sábado, 12 de outubro de 2024

Gabriel Porto participa de festa em comemoração à eleição de Paulo Galvão para a prefeitura de Itamaracá


Construindo sua pré-candidatura a deputado federal, Gabriel Porto, filho do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, participou, neste sábado (12.10), da festa em comemoração à eleição de Paulo Galvão para a prefeitura da Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. 
 
O evento reuniu o vice, Ailton Aguiar, vereadores eleitos e reeleitos, apoiadores, correligionários e lideranças políticas. Na votação, ocorrida no último domingo (06.10), Paulo Galvão concorreu pela coligação formada pelo PSDB, Cidadania, MDB, União e Agir, derrotando o prefeito Paulo Batista. O futuro prefeito recebeu 6.849 votos ou 47,32% dos votos válidos. 

“Paulo Galvão soube costurar alianças e apresentou propostas capazes de recolocar Itamaracá no caminho do desenvolvimento. A população reconheceu, nas urnas, sua competência e capacidade de trabalho. Estamos juntos para contribuir com a gestão que, temos certeza, vai garantir dias melhores para a Ilha e o seu povo”, comentou Gabriel.

Foto: Aroeira

Ramos conquista apoio do vereador Camelo do Seguro do PV


Ramos, candidato do PSDB à Prefeitura do Paulista, continua com uma agenda intensa para costurar alianças no segundo turno. Neste sábado (12/10), o tucano conquistou o apoio do vereador Camelo do Seguro (PV).

O postulante ao cargo de chefe do Executivo Municipal também manteve entendimentos com algumas categorias de servidores.

A conversa ocorreu com agentes de trânsito e guardas municipais. O sábado ainda foi de definir novas agendas até 27 de outubro, dia do segundo turno da eleição.

Foto: Fabiano Alves

Álvaro Porto amplia base com a eleição de nove prefeitos e garante 24 anos de comando político em Canhotinho


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, ampliou suas bases eleitorais com a vitória, no domingo (06.10), de nove candidatos a prefeito apoiados por ele. Em Canhotinho, município onde foi gestor por dois mandatos, a prefeita Sandra Paes, sua esposa, foi reeleita com 10.548 mil votos ou 82,58% dos votos válidos, assegurando a continuidade de um trabalho que chegará a 24 anos consecutivos.

Em Lajedo, foi reeleito o prefeito Erivaldo Chagas e, em Capoeiras, o prefeito Nego do Mercado assegurou novo mandato. Em Quipapá, o prefeito Pité garantiu a continuidade do seu trabalho por mais quatro anos, assim como o prefeito César Freitas, em Sanharó. 

Em Ribeirão, a vice-prefeita Carol Jordão saiu vitoriosa da disputa, enquanto em Altinho foi eleito o ex-secretário de Saúde, Marivaldo Pena. Já em Brejão, Saulo Maruim foi o escolhido pela maior parte do eleitorado, e, em Vertentes, Rael garantiu a cadeira de prefeito a partir de 2025.

Segundo Porto, as parcerias firmadas nos diversos municípios foram fortalecidas com o trabalho desenvolvido em conjunto com os candidatos. “Fizemos campanhas com participação popular, apresentação de propostas e comprometimento de mais trabalho e entrega de resultados. Estaremos na Assembleia atuando para contribuir com os prefeitos, buscando melhorias na segurança, saúde, educação e emprego. Vamos trabalhar juntos, reforçando as parcerias e atendendo as demandas da população de cada município”.

*Comemoração* - O presidente da Alepe comemorou os resultados das urnas em Canhotinho, ao lado da prefeita reeleita. Na avaliação dele, a população do município reconheceu os resultados da gestão de Sandra e mostrou, nas urnas, que ela merece continuar à frente da prefeitura. 

“Quero ressaltar que a gente não chegaria até aqui se não fosse a força e a união do grupo. Tenho certeza que a gente vai continuar esse trabalho e que, nos próximos quatro anos, Sandra vai fazer um governo ainda melhor. Temos gratidão pela confiança e pelo fato de o povo de Canhotinho ter acreditado no nosso grupo”, destacou, acrescentando que esse reconhecimento assegurou que dez dos 11 vereadores eleitos no município fossem do palanque da prefeita.

Bastante emocionada, em meio ao arrastão que lotou as ruas da cidade, Sandra Paes agradeceu a confiança dos canhotinhenses, que, segundo ela, desde o início da campanha demonstraram desejo pela continuidade. 

“Fizemos uma campanha com união e gigantesca presença da população. Essa vitória é, portanto, coletiva. Meu coração e só gratidão e alegria por estarmos juntos. Muito obrigado pelo carinho e por acreditarem no nosso projeto. Este resultado nos enche de energia para seguir adiante. Juntamente com o vice, Marco Torres, vamos continuar trabalhando por uma Canhotinho cada vez maior e melhor”, ressaltou Sandra.

*Gestões* - A parceria do grupo Porto com o povo de Canhotinho foi iniciada em 2004, quando o deputado foi eleito prefeito em 2004 e reeleito em 2008. Desde então, somaram-se duas gestões de Felipe Porto, a primeira administração de Sandra e agora mais quatro anos assegurados com a reeleição da prefeita. “É hora comemorar, mas já pensando no trabalho”, frisou Álvaro Porto.

Foto: Lucas Patrício

Liniker, Jota Mombaça e Carol Barreto discutem sobre criação artística em torno das palavras na FLICA 2024, na Bahia


De 17 a 20 de outubro, a Tenda Paraguaçu promete ser um dos espaços mais movimentados da 12ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), sendo palco para diálogos sobre a construção de novos mundos, a busca por linguagens plurais e a reinvenção de formas de existência e resistência. Entre tantos momentos de troca, a mesa "Criar dentro dos sonhos, inaugurar línguas, destruir processos" promete chamar a atenção na quinta-feira (17), às 15h, com a presença de Liniker e Jota Mombaça, ambas artistas que vêm conquistando o Brasil e o mundo, sob mediação da anfitriã Carol Barreto, nome de destaque em pesquisa sobre ativismo na moda. 

"Liniker utiliza sua voz-corpo para projetar canções que partem da poética e estética de suas letras-narrativas. Liniker escreve, é compositora, cantora, artista visual, recebeu prêmios como o Grammy Latino, e é por essas multiplicidades que ela está na FLICA, trazendo suas outras experiências, pois, além de cantora, é uma artista que usa o pensamento crítico e radical como mote de sua arte. Jota Mombaça, potiguar, atua há bastante tempo internacionalmente como escritora e artista interdisciplinar, em que a matéria sonora e visual das palavras faz parte de sua prática. Já Carol Barreto, cria de Santo Amaro, é uma intelectual que traz concepções de gênero atreladas ao ativismo por meio da linguagem da moda", explica Calila das Mercês, curadora da Tenda Paraguaçu.

Para esta mesa, foram selecionadas a dedo três convidadas caracterizadas pela excelência do seu trabalho, que oferecem diversos formatos de narrativas e de como criar com as palavras e as subjetividades que as envolvem. Segundo Calila, escritora e pesquisadora interdisciplinar da USP, são artistas que, cada uma à sua maneira, tensionam e criam dentro dos sonhos, inaugurando línguas e linguagens, falando de tantos pluriversos, o que é relevante para uma festa literária que acontece numa região tão plural como o Recôncavo Baiano.

"No caminho que desenvolvi nesta pesquisa curatorial, trouxe pessoas nutridas de trabalhos que lapidam com excelência as palavras para a Tenda Paraguaçu. Artistas de múltiplas linguagens que trançam pensamentos com outros artistas, outras artes, literaturas e modos de apresentar à comunidade suas poéticas, gingas, táticas e narrativas têm tudo a ver com a FLICA, com o Recôncavo e com o Brasil", completa Calila.

