segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Pernambuco registra menor número de casos graves da Covid-19 desde o início da pandemia

 

Desde o final de maio, os principais indicadores da pandemia da Covid-19 em Pernambuco entraram em queda progressiva e sustentada, apontando, ao longo dos últimos meses, baixos patamares e sem expressivas oscilações para cima ou para baixo. E, nesta quinta-feira (19/11), o Estado registrou o menor número de casos graves suspeitos por semana epidemiológica (SE 46) para a doença desde o início da epidemia do novo coronavírus no território pernambucano. Foram 503 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) notificados entre os dias 8 de novembro e o último sábado (14/11).

Quando comparado à semana epidemiológica 45, o número de casos graves suspeitos para a Covid-19 teve queda de 26,5% no Estado. Já na comparação com os últimos 15 dias, a redução foi de 22%. “Podemos dizer, com a análise da semana epidemiológica 46, que se encerrou no sábado passado, que tivemos a melhor semana desde o início da pandemia com relação aos casos de síndrome respiratória aguda grave. A marca de 503 casos registrados é a menor desde a semana epidemiológica 12 (15 a 21 de março), quando se configurava o início da epidemia do novo coronavírus em Pernambuco e quando tivemos 645 registros”, detalhou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O gestor também pontuou a queda dos indicadores da doença nos cálculos das médias móveis – quando se calcula o percentual pelas datas de notificação dos casos e pelo dia de efetiva ocorrência dos óbitos. Nos últimos sete dias, Pernambuco registrou queda de 40,7% na média móvel de óbitos em comparação com 14 dias atrás e de 8,4% nos casos confirmados no mesmo período.

Ainda segundo o secretário estadual de Saúde, os dados epidemiológicos da SE 46 tiveram impacto direto nos indicadores hospitalares, com quedas entre 3,9% e 14%, entre mobilizações para leitos de enfermaria e leitos de terapia intensiva. “Na semana passada, tivemos uma queda de 3,9% nas solicitações por leitos de enfermaria e de 14% em relação aos leitos de UTI. Já na comparação de 15 dias, a queda foi de 5,7% nos pedidos de vagas de enfermaria e de 10% nos pedidos de terapia intensiva”, pontuou.   

CAMPANHA – O secretário de Saúde André Longo também apresentou à imprensa a nova campanha do Governo de Pernambuco para conscientizar a população sobre a Covid-19. A partir desta quinta (19/11), as mídias serão transmitidas nas TVs, rádios e portais de internet em todo o Estado. O material também será veiculado em outdoors e backbus.

“Este material reforça o que precisa ser entendido por todos: o vírus continua entre nós e, para que haja contaminação, só é preciso um descuido. Não é o momento de abandonar os cuidados. Manter as mãos sempre limpas, praticar o distanciamento social, evitar aglomerações e usar a máscara corretamente (cobrindo sempre a boca e o nariz), são as únicas formas efetivas de se proteger contra o novo coronavírus. Precisamos da compreensão e do senso de responsabilidade de toda a população. O relaxamento nos cuidados de forma recorrente poderá trazer um aumento na contaminação, gerar novos casos e propiciar mais mortes. Os indicadores registrados nos últimos dias não significam que temos algo a comemorar e que estamos numa situação tranquila. A pandemia ainda não acabou”, alertou André Longo.

EXAMES - Nesta quinta-feira (19/11), Pernambuco chega a marca de 701.052 testes da Covid-19 realizados, entre biologia molecular (RT-PCR), testes rápidos e sorológicos. A marca foi alcançada apenas 20 dias após chegar aos 600 mil exames. Nas últimas 24 horas, foram mais de 5,3 mil amostras processadas, juntando as redes pública e privada.

Anteriormente, foram necessários 25 dias para sair dos 500 mil exames e chegar aos 600 mil. O aumento no processamento das amostras é reflexo da modernização do parque tecnológico do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e também da ampliação do público prioritário, já que, atualmente, qualquer pessoa com sintomas gripais, independente de ter um quadro leve ou grave, pode fazer o exame. Os contatos de casos confirmados, mesmo assintomáticos, também podem fazer, além de mulheres entre a 37º e 38º semana de gestação e pessoas em pré-operatório, entre outros.

"Desde o início da pandemia, o Governo de Pernambuco tem trabalhado para dar mais acesso ao público que precisa fazer o exame e vamos continuar qualificando e reforçando a rede enquanto for necessário. Equipamos o Lacen-PE com maquinário moderno e com maior capacidade de análise das amostras biológicas, como também reforçamos o quadro de recursos humanos. Além disso, ampliamos o número de centros de testagem sob gestão estadual ao longo dos últimos meses, duplicando a capacidade do Centro de Convenções e iniciando, na semana passada, o atendimento no Geraldão. Tudo isso reflete no aumento dos exames processados", pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Dos 701 mil exames feitos no Estado, 341.257 foram de biologia molecular (RT-PCR), considerado padrão-ouro por ter maior sensibilidade para diagnosticar a doença na sua fase aguda, quando há risco de transmissão. Entre os exames moleculares, 55% (187.434) foram processados no Lacen-PE e somando os laboratórios parceiros da rede estadual, o índice sobe para 77% (264.328). 

