terça-feira, 15 de outubro de 2024

Ramos tem apoio do ex-candidato a vereador Elton Victor


Postulante ao cargo de prefeito do Paulista pelo PSDB, Ramos vai costurando adesões para o segundo turno. Na noite desta terça-feira (15/10), ele assegurou mais um apoio. 

O ex-candidato a vereador Elton Victor (Republicanos) concretizou aliança com a chapa Ramos e Felipe Andrade (PSD).

Com base eleitoral, principalmente nas áreas de Jardim Maranguape e Maranguape I, Elton chega com o compromisso de andar na cidade para fortalecer a candidatura de Ramos. "Eu sou mais um soldado que vai estar nas ruas para disseminar o coração azul do 45 e da mudança que Paulista tanto precisa", afirmou o novo aliado.

Ramos, por sua vez, destacou que estarão juntos para fazer uma Paulista mais humana e que a população possa se orgulhar de onde vive.

Foto: Divulgação

Sudene recebe comunidade científica nordestina e articula contribuições para o combate à desertificação e efeitos da seca


 Buscando inserir a caatinga e o semiárido brasileiro no debate internacional de combate aos efeitos da seca e da desertificação, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) recebeu o seminário "Contribuições da comunidade científica brasileira para a temática de combate à desertificação", realizado nesta terça-feira (15) na sede da Autarquia. A iniciativa é parte dos preparativos para a participação do Brasil na COP16 em Riad, capital da Arábia Saudita, entre os dias 2 e 13 de dezembro.  

O evento no Recife reuniu especialistas, centros de pesquisa, universidades, representantes do governo e instituições financeiras e teve como um dos seus focos o desenvolvimento de soluções científicas e tecnológicas para mitigar os efeitos da desertificação no semiárido brasileiro. Os pesquisadores debateram propostas para subsidiar a delegação brasileira na reunião internacional, que marca o 30º aniversário da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), um fórum crucial para discutir estratégias globais de recuperação de terras degradadas.

Coordenador de estudos e pesquisas da Sudene, o economista José Farias destacou a importância de articular ações coordenadas entre governo, academia e sociedade civil para enfrentar a desertificação. "Buscamos criar parcerias com os atores deste cenário, reunindo instituições em prol da redução dos impactos das mudanças climáticas. Além disso, a Sudene tem atuado para dar apoio aos estados e municípios para efetivar as políticas públicas de combate à desertificação. Mobilizar conhecimento e tecnologia para promover o desenvolvimento sustentável na região é um dos nossos principais compromissos", afirmou.

Entre os temas debatidos no seminário realizado na sede da Sudene, estiveram articulação científica, tecnologias sociais, incorporação de conhecimento das comunidades tradicionais e compreensão das dinâmicas demográficas que afetam o semiárido brasileiro. Outra questão apontada pelos especialistas diz respeito à criação de mecanismos de financiamento que estimulem cadeias produtivas voltadas à neutralização da degradação da terra e dos biomas. 

Os participantes do evento se comprometeram a redigir uma nota técnica que será submetida aos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e das Relações Exteriores como documento oficial a ser apresentado junto à COP 16. A produção deverá destacar a importância de ampliar o diálogo entre os diversos setores da sociedade e a comunidade internacional para enfrentar os desafios impostos pela desertificação, além de trazer intervenções específicas para as particularidades do semiárido nordestino, que representa 12% do território nacional. Em janeiro deste ano, um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) identificou, pela primeira vez, características do clima árido no Brasil, na Bahia.

O correspondente científico do Brasil na UNCCD, Aldrin Perez, classificou o movimento de articulação científica como um processo urgente para atender o processo de restauração dos biomas suscetíveis aos efeitos críticos da desertificação, como a caatinga. “Sinto que o nosso chamado foi acolhido internacionalmente. Os cientistas brasileiros precisam de um papel protagonista neste cenário, agindo de forma organizada para estimular o diálogo com as comunidades que vivem nestes territórios”, comentou o pesquisador, que integra a equipe do Instituto Nacional do Semiárido. 

Além de debater a participação brasileira na COP 16, o seminário debateu os compromissos do país com a convenção da ONU. O organismo é um acordo internacional que relaciona o meio ambiente e o desenvolvimento com a gestão sustentável da terra. Existem 196 países signatários, além da União Europeia. De acordo com o grupo, dados de 2022, até 40% dos territórios globais estão ameaçados pela desertificação, impactando diretamente o PIB mundial e o aumento da duração das secas. Para o semiárido brasileiro - onde a degradação da terra afeta quase 26 milhões de brasileiros residentes neste território – o combate ao avanço destes efeitos torna-se um dos pilares para garantir a sustentabilidade da região.