*Liniker -* Nome que transborda autenticidade e talento, a cantora, compositora, atriz, artista visual, empresária e produtora Liniker é uma das maiores revelações da música brasileira atual. Natural de Araraquara, São Paulo, segue carreira solo desde 2021 e, em 2023, foi eleita "imortal" ao tomar posse da cadeira número 51 da Academia Brasileira de Cultura (ABC), no Rio de Janeiro. Seu mais recente álbum, "Caju", lançado em agosto deste ano, a levou para o topo das plataformas de streaming e para o coração de uma nova legião de fãs. Para além da Liniker cantora, o público da FLICA vai ter a chance de conhecer a face poeta e intelectual de Liniker, que utiliza do poder das palavras para compor seus grandes sucessos.

*Jota Mombaça -* Jota Mombaça é uma artista visual e escritora interdisciplinar nascida em Natal, cujo trabalho se desdobra em diversos meios, desde poesia até teoria crítica, estudos queer, interseccionalidade política e performance. Com trabalhos apresentados nas Bienais de São Paulo, Berlim e Sydney, ela faz parte de uma geração de artistas ativistas voltados para o debate sobre descolonização e racismo, cruzando as dimensões de classe social e identidade de gênero. Em seu livro Não vão nos matar agora (2021), aborda corpos vigiados por sistemas de controle, que seguem de pé apesar das adversidades de um ambiente dominado por padrões opressivos.

*Carol Barreto (anfitriã) -* Artista, ativista e professora do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia, Carol Barreto lançou este ano seu primeiro livro, Modativismo: quando a moda encontra a luta, que reúne suas ideias sobre as questões sociais e problemáticas que envolvem o mundo da moda, incluindo a desigualdade de acesso, racismo e as lutas das comunidades minoritárias. Em sua obra, Carol propõe uma maneira diferente de pensar e praticar a moda, buscando construir novas representações sobre e para pessoas negras.

*Cachoeira acolhe a pluralidade -* Nos quatro dias de evento, 58 autores nacionais e internacionais se reunirão com o objetivo de democratizar o acesso à leitura e potencializar a formação de leitores de todas as idades. Com entrada gratuita, as atividades envolvem debates, intervenções artísticas, mesas de bate-papo, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, espetáculos, contação de histórias, exibição de conteúdos audiovisuais, apresentações de filarmônicas e muito mais.

Nesta edição, os principais espaços são a Tenda Paraguaçu, Fliquinha e Geração Flica, além da programação artística, dividida entre o Palco Raízes e o Palco dos Ritmos, que vão sediar diversas atrações imperdíveis. Todos os espaços têm indicação etária livre e contam com acessibilidade, tradução em libras e audiodescrição. A curadoria da FLICA é formada por Calila das Mercês, Emília Nuñez, Deko Lipe e Linnoy Nonato. A Coordenação Geral é assinada por Vanessa Dantas, CEO da Fundação Hansen Bahia.

A FLICA 2024 é uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, LDM (livraria oficial do evento), CNA NET (internet oficial do evento) e conta com o apoio da ACELEN, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação. 

*PROGRAMAÇÃO TENDA PARAGUAÇU - FLICA 2024*
Curadoria: Calila das Mercês 

*QUINTA-FEIRA – 17 de outubro*
10h | Tecnologias de continuidade: contando hoje ensinando o amanhã  
Ebomi Cici de Oxalá, Lívia Sant'Anna Vaz e Sulivã Bispo (anfitrião) 

15h | Criar dentro dos sonhos, inaugurar línguas, destruir processos
Liniker, Jota Mombaça e Carol Barreto (anfitriã)

19h | Poesia e ousadia nas vozes de Elisa, Cida e Lívia
Elisa Lucinda, Cida Pedrosa e Lívia Natália (anfitriã)

*SEXTA-FEIRA – 18 de outubro*
10h | Tradução, processos criativos, melanina e mel na literatura
Upile Chisala, Lubi Prates e Yasmin Morais (anfitriã)

15h | Palavras de onde venho: leituras, inspirações, escritos e invenções
Mariana Rozario, Jeferson Tenório, Marcus Vinicius Rodrigues e Felipe Oliveira (anfitrião)

19h | Quando gestos-palavras dançam e se abraçam
Sarau do Caquende recebe Slam das Minas - BA

*SÁBADO – 19 de outubro*
09h | Fundamentos, fabulações e escritas de nós 
Valéria Lima, Aline Motta, Bianca Santana e Fabiana Carneiro (anfitriã)

11h | Começar pelo recomeço 
Calila das Mercês conversa com Zezé Motta

14h | Pensar o enquanto das coisas, inclusive dos mundos
Adelaida Fernandez Ochoa, Geni Núñez e Laura Castro (anfitriã)

17h | Linguagens, corpos, mistérios e chão
Itamar Vieira Junior, Kalaf Epalanga e Edma de Góis (anfitriã)

20h | Celebrar enquanto luta
Sarau da Onça recebe Sérgio Vaz

Fabio Amorosino assume como CEO da Biolab Farmacêutica e sócios tornam-se membros do conselho

 

A Biolab Farmacêutica concretizará mais uma etapa do seu programa de governança corporativa. A partir de 1º de outubro, os acionistas Cleiton de Castro Marques, CEO, Paulo de Castro Marques, COO e Dante Alario Jr, CSO, deixarão suas posições para tornarem-se membros do conselho administrativo. Fabio Amorosino, atual conselheiro na Biolab, assume como CEO da empresa.

“Estamos planejando com muito cuidado o futuro da Biolab. Esse processo iniciou há sete anos, quando contratamos a consultoria McKinsey para nos apoiar a definir o modelo de governança. Após uma série de avanços internos, que incluiu a preparação da segunda geração – que já está em cargos de liderança –, e a constituição do conselho com membros independentes, avançamos agora com Fabio Amorosino como CEO”, informa Cleiton Marques.

Cleiton destaca que todos os movimentos da Biolab têm como objetivos centrais perpetuar a empresa e acelerar o seu ritmo de crescimento, que tem se mantido acima da média do mercado de saúde nos últimos anos. Com atuação em saúde humana e animal, a Biolab faturou R$ 2,4 bilhões em 2023 e estima um faturamento próximo a R$ 3 bilhões em 2024.

Nesse sentido, ele ressalta que não há pressa na transição. “Esse processo será gradativo. Temos confiança no sucesso ao apontar para o comando da empresa um competente profissional, com vasta experiência, inclusive com grupos familiares, e que já está no nosso conselho há dois anos”.

Fabio Amorosino é administrador de empresas de formação e tem longa trajetória em grandes organizações financeiras, com destaque para as mais de duas décadas no Grupo Alfa, onde foi CEO por 15 anos.

“Como membro do conselho, vivo as rotinas da Biolab ativamente. Este período me proporcionou conhecer mais sobre o segmento, infraestrutura, modelo de negócio e cultura da empresa. Esse contato próximo com a Biolab, a diretoria e o universo da saúde certamente contribuirão para o sucesso desse novo desafio e tornarão o processo de transição natural”, diz Fabio Amorosino.

Sobre a Biolab

Promover um futuro com mais qualidade de vida requer uma busca incansável por tratamentos seguros e inovadores. Com essa missão a Biolab, indústria farmacêutica brasileira fundada em 1997 e com presença internacional, investe em pesquisas e parcerias para superar os crescentes desafios da saúde humana e animal.

Com cerca de 4.000 colaboradores e a 4ª maior Força de Vendas do Brasil, a Biolab está entre as maiores farmacêuticas do país, atuando em diversas especialidades, como dermatologia, ginecologia, ortopedia, gastroenterologia, pediatria, clínica médica e sistema nervoso central, além de ser líder em cardiologia. As unidades de negócio Biolab Genéricos, Avert Humana e Avert Biolab Saúde Animal contribuem com o portfólio de mais de 500 produtos.

A Biolab está em crescimento constante. São três unidades de produção, além de um moderno complexo fabril em construção, em Pouso Alegre (MG), resultado de investimentos de R$ 1 bilhão e que multiplicará por cinco a capacidade de fabricação da empresa. E não para por aí: no Canadá é a 1ª farmacêutica brasileira com um Centro de Pesquisas e adquiriu a empresa Exzell Pharma para expandir suas fronteiras.