PROFISSIONAIS - Para intensificar a atuação no combate à Covid-19 em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nomeou mais 45 sanitaristas aprovados em concurso público. A nomeação foi publicada, nesta quinta-feira (19.11), no Diário Oficial do Estado. Os profissionais irão atuar na Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS), em ações diversas, a fim de reforçar as estratégias de controle da doença no território pernambucano.

Desde o início da pandemia, já foram cerca de 3,1 mil profissionais aprovados em concursos públicos chamados para os serviços ligados à SES-PE e para o complexo hospitalar da UPE. Outros 4,9 mil profissionais também foram chamados por meio de seleções públicas simplificadas.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Costa Dourada prepara Black Friday com segurança e horário estendido

 

A Black Friday do Shopping Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, está sendo organizada com foco na segurança dos clientes durante as compras. A expectativa é de um crescimento de 4 a 5% no faturamento em relação ao ano passado. A data também é uma ótima oportunidade de aproveitar as promoções ao mesmo tempo que o cliente acumula cupons para concorrer na ação “Caminhão de Prêmios” de final de ano do mall. No período de 26 de novembro (26/11) até 05 de janeiro (05/01), a cada R$ 250,00 em compras, o cliente poderá trocar por um cupom para o sorteio de 30 grandes prêmios, entre geladeira, fogão, micro-ondas, aparelho de ar-condicionado, cama, máquina de lavar e outros itens para a casa que serão sorteados no dia 06 de janeiro de 2021. Devido a parceria com o Arcovita, as notas de compras no supermercado valerão o dobro de cupons. 

Com o objetivo de garantir a segurança dos clientes, o mall prepara um efetivo maior contratado para as áreas de limpeza, segurança e de bombeiros. Também haverá marcação do piso em frente às lojas âncoras para controle e organização das filas, além de todas as medidas padrões de segurança como a obrigatoriedade da máscara e a disponibilização de álcool em gel a todos. Por se tratar de um open mall, o Costa Dourada também se aproveita da livre circulação de ar nos corredores para impedir a transmissão de doenças.

Para que os clientes tenham ainda mais tranquilidade e o fluxo se dissipe ao longo do dia, o Costa Dourada organizou suas lojas em um horário ampliado e especial para as datas:

Na sexta-feira (27), o Arcovita, a Le Biscuit e a Lojas Americanas estarão abertos das 06h às 24h; já a C&A, a Riachuelo e a Leader operam das 07h às 23h; e as demais lojas das 8h às 23h. A praça e os quiosques de alimentação abrem das 10h às 23h.

Já no sábado (28), o supermercado Arcovita abre das 8h às 22h, enquanto as demais operações funcionam das 10h às 22h, com abertura facultativa a partir das 9h. Tanto na sexta quanto no sábado, o cinema e o Playtoy operam segundo programação própria.

Shoppings da RMR promovem horário estendido para a Black Friday

Horário estendido Black Friday - Shopping Costa Dourada

Para que os clientes tenham ainda mais tranquilidade e o fluxo se dissipe ao longo do dia, o Costa Dourada organizou suas lojas em um horário ampliado e especial para a Black Friday. Na sexta-feira (27), o Arcovita, a Le Biscuit e a Lojas Americanas estarão abertos das 06h às 24h; já a C&A, a Riachuelo e a Leader operam das 07h às 23h; e as demais lojas das 8h às 23h. A praça e os quiosques de alimentação abrem das 10h às 23h. Já no sábado (28), o supermercado Arcovita abre das 8h às 22h, enquanto as demais operações funcionam das 10h às 22h, com abertura facultativa a partir das 9h. Tanto na sexta quanto no sábado, o cinema e o Playtoy operam segundo programação própria.

Horário estendido Black Friday - Camará Shopping

O Camará Shopping, de Camaragibe, irá funcionar em horário estendido no dia da Black Friday, 27 de dezembro. As lojas satélites, quiosques e âncoras abrirão das 8h às 22h, já a praça e os quiosques de alimentação operam das 9h às 22h. O objetivo é garantir compras mais tranquilas e seguras para os clientes na data de promoções.

