segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Acidente paralisa Sistema Tapacurá


Iniciadas as ações necessárias para os serviços de reparo de uma adutora pertencente ao Sistema Tapacurá que se rompeu, ontem à noite (4), na localidade de Sítio Fortunato, no bairro do Penedo de Baixo, próximo à Arena da Copa, no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. Em virtude do acidente, áreas de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata terão a partir de hoje um calendário emergencial, em regime de rodízio, seguindo até a próxima sexta-feira (9), ao meio-dia, que é o período estimado para a execução dos serviços de manutenção e retomada da distribuição de água. Outras áreas, também localizadas nessas cidades e atendidas exclusivamente pelo Sistema Tapacurá, ficarão sem água.

Durante toda a manhã de hoje, foram feitos os serviços de terraplanagem, limpeza da área, escavação para acesso ao tubo e a construção da plataforma de trabalho. Hoje à tarde, os técnicos da companhia, juntamente com os de uma empresa especializada, iniciam os reparos na tubulação. Trinta profissionais, entre engenheiros e técnicos, estão envolvidos na operação de conserto da adutora de Tapacurá, uma tubulação de 1.600mm de diâmetro feita de concreto. Toda a estrutura necessária para o início dos trabalhos foi montada esta manhã, inclusive com a utilização de máquinas e equipamentos pesados.

Segundo o superintendente de Manutenção e Produção da Compesa, Daniel Genuíno Bezerra, os trabalhos serão realizados em regime de 24 horas e são considerado de natureza complexa, tendo em vista a estrutura da tubulação. “Além da recomposição da tubulação, ainda será necessário esperar o período de cura (secagem) do concreto, o que torna o serviço mais demorado”, afirmou. Ainda de acordo com o superintendente, durante o período em que o Sistema Tapacurá estiver desativado, todas as áreas afetadas receberão água dos Sistemas Pirapama e Alto do Céu. Escolas e hospitais serão abastecidos emergencialmente por meio de carros-pipa.

Assim que foi avisada, na noite de ontem (4), por moradores da área sobre o acidente, os técnicos da Compesa fecharam os registros e realizaram as manobras necessárias para o processo de esvaziamento da adutora. Ainda na noite de ontem, uma equipe de técnicos esteve na área. Uma outra equipe foi acionada para a mobilização dos  profissionais e equipamentos necessários para a execução dos trabalhos a partir de hoje. A empresa especializada em serviços de recuperação de estrutura em concreto armado foi notificada também ontem para que ela pudesse se organizar e agilizar os procedimentos. Os técnicos estimam que 1 milhão de pessoas foram atingidas pela paralisação do Sistema Tapacurá, o segundo maior sistema da Região Metropolitana do Recife. Informações pelo teleatendimento (0800 081 0195) ou pelas redes sociais (@compesa ou www.facebook.com/compesa).
  
Imprensa Compesa

Transexual inglês muda de sexo aos 16 anos, sendo o mais jovem a fazer essa cirurgia no mundo