Viva a evolução!

Saiba mais em www.biolabfarma.com.br e nas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.

Aberto Recife de Tênis movimentará a Praia de Boa Viagem

 

Entre os dias 18 e 23 de novembro deste ano, o Recife vai sediar o ART - Aberto Recife de Tênis, na beira-mar da Praia de Boa Viagem. O torneio será disputado em diferentes categorias, incluindo simples e duplas, tanto profissional quanto amador, para competidores masculinos e femininos.

Para participar, os tenistas devem ter acima de 16 anos. Com um total de R$ 257 mil em premiações, o torneio promete atrair tenistas de diversas partes do Brasil. O Aberto Recife de Tênis tem o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte de Pernambuco e conta com o patrocínio da Eletron Energy e da Construtora Vale do Ave.

“O Aberto Recife de Tênis tem muita relevância para a modalidade e para a nossa cidade, reforçando a agenda de grandes eventos esportivos. Ao ser realizado em uma área de grande circulação, como a orla de Boa Viagem, ele desperta o interesse de um público mais amplo e diversificado. Isso ajuda a promover o esporte e a atrair novos praticantes, especialmente entre os jovens. Devemos reunir grandes nomes do tênis local e nacional”, reforça Jailton Santos, diretor do Instituto Incentiva, realizador do evento.

Para mais informações do evento e inscrições, os interessados devem acompanhar atualizações pelo perfil no Instagram @abertorecifedetenis.

Professora Elcione reforça apoio a candidatura de Ramos em Paulista

 

A prefeita reeleita de Igarassu, professora Elcione Ramos (PSDB), continua fortalecendo sua liderança política no litoral norte pernambucano com apoio à candidatura de Ramos, também do PSDB, em Paulista.

Ao lado das governadoras Raquel Lyra , Priscila Krause , do presidente estadual do PSDB, Fred Loyo e de lideranças políticas , Elcione participou na noite desta sexta-feira da caminhada 45 pelas ruas da cidade. “ Em Paulista , só vai dar meu xará , Ramos 45, um homem sério que todos já conhecem sua trajetória” , frisou a prefeita reeleita.

A professora, apontada como a maior liderança da Região Metropolitana Norte neste último pleito, vem destacando a importância de manter a coesão dentro do partido e dar continuidade aos projetos. O apoio de Elcione é visto como estratégico para consolidar o nome de Ramos nas urnas, aproveitando sua popularidade e seu histórico de sucesso político em Igarassu.

Neoenergia se reúne com empresários do Recife Antigo para apresentar projeto de ordenamento de rede para o local

 

A Neoenergia Pernambuco está promovendo uma série de reuniões com representantes de empresas que funcionam no Recife Antigo para alinhar o trabalho de ordenamento de rede que a distribuidora começará a realizar na ilha, a partir do dia 11 de novembro, até o final de janeiro. A intenção é informar todo o planejamento do serviço que será realizado e tirar dúvidas dos empreendedores, evitando assim qualquer tipo de interrupção durante a execução do serviço. O ordenamento de rede no cartão postal da cidade do Recife faz parte do trabalho preventivo que a distribuidora realiza, anualmente, visando a celebração do Carnaval.

Já foram realizados encontros com representantes do Porto Digital, Softex, Assespro, Seprope, COP da Prefeitura do Recife, Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), da Associação de Bares e Restaurantes, Algar, Vivo, Worldnet, Um Telecom, dentre outros.

“Estamos procurando os principais players do Recife Antigo para que possamos explicar como será nossa atuação na região. No total serão 15 ruas recebendo nossas equipes, que vão eliminar fios desnivelados e equipamentos que não possuem autorização para usar os postes, ou estão fora do padrão de segurança exigido pelos Agentes Reguladores”, afirmou o gerente operacional da Neoenergia Pernambuco, Fábio Barros.

“Essa aproximação com a Neoenergia é muito positiva para nós que fazemos o Porto Digital. Até porque esse trabalho de ordenamento é necessário por questão de segurança para a população e por estarmos inseridos em um bairro histórico, cartão postal da nossa cidade", afirmou presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Todas as 127 empresas de telecomunicações que possuem contrato com a Neoenergia para a utilização dos postes já foram comunicadas da ação desde o último mês. Elas terão cerca de 90 dias para corrigir as próprias redes. O prazo é três vezes superior ao que exige a regulação da Aneel e da Anatel.

“Esta aproximação com os empresários do Recife Antigo é muito importante, pois tivemos a oportunidade de mostrar o que vamos fazer e ainda alertá-los sobre a necessidade de eles cobrarem às empresas de telecomunicações que regularizem as próprias redes para que não sejam eliminadas e as pessoas fiquem sem internet”, conclui Fábio Barros.

Outras reuniões estão sendo marcadas para os próximos dias. Além disso, as equipes da Neoenergia ainda promoverão uma reunião com as principais empresas de telefonia que atuam na Ilha para fazer o mesmo trabalho de informar e tirar dúvidas sobre a ação.

Nos últimos três anos, a Neoenergia promoveu a retirada de mais de 200 toneladas de fios e equipamentos de telecomunicações irregulares dos postes no Estado. Neste ano, já são cerca de 70 toneladas eliminadas pela distribuidora com foco na segurança das pessoas.

Regularização

A Neoenergia Pernambuco ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas 001/1999 e 004/2014, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), e 1.044/2022 da Aneel. De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas e atender às normas técnicas e comerciais específicas.

Alegria e diversão marcam o Dia das Crianças em Petrolina

 

Garantindo o direito de saúde, proteção e lazer das crianças, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, realizou uma ação educativa, nesta sexta-feira (11), em comemoração ao “Dia das Crianças”. A Arena 3 do Parque Municipal Josefa Coelho ganhou um colorido especial com a presença da garotada atendida pela Policlínica Municipal.

A ação contou com brincadeiras lúdicas, diversão, música, além de um delicioso lanche preparado com carinho para a criançada. A dona de casa Jucileia Souza, trouxe os dois filhos atípicos para participarem da diversão. “Cheguei cedo no Parque com meus filhos e estou muito feliz por proporcionar esse momento de felicidade para meus amores. Eles se desenvolveram muito depois que se tornaram pacientes da Policlínica. Eu só agradeço a Deus pelo belo serviço que a equipe realiza com nossas crianças”, destacou.

Brincar está entre uma das práticas mais importante para a saúde mental infantil e traz diversos benefícios, como a consciência corporal e o desempenho físico. As ações contribuem para o melhor desenvolvimento motor, favorecimento do raciocínio, da criatividade e da imaginação dos pequeninos.

Doação de córneas: Hospital Miguel Arraes entre os destaques em Pernambuco

 

A doação de córneas é um ato de solidariedade capaz de transformar vidas. As córneas, a parte transparente do olho que permite a entrada de luz, são essenciais para a visão. Quando comprometida por doenças, traumas ou outras condições, a substituição por uma córnea saudável pode restabelecer a capacidade visual do paciente. No Brasil, a doação de córneas é um processo seguro, ético e regulamentado, no qual uma única pessoa pode beneficiar até duas pessoas com problemas de visão, devolvendo-lhes a capacidade de enxergar e proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida, permitindo que volte a realizar atividades cotidianas com autonomia e segurança.

Em Pernambuco, o Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH), localizado em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, tem se destacado na captura de córneas, atingindo a quinta posição entre as unidades hospitalares do estado. Esse avanço reflete o empenho de profissionais de saúde do HMA, 24 horas, em busca de possíveis doadores e o trabalho de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Para eles, cada doação representa uma nova chance para quem aguarda na fila do transplante, muitas vezes enfrentando a angústia de perder a visão definitivamente ou de ver sua qualidade de vida deteriorar enquanto espera por uma oportunidade de recuperação.

“Esse feito também é um indicativo de que o sistema de doação e transplantes no estado está avançando graças à colaboração entre hospitais, profissionais da saúde, equipes de captação de órgãos e o apoio da sociedade, que, juntos, promovem uma maior conscientização sobre a importância da doação, melhorando a logística dos transplantes e garantido que mais pacientes sejam beneficiados de maneira rápida e eficaz”, afirma Lucas Stterphann, coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT/HMA.

