quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

#VcNoBlog Pedro Dias

 



O mundo amanheceu mais triste pra mim com o incêndio do Teatro Valdemar de Oliveira onde eu me lembro fiz as peças: Jacaré Espaçonave do Céu, Eduardo II, uma História de Amor, O Circo Rataplan , Minha Infância Querida entre outros.

Hoje de manhã assistido o Bom Dia Pernambuco vi o incêndio do Teatro Valdemar Oliveira , e apareceu uma imagem do espetáculo Jacaré Espaçonave do Céu, onde eu tive a honra de estar no elenco, aí começaram a descer lágrimas com a notícia mais triste de 2024. O Teatro Valdemar de Oliveira ,que já chegou um dia a ser minha segunda casa. Teve uma época que eu fazia três apresentações da peça Jacaré Espaçonave do Cêu no Teatro Valdemar de Oliveira, sábado de 16: 30h e domingo ás 10:30 e 16:30h, um fato inédito no Teatro Pernambucano.

Ver um Teatro incendiado para mim, é como ter um filho ferido.

Espero que o Prefeito João Campos e a Governadora Raquel Lyra sejam sensíveis e nos tragam de volta o nosso Teatro Valdemar de Oliveira, um patrimônio da cultura do Recife e de Pernambuco.

Sindmetro-PE faz cobranças importantes sobre a segurança no Carnaval e nova reunião foi marcada para quinta (8)

 

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 7 de fevereiro, com a Superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Marcela Campos, para discutir o Plano de Segurança para o Galo da Madrugada e os demais dias do Carnaval 2024.

O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, destacou a importância da segurança para que os trabalhadores e trabalhadoras do Metrô do Recife possam realizar suas atividades de forma tranquila, e para que os foliões que optarem pelo metrô estejam seguros com a presença das autoridades de segurança. Luiz questionou sobre a possibilidade de greve da Polícia Civil e a necessidade de aumentar o número de composições de trens.

"Foi nos informado que haverá presença da Polícia Militar, do Batalhão de Choque e da PRF. Além disso, será montada toda a estrutura do SAMU e haverá atendimento para crianças e adolescentes na Estação Recife. No entanto, ainda não temos informações sobre o número de composições que estarão em operação na Linha Sul. Essa questão será respondida em uma nova reunião amanhã, juntamente com outras pendências solicitadas pelo sindicato", informou Luiz.

O Sindmetro-PE também solicitou um aumento no efetivo policial na Estação Rodoviária, especialmente porque nas quintas e sextas-feiras há uma grande concentração de pessoas circulando. Além disso, solicitou atenção especial na Estação Coqueiral e um reforço na observação do trecho Rodoviária-Camaragibe durante o dia do Galo.

Foi agendada uma nova reunião para a tarde desta quinta-feira, 8 de fevereiro, para dar continuidade às discussões.

Por enquanto, a categoria continua mobilizada, ou seja, no estado de greve, aguardando as informações que vão vir da Superintendência.

Caso seja positiva, o metrô funcionará normalmente, se for negativa, existem possibilidades reais da paralisação do metrô do Recife.

Carnaval 2024: confira o horário de funcionamento das agências do INSS

 

As agências do INSS estarão fechadas nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval. O atendimento será retomado na quarta-feira de cinzas (14/2), a partir das 14h, para os segurados que tiverem agendamento marcado.

135 e Meu INSS

Caso precise de informações, o cidadão pode contar com o atendimento telefônico da Central 135, que, nos dias 10, 12 e 13 (sábado, segunda e terça-feira), estará disponível das 7h às 18h com atendimento humano. Na quarta, o serviço volta ao horário normal, das 7h às 22h, horário de Brasília. O atendimento eletrônico seguirá disponível 24h por dia, ao longo de todo o período.

Pela Central 135, é possível obter informações sobre benefícios e pagamentos ou conferir o horário de agendamento de atendimento presencial.

Vale lembrar que os serviços também estão disponíveis pelo Meu INSS, que seguirá funcionando normalmente. Pelo site meu.inss.gov.br ou aplicativo para celular, o cidadão pode acessar mais de 100 serviços digitais do INSS, entre consultas, emissão de extratos, agendamentos, além de tirar dúvidas com a assistente virtual Helô.

Imprensa INSS

Projeto Social lança iniciativa para ensinar escrita criativa para jovens em situação de vulnerabilidade



O projeto Estudos em Escrita Criativa Social (EEC Social), uma iniciativa inédita no Recife concebida e viabilizada pela escritora pernambucana Patrícia Tenório (foto), vai oferecer formação gratuita, por meio de um curso livre, a 20 jovens de 18 a 26 anos, do Ensino Médio ou universitário (qualquer área), em situação de vulnerabilidade social, residentes no Recife e Região Metropolitana, que tenham interesse em se tornar escritores. As inscrições para o projeto estão abertas e o processo é inteiramente on-line. As candidaturas, juntamente com o envio da documentação, podem ser feitas até o dia 9 de fevereiro, por meio de formulário virtual. A lista de selecionados deve ser divulgada até o dia 20 de fevereiro.

