quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Oficinas artísticas e esportivas para jovens no Recife e no lnterior

 

Para afastar os jovens das ruas, da violência, da vulnerabilidade social e do perigo das drogas, o programa Juventude Presente começa 2021 com atividades culturais nas comunidades. Dança, capoeira, e grafite são algumas das oficinas oferecidas a jovens dos 12 aos 29 anos, nas comunidades onde eles vivem. 

Desde setembro, as oficinas estão movimentando 59 comunidades na Região Metropolitana do Recife, no Agreste e no Sertão. O objetivo do eixo de Conexão Sociocultural é atingir 17 mil adolescentes e jovens. As primeiras oficinas são de grafite, danças, capoeira e conscientização ambiental, mas também estão programadas oficinas de fotografia, produção de vídeo, circo, percussão e futebol.

As oficinas são realidade uma nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Itamaracá, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Palmares, Bonito e Petrolina. Os jovens ganham uniforme do programa e lanche a cada oficina.

Da Redação com lnformações da Secretaria de Prevenção à Violência e Drogas - PE

FPS oferece três formas de ingresso para 2021

 

A Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) oferece três formas de ingresso para 2021, com inscrições disponíveis até o início de janeiro. São elas: Seleção 2021 Medicina (disponível até amanhã - 7 de janeiro), Transferência e portador de diploma e Processo seletivo 2021.1 – provas online (ambas até 11 de janeiro). 

Inscrições, editais e mais informações no site https://www.fps.edu.br/index.php/processosseletivos.

Seleção Medicina - A FPS utilizará o desempenho no ENEM. O candidato poderá escolher concorrer às vagas da primeira entrada (2021.1), utilizando as notas de 2017, 2018 ou 2019, ou às vagas da segunda entrada (2021.2), utilizando o resultado do ENEM 2020.

Transferência e portador de diploma - São oferecidas vagas para os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Provas online - O Processo Seletivo é realizado através de Provas Online, com questões objetivas e de redação. São oferecidas vagas para os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

Em caso de dúvidas, a FPS atende nos números 3035.7777 ou 3312.7777, e também pelo e-mail contato@fps.edu.br. A instituição está localizada na Avenida Mal. Mascarenhas de Morais, 4861 - Imbiribeira, no Recife.

Feiras orgânicas recebem galeias para transporte de alimentos

 

Os feirantes agroecológicos e de orgânicos de todo o estado de Pernambuco começaram a receber 1600 galeias (caixas plásticas para armazenamento e transporte de alimentos) a fim de estocar hortaliças e frutas. Cada família de agricultores recebeu 10 galeias. Com as entregas, se espera uma melhora do processo de comercialização dos produtos de base orgânica/agroecológica no Estado.

A ação é uma parceria do governo de Pernambuco com ONGs e Organizações Sociais que apoiam a agricultura familiar, através do programa Circuito Pernambuco Orgânico, lançado há um ano e meio. Atualmente, Pernambuco conta com 121 feiras orgânicas/agroecológicas distribuídas do litoral ao Sertão, sendo hoje o Estado com a maior rede desses espaços em todo o Nordeste e o segundo do País, atrás apenas de São Paulo. Entre os agricultores, 1.030 estão registrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, mantido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Da Redação com informações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário - PE

PE: Festas e Shows proibidos em janeiro

 

O comitê de enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco anunciou nesta quarta (06/01) a proibição de shows e festas neste mês de janeiro, além de reduzir, em todo o Estado, a capacidade máxima de 150 pessoas para eventos. O objetivo é tentar frear a disseminação do coronavirus. De acordo com a secretaria de saúde, mais de mil pessoas estão nas UTls dos hospitais e de cada três vitimas nas unidades intensivas, uma acaba não resistindo. 

Outra medida anunciada é de controle mais rigoroso das aglomerações, com a consequente multa e notificações ao Ministério Público Estadual para a instauração de processo criminal. O Procon de Pernambuco, nos últimos 30 dias multou mais de 150 estabelecimentos e a Secretaria de Defesa Social vem abrindo inquéritos contra festas clandestinas recentes, em crimes contra a Saúde Pública.

