sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Abaixo-assinado defende a brincadeira nas ruas

A tranquilidade de brincar na rua, com segurança e espaço dedicado apenas a essa prática, ainda não é realidade de muitos bairros do Recife. Seja morador de comunidade periférica ou da classe média e alta, o distanciamento do convívio em espaços públicos vai comprometendo o desenvolvimento de crianças, em especial as que possuem até seis anos de idade.

É ancorada nesse cenário que a Pirilampo Criativo, projeto da Usina da Imaginação, organização civil que atua nas comunidades da América Latina com a promoção de ações educativas e de arte para crianças da primeira infância, está coletando assinaturas para o abaixo-assinado da campanha “A rua também é nossa”. No período de 1º a 12 de novembro, dez voluntários vão se intercalar nos bairros Arruda, Recife Antigo, Boa Vista, Santo Antônio, Campo Grande, Graças, Iputinga, entre outras áreas, para explicar a proposta à população, que pode assinar e apoiar o documento, também está disponível no https://aruatambemenossa.org/.

Quarteto Torre pinta a infância em novo single

“Pintar o mundo com tinta de infância”. Esse é o espirito de “Tinta”, mais novo single do quarteto pernambucano Torre, lançado na última quarta-feira (30) nas plataformas digitais. Com audição marcada para próxima terça-feira (05), às 19h, no Estúdio Apollo 17, o single foi escrito a partir de fotografias antigas e nos traz o desafio de buscarmos no ontem, luz para o hoje, contradizendo as vozes adultas que nos dizem que precisamos ser adultos.

Na energia e na simplicidade de suas mensagens, a Torre quer ser criança e nos chama para participar da brincadeira através das diversas formas que podemos lembrar da nossa infância. A nova canção brinca com o muno imaginário dos pega-pegas e esconde-escondes. Mundo de criança arteira que não quer saber a hora de parar.

Formada no final de 2017 por Antônio Novaes (guitarra e synth), Danillo Sousa (baixo e backing vocals), Felipe Castro (vocal e guitarra) e Vito Sormany (bateria), a banda mistura referencias do rock, pop e eletrônico. Seu disco de estreia rua ifoi aclamado como melhor disco do ano, por importantes veículos nacionais.

O novo trabalho, Pág.72, marcado para ser lançado em novembro, no festival No Ar Coquetel Molotov, é um experimento focado nas memórias e reflexões sobre o passado e propõe uma experimentação como condutor para novos ambientes, sendo uma experiência sensorial quase física, com texturas, lugares e cenários, criados pela mistura dos sons que brotam e tomam formas.

Ouça TINTA:


Serviço:

TORRE PINTA A INFÂNCIA EM SEU SEGUNDO SINGLE, “TINTA"
Audição: na próxima terça-feira (05), a partir das 19h, no Estúdio Apollo 17, gratuito.

Governo autoriza empresas a estudar modelos de concessão para aeródromos de Caruaru,Serra Talhada e Fernando de Noronha

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), autorizou, nesta quinta-feira (31), que quatro empresas realizem estudos técnicos para subsidiar a modelagem de concessão para expansão, exploração e manutenção dos aeródromos de Caruaru, Serra Talhada e do Arquipélago de Fernando de Noronha. A autorização concedida pela Comissão Especial de Avaliação e Seleção é resultado do edital de chamamento público lançado no final de setembro. As empresas selecionadas terão prazo de 120 dias para apresentação dos resultados. O edital, seus anexos e toda documentação relativa ao processo estão publicados, na íntegra, no site do Programa de Parcerias Estratégicas de Pernambuco (www.parcerias.pe.gov.br).

As autorizadas são:

1. Infracea Controle do Espaço Aéreo, Aeroportos e Capacitação LTDA.
2. Proficenter Negócios em Infraestrutura LTDA.
3. Consórcio formado pelas empresas Dix Empreendimentos LTDA e TPF Engenharia LTDA.
4. Future ATP Serviço de Engenharia Consultiva LTDA.

O objetivo é estruturar os diferentes aspectos relacionados à concessão dos aeródromos, através de relatórios sobre estudos de mercado, de engenharia, ambientais e avaliação econômico-financeira. Após esse período de 120 dias, a comissão fará uma análise técnica para escolher os modelos adequados que irão orientar futura licitação de parceria com a iniciativa privada. As quatro empresas irão apresentar modelagens para o bloco dos três aeródromos e separadamente para cada um deles. Os estudos podem ser aproveitados na íntegra ou em partes, conforme consta no edital de chamamento público.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, explica que essa novo Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) deverá conter algumas características específicas que auxiliem em um futuro modelo de parceria com a iniciativa privada. “Esperamos que os projetos contenham projeções de custos e receitas individualizados e em bloco, visando ganhos de escala, para um período de até 25 anos. Também temos a necessidade que os interessados indiquem a projeção de demanda, considerando cada segmento: passageiros, aeronaves, cargas, além do perfil dos voos, se regulares, não regulares, domésticos, internacionais, conexões, entre outros. Com todo esse levantamento, será possível escolher o melhor modelo, que pode ser uma PPP, uma concessão comum ou outro modelo indicado”, salientou.