O curso é formatado em aulas e oficinas mensais, de fevereiro a dezembro de 2024, ministradas por alguns dos maiores especialistas em Escrita Criativa no Brasil. Além das aulas, que acontecem em um sábado de cada mês no espaço da Casa Zero, no Bairro do Recife, o projeto também vai oferecer mentorias pedagógicas e acompanhamento psicológico para orientação dos alunos na construção do primeiro livro de autoria deles, que deve ser publicado sob a forma de uma coletânea ao fim do curso. Toda a formação será ministrada de forma presencial.

As disciplinas oferecidas abrangem áreas diversas da Literatura e da construção narrativa, englobando também outras manifestações artísticas. A aula magna do projeto ocorre no dia 24 de fevereiro, seguida da inauguração oficial, em 16 de março. Com a criação do EEC Social, a intenção de Patrícia é democratizar o ensino da Escrita Criativa no Recife, dando oportunidade de uma formação de alto nível para jovens talentos da escrita com potencial de se tornarem autores, editores e profissionais da área. O projeto também tem o objetivo de dar visibilidade a esses novos autores, com a publicação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso sob a forma de uma coletânea, a ser publicada ao fim da etapa formativa. 

A ideia do projeto surgiu, ainda embrionária, desde que Patrícia começou a escrever, há vinte anos. Para ela, o apoio e a orientação recebidos de outros autores no início da carreira foram fundamentais para o desenvolvimento de suas próprias habilidades e para o impulsionamento de sua trajetória. Hoje, já firmada no meio literário e autora de 30 livros, ela quer replicar esse suporte para os 20 escritores em formação que serão assistidos pelo EEC Social.

O projeto conta com um corpo de voluntários formado pelos principais expoentes da Escrita Criativa no Brasil, a exemplo do gaúcho Luiz Antonio de Assis Brasil, doutor em Letras e autor de “Escrever ficção”, considerado o principal manual de criação literária publicado no Brasil. Assis, que ministra a aula magna do curso, mantém a mais antiga oficina de formação literária do país, que originou os cursos de graduação, mestrado e doutorado em Escrita Criativa na PUC-RS. Além dele, integram o time de 27 docentes voluntários do EEC Social os escritores Adriano Portela, Altair Martins, Andrezza Postay, Antonio Aílton, Bárbara Félix, Bibiana Simionatto/Irka Barrios, Bernadete Bruto, Bernardo Bueno, Cleyton Cabral, Daniel Gruber, Elba Lins, Fernando de Mendonça, Fred Linardi, Gisela Rodriguez, Gustavo Czekster, Guilherme Azambuja Castro, Julia Dantas, Juliana Almeida, Leonardo Wittmann, Luís Roberto Amabile, María Elena Morán, Patricia Alves, Rafael Bassi, Raldianny Pereira, Talita Bruto e Tiago Germano. Além da coordenação executiva de Patricia Tenório, o projeto também conta com a coordenação pedagógica de Adriano Portela e a mentoria psicológica de Patricia Alves.

Link para a inscrição dos interessados:
https://bit.ly/3OcjyAg

Sobre Patrícia Tenório
Patrícia Tenório é escritora, tem trinta livros publicados, é doutora em Escrita Criativa e uma das idealizadoras da primeira especialização em Escrita Criativa em Pernambuco, fruto de uma parceria entre a Unicap e a PUC-RS, da qual também foi coordenadora e professora. É a fundadora do Grupo de Estudos em Escrita Criativa, criado em 2016. Em 2023, foi responsável por promover o primeiro workshop sobre o tema na Feira do Livro de Frankfurt, apresentado por ela e outros sete escritores brasileiros. Na ocasião, ela também lançou cinco novos livros, além da coletânea Studies on Creative Writing in Brazil, organizada por ela.

Paulista desenvolve Ação de prevenção ao trabalho infantil durante o periodo do Carnaval


Com a chegada do período carnavalesco, o município do Paulista está desenvolvendo ações contra o trabalho infantil. Nesta quinta-feira (08.02), às 14h30, a Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Direitos Humanos irá promover uma ação na orla do Janga, através do Projeto Praia Legal. Esta ação é desenvolvida em parceria com o Governo do Estado

A iniciativa será realizada no entorno do polo carnavalesco montado na Praça Cantor Augusto César, nas proximidades das quatro torres. Haverá uma atividade de sensibilização dos usuários, assim como junto aos comerciantes. A Superintendência da Proteção Social Especial do município coordenará os serviços.

Equipes técnicas, educadores sociais, profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Serviço Especializado em Abordagem Social irão atuar na mobilização.

Imprensa Paulista PE 

Turistas que desembarcaram no Aeroporto Internacional do Recife são recebidos com a alegria do Carnaval pernambucano


Quem desembarcou no Aeroporto Internacional do Recife nesta quarta-feira (7) pôde vivenciar um pouco a magia e a alegria do Carnaval pernambucano. O Governo do Estado, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e da Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-PE) promoveu um receptivo para os turistas que contou com Orquestra de frevo, passistas, bonecos e personagens que remetem a cultura e o carnaval de Pernambuco e entrega das famosas e coloridas sombrinhas de frevo. O encerramento da ação ficou por conta do cantor Alceu Valença, importante ícone da cena musical e cultural do Estado, que cantou alguns dos seus sucessos. 

