quinta-feira, 8 de junho de 2023

Copa de Futsal e Voleibol oferece lazer e esporte em Igarassu


Nesta sexta-feira (09), às 19h30, acontece a final da Copa de Futsal, que atrai jogadores e torcedores de diferentes idades numa competição. O torneio é realizado no Ginásio Poliesportivo Jota Raposo e faz parte da política de incentivo ao esporte do município. 

Além desse evento, Cruz de Rebouças se torna a sede das semifinais da Copa de Voleibol, na próxima terça-feira (13), no Centro de Iniciação Esportiva (CIE), com início às 19h. Os times classificados se enfrentarão no dia 22 deste mês em uma partida decisiva, após o resultado da disputa.

Inscrições abertas para cursos de idiomas nas unidades do Senac em Recife, Paulista e Vitória


Nunca antes foi tão crucial ter conhecimento em um idioma estrangeiro, tanto para obter melhores oportunidades de emprego como para explorar novos destinos internacionais em viagens. Sempre atento às demandas do mercado e às necessidades dos alunos, o Senac Pernambuco abriu inscrições para os seus cursos de idiomas para o segundo semestre de 2023. Entre as ofertas, estão os cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Alemão, Italiano e Libras. Para se inscrever, basta acessar o site www.pe.senac.br/idiomas

Na unidade do Senac no Recife, há vagas para todos os seis cursos, com ampla variedade de horários e turmas disponíveis, do iniciante ao avançado, com encontros uma, duas, três ou cinco vezes por semana. As aulas começam em agosto e serão oferecidas nos formatos presencial ou remoto. Já em Paulista, há vagas apenas para o curso de Inglês, também em diferentes horários e para os mais diversos níveis, com início previsto para o mesmo mês de agosto. Os encontros são presenciais. E em Vitória de Santo Antão, há vagas para o curso de Libras Básico 1, com início das aulas previsto para o mês de julho e com encontros também presenciais.

Os cursos de idiomas do Senac são amplamente reconhecidos por sua excelência e por oferecerem o melhor custo-benefício. A instituição possui parcerias com empresas que oferecem vantagens exclusivas aos alunos, incluindo a Smart English, localizada no Canadá, e as agências de intercâmbio Egali, Dreams e AFS. Essas três últimas atendem em todo o Estado e proporcionam aos alunos a oportunidade de viajar para estudar ou trabalhar no exterior.

Além disso, o Senac também oferece a certificação Linguaskill, da Universidade de Cambridge, que abre portas para estudos e trabalho em países de língua inglesa. Essas parcerias oferecem aos alunos do Senac um leque de oportunidades únicas para expandir seus horizontes educacionais e profissionais.

No Recife, as aulas ocorrem na unidade do Senac localizada na Rua do Pombal, 57, Santo Amaro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800.081.1688 ou (81) 3413.6728/6729/6730/6716. Já em Paulista, as aulas são realizadas na unidade do Senac situada na Av. Prefeito Severino Cunha Primo, 30, em Jardim Paulista. Informações pelos telefones (81) 3372.8250, 98491-7426 ou 99848-0015 (WhatsApp). E em Vitória, as aulas ocorrem na Rua Áurea Pimentel, 210, Cuscuz. A unidade atende nos números (81) 3526.7600 / 7601 / 7611. Tanto para Recife, Paulista ou Vitória, os interessados também podem tirar dúvidas pelo e-mail centrodeidiomas@pe.senac.br.

Estética menos invasiva: laser com fibra óptica é tendência no mercado


Com os avanços da estética minimamente invasiva e o desejo pelo rejuvenescimento e uma silhueta mais enxuta, os consultórios especializados recebem uma grande demanda de pessoas buscando tratamentos faciais e corporais para gordura localizada e flacidez. Uma das tendências do mercado tem sido a utilização de laser com fibra óptica. 

“Regiões faciais como as pálpebras tinham resultados insatisfatórios com os tratamentos convencionais e nem todas as pessoas têm indicações para cirurgias plásticas, então havia uma lacuna. Porém, com a chegada deste procedimento, os resultados são reais e satisfatórios” conta Aline Damasceno.

Assim então, chamada de Endolift no exterior, a técnica chegou no Brasil recentemente e vem apresentando resultados expressivos, efetivos e duradouros, podendo ser identificados no pós-imediato.

O LiftSkin HD, como é chamada a técnica, nasceu unificando ideias italianas, americanas e atualizadas no IMCAS, congresso tradicional que acontece em Paris. “É uma técnica que garante resultados com mais segurança aos pacientes e profissionais”, diz a odontóloga.

Aline acredita que o laser com fibra óptica é padrão ouro para tratamentos de gordura e flacidez, principalmente utilizando conjuntamente com a lipo mecânica da papada. “O laser é indicado para tratar flacidez nas pálpebras e olheiras, assim como no rosto e corpo todo. Tratamentos de gordura localizada também são bem efetivos, diminuindo medidas e evidenciando contornos corporais e faciais. É um tratamento que não requer grande tempo de recuperação e afastamento das atividades diárias, como trabalhar e realizar autocuidado por ser minimamente invasivo”, afirma a especialista.

Nota oficial de professora do IFPE

EX-REITORA DA EXPANSÃO III DO IFPE ESCLARECE FATOS SOBRE PAULISTA

Depois de ler menagens nas redes sociais, venho a público esclarecer fatos que me envolveram diretamente, e o meu mandato como a primeira mulher eleita Reitora do Instituto Federal de Pernambuco e no Estado de Pernambuco (2011-2015).

 Encontramos dificuldades para a doação dos terrenos que compõem a III Expansão dos Campi do IFPE. O IFPE foi o único Instituto a criar uma Comissão Multidisciplinar, com a participação de representantes dos prefeitos, a proposta atendia aos preceitos democráticos das decisões serem realizadas no coletivo. 

A Comissão da Expansão dos Campi do IFPE deliberava sobre os cursos a serem ofertados (modelo conjugado com as audiências públicas), propostas pedagógicas, ações administrativas, entre outros aspectos. 

Especificamente, na cidade do Paulista não possuo nenhuma reclamação quanto ao tratamento sempre respeitoso do Prefeito da época e atual dirigente do município, Vossa Excelência Yves Ribeiro. Era solicito e colocou sua equipe à disposição do meu Gabinete.

 Infelizmente, não posso dizer o mesmo do seu sucessor, porque os processos ficaram travados, burocratizados, sem atenção, assistência e atendimento às normas estabelecidas no Contrato de Parceria firmado entre IFPE e a Prefeitura. 

Juntamente com a então diretora do Campus, redigi um ofício endereçado ao saudoso governador, Eduardo Campos, mencionando as dificuldades encontradas, naquele momento, com o dirigente da cidade. Esse senhor postou em sua rede social, e encaminhei mensagem para retirar os números de meus documentos dessa exposição desnecessária, arbitrária e desrespeitosa promovida contra a minha pessoa.

 Não adianta papel se as ações não se materializaram! Como educadora, desejo o crescimento do Campus com o necessário apoio da Prefeitura e tenho certeza do máximo empenho do Prefeito, Yves Ribeiro, nessa perspectiva, auxiliando essa importante e transformadora política pública do governo Lula a quem devemos todo o crescimento, a expansão, os investimentos e a transformação das famílias com a instalação de um Campus nas cidades do Brasil.

 Cláudia Sansil (Ex-Reitora do IFEPE, professora titular do Curso de Turismo do Campus Recife)

Imprensa Paulista PE 

Pedro Campos intensifica articulação para nacionalizar o Compaz


RECIFE - Em evento que marcou o relançamento do Farmácia Popular, no último dia 07, o deputado federal Pedro Campos exaltou a escolha do local pelo governo Lula para o anúncio da expansão do programa do Ministério da Saúde. No Centro Comunitário da Paz Ariano Suassuna, o parlamentar ressaltou a importância de levar o equipamento, que é modelo de segurança cidadã no Recife, para o Brasil.  

“O Recife é exemplo nacional em políticas públicas que efetivamente combatem a desigualdade e promovem a justiça social. Seguiremos em Brasília, atuando para nacionalizar o Compaz”

O parlamentar é autor, na Câmara Federal, do projeto de lei N• 2215/2023 que pretende levar a todas unidades federativas a experiência recifense. Os Centros Comunitários da Paz (Compaz), em funcionamento na cidade há 7 anos, são inspirados na premiada política pública de urbanismo social que tirou da colombiana Medellín a pecha da marginalidade e a projetou como uma das cidades mais inovadoras do mundo. 