Até o último mês de agosto, o HMA havia captado 44 córneas, que contribuíram para um aumento de 9,5% no número de transplantes do tecido realizados entre janeiro de julho deste ano, no estado, em comparação ao ano de 2023. Nesse período, 439 transplantes de córneas foram feitos. O desafio permanece em manter campanhas contínuas que eduquem a população sobre a doação de órgãos e tecidos, promovendo uma cultura de solidariedade, para que mais pessoas compreendam a importância desse ato altruísta e se sintam motivadas a se tornarem doadoras, contribuindo assim para salvar vidas e transformar realidades.

Para Lucas, essas campanhas informativas e o apoio oferecido às famílias no momento da decisão são pontos-chave que têm impulsionado o número de doações, ajudando a aumentar a conscientização sobre a importância desse gesto e a diminuição de dúvidas em relação ao processo de doação de córneas, resultando em um crescimento nas captações e contribuindo para a redução da fila de espera: “a conscientização sobre a doação de córneas é fundamental, pois ainda existe um grande número de pessoas que desconhece o procedimento ou tem recebido informações infundadas. Iniciativas como as do HMA ajudam a desmistificar o processo e mostram que a doação é um gesto de vida e esperança”, explica, destacando que a fila de espera por córneas continua grande, chegando a mais de 1,4 mil pessoas.

Mais do que números, cada córnea captada significa uma nova vida iluminada e uma oportunidade de recomeço para os pacientes. A dedicação dos profissionais de saúde do HMA e o apoio às famílias que, em momentos de dor, optam pela solidariedade, são fundamentais para que este ciclo de esperança continue crescendo.

Prefeitura do Recife executa obra de contenção de encosta no Brejo da Guabiraba

 

A Prefeitura do Recife está investindo R$ 2,5 milhões na contenção definitiva de encostas em dois trechos da Rua Rosal, no Brejo da Guabiraba, Zona Norte da capital. Cerca de 300 pessoas que moram na localidade, que é considerada de risco, serão beneficiadas com o serviço, que inclui a drenagem, construção de muros de arrimo e reforço do solo. O prefeito João Campos vistoriou os trabalhos na manhã desta sexta-feira (11).

“Estamos vistoriando mais uma obra de proteção de encosta, dessa vez com o investimento de R$ 2,5 milhões. Utilizamos a técnica de solo grampeado, que é muito segura e robusta, essencial para proteger a encosta definitivamente. Seguimos batendo recorde de investimento, com 10 mil famílias protegidas nesses quase quatro anos, e o objetivo é proteger mais 10 mil nos próximos anos. Com trabalho, seriedade, proximidade e com alegria, a gente vai cuidando do Recife”, afirmou o prefeito durante a visita.

As obras na Rua Rosal vão mitigar os riscos de deslizamento e erosão, especialmente durante o período de chuvas intensas. O serviço teve início em março deste ano e deve ser finalizado até o final do ano.

No primeiro trecho, a Autarquia de Urbanização do Recife (URB), responsável pela execução das obras, está construindo três muros de arrimo, totalizando 160 m², além de 118 metros de canaleta de drenagem. O serviço também prevê 441 m² de proteção de talude em tela argamassada, 19 m² de piso de concreto, 133 metros de assentamento de corrimões, além de 145 metros de corrimão com guarda-corpo.

“Mais de 45 famílias serão diretamente beneficiadas por esta obra, além de milhares de outras pessoas que passam no local. É uma intervenção que estamos fazendo com constância no Recife e que proporciona tranquilidade e proteção para regiões que tanto precisam”, explicou Paulo Brito, Gerente Geral de Obras de Encostas, da URB.

Já no segundo trecho, estão sendo feitos dois muros de arrimo, totalizando 176 m², 1.194 metros de solo grampeado e 696 m² de concreto projetado. Além disso, as obras contemplam 116 m² de piso de concreto, 66 metros de canaleta de drenagem, 96 metros de corrimão com guarda-corpo e 33 metros de guarda-corpo.

Dona Josinete da Silva, 55, mora há 17 anos no local e compartilhou a satisfação pela execução da obra. “Em dias de chuva, a rua ficava cheia de lama e era muito difícil se deslocar. Ninguém conseguia se sentir seguro, principalmente à noite. Agora, tudo vai mudar, não só pra mim, mas para toda a população. Esperamos muito por essa obra e agora que ela está sendo feita, com certeza o inverno será mais seguro”, comemorou.

MAIS DE 100 ENCOSTAS - Desde 2021, a Prefeitura do Recife já concluiu as obras de 123 contenções definitivas de encostas, com impacto direto na proteção de mais de 28 mil pessoas e investimentos da ordem de R$ 174 milhões. Atualmente, há mais 36 intervenções em execução, que irão garantir a proteção direta de mais 3.250 famílias, totalizando cerca de 14 mil pessoas, com aportes da ordem de R$ 49 milhões.

Crianças de escola de Petrolina se divertem com mochilas criativas e engraçadas

 

Após o sucesso do Dia do Cabelo Maluco, escolas de várias cidades do Brasil estão criando também o Dia da Mochila Maluca, incentivando a criatividade dos estudantes e dos pais que se envolvem na brincadeira. A nova tendência está repleta de criações inusitadas, com mochilas inspiradas em objetos de formas mais diferentes, como fogões, máquina de lavar, cartão de crédito, urna eletrônica, entre outros. Em Petrolina não poderia ser diferente, uma das unidades de ensino da rede municipal também adotou a ideia e inseriu a ação divertida nas comemorações da Semana da Criança. A Escola Municipal de Educação em Tempo Integral São Domingos Sávio, localizada no bairro Gercino Coelho, uniu toda a comunidade escolar e transformou as mochilas em verdadeiras obras de arte.

As famílias capricharam na customização, apresentando criações como robô, cartão de crédito, ventilador, caixinhas de achocolatado e salgadinho, filtro de café, carrinho de pipoca, entre vários outros objetivos inusitados. A alegria da criançada foi contagiante. “Ver as crianças tão felizes e engajadas é muito gratificante. É um incentivo para que todos se expressem e mostrem seu estilo. O Dia da Mochila Maluca foi um sucesso, reforçando a importância da criatividade na educação e celebrando a infância com alegria e envolvimento. Com ações como essa, Petrolina se destaca como um exemplo de como a educação pode ser divertida e transformadora, preparando as crianças não apenas para o futuro, mas para um presente cheio de alegria e imaginação”, comentou a professora Ana Maria Rodrigues.

Os pais desempenharam um papel fundamental nesse evento. Todos se envolveram ativamente, ajudando na personalização dos acessórios e estimulando a criatividade dos filhos. “É importante participar e apoiar essas iniciativas. Além de fortalecer os laços familiares, estamos contribuindo para uma educação mais dinâmica e divertida”, disse Sheila James, mãe dos alunos Luiz Lourenço do 3 º ano e Maria Valentina do 4° ano.








Marca própria que já tem em PE recebe reconhecimento na América Latina

 

A Convém - nova marca própria de loja de conveniência do Grupo Dislub Equador e que já tem unidade em Pernambuco, em Muro Alto, no litoral sul - acaba de receber o segundo reconhecimento este ano. Após conquistar o primeiro lugar como Loja de Conveniência mais Bonita do Brasil, prêmio concedido pelo setor de combustíveis, a franquia teve destaque agora no National Association of Convenience Stores – NACS SHOW 2024, o maior evento global do setor de postos e conveniência, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

No encontro, uma unidade em Manaus foi reconhecida como a melhor loja de conveniência da América Latina. Entre os aspectos diferenciais estão inovação, modernidade e excelência. A premiação foi concedida pela NACS Convenience Retailer of the Year Award Latin America, considerada a maior da América Latina e é conferida aos melhores designs e operações do setor varejista de conveniência.