Realizada no saguão do Aeroporto, a iniciativa reuniu diversos visitantes que vieram curtir o maior Carnaval do país, na qual tiveram uma prévia da grandiosidade e potencialidade da festividade em terras pernambucanas. O cantor Alceu Valença tornou o momento ainda mais memorável com sua apresentação, chamando e incentivando o público presente a se divertir, dançar e pular, mostrando que o Pernambucano, além de adorar uma boa festa, tem uma alegria nata que contagia os que aqui chegam. 

"O Carnaval de Pernambuco sem dúvidas é uma das maiores festas do país. É repleto de muita cultura, história e tradição. O nosso povo, que carrega uma animação nata, sabe receber muito bem os que aqui chegam, sendo assim, o Governo do Estado, por meio da Empetur e da Setur, promoveu essa ação no Aeroporto Internacional dos Guararapes, para receber com animação, no clima do carnaval, os turistas que estão chegando no nosso Estado para curtir e aproveitar a festa. Estamos muito satisfeitos de poder proporcionar esse momento aos nossos visitantes, com um show de um dos maiores artistas de carnaval do Brasil que é Alceu Valença, pois queremos eles se sintam bem acolhidos, e tenham experiências inesquecíveis do Carnaval pernambucano, que esse ano, com certeza, vai ser um dos maiores", comenta o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

"A ação de hoje com Alceu Valença tem o intuito não só de fazer com que os turistas que chegam se surpreendam com a nossa história, com o grande ícone da música popular brasileira, que é o Alceu, um grande representante do carnaval pernambucano, mas também é uma ação que tem o objetivo de ser disparada Brasil afora pelas redes sociais, pelos diversos meios de comunicação digital. Exatamente para divulgar o nosso carnaval, o nosso aeroporto, nossa conectividade. É uma ação que visa celebrar Pernambuco, para além da própria ação de marketing, aumentando o burburinho sobre o carnaval do nosso Estado", pontua o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho.

Desde dezembro do ano passado, a Empetur junto com a Secretaria de Turismo e Lazer vêm trabalhando para divulgar o carnaval de modo nacional. Com campanha publicitária sendo divulgada no sudeste, uma vez que o Estado de São Paulo é um dos maiores emissores de turistas nacionais para Pernambuco. Em janeiro deste ano, foi realizada uma ação promocional em diversas cidades da região Nordeste, Natal, João Pessoa, Campina Grande, Fortaleza e Maceió, para não só divulgar a festa como também atrair turistas de diversas regiões do país para visitarem Pernambuco, bem como conhecer e experimentar a energia de uma das principais festas que movimentam a economia e o turismo do Estado, que este ano, tem por expectativa movimentar 3 bilhões de reais, isso significa um aumento de 11,11% em relação ao ano passado.

Imprensa Empetur

#VcNoBlog Oséas Borba Neto

É desolador ver um teatro ser destruído, principalmente quando este simboliza tanto para um estado e um povo. Num palco cheio de histórias, onde o Nosso Teatro, virou Teatro Valdemar de Oliveira, honrando a luta e trajetória de seu fundador.
Um Teatro que no passado enfrentou um incêndio e junto com a união da classe artística, dos empresários e governantes se reergueu, mas com os falecimentos de seus principais timoneiros e nomes de peso do Nosso Teatro, vemos o TAP se afastar da classe e se isolar num sonho do passado.
Vemos uma especulação imobiliária ferrenha se aproximar desta construção, que tanta alegria trouxe ao nosso povo, tantos sorrisos ecoaram em sua construção, mas que agora pensa em derrubar e transformar toda uma história em um espigão a mais, numa cidade cada vez mais engessada, o que faz o busto do seu fundador Valdemar de Oliveira parecer mais triste.

Ver as cinzas da plateia e no palco nesta manhã de quarta feira, é ter a certeza que a destruição não é acidental, que o silêncio e descaso de nossos governantes, faz parte de um desmonte de uma classe de luta e de formação de um povo. De grupos e artistas que não se calam, mesmo quando a cada dia perdem mais palcos e mais espaços.

Este não é o fim como muitos pensam, a história não acabou, a luta não terminou. Porque a luta faz parte da vida de todos artista e deixar de lutar, não faz parte do nosso vocabulário, medo de perseguição é algo que nos faz ter mais força e gritar mais alto, que a luta apenas começou!

Oséas Borba Neto é ator, diretor, dramaturgo, fundador do Grupo João Teimoso, militante cultural e fundador da Guerrilha Cultural



Com apoio do Corpo de Bombeiros, Paulista irá sediar a primeira Semana de Prevenção de Acidentes


Com o objetivo de que os estudantes e população em geral do município de Paulista recebam educação sobre a prevenção de acidentes, representantes da gestão do shopping Norte Janga estiveram, nesta quarta-feira (07), na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, no Recife. Na ocasião do encontro institucional, foram discutidas as primeiras tratativas com o comando-geral do Corpo de Bombeiros para concretizar uma parceria nesse sentido. 