No Recife, a rede conta com quatro unidades: a Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; a Governador Miguel Arraes, na Praça Caxangá; a Ariano Suassuna, no Cordeiro; e a Dom Helder Câmara, no Coque. “Precisamos avançar na inclusão social e no fortalecimento comunitário em nosso país, para que possamos atuar, sobretudo, na prevenção à violência através da promoção da cidadania e da dignidade”, concluiu.

O programa oferece às comunidades circunvizinhas aos Centros vários serviços  como atividades educacionais, cursos de qualificação profissional e geração de renda, mediação de conflitos, atividades esportivas, aulas de danças e músicas. O Compaz também oferta diversos serviços públicos junto aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Secretaria da Mulher, Procon,  Junta Militar, Assistência judiciária,  Prouni-Recife e  Programa Mãe Coruja.

Acordo encerra CCT 2023 com salário de R$1.354,00 para trabalhadores rurais


A Comissão dos Sindicatos Patronais do Vale do São Francisco nos estados de Pernambuco e Bahia, anunciou na noite desta quarta - feira (7), o
acordo que pôs fim a 29ª Campanha Salarial da Fruticultura Irrigada do Vale do São Francisco (CCT 2023).

Após seis meses de impasse, os representantes dos produtores e dos sindicatos dos trabalhadores rurais da região, acordaram, entre outras alterações econômicas, o novo piso salarial da categoria no valor de R$1.354,00, o que representa um percentual de aumento na ordem de 
7,12%, além do adicional para tratoristas  de R$101,53 e o 
adicional para irrigante de R$50,76.

De acordo com o advogado da Comissão dos Sindicatos Patronais do Vale do São Francisco, Fábio Schnorr, foram retiradas cláusulas a exemplo de aprendiz e primeiro emprego, e  incluídos compromissos como a realização de palestras com o intuito de combater o racismo e a discriminação da mulher no ambiente de trabalho. "Estes temas serão abordados na Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPATR, anual, conforme NR 31", adiantou Fábio Schnorr. As demais cláusulas foram mantidas.

Considerada a maior convenção coletiva do Nordeste e uma das maiores do Brasil, a CCT 2023  mobilizou representações patronais e de trabalhadores de 13 municípios: Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Belém do São Francisco, Cabrobó e Orocó, em Pernambuco; e Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé, Sobradinho, Curaçá e Abaré, na Bahia. Um universo de 3.500 pequenos, médios e grandes produtores agrícolas e 110 mil trabalhadores rurais.

Prefeitura de Belo Jardim divulga programação do São João 2023, que valoriza a cultura local e o autêntico forró


A Prefeitura de Belo Jardim divulgou a programação do São João 2023. Assim como já havia sido anunciado, Petrúcio Amorim é atração confirmada e outros artistas da terra e da região chegam para animar os belo-jardinenses pelo segundo ano consecutivo que a prefeitura realiza a festa. Mais uma vez, a Praça dos Motoristas, no bairro São Pedro, será o ponto de encontro das famílias e neste polo, haverá shows musicais nos dias 10, 18 e 24 de junho.

No dia 10, quem se apresenta é Henrique Cortez e Sandro Vaqueiro. Enquanto no dia 18, é a vez de Felipe Estilizado e Petrúcio Amorim subirem ao palco. Já no dia 24, quem animará o público é Eduardo Melo. Nos dias 23 e 28, terá festa também no distrito de Serra do Vento e em Santa Luzia; e na comunidade de Vila Nova, a festa será no dia 24. 

Neste ano, o tema do São João é "Da cidade a zona rural é só festança cultural!", justamente por trazer a proposta de fazer uma festa que contemple também os moradores da zona rural. O intuito é promover festejos juninos valorizando a cultura local, o autêntico forró e a reunião das famílias belo-jardinenses que optam por passar um período junino mais pacato e longe das multidões dos shows realizados em outras cidades. 

"Estou muito animado em comemorar o São João com o povo belo-jardinense. É uma festa simples, mas que foi pensada com muito carinho para aqueles que preferem comemorar a festa na cidade e zona rural, ao invés de se deslocarem para as festas em municípios vizinhos. Essa festa é o esquenta para a 54ª Festa das Marocas, que já tem data marcada para os dias 14 a 18 de julho, festa essa que é um marco na história de Belo Jardim. Por isso, conto com a presença de todos vocês para festejarem conosco, tanto agora no São João, quanto no próximo mês", afirmou o prefeito Gilvandro Estrela. 

O "São João 2023 de Belo Jardim - Da cidade a zona rural é só festança cultural!" é realizado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo e conta com o apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria de Cultura do Estado e do Governo do Estado.

Imprensa Belo Jardim PE

Médico pernambucano participa de qualificação em SP

ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA EM SÃO PAULO

Os especialistas pernambucanos sempre em atualização científica. O médico cardiologista e professor Domingos Melo está participando, esta semana, de atividades científicas de um dos maiores congressos do mundo  na especialidade, que é o Congresso da Sociedade de Cardiologia de São Paulo (Socesp), que acontece  de 08 a 10 de junho, no Transamérica Expo Center. Além de renomados cardiologistas brasileiros, o evento recebe presenças do Canadá, EUA  e Israel.

Oficina de Brigadeiros Juninos

OFICINA DE BRIGADEIRO JUNINO, NA LIVRARIA DA PRAÇA, SÁBADO, 10 DE JUNHO, 16H!

A Livraria Praça de Casa Forte recebe, no dia 10 de junho (sábado), às 16h, OFICINA DE BRIGADEIRO JUNINO, com o Tio Rafa!

Mãos à obra para ampliar perspectivas.

A garotada irá produzir os seus próprios brigadeiros.

✨Vamos lá? Chegou a hora dos mini chefes!

👉INSCRIÇÕES: R$30 por criança
👉A partir de 3 anos

Dia Mundial da Imunização destaca importância de prevenção


O Dia Mundial da Imunização, celebrado nesta sexta-feira (09/06), tem como principal intuito conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção. O Brasil disponibiliza, gratuitamente, diversas vacinas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para todos os públicos - bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos -, com o objetivo de proteger a população contra doenças infectocontagiosas, como gripe, Covid-19, sarampo, rubéola, poliomielite (paralisia infantil), entre outras. 

Manter a vacinação em dia é um dos principais métodos para prevenir doenças e infecções, mesmo na fase adulta. As vacinas são compostas de moléculas mortas ou atenuadas que, ao entrarem no organismo, estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos necessários à defesa contra os agentes infecciosos, tornando o nosso corpo imune às doenças que eles provocam.

“Nos últimos anos, o cenário de coberturas vacinais está em constante mudança. O desafio atual é manter os números homogêneos, alcançando as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS). Entre as maiores dificuldades está a divulgação de dados reais, uma vez que os sistemas de registros nacionais vivem sendo atualizados. Há, ainda, baixa percepção de risco por parte da população, devido a propagação de notícias falsas sobre a imunização”, destaca a Superintendente de Imunização e Vigilância de Doenças Imunopreveníveis, Jeane Tavares.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) vem incorporando novas vacinas no Calendário Básico Nacional de Vacinação, como a inclusão do imunizante contra a febre amarela, implantada em Pernambuco, no ano de 2019, de forma preventiva, pelo risco de introdução da doença por meio dos corredores ecológicos no Estado. Este ano, a cobertura vacinal do imunobiológico, ofertado a crianças com menos de um ano, é de 66,5%.

Outra ação é a ampliação de atividades para a intensificação vacinal, como a extensão de horário de Unidades Básicas de Saúde (UBS), a busca ativa da população em áreas de difícil acesso, a vacinação em escolas e feiras livres, além da melhoria na comunicação com a população. 

“Reforçamos a importância da vacinação como fator protetivo para doenças imunopreveníveis, redução de casos graves com internamento e óbitos. Somente por meio da vacinação conseguimos imunidade coletiva, formando uma barreira e protegemos a todos”, completa Jeane Tavares.