Avenida Dantas Barreto terá mudanças na circulação, a partir desta segunda-feira (14)

 


A partir desta segunda-feira (14), a pista central da Avenida Dantas Barreto, no Bairro de São José, passará a ter sentido único, e a via local terá seu sentido invertido. A mudança faz parte do Plano de Circulação do Centro do Recife, desenvolvido pela Prefeitura do Recife para melhorar a conexão dos bairros centrais (São José, Santo Antônio e Bairro do Recife) com as Zonas Sul e Oeste da cidade. A via também recebeu uma nova ciclofaixa e a velocidade permitida foi ajustada para 40 km/h, aumentando a segurança viária para os pedestres e ciclistas.

Com a alteração, o trecho entre a Avenida Nossa Senhora do Carmo e a Avenida Sul, anteriormente com fluxo nos dois sentidos e reservado a apenas sete linhas de ônibus, passará a ter mão única em direção à Avenida Sul, permitindo a circulação de diferentes tipos de veículos e ainda contará com uma ciclofaixa bidirecional. Além disso, os motoristas que chegam pela Avenida Sul, vindos da Zona Oeste, poderão acessar a via local da Avenida Dantas Barreto em direção ao Centro, estabelecendo uma nova conexão com a Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida Martins de Barros.

Os condutores também poderão acessar a Avenida Dantas Barreto a partir da Praça da República. O fluxo em direção a Boa Viagem, na Zona Sul, seguirá pela Avenida Dantas Barreto e no cruzamento com a Rua do Peixoto haverá um giro à esquerda. Daí o acesso se dá pela Rua Padre Muniz e Viaduto do Forte das Cinco Pontas - sentido Boa Viagem. Os condutores com destino à Zona Oeste poderão seguir em frente pela Dantas Barreto e acessar a Rua Imperial na Praça Sergio Loreto.

Para quem vier da Zona Sul pelo Viaduto do Forte das Cinco Pontas o acesso à Avenida Dantas Barreto será feito através da nova alça de acesso à Avenida Sul, em seguida pela Praça Frei Caneca, Praça das Cinco Pontas, Rua Vidal de Negreiros, Rua Imperial para então acessar a Avenida Dantas Barreto.

Outra novidade é a implantação de uma ciclofaixa bidirecional na Avenida Dantas Barreto, com 1 km de extensão, oferecendo um espaço protegido para ciclistas. Nas próximas fases do Plano de Circulação do Centro do Recife, a estrutura cicloviária será expandida para incluir, entre outras conexões, a ligação com a Praça da Independência.

Pensando na mobilidade ativa, a sinalização da área contará com uma soma de 46 travessias de pedestres, contando com a Avenida Dantas Barreto e com suas transversais. Boa parte delas será semaforizada e situada perto de pontos de interesse e áreas de embarque e desembarque do transporte público, assegurando segurança para o grande número de pedestres que circulam pela região.

Durante o período de adaptação, orientadores e agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estarão no local orientando e organizando o trânsito. Em caso de dúvidas, a população pode acionar o órgão pelo teleatendimento gratuito e 24h no número 0800.081.1078.

MANUTENÇÃO VIÁRIA - A Prefeitura do Recife está investindo R$ 3,7 milhões na intensificação do Programa de Manutenção de Sinalização Viária, que contribui diretamente para a redução dos sinistros de trânsito e para salvar vidas. Até o fim deste ano, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), responsável pelo projeto, vai revitalizar as sinalizações horizontais e verticais de dez grandes corredores viários, de pelo menos 200 vias - incluindo as rotas cicloviárias -, além de 15 áreas escolares e 15 comunidades.

Mulheres Quilombolas Rumo à COP-30: Empoderamento e justiça climática para as comunidades estão entre os debates dos primeiros dias de formação

 

Segue até este domingo (13/10), no Espaço Multicultural Dona Mira, que fica na Comunidade Quilombola do Estivas, em Garanhuns (PE), a formação “Mulheres Quilombolas Rumo à COP-30”. O ciclo formativo é promovido pelo Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC) e pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). A ação tem o intuito de fortalecer lideranças quilombolas de todo o Nordeste para ampliar o debate sobre mudanças climáticas, além de propor soluções visando a Conferência das Nações Unidas em 2025.

Em sua abertura, nessa sexta (11/10), o evento foi iniciado com o acolhimento e apresentação das mulheres participantes, que em seguida entoaram cânticos que representam o histórico de lutas das mulheres quilombolas. O tema “Política Climática Internacional e COP 30: caminhos para incidência efetiva” foi debatido em grupo, com a condução da advogada, pesquisadora, educadora popular e ativista pelos direitos humanos e socioambientais, Lídia Lins.

A partir de suas experiências no território do Ibura, em Recife, a facilitadora trouxe uma visão sobre o entendimento e articulação das mulheres no combate às injustiças climáticas, ao racismo ambiental e na luta pelos direitos humanos. “Discutir a política climática de maneira local ou internacional tem que passar por um lugar onde as pessoas que são diretamente atingidas pelos efeitos da crise possam discutir essa política, avaliar, propor e fiscalizar. Então uma formação como essa é importante, porque ela vai possibilitar que essas mulheres possam construir instrumentos para fazer uma incidência efetiva e qualificada nestes espaços”, aponta Lídia.

Neste sábado (12/10), durante o segundo dia de formação, a agenda discutiu “Soluções para a crise climática baseadas no capital: como reconhecer ameaças e oportunidades”, com a mediação da Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Julia Stefany. A aula passou por pontos como o mercado de carbono e negociações que envolvem diversos atores a nível nacional e internacional. “Trazer essa pauta tão complexa em um ambiente como um quilombo, em que pessoas são diretamente impactadas é muito importante. Eu trouxe aqui qual o propósito daquelas pessoas que estão lá em cima e o que elas querem com as comunidades, e da mesma forma elas vão estar em um ambiente internacional no próximo ano levando o seu propósito”, completa Julia.

A liderança da Comunidade Quilombola Campo Grande, do município de Santa Terezinha (BA), Janaína Neri, falou sobre a experiência e importância do encontro. “É muito importante estar aqui em Pernambuco, neste momento de discussão climática. Nós enquanto comunidades tradicionais já sentimos essas mudanças e transformações no clima no nosso dia a dia. As regiões rurais e urbanas sentem de maneira diferente. A questão da falta d’água, por exemplo, a gente sente diferente do que a cidade; a construção de cisternas depende de uma política pública. A gente precisa realmente se capacitar, e se fortalecer enquanto coletivo, sempre focando na instrução nessas formações”, completou.

O ciclo formativo continua amanhã, com o último tema que será abordado: “Programa de Proteção para Defensores de Direitos Humanos e Acordo de Escazú: Proteção para as defensoras da terra e território”. Todos os temas foram definidos em conjunto com as lideranças quilombolas. Em até um mês após o ciclo formativo as participantes deverão apresentar um plano de ação em incidência política baseado nos tópicos abordados durante os encontros.

“A gente escolheu Garanhuns por causa da estrutura que o quilombo oferece e também por causa das parcerias que temos aqui. Temos a parceria com a CONAQ, que é essa organização nacional que reúne diversos quilombos pelo Brasil e aqui em Garanhuns temos algumas dessas entidades filiadas. E essa formação é algo que vamos fazer por todo o país, nas cinco regiões, começando aqui pelo Nordeste. Temos cada vez mais o clima sendo pautado e a gente sabe da importância de as discussões chegarem na política climática internacional, para que elas possam se interiorizar e se localizar nos territórios. Então a nossa meta é instrumentar as participantes com esse conhecimento e partir disso, fazer com que elas possam reivindicar seus direitos também nessa plataforma internacional, falando de racismo ambiental, das vivências delas enquanto mulheres de povos tradicionais e levando as suas demandas”, finaliza Anne Heloíse, que atua como Coordenadora do eixo de Educação Climática do CBJC.

