segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Acidente paralisa Sistema Tapacurá


Iniciadas as ações necessárias para os serviços de reparo de uma adutora pertencente ao Sistema Tapacurá que se rompeu, ontem à noite (4), na localidade de Sítio Fortunato, no bairro do Penedo de Baixo, próximo à Arena da Copa, no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. Em virtude do acidente, áreas de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata terão a partir de hoje um calendário emergencial, em regime de rodízio, seguindo até a próxima sexta-feira (9), ao meio-dia, que é o período estimado para a execução dos serviços de manutenção e retomada da distribuição de água. Outras áreas, também localizadas nessas cidades e atendidas exclusivamente pelo Sistema Tapacurá, ficarão sem água.

Durante toda a manhã de hoje, foram feitos os serviços de terraplanagem, limpeza da área, escavação para acesso ao tubo e a construção da plataforma de trabalho. Hoje à tarde, os técnicos da companhia, juntamente com os de uma empresa especializada, iniciam os reparos na tubulação. Trinta profissionais, entre engenheiros e técnicos, estão envolvidos na operação de conserto da adutora de Tapacurá, uma tubulação de 1.600mm de diâmetro feita de concreto. Toda a estrutura necessária para o início dos trabalhos foi montada esta manhã, inclusive com a utilização de máquinas e equipamentos pesados.

Segundo o superintendente de Manutenção e Produção da Compesa, Daniel Genuíno Bezerra, os trabalhos serão realizados em regime de 24 horas e são considerado de natureza complexa, tendo em vista a estrutura da tubulação. “Além da recomposição da tubulação, ainda será necessário esperar o período de cura (secagem) do concreto, o que torna o serviço mais demorado”, afirmou. Ainda de acordo com o superintendente, durante o período em que o Sistema Tapacurá estiver desativado, todas as áreas afetadas receberão água dos Sistemas Pirapama e Alto do Céu. Escolas e hospitais serão abastecidos emergencialmente por meio de carros-pipa.

Assim que foi avisada, na noite de ontem (4), por moradores da área sobre o acidente, os técnicos da Compesa fecharam os registros e realizaram as manobras necessárias para o processo de esvaziamento da adutora. Ainda na noite de ontem, uma equipe de técnicos esteve na área. Uma outra equipe foi acionada para a mobilização dos  profissionais e equipamentos necessários para a execução dos trabalhos a partir de hoje. A empresa especializada em serviços de recuperação de estrutura em concreto armado foi notificada também ontem para que ela pudesse se organizar e agilizar os procedimentos. Os técnicos estimam que 1 milhão de pessoas foram atingidas pela paralisação do Sistema Tapacurá, o segundo maior sistema da Região Metropolitana do Recife. Informações pelo teleatendimento (0800 081 0195) ou pelas redes sociais (@compesa ou www.facebook.com/compesa).
  
Imprensa Compesa