Arcoverde: Wellington Maciel recebe equipe de transição do Prefeito eleito Zeca Cavalcanti e apresenta seu time


Em mais uma demonstração do seu espírito democrático e que sempre norteou sua linha de governo através de uma postura aberta, plural e transparente, o Prefeito Wellington Maciel fez questão de presidir nesta terça-feira (15), a primeira reunião de trabalho das equipes que farão a transição de sua gestão para a futura gestão do Prefeito eleito Zeca Cavalcanti. 

Neste primeiro encontro, o Prefeito Wellington apresentou sua equipe formada pelos advogados Anselmo Pacheco (Secretário de Governo e que coordenará a equipe), Aldênio Ferro (Secretário da Controladoria Geral) e dos técnicos Aildo Biserra (Secretário de Desenvolvimento Urbano) e Celina Vidal (Secretária-chefe do Gabinete do Prefeito). 

A partir de agora, as equipes farão encontros pontuais e necessários para que todas as informações sejam passadas, como orientou o Prefeito Wellington, da forma a mais republicana e transparente possível. 

Representando a futura gestão do prefeito eleito Zeca Cavalcanti, participaram o advogado Pedro Melchior (CEO da empresa Barros e Associados e coordenador da equipe), o contador Miguelito Júnior (especialista em gestão contábil), Jucineide Melo (especialista em controle financeiro) e o engenheiro Cesar Augusto (especialista em projetos especiais, contratos e convênios).

"Demos início nestas ocasiões de diálogos e também na transmissão de informações sobre os trabalhos que estão sendo executados por nossas atuais equipes, para que a próxima gestão possa avaliar mudanças que se farão necessárias de acordo com seus critérios, além da ciência sobre situações que envolvem toda a estrutura da máquina pública, com o intuito de facilitar ao máximo o momento da transmissão e como estamos entregando a Prefeitura de Arcoverde, de maneira ainda melhor e mais estruturada do que quando recebemos em 2021", enfatizou o Prefeito Wellington Maciel.

Em Paulista, Ramos vai contar com Raquel e Priscila durante nova carreata, neste domingo (20)


O candidato a prefeito do Paulista, Ramos (PSDB), confirmou, nesta terça-feira (15), a segunda carreata com as participações da governadora, Raquel Lyra (PSDB), e da vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania). O evento será no domingo (20/10). A concentração ocorrerá, a partir das 8h45, nas proximidades do posto policial de Jardim Paulista Baixo.

Ramos e o candidato a vice-prefeito, Felipe Andrade (PSD), encabeçam a chapa da Coligação A Força da Mudança, composta por PSDB, PSD, MDB, PRD, NOVO, Cidadania e Podemos.

Foto: Fabiano Alves

13º Fela Day PE terá celebração com encontro de DJs pernambucanos


A obra e o legado do artista e ativista Fela Kuti, lendário músico nigeriano que levou o afrobeat para todos os cantos do planeta, é celebrada no mundo inteiro nesta terça-feira, 15 de outubro. Em Pernambuco, o evento Fela Day PE, que chega à 13ª edição, fará mais uma reverência ao ícone da world music, nesta sexta-feira (18), no Quintal do Sossego, no Recife, a partir das 20h, com apresentações dos DJ Ari Falcão, DJ Bobe, DJ Novato e DJ Makeda(foto). Os ingressos estão à venda no Sympla (R$ 10) e também serão vendidos na bilheteria (R$ 15).

“O Fela Day é uma festa que comemora a vida de Fela Kuti, e fazemos nossa edição pernambucana há alguns anos, chegando desta na 13ª edição do Fela Day PE. Este é um evento celebrado em vários locais do mundo durante o mês de outubro. Aqui no Brasil, várias outras cidades também realizam essa homenagem ao Black President, um artista que tem uma grande importância para a música mundial”, opina DJ Ari Falcão.

Batizado com o nome Fela Anikulapo Ransome Kuti e nascido na Nigéria, no dia 15 de outubro de 1938, o Black President (como é chamado até hoje por seus admiradores) entrou para a história por ter criado o afrobeat, uma junção de estilos como jazz, funk e ritmos percussivos da África Ocidental. Acompanhada por letras escritas em iorubá (dialeto africano) e inglês, as composições trazem mensagens de resistência e empoderamento da cultura negra.