Da Redação com informações da Secretaria de lmprensa de Pernambuco

 


#NãoProcede Cuidados de Hospital em casa

 


Um impresso que vem sendo distribuído nos últimos dias que fala de cuidados em casa para quem está doente de Covid-19, mas que não precisa de internação em hospital vem gerando dúvidas. Apesar dos conselhos de dormir bem, beber água e comer determinadas verduras indicarem uma vida saudável, nada disso é cientificamente comprovado para combater a Covid-19. 

"lsso não procede em absolutamente nada. Olha o PH do agrião (que no impresso fala em 22.5), Nem existe. O índice de pH vai de zero até 14 só", afirma o médico João Alho, de Santarém no Pará. "Sabe quanto procede isso? Um total de ZERO", completa o também médico Pedro Opará, de Petrolina, em Pernambuco. 

Se você receber por zap, e-mail ou mesmo em impresso, e a mensagem pedir para ser compartilhada, desconfie e procure saber se procede ou não procede.

Menina trans espancada até a morte no Ceará

 

Uma menina que sonhava em ser digital influencer. Uma estudante de 13 anos em inicio de transição de gênero. Uma garota tímida que adorava dançar e ir à praia. A orfandade de mãe aos 12 anos. E uma vida interrompida pela violência.

Keron Ravach (foto), 13 anos, foi espancada até a morte na madrugada da última segunda-feira (4). O crime - que espantou pela brutalidade - ocorreu em Camocim, a 457 km de Fortaleza, e chocou a cidade, que tem cerca de 63 mil habitantes. Ela tinha nove irmãos.

O principal suspeito do homicídio é um adolescente de 17 anos, que já foi apreendido. Segundo o delegado responsável, Herbert Ponte, o jovem tem comportamento agressivo e violento e a sua internação já foi solicitada. 

Keron agora integra uma triste estatística, que leva o Brasil ao campeonato mundial de assassinatos de pessoas transgêneras. De acordo com relato da ONG Transgender Europe, 868 travestis e transexuais foram assassinados no Brasil nos últimos oito anos, como foi o caso da também cearense Dandara, morta em 2017 aos 42 anos. 

No Brasil, onde a expectativa de vida da população é de 75 anos, a expectativa da população trans é de apenas 35 anos.

Nem a essa idade a Keron teve o direito de completar.  

Denúncia: Terreiro de Umbanda em Olinda é invadido

 

Não é a primeira vez que a Tenda de Umbanda e Caridade Caboclo Flecheiro passa por episódios de intolerância religiosa. Hoje, o sacerdote Edson de Omulu denunciou em seu Facebook que a cidadã da imagem ao lado - identificada pelo sistema de segurança do terreiro - na manhã de hoje, agrediu com xingamentos "em nome de Jesus". A intolerância religiosa no Brasil é uma prática ilegal e inconstitucional, sendo considerada crime, com pena dosada de um a três anos de reclusão, além do pagamento de multa, conforme a Lei nº 9.459/1997.

Veja o depoimento do babalorixá, publicado no Facebook


lNVASÃO AO TERREIRO E AMEAÇAS DE MORTE - Quarta, dia 06 de janeiro de 2021 
Hoje por volta das 9h40 da manhã, esta pessoa, que foi filmada pelo sistema de segurança do terreiro, arrombou um portão, nos xingou, gritava aos 4 ventos que IRIAMOS MORRER E IR PRO INFERNO, e que nossa casa seria ocupada por "A" e sua família (a família de sempre, vcs sabem bem) após nosso fim, em nome de JESUS. 
Não tenho força sequer pra escrever mais nada além de relatar. Cada parte do meu ser, neste momento, se indigna e tem profunda VERGONHA do Estado Brasileiro, que assiste sem nada fazer de concreto, a violações como esta aqui em nossa Tenda de Umbanda e Caridade Caboclo Flecheiro e muitos outros terreiros Brasil afora.
Mas irei me levantar e já me decidi a levar essas denúncias ao plano internacional, se necessário - enquanto ainda estiver respirando.