 

HMA e UPAs arrecadam donativos para Natal Solidário

 

O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, e as Unidades de Pronto Atendimento Gregório Lourenço Bezerra, na PE-15, em Olinda; Honorata de Queiroz Galvão, em Cruz de Rebouças, Igarassu; e Geraldo Pinho Alves, em Jardim Paulista, todas na Região Metropolitana do Recife, estão recebendo doações da Campanha Natal Solidário, idealizada pela Fundação Professor Martiniano Fernandes (FPMF). São produtos de higiene pessoal, material de limpeza, fraldas geriátricas, roupas de cama e alimentos não perecíveis para ajudar instituições filantrópicas que atendem crianças e idosos. Com o tema Um simples gesto. Um grande bem, a campanha teve início mais cedo este ano, tendo em vista as necessidades de adequação às orientações sanitárias geradas pela pandemia do novo coronavírus. 

No HMA, pontos de coleta foram distribuídos nos setores e nas áreas comuns como forma de envolver não só os profissionais da unidade, mas também usuários, acompanhantes e sociedade em geral. Todo o material arrecadado será dividido entre duas instituições: Casa do Idoso Nova Esperança, em Abreu e Lima, e Lar de Idosos Amara Silva, em Paulista. Para a diretora geral do HMA, Adelaide Caldas, essa iniciativa de responsabilidade social terá um impacto positivo na prevenção da saúde dos idosos que são vulneráveis: “neste momento de pandemia as instituições estão passando por inúmeras dificuldades, enfrentando, principalmente, a redução no número de doações. Queremos ajudar essas entidades, além de proporcionar um momento de alegria”. 

As UPAs de Olinda, Paulista e Igarassu também estão recebendo donativos. As doações feitas em Igarassu serão destinadas ao Abrigo Jesus de Nazaré, em Cruz de Rebouças. Em Olinda, a UPA da PE-15 está arrecadando donativos para o Abrigo de Idosos Nossa Senhora de Lourdes, no bairro do Carmo, instituição de longa permanência que atende atualmente 34 idosos. Já a UPA de Paulista vai fazer a doação para o Abrigo de Idosos Josineide Correia, no bairro do Janga. 

A Campanha Natal Solidário prossegue até o dia 10 de dezembro envolvendo 14 unidades de saúde administradas pela FPMF em todo o estado. É uma forma de engajar funcionários e sociedade num grande ato de solidariedade, fazendo o Natal do próximo mais feliz. 

Com informações da jornalista lana Gouveia

Paço do Frevo promove debate virtual sobre protagonismo feminino e consciência negra nas expressões culturais

 

No Mês da Consciência Negra, o Paço do Frevo promove o debate sobre protagonismo feminino entre dois Patrimônios de origens afrodiaspóricas: o Frevo pernambucano e o Tambor de Crioula maranhense. O Observatório Digital do Frevo da próxima quarta-feira (25), traz como tema “A Punga, o Passo e o protagonismo feminino no Frevo e no Tambor de Crioula”, buscando levantar reflexões sobre a liderança de mulheres negras na valorização e continuidade desses patrimônios culturais.

 

A conversa virtual será realizada via Zoom, a partir das 14h, e contará com a participação de duas mulheres pesquisadoras e fazedoras da cultura, que representam cada um dos Patrimônios Imateriais reconhecidos pelo IPhan. Simei Dantas é coordenadora do Projeto de Ponto de Cultura Tambor de Crioula Arte Nossa e foi Gestora Cultural do Projeto Salvaguarda do Tambor de Crioula. É assistente social, arte-educadora e artesã, especialista na confecção de pulseiras, colares, saias e souvenirs do Tambor de Crioula do Maranhão. Já Joelma Evaristo é ativista, militante defensora da cultura e agente de Cultura Viva. É flabelista e fundadora do Bloco Carnavalesco Lírico Flabelo do Amor, bailarina do FORM & ART Balé Folclórico de Jaboatão, Dama do Passo, coreógrafa e fundadora da Nação do Maracatu Aurora Africana.

 

“O Frevo e o Tambor de Crioula possuem forte influência das culturas negras. Seja na organização e articulação dos grupos representativos, seja nas criações dos movimentos que fazem a punga no Tambor e os passos no Frevo, a mulher negra historicamente contribui para a efetiva manutenção dessas tradições culturais”, ressalta a historiadora e coordenadora de Conteúdo do Paço do Frevo, Vanessa Marinho, que mediará a mesa de debates. “Nesta edição do Observatório Digital do Frevo, vamos conversar sobre como as mulheres negras foram representadas nessas manifestações culturais e como atualmente estão atuando para visibilizar e enaltecer as suas práticas”.

 

O evento é gratuito e, para participar, basta ter se inscrever pelo formulário digital do Paço do Frevo, disponível no link tinyurl.com/frevoepunga. No dia do encontro, um e-mail com um link de acesso para a sala virtual será enviado para o endereço cadastrado na inscrição.