Aos 16 anos, Jack Green conseguiu a permissão dos pais para realizar o sonho de se transformar em uma menina – foi a pessoa mais jovem do mundo a ter uma cirurgia de mudança de sexo – e adotou o nome de Jackie. "Deus cometeu um erro, eu deveria ser uma menina", disse à mãe.  Aspirante à modelo, Jackie foi finalista no concurso de Miss Inglaterra. Atualmente, aos 19 anos, é hostess na loja Burberry em Bond Street. As informações são doDaily Mail.
A história do garoto que tentou suicídio várias vezes até conseguir se transformar em mulher é tema de um documentário que será transmitido pelaBBC no final do mês. Jackie foi diagnosticada com transtorno de identidade de gênero (GID), por psiquiatras. O número de crianças encaminhadas para uma avaliação GID no Tavistock aumentou de 97 em 2009 para 208 em 2011, e mais são esperados este ano.
"Tem-se observado que as áreas no cérebro de algumas pessoas transexuais são estruturalmente as mesmas que o sexo que eles sentem que são", disse o diretor do Serviço de Desenvolvimento de Identidade de Gênero na Tavistock, Polly Carmichael. "Nós não temos uma resposta definitiva, mas é provável que seja uma combinação de fatores ambientais, genéticos e biológicos”, completou.
A vida dos transexuais, porém, é difícil. Uma pesquisa feita nos EUA mostrou que quase metade das pessoas já tentou o suicídio e eles têm duas vezes mais probabilidade de desemprego do que o resto da população. Mas, para Jackie a situação é diferente. Ela começou a fazer tratamento hormonal aos 14 anos - nunca passou pela puberdade masculina e sua voz não engrossou.
"Um monte de transexuais têm características masculinas, porque eles não foram capazes de tomar os remédios cedo como eu fiz. Isso faz com que eles se destaquem, tornando-se muito mais difícil de se encaixar na sociedade, especialmente quando se trata de um trabalho", explicou Jackie.
Aos oito anos, Jackie enviou um e-mail a todos de sua escola primária dizendo ser uma menina presa dentro do corpo de um menino. Depois disso, começou a ir à escola vestida como uma menina. “Jackie ficou muito melhor depois disso”, disse a mãe Susan. “Com cerca de 10 anos de idade, eu lembro de ter dito a minha mãe que se eu começasse a me transformar em um homem, eu me mataria. Eu estava ciente de que estava me aproximando da puberdade e que, juntamente com o bullying, era demais. Eu tomei uma overdose de Paracetamol e acabei no hospital. Olhando para trás, foi mais um grito de socorro", lembrou a jovem. Foi então que passou a tomar bloqueadores de testosterona.
"Eu sou uma menina, sempre fui"
Jackie fez a mudança de sexo, colocou silicone nos seios e quer participar novamente do concurso de Miss Inglaterra. Está namorando há dois anos e é a favor do tratamento e do procedimento em outras adolescentes. "Eu sei que há muita controvérsia sobre GID e bloqueadores, mas acho que as crianças precisam de mais crédito para saber quem são. Não há muito tempo para mudar de ideia se você quiser”, disse.
Transtorno de gênero
GID é diagnosticado quando a criança apresenta vários comportamentos característicos, inclusive afirmando repetidamente o desejo de ser, ou insistindo que é, do outro sexo. Muitas crianças ficam cada vez mais angustiadas com o problema - a ponto de depressão - à medida que envelhecem, especialmente quando se aproxima a puberdade. Normalmente, elas expressam desgosto com sua genitália.
Evidências sugerem que quatro em cada cinco crianças pré-púberes diagnosticadas com GID não experimentam a condição na idade adulta. Um em cada cinco consegue ser feliz com o gênero de nascimento. “Em alguns casos, o tratamento com drogas é necessário. Mas nós trabalhamos duro para tentar manter as crianças abertas a todas as possibilidades”, disse Polly.  

Restaurante Papaya Verde aceita encomendas para o final de ano


Com um cardápio de encomendas repleto de novidades, o fim de ano do restaurante Papaya Verde será especial. Além de dispor de mais de 40 opções temáticas, o cliente também poderá sugerir uma receita aos cozinheiros do restaurante. As encomendas já podem ser feitas pelo telefone 3241-6342 ou diretamente no local. 
A seleção dos pratos é feita por João Asfora, um dos proprietários do restaurante. João explica que muitas receitas são tradicionais e não podem faltar na mesa do pernambucano, mas as opções oferecidas vão além do tradicional. O pernil de cordeiro marroquino com perfume de canela é um exemplo de prato estrangeiro que já é bastante requisitado para as ceias nordestinas.
Também durante esse período, que vai de novembro a dezembro, muitos grupos e empresas escolhem o Papaya Verde para celebrar os bons momentos do ano. Por isso, Antônio Siqueira, também proprietário do espaço, avisa que as reservas para as confraternizações do período já podem ser feitas. No momento da negociação é importante que o cliente explique o perfil do evento, pois a casa sempre adapta o serviço de acordo com a necessidade do contratante. O restaurante também destina as noites de sábado, único dia em que a casa não opera com a ceia, para a realização de eventos.  
Aniversário - Em novembro é celebrado o 17º aniversário do restaurante Papaya Verde. A casa surgiu da necessidade de unir a praticidade do dia a dia à sofisticação do paladar. Os sócios Antônio Siqueira e João Asfora, todos os dias, cuidam pessoalmente da administração do espaço e do relacionamento com os clientes. A casa mantém uma gastronomia refinada, que vai do regional ao oriental. Com capacidade para 140 pessoas, o restaurante abre todos os dias, das 11h30 às 15h30, no esquema self-service para o almoço. Para a ceia, o espaço funciona das 18h às 22h, de domingo a sexta, nesse caso o buffet é livre, com um preço único por pessoa.