Foto: Nathalia Tenório

#VcNoBlog Danyelle Sena e Renata Mendes

Críticas à OAB/PE: uma reflexão sobre representatividade e renovação

Recentemente, nos deparamos com textos intitulados como "críticas" acerca de posicionamentos eleitorais. O mais curioso é que a maioria dessas críticas vem de quem pertence a grupos beneficiados pela Ordem, advogados ligados a famílias tradicionais, que talvez desconheçam a dificuldade de iniciar a carreira na advocacia. Muitos não sabem o que é buscar clientes e construir um nome sem carregar um sobrenome influente.

Interessante é falar sobre democracia acreditando que exercê-la significa permanecer sempre em um mesmo grupo, aceitando todas as decisões de uma "cúpula".

Em ano eleitoral, é fácil e conveniente levantar bandeiras, como a da representação feminina. No entanto, na prática, o amplo direito de participação não é garantido. Vale destacar que na atual gestão da OAB/PE a figura feminina está presente no corpo diretivo de forma equilibrada, mas, nas demais posições, as mulheres ocupam cargos secundários, como suplentes ou adjuntas.

Como advogadas, lutamos para que a classe enxergue a todos, sem se importar com gênero, sobrenome ou região de atuação. Quando esse momento chegar, poderemos, de fato, falar de uma advocacia democrática e respeitosa!

Aqui propomos uma reflexão: será que aqueles que possuem espaço na mídia para amplamente divulgar seus textos críticos sabem o que é começar uma carreira jurídica sem um sobrenome que abre portas? Sabem o que é ser atendido pela Ordem, independentemente de quantos anos de carreira possuam, ou se atuam na região metropolitana ou no interior do estado? Conhecem a realidade de quem trabalha em uma pequena sala improvisada em contraste com os grandes escritórios?

A Ordem que desejamos é uma entidade de verdadeira representação, não apenas uma instituição que, em períodos eleitorais, levanta pautas que sensibilizam. Não queremos uma Ordem que preze pelo discurso bonito, mas ineficiente. Queremos uma OAB que, de fato, ofereça voz a todos e busque políticas de benefícios constantes, não apenas às vésperas das eleições, como forma de encobrir a falta de ação anterior.

Além disso, é extremamente saudável haver "trocas de lados". Isso é sair da inércia e exercer a democracia. Triste é aquele que finca os pés e se recusa a mudar ou se renovar, acreditando que, uma vez vinculado a um grupo, deve permanecer nele até o fim, mesmo sabendo que já não é mais representado. Afinal, não devemos pertencer a grupos, mas a propósitos!

Aos que acreditam que as críticas surgem apenas às vésperas das eleições, afirmo com toda certeza: as críticas sempre existiram. O problema é que, em uma Ordem onde não há espaço, essas críticas são ignoradas e abafadas.

A OAB/PE é o Leão do Norte, e é hora de mostrar nossa bravura e desejo de renovação!

Danyelle Sena e Renata Mendes são advogadas

Caravana da Saúde em Goiana


Neste mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, as mulheres do município de Goiana estão tendo acesso aos serviços preventivos de saúde, como parte da programação especial do Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Aproveitando a proposta da Caravana da Saúde, que é de ampliar e servir de porta de entrada para atendimento, promoção, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento oportuno para a população, as equipes da saúde do município estão realizando desde o início deste mês mamografias e outras ações voltadas para o Outubro Rosa.

De acordo com o calendário da Secretaria de Saúde, a Caravana estará nos próximos dias nas comunidades do Gambá (16), no Bom Jesus (18), no Pátio da Misericórdia (24) e nas Malvinas (30).

Os atendimentos serão oferecidos das 9h às 16h. Entre os serviços haverá testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial e glicemia, exames de citologia e os pré-agendados de mamografias, além de outros ligados à saúde bucal, vacinação e segurança alimentar.

Além desta programação especial, as mulheres interessadas nos cuidados com a sua própria saúde podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para orientações sobre o autoexame e fazer os exames médicos regularmente.

"É muito importante estar atenta aos sinais e sintomas do câncer de mama. Realizar exames preventivos podem ser decisivos para o diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura", alerta Joseane Santos, coordenadora municipal da Caravana da Saúde. 

Nos dias da Caravana da Saúde, um mamógrafo móvel realizará 80 exames, sendo 40 deles pela manhã e outros 40 à tarde, com mulheres entre 40 e 69 anos de idade. O agendamento deve ser prévio no posto de saúde da comunidade onde haverá a ação. É preciso levar documento de identidade e o cartão do SUS. Até agora, já foram realizados 94 exames de mamografia com as Caravanas realizadas no início deste mês em Carrapicho (02) e na UBS Três Viúvas (10).

O resultado ficará disponível em até 30 dias, podendo ser retirado na Unidade Básica de Saúde onde foi feito o agendamento do exame de mamografia.

Noronha está com novo processo seletivo


A Autarquia Territorial Distrito Estadual de Fernando de Noronha (ATDEFN) está com um novo processo seletivo em andamento, oferecendo 14 vagas para cargos de níveis médio e técnico, além de formação de cadastro reserva. As oportunidades são para os cargos de agente comunitário de saúde, com 8 vagas, e agente de combate às endemias, com 6 vagas.

As inscrições acontecem entre os dias 15 e 29 de outubro de 2024. Os candidatos podem se inscrever presencialmente na quadra da Erem Arquipélago, localizada na BR-363, em Fernando de Noronha, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Também será possível realizar a inscrição via sedex, enviando a documentação para o escritório de apoio no Recife, na Avenida Rio Capibaribe, 147, 6º andar, sala de gestão de pessoas, Santo Antônio, Recife, Pernambuco, com aviso de recebimento (AR).

A carga horária semanal é de 40 horas, com remuneração de R$ 2.824,00. Os profissionais contratados terão vínculo temporário de até 12 meses, com possibilidade de renovação conforme a disponibilidade orçamentária e as necessidades da autarquia.

O edital e formulário de inscrição estão no link https://www.noronha.pe.gov.br/download/selecao_simplificada/portaria_153_04-10-2024/edital-de-abertura.pdf

5ª Corrida Brigadeiro Eduardo Gomes revela maratonista Diogo Barbosa como embaixador da edição 2024


Chega ao Recife, no dia 13 de outubro, a 5ª edição da Corrida Brigadeiro Eduardo Gomes, prova de rua organizada pela Aeronáutica. A edição de 2024 consagrou o maratonista e mestre em Educação Física, Diogo Barbosa, como embaixador. Este ano foram disponíveis duas opções de percurso: de cinco e dez quilômetros, com premiações para as categorias masculina e feminina geral e militar. O horário de concentração a partir das 5h30. 

A largada dos 5km ocorre no 2º Jardim em Boa Viagem. Já o retorno, será nas proximidades ao quiosque 31, na altura da Casa do Brigadeiro Eduardo Gomes. A corrida dos 10 km também parte do 2º Jardim, seguindo o sentido Piedade. O retorno será nas imediações ao quiosque 54, na esquina anterior à Vila Militar da Aeronáutica H C Veloso. Ambos percursos são finalizados no 2° Jardim de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. 

A expectativa este ano é reunir cerca de 1500 corredores, entre amadores e profissionais.

“Satisfação poder contribuir na condição de embaixador, e assim fomentar a corrida de rua em nossa cidade, esporte que cada vez mais abraça a população e possibilita às pessoas estarem em movimento.
Como entusiasta do esporte , principalmente da corrida de rua será muito gratificante ver a orla da praia de Boa Viagem lotada de pessoas correndo e buscando por meio da corrida cuidar da saúde. Será uma linda festa”, disse.

Renato Antunes critica tentativa de proibição de intervalos bíblicos em escolas estaduais de Pernambuco


Na última sexta-feira, o deputado estadual Renato Antunes se manifestou publicamente em defesa da realização de intervalos bíblicos nas escolas da rede estadual de Pernambuco, após o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) receber denúncias questionando a prática. Antunes, que tem seu mandato pautado na área da educação, subiu o tom em suas críticas durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, lamentando a postura de instituições que tentam proibir esses encontros voltados para a discussão de fé e esperança entre os jovens.