"Um momento como o que estamos construindo aqui é de suma importância. Teremos a oportunidade de mostrar à população o trabalho que o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco realiza ao aproximar esta instituição pública da sociedade, difundindo ensino, conhecimento e apresentando as ações desempenhadas pela Corporação. Vamos instruir a população no sentido de como proceder em casos de emergências pré-hospitalares, áreas de salvamento aquático e também na prevenção a incêndios e pânico. Parabenizamos a gestão do shopping Norte por ser um veículo facilitador entre o Corpo de Bombeiros e a população ", ressaltou o Diretor Interino de Ensino, Instrução e Pesquisa da Corporação, Tenente-Coronel Sidnei Cavalcanti.

No mesmo sentido, a advogada e gestora do Shopping Norte Janga, Dra. Cléia Alves, apontou a relevância da parceria educativa para a população do município: “Pretendemos organizar a primeira semana de Prevenção de Acidentes de Paulista já para os eventos do primeiro quadrimestre do ano em curso. Colocaremos à disposição do corpo docente e discente de escolas públicas municipais e estaduais localizadas em Paulista e também da população em geral, toda estrutura da Arena Janga. Temos como instituição uma responsabilidade social de organizar como também promover uma ação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, faz parte disso. Agradecemos a esta conceituada entidade pública pelo acolhimento a nossa inativa e nos sentimos honrados pelo crédito que recebemos", concluiu a representante do shopping.

Recife será sede do maior evento de saúde da América Latina


Todo o plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) posou para a foto com sombrinha de frevo. Poderia ter sido pela proximidade do Carnaval, mas o motivo foi outro: depois de mais de duas décadas, Recife foi escolhida para sediar o maior evento de saúde da América Latina. A 26ª edição do Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem vai ocorrer em setembro deste ano.

A defesa do deputado estadual Gilmar Júnior (PV), que preside o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), foi aceita por unanimidade: “É uma honra saber que, após mais de 20 anos, vamos levar o CBCENF para Pernambuco. O congresso vai acontecer entre as cidades de Recife e Olinda, ou seja, estaremos contemplando duas cidades históricas. Esperamos receber os colegas do país inteiro para conhecer a nossa cultura, nossos sabores, nosso polo de saúde, que é um dos maiores do Brasil e, sobretudo, a luta da Enfermagem pernambucana, um exemplo para todo o Brasil!”, comemorou.

Quem também festejou a notícia foi a Prefeitura do Recife. O agradecimento ao deputado Gilmar Júnior veio por parte do secretário de Turismo e Lazer, Antônio Coelho: “Estamos muito felizes! Será um evento grandioso, com mais de dez mil pessoas, que estimulará bastante a economia. Quero agradecer pela dedicação e pelo empenho do deputado Gilmar Júnior para que a gente pudesse ter essa conquista!”.

Feira Gastronômica Olinda dá Gosto vai acontecer durante os dias de Carnaval


A feira gastronômica Olinda dá Gosto acontecerá durante o período de Carnaval. Será entre os dias 09 e 13 de fevereiro, sempre das 11h às 22h, no Polo Sítio de Seu Reis, próximo à Praça do Carmo. A quarta edição da festa terá comidas gostosas, de qualidade e a preços populares, assinadas por grandes chefs pernambucanos. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de Olinda, o Instituto Cesar Santos e a Coca-Cola.

São 15 operações que estarão à disposição do público, com opções de petiscos, sanduíches, pratos quentes, opções vegetarianas e veganas e sobremesas. “Além de ser uma opção gastronômica, de lazer para toda a família, é uma oportunidade para movimentar o dinheiro no município. Será um grande evento e estamos ansiosos para receber nossos foliões”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Inovação e Turismo de Olinda, Mirella Almeida.

“A Feira Gastronômica Olinda dá Gosto sempre é um sucesso. A oferta de produtos de qualidade e com muito sabor, com o crédito de chefs conhecidos, reforçam a segurança alimentar de quem precisa ter energia para aguentar os dias de festa. A operação também tem um grande apelo econômico, por promover vagas de emprego temporários e fazer a economia girar na cidade”, acrescentou o chef Cesar Santos, presidente do Instituto parceiro da Prefeitura de Olinda no evento.

Estarão presentes nesta edição: Dom Sain – Chef Caio Fernandes, Grego Grill, Chefs Atílio e Cesar Bastos, Mangueburguer – Chef Jhane Kelly, Chef Bárbara Vieira, Chef Hugo Rodrigues, Chef Cláudia Luna, Koletivo Gastrô, Comadre Coxinha – Amanda Escobar, Metá Cozinha – Chef Nathalia Kelsch, Quina da Linguiça – Chef Rafhael Diniz, Saborear Comedoria, Luna Confeitaria Artesanal – Eliane Luna, e DuBruno Palha Italiana.