Cantoria e forró reúnem artistas no Manhattan


“Cantoria e Forró” é o nome do projeto do Manhattan Café Theatro, que reunirá grandes artistas da música nordestina em três dias de shows, nesta quinta (8), sexta (9) e sábado (10), a partir das 21h.
Para a quinta e sexta, se apresentam Dominguinhos ao lado de Maciel Melo e para o sábado, sobem ao palco quatro artistas, Petrúcio Amorim, Carlos Vilela, Paulinho Leite e Maciel Melo.Nos dois primeiros dias, o repertório será composto por grandes sucessos de Dominguinhos e Maciel, tendo nos intervalos das músicas poesia e causos, para deixar o clima mais “caseiro”. Para o sábado (10), o repertório não fugirá do tradicional. Poesias, causos e muito forró marcaram presença entre os que forem ver o show.
O couvert individual artístico custa, para cada dia R$ 100 (quinta, 8, sexta, 9 e sábado, 10). As mesas são comercializadas para, no mínimo, quatro pessoas. Mais informações 3325.3372.

Religiões de matriz africana pedem respeito em caminhada no Recife


Nesta segunda-feira (5), seguidores de religiões de matriz africana saem em caminhada no Recife para pedir respeito à escolha religiosa de cada um. Membros do candomblé, da umbanda e da jurema de vários terreiros de Pernambuco vão participar do evento, que sai da praça do Marco Zero, no Bairro do Recife, e segue em direção ao Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio.
A 6º Caminhada de Terreiros de Pernambuco faz a mobilização para lutar contra o preconceito religioso. “Essa luta vem desde o passado, quando aqui chegamos de África. A luta do povo negro é cotidiano. Estamos pedindo liberdade de expressão, de cultuar nossa religião. Esse momento é de mostrar à sociedade que as religiões do orixás vêm às ruas para mostrar sua beleza e o encanto das divindades”, comentou Marcos Pereira, organizador da caminhada.
De acordo com estimativas, só no Grande Recife existem mais de 2 mil terreiros de religiões de matriz africana. Apesar dessa grande quantidade, os seguidores sofrem constantemente com a falta de respeito ao livre culto, sendo ameaçados e impedidos de cultuar seus deuses. “Na prática, principalmente em Pernambuco, a lei do silêncio vem calando nossos tambores”, lamentou Pereira. A caminhada desta segunda faz parte das comemorações pelo mês da consciência negra.
A partir das 15h, o cortejo deve deixar o Marco Zero e passar pela Avenida Marquês de Olinda, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol e Avenida Dantas Barreto. A caminhada termina em frente à Igreja do Carmo, no Memorial Zumbi dos Palmares, onde haverá uma louvação aos orixás.
Trânsito
Por conta da caminhada, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) arma um esquema para acompanhar o tráfego de veículos no centro do Recife. Ao todo, 20 agentes de trânsito estarão no local a partir das 13h.

Durante todo o percurso, os agentes da CTTU farão bloqueios itinerantes das vias, liberando-as após a passagem dos participantes.A Companhia orienta os motoristas a traçarem uma rota alternativa para chegar ao destino desejado, evitando passar pelas áreas de bloqueio. A previsão é de que o evento acabe às 18h.
Portal G1

Eduardo prestigia homenagem ao ministro Djaci Falcão, patrono do TRF


O governador Eduardo Campos prestigiou na manhã desta segunda-feira (05), a homenagem póstuma ao patrono do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), o ministro Djaci Falcão. A cerimônia marcou a inauguração do busto do magistrado na porta de entrada do edifício-sede do TRF5, no bairro do Recife, e contou com a presença dos principais juristas brasileiros.    

Entre eles, estavam presentes o atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Ayres Britto, o presidente TRF5, Paulo Roberto Oliveira Lima, o corregedor-geral de Justiça do CNJ e filho do homenageado, Francisco Falcão e o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jovaldo Nunes, além do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.

Na ocasião, Eduardo lembrou que, embora de naturalidade paraibana, foi em Pernambuco que o ministro Djaci Falcão formou-se em Direito e despontou na carreira jurídica. “Aqui foi juiz de direito e desembargador. Depois, serviu ao Brasil no Supremo Tribunal Federal, onde ocupou o mais o importante cargo da carreira jurídica, a presidência da Suprema Corte do nosso país”, ressaltou Eduardo.

