele destacou a transformação de Pernambuco em um grande canteiro de obras e o conseqüente crescimento da construção civil. Em seguida, pediu a contribuição dos profissionais na execução dos empreendimentos estruturadores em curso.  
  “Tenho certeza de que os senhores sempre nos ajudarão com a crítica, com a observação e com os exemplos positivos que acontecem nos seus estados, pois não tenho problema de importar boas experiências que nos ajudem a construir agora, um futuro melhor”, disse o governador. 
Ao término de sua apresentação, Eduardo convidou os presidentes dos conselhos de engenharia, arquitetura e agronomia presentes para uma visita ao Porto de Suape, quando eles poderão conhecer um dos alicerces da economia de Pernambuco.
 Em retribuição, o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti, agradeceu a participação de Eduardo no evento. “Temos orgulho de tê-lo aqui. Um dos governadores mais jovens e dinâmicos deste País e que tem trabalhado focado no desenvolvimento de Pernambuco. O senhor inaugurou uma nova forma de governar, com um modelo que tem metas e resultados”, afirmou. 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco