sábado, 12 de maio de 2018

Ana de Ferro com temporada em Olinda

O espetáculo Ana de Ferro, Rainha dos Tanoeiros do Recife foi selecionada para participar do projeto Cultura Nossa - Pernambuco Fala Olinda, no seu sexto ano. O projeto visa a formentação das artes cênicas no Estado de Pernambuco, objetivando e valorizando espaços culturais alternativos nas comunidades populares. Trazendo espetáculos de qualidade do Estado de Pernambuco. Além de peças teatrais o projeto oportuniza oficinas de relações de grupo com Izaltino Caetano, psicólogo e diretor de teatro, oficinas de música com o professor Geraldo Vidal e leituras dramatizadas e uma roda de diálogo sobre “O Teatro no Contexto das Comunidades”.

O Projeto Cultura Nossa- Pernambuco/ Ano VI, tem produção de Lúcio Fábio e coordenação e curadoria de Izaltino Caetano patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Cultura de Pernambuco, FUNDARPE e FUNCULTURA.

O romance entre o governador de Pernambuco durante o Brasil holandês e uma cortesã no cais do porto do Recife é pano de fundo para narrar os amores impossíveis da boemia do século XVII. Ana de Ferro, Rainha dos Tanoeiros do Recife   se apresentar em Salgadinho, Olinda-PE, no dia 19 de agosto/ domingo, ás 18:30h, dentro da programação do projeto Cultura Nossa- Olinda Fala Pernambuco, Ano VI.

Inspirada no poema de Vital Correia Araújo e em pesquisas do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, a carioca Miriam Halfim criou um texto histórico com lampejos de ficção apresentando personagens reais em situações possíveis de terem acontecido.

A encenação do pernambucano Emanuel David D’ Lúcard busca criar uma ponte entre os séculos XVII e XXI, elencando perspectivas sobre gênero, religião e racismo. Disposto numa forma de passarela, a direção insere o público na cena na busca de uma reflexão social. Separando homens e mulheres para conseguir tal feito.

O espetáculo traz em seu corpo imagético elementos cênicos de época; figurinos, cenários e adereços construídos com materiais, texturas e composições contemporâneas. Assim também segue o trabalho dos atores que mesclam com momentos realistas e simbólicos numa dinâmica de graphic novel.

Desde sua chegada em Recife, Ana de Ferro causa alvoroço nas normas da colônia, quando vem da Europa travestida de homem. Na capital pernambucana compra Zambi, um escravo, mas logo o declara amigo. Forma parceria com outra cortesã, Maria Cabelo de Fogo, e abre um dos bordéis mais frequentados na Rua dos Tanoeiros. Por um ato de racismo, ente Zambi e o mestre do presídio, Maurício de Nassau vive uma apaixonante e breve história de amor com Ana. Já Maria tem que reviver os tormentos do passado num reencontro doloroso, enquanto ecos de Palmares convidam Zambi para o quilombo.

 A peça conta com uma trilha sonora contemporânea que traz releituras de músicas que vão desde Edith Piaf a Reginaldo Rossi, passando por obras como Hallelujah e Assum Preto.

“É um espetáculo que trata de amores impossíveis, que busca desconstruir o estereótipo dos que vivem nas margens sociais, expondo a humanidade latente por meio dos sentimentos mais profundos. É um espetáculo que propões reflexões de períodos tão distantes, mas que passam pelos mesmos paradigmas sociais.” Pontua D’Lúcard sobre a encenação.


FICHA TÉCNICA
Realização: Grupo Teatral Risadinha
Texto: Miriam Halfim
Poema: Vital Correia Araújo
Encenação e Identidade Visual: Emanuel David D’ Lúcard
Produtora Executiva: Patrícia Assunção
Assistente de Produção: Geraldo Cosmo
Direção de Arte e Confecção de Figurino e Adereços: Francis de Souza
Web Designer e Administração do Projeto: Hypolito Patzdorf Lucena
Direção Musical: Samuel Lira
Coreografia: Anderson Henry
Designer de Luz:  João Paulo
Operador de Som: Josinaldo Alves
Operador de Luz: João Paulo

Plano e Execução de Maquiagem: Cláudia Alves
Criação e Execução de Cenário: Felipe Lopes e Marcelo Bonfim
Divulgação: Pedro Dias
Consultora Histórica: Suzana Veiga
Fotografia e Filmagem: Carlos Kamara/Ambar Produtora
Elaboração do Projeto: Lúcio Fábio
Comunicação Móvel/Carro de Som: Coelho Publicidade
Locução: Gaby Lapenda
Serviços Gráficos: Clã de Comunicadores
Contrarregra: Edson Rodrigues
Elenco: Cláudia Alves, Euclides Farias, Geraldo Cosmo, João Arthur, João Neto, Patrícia Assunção, Pedro Dias e Telma Ratta
  