Imprensa Saúde PE

Domingo tem buscapé em Sairé


🔥O Governo de Sairé inicia, no próximo domingo (11), a tradicional queima do buscapé. 

🕙 O espetáculo pirotécnico será iniciado às 22h, na Arena do Buscapé Zito Quirino, no centro da cidade. O espaço conta com telas de proteção. 

🔸Para este ano, aproximadamente 200 dúzias do fogo de artifício foram fabricadas por fogueiteiros do município. 

🔹Milhares de pessoas devem acompanhar o espetáculo pirotécnico. 

🪗 Além da queima do Buscapé, shows com Natalya Dourado, Assisão e Santanna movimentam a abertura do São João 2023 na terra da laranja.

 

Caravana do São João na Roça encerra edição de 2023 nesta sexta-feira(9), na Vila do Juá


Após passar por 12 localidades da zona rural da cidade, desde 28 de abril, a caravana do São João na Roça 2023, chega a seu último destino dessa edição.  Nesta sexta-feira (9), será a vez da Vila do Juá receber toda estrutura montada em cima de uma caminhão-palco.

Para 2023, mais uma comunidade foi inserida no calendário oficial, sendo o primeiro ano da caravana a percorrer 13 localidades no total.

*Confira a programação desta sexta-feira (9), na Vila do Juá.*

Banda de Pífanos Alvorada
Quadrilha Animadrilha
18h30 - Anjos do Forró 
20h30 - Humberto Bony
22h30 - Quinteto Violado

Imprensa Caruaru

Parque Dois Irmãos divulga lançamento do livro infantil "Festa dos Camarões no Manguezal" neste domingo (11)


O Parque Dois Irmãos sedia, neste domingo (11), o lançamento do livro "Festa dos Camarões no Manguezal", publicado pela Editora UFPE. O evento ocorrerá no auditório do parque em dois horários: às 10h30 e às 14h. 

A obra, escrita por Aline dos Santos Rios, Jesser Fidelis de Souza Filho e Alexandre Oliveira de Almeida, tem como objetivo abordar as consequências do descarte impróprio de materiais plásticos, o consumo excessivo desses produtos e os danos que essa atitude pode causar para as espécies e para o meio ambiente. 

Através de uma abordagem lúdica, o livro critica o consumo excessivo e o descarte incorreto de produtos plásticos, especialmente em relação aos camarões que habitam os manguezais da região do Capibaribe, em Recife/PE. A obra é rica em detalhes, contendo ilustrações e fotografias dos animais e do ambiente, sendo indicada para professores, pesquisadores e para crianças. 

Local: Auditório do Parque Dois Irmãos  
Data: Domingo, 11 de junho  
Horários: 10h30 e 14h

Imprensa Horto Dois Irmãos 

CPC Sesc recebe programação da 15ª Mostra de Música Leão do Norte, em Garanhuns



Tudo pronto para o início das apresentações da 15ª Mostra de Música Leão do Norte, em Garanhuns. A programação acontece no Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc (CPC Sesc), nos dias 9, 10, 15, 17 e 18 de junho. O projeto do Sesc proporciona espaços para expressão e fruição artística, juntamente com formações e discussões sobre processos composicionais e de criação em música.
 
As apresentações no CPC Sesc serão todas no Teatro Reinaldo de Oliveira. Nesta sexta (9), a cantora N.I.X – A Filha do Caos (foto) abre a programação, às 20h. No sábado (10), é a vez de MC Rugal, também às 20h. O projeto é retomado no dia 15, com Rogério Diniz, às 20h. A cantora Blera é a atração do dia 17, também às 20h, e a cantora Lili Novais sobre ao palco no dia 18, às 19h, fechando a etapa Garanhuns.
 
Os ingressos estarão à venda na Central de Relacionamento do CPC Sesc ao preço de R$ 30. Os trabalhadores do comércio e seus dependentes, com a Credencial Sesc atualizada, têm desconto e pagam R$ 15.
 
A estruturação da edição 2023 só foi possível graças às curadorias compartilhadas entre os diferentes territórios por onde vai passar, visando possibilitar experiências de circulação artística entre diferentes cidades, considerando sempre os recortes temáticos e conceituais estabelecidos em cada território. Além disso, o projeto busca promover diálogos e reflexões sobre gestão de carreira, sustentabilidade e economia criativa.
 
A 15ª Mostra de Música Leão do Norte termina no mês de dezembro. Até lá, vai passar pelas cidades de Belo Jardim, Goiana, Petrolina, Recife, Surubim e Triunfo. O resultando é um circuito plural, com uma programação intensa e de impacto significativo para profissionais/artistas e públicos envolvidos. 
 
*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: 15ª Mostra de Música Leão do Norte*
 
*Etapa Garanhuns*
Local: CPC Sesc (Rua Cônego Benigno Lira, s/n, Centro)
Ingressos no local: R$ 15 (trabalhadores do comércio e dependentes) e R$ 30 (público geral)
 
*Programação*
09/06 | 20h | N.I.X – A Filha do Caos
10/06 | 20h | MC Rugal
15/06 | 20h | Rogério Diniz
17/06 | 20h | Blera
18/06 | 19h | Lili Novais

Primeira semana do Leva itinerante é realizada com sucesso em Caruaru


A Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Caruaru (AETPC) realizou com grande sucesso a primeira semana do programa “Leva Itinerante”, em Caruaru. A ação ocorreu nos pontos da rua 15 de Novembro, Duque de Caxias e no terminal de ônibus da estação, visando facilitar o acesso dos usuários aos serviços de recarga e obtenção de novos cartões do tipo comum do Leva que dá desconto ao usuário. Ao adquirir esse cartão, o passageiro paga R$ 4,10.

O “Leva Itinerante” é uma iniciativa da AETPC que busca levar comodidade e praticidade aos usuários do sistema de transporte coletivo de passageiros de Caruaru. Promotores devidamente identificados foram designados para realizar as recargas e fornecer novos cartões do tipo comum aos usuários diretamente nos pontos estratégicos da cidade.

Durante a primeira semana de implantação do “Leva Itinerante”, a AETPC registrou um grande êxito. Os usuários dos ônibus de Caruaru responderam de forma positiva à iniciativa, aproveitando a facilidade oferecida pela ação. O acesso aos serviços de recarga e obtenção de cartões do tipo comum foi simplificado, poupando tempo e esforço dos usuários.

A presença dos promotores em pontos estratégicos da cidade contribuiu para a divulgação do programa e a conscientização dos passageiros sobre a importância do uso do cartão Leva como forma de pagamento no sistema de transporte público. Além disso, os promotores também forneceram informações sobre o funcionamento do Leva e tiraram dúvidas dos usuários.

A iniciativa tem como objetivo oferecer maior comodidade e agilidade aos passageiros, incentivando o uso do cartão Leva e contribuindo para a modernização do sistema de transporte público de Caruaru.

Imprensa AETPC Caruaru 

Neoenergia oferece atendimento comercial para moradores da Região Metropolitana do Recife; saiba os locais

 

A Neoenergia Pernambuco estará presente em três locais estratégicos, nesta semana, para expandir seus serviços para a população a fim de garantir maior alcance na prestação de serviço. A distribuidora, através do atendimento itinerante, oferecerá todos os serviços de uma loja tradicional, como cadastro na tarifa social de energia, regularização de débitos, solicitações de nova ligação e mudança de titularidade. Nesta quinta-feira (8), das 8h às 12h, colaboradores da concessionária estarão na Av. José da Câmara Vieira SN, no bairro de Sotave, em Jaboatão dos Guararapes. No sábado (10), no Recife, das 8h às 12h, equipes da distribuidora atenderão na Av. 21 de Abril, 773, no bairro de Afogados. Por fim, no domingo (11), das 10h às 17h, na Av. Guararapes na ação Viva Guararapes, no centro do Recife.

O objetivo da Neoenergia é oferecer um serviço diferenciado para os moradores de toda a região, evitando assim o deslocamento dos moradores da localidade para as lojas da concessionária. Os interessados em algum dos serviços deve comparecer aos locais indicados de posse dos documentos pessoais e a última fatura de energia elétrica, contribuindo assim para a celeridade no atendimento.

É importante ressaltar que as equipes da distribuidora estarão à disposição não apenas dos clientes que estiverem nas ações, mas também dos bairros vizinhos que quiserem se deslocar até o endereço onde o veículo ficará estacionado.