25º Torneio da Amizade abre a temporada de natação master em PE


A piscina da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB Recife, nas Graças, recebe no dia 02 de março, a primeira competição do ano realizada pela Associação de Nadadores Master de Pernambuco - ANMPE em 2024. O 25º Torneio da Amizade reunirá nadadores de todo o estado em cinco provas individuais - medley, costas, borboleta, peito e livre - e ainda revezamento. Serão provas para atletas da categoria master feminino e masculino, a partir de 25 anos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 26 de fevereiro pelo site da ANMPE. 
O Torneio da Amizade, que abre a temporada 2024 de competições em Pernambuco, terá o aquecimento às 15h e provas às 16h em piscina curta. “Essa competição marca de forma emblemática a abertura das competições de natação master em Pernambuco” reforça o presidente da ANMPE, Rafael Mendes, que assumiu no começo deste ano, a gestão do quadriênio da associação.
INSCRIÇÕES - As inscrições para as provas individuais e revezamento podem ser feitas até dia 26/02. O atleta deve acessar o site da ANMPE (www.anmpe.com.br), preencher os dados e efetuar o pagamento. Para os sócios da ANMPE, a inscrição custa R$ 50,00 e o valor por prova individual R$ 35,00. Para os não-sócios, o valor do Torneiro é de R$ 150,00 e pode escolher até duas provas individuais. Os atletas da categoria pré-master (a partir de 25 anos) e os iniciantes, pagarão o mesmo valor do sócio ANMPE e não precisam pagar anuidade. 
ANUIDADE – Para os que queiram se associar, o valor da anuidade de 2024 é de R$ 60,00 e o sócio terá desconto nas seis competições realizadas durante o ano pela ANMPE, além de pontuar para o troféu eficiência que premia os melhores nadadores durante o ano.

Serviço:
25º Torneio da Amizade ANMPE
Quando: Dia 02 de março de 2024
Onde: Piscina da Associação Atlética do Banco do Brasil - AABB, Graças. 
Horário: 15h (aquecimento) e 16h (início das provas).
Inscrições pelo site www.anmpe.com.br

Carnaval de Paudalho conta com atrações culturais, espetáculo infantil e shows com Ferrugem, Marcelo Falcão, Elba Ramalho, Alceu Valença, Pablo, Priscila Senna e Troinha

 

Considerado o "Maior Carnaval do Interior de Pernambuco", o município de Paudalho, na Zona da Mata Norte, realiza a programação carnavalesca 2024, com quatro dias de festa; dois Polos, Cultural e Principal; além do tradicional Banho de Frevo e programação especial para a criançada. A festividade começou no dia 4 e segue nos dias 11,12 e 13 de fevereiro de 2024.

Com mais um dia de festa, Paudalho abriu o Carnaval no domingo(4), às 19h, no Pátio do Beira Rio, localizado no Centro, com a presença do Gigante Léo Santana, Nádia Maia e Felipe Farra, esquentando a cidade para o que promete ser o maior Carnaval de todos os tempos no município.

Polo Principal

O Polo Principal, localizado no Pátio de Eventos Beira-Rio, no Centro, receberá grandes nomes da música brasileira em três dias intensos de festa, trazendo o melhor do frevo, brega, brega-funk, forró, reggae, samba e pagode nacional. No domingo (11), a festividade conta, a partir das 13h, com o Banho de Frevo, ao som da Orquestra do Clube Cruzeiro do Sul, seguido dos cantores Roginho, Elba Ramalho e Marrom Brasileiro; às 23h, a programação continuará com Michele Menezes, seguida da voz inconfundível de Marcelo Falcão. Já na segunda-feira(12), o festejo será animado com a Orquestra do Clube Lenhadores, seguido de MC Troinha, Alceu Valença e André Rio; à noite, a celebração será por conta de Cláudia Lauterer e Pablo. Fechando o Carnaval em grande estilo, Paudalho receberá na terça-feira(13) a Orquestra do Clube Estrela, Os Neiffs, Priscila Senna e André Marreta no período da tarde; já a noite, será a vez de Lili Trindade, seguido de um dos maiores nomes atuais do samba-pagode brasileiro, o cantor Ferrugem.

Polo Cultural

Reunindo as diversas expressões artísticas e culturais que constroem a festividade carnavalesca, o município contará com o Polo Cultural, localizado na Praça Pedro Coutinho, no Centro da cidade. Das 9h às 23h, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, o Polo irá receber maracatus locais e vindos de todo o estado de Pernambuco, além de grupos de bois, escolas de samba, blocos líricos, caboclinhos, entre outras agremiações carnavalescas. Um dos marcos da tradição paudalhense são os desfiles dos clubes carnavalescos, que iniciarão o cortejo, nos três dias, a partir das 20h, também no Polo Cultural.

Banho de Frevo Infantil para a criançada

Garantindo programação para todas as idades, o Carnaval 2024 contará todos os dias com o Banho de Frevo Infantil, que tem águas aromatizadas com uma fragrância especial e segura para a pele dos pequenos. A festa dos mini-paudalhenses e de toda criançada da Mata Norte de Pernambuco iniciará logo cedo, às 9h30, no Pátio de Eventos do Beira Rio.