 

Sobre o Observatório Digital do Frevo - Espaço para debates, interlocuções, estudos e pesquisas sobre o Frevo, sobre o  Patrimônio Cultural e outros temas relacionados, o Observatório do Frevo - ação desenvolvida desde 2014 - iniciou em 2020 sua ampliação para territórios digitais. Diante das necessidades de distanciamento e isolamento surgidas nos últimos meses, procurou-se traçar um caminho viável para fomentar os debates  desenvolvidos - até então presencialmente -  de modo seguro e interativo. Neste sentido, surge o Observatório Digital do Frevo, estimulando a construção de diálogos entre frevistas e os fazedores de outras manifestações culturais registradas como Patrimônios Imateriais do Brasil, de modo remoto, fomentando, portanto, proposições em torno dos temas ligados aos processos de salvaguarda desses bens, estimulando a troca de experiências e aproximando os fazedores e os públicos.

 

Serviço:

Observatório Digital do Frevo

"A Punga, o Passo e o protagonismo feminino no Frevo e no Tambor de Crioula"

Data e horário: 25/11/2020, das 14h às 16h

Público-alvo: Aberto ao público de estudiosos, pesquisadores, profissionais, representantes de instituições de pesquisa e pessoas direta ou indiretamente envolvidas com o frevo e seu universo.

Inscrições: http://tinyurl.com/frevoepunga


lmprensa Recife

Integrantes da SCGE participam da “Semana Compliance Suape”

 

O Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, mais conhecido como Porto de Suape, promove no período de 23 a 25 de novembro, a “Semana de Compliance 2020”. O evento, direcionado ao corpo funcional da entidade, contará com a participação da secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet. Na tarde da segunda-feira, 23, ela e Renato Cirne, gestor governamental de Controle Interno da SCGE, farão a palestra de abertura apresentando o tema “Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”.


Já na terça-feira, 24, a temática “Diversidade e inclusão como 10o pilar do compliance” será abordada por Felipe Faria, Legal & Compliance Executive da Latam. E encerrando a programação, na quarta-feira, 25, Filipe Castro, diretor de Correição da SCGE; e Renila Bragagnoli, professora e advogada da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); debatem sobre “Lei das Estatais e Programa de Integridade”. O evento, online, será transmitido pela plataforma Google Meet, sempre a partir das 14h30.


lmprensa SCGE PE

Hacker Cidadão 8.0 vai premiar participantes e inscrições encerram no dia 29 de novembro

 

Ciberativistas têm até o próximo dia 29 para se inscrever no Hacker Cidadão 8.0, que propõe encontrar soluções para a mobilidade e sustentabilidade no Recife, com o tema “Minha cidade em 15 minutos”. As inscrições são online  e as disputas acontecem entre os dias 30 e 12 de dezembro, por meio do link http://hackercidadao.com.br. São R$ 6 mil em prêmios e bolsa que pode chegar até R$10.800.  O Hacker Cidadão 8.0 este ano é fruto de uma parceria entre a Prefeitura da Cidade do Recife, por meio Empresa de Informática do Recife (Emprel) e da Controladoria-Geral do Município (CGM), com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD),  a Egis e a Datactivist, escritório de consultoria francês especialista em abertura de dados.

Profissionais e estudantes de áreas diversas terão a oportunidade de apresentar suas ideias do franco-colombiano Carlos Moreno, professor da Universidade Paris Sorbonne. Para Moreno, algumas prioridades da vida cotidiana como praticar atividades físicas, alimentar-se, ter acesso à saúde e cultura (dentre outras) devem estar em um raio de 15 minutos da residência dos moradores, criando assim um espaço urbano mais humano e sustentável.

Diferentemente do tradicional desenvolvimento de aplicativos e sites, o evento - que este ano será online e tem como foco a produção de conteúdo gráfico a partir de bases de dados abertos (open data) - vai levar as equipes a responder a um desafio real. As equipes são acompanhadas por mentores e profissionais que interagem com os participantes durante o evento com o intuito de ajudá-los. No final, um documento explica as etapas do projeto realizado, assim como produz conteúdos visuais: imagem, gráfico, Visualização de Dados (Dataviz) e painel de controle e outros.

O evento chega ao Recife com o objetivo de reunir público de áreas diversas (desenvolvedores, cientistas da computação, urbanistas, cientistas políticos, entre outros especialistas). Concretamente demanda aos participantes que utilizem dados abertos para a criação de visualizações gráficas que coloquem em evidência a mobilidade dos cidadãos na cidade e a disponibilidade de serviços próximos de seus locais de residência.