 “Nada mais justo do que prestar uma homenagem àquele que foi um exemplo de juiz e magistrado, que honrou as melhores tradições do direito pernambucano e nordestino e que haverá de inspirar as nossas gerações de juízes”, concluiu o governador

PERFIL- O ministro Djaci Falcão tornou-se bacharel em direito na UFPE, em 1943, ingressando na magistratura do estado logo em seguida, em 1944. Em 1975, assumiu a presidência do STF, exercendo o cargo até 1977. Ainda presidiu a segunda turma do STF até a aposentadoria, em 1989. Ele morreu aos 92 anos de idade, no dia 26 de janeiro deste ano.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Santroppê na Sexta de Elite


Os organizadores do projeto “Sexta da Elite” farão um show em comemoração ao primeiro ano que o projeto está sendo realizado, nesta sexta (9), a partir das 22h, no Clube Internacional do Recife. O show contará com as bandas Forró Santroppê, Forró do Muído e o pagode do grupo Padang. É a primeira vez que a festa acontecerá no Internacional, antes realizado no Akropolis Caxangá.
A festa é realizada uma vez por mês, sempre as sextas-feiras. A abertura do show contará com o samba e pagode do grupo Padang, que promete não deixar ninguém parado. Logo em seguida, sobe ao palco o Forró Santroppê e para fechar a noite, a banda cearense Forró do Muído. 
A banda Forró Santroppê fará o lançamento do seu novo DVD, com a mesma estrutura da gravação. Uma das novidades que a banda traz é a nova vocalista, Simara Pires, ex-vocal da banda Limão com Mel. Para o show, a banda cantará músicas dançantes, além de um bloco reservado só com hits antigos do forró.  O DVD foi gravado no dia 26 de agosto deste ano, no Chevrollet Hall. 
A banda Forró do Muído virá pela primeira vez ao Recife, com a nova formação, comandada pelo vocalista Felipe Lemos, ex-vocalista do Forró da Xita, acompanhado de Márcia Felipe, ex-vocalista da banda Garota Safada. Na ocasião, eles apresentarão a nova música de trabalho.
A festa “Sexta da Elite” acontece uma vez por mês, sempre as sextas. Era realizado no Akropolis Caxangá, mas devido ao sucesso do evento e a quantidade das pessoas, o espaço ficou limitado, tendo que ser transferido para o Clube Internacional.
O ingresso para o show custa R$ 25 (pista) e R$ 40 (camarote), á venda no Clube Internacional e na loja Damyller, do shopping Recife. Mais informações pelo fone 8561 – 1206.  O Clube Internacional fica na Rua Benfica, 568 - Madalena  Recife - PE, 50720-001. Informações pelo fone 8561-1206.


Serviço:

Show Festa da Elite
Local: Clube Internacional
Data: Sexta (9)
Hora: a partir das 22h
Ingressos: R$ 25 (pista) e R$ 40 (camarote)
Endereço: Rua Benfica, 568 - Madalena  Recife - PE, 50720-001
Informações e reservas de mesas antecipadas(81) 8561-1206.

Trecho de rua em Olinda é interditado para obras da Compesa


Um trecho da Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, em Olinda, ficará interditado a partir de hoje (5) para realização de uma obra da Compesa. No local, a companhia vai consertar um coletor (tubulação) de esgoto que está quebrado. O problema estava causando o extravasamento de esgoto na Rua Belo Horizonte e adjacências, no bairro de Casa Caiada. O serviço, uma intervenção programada, está orçado em R$ 42 mil. A previsão é concluir os trabalhos em 20 dias.

Para executar a obra, a companhia  pediu autorização às autoridades de trânsito de Olinda para interditar uma faixa e meia da Carlos de Lima Cavalcanti no sentido subúrbio-cidade. O bloqueio ocorre em um trecho de 20 metros entre as Ruas Martinada e Fernando César de Andrade.

Com o intuito de minimizar os impactos da obra no trânsito, a Compesa solicitou à Prefeitura de Olinda o envio de agentes de trânsito para orientar os motoristas. Toda a sinalização da obra, como placas, cavaletes e iluminação, será providenciada pela empresa contratada para realizar o serviço.

