quarta-feira, 25 de julho de 2012
Software de música será lançado durante Campus Party Recife
Durante a Campus Party Recife, que acontece de 26 a 30 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco e no Chevrolet Hall, será lançado no Brasil o App de música gratuito Biit. Ele chega ao País, após oito meses de estrear na Europa, onde já foram realizados mais de um milhão de downloads. O aplicativo permite aos usuários ouvir canções pelo celular, conectados ou não à Internet e com uma lista projetada exclusivamente para os brasileiros.
Obras no Sistema Pirapama interrompe abastecimento de água
Quatro obras de melhoria do abastecimento de água na Região Metropolitana do Recife irão motivar a paralisação do Sistema Pirapama a partir das 8h da próxima quinta-feira (26). Durante a paralisação, as cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata terão um calendário especial de distribuição de água, que segue até o dia 31/07.
Uma das ações programadas é a instalação de novas bombas e ampliação da subestação elétrica na estação elevatória em Sucupira. “A ação é preparatória para instalação de novos conjuntos de bombas, que irão duplicar a produção de água para atender os bairros de Jaboatão Centro, que hoje não tem abastecimento satisfatório”, adianta o diretor Regional Metropolitano da Compesa, Rômulo Aurélio Souza. O novo sistema de bombeamento entra em operação no final de agosto e irá produzir 425 litros/água/segundo, um investimento de R$ 1,2 milhão.
Também serão realizadas intervenções que vão permitir o abastecimento do município do Cabo de Santo Agostinho totalmente pelo Sistema Pirapama/Gurjaú. Hoje, a cidade é atendida pelo Sistema Suape. “Iremos liberar, a partir de setembro, o Sistema Suape para atendimento das indústrias”, antecipou o diretor da Compesa.
No Recife, serão realizadas intervenções objetivando melhorar a distribuição de água para alguns bairros abastecidos pelo Sistema Alto do Céu, que atende a Zona Norte do Recife, entre eles, Campo Grande, Hipódromo, Arruda e Encruzilhada. Para isso, será instalada uma válvula na Rua Padre Miguelinho, no Torreão. “Essa válvula fará com que o abastecimento dos sistemas Pirapama e Tapacurá avance mais na área do Recife, diminuindo assim a influência de Alto do Céu, que passará a abastecer uma área menor e, consequentemente, de forma mais equilibrada, com melhor pressão e regularidade”, afirma Rômulo Aurélio. Segundo ele, o efeito dessas ações será imediato.
RODÍZIO - No Recife, os bairros localizados em áreas mais altas serão abastecidos no esquema de 24 por 72 horas (um dia com água para três dias sem), enquanto que as áreas planas da capital serão abastecidas no esquema de 24 por 48 (um dia com água para dois dias sem).
Em Jaboatão, haverá áreas com rodízio de 24 por 24 (um dia com água para um dia sem) e 24 por 48 (um dia com água para dois dias sem). Outras áreas, no entanto, terão apenas queda de pressão. Já no Cabo de Santo Agostinho, os bairros de Ponte dos Carvalhos, Paiva e Curcurana terão rodízio no esquema de 24 por 24 (um dia com água para um dia sem). O mesmo esquema também será aplicado para as cidades de São Lourenço da Mata e Camaragibe.
Para saber o dia do abastecimento, o cliente deve ligar para o teleatendimento da Compesa: 0800 081 0195.
Imprensa Compesa
Ato público de professores e funcionários de universidades
Logo mais, às 14h, professores e técnico-administrativos realizarão um ato em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco com concentração a partir das 14h. O Ato é mais uma atividade de greve proposta pelos Comandos Locais de Greve da UFRPE e UFPE para mostra a insatisfação com a proposta do governo que não contempla os técnico-administrativos e apenas 5% dos professores em fim de carreira.