TARIFA SOCIAL
Além do atendimento comercial, a distribuidora cadastrará clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O benefício, que foi criado pelo Governo Federal para beneficiar residências de famílias com baixa renda, oferece mais de 60% de desconto nas faturas dos clientes de baixa renda. É importante ressaltar que o consumidor pode se cadastrar a qualquer momento para obter o benefício, desde que atenda aos pré-requisitos de classificação, apresente a documentação necessária e a concessão do benefício seja validada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

CRITÉRIOS
• Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, ter NIS - Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo, independente de receber ou não algum benefício do Governo.

• Ser cliente integrante do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), detentor do Número do Benefício (NB).

• Estar inscrito no Cadastro Único e ter um morador da residência com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos (necessário apresentação de atestado médico).

OBSERVAÇÃO
O cliente de baixa renda e que não tiver o NIS ou o BPC, ou esteja com o cadastro no CadÚnico desatualizado, deve atualizar os dados no CRAS do município. Para saber mais sobre o benefício, acesse o link.

Imprensa Neoenergia PE

Musical "Solo Para Um Sertão Blues" retorna a Olinda e faz curta temporada no Teatro Fernando Santa Cruz

 

De volta aonde tudo começou, o musical "Solo Para um Sertão Blues" retorna a Olinda, cidade que recebeu sua estréia em 2021 fazendo uma curta temporada no palco do Teatro Fernando Santa Cruz, dentro do Mercado Eufrásio Barbosa no mês de Junho.

Baseado no livro "Solo para Vialejo", ganhador do premio Jabuti de literatura em 2020, o espetáculo teve se primeiro encontro com o público participando da programação da XII Bienal do Livro de Pernambuco, que acontece no Centro de Convenções em Olinda, no qual a autora foi a homenageada.

O musical transita entre o lírico e o épico trazendo na sua narrativa um texto que ecoa através de múltiplas vozes de mulheres catadoras de algodão da região do sertão de Pernambuco. Com direção de Cláudio Lira, a jornada resgata memórias afetivas, musicais, individuais e coletivas da autora Cida Pedrosa, contando suas experiências pelos tempos vividos com descrições de clima, fauna, flora, geografia, cheiros, sabores e outras referências pessoais.

As atrizes brincam na cena entre músicas, coreografias, diálogos, militância e imagens, trazendo nas ações não só as memórias de Cida, mas estando também em reencontro com suas ancestralidades negra e indigena, estando em estado de pertencimento e apropriação na execução da narrativa.

O espetáculo foi um dos selecionados no edital de ocupação de pautas do teatro Fernando Santa Cruz para o primeiro semestre de 2023 e fará duas apresentações nos dias 17/06 às 19h e 18/06 às 16h30. Ingressos no valor de R$15,00 meia e R$30,00 inteira.


Local: Teatro Fernando Santa Cruz (Mercado Eufrásio Barbosa)
Dias: 17/06 (19h) - 18/06 - (16h30)

FICHA TÉCNICA
Texto: Cida Pedrosa
Encenação e Dramaturgia: Claudio Lira
Dramaturgia Sonora e Direção Musical: Douglas Duan
Elenco: Brunna Martins, Célia Regina, Fernanda Spíndola e Kadydja Erlen
Músicos: Douglas Duan e Arnaldo do Monte
Direção de Arte: Claudio Lira e Célia Regina
Iluminação: Eron Vilar
Fotos: Ana Priscila
Produção: O Bando Coletivo

A festa junina está garantida para toda a família no Caruaru Shopping

 

O Caruaru Shopping estará realizando, no dia 11 de junho, das 15h às 18h, o Arraiá Kids. A festa, que promete levar muita diversão, alegria e animação para toda a família, é gratuita e acontecerá no Pavilhão de Eventos.

De acordo com o gerente de Marketing do Caruaru Shopping, Walace Carvalho, o Arraiá Kids foi planejado para crianças e seus pais desfrutarem de um ambiente repleto de atividades temáticas e brincadeiras tradicionais.

Os participantes contarão com uma programação recheada de atrações. "Haverá infláveis gigantes, touro mecânico, pipoca e algodão doce, além de quadrilha junina apresentando coreografias animadas e contagiantes, bem como haverá a escolha da Rainha e do Rei do Milho", adiantou Walace.

O Caruaru Shopping fica localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, 800, Bairro Indianópolis.

Clima do São João invade a Avenida Guararapes neste domingo (11)

 

Pode preparar o figurino xadrez, saia rodada toda enfeitada e o chapéu de palha que o “Viva a Guararapes na Roça” entra no clima das festas juninas. O evento ocorre no próximo domingo (11), das 10h às 17h, na Avenida Guararapes, sendo composto de 13 polos dedicados à diversão e ao lazer das famílias. Quem ainda não providenciou o adereço junino terá a oportunidade de confeccionar no estande de “Gentileza Urbana”, no Polo Instagramável, que também terá a “Vila Guararapes São João”, com cenário inspirado nas vilas rurais e no clima do São João. O Viva é uma ativação cultural-esportiva realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com apoio do Programa Recentro, e tem o objetivo de trazer os recifenses e visitantes para vivenciar e ocupar o centro da cidade, aproveitar suas paisagens, arquitetura e história.



No “Viva a Guararapes na Roça” também haverá o tradicional casamento matuto, com a apresentadora Sayuri Heiwa, show da Quadrilha Raio de Sol, a partir das 15h30, e karaokê junino, das 10h às 17h. No Polo Infantil, as crianças poderão brincar com jogos de quermesse, chute a gol, touro mecânico, recreação, pula pula, muro de escalada, brinquedos infláveis, cama elástica e oficinas de pintura e balão.



No Polo Esportivo, os destaques serão basquete e vôlei de rua, badminton, futebol de barrinha e patinação. No Polo de Serviços, o público terá acesso a ações de saúde, oficina de turbante e o Espaço Orgulho. Já no Polo Sesc, haverá barraca do beijo com informações sobre as doenças transmitidas pelo beijo, escovação orientada e aplicação de flúor.

No Polo Sustentabilidade, haverá troca de mudas e composto orgânico por plástico reciclável, como o P2, a Feira Agroecológica e o espaço Greenpeace. No Polo Geek haverá feira geek e Just Dance. No Polo Pet, o público poderá assistir o desfile Pet Matuto e a ONG Prefiro Bicho estará com cães e gatos disponíveis para adoção responsável. Haverá vacinação antirrábica e pré-agendamento de castração realizada pela Secretaria dos Direitos do Animais do Recife (SEDA), além de pinturinha infantil com temática pet e apresentação canina.

No tradicional Polo Sebo haverá as feirinhas de Vinil e do Sebo, além da festa Odara Ôdesce, com as DJs Allana Marques e Lala K discotecando, das 12h às 17h.

O Polo Cultural e Artístico terá o concorrido aulão de dança com Surama Nascimento e convidados, 10h às 12h, as apresentações de Larissa Lisboa, Geração Nordestina, Rogério Rangel, Forró Culé de Xá. A mestre de cerimônia será Gilka Brechó.

Já o Polo Gastronômico terá opções de comidas típicas juninas com a RM Comidas de Milho, e mais a presença dos Food Trucks (Rei das Coxinhas, Herbert Richard, American Hot Dog) e as barracas Dossi Gosto, Ed-Burguer, Espetinho da Ceça, Legue Legue Sabores Gourmet, Vila da Torre, Um Pingo de Doce). O polo cervejeiro terá as marcas artesanais Ekaut e Babylon Station, além da Barcicleta. No Polo de Economia Criativa estará a feira Bora Bora a Arte de Fazer.

OUTROS ATRATIVOS - O público que for aproveitar o Viva a Guararapes ainda vai contar com atividades como Ciclofaixa Móvel. O Olha! Recife, com roteiro a pé com tema: Viva Santo Antônio. Já em clima junino, este roteiro homenageia o Santo Antônio, e levará os inscritos para visitar a Matriz e o bairro de Santo Antônio, com passagens pela Praça da República, Largo do Livramento, Pátio de São Pedro, Pátio do Carmo, Rua Nova e será finalizado no Viva Guararapes . O tour sai às 9h, da Praça do Arsenal. Os interessados podem se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, nesta sexta-feira (9).