Imprensa Compesa

Grupo Provider participa do prêmio da ABT


O mês de novembro promete grandes realizações para o Grupo Provider. Pela quinta vez, a empresa participa do Prêmio da Associação Brasileira de Telesserviços - ABT. Os cases “Colhendo Frutos da Maturidade” e “Superação – Treinamento Vivencial em Princípios do Teatro em Três Atos” estão concorrendo ao prêmio destaque da categoria “Melhor Equipe”.

Segundo a Gerente Corporativa de Call Center, Ana Lúcia Bastos, os programas continuam sendo executados pelas operações. “Nossos cases são sempre atrelados à qualidade dos serviços prestados aos nossos clientes, por isso é sempre um motivo de orgulho participar da ABT”, disse. "O prêmio é de grande importância por ser uma forma de reconhecimento e valorização das melhores práticas do mercado de telesserviços", ressaltou a superintendente.

A cerimônia da 5ª edição nacional e 2ª internacional da ABT acontece hoje, em São Paulo, às 19h. Na ocasião, o Grupo Provider vai receber o troféu e o certificado referentes ao prêmio e poderá ser duplamente contemplada se um dos cases forem apontados como um dos Cases - Destaques dos vários setores/categorias que compõem a solenidade.

Começam os Jogos Municipais de Afogados da Ingazeira


Nesta segunda-feira (05/11), acontece a abertura da sétima edição dos Jogos Municipais de Afogados da Ingazeira. A cerimônia será às 16h no Centro Desportivo Municipal Lúcio Luiz de Almeida. O evento é realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Educação do município.
Participam dos Jogos as escolas da rede municipal de ensino, estadual e particular de Afogados. Estudantes de até 12 anos de idade disputam as modalidades individuais e coletivas, como natação, xadrez, atletismo, basquete, futsal, handebol e vôlei.
A ideia é proporcionar aos estudantes a disputa nos Jogos Municipais, já que não participam dos Jogos Regionais devido a idade limite, que é a partir dos 12 anos. As competições vão até a próxima quinta-feira (08/11).
Com informações do jornalista Daniel Ferreira

Fernando de Noronha tem campanha de enfrentamento à violência contra a mulher‏


Técnicas da Secretaria Estadual da Mulher estarão na ilha de Fernando de Noronha a partir desta segunda-feira, 05, até a sexta-feira, 09, promovendo ações da campanha Violência contra a Mulher é Coisa de Outra Cultura. A ação visa divulgar a Lei Maria da Penha e os serviços públicos disponíveis para as mulheres que estejam em situação de violência doméstica, familiar e sexista no arquipélago. 

Serão realizadas palestras, capacitações e outras atividades junto aos moradores, proprietários de pousadas, taxistas, da localidade, além de realizar a entrega de material educativo. Será realizada também uma caminhada na praia onde as técnicas vão abordar frequentadores e moradores do distrito. As atividades preveem, ainda, a formação de agentes multiplicadores de informações e a capacitação de profissionais da rede de atendimento às vítimas de violência.

As técnicas distribuirão panfletos e folders educativos sobre o tema, que contém telefones do Disque-Denúncia Nacional - 180, da Ouvidoria da Mulher (3183-2963), dos Organismos Municipais de Políticas para Mulheres, além de telefones de centros de referência, delegacias da mulher e outros. A campanha também circulará na televisão e rádio locais.

Segundo a Diretora de Enfrentamento à Violência da SecMulher, Eliane Rodrigues, a campanha mobiliza a população no sentido de combater a violência contra a mulher. "Vamos aproveitar o apoio que a justiça local está dando às iniciativas de combate à violência e às drogas e vamos realizar a campanha na ilha", registra a diretora. 

Secretaria da Mulher de Pernambuco

Em Igarassu, prefeito eleito Mário Ricardo inaugura escritório de transição


O escritório onde irão trabalhar as equipes de transição da gestão do prefeito de Igarassu (Região Metropolitana do Recife), Gesimário Baracho (PT), para a do prefeito eleito, Mário Ricardo (PTB), será anunciada nesta segunda (5/11), às 17h, no salão principal da Caixa Econômica Federal (CEF), em Igarassu.

            Na ocasião, o Gerente Regional de Negócios da Caixa, Marcos José Maia Borges fará a entrega da chave da sala e dará as boas vindas a Mário e equipe, juntamente com convidados e todos os vereadores eleitos que se farão presente no evento.