A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, reforça que o desenvolvimento dos aeródromos regionais é uma prioridade da gestão, que tem atuado no sentido de fortalecer os equipamentos e potencializar o crescimento da economia de Pernambuco. “O objetivo é melhorar a infraestrutura logística no Estado, integrando os modais rodoviário e aeroviário. Queremos ampliar os investimentos e garantir a operação de voos regulares, no caso dos aeródromos de Caruaru e Serra Talhada, com o intuito de garantir o crescimento dessas regiões, a partir da geração de mais emprego e renda. Além disso, buscamos alcançar as melhorias necessárias para o Aeroporto de Fernando de Noronha, que é uma vitrine sustentável e importante destino turístico para o país”, destaca. 

Imprensa SEDUH PE

Hospital Veterinário do Recife abre agenda de novembro para castração de cães e gatos

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido para dar mais bem-estar aos animais do Recife, a Secretaria Executiva dos Diretos dos Animais (Seda) abre, nos próximos dias 1º (sexta-feira), 4 (segunda-feira) e 5 (terça-feira) de novembro, mais mil vagas de castração de cães e gatos no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo. O serviço é gratuito e deve ser agendado no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, por meio dos números: 3446 – 9808, 3224 – 3001, 3224 – 4001 e 3224 – 4002.
Assim como ocorre a cada mês, quem não conseguir marcar, deverá retornar a ligar nos três primeiros dias úteis dos meses seguintes, através dos mesmos telefones. Desde 2013, a PCR já realizou mais de 26 mil castrações de caninos e felinos, machos e fêmeas. As cirurgias de castração são realizadas gratuitamente no HVR, localizado na Avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.
REQUISITOS - Para agendar a cirurgia, o tutor do animal deve ser morador do Recife. Os animais – cães e gatos – devem ter idade acima de 6 meses. Ao fazer o agendamento, os tutores são orientados sobre o pré-operatório e a documentação necessária para o dia da cirurgia do animal, como apresentar o original e cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.
Na data agendada, os cachorros e gatos são avaliados pelos veterinários para saber se estão aptos a realizar a cirurgia. Para fazer o procedimento, é necessários que os animais estejam há 12 horas de jejum. As cadelas não podem estar no cio, gestantes ou amamentando. Depois da operação, os animais voltam para casa no mesmo dia.

Números para agendar a castração:
Castração 3446 – 9808/ 3224 – 3001/3224 – 4001 e 3224 – 4002


Imprensa Recife

Grande Recife reforça operação dos ônibus no primeiro dia de provas do Enem 2019

Neste domingo (03), feras encaram o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para que todos possam chegar aos seus locais de testes, o Grande Recife Consórcio de Transportes dará um reforço de frota e viagem em 28 linhas. Ao todo, 178 ônibus serão colocados em operação e, juntos, realizarão 1.639 viagens. Ou seja, 38 veículos e 301 viagens a mais que num domingo normal.

Confira, abaixo, as linhas que terão reforço:

020 - Candeias/TI Tancredo Neves
061 - Piedade
346 - TI TIP (Conde Boa Vista)
731 - Beberibe (Espinheiro)
860 - TI Xambá (Príncipe)
1946 - TI Igarassu (PCR)
1976 - TI Pelópidas (PCR)
1977 - TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
116 - Circular (Príncipe)
202 - Barro/Macaxeira (Várzea)
424 - CDU/Torrões (via San Martin)
640 - Guabiraba/Derby
2040 - CDU/Boa Viagem/Caxangá
2431 - TI CDU (Circular)
2450 - TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)
2490 - TI Camaragibe/TI Macaxeira
2920 - TI Rio Doce/CDU
181 - Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco
521 - Alto Santa Isabel
522 - Dois Irmãos (Rui Barbosa)
110 - Ibura/Afogados (Ipesep)
121 - Vila da Sudene
162 - Muribeca/TI Cajueiro Seco
163 - TI Cajueiro Seco (Circular)
164 - Marcos Freire/TI Cajueiro Seco
166 - TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
168 - TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
198 - Ipojuca/TI Cabo

Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Imprensa Grande Recife

Aila realiza homenagem a sacerdotes da Umbanda e Jurema Sagrada

Nesta sexta-feira (1º), a Academia Internacional de Literatura e Artes (AILA) irá realizar a entrega de Honra ao Mérito e Saberes Notórios, para seis sacerdotes do Candomblé e Jurema Sagrada do Recife e da Região Metropolitana. A premiação faz parte da celebração do mês da consciência negra no estado, dos 21 anos de existência da AILA e dos 13 anos da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco.

Receberão a premiação a coordenadora da caminhada dos terreiros de Pernambuco, mãe Elza de Iemanjá, Pai Messias, Pai Josemar, Pai Antônio de Xangô, Mãe Verônica e Mãe Graça Costa. A homenagem tem como objetivo o fortalecimento e reconhecimento por mais de 50 anos de combate ao racismo e da intolerância religiosa.