A polêmica surgiu após o MPPE reunir-se com representantes da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe). No encontro, o sindicato apontou que denúncias recebidas se referem à realização de cultos religiosos, supostamente evangélicos, dentro de escolas públicas sem a participação de outras crenças, o que poderia violar o princípio de laicidade do ensino. A prática, segundo as denúncias, ocorre sem a supervisão de funcionários da escola, sendo organizada pelos próprios alunos.

Renato Antunes, por sua vez, criticou duramente os questionamentos à prática. “Será que preferem que os jovens usem maconha e drogas ao invés de falar sobre fé e esperança em nossas escolas?”, disse o parlamentar em sua live, destacando que a iniciativa parte dos próprios estudantes e que não há imposição ou exclusão de outras crenças. Para o deputado, momentos como esses contribuem para o desenvolvimento moral dos jovens, oferecendo uma alternativa positiva dentro do ambiente escolar.

O parlamentar, que tem visitado escolas por todo o estado com a sua “Caravana Por Mais Educação”, destacou ainda que seu trabalho busca fortalecer o sistema de ensino público, e que os intervalos bíblicos são uma ferramenta que pode colaborar nesse processo. Desde o início de seu mandato, Antunes tem percorrido diversas regiões de Pernambuco com o projeto, que visa ouvir as demandas das comunidades escolares e promover melhorias no setor educacional. Segundo o deputado, os intervalos religiosos têm um papel importante no bem-estar dos alunos, reforçando valores de esperança e convivência saudável no ambiente escolar.

Enquanto isso, o MPPE continua apurando as denúncias. O promotor Salomão Ismail Filho, da 22ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação da Capital, solicitou que a Secretaria de Educação forneça mais informações sobre os cultos e que o Sintepe apresente uma lista das escolas onde as atividades estão ocorrendo. A questão deverá passar por análise para verificar se há algum desrespeito às normas que regem a liberdade religiosa e a laicidade nas escolas públicas.

O debate sobre a realização de encontros religiosos nas escolas estaduais promete se intensificar nos próximos dias, com a sociedade civil e representantes políticos se posicionando sobre o tema.

Fernando de Noronha é eleita a ilha mais bonita das Américas Central e do Sul em 2024


Um destino tão único, paraíso de intensa vida marinha e repleto de belezas naturais, o arquipélago de Fernando de Noronha conquistou mais um título para a sua coleção. Desta vez, a Esmeralda do Atlântico foi eleita a Melhor Ilha das Américas Central e do Sul em 2024, de acordo com a 27ª edição do prêmio Readers’ Choice Awards (Prêmio da Escolha do Leitor), da revista Condé Nast Traveller.

O Readers’ Choice Awards é um prêmio anual que reconhece os melhores do ano em diversas categorias, como turismo, companhias aéreas, aeroportos, entre outras. O reconhecimento da atual premiação é resultado da avaliação de mais de 575 mil turistas, que votaram em propriedades e destinos turísticos ao redor do mundo.

Nas avaliações dos viajantes, Noronha conseguiu a nota 95,24, dentro de uma pontuação que vai de 0 a 100, superando o destino de Ambergris Caye, em Belize, que obteve 86,43 pontos. O arquipélago também superou a pontuação da ilha, que ficou em primeiro lugar na Europa, a portuguesa Madeira, com 90,31.

“Ficamos muito felizes em ter mais esse reconhecimento para a ilha de Fernando de Noronha como um dos destinos mais belos do mundo, que não é novidade para ninguém. Obtivemos uma votação bem expressiva, mais de meio milhão de votos, que desbanca alguns lugares famosos. E o intuito é esse, mostrar que Noronha é um destino já consolidado, com infraestrutura turística de qualidade e referência no mundo”, disse o superintendente de Turismo da ilha, Thiago Correia.

Além da beleza indescritível e bastante citada, outros aspectos também predominaram nas avaliações dos viajantes, como a tranquilidade do lugar, as águas cristalinas das praias, em especial a Baía do Sancho, trilhas entre fauna e flora exóticas, e o nascer do sol sobre o oceano, considerado um dos mais lindos e inesquecíveis.

Não é novidade que o arquipélago já conquistou diversos títulos internacionais, como a Baía do Sancho, que foi reconhecida como a Melhor Praia do Mundo nos anos de 2014, 2015 , 2017, 2019, 2020 e 2023 pela plataforma TripAdvisor. Em 2023, a praia foi eleita no prêmio Travelers’ Choice Best of the Best 2023, do TripAdvisor, com destaque para a fauna marinha local, como tartarugas, arraias, golfinhos e até tubarões. 

A melhor ilha da América Central e do Sul também é reconhecida pela prática do turismo sustentável. Noronha recebeu a certificação Padrão Destinos Verdes, na categoria bronze, concedida pela Green Destinations, uma fundação holandesa vinculada ao GSTC (Conselho Internacional de Turismo Sustentável). A entidade reúne especialistas em turismo sustentável do mundo todo e certifica destinos turísticos que se destacam na gestão e administração de seu patrimônio, ambiente, clima e na qualidade da oferta turística.

Foto: Weidson Carlos

Humorista Ary Toledo morre em São Paulo, aos 87 anos

 

O humorista Ary Toledo morreu na manhã deste sábado (12), em São Paulo. Ele tinha 87 anos, estava internado no Hospital Sírio Libanês desde o dia 2 de outubro e morreu em decorrência de uma pneumonia, informou o hospital.

Por meio das redes sociais do humorista, a família confirmou a notícia. "Com profundo pesar, anunciamos o falecimento de Ary Christoni de Toledo, um humorista brilhante que iluminou nossas vidas com seu talento e risadas. Que sua memória continue a trazer sorrisos a todos nós... Sentiremos a sua falta, mestre", diz publicação.

Ary Toledo nasceu em Martinópolis, no interior paulista, mas foi criado em Ourinhos. Mudou-se para a capital do estado aos 22 anos, quando começou a atuar no Teatro de Arena. Cinco anos depois, teve início sua carreira humorística. Ao longo da carreira ele se apresentou em muitas emissoras de televisão como TV Tupi, Record e SBT e também escreveu diversos livros de piadas.

O velório de Ary Toledo será no Ossel Memorial, na cidade de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, a partir das 14h de hoje e uma cerimônia de despedida será realizada às 19h.

Em nota de pesar divulgada pela Secretaria de Comunicação, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou o talento e a disposição do humorista para fazer o povo brasileiro sorrir, com um trabalho marcado pela irreverência em diferentes plataformas, como livros e discos.

"Uma característica, aliás, que o levou a ser preso pela ditadura militar, em 14 de dezembro de 1968, após a piada 'Quem não tem cão, caça com gato. Quem não tem gato, caça com ato', feita em um espetáculo no Teatro de Arena, em São Paulo, em relação ao Ato Institucional número 5, que instituiu o regime", lembra nota divulgada pelo governo federal.


Agência Brasil

Dia das Crianças no Shopping Norte Janga


Para comemorar o Dia das Crianças, neste sábado (12) de outubro a partir das 14h o shopping Norte Janga, vai levar personagens da Marvel e jogos eletrônicos ao espaço de eventos do centro comercial.

Ainda atrações especiais serão oferecidas aos participantes. Completam, ainda, a diversão das pequenas piscinas de bolas e pula-pula.

O shopping Norte Janga esta localizado na Avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite número 2491- bairro do Janga, na região das praias do município de Paulista.


Governadora e vice reforçam caminhada de Ramos em Maranguape I


O candidato do PSDB à Prefeitura do Paulista, Ramos, promoveu, nesta sexta-feira (11/10), uma grande caminhada no bairro de Maranguape I.

 A governadora, Raquel Lyra, e a vice-governadora, Priscila Krause, participaram do ato, além do ex-senador Armando Monteiro e lideranças políticas do Litoral Norte.

Ramos disse que Paulista precisa de um candidato alinhado com o Governo do Estado. "A nossa população sabe que estamos sintonizados com Raquel Lyra e Priscila Krause", afirmou.