Tio Átila tem que explicar porque é preciso ter seringa e vacina AGORA

 

Após a decisão do governo federal em só comprar as seringas quando os preços baixarem, o biólogo Átila lamarino (foto), um dos primeiros cientistas a alertarem sobre a COVlD-19 no Brasil, precisou usar de um método pedagógico pra explicar o porquê de não poder esperar mais para a obtenção de seringas e vacinas - considerando que vários países já começaram as imunizações - e usou a linguagem tatibitate como qualquer Tio ou Tia de educação infantil, pra ver se as pessoas entendem a gravidade da situação. Acompanhe o fio no Twitter do cientista:



Lutar não é crime: Áureo Cisneiros é exonerado da Policia Civil

 

O diretor de imprensa e comunicação do Sinpol - Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, Áureo Cisneiros, é um antifascista conhecido nacionalmente e tem um legado de lutas pelos profissionais de Segurança Pública em Pernambuco. Em um ato jamais visto desde a redemocratização no estado, ele foi exonerado da Policia. Detalhe: A Constituição garante liberdade sindical para os trabalhadores. 

A convite do blog, Cisneiros  escreveu esse texto que reproduzimos a seguir:  

A luta por direitos trabalhistas nunca foi fácil. Mas nunca imaginei ser demitido por exercer atividade sindical. Hoje o Diário Oficial publica minha demissão por denunciar, enquanto presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, o descaso do Governo de Pernambuco com a  Polícia Civil e segurança pública de uma forma geral. 

Em pleno século XXI, o Governador Paulo Câmara me demite arbitrariamente por exercer atividade sindical. É o primeiro governador de Pernambuco, desde a redemocratização, que demite servidor pelo exercício da atividade sindical.  

Em 2016 (?), ao lado da nossa categoria, liderei uma das maiores greves da história da Polícia Civil de Pernambuco, diante de um quadro caótico na segurança pública com delegacias improvisadas, viaturas sem gasolina, IMLs sucateados, coletes vencidos e salários extremamente defasados. Fomos às ruas e conseguimos o maior aumento salarial da história e a organização de um concurso público para diminuir o déficit de policiais. Além de minha luta ter repercutido em todos os trabalhadores da segurança pública, como policiais militares, policiais penais, bombeiros e também guardas municipais.

Irei recorrer. Tomarei todas as providências jurídicas . O que está em jogo não é apenas a minha volta aos quadros da Polícia Civil ou desfazer uma arbitrariedade, um abuso de poder, de um governador covarde. O que está em jogo é a garantia da cidadania dos professores, enfermeiros, policiais e demais servidores. Continuaremos na luta pelo reconhecimento do policial enquanto trabalhador. Continuaremos na luta por uma segurança pública cidadã. Policial não é capataz ou capitão do mato de governo algum. Policial é um servidor, um trabalhador com direitos e obrigações. 

A luta antifascista não se dá apenas contra o óbvio governo Bolsonaro. Ela acontece contra todos que não respeitam trabalhadores; Contra quem manipula eleições com fake news; Contra quem persegue jornalistas; Contra quem instrumentaliza eleitoralmente a religião para manipular o povo; Contra quem desvia recursos para combater a COVID e contra quem tenta esconder a desastrosa política de segurança pública de Pernambuco. 

A falta de uma política de segurança pública eficaz no governo Paulo Câmara  matou quase 4 vezes mais do que a COVID em Pernambuco. Já são mais de 25 mil homicídios. Lutei, enquanto sindicalista,  pelos direitos dos policiais e por uma segurança pública cidadã. Não sou, não fui e não serei capacho desse necrogoverno.

Áureo Cisneiros

Ex-presidente e Atual Diretor de Comunicação e Imprensa do SINPOL 

Nota do Blog: Parlamentares de oposição (PT e PSol) em Pernambuco e outros estados, como Alagoas e Rio Grande do Sul, prestam solidariedade a Cisneiros: