domingo, 23 de agosto de 2020

Artistas pedem socorro para o Teatro Paulo Freire

Artistas de vários segmentos culturais vestem preto, colocam suas máscaras e respeitam o distanciamento social para protestar pacificamente nesta terça-feira (25) na frente do Teatro Paulo Freire, no centro do Paulista, pela sua reabertura. A casa está fechada para reforma há dois anos.

De acordo com o ator Vinícius Coutinho, representante das artes cênicas no Conselho Municipal de Política Cultural do Município, também estagnado, e que sempre luta em prol das causas culturais da cidade, o serviço da reforma do teatro foi iniciada em agosto de 2018, custou 270 mil aos cofres da prefeitura e gerou a expectativa de que a obra seria entregue em 180 dias, garantindo mudanças significativas na estrutura do teatro. “Muita gente me acha chato. Mas eu não sou. O que eu quero é que esse teatro, tão importante, continue vivo, de pé. Um teatro é sempre uma segunda casa para nós, artistas de qualquer segmento, sem falar que ele é o único equipamento cultural existente no Paulista”, frisa o ator. 

A manifestação conta com representantes dos segmentos de dança, música, cinema e demais expressões artísticas. Inaugurado em 1944, o Teatro Paulo Freire estava entre os dez cineteatros de Pernambuco e até meados de agosto de 2018 funcionou, com poltronas, de conforto questionável, aparelhos de arcondicionado em funcionamento e camarim com iluminação deficiente. O local foi fechado pela Prefeitura do Paulista em 2018 para uma reforma, com promessas de ser entregue em 180 dias e, até então, a obra não foi concluída.

Olinda denuncia furto de circuito de iluminação pública na entrada da cidade

A Prefeitura de Olinda denuncia o furto de equipamentos do circuito de iluminação pública na Avenida Olinda, entrada da cidade. É a segunda vez, só neste mês de agosto, que a equipe da diretoria responsável e a Celpe realizam a manutenção no local e em seguida parte do material é quebrada ou furtada, deixando a região escura. 

Entre os dias 11 e 12 de agosto de 2020, houve um ato de vandalismo no circuito de alimentação da iluminação pública, na Avenida Olinda em frente ao Espaço Ciência, e após visita técnica para identificar o ocorrido, foi observado que houve um furto dos equipamentos (Transformador de Média tensão 13,8kva, chaves fusíveis de proteção, medidor de energia e todo cabeamento existente na estrutura) deixando a região sem iluminação. 

Após o fato ocorrido, a Diretoria de Iluminação Pública acionou a Celpe para restabelecer o fornecimento. Após uma avaliação técnica, ficou decidido que a modificação do local de instalação do referido transformador seria uma alternativa de inibir uma nova investida, considerando que o novo local fica ao lado da guarita de vigilância da Escola de Aprendizes de Marinheiro.

A equipe conseguiu realizar toda operação de instalação de poste, transformador e equipamentos necessários para reativar o sistema no dia 19 de agosto. 

Porém, na sexta-feira (21.08), novamente foram furtados equipamentos e acessórios da estrutura.

Imprensa Olinda

Procon-PE interdita mais um bar e notifica quatro estabelecimentos na Zona Sul

O Procon Pernambuco interditou, na noite deste sábado (21.08), o bar Espetolândia, no bairro de Boa Viagem, o local já tinha sido notificado no dia 30 de julho por estar funcionando após o horário permitido pelo Governo de Pernambuco, e, esta noite, estava descumprindo novamente o protocolo. Ainda foram notificados quatro estabelecimentos, todos na Zona Sul, dois por estarem ultrapassando o horário permitido, Johnny Gastrobar e Paris Loung Bar, o Herculano Bar, porque estava com a pista de dança funcionando, o que também é proibido dentro do protocolo de funcionamento e o Posto Alvorada, além de estar com aglomeração, o local descumpria a Lei Municipal, que proíbe o consumo de bebida alcoólica na área do posto. Toda a ação foi feita com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, reforça que a intenção do Governo de Pernambuco é manter a economia funcionando, mas para isso os empresários terão que colaborar cumprindo com as normas de segurança. “Pedimos a população que continue a denunciar os estabelecimentos irregulares para que possamos alcançar cada vez mais infratores” diz.

Durante o fim de semana, foram fiscalizados 24 estabelecimentos pelo órgão de defesa do consumidor, nas zonas Norte e Sul do Recife. Dois foram interditados, o Espetolândia e Vapor 82, no Cordeiro, ambos já tinham sido notificados anteriormente, por estarem descumprindo o horário. O Vapor 82, além de descumprir o horário, estava com aglomeração e diversas pessoas sem máscara.

Durante toda a semana, o órgão recebeu diversas denúncias através do novo canal, em que consumidores podem enviar vídeos e fotos de irregularidades. As denúncias podem ser enviadas para o WhatsApp do órgão (81) 3181.7000.

Imprensa Procon PE