O candidato acrescentou ainda que essa união é fundamental para que a cidade cresça. "Raquel está concluindo a obra da PE-15, que corta o município, vai duplicar o trecho final da PE-01 até Maria Farinha, iniciou intervenções de manutenção na PE-22, tem projetos para construção de moradia popular, implantação de creches e muito mais", comentou Ramos.

A caminhada teve como circuito a Avenida Manoel Quirino, passando pelo girador, Avenida Colibri, Avenida Nelson Ferreira, finalizando na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves.

Foto: Fabiano Alves

Petrolina: Avenida Cardoso de Sá será interditada neste domingo

 

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) interditará a Avenida Cardoso de Sá neste domingo (13), das 6h às 10h, no trecho do Restaurante Bera D’água até o 72º Batalhão de Infantaria Motorizada (72 BIMtz), em decorrência de um evento esportivo que irá acontecer na via.

Além de proibir o tráfego de veículos, também não será permitido estacionar nesse trecho durante o horário da competição. Os agentes de trânsito estarão em pontos estratégicos da via para fazer o ordenamento do tráfego e orientar a entrada e saída de veículos dos condomínios localizados ao longo da Avenida.

Texto: Irislane Pacheco – Assessora de Imprensa da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA)

Foto: Prefeitura de Petrolina

“Os processos de educação inclusiva ainda estão em construção no país", destaca Lucelmo Lacerda, especialista em Educação Inclusiva, em evento no Recife

 

Um dos maiores desafios da atualidade é proporcionar uma educação para todos, sem distinções, além de assegurar um trabalho educativo organizado e adaptado para atender às Necessidades Educacionais Especiais dos alunos.

O aluno com autismo ou TEA (transtorno do espectro autista), apresenta características variadas que comprometem, desde as suas relações com outras pessoas até a sua linguagem, necessitando, assim, de apoio no seu processo de ensino-aprendizagem. Pensando nisso, a Clínica Ninho realizou a 2ª edição do "Descomplicando o Autismo nas Escolas" no Teatro RioMar, no Recife. O evento foi realizado na segunda-feira (7) e reuniu cerca de 680 profissionais da educação.

O objetivo foi debater as dificuldades enfrentadas pelas escolas ao atender crianças com autismo e destacar a importância de um suporte adequado para esse público, pois a educação é umas das maiores ferramentas para o desenvolvimento de uma criança autista. Através da educação, essa criança pode aprender tanto matérias acadêmicas quanto atividades do cotidiano.

Para que o aluno autista desenvolva suas habilidades, é necessária uma estrutura escolar eficiente, com preparo profissional de todos os envolvidos no processo educativo.

Durante o evento estava presente o palestrante Lucelmo Lacerda, especialista em Educação Inclusiva, e Shâmara Rached, psicóloga e mãe atípica. Eles trouxeram reflexões sobre como transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor para crianças com autismo. A capacitação foi direcionada a professores, diretores, psicopedagogos e demais profissionais da área educacional, visando garantir a continuidade do processo terapêutico dessas crianças dentro do ambiente escolar, facilitando sua socialização e bem-estar.

Lucelmo enfatizou os desafios enfrentados pela educação inclusiva no Brasil. “Os processos de educação inclusiva ainda estão em construção no país, e isso demanda tempo e esforço. Individualizar esses processos é essencial para garantir a efetividade. No evento, abordamos as práticas baseadas em evidências que fazem mais sentido no contexto do transtorno do espectro autista. Foi um encontro incrível, com um público bastante empolgado, e acredito que conseguimos proporcionar um diálogo muito produtivo para avançarmos nessa questão em Recife”, destaca.



Governadora Raquel Lyra e ministro Silvio Costa Filho anunciam investimento de R$ 123 milhões para conclusão da recuperação do molhe do Porto de Suape

 

A governadora Raquel Lyra e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinaram, nesta sexta-feira (11), o termo de compromisso para repasse de R$ 50 milhões do governo federal destinados à obra da quarta e última etapa de restauração do molhe de abrigo do Porto de Suape, localizado no município de Ipojuca. A intervenção está orçada em R$ 123 milhões, sendo R$ 73 milhões oriundos do Estado. A obra começa na próxima terça-feira (15) e faz parte de um conjunto de iniciativas para reforçar a segurança do complexo portuário.

“Desde o início da nossa gestão nós temos feito um investimento muito importante no Porto de Suape. Essa é uma obra de extrema relevância. São R$ 123 milhões em investimentos. Agradeço ao ministro Silvio Costa Filho e ao presidente Lula por garantirem R$ 50 milhões do governo federal para realizar a recuperação do molhe. Essa intervenção garantirá a infraestrutura necessária às atividades portuárias com o objetivo de fazer o Porto de Suape crescer ainda mais, como todo o Estado de Pernambuco”, ressaltou Raquel Lyra.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o investimento torna o atracadouro pernambucano ainda mais competitivo e estratégico. “Essa obra dialoga diretamente com o plano estratégico de fortalecimento do Porto de Suape. Este porto deve crescer mais de 5% este ano e movimentar mais de R$ 20 bilhões em cargas. São mais de 20 mil empregos diretos, fora os indiretos. Então, este é um importante ativo do Estado de Pernambuco”, afirmou.

Ao todo, a obra vai custar R$ 123 milhões, sendo R$ 50 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) e R$ 73 milhões, 59,73% do total, dos cofres estaduais. O processo licitatório já foi concluído e os serviços terão início na próxima terça-feira (15), com prazo de conclusão previsto para setembro de 2028.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, afirmou que as obras são fundamentais para ampliar a capacidade operacional do complexo. "A retomada de investimentos estruturadores no Porto de Suape é um dos fatores que estão puxando o crescimento da nossa economia e a geração de empregos. O aumento da capacidade operacional do porto é fundamental para expandir as possibilidades de futuros investimentos”, explicou.

A empresa vencedora do certame foi a construtora Venâncio, que recuperará 1,8 quilômetro da estrutura de pedra, que serve de barreira de proteção para os píeres onde são realizadas as operações de granéis líquidos (petróleo e produtos derivados), que representaram 68,9%, em 2023, da movimentação total de carga do porto. Nesse segmento, Suape ocupa a liderança nacional entre os portos públicos. O molhe serve de barreira de proteção contra a força das marés altas no porto externo.

Presente no evento, o senador Humberto Costa afirmou que o complexo representa um diferencial para o Estado. “Esses recursos garantidos pelos governos federal e estadual chegam para reforçar a vantagem competitiva que o Porto de Suape já possui. Este é um porto que tem segurança na navegabilidade e na atracação, oferecendo capacidade de competição com demais atracadouros. Então, parabenizo os entes da federação por se unirem para trabalhar pelo país e para Pernambuco”, declarou.

A exemplo das três últimas fases de serviços para reforço da estrutura do molhe, está prevista a colocação de blocos de pedra no local que variam de 300 quilos a 12 toneladas. A terceira etapa da obra, finalizada recentemente, recuperou um trecho de 940 metros que vinha sendo reforçado desde 2018, com a colocação de blocos de pedras que totalizaram um volume de 78.120 metros cúbicos, ao custo de cerca de R$ 68 milhões. Já na primeira e segunda fases, foram requalificados 260 metros da estrutura, ao custo de R$ 45,1 milhões.

“Essa importante obra se soma a outros projetos em andamento para potencializar o funcionamento dos nossos píeres e cais, a exemplo da dragagem do canal externo, que já foi concluída. Suape é um porto de águas abrigadas, com uma localização estratégica e infraestrutura adequada para estimular a atração de novas rotas e a atracação das maiores categorias de navios com capacidade máxima de carga”, pontuou o diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot.

Participaram do evento o secretário-chefe da Casa Militar de Pernambuco, coronel Hercílio Mamede; o secretário nacional de Portos, Alex Ávila; o secretário nacional de Aviação, Tomé Franca; o prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazém; o presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia; o deputado federal Ossésio Silva e a vice-presidente da OAB-PE e presidente da comissão de Direito Marítimo e Portuário, Ingrid Zanella.

Foto: Miva Filho