Também haverá o passeio de trenzinho Maria Fumaça, que parte da Avenida Marquês de Olinda, no bairro do Recife, com destino à Praça da Independência, às margens da Avenida Guararapes. Para quem tiver interesse em embarcar nesse transporte, o tíquete custa R$ 10,00 para viagem de ida e volta. Durante toda a programação, a segurança no local será reforçada com as presenças de agentes da Guarda Municipal Civil do Recife (GMCR) e da Polícia Militar (PM).

ESTACIONAMENTOS - Os motoristas que forem de carro para o centro nesse dia terão a opção de estacionar no terreno edifício-sede da Prefeitura do Recife, tendo acesso ao serviço de van, fazendo o trajeto Prefeitura/Bairro do Recife e Pracinha do Diario, das 10h às 18h. Outra opção são as vagas para estacionamentos gratuitos de veículos em endereços vizinhos à Avenida Guararapes, como as ruas do Sol, Cleto Campelo, do Imperador, Ulhôa Sintra, Ubaldo Gomes de Matos, da Palma e Avenida Dantas Barretos. Os agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) fecharão a Avenida Guararapes para o tráfego de ônibus e táxis a partir das 18h do sábado (9), quando começará a instalação da infraestrutura do evento.

Serviço: Viva Guararapes na Roça
Data: 11/06, domingo
Hora: 10h às 17h
Local: Avenida Guararapes, bairro de Santo Antônio

PROGRAMAÇÃO “Viva a Guararapes na Roça



Ciclofaixa Móvel Junina: 7h às 16h

Serviço de Van (Prefeitura/Av. Rio Branco / Praça do Diário): 10h às 21h

Olha!Recife: 10h/14h (Ponto d Encontro - Praça do Arsenal, às 9h )

CATE Centro de Atendimento de Turismo ao Evento): 10h às 17h

Bike Anjo: 10h às 17h

Bike Sem Barreiras: 10h às 14h

Vacinação: 10h às 17h



POLO INSTAGRAMÁVEL

Gentileza Urbana: Oficina de Adereço de São João: 11h às 12h / 14h às 15h

OAF - Ação do Coração: 10h às 17h

Vila Guararapes São João: 10h às 17h

Casamento Matuto com Sayuri Heiwa: 10h às 17h

Forró da Angélica: 11h às 12h

Apresentação de Quadrilha (Raio de Sol): 15h30 às 16h30

Karaokê Junino: 10h às 17h



POLO INFANTIL

Recreação: 10h às 17h

Pula Pula: 10h às 17h

Muro de Escalada: 10h às 17h

Infláveis: 10h às 17h

Touro Mecânico: 10h às 17h

Chute e Gol: 10h às 17h

Cama Elástica: 10h às 17h

Jogos de Quermesse: 10h às 17h

Liga da CTTU: 10h às 17h

Novo Quintal: 10h às 17h



POLO ESPORTIVO

Basquete de Rua: 10h às 17h

Badminton: 10h às 17h

Vôlei de Rua: 10h às 17h

Futebol de Barrinha: 10h às 17h

Patinação: 10h às 17h



POLO SERVIÇOS

Espaço Saúde: 10h às 17h

Neoenergia: 10h às 17h

Unibra Social: 10h às 17h

Oficina de Turbante: 10h às 17h

Espaço Orgulho (Mês do Orgulho LGBTI+)



POLO SESC

Orientações sobre Doenças transmitidas pelo Beijo

Barraca do Beijo

Aplicação tópica de flúor

Escovação Orientada



POLO SUSTENTABILIDADE

Troca de Mudas e Composto Orgânico: 10h às 17h

Feira Agroecológica: 10h às 17h

Greenpeace: 10h às 17h

Meio Ambiente: 10h às 17h





POLO GEEK

Participação de Host Geek: 10h às 17h

Feira Geek: 10h às 17h

JustDance: 10h às 17h



POLO PET

Adoção de Animais (ONG Prefiro Bicho): 10h às 17h

Vacinação Antirrábica: 10h às 12h

Pré-agendamento de Castração: 10h às 17h

Pinturinha infantil com temática Pet: 10h às 17h

Desfile Pet Matuto: 10h às 17h

Ação para Animais Vacinados e Adotados: 10h às 17h

Apresentação Canina: 10h às 17h



POLO SEBO

Feirinha de Vinil: 10h às 17h

Feirinha do Sebo: 10h às 17h

Odara Ôdesce com as DJs Allana Marques e Lala K: 12h às 17h



POLO CULTURAL E ARTÍSTICO

Mestre de Cerimônia Gilka Brechó: 10h às 17h

Aulão de Dança Surama Nascimento e convidados: 10h às 12h

Larissa Lisboa: 12h10 às 13h10

Geração Nordestina: 13h30 às 14h30

Rogerio Rangel: 14h50 às 15h50

Forró Culé de Xá: 16h às 17h



POLO GASTRONÔMICO

Food Trucks (Rei das Coxinhas, Herbert Richard, American Hot Dog): 10h às 17h

Barracas (Vila da Torre, Dossi Gosto, Ed-Burguer, Espetinho da Ceça, Legue Legue Sabores Gourmet, Um Pingo de Doce, RM Comidas de Milho, Centralkicoxinhas: 10h às 17h



POLO CERVEJEIRO

Cervejas Artesanais (Babylon Station, Ekaut): 10h às 17h

BARCICLETA: 10h às 17h



POLO ECONOMIA CRIATIVA

Feira Bora Bora a Arte de Fazer: 10h às 17h




Imprensa Recife

Queda na cobertura vacinal de crianças acende sinal de alerta

 

Diante do maior retrocesso vacinal dos últimos 30 anos, a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) reforça a importância da vacinação para o público infanto-juvenil em geral e para pacientes oncológicos, que devem ter sua situação imunológica verificada antes do início do tratamento e, se possível, atualizada conforme indicação do oncologista.

O sinal de alerta dos especialistas da área da saúde reflete uma preocupação com os números mais recentes. Segundo o relatório “Situação Mundial da Infância 2023”, elaborado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), uma em cada cinco crianças no mundo não recebeu nenhuma vacina ou não completou o esquema de doses necessário para estar completamente imunizada contra doenças passíveis de prevenção.

Ainda de acordo com a entidade, 4,4 milhões de crianças são salvas todos os anos por conta das vacinas, número que pode chegar a 5,8 milhões até 2030, caso as metas de imunização sejam cumpridas. Porém, fatores como a pandemia de Covid-19, sistemas de saúde sobrecarregados, falta de recursos e, especialmente, mudanças na percepção sobre a importância das vacinas têm dificultado o alcance destes objetivos.

O pediatra Dr. Neviçolino de Carvalho, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica, reforça a confiabilidade e a importância das vacinas para o público infantojuvenil. Ele ressalta que o tratamento oncológico compromete a imunidade do paciente, portanto, estar protegido do ataque de vírus e bactérias, prevenido por vacinas, é primordial para diminuir o impacto de complicações e risco de morbidade e mortalidade dessas doenças.

Outro apontamento feito pelo estudo do Unicef é que, nos domicílios mais pobres, uma em cada cinco crianças não recebeu vacina, enquanto nos mais ricos, apenas uma em 20. “Esses dados escancaram a desigualdade de acesso à saúde na sociedade mundial, o que reforça a necessidade de novas políticas e ações de governos e entidades para um acesso mais equânime às vacinas, adiagnósticos e tratamentos”, ressalta Dr. Neviçolino.

O presidente da SOBOPE lembra ainda que para ser considerada imunizada a criança deve cumprir todo o ciclo vacinal, muitas vezes, não se restringindo apenas a uma dose: “É preciso tomar todas as doses recomendadas do imunizante, incluindo os reforços, quando houver necessidade. Assim, a oferta de doses e a convocação para o comparecimento para a vacinação devem ser perenes”.

Razões da baixa adesão e ações para mudança

Estudo realizado no Brasil com cerca de mil pediatras a fim de compreender a percepção dos mesmos sobre a baixa adesão vacinal apontou que, segundo os especialistas, um dos fatores que mais causam a hesitação vacinal são as fakenews, disseminadas principalmente por meio das redes sociais. Ao todo, 30,95% dos entrevistados deram essa resposta. Outros elementos apontados são a internet como um todo (13,60%) e o WhatsApp (8,43%). A TV também foi mencionada por 3,34% dos entrevistados.