Serviço:
Peça: Ana de Ferro, Rainha dos Tanoeiros do Recife
Local: Espaço Cultural Professor José de Barros Lins –Anexo ao Instituto Allan Kardec e Lar Ceci Costa. Endereço: AV. Professor Andrade Bezerra, 826, Salgadinho, Olinda-PE.
Data: 19 de agosto/ Domingo
Horário: 18:30h
Duração: 80 minutos
Ingresso: R$:2.00(dois reais).
Informações: 98782-6804/ 99536-4746

Com informações do ator e divulgador Pedro Dias

Maio Roxo alerta para o Lúpus

Uma doença complexa e de difícil diagnóstico. Assim é o Lúpus, uma doença inflamatória, de causa desconhecida, em que possíveis agentes externos (vírus, bactérias, agentes químicos, radiação ultravioleta) estimulam o sistema imune de uma pessoa que já tem uma predisposição genética, induzindo a produção inadequada de anticorpos. Esses anticorpos então provocam lesões nos tecidos e também alterações nas células sanguíneas.

Para alertar e divulgar informações sobre o problema foi criado o Maio Roxo, mês que lembra a doença que atinge cinco milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com a Lupus Foundation of America. No Brasil, mais de 150 mil novos casos de lúpus surgem todos os anos. O 10 de maio, especificamente, foi dedicado à pessoa com lúpus.

Uma pesquisa feita pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo, mostrou que pessoas de todas as idades podem ser acometidas, mas mulheres, em geral, são mais afetadas. Não existe cura, podendo ser benigno até extremamente grave e fatal. As manifestações clínicas variam de paciente para paciente, assim como seu tratamento.

De acordo com a reumatologista Andrea Dantas, do Hospital Miguel Arraes (HMA), por ser uma doença de difícil diagnóstico, é necessário fazer um conjunto de exames que conferem segurança para que os especialistas cheguem ao resultado. O lúpus pode afetar só a pele ou pode acometer outros órgãos, separados ou ao mesmo tempo. “A mortalidade é mais baixa quando atinge somente a pele e aumenta quando a doença ataca rins, cérebro e pulmões”, esclarece.

As queixas mais frequentes são mal-estar, febre, fadiga, emagrecimento e falta de apetite, além de dor articular ou muscular leve e manchas vermelhas na pele. “As alterações mais frequentes ocorrem na pele e nas articulações. A queda de cabelo é muito comum e indica a doença na sua fase ativa. Boa parte dos pacientes também tem artrite”, explica dra. Andrea. Após o diagnóstico, o tratamento deve ter o objetivo de controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente, e pode ser feito com base no uso de antiinflamatórios, nos casos mais leves, até com drogas que bloqueiam o crescimento celular, nos mais graves.


Com informações da jornalista Iana Gouveia

Jogos Escolares de PE seguem para a reta final em Caruaru

As disputas pela fase municipal da 59ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco continuam em Caruaru. Os estudantes do município seguem agora para a reta final das competições nas modalidades de futsal, vôlei de praia, voleibol, basquete e atletismo. A Prefeitura de Caruaru está à frente da realização do evento no município, através da Secretaria de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Gerência de Esporte e Lazer.

Na quarta-feira (09) já teve time vencedor na quadra da ETE, com a final de futsal, na categoria mirim masculina. O Colégio Exato ficou em primeiro lugar e o Interativo, em segundo. Nesta quinta-feira (10) será a vez da final no infantil masculino, com os times do Sagrado Coração e SESI na disputa pelo título de vencedor. Nos embates do vôlei de praia de ontem, na AABB, o Colégio Alternativo conquistou o primeiro lugar e Colégio Criativo, o segundo, no mirim feminino. Já no mirim masculino, o Criativo ficou em primeiro e Alternativo, em segundo. No infantil feminino, o Criativo conquistou o primeiro lugar e o Colégio Sagrado Coração, o segundo. Foram campeões nas categorias infantil e juvenil masculina os colégios Criativo e Vicente Monteiro, respectivamente.

As disputas aconteceram também na quadra do Colégio Exato, com as partidas de basquete iniciadas às 15h, e que seguem até esta sexta-feira (11). O local sediou as competições entre os times do Colégio Criativo e Jesuína, Escola Padre Zacarias e ETE, na categoria infantil masculina, e, Jesuína contra Criativo, na juvenil masculina. Já os jogos de voleibol seguem até a próxima segunda-feira (14). 

Imprensa Caruaru

Sebrae orienta profissionais e empresários do segmento de beleza

O Sebrae-PE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) vai apresentar, na Feira da Beleza do Nordeste – Hairnor 2018, que acontece de 2 a 4 de junho no Centro de Convenções de Pernambuco, no Recife, seus projetos de apoio a quem planeja abrir um salão de beleza e também para quem já atua no segmento e deseja dinamizar o seu negócio.