“Fela Kuti mescla a percussão africana com o jazz, e pitadas de funk, muito pelo naipe de metais que utiliza. Alguns temas são longos, com introduções enormes que beiram a psicodelia, e um cunho político muito forte. Na verdade, ele foi um revolucionário e ativista político que denunciou o colonialismo e as ditaduras militares na Nigéria, o que faz dele uma personalidade de relevância vital não só para a música, mas também para a cultura afro”, ressalta Ari Falcão. 

Falecido no dia 2 de agosto de 1997, Fela Kuti construiu uma discografia pautada no combate ao preconceito e à estrutura racial. Por essa razão, no dia 15 de outubro o mundo celebra o Fela Day, uma data que traz à tona a influência musical e política deixada por este artista. 

*Serviço:*
13ª edição do Fela Day PE
Atrações: DJ Ari Falcão, DJ Bobe, DJ Novato e DJ Makeda
Sexta-feira (18), às 20h
Quintal do Sossego (Rua do Sossego, 1344, Santo Amaro – Recife-PE)
Ingressos antecipados no Sympla: R$10 + taxa | No local: R$15
Mais informações: (87) 99931-1348

Sistema de transplante de órgãos no Brasil é seguro, ressalta hepatologista Cláudio Lacerda


O caso inédito do Rio de Janeiro, onde pacientes foram infectados por HIV, em transplante de órgãos, gerou preocupação em todo o país pela gravidade dos fatos. Desde que foi noticiado, muitas informações falsas circulam nas redes sociais sobre a confiança do Sistema Brasileiro de Transplante de Órgãos. 

O médico hepatologista e diretor do Programa de Transplante de Fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (UTF/HUOC/UPE/IMIP), Cláudio Lacerda, classifica o acontecimento como gravíssimo. “O que aconteceu foi muito sério e merece uma apuração rigorosa, mas não deve comprometer a confiança de um sistema que já salvou milhares de vidas no nosso País”, destaca o médico que também preside a Associação Pernambucana de Apoio aos Doentes de Fígado (Apaf).

O Brasil é o segundo maior país transplantador do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Isso graças ao Sistema Único de Saúde, que fornece aos pacientes toda a assistência necessária, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplantes. “Temos um sistema robusto e respeitado no mundo todo. Existem pessoas doentes que esperam a vida inteira por um transplante e, quando recebem o órgão, ganham qualidade de vida e a possibilidade de recomeçar”, ressalta Cláudio Lacerda.

Em Pernambuco, de acordo com dados da Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE), mais de 3.000 pacientes aguardam por um órgão ou tecido, desses, cerca de 146 esperam por um fígado. Ao longo de 25 anos de existência, a Unidade Transplante de Fígado (UTF/HUOC/UPE/IMIP) já realizou 1.776 transplantes e é referência no País. “Recebemos pacientes de diversos estados e chagam e saem com segurança clínica, graças à equipe de saúde e com atendimento psicossocial oferecido pela Apaf, que oferece hospedagem, refeição e assistência social. Tudo gratuito”, conclui.

DADOS - Segundo dados do Ministério da Saúde, em todo o país, 44.777 pessoas esperam por transplante de órgão. A maioria, 41.395, está na fila por um rim. O fígado aparece em segundo lugar, com uma fila de 2.320 pessoas, seguido pelo coração, com 431.

Foto: Ray Evllyn

Yves Ribeiro assegura com Raquel Lyra conclusão da duplicação da PE-01


O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, comemorou, nesta terça-feira (15/10), o início dos trabalhos para conclusão da duplicação da PE-01.

A intervenção, que é coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), irá contemplar o trecho que vai do encontro com a PE-22 até o bairro de Maria Farinha.

A parte que fica entre o Residencial Porto Antilhas e a PE-22 vem sendo executada pela própria Prefeitura do Paulista. Antes, a Gestão Municipal duplicou a rodovia a partir do Forte de Pau Amarelo até a Igreja de Nossa Senhora do Ó.

"Eu quero agradecer em nome do Paulista o empenho da governadora Raquel Lyra para conclusão da obra. Ela tem ajudado muito a cidade a crescer. E a PE-01 é fundamental para impulsionar o turismo e o comércio da região", destacou Yves Ribeiro.