Premiação - Um desafio único nesse sentido será apresentado às equipes, sendo distribuído R$ 6 mil entre os três melhores projetos. A Equipe vencedora leva para casa R$ 2,5 mil. Interessados poderão inscrever-se de forma individual até o dia 20 de novembro. Os participantes inscritos serão divididos em grupos a partir do primeiro dia do evento.

Além do prêmio, o primeiro colocado poderá participar de um programa de bolsa por um período de dois meses, para que a equipe possa evoluir com a solução. O valor total das bolsas para a equipe vencedora é de até R$10.800,00.

lmprensa Recife

Olinda faz ação alusiva à saúde do homem em Peixinhos

 

Uma ação voltada especificamente à saúde do homem foi realizada nesta sexta-feira (20.11) na Unidade de Saúde da Família Cohab/Peixinhos, situada na Avenida Nacional, s/n, Peixinhos (rua da Delegacia de Polícia Civil).

A atividade, uma iniciativa das gerências das três equipes que atuam no  posto de saúde, ofertou ao público masculino aferição de pressão e glicose (HGT), exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), testes rápidos, atendimento clínico e palestras sobre saúde do homem, ministradas pelos doutorandos da Universidade Católica de Pernambuco e Faculdade de Medicina de Olinda.

O gerente da equipe 1, o enfermeiro Wagner Belmont, destaca a importância da ação. “Foi muito positivo e gratificante o resultado final da atividade. Fizemos uma convocação nas redes sociais e com os agentes comunitários de saúde no porta a porta”, destacou.

lmprensa Olinda

Inscrições abertas para o Seminário de Extensão Rural de Pernambuco

 

Estão abertas as inscrições para o VIII Seminário de Extensão Rural de Pernambuco. O evento é gratuito e aberto ao público, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).  Em razão da pandemia, o evento será realizado online com a programação dividida em dois momentos. O primeiro será um bate-papo com Lives, na semana Pré-Seminário, desta segunda (23) até a sexta-feira (27). De 1º a 06 de dezembro ocorre o VIII Seminário de Extensão Rural de Pernambuco, com o tema “Ater Pública: Novos tempos, Novos Desafios”. Inscrição e mais informações: www.even3.com.br/8seminariodextensaoruralpe

O Seminário de Extensão Rural de Pernambuco foi idealizado pelo Extensionista Ruy Carlos do Rêgo Barros Ramos, e teve a sua primeira edição em 2007, em comemoração ao Dia Nacional do Extensionista Rural, instituído em 6 de dezembro. São os extensionistas que apoiam os agricultores e as agricultoras nos processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades do meio rural. Esse profissional também discute questões relacionadas à educação, agroecologia, associativismo e inclusão social.

lmprensa lPA PE

TIM é eleita operadora com melhor rede 4G e cobertura do País

 

A TIM foi eleita a operadora líder em disponibilidade de sinal 4G para seus clientes no Brasil, segundo relatório da consultoria Opensignal. O estudo analisou dados dos clientes das principais companhias de telecomunicações e apontou que os usuários da TIM utilizaram o 4G em 88% do tempo em que permaneceram conectados. As demais operadoras se encontram na faixa abaixo dos 80%. O índice da TIM é crescente ano a ano.

 

O documento apontou também que a TIM tem, pelo segundo ano seguido, a melhor Experiência de Cobertura 4G do país, que é a medição de como os usuários vivenciam a cobertura 4G nos locais mais importantes para cada cliente, como, por exemplo, em sua residência, local de trabalho e destinos de viagens. O estudo destacou ainda que as duas premiações dão "uma vantagem distinta à TIM" para uma "transição mais suave para as redes de nova geração".

 

Presente em 3.545 municípios com 4G, a TIM vem, ao longo deste ano, incrementando a cobertura da tecnologia com a ativação da frequência de 700MHz em centenas de municípios. A nova faixa – frequência mais baixa que as usadas anteriormente – tem maior alcance de cobertura, proporcionando uma experiência mais completa aos clientes, que passam a ter um sinal mais intenso e com melhor qualidade em locais mais afastados e distantes das antenas e também em ambientes indoor, como shoppings e estacionamentos subterrâneos.