O domingo(11) começará com o grupo Balão da Alegria, animando os pequenos. Na segunda-feira(12), a festa continuará com a Barca Maluca. Para fechar a programação na terça-feira(13), o festejo contará com a Nave Moleca. O Banho de Frevo Infantil é tradicional no município e busca incluir as crianças na folia contagiante do carnaval.

Homenagens

Além de ser uma terra que respira cultura, Paudalho traz na sua gente grandes nomes que influenciaram a tradição do município e serão homenageados neste Carnaval de 2024. Entre os homenageados, teremos a Maria de Araújo (conhecida como Dona Jesus Soares, in memoriam), Luíza Valentim (in memoriam), Gaspar de Paudalho, Jailson Silva (conhecido como Gija), Felipe Cornélio e o casal de passista, Josefa Oscar (conhecida como Zezinha) e Oscar França. Durante a Coletiva de Imprensa do município, anunciando sobre o carnaval 2024, realizado na última sexta-feira(2), os homenageados e seus representantes receberam certificados simbólicos por suas contribuições para a cultura e tradição local.

SERVIÇO
Carnaval de Paudalho 2024
O Maior Carnaval do Interior de Pernambuco
Local: Paudalho, Zona da Mata Norte de Pernambuco

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

POLO PRINCIPAL

Domingo, 11/02
Atrações do Banho de Frevo, a partir das 13h:
Às 13h, Orquestra Clube Cruzeiro do Sul
Às 15h, Roginho
Às 16h, Elba Ramalho
Às 18h, Marrom Brasileiro

Atrações, a partir das 23h:
Às 23h, Michele Menezes
Às 00h30, Marcelo Falcão

Segunda-feira, 12/02
Atrações do Banho de Frevo, a partir das 13h:
Às 13h, Orquestra Clube Lenhadores
Às 15h, MC Troinha
Às 16h, Alceu Valença
Às 18h, André Rio

Atrações, a partir das 23h:
Às 23h, Cláudia Lauterer
Às 00h30, Pablo

Terça-feira, 13/02
Atrações do Banho de Frevo, a partir das 13h:
Às 13h, Orquestra Clube Estrela
Às 15h, Os Neiffs
Às 16h, Priscila Senna
Às 18h, André Marreta

Atrações, a partir das 23h:
Às 23h, Lili Trindade
Às 00h30, Ferrugem

BANHO DE FREVO INFANTIL, A PARTIR DAS 9H30 NO POLO PRINCIPAL

Domingo, dia 10/02
Atração: Banda Balão da Alegria

Segunda-feira, 11/02
Atração: Banda A Barca Maluca

Terça-feira, 12/02
Atração: Banda Nave Moleca

POLO CULTURAL
Local: Praça Pedro Coutinho

Domingo, segunda e terça-feira, dias 11, 12 e 13/02
Atrações, a partir das 9h:
Apresentações culturais de agremiações carnavalescas locais e visitantes

Atrações, a partir das 20h:
Desfile tradicional de clubes carnavalescos de Paudalho


Imprensa Paudalho PE

Dia do Frevo: Camará Shopping reúne 80 bailarinas em apresentação gratuita


Nesta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, é comemorado o Dia do Frevo e, em celebração a essa data tão especial, o Camará Shopping será palco de um espetáculo que juntará ballet e frevo em uma apresentação única. O evento reunirá 80 bailarinas ao todo para um show aberto ao público a partir das 16h.

Sob a instrução da professora Tina Neves, essas jovens artistas vão mostrar sua graça e habilidade numa performance de ballet que promete ser um espetáculo à parte. No dia, as bailarinas vão circular no shopping acompanhadas por uma trio marcial, combinando técnicas de dança, trazendo à vida a energia contagiante do frevo sem perder a delicadeza e majestade do ballet.

Vale lembrar que a apresentação é fruto de um projeto social no qual o Camará Shopping acolhe 200 crianças em parceria com a Prefeitura de Camaragibe, juntamente com a Fundação de Cultura e a Secretaria de Esportes da cidade. No mall, elas desfrutam de aulas de ballet gratuitas como atividade extracurricular acessível.

Para aqueles interessados em prestigiar as bailarinas, o evento é gratuito e terá concentração no piso L1 do shopping, ou seja, onde acontecem as aulas de ballet. Além de shows e apresentações, o centro de compras conta com outras opções de lazer para toda a família, como: o cinema Moviemax Camará, Game Station, Mini Cars e o Circuito Unicórnio. Demais detalhes e informações estão disponíveis no Instagram @camarashopping e no site https://www.camarashopping.com.br/.

Carnaval: crianças aproveitam blocos escolares para iniciar os dias de folia


O clima de Carnaval chegou animando os públicos de todas as idades. Desde 2010, o Salé Folia, bloco do Colégio Salesiano Recife, circula pelas ruas do bairro da Boa Vista com todos alunos, professores, pais e responsáveis.