Abertura da 6ª Bienal Internacional do Livro de Garanhuns


Garanhuns se prepara para se tornar a capital da literatura nos próximos dias com a 6ª Bienal Internacional do Livro de Garanhuns. Esta é a maior edição que a cidade já teve, com a participação de editoras de todo o País. 

A programação inicia nesta quarta-feira (16), no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti em dois horários. Às 16h, o público infantil poderá acompanhar o espetáculo Histórias da Caixola, com Sthephany Metódio. Já às 18h, o antropólogo, escritor e jornalista Ernesto Xavier realiza uma palestra voltada para o público adulto. 

Nesta quarta-feira, os estandes para venda de livros, localizados na Praça Mestre Dominguinhos, serão abertos das 18h às 21h. De quinta a domingo o horário de funcionamento vai das 9h às 21h. Toda programação é gratuita e não é necessário ingresso para acompanhar os shows, apresentações culturais e lançamentos de livros. A programação completa está disponível no Instagram da Secretaria de Educação (@educacaogaranhuns) e também no site da Prefeitura de Garanhuns (garanhuns.pe.gov.br).

Exposição "Mãos que Fazem" em Caruaru


São trabalhos artesanais e manuais confeccionados pelos moradores da Casa que trabalham o ano inteiro para apresentar na Exposição Mãos que Fazem. Bijuterias, telas, panos de prato, artigos em tricô e crochê que vão estar disponíveis no Caruaru Shopping, de 18 a 20 de outubro, da sexta ao domingo.

Na abertura, dia 18 de outubro, às 10h da manhã vamos contar com a apresentação do músico Joanatan Richard com voz e violão.

Não deixe de prestigiar o trabalho dos idosos da Casa dos Pobres São Francisco de Assis. Eles contam com você. Compareça !!!

Imersão Adepe amanhã em Caruaru


💡IMERSÃO ADEPE CARUARU// É a vez da Caruaru conhecer como o trabalho da @agenciaadepe e como ela pode impulsionar empresas da cidade e região por meio de fomento à inovação e de uma política de incentivos fiscais.

O Imersão Adepe será realizado amanhã, 16/10 (quarta-feira), às 15h no Armazém da Criatividade e contará com a presença de representantes da Agência que irão detalhar os programas de inovação e arranjos produtivos e de incentivos fiscais como o Prodepe e o Proind.

O evento é voltado para empresários, empresas de consultorias e escritórios de contabilidade e está com inscrições abertas no Sympla, no seguinte link: (https://www.sympla.com.br/imersao-adepe-caruaru__2659416)

O evento é uma parceria: Adepe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (SDEC-PE), Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic Caruaru), Armazém da Criatividade, Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Sebrae Pernambuco, e Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco e Sebrae Pernambuco (NTCPE).

SERVIÇO
Imersão Adepe em Caruaru
Data: 16 de outubro (16/10/2024)
Hora: 15h
Local: Armazém da Criatividade - Caruaru (Rod. BR 104, Km 92 - Polo Caruaru - Nova Caruaru, PE, 55014-908)

Senado aprova projeto de lei que institui o Dia Nacional do Maracatu


O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei nº 2017-685, que institui o Dia Nacional do Maracatu, a ser comemorado anualmente em 1º de agosto. A proposta, de autoria da atual ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, foi apresentada durante seu mandato como deputada federal por Pernambuco.

O projeto visa valorizar e reconhecer a importância cultural do Maracatu, uma manifestação afro-brasileira que possui profundas raízes no estado de Pernambuco e é parte essencial da identidade cultural e histórica do país. O Dia Nacional do Maracatu também busca fortalecer a preservação e a divulgação dessa tradição que é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.

O texto segue para sanção do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Caso sancionado, o Dia Nacional do Maracatu será um marco para as celebrações por todo o país, contribuindo para a preservação deste tão importante festejo da cultural brasileira.

Investimento emitido por cooperativa de crédito bate recorde e atinge R$ 1,2 bi em PE


O investimento em Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) em Pernambuco alcançou, até agosto de 2024, a marca de R$ 1,24 bilhão, aponta balanço do Sicredi. O valor supera em 4,3% o total investido em RDC durante todo o ano de 2023, quando o montante foi de R$ 1,19 bilhão. O crescimento neste título de renda fixa em 2024 é mais um termômetro da ampliação das cooperativas de crédito no mercado financeiro do estado.