IEL-PE seleciona profissional para Suape

 

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-PE) recruta profissional das áreas de engenharia de produção, mecânica, elétrica, eletrônica e mecatrônica para vaga de trainee em empresa situada no Completo Portuário de Suape. O expediente será de segunda a quinta-feira das 7h30 às 16h30 e às sextas-feiras de 7h às 16h. A bolsa é de R$ 2,5 mil por mês. Os interessados em participar do processo seletivo devem enviar currículos para selecao@ielpe.org.br com o assunto: Bolsista/Manutenção. Para a vaga, espera-se que o candidato tenha formação de até cinco anos, experiência na indústria, de preferência com atuação na área de planejamento de manutenção. Conhecimento em SAP, Power BI, inglês e Excel intermediários são diferenciais. 

lmprensa FlEPE

Recife credencia mais de 300 costureiras e costureiros para confecção de máscaras de tecido

 

A Prefeitura do Recife divulgou, na últma sexta (20), a relação com as costureiras e costureiros, microempresas e cooperativas que serão responsáveis pela confecção de 300 mil máscaras de tecido a serem distribuídas para a população mais vulnerável como forma de combate ao vírus da covid-19. O terceiro edital de chamamento público selecionou 301 costureiras e costureiros e 8 microempresas e cooperativas para a produção das máscaras, que serão compradas pela Prefeitura pelo valor de R$ 2,20.

 

Os dois chamamentos anteriores resultaram na compra e distribuição de mais de 700 mil máscaras. “Com as 300 mil que serão compradas no terceiro edital, garantimos a entrega de 1 milhão de máscaras para os recifenses. Além de proteger a população contra o coronavírus, estimulamos a economia local e a geração de renda”, afirma o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Júnior, responsável pela ação juntamente com o Gabinete de Projetos Especiais (GABPE).

 

Os interessados realizaram inscrição e apresentaram a documentação necessária. Aqueles que passaram na seleção receberão as encomendas e, nos próximos dias, essas máscaras serão distribuídas nas Estações Itinerantes e no trabalho porta a porta realizado pelas equipes da Secretaria de Saúde. Os selecionados devem entrar em contato para agendar as entregas dos produtos, pelo e-mail agendamento.mascaras3@gmail.com. A marcação de horário é necessária para evitar a aglomeração de pessoas. A lista dos credenciados foi publicada na edição da quinta-feira (5) do Diário Oficial do Município e está disponível no portal da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br), no banner “Credenciamento Costureiros”. 

 

O terceiro chamamento público, que tem validade de um ano, foi realizado entre os dias 5 e 13 de novembro. Para ser um fornecedor, os costureiros e costureiras (Pessoa Física) devem ter idade mínima de 18 anos completos e uma conta bancária em seu nome. Já os microempreendedores e as Cooperativas precisam estar inscritos no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e ter Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) voltada à área de confecção. Todos precisam ter residência e sede no Recife.

 

Clique aqui para ver a lista dos credenciados


lmprensa Recife

Recife promove ações de saúde para o público masculino no Hospital da Pessoa Idosa

 

Encerrando as ações do Novembro Azul, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa (HECPI),  da Prefeitura do Recife, localizado no bairro da Estância, promove, a partir desta segunda-feira (23/11), uma semana de ações integradas de saúde para o público masculino. Além de consultas e exames, o evento contará com rodas de conversa, que trarão temas ligados à qualidade de vida. Para favorecer o acesso dos usuários que trabalham em horário comercial, as palestras ocorrerão também entre os turnos da tarde e noite.


A expectativa é oferecer cerca de 200 atendimentos, entre consultas e exames, além de rodas de conversa e palestras em sala de espera. Nas rodas de conversas, que acontecerão entre 17h30 e 20h, serão discutidos temas que impactam diretamente na saúde e qualidade de vida do público masculino, como Saúde do Homem; Atividade física e envelhecimento; Alimentação e envelhecimento; Gerenciamento do stress; e Sexualidade da pessoa idosa. O encontro, presencial, respeitará todos os protocolos de prevenção da covid-19, como distanciamento e uso de máscara.


“Com essa ação, esperamos atingir, não só o nosso usuário, que são nossos pacientes regulares, mas também os profissionais que atuam em nossa unidade, trazendo o tema da prevenção à saúde e qualidade de vida para cada um dos nossos trabalhadores”, explica o diretor geral do Hospital Eduardo Campos, Fernando Figueira.


Câncer de Próstata – Ainda dentro da programação do Novembro Azul, a coordenação de Ensino e Pesquisa do Hospital Eduardo Campos promove uma série de palestras para profissionais de saúde sobre Câncer de próstata. Os encontros, que também começam nesta segunda-feira (23/11), serão transmitidos de forma online e abordarão temas como rastreamento, diagnóstico, tratamento e reabilitação da doença.


No primeiro encontro, que começa às 18h, o urologista do Instituto do Câncer de São Paulo, Cláudio Murta e o médico e preceptor da Residência de Medicina da Família e Comunidade da Secretaria de Saúde do Recife, Bruno Pessoa, discutirão o rastreamento desse tipo de tumor, enquanto a fisioterapeuta da unidade, Manuella Lapenda abordará as morbidades secundárias em seu tratamento.