Para o secretário geral da AILA e sacerdote da Umbanda e Jurema Sagrada, Jorge Arruda, é um dever da instituição está junto da sociedade civil organizada. “O Terreiro é um lócus de saber notório. Onde tem acolhimento e enfrentamento aos diversos tipos de discriminações. Além disso, dentro do terreiro existe cuidados com a saúde e programas de incentivo à leitura”, enfatizou Arruda.


Ação do PNHR de Caruaru leva crianças e adolescentes ao teatro

Uma ação promovida pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Gerência Municipal de Habitação do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), possibilitou a ida de 100 crianças, adolescentes e suas famílias contempladas pelo programa para uma apresentação especial no Teatro Rui Limeira Rosal, no município, nesta quinta-feira (31). Os convidados saíram dos sítios Riachão, Antas, Cachoeira Seca, Borba e Pé de Serra de Melancia, zona rural do município, para aproveitar uma apresentação exclusiva do espetáculo “Memórias da Emília", encenado pelo Grupo Ená Iomerê, do Colégio Diocesano de Caruaru. A encenação foi montada para a comemoração do jubileu de prata do grupo de teatro. 

Na plateia, também estavam 109 crianças das Casas de Acolhimento Institucional do município e 45 do Centro Social São José do Monte. Foi a primeira vez num teatro para boa parte das crianças e adolescentes, um fato que emocionou a gerente de habitação do PNHR de Caruaru, Dioneia Figueiroa. “Foi uma oportunidade que essas crianças, que mesmo sendo da zona rural, elas têm um grau de sensibilidade muito grande, pelo comportamento, pela forma que eles começaram e terminaram a sessão com todo o respeito e toda a atenção”, destacou.

“Não é só emocionante, é uma ação reflexiva também, porque a arte tem a sua função formadora, de transformação social. A gente fica muito contente de poder oferecer a essas crianças e famílias a oportunidade de vir a uma casa de espetáculos, assistir a uma peça dessa oferecida pelo Colégio Diocesano, uma instituição cristã que também tem essa função de transformar através da arte”, enfatizou a professora de teatro do Diocesano, Maria Alves, que é também gerente de Artes da Secretaria Municipal de Educação.

“Memórias da Emília"

De autoria de Luiz Felipe Botelho, o espetáculo “Memórias da Emília" contou com direção de Maria Alves e assistência de direção de Guilherme Mergulhão. O texto foi baseado em trechos de três obras de Monteiro Lobato: "Reinações de Narizinho", "O Saci" e "Caçadas de Pedrinho". As cenas da peça são episódicas e aventurescas e são encenadas em espaços diversos que culminam com um conflito após a introdução da grande vilã, a Cuca.

Toda a ação acontece no tempo das férias de Pedrinho, menino da cidade que encontra no sítio e no acolhimento de parentes e amigos queridos a possibilidade de ser uma criança feliz. Narizinho, a prima que vive no sítio, é a catalisadora de tudo de melhor que o primo traz em si. Juntos eles se fortalecem em suas semelhanças e diferenças, aprendendo no fluxo da curiosidade insaciável de uma infância sem receios.

É nesse lugar de equilíbrio e profundo afeto que emergem personagens e histórias que se misturam com referências de uma realidade possível como a espertíssima e arengueira boneca Emília, o sábio Visconde de Sabugosa, o Marquês de Rabicó e tantos outros.

Ficha Técnica

Autor: Luiz Felipe Botelho
Direção: Maria Alves
Assistência de Direção: Guilherme Mergulhão


Elenco

Emília: Marina Lino (9° ano "D")
Narizinho: Giovanna Nóbrega (2° ano "B")
Pedrinho: Guilherme Mergulhão (3° ano "D")
Dona Benta: Laís Veloso (8° ano "A")
Tia Nastácia: Maria Clara Soares (9° ano "D")
Marquês de Rabicó: Guilherme Antônio (9° ano "D")
Visconde de Sabugosa: Ádson Arantes (8° ano "D")
Cuca: Raiane Lúcia (3° ano "D")
Saci: Iane Sabrina (7° ano "C")
Doutor Caramujo: Igor Queiroz (8° ano "A")
Príncipe Escamado: Júlia Caroline (8° ano "A")
Major Agarra: Gabriel Martins (2° ano "B")


Equipe Técnica

Trabalho de Corpo: Gabriel Sá
Figurinos: Concepção de Gabriel Sá e confecção de Ary Valença
Maquiagem: Lucas Menezes
Elementos de Cena: Gabriel Sá e Elaine Reis
Iluminação: Eduardo Oliveira
Direção Musical: Fábio Duarte
Percussão: Carlinhos Aril
Sonoplastia: Carlinhos Aril, Fábio Duarte e Vivian Freitas (3° ano "D")

Imprensa Caruaru