O RDC é um título emitido exclusivamente por cooperativas de crédito e funciona como uma alternativa ao Certificado de Depósito Bancário (CDB). Entre os motivos para o crescimento expressivo em 2024 estão o cenário econômico mais favorável para investimentos de baixo risco, combinando segurança com rentabilidade, e o próprio aumento no número de pessoas que abriram conta em cooperativas em Pernambuco.

Segundo Erli Bandeira, Consultor de Negócios da Central Sicredi Nordeste, o que esse público procura é a rentabilidade do RDC, que ocorre diariamente e está atrelada ao indexador CDI (Certificado de Depósito Interbancário), garantindo rendimento superior ao da poupança. Outra vantagem destacada pelo especialista é que a tributação para esse título incide apenas sobre o valor do rendimento.

“Os retornos são atrativos em comparação a outros produtos de renda fixa, o que torna o RDC uma opção competitiva para investidores mais conservadores. Ao aplicar em um produto exclusivo de uma instituição cooperativa, o associado não apenas potencializa seus ganhos, mas também fortalece a economia local”, afirma ele. E não são apenas os números do RDC que vem percebendo esse movimento crescente.

O LCA (Letras de Crédito do Agronegócio), título de renda fixa que pode ser emitido por qualquer instituição financeira, também teve um forte aumento nas cooperativas de crédito. Segundo o mesmo balanço do Sicredi em Pernambuco, em apenas oito meses, os papéis de LCA já superam em 51,5% todo o volume financeiro nos 12 meses do ano passado, alcançando um montante de R$ 92 milhões. 

Esses títulos têm como um de seus atrativos o fato de que os rendimentos para pessoas físicas são isentos de Imposto de Renda e IOF. É um tipo de investimento simples e de baixo risco que oferece taxas atrativas para associados que buscam diversificar o patrimônio e impulsionar a possibilidade de retorno. Quanto maior o prazo e o valor da aplicação, maior o percentual do CDI pago aos investidores.

“O crescimento reflete não só o aumento da atratividade do produto, mas também o fortalecimento das cooperativas no mercado financeiro. Além do retorno ganho com os investimentos, os cooperados participam da distribuição dos resultados financeiros da cooperativa, o que gera ainda mais benefícios diretos”, complementa Erli Bandeira.

Empreendedora de Pernambuco vence prêmio nacional para pequenos negócios de alimentação


Um dia de celebração, sonhos realizados e transformação. Assim foi a final da 7ª edição do Prêmio Academia Assaí, promovida nesta sexta-feira (4) pelo Instituto Assaí, organização responsável pelo investimento social do Assaí Atacadista.

O evento, realizado na sede do Assaí Atacadista, em São Paulo, foi marcado por histórias inspiradoras. Trinta vencedores regionais de todo o Brasil subiram ao palco para compartilhar suas trajetórias e apresentar a força de seus negócios a uma banca de especialistas.

No total, três microempreendedores(as), incluindo Ângela Patrícia da Silva, de Pernambuco, foram coroados como os grandes destaques nacionais. Angela se destacou na categoria Vendas por Encomenda, como Vendedor(a) Ambulante, o destaque foi Vanessa Mara da Cruz Borges, de Salvador, Bahia, fundadora da marca “Cacau Crioula” e na categoria Vendas Ponto Fixo foi Fabiana de Aquino Magalhães Ramalho, da Zona Norte de São Paulo, que há 8 anos, conta com a loja física "Bolos Artesanais Fabi".

A banca de jurados(as) foi composta por lideranças do Instituto Assaí e de seu Conselho Deliberativo e das organizações Aliança Empreendedora e Preta Hub.

A edição deste ano contou com mais de 11 mil empreendedores(as) inscritos de todas as regiões do país. Entre os finalistas, 83% se autodeclararam pretos ou pardos, e 66% são mulheres pretas, o que reforça o compromisso do Prêmio com a promoção da inclusão e diversidade.

Entre abril e outubro de 2024, o Prêmio distribuiu mais de R$ 1,3 milhão em prêmios. Os(as) 30 vencedores regionais, sendo seis por região e dois por cada categoria, receberam R$ 5 mil em dinheiro, R$ 500 em vale-compras no Assaí, um smartphone, assessoria individual para seus negócios e uma viagem a São Paulo para participar de uma semana de capacitação presencial para a final nacional. Durante a imersão em São Paulo, os(as) empreendedores(as) tiveram experiências transformadoras, atividades de aprendizado e autoconhecimento, incluindo aulas sobre de Gestão Financeira na Bolsa de Valores B3 e, também, de Marketing & Vendas na sede do iFood, além de técnicas de aprimoramento do comportamento empreendedor.