 

Os encontros seguem até o dia 10 de dezembro, com transmissão online pela plataforma Zoom. Para se inscrever, é só preencher o formulário: https://cutt.ly/2heKH4F


lmprensa Recife

Recolhimento de animais garante segurança nas Vias Públicas

 

Em setembro deste ano, a Prefeitura de Olinda reiniciou o serviço de recolhimento de animais de médio e grande porte abandonados irregularmente nas vias públicas da cidade. A grande novidade é que o serviço agora tem espaço próprio, localizado na zona rural do município, no bairro de Ouro Preto. O novo Centro de Acolhimento Animal de Olinda conta com instalações capazes de oferecer alimentação, tratamento e conforto necessários, dispondo de médicos veterinários e demais profissionais especializados.

A ação já apreendeu 18 cavalos em outubro e, até a data atual de novembro, oito cavalos. O trabalho de retirada inclui cavalos, bois, vacas, jumentos, entre outros, que estejam circulando ou acomodados nas ruas, avenidas, praças e demais áreas urbanas, oferecendo riscos para sua integridade, além da ameaça de acidentes para pedestres e condutores de veículos. Para acionar o serviço, basta entrar em contato por meio do número 3439-5535, que opera de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 13h.

No Centro, o trabalho é realizado por três cuidadores, uma veterinária e um administrador. Após o resgate, é dado banho, tratamento médico veterinário (vacinas, vermicidas, tratamento de feridas) e a alimentação com feno e ração. Os responsáveis pelos animais têm um prazo de até cinco dias para se dirigirem à Secretaria da Fazenda de Olinda, no bairro do Varadouro, para realizarem a solicitação de retirada. O procedimento inclui o pagamento de uma taxa, correspondente ao código tributário do município. Aqueles que não forem procurados serão tratados e, após o devido cadastro, doados para instituições públicas ou filantrópicas.

lmprensa Olinda

Best Friday Celpe

 

Na esteira dos descontos oferecidos pela Black Friday em diversos setores da economia, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, decidiu criar uma campanha de negociação diferenciada.  Na edição deste ano, a distribuidora irá disponibilizar condições especiais para clientes interessados na quitação de débitos. A ação batizada de Best Friday acontece entre os dias 24 e 28 de novembro e é resultado de uma parceria com a Flexpag, empresa especializada em pagamento por meio de cartões de crédito e débito.


Os clientes têm a oportunidade de receber descontos progressivos na taxa de juros ao parcelar a dívida no cartão de crédito. O desconto na taxa aplicada pode chegar a 30%, dependendo do número de parcelas. Ou seja, à medida que o número de prestações aumenta, maior será o desconto. Os débitos podem ser negociados em até 12 vezes.


A plataforma de negociação aceita as seguintes bandeiras: Master, Visa, Hiper, Elo e Amex. Além disso, os pagamentos efetuados no débito ou em apenas uma vez não possuem juros.


Para aproveitar a promoção, basta seguir os seguintes passos:


  • No site www.celpe.com.br clique em Pagamento com cartão na parte de cima;
  • Na página seguinte, volte a selecionar a opção “Pagar faturas com cartão”;
  • Faça seu cadastro ou login na plataforma da Flexpag e informe o número da sua conta contrato;
  • Selecione as contas e, ao final, escolha em quantas parcelas deseja dividir.
lmprensa Celpe

Nova turma de agentes da Funase conclui formação continuada

 

Nesta segunda-feira (23), 31 agentes socioeducativos realizaram avaliações finais como parte do processo de conclusão de uma formação continuada online. As aulas ocorreram ao longo das últimas duas semanas e abordaram as temáticas “Desenvolvimento Comportamental”, “Projeto Político-Pedagógico”, “Ética Profissional e Direitos Humanos”, “Procedimentos Correcionais” e “Procedimentos Operacionais”. A iniciativa está sendo ofertada pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em parceria com o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe).

 

Todo o conteúdo é ministrado em uma plataforma de aulas virtual, por meio da qual também são repassadas atividades. Os cinco módulos somam 80 horas/aula, mesma carga horária das capacitações introdutórias que eram realizadas presencialmente antes da pandemia da Covid-19. Desde agosto, quando houve a migração para o formato online com o objetivo de evitar aglomerações, 116 agentes socioeducativos, divididos em quatro turmas virtuais, já passaram pela formação continuada. A previsão é de que, em dezembro, a última turma de 2020 seja iniciada, totalizando 150 profissionais atendidos pela ação em apenas cinco meses.