O presidente da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), Raul Canal, reforça que uma mudança de cenário requer mais investimento em pesquisas e em campanhas, maior valorização dos profissionais de saúde, para que estes estejam engajados, o fortalecimento da demanda por vacinas e uma logística eficiente para sua distribuição. “A mobilização é essencial. Um cenário onde há hesitação vacinal torna-se propício para o retorno de doenças consideradas já erradicadas e gera maior vulnerabilidade para casos graves e até óbitos”, salienta.

O especialista destaca ainda que atuar pelo bem-estar do público infantil é responsabilidade de todos. “Temos que lembrar que, segundo o art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Isso quer dizer que todos precisamos zelar pela saúde dos pequenos, e isso inclui, claro, a vacinação”, reforça.

João Campos é um dos três melhores prefeitos do Brasil, aponta pesquisa

 

Pesquisa divulgada esta semana pelo Instituto Paraná Pesquisas avaliou os prefeitos das 10 maiores capitais do país. No levantamento, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), aparece entre os três melhores do Brasil, com 66,3% de aprovação e 28,4% de desaprovação, à frente de gestores como Rafael Greca (Curitiba), Sebastião Melo (Porto Alegre) e José Sarto (Fortaleza).

No Recife, o levantamento ocorreu entre os dias 30 de março e 2 de abril e ouviu 816 pessoas. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa buscou avaliar a opinião dos cidadãos sobre a administração dos prefeitos, perguntando se aprovavam, desaprovavam ou não tinham opinião formada. O ranking é liderado pelos prefeitos Bruno Reis (Salvador) e David Almeida (Manaus), com taxas de aprovação de 68% e 67,3%, respectivamente.

Muito do desempenho do prefeito João Campos é atribuído ao trabalho realizado nas periferias da capital pernambucana. A gestão está trabalhando forte na pavimentação de ruas, através do programa Rua Tinindo, e na contenção de grandes encostas e obras de menor porte, por meio do Programa Parceria. Também estão sendo executados serviços de construção e ampliação de creches para a geração de novas vagas, além do trabalho de transformação digital que acelera e aproxima os serviços da população, como ocorre com a vacinação contra a Covid-19.

Recentemente, a Prefeitura do Recife formalizou um empréstimo com o Banco Mundial no valor de R$ 2 bilhões, que serão investidos em obras de infraestrutura através do ProMorar, incluindo serviços de drenagem, obras de contenção encostas, moradias, pavimentação, equipamentos urbanos e outros, gerando, aproximadamente, 15 mil empregos na cidade.

Imprensa PSB PE

Jaqueira, na Mata Sul, anuncia programação dos festejos juninos

 

A Prefeitura de Jaqueira, município da Mata Sul, anunciou a programação completa do período junino. Resgatando as tradições, a programação recebeu o tema 'São João de Antigamente'. A abertura da festa acontece neste sábado (10), a partir das 21h, no palhoção montado no centro da cidade.

Veja programação completa dos shows:



SÁBADO - 10/06 - A PARTIR DAS 21H30
Palhoção – centro de Jaqueira
Bidinga do Acordeon
Matheus Vini

SEGUNDA-FEIRA -12/06 - A PARTIR DAS 21H30
Palhoção – centro de Jaqueira
Kelly Sousa
Renan Cruz

TERÇA - FEIRA -13/06 - A PARTIR DAS 21H
Povoado de Frei Caneca
Festa de Santo Antônio
Trio Capital Nordestina

SÁBADO - 17/06 - A PARTIR DAS 21H30
Palhoção – centro de Jaqueira
Walmir Melo
Forró Da Vaquerama
Lia De Carvalho

SEXTA-FEIRA- 23/06 – A PARTIR DAS 21H30
Palhoção – centro de Jaqueira
Adriano Estigado
DJ Darllan e Amanda Lins
Forró Chacal

SÁBADO - 23/06 - A PARTIR DAS 21H30
Palhoção – centro de Jaqueira
Stephane Souto
Cidia Lima

QUARTA-FEIRA - 28/06 - - A PARTIR DAS 21H30
Palhoção – centro de Jaqueira
Forró Das Estrelas
Naldinho Ferraz
Geraldinho Lins

Santo Antônio, padroeiro do povoado de Frei Caneca, receberá uma homenagem dedicada ao seu nome, a inauguração acontece no distrito de Jaqueira, na terça-feira (13), às 15h. Durante os dias de evento, o público poderá participar da Estação do Forró e Feira de Artesanato. Além dos shows, a gestão municipal vai sediar o Arraial da Educação, com a participação das escolas estaduais da GRE Mata Sul, no dia 16 de junho, a partir das 13h, no centro da cidade. A quadrilha Raízes Junina se apresenta no centro de Jaqueira às 19h, do sábado 17 de junho.

Prol Educa: a educação como chave para mudar a realidade dos jovens brasileiros

 

Foi dentro da comunidade do Conjunto Muribeca, em Pernambuco, que nasceu a iniciativa do Prol Educa. A empresa foi fundada em 2015 por três jovens da periferia - Petrus Vieira, Pettrus Nascimento e Manuella Nascimento - que vivenciaram na pele a diferença que o acesso à educação de qualidade faz na vida das pessoas.

A Prol Educa foi criada com o objetivo de oferecer uma oportunidade para jovens da periferia mudarem de vida, por meio do estudo em escolas particulares. Em 7 anos de atuação, a iniciativa já conseguiu impactar e influenciar mais de 11 mil alunos em oito estados do Brasil. Em 2022, eles tiveram mais de 50 mil acessos e mais de três mil inscrições. Para as escolas, foram mais de R$ 8 milhões que entraram por meio de matrícula e mensalidade desses alunos.

“Somos um caso vivo do Prol Educa. Eu fui bolsista e vi a grande transformação da educação na minha vida. O meu sócio também foi transformado por ser bolsista. Temos vários relatos de pessoas que nos procuram para conseguir bolsa de estudos e depois nos contam que isso mudou a realidade deles. Nosso objetivo é esse, queremos ajudar quem precisa, diminuir a desigualdade social e alavancar a minoria”, relata Petrus Vieira.

Recentemente, a Prol Educa recebeu investimentos do Anjos do Brasil, da GVAngels, do Investe Favela e da Google Black Founders Fund. Este último, além de ser uma startup, é uma iniciativa que apoia empresas que geram impacto social e são lideradas por negros. Com esses recursos, a Prol Educa espera expandir sua atuação para todo o território nacional. No ano passado, a empresa foi avaliada em R$ 5 milhões.

Como funciona o Prol Educa

Para incluir os jovens nas escolas particulares, a startup conversa com instituições e fecha parceria para preencher vagas que estão em aberto, através de bolsas de estudos ou com valores mais acessíveis. O projeto conta com mais de mil instituições parceiras, sendo 80% escolas, 10% cursos técnicos, 5% escola de idiomas e 5% graduações.

Com o objetivo de garantir a adesão do estudante, o Prol Educa busca fidelizar o aluno com estratégias, como não permitir a possibilidade de transferência de curso ou de turno, nem desistência. Além disso, a startup também orienta sobre o pagamento pontual à escola parceira, pois, em caso de atraso da mensalidade, o benefício é retirado. Todos esses pontos são determinados para manter o vínculo com a instituição de ensino e também garantir que eles permaneçam na escola.

Incentivo da FOZ - Centro de Inovação em Saúde e Educação

A Prol Educa está incubada na FOZ - Centro de Inovação, desde 2019 e vem se destacando tanto que está no segundo ciclo de incubação. Além de usufruir de um escritório privado, a startup pode fazer uso de todas as instalações físicas, incluindo estacionamento e salas de reunião do Centro de Inovação. A empresa recebe suporte técnico-gerencial com acompanhamento estratégico, diagnóstico de maturidade do negócio, plano de desenvolvimento e mentorias em mais de 17 áreas.