Uma das iniciativas nesse sentido será disponibilizar, em seu estande na feira, um especialista que dará orientações a quem quer empreender na área de beleza e estárica. Na consultoria, o empreendedor terá informações sobre a importância da escolha da localização do salão, os serviços que devem ser oferecidos e as alternativas para formalização do negócio.

Também no estande montado na Hairnor, as pessoas vão poder se inscrever para os cursos específicos que serão ministrados após o evento que terão foco nas ações para aumentar a competividade dos microempresários do setor e possibilitar a atração de mais clientes.

Outro projeto que será apresentado no evento é o Sebraetec, que é um serviço de consultoria que objetiva a inovação das micro e pequenas empresas, que inclui design de ambiente e fachada, economia energia, otimização dos recursos humanos, entre outros. Os participantes dos cursos e da consultoria contam com um subsídio de 70% bancados pelo Sebrae, ou seja, pagam apenas 30%.

Além disso, o Sebrae-PE estará subsidiando a aquisição de estandes na Hairnor para 40 micro e pequenas empresas ligadas ao segmento de beleza que estarão expondo seus produtos e serviços no evento. São indústrias de cosméticos, de descartáveis, escolas de treinamento e prestadores de serviços.

A Feira da Beleza do Nordeste – Hairnor vai reunir este ano cerca de 400 marcas expositoras incluindo as principais indústrias de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal, além de fornecedores de móveis e equipamentos para salões de beleza.

O evento não é só voltado para empresários e profissionais do segmento, incluindo cabeleireiros, manicures, maquiadores, esteticistas, proprietários de clínicas de beleza e de SPAS. O público em geral também é alvo da feira, que cresce a cada ano como eficiente instrumento de vendas de produtos de beleza ao consumidor final com preços especiais 


Imprensa Sebrae PE

Comidas gigantes no São João de Caruaru

Com muito forró e bastante animação, a população caruaruense e os turistas que visitam a cidade durante o período junino vão poder desfrutar também de uma vasta opção gastronômica no São João de Caruaru. Produzidas há mais de 25 anos, as comidas típicas já viraram tradição na cidade e estão crescendo cada vez mais e fazendo sucesso para alimentar todos os forrozeiros de plantão.

No dia 02 de junho, duas comidas gigantes dão início à tradicional festa, são elas: o Maior Cozido de Milho na Manteiga de Garrafa e o Maior Chocolate de Quente. O Maior Cozido de Milho na Manteiga leva 1.500 espigas e é preparado pelos moradores do bairro Petrópolis. A festa ocorrerá na Praça Geraldo Borba, a partir das 20h e contará com a participação de duas bandas, aguardando a presença de mais de 1.800 pessoas.

Já o Maior Chocolate Quente é produzido há 11 anos e leva 700 litros de leite, 130 quilos de chocolate em pó, 20 latas de leite condensado e creme de leite, 50 quilos de açúcar, 35 quilos de maisena e cinco quilos de canela em pó. Duas bandas animarão o evento, que possui uma estimativa de 11 mil pessoas. A festa será realizada no bairro São João da Escócia, às 18h.

A Festa da Paçoça será realizada no dia 03, na 3ª Travessa Presidente João Goulart, bairro Jardim Panorama, às 15h. Ainda no mesmo dia, terá a Caminhada do Tareco e Mariola, tradicional festa que ocorre há mais de dez anos no bairro do Vassoural, a partir das 15h, e aguarda uma estimativa de público de 6 a 7 mil pessoas.

No dia 09 de junho, as comidas típicas ganham continuidade com a realização do Maior Quentão do Mundo. Os moradores da rua Emília Maria dos Santos, localizada no bairro Agamenon Magalhães, organizam o evento que já acontece há 17 anos. Este ano, as atrações começam às 19h.

Um dos eventos mais tradicionais durante o São João é a Caminhada do Forró junto com o Maior Cuscuz do Mundo. A festa será realizada no dia 10 de junho, começando na entrada da Vila do Aeroporto, a partir das 13h, e seguirá até o Alto do Moura. Este ano, o cuscuz será produzido com 800 quilos de floco de milho e 200 quilos de sardinha e salsichas. A banda Asas da América, Trio Minhoquinha e Décio Luiz são algumas das atrações já confirmadas para animar o público de cerca de 50 mil pessoas.

No dia 13, será a vez do Bolo de Milho Gigante, que é realizado há 17 anos na Rua Barão de Itamaracá, no bairro Indianópolis. A comida é produzida com 1.200 ovos, 60 quilos de trigo, 45 caixas de mistura para bolos, 60 quilos de margarina e 120 litros de leite. As atrações Décio Luiz, Forró do Mourão e CaruForró prometem animar o público estimado em cinco mil pessoas.