Sobre a vencedora de Pernambuco:
Ângela Patrícia da Silva, de Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, se destacou na categoria Vendas por Encomenda com sua confeitaria artística, especializada em suspiros decorativos. Responsável pela marca ‘Dona Suspiros’, ela cria torres de suspiros recheados e planeja usar o prêmio para expandir seus negócios, enviando seus produtos para outros estados e ministrando cursos presenciais e online. 

"Ganhar este prêmio é a prova de que as dificuldades, esforço e coragem de uma mãe empreendedora valeram a pena e a certeza de que estou no caminho certo. Com este prêmio, vou poder realizar os planos de crescimento do meu negócio, produzir em uma escala maior e transformar a vida da minha família. Representar esse estado que eu amo é uma honra. Mostrar para o Brasil que aqui temos mulheres fortes, corajosas e empreendedoras é uma felicidade indescritível", relata ngela Patrícia.

História de superação e sucesso
A trajetória de Ângela com o ‘Dona Suspiros’ começou há três anos, em um momento de necessidade. "Eu precisava gerar uma renda e cuidar de dois filhos pequenos. Um dia vi no Instagram um curso que ensinava a fazer personagens de suspiro e fiquei encantada. Eu sabia que na minha cidade não havia ninguém que trabalhasse com suspiros daquela forma", relembra. Mesmo sem estrutura, ela acreditou no potencial de seu trabalho e, da cozinha de casa, começou a empreender. Hoje, além de viver da confeitaria, ela é referência para muitas confeiteiras da região.

Outras categorias:
A premiação também destacou vencedores nas categorias de Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia. Na categoria Sustentabilidade, Jamile Gonçalves dos Santos, da Cores e Sabores de Jaguaripe, na Bahia, foi reconhecida por seu trabalho junto aos(às) produtores(as) de mariscos locais. Na categoria Inovação, Luís Daniel da Silva, de Fortaleza (CE), destacou-se com sua marca Eiita Dindin Gourmet, que oferece dindins que vão dos clássicos sabores de brigadeiro e coco a uma linha Fit, sem adição de açúcar ou lactose, além de uma linha exclusiva para pets, com ingredientes naturais. Já na categoria Tecnologia, Tailana Fonseca Ordones, da Taila Fonseca Confeitaria, de Manaus (AM), utiliza o Instagram para impulsionar as vendas do seu exclusivo brownie redondo, conquistando o público manauara.
 
Nessas categorias especiais, cada um(a) dos premiados(as) levou para casa R$ 5 mil como reconhecimento por seu destaque. Os prêmios são cumulativos, e pelas etapas anteriores, os 30 vencedores regionais já haviam recebido R$ 5 mil em dinheiro e R$ 500 em vale-compras nas lojas Assaí, além de um smartphone e assessoria individual para impulsionar seus negócios.

Sobre o Instituto Assaí
O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, e tem como propósito promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Mais informações: https://institutoassai.org.br.

Júnior Matuto promete construir três unidades do Compaz em Paulista


O candidato à Prefeitura de Paulista, Júnior Matuto (PSB), anunciou a construção de três unidades do Centro Comunitário da Paz (Compaz) no município, caso seja eleito. A proposta foi apresentada durante entrevista à Rádio Folha FM nesta terça-feira (15), na qual Matuto explicou que utilizará estruturas de clubes já existentes para implementar o projeto. Segundo ele, baseado na experiência da Prefeitura do Recife, o Compaz será fundamental para prevenir a violência e promover a inclusão social.

“Estamos nesse primeiro momento nos comprometendo com essas três unidades. Vamos fazer com que esses espaços ocupem a mente da juventude. Melhor do que o bandido estar preso é ele não existe e para ele não existir nós temos que investir em segurança preventiva”, afirmou. Os Compaz serão construídos em Maranguape I, no Bairro do Nobre e em Paratibe. Matuto explicou que utilizará estruturas já existentes na cidade.

Sobre segurança pública, ele relembrou do Centro Integrado de Monitoramento, implementado em sua gestão como prefeito de Paulista e auxiliava o Governo do Estado no enfretamento à violência no município. “Não seremos omissos e ajudaremos da forma que pudermos a combater esse problema da criminalidade em paulista”, concluiu

Professor Jean Lima lança livro na UFPE