 

Os módulos foram ministrados pelos servidores Mirtes Martins, Anny Sales, Luiz Filipe Freire, Alexandre Raimundo e Alexandre Cruz, todos com atuação profissional nas áreas dos conteúdos aplicados. A coordenação ficou a cargo da psicóloga Marineide Batista, também servidora da Funase. A idealização da formação continuada para os agentes socioeducativos é da Superintendência Geral de Gestão do Trabalho e Educação (Suted) da instituição, por meio da Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas (ATGP), em articulação com a Coordenação Pedagógica e outros setores estratégicos do Cefospe.


lmprensa Funase PE

Procon-PE emite notas sobre matrículas e material escolar

 

O Governo do Estado, através do Procon-PE, elaborou duas notas técnicas, que irão orientar tanto as unidades de ensino, quanto os pais e responsáveis, no que diz respeito a contratos de prestação educacional e na lista de material escolar, pontuando o que pode e não pode ser cobrado pelas instituições.

 

O documento é uma forma de resguardar o direito do consumidor que muitas vezes fica a mercê de alguns estabelecimentos de ensino que insistem em desrespeitar e transferir para os pais de alunos pedidos de materiais que divergem ao Plano Político Pedagógico proposto.

 

O órgão fez duas listas sendo uma de produtos que não podem ser pedidos, por ser de uso coletivo, e outros que podem ser pedidos desde que obedeça o limite quantitativo indicado pelo órgão. Por conta da pandemia, um novo produto entrou na lista de produtos proibidos, o álcool gel ou líquido 70%, que deve ser fornecido pelas escolas. Mas, as instituições podem incluir no fardamento escolar o uso de máscara de proteção, já que faz parte do protocolo de segurança, mas, pais e alunos podem escolher o melhor modelo e onde quer adquirir.

 

“No mês de março, por conta da pandemia, as aulas presenciais foram suspensas. Com exceção dos livros didáticos, as escolas devem informar quais os matérias que foram entregues no início do ano que não foram utilizados e devolvê-los, para que os pais possam reutilizar em 2021”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

 

Lembrando que as escolas não podem determinar as marcas dos produtos permitidos nas referidas listas de materiais escolares. Materiais de uso coletivo, de escritório e de higiene são proibidos de constarem na lista de material escolar, a exemplo de detergente, copos, giz, palitos, TNT. Materiais como shampoo, sabonete, escova e pasta de dente, podem deste que o aluno esteja matriculado na modalidade integral.

 

 

CONTRATOS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

 

O órgão de defesa do consumidor também elaborou uma nota técnica específica para contratos de prestação educacional. Seguem alguns tópicos.

 

Taxa de reserva de matrícula – a taxa de reserva de vaga em estabelecimento particular de ensino poderá ser cobrada, entretanto, o pagamento da mesma para estudante já matriculado e adimplente é opcional, não sendo o pagamento condição para garantia de vaga do próximo ano letivo. Para o aluno novato, a taxa deverá ser descontada da matrícula ou da primeira mensalidade do período que se inicia, conforme disposição expressa do já mencionado art. 5º da Lei 9.870/99.

 

Retenção de Histórico Escolar – nenhuma instituição pode reter o histórico escolar do estudante inadimplente com objetivo de submetê-lo a constrangimento, e somente entregar o mesmo após o pagamento das mensalidades em atraso. Mas lembrando que a escola tem o direito de não renovar matrícula do estudante, em caso de inadimplência.

 

Venda Casada - Os pais também não são obrigados a comprar livros e/ou material escolar em uma loja determinada pela instituição. Caso a instituição tenham livros próprios ou importados, essa informação deve ser previamente passada para o consumidor. Algumas escolas condicionam o consumidor a comprar o material escolar, em apenas um local. Tal prática é considerada abusiva.

 

Devolução de matrícula - a retenção integral do valor pago pela matrícula, que o consumidor deseja cancelar antes do período letivo, é prática abusiva, nos termos do Código de Defesa do Consumidor. Mas, é importante ficar atento às regras para cancelamento da matrícula, que devem constar no contrato, de maneira clara e precisa. Caso desista, antes do início das aulas, o estudante, ou responsável, tem direito à devolução dos valores pagos. Entretanto, se houver despesas administrativas e constar no contrato, a escola pode reter parte desse valor. Em regra, a retenção não poderá ultrapassar 10% do total pago, devendo ser analisado o caso concreto.

 

Taxas Substitutivas e de Eventos - As atividades escolares extraclasses desenvolvidas durante o ano letivo deverão constar no Projeto Político Pedagógico, anexo ao contrato de prestação de serviço educacional, assim como, todo e qualquer custo financeiro, conforme dispõe o art. 46 do CDC.  As atividades desenvolvidas dentro ou fora do ambiente escolar que gerem custo financeiro, e não façam parte do plano pedagógico, serão opcionais, não havendo prejuízo quanto ao desenvolvimento escolar do estudante.

 

 

As duas notas técnicas estão disponíveis no site do Procon Pernambuco – www.procon.pe.gov.br


lmprensa Procon PE