A edição deste ano terá como atrações as orquestras Sid e RV. O bloco irá se concentrar no Ginásio Dom Bosco, às 8h, e circular pelas ruas Dom Bosco, Rua Marquês Amorim, Rua Barão de São Borja, Rua das Ninfas e Av. Manoel Borba.

Em Paulista, Polo infantil do Carnaval garante diversão da garotada


A animação já toma conta da cidade do Paulista. Além do polo fixo na orla do Janga, dos desfiles de blocos, a Prefeitura do Paulista também vai garantir a diversão para a garotada, com o polo infantil no Ecoparque das Paineiras, na PE-15, em frente ao Terminal Integrado Pelópidas Silveira, no Centro. A programação será do sábado (10) até a segunda-feira de Carnaval (12.02), sempre a partir das 16h.

De acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude do Paulista, a festa do sábado contará apresentações de Caboclo de Lança e Banda Sorriso. No domingo, passistas, recreação e concurso de fantasia, com inscrições de 08 a 10 de fevereiro no Ecoparque.

Na segunda, a apresentação será da Banda Infantil com Dryca e Rafa.

Imprensa Paulista PE 

Projeto visa assegurar lar temporário até que animais resgatados sejam adotados efetivamente


Com a preocupação de conquistar tratamento adequado e condições dignas para animais que vivem em situação de abandono, o deputado estadual Romero Albuquerque propôs o projeto de lei 1556/2024, que institui uma Política Estadual de Fomento à criação de Lares temporários para animais em Pernambuco, com a finalidade de assegurar o acolhimento, tratamento adequado, proteção e a promoção do bem-estar dos bichinhos em situação de vulnerabilidade. A ideia é animais resgatados sejam bem abrigados até a adoção. 

A Política Estadual de Fomento à criação de Lares temporários terá como diretrizes a conscientização sobre a importância da adoção responsável, com participação da sociedade civil e de órgãos envolvidos com a causa animal, a exemplo de ONGs na criação e manutenção dos lares temporários, parcerias com clínicas e instituições que cuidem da saúde animal para o provimento dos cuidados necessários e campanhas e informativas, com um cadastro dos lares oferecidos, mantidos pelo órgão competente, para monitorar a quantidade de animais acolhidos, assim como supervisionar as condições de saúde dos animais com o andamento dos processos de adoção . Para Romero Albuquerque, “o projeto é mister para oferecer cuidado adequado aos animais que resgatamos diariamente. Não basta somente salvar, é preciso propor um lar, prover condições dignas para essas vidas e ter a certeza de que elas estarão seguras com um tutor que ofereça amor e acolhimento de fato”. 

O projeto propõe ainda a concessão de incentivos fiscais e benefícios para lares temporários registrados e acesso preferencial a programas de capacitação. De acordo com o PL, os lares disponíveis teriam direito a um fundo estadual de apoio.

A lei contempla ainda um regulamento específico para a criação e funcionamento dos Lares temporários, incluindo critérios para acolhimento, padrões de bem-estar animal e procedimentos de fiscalização; campanhas periódicas de incentivo e adoção de animais acolhidos em Lares temporários, com promoção de eventos de adoção responsável; capacitação para os responsáveis pelos lares temporários abordando temas como manejo, cuidados com a saúde, comportamento animal e legislação relacionada. 

A proposta visa ainda assegurar a devida estruturação e funcionamento do cadastro de Lares temporários, incluindo critérios para o acolhimento, padrões de bem-estar animal e procedimentos de fiscalização. Ainda segundo o PL, os lares temporários deverão manter registros atualizados sobre os animais acolhidos, suas condições de saúde e eventuais adoções realizadas.

O projeto determina ainda que cabe ao Poder Executivo a implementação, regulamentação e fiscalização desta Lei, podendo, para executá-la da melhor forma, estabelecer parcerias com organizações da sociedade civil e instituições especializadas.

COMUNICADO • Instituto Banco Vermelho em Vitória de Santo Antão


Em virtude da necessidade de ajuste de calendário, diante das agendas de carnaval do Estado, informamos que a ação de inauguração da intervenção urbana do Instituto Banco Vermelho em Vitória de Santo Antão, anunciada para esta sexta-feira (09), será reprogramada para março. Em breve, comunicaremos nova data e mais detalhes sobre a instalação do banco cenográfico gigante na cidade, que será realizado por meio da parceria do Instituto Banco Vermelho com a Secretaria da Mulher da Vitória de Santo Antão, dentro das suas políticas de combate ao feminicídio e à violência contra a mulher.

No sábado de Carnaval, Orquestra Arruando dará o tom na noite de frevo do Polo Arsenal


A Orquestra Arruando, comandada pelo cantor, apresentador e idealizador do grupo, Nilo Otaviano, se apresenta mais uma vez em um dos principais palcos do Carnaval de Pernambuco. No próximo sábado, 10/02, a partir das 18h30, o grupo conduz a festa no Polo Arsenal, a Praça do Arsenal da Marinha, no bairro do Recife Antigo. O show, intitulado “O frevo vive & pulsa & continua” contará com mais de 25 artistas no palco (17 músicos, dois backing vocals e seis passistas de frevo, do grupo Brincantes das Ladeiras, liderado pelo Mestre Wilson Aguiar).