Funcionários da Compesa fazem campanha para ajudar o Movimento Pró-Criança
Os funcionários da Compesa estão apoiando a campanha de solidariedade do Programa Todos Com a Nota – Módulo Solidário, da Secretaria Estadual da Fazenda, em prol de diversas instituições que atuam na área social. A campanha consiste na arrecadação do maior numero possível de notas e cupons fiscais pela empresa durante nove meses. Mediante o volume de notas adquiridas, os valores são somados e transformados em pontos para uma instituição de caridade. Ao final da campanha, as organizações com mais pontos receberão prêmios em dinheiro para incrementar sua receita.
A Compesa disponibilizou dois pontos de arrecadação de cupons fiscais. A sede da empresa, na Avenida Cruz Cabugá, e a Gerência de Negócios Metropolitana Norte, em Olinda, estão angariando notas e cupons para beneficiar o Movimento Pró-Criança, que atua em unidades no bairro dos Coelhos, Recife Antigo e Piedade. Nos locais de arrecadação podem ser depositadas notas com data a partir de janeiro de 2012.
Imprensa Compesa
Candidato a prefeito de São José do Belmonte morre após ato de campanha
Morreu na tarde desta terça-feira (24), vítima de infarto, Carlos Antônio Gomes da Cruz, 55 anos, mais conhecido por “Cacau do Banco” (PR), candidato a prefeito em São José do Belmonte, no Agreste de Pernambuco.
No momento da morte, “Cacau do Banco” fazia campanha na zona rural do município, no distrito do Carmo, e sofreu um infarto do miocárdio quando retornava para a zona urbana.
O corpo dele foi encontrado dentro do próprio carro. Eleitores tiveram que quebrar os vidros do veículo para tentar socorrê-lo. O corpo foi levado ao IML de Petrolina.
“Cacau do Banco” era também vice-prefeito do atual gestor Rogério Leão (PR). Foi vereador e chegou a assumir a presidência da Câmara Municipal de Belmonte. O candidato havia casado na última sexta-feira (20) e deixa um filho.
Portal NE10
No momento da morte, “Cacau do Banco” fazia campanha na zona rural do município, no distrito do Carmo, e sofreu um infarto do miocárdio quando retornava para a zona urbana.
O corpo dele foi encontrado dentro do próprio carro. Eleitores tiveram que quebrar os vidros do veículo para tentar socorrê-lo. O corpo foi levado ao IML de Petrolina.
“Cacau do Banco” era também vice-prefeito do atual gestor Rogério Leão (PR). Foi vereador e chegou a assumir a presidência da Câmara Municipal de Belmonte. O candidato havia casado na última sexta-feira (20) e deixa um filho.
Portal NE10
ITEP na Campus Party
O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) integra a programação do Governo do Estado na Campus Party edição especial em Pernambuco, que acontecerá de 26 a 30 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco. Um dos principais patrocinadores, o Governo vai assegurar a participação de alunos e professores da rede estadual de ensino e também estará divulgando programas, palestras e oficinas relacionados à inovação tecnológica. O evento será transmitido por meio de dois canais de comunicação na Web: uma rádio e um canal de televisão, instalados no estande do Governo, para transmitir a programação de palestras e eventos que estão programados para o estande, além da programação oficial da Campus Party.
A participação do Itep se dará por meio de equipes do Centro Tecnológico da Cultura Digital (CTCD) – unidade de educação profissional e tecnológica gerida pelo instituto; do Núcleo de Comunicação (NCOM) e da Incubatep – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, no estande do Governo. Serão oferecidos minicursos (oficinas), realizadas e transmitidas palestras sobre empreendedorismo e incubação para as unidades de educação profissional e tecnológica do Itep: os Centros Tecnológicos em Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Araripina e Peixinhos. Será possível acompanhar a programação de oficinas, debates e palestras no estande do Governo e dentro da programação oficial da Campus através de estrutura de rede e transmissão montada e coordenada pelo CTCD. O público-alvo são microempreendedores, representantes de empresas incubadas, empresários, alunos dos Centros Tecnológicos e de escolas públicas do Estado.
Por meio de rádio web, serão produzidas entrevistas com palestrantes, debatedores e visitantes do evento, além de matérias sobre os diversos assuntos a serem abordados nos cinco dias do evento, A rádio, que terá o slogan “Rádio PE conectando você a Campus Party”, também irá transmitir música (rock e MPB). Haverá blocos de 30 minutos de música com intervalos para matérias sobre as palestras e debates. As entrevistas estarão a cargo de profissionais do NCOM e do CTCD.