“Com a FOZ, nunca faltou comprometimento. Desde que formamos essa parceria, conseguimos obter mais clareza sobre nossos processos, identificar melhor as oportunidades, evoluir no nosso networking e captar mais investidores”, relata Petrus Vieira. Já para Philippe Magno, diretor do Centro de Inovação, são as pessoas por trás que fazem a diferença. "Sempre me perguntam qual a principal característica que me chama a atenção em uma startup quando vamos abrir seleção para fazerem parte da FOZ. E eu respondo que, antes de acreditar no negócio, é preciso acreditar nos empreendedores à frente”, explica Philippe Magno, diretor.

“Desde que a Prol Educa entrou na FOZ, é nítida a evolução, o amadurecimento e o crescimento do negócio. Isso não seria possível se os fundadores não fossem pessoas comprometidas com o propósito da startup. Isso faz a diferença. Ao conversar com qualquer um dos fundadores é possível observar que o intuito de levar uma educação de qualidade para jovens é maior do que qualquer ambição financeira ou profissional. Nosso maior orgulho é enxergar um potencial nesses empresários e ver, a cada dia, eles se esforçando e batalhando para conquistar seus objetivos", detalha Philippe.

A FOZ, além de oferecer todo suporte estratégico para o negócio, trabalha junto com a FPS e o IMIP como parceiros, para realizar validações técnicas e de mercado por meio de pesquisas científicas. Atualmente, seis startups estão em processo de incubação: Cinco, Prol Educa, Proapp, Clube de Compra, SW e CFIT.

Por uma desautomatização da relação entre agências x anunciantes: quando a relevância está na conexão humana

 

Entrevista com Viviane Pepe, diretora de comunicação da Avon Brasil
(Envio via assessoria de imprensa)



O que, na atualidade, exige urgentemente a atualização das empresas de comunicação, considerando os impactos das cada vez mais novas tecnologias?
Eu destaco que a aceleração de processos, somada às mudanças na dinâmica dos debates sociais, são uma oportunidade de usar nossa responsabilidade para promover avanços.

Sem dúvida, empresas de comunicação e seus clientes precisaram mudar o diálogo com seus públicos, apostando mais em temáticas como diversidade e sustentabilidade em campanhas, publicidades e projetos. No entanto, as ações de marketing podem não condizer com a realidade interna dessas companhias. O levantamento global “Elementos de Valor”, da Bain & Company, divulgado neste ano, revelou que só 35% das novas empresas de produtos de consumo têm uma missão ESG.

Quando não há uma coerência entre a narrativa apresentada e o cenário real, não é possível estabelecer uma comunicação genuína. O estudo global Trustworthiness Monitor, da Ipsos, inclusive, destaca que confiabilidade, transparência e comportamento responsável são os impulsionadores mais significativos da confiança nas organizações mundialmente. É que “propósito”, para ser oportuno e não oportunista, precisa de muita profundidade, história vivida e atuação percorrida.

Como isso ocorreria na prática?
Um exemplo recente – que tive a honra de conduzir – é o Mês Violeta. A ação ocorre entre o Outubro Rosa e o Novembro Azul para conscientizar a sociedade sobre saúde das pessoas trans, viabilizando acesso a serviços médicos gratuitos e informações especializadas para essa população ainda tão marginalizada. A iniciativa nasceu da escuta atenta da marca aos seus públicos e foi construída através de representatividade da comunidade LGBTQIAP+. Mais potentes do que estatísticas em campanhas de conscientização são as narrativas pessoais – e publicitários sabem disso. Por isso, além de fornecer informações e inclusão, oferecemos impacto positivo para essa população com nosso modelo de negócios e com o papel de nossos produtos em sua expressão identitária.

Como esse tipo de iniciativa converge com a responsabilização das empresas no contexto social? Como se dá o impacto para essa comunidade?
Iniciativas significativas como essa são possíveis por meio da integração entre companhia e agência, que nos permite ir além do incentivo à compra de produtos e serviços, do “atingir o público-alvo” de forma passageira. É sobre construir uma relação com as pessoas, gerando reflexão, diálogo, mudanças de comportamento e solucionando problemas em suas vidas. O papel das agências é chave para os negócios quando entende que deve sim promover transformações positivas e eficientes na comunicação das marcas – e isso precisa ser genuinamente acontecer de dentro para fora da comunicação.

É aí que entra a importância da sinergia de valores, compromissos, práticas e visão de negócio de seus anunciantes, tanto por meio de suas criações, quanto internamente. Agências não são commodity e marcas também não querem ser. São pontos centrais de estratégia e diferenciação, para atuarem de forma propositiva. É crucial ter pessoas que vão promover as mudanças necessárias e que as companhias por trás dessas ideias estejam engajadas nas causas que dizem apoiar, priorizando a coerência entre o que se prega e o que se faz. Sem isso, não há como estabelecer uma comunicação genuína com as pessoas, gerando vínculos profundos entre marcas e seus públicos.

Para além de seu compromisso social, como esse comportamento agrega benefícios à empresa ?
Transparência, somada à reputação, requer tempo e cooperação, indo além de iniciativas pontuais para que seja construção de valor. Em tempos de automatização e produção de informação em escala, o vínculo e a profundidade das relações humanas (e entre agências e anunciantes) são o maior diferencial competitivo que a comunicação pode materializar. A tão sonhada relevância cultural virá através do senso crítico e de um olhar inovador que somente a pluralidade de perspectivas e vivências traz, ao invés de cair em tendências efêmeras e repetitivas.

“Comunidades com mais contadores de histórias habilidosos experimentam os maiores níveis de cooperação e procriação”: como disse Scott Galloway, em seu podcast No Mercy, No Malice, o bom storytelling é fundamental. Mais do que qual a história que vamos contar – com ou sem chatGPT, é como vamos contar essa história das marcas que se manterão relevantes daqui para a frente.

Inaugurada Bebeteca comunitária para desenvolvimento infantil

 

De uma atividade de extensão de alunos do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) surgiu um espaço físico comunitário, no bairro da Imbiribeira, para auxiliar moradores no desenvolvimento infantil. Localizada no Centro de Saúde Vereador Romildo José Ferreira Gomes, a Bebêteca conta com brinquedos educativos e pode ser utilizada pela comunidade atendida na unidade de saúde, de forma gratuita e com auxílio das enfermeiras do local. O ambiente comunitário foi inaugurado esta semana, em parceria com o espaço Mãe Coruja.

A ideia inicial era criar uma biblioteca com livros infantis e materiais de desenho. “Mas o espaço não tinha brinquedos próprios para estimular o desenvolvimento das crianças e fazer, por exemplo, o estímulo da pinça e da pegada, nem maneiras de explicar para as mães como seria a evolução do bebê do mês zero até os seis anos de idade”, explica Thaís Serpa, que cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas e é uma das integrantes do projeto.

Após estudarem sobre a primeira infância, os alunos produziram brinquedos educativos de baixo custo, utilizando materiais recicláveis e de fácil acesso às mães, para que pudessem ser reproduzidos em casa. Também explicaram a funcionalidade de cada um e qual o objetivo dele no desenvolvimento das crianças. A iniciativa reuniu diversos cursos para sua concepção. Entre eles, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Estética e Cosmética, Radiologia e Direito.

No posto de saúde, gestantes poderão vacinar seus bebês, além de acompanhar o desenvolvimento de suas crianças. A Bebêteca funciona de segunda à sexta, das 7h às 17h.

Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil terá programação especial em Olinda

 


Em 12 de junho é celebrado o Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. No município de Olinda, uma programação especial foi preparada para alertar a população sobre o grave problema. Entre segunda (12) e quarta (14), serão realizadas ações nas ruas, escolas e policlínica.

Na segunda, a Policlínica Barros Barreto receberá uma ação de prevenção e sensibilização, às 10h. No mesmo dia, às 15h, a atividade acontece em semáforo em frente ao Mercado Extra da Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Novo, junto aos motoristas e pedestres.

Terça e quartas, as equipes da Prefeitura de Olinda abordarão alunos de escolas municipais com orientações para acelerar a erradicação do trabalho infantil. No dia 13, será na Antonio Correia da Silva, em Águas Compridas. Em 14/06, na Professor Wilson, em Ouro Preto – Cohab.

As ações são realizadas por: CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Olinda e Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil-AEPETI.

Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

A data é uma oportunidade para sensibilizar, informar, debater e dar destaque ao enfrentamento a essa violação de direitos de crianças e adolescentes. As ações conjuntas em Olinda servem de prevenção, informação e enfrentamento.