            Em seguida, será servido um jantar comemorativo para tratar de emendas parlamentares aos Deputados Federais/Estaduais e demais assuntos de interesse do município a partir de 2013. O espaço contará com uma ampla estação de trabalho, computadores, telefones, impressoras e internet.   

Com informações do jornalista Ernandes Tavares 

Poços reforçam o abastecimento de água da Região Metropolitana Norte


Dois novos poços estão sendo perfurados pela Compesa em Itamaracá para reforçar o abastecimento de água da cidade, um dos roteiros mais requisitados no Litoral Norte. Um deles está sendo instalado no bairro de Forno da Cal e o outro será perfurado em Jaguaribe. Os dois juntos vão produzir cerca de 50 litros de água por segundo, o que representa 33% da vazão hoje disponível na Ilha. A expectativa é concluir as obras em julho de 2013, beneficiando 30 mil pessoas.    

O município de Itamaracá tem hoje um déficit de abastecimento de água, especialmente durante o verão, quando a população da Ilha chega a quadruplicar. “A demanda neste período é muito grande e a água não é suficiente para atender aos moradores e visitantes com regularidade”, afirma o superintendente da Compesa, Alex Ramos. Nesses períodos, a Compesa sempre recorre à distribuição de água por carro-pipa. Os dois poços vão custar R$ 2,3 milhões, um financiamento da Caixa Econômica Federal, com recursos do PAC 2. Atualmente, o abastecimento é dividido por área e feito através de rodízio.

A Compesa também está trabalhando na reestruturação da rede de distribuição de Itamaracá. No bairro do Forte Orange, estão sendo implantados mais de mil metros de tubulação e está sendo construído um reservatório. Até o início de janeiro de 2013, a população sentirá as melhorias. O bairro de Jaguaribe também receberá uma nova rede de distribuição de água com 715 metros de tubulações, bem como nova adutora e reservatório. Mesmo sem o funcionamento dos dois novos poços, a população desse bairro também já sentirá uma melhoria no abastecimento a partir de janeiro de 2013.

MAIS POÇOS – Além de Itamaracá, a Compesa vai ampliar o fornecimento de água em Maranguape I, Pau Amarelo e Marinha Farinha, no município de Paulista, e Pontas de Pedra, em Goiana. Nesses locais, a Companhia fará a perfuração de novos poços para reforçar o abastecimento. O projeto pretende recompor a estrutura de produção de água subterrânea da Zona Norte da Região Metropolitana do Recife.

Em Paulista, o bairro de Maranguape I terá dois novos poços. Pau Amarelo receberá outros dois e a comunidade de Marinha Farinha será contemplada com um poço. Pontas de Pedra também ganhará duas unidades. Cada poço terá 350 metros de profundidade e produzirá, em média, 90 mil litros de água por hora. Os processos estão em fase de contração da empresa responsável para execução das obras. Ainda em Goiana, o distrito de Tejucupapo também deve receber um novo poço, que beneficiará a comunidade local. O projeto está em processo de licitação.

Imprensa Compesa

Piloto que sofreu acidente no Aeroclube do Pina tem morte cerebral

Médicos diagnosticaram a morte encefálica do piloto Paulo Afonso de Oliveira Lima, 55 anos, que sofreu um acidente na última sexta-feira (2), ao tentar fazer um pouso forçado do seu monomotor no Aeroclube do Pina, no Recife.

O diagnóstico foi feito nesse domingo (3), mas o Hospital Português, no Centro do Recife, onde o piloto estava internado em estado grave, não foi autorizado pela família dele a divulgar mais detalhes sobre a morte.


Outras informações devem ser divulgadas por um médico amigo da família ainda nesta manhã em coletiva de imprensa. De acordo com informações não oficiais, foi autorizada a doação dos órgãos de Paulo Afonso.

ACIDENTE - O piloto teria passado mal durante o voo e por isso precisou fazer o pouso forçado.  A aeronave, que tocou o chão em alta velocidade e após um problema na roda dianteira acabou pilonando (termo usado para capotagem de aviões) e chegou a sair da pista.

Paulo Afonso de Oliveira viajava sozinho em uma ultraleve avançado RV-9 (considerado um modelo experimental). Ele vinha de Natal, capital RN, para participar do AirVenture 2012, evento aeronáutico do Norte/Nordeste, neste final de semana.


Portal NE 10