Qualquer pessoa ao redor do mundo poderá acessar o site da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec)ou do Centro Tecnológico da Cultura Digital – Nascedouro de Peixinhos e ter acesso à programação por meio de links postados nas páginas. As redes sociais da Sectec, do Itep e do CTCD também estarão com links para acesso à rádio. O acesso ainda poderá ser feito no site da Campus Recife. O link da rádio também terá um canal de imagem, por onde o ouvinte poderá acompanhar tudo que está acontecendo no estúdio.
A TV Web também estará nos sites e redes sociais da Secretaria e do CTCD. A televisão irá transmitir toda a programação de palestras do estande do Governo do Estado. Nos momentos que não estiver acontecendo essas palestras, a TV Web irá transmitir a programação oficial da Campus Party.
A Rádio PE e TV Web serão produzidas por integrantes do Núcleo de Produção do Estúdio Audiovisal e de Rádio do CTCD e do Núcleo de Comunicação do Itep, com apoio de técnicos do Estúdio Peixe Sonoro, também daquele Centro Tecnológico.
OFICINAS - Oficinas (minicursos) voltadas para a popularização do uso de softwares livres e disseminação dos conceitos de cultura digital também serão promovidos no estande, pelo CTCD. As oficinas têm duração de uma hora e poderão se acompanhadas por dez usuários. O público-alvo são estudantes de escolas públicas estaduais e participantes da Campus Party Recife.
Os monitores das oficinas serão Kleberson Trindade da Silva e Everton José Alves. Será utilizado o sistema operacional Linux/Ubuntu e seus respectivos programas. As oficinas são: Conhecendo o Linux Ubuntu, Artes Gráficas, Artes Vetoriais, Multimídia de Vídeo e Multimídia de Áudio.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco
Lua Cheia - Capítulo 2
No hotel, Ísis e Osíris se banharam e se amaram mais uma, duas, três vezes. Pareciam se conhecer havia séculos. Ao fim de tudo, resolveram conversar e se conhecer:
- Você disse que denunciou gente grande da ilha... O que foi?
- Eu sou médico infectologista e trabalhava como assistente de um cientista, que queria desenvolver uma vacina polivalente contra infecções.
- Também sou infectologista. O que aconteceu de errado com a vacina?
- Desenvolvi de uma forma que as endemias diminuiriam sensivelmente aqui na ilha, mas esse... Esse... hijo de putana sabotou todas as minhas pesquisas, fortalecendo as bactérias e vírus das vacinas...
- Transformando-as em veneno...
- Exato, esse nojento quer infectar e dizimar a população pobre da ilha porque ali tem uma enorme jazida de petróleo. Além do mais, a indústria farmacêutica iria vender medicamentos mais caros para o governo e assim ganhar dinheiro e comissões em cima da desgraça do povo.
- Isso é muito grave! Você denunciou a quem?
- A quem eu poderia. Governo, Organização Mundial de Saúde, imprensa... Desde a primeira denúncia, estou sendo perseguido, caluniado, ameaçado. Só não cassaram ainda meu diploma de médico porque sou o único que faz alguma coisa pelos pobres da Vila Santa María em meio a essa epidemia.
- Nossa, que horror! Venho do Brasil passar férias e acabo sabendo desse absurdo.
- Mas lá no Brasil você também vê absurdos. Sei porque meu pai também é brasileiro.
Osíris se veste, beija Íris carinhosamente e vai embora. Da janela do hotel, ela o vê partir e pensa em tudo que acontecera nas últimas 24 horas. Ao adormecer, sonha com sua juventude em meio aos livros, lembra de seu passado de menina pobre, de seu juramento na formatura, de seus pais.
Acordando de madrugada, Ísis toma uma decisão. Diante do espelho, ela rasga a passagem de volta ao Brasil e logo cedo, paga a diária do hotel e parte com suas coisas rumo à Comunidade de Vila Santa María.
Assinar:
Postagens (Atom)