VEJA A PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA (12)

10h, Policlínica Barros Barreto – Ação de prevenção e sensibilização – realizado pelas equipes do Creas, Cras 6, Conselho Tutelar, Comdaco e Aepeti

15h, Avenida Getúlio Vargas, 411, Bairro Novo – Ação de prevenção e sensibilização no mercado extra – realizado pelas equipes do Aepeti, Creas, Cras 6, Conselho Tutelar e Comdaco

TERÇA (13)

15h, Escola Municipal Antonio Correia da Silva, em Águas Compridas – Conscientização nas escolas – realizado pelo Aepeti e Conselho Tutelar

QUARTA (14)

15h, Escola Professor Wilson, em Ouro Preto – Cohab - Conscientização nas escolas – realizado pelo Aepeti e Conselho Tutelar


Imprensa Olinda

NRA Show revela tendências sobre como as pessoas desejam comer, experimentar e quais produtos ganham espaço no Food Service

São Paulo (SP), junho de 2023: Constantemente, o mercado de Food Service traz novidades que são incorporadas nos negócios, nas opções gastronômicas e no cuidado com o consumidor. Para trazer o que está em alta no setor globalmente, de 18 a 23 de maio, a Galunion promoveu uma missão técnica para a NRA Show (National Restaurant Association), principal vitrine de tendências, soluções, tecnologias, informações e categorias da indústria de restaurantes e serviços de alimentação do mundo. A iniciativa, realizada em Chicago, nos Estados Unidos, contou com mais de 150 participantes que puderam se atualizar sobre o que está em alta no setor em diferentes frentes, seja no âmbito tecnológico, culinário ou dos modelos de negócios. Na NRA Show os especialistas da Galunion conduziram diferentes visitas guiadas exclusivas para o grupo da missão técnica, garantindo o melhor aproveitamento de todo o conteúdo da feira, que recebeu mais de 1,8 mil expositores na edição desse ano.

Durante a iniciativa, foi possível verificar que, com base em um estudo da Datassential, 76% dos consumidores norte-americanos estão animados com as novas tendências de alimentos e bebidas em 2023. Em contraste, segundo a mais recente pesquisa com consumidores da própria Galunion, no Brasil 95% querem encontrar novidades em alimentos e bebidas em bares e restaurantes.

“O consumidor está sempre mudando. Como corroborado em palestra da Technomic com Ana Maria Rodriguez, Chief Food Innovation and Quality Officer da Pizza Hut Internacional, desde o início da pandemia até hoje a busca do consumidor tem se atualizado, desde itens que trazem conforto, passando por ofertas para grupos que promovessem encontros, chegando hoje a uma fome por novidades. Dentro das tendências, vemos ainda com força as opções clássicas que trazem conforto, muitas vezes oferecidas de forma diferente, com um twist. Para trazer tráfego incremental nota-se investimento em itens difíceis de replicar em casa e inovação em itens de café da manhã. A singularidade se faz presente no uso de ingredientes funcionais de forma atípica, como em doces e coquetéis, e em mash-ups de receitas já consolidadas. E por fim, a indulgência continua como tendência forte”, explica Simone Galante, fundadora e CEO da GALUNION.


Bebidas elaboradas: novidade, inclusão e oportunidade de aumento no faturamento

Em meio às apresentações e cases difundidos na NRA Show 2023, as bebidas especiais tiveram destaque. Uma pesquisa da Technomic apresentou que pedir uma marca mais cara de bebida alcoólica torna a ocasião mais especial. Essa é a visão de 41% dos clientes de forma geral e para 47% daqueles com idade entre 21 e 34 anos. A experimentação em bebidas alcoólicas também faz a diferença na experiência de consumo no local para 26% dos consumidores.

Outra tendência que vem ganhando adeptos está focada no consumo de bebidas com baixo teor alcoólico ou sem álcool. Atualmente, 27% dos operadores norte-americanos oferecem bebidas sem álcool para adultos e 64% dos que oferecem opções sem álcool relatam um impacto positivo em seus negócios.

“Os mocktails são a nova tendência em coquetelaria em todo o mundo. Consistem, basicamente, em uma mistura de sabores para a produção de um saboroso drinque, com o diferencial de ser sem álcool. Segundo a opinião de Cassie Sakai, diretora corporativa de bebidas do Gibsons Restaurants Group, a categoria de mocktails ainda precisa melhorar na criatividade e qualidade. E isso é sobre incluir as pessoas que não podem ou não querem consumir álcool, mas desejam pertencer ao momento de celebração. Apesar desses clientes ainda não estarem preparados para pagar o mesmo valor de uma opção com álcool, mocktails são uma opção de incremento ao tíquete se comparado às opções tradicionais de bebidas não alcoólicas”, ressalta Nathalia Royo, responsável por Inteligência de Mercado e Marketing na Galunion.

Produtos que refletem o zeitgeist do mundo

Zeitgeist é um termo alemão que pode ser traduzido como o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, em uma certa época. “Durante a missão técnica à NRA Show desse ano pudemos ver diversos temas ligados ao zeitgeist atual refletidos nos produtos, tanto na feira como em visitas técnicas em Chicago. São produtos que refletem temas atuais como cuidado com a própria saúde, física e metal; cuidado com o mundo e com as pessoas; o indivíduo cada vez mais protagonista de seu consumo e consciente de suas decisões; a inclusão e aproximação e fusão de culturas”, analisa Simone Galante.

Questões ligadas à saúde, por exemplo, se tornam cada vez mais evidentes no Food Service. Dessa forma, produtos funcionais, muitos selos enfatizando tais características nas embalagens, além de opções naturais e produtos frescos ganham a preferência de quem se preocupa com o bem-estar na hora de se alimentar. Um exemplo interessante de uma das visitas feitas pela Missão Técnica Galunion é o da marca Smoothie King, que possui produtos direcionados e comunicados com base no impacto que terão na saúde do consumidor, seja de corpo ou de mente, como smoothies para maior energia, para um corpo saudável ou mesmo para aproveitar o dia. O eu como protagonista, explorando a customização e entendendo o que é saudável ou mesmo indulgente para cada um, foi visto em diversas culinárias, locais e aplicações.

“Há diversas empresas e negócios que estão trazendo temas de cuidado com o mundo para o Food Service. Algumas delas tem a missão de proteger as terras e capacitar os agricultores, outras estão relacionadas ao consumo consciente, compostagem e outros fatores que levam em conta o cuidado social, humano, ambiental e animal. Uma variedade de produtos já traz estampado nas embalagens essas características da produção e operação. Como exemplo, temos insumos comunicados como sendo de empresas 100% propriedade dos funcionários, aqueles que são fundados e liderados por mulheres, animais criados de forma humana, bem-estar animal certificado, redução do uso de plástico, entre outros”, observa Nathália Royo.


Salmão da Boldly Plant-Based

Produtos e ofertas à base de plantas é outro tema, ligado à saúde do mundo, que já era importante na edição do ano passado e se manteve relevante nesse ano. O que pode ser observado agora foram novos caminhos e evoluções tecnológicas. “Vimos evolução em cores, texturas e sabores, que nos trouxeram a experiência de um salmão à base de plantas muito similar ao peixe; e vimos também um caminho novo nessa oferta: o de produtos e receitas plant-forward, ou seja, com foco nos legumes e vegetais, destacando suas texturas, cores e sabores naturais de forma atrativa. O mundo está mudando e a forma de se alimentar, experimentar e investir em produtos deve ser repensada constantemente em diferentes modelos de negócios”, finaliza Simone Galante.

Sobre a GALUNION

Especializada no setor de alimentação, a empresa atua como uma catalisadora de conhecimento, networking e inovação. Os serviços são voltados para negócios e profissionais que atuam no mercado de Foodservice. Fundada e comandada pela CEO, Simone Galante, a Galunion atua em projetos de consultoria estratégica e de inovação, monitoramento de tendências, pesquisas, educação, roadshows, laboratório culinário e outros eventos para o mercado de alimentação preparada fora do lar. Realiza também estudos quantitativos e qualitativos em parcerias com renomadas entidades como a ABF (Associação Brasileira de Franchising) e a ANR (Associação Nacional de Restaurantes).