A Arruando preparou um repertório especial composto por grandes clássicos do frevo, entre eles, o frevo de rua Duda no Frevo, de Senô, e o frevo-canção de Chapéu de sol aberto, de Capiba. E composições mais recentes, como o frevo-canção Quer mais o quê, de Marcello Rangel, e o frevo de bloco Festim, de Antônio Carlos Nóbrega e Wilson Freire. “A ideia é levar, mais uma vez, ao Carnaval do Recife, um show envolvente e inclusivo, onde todas as pessoas participem ativamente da apresentação, cantando e dançando, como sempre ocorre nos shows da Arruando”, convidou Nilo.

O show, igualmente ao que ocorria nos bailes de carnaval, até poucas décadas atrás, será finalizado com marchas-rancho. A orquestra escolheu duas das mais populares e que todo amante do frevo sabe cantar: Bloco da Solidão, de Evaldo Gouveia, e Turbilhão, o maior sucesso gravado por Moacyr Franco. 

Fundada em 2013, a Orquestra Arruando já realizou mais de 60 shows públicos, sendo 43 deles na Praça do Marco Zero, no Recife. A maioria deles em datas alheias ao Carnaval, o que é um dos principais projetos da Orquestra. “No período pré-carnavalesco e durante a folia de Momo é muito pulsante o frevo em Pernambuco. A magia das letras, acordes e danças ganham o mundo e o coração dos amantes da festa. Mas nós queremos mais. Queremos o pernambucano reverenciando e cantando a nossa cultura o ano todo”, desejou o criador do grupo, Nilo Otaviano.

*Serviço:* Show da Orquestra Arruando 
*Data/hora:* Sábado, 10/02 – 18h30
*Local:* Praça do Arsenal da Marinha, no bairro do Recife Antigo

Carnaval na praia: consumo de álcool e crianças sem supervisão são fatores de risco para afogamento


O litoral brasileiro é um destino muito comum no Carnaval, seja para aqueles que querem aproveitar esses dias para descansar ou para quem quer curtir a folia nas cidades litorâneas. No entanto, para não estragar a diversão, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA e o CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool estão juntos para alertar sobre o perigo da combinação álcool e ambiente aquático e levar a mensagem de prevenção contra afogamentos.

Levantamento da SOBRASA apontou que em 2022, só no mês do Carnaval, 530 brasileiros morreram afogados. O CISA lembra que parte desses casos estão diretamente ligados ao consumo de álcool. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 12% dos afogamentos são atribuíveis à ingestão de bebidas alcoólicas.
“O Carnaval é uma das festividades nacionais mais associadas ao consumo de álcool e muitas pessoas desconhecem a gravidade de consumir álcool e entrar no mar. Por isso, a importância de conhecer os riscos, respeitar os limites e saber agir”, destaca o Secretário-geral da SOBRASA, Dr. David Szpilman.

Arthur Guerra, psiquiatra e presidente executivo do CISA, explica que o álcool, mesmo em pequenas concentrações, é capaz de alterar os reflexos e aumentar o tempo de reação. “Conforme o consumo de álcool aumenta, essa concentração se eleva no sangue e há um excesso de autoconfiança e uma diminuição da capacidade de discernimento. Como consequência, o indivíduo superestima sua competência aquática e tem dificuldade em avaliar adequadamente os riscos do local”, alerta.
 
*Supervisão de crianças:*

Outro risco associado ao uso de álcool está relacionado à supervisão de crianças – maiores vítimas dos casos fatais. “O afogamento é a primeira causa de morte de crianças entre 1 e 4 anos no Brasil, por isso não dá para descuidar nenhum segundo, mesmo em águas muito calmas ou quando as crianças estiverem utilizando coletes salva-vidas, ressalta Szpilman. Pais ou responsáveis sob efeito de álcool terão sua capacidade de atenção reduzida, afetando diretamente os cuidados na supervisão das crianças.

A recomendação das entidades para quem decidir beber é não nadar, e quando estiver supervisionando uma criança, não ingira bebida alcoólica. Outra orientação fundamental é não beber em excesso, pois além do risco de afogamentos, há outros prejuízos sérios de curto a longo prazo à saúde.

Confira mais dicas que podem evitar o risco de afogamentos em praias:
• Frequente apenas praias que tenham o Guarda-vidas presente.
• Observe as bandeiras de sinalização, evitando entrar na água quando demarcada com a bandeira vermelha (alto risco de afogamento), ou preta (área não protegida por guarda-vidas).
• Evite entrar na água para salvar quem está se afogando, pois diariamente 2 brasileiros morrem afogados dessa forma. Procure jogar um material flutuante, chame um guarda-vidas ou o Corpo de Bombeiros (193) e aguarde o profissional chegar.
• Caso seja pego por uma corrente fique calmo, não lute, flutue e acene por ajuda.