No dia 14, os forrozeiros poderão experimentar o Maior Caldinho do Mundo. A festa irá ocorrer na Academia das Cidades, no Bairro São João da Escócia, às 19h. O evento completa seis anos em 2018 e espera um público de mais de 12 mil pessoas. No mesmo dia, também haverá a Maior Dobradinha do Mundo, que já ocorre há seis anos e será realizada na rua Maria da Boa Vista, no bairro Boa Vista II, a partir das 20h.

Dia 15 de junho, uma das comidas mais esperadas chega para abrilhantar o festival. Preparado por Dona Maria do Bolo, uma das homenageadas do São João 2018, o Pé de Moleque Gigante terá 21 metros de muito sabor. O bolo será preparado com 800 quilos de massa de mandioca, 120 bandejas de ovos, 60 quilos de coco ralado, 16 quilos de cravo, canela e erva doce, 200 quilos de margarina, 60 quilos de castanha, 120 quilos de açúcar e 40 quilos de doce de goiaba. O evento será realizado na rua Major João Coelho, em frente ao Parque Municipal do bairro das Rendeiras, a partir das 18h, e contará com a apresentação de várias atrações.

No mesmo dia, ocorrerá o Arraial do Pão Doce,que promete animar o público com atrações artísticas. O evento será realizado na Rua Capitão Nilo Ferreira da Costa, no bairro do Salgado, às 20h.

A Festa da Polenta ocorrerá no dia 16, na Avenida São José, no bairro São Francisco. A guloseima é preparada com 30 quilos de fubá, 20 quilos de queijo coalho e 30 quilos de peito de frango. O evento, que começa às 18h, terá um palco com atrações artísticas, que são: CaruForró, Trio Pé de Serra Chamego Bom e Banda Torpedo.

No mesmo dia, a partir das 18h, os forrozeiros também poderão degustar a Tapioca Gigante que ocorre há dez anos no bairro das Rendeiras. O Maior Bolo de Rolo também ocorrerá no dia 16, quando receberá a população da Rua Barão de Caruaru, no bairro do Salgado, a partir das 20h.

Com dez anos de tradição, o Maior Assado de Milho será realizado no dia 17, na Rua Coelho Neto, no bairro Santa Rosa, a partir das 16h. O Bolo de Tapioca Gigante dsrá no dia 20 de junho, na rua da Tijuca, bairro do Salgado, a partir das 19h. No mesmo dia, a Maior Pipoca do Mundo tomará conta da Praça das Rendeiras. O evento é realizado há 19 anos e ocorrerá a partir das 18h.

No dia 21, os moradores do bairro Cidade Jardim irão desfrutar do Maior Bolo de Saia do Mundo. O evento, que é realizado há sete anos, será animado por atrações musicais a partir das 18h.

Em sua décima edição e pelo primeiro ano dentro do cronograma das comidas gigantes, os moradores do Sítio Lajes participarão da Mesa Junina, que está sendo organizada pelo vereador Galego de Lajes. A população poderá desfrutar todo tipo de comida típica junina, como canjica, pamonha, milho assado e cozido, e ainda contará com a participação de quadrilhas e bandas de forró. O evento será realizado no dia 23 de junho, a partir das 18h.

No dia 24 de junho, dia de São João, o Maior Cozido de Milho do Mundo completa 17 anos e será realizado na rua Capitão Dé, bairro Santa Rosa, às 15h. No mesmo dia, haverá também a Festa do Beiju, que será realizada no Residencial Luiz Bezerra Torres, localizado na rua Alecrim, quadras 24 e 25, bairro Nossa Senhora das Graças, a partir das 15h. E não para por aí. Ainda em comemoração ao dia de São João, os moradores da rua Antônio Menino, no bairro Divinópolis, realizam o evento da Maior Broa de Milho, que este ano completa 11 anos.

O Maior Bolo de Macaxeira do Mundo completa 12 anos e será realizado no dia 27 de junho, no largo do Convento, bairro Divinópolis, às 18h. Este ano, o evento contará com atrações musicais, além de apresentações de quadrilhas e barracas de comidas.

Os moradores do Salgado organizam a festa do Salgadinho Gigante, que irá ocorrer no dia 28 de junho, na rua Doutor Pedro Estáuquio Vieira, às 19h. São nove anos de tradição no bairro.

A Festa Do Munguzá será realizada no dia 29 de junho, na Praça 14 de Julho, Centro da cidade. As atrações do evento, realizado há 19 anos, começam a partir das 15h. No mesmo dia, haverá o Maior 40 do Mundo, que contará com apresentações musicais e começará a partir das 15h no bairro Santa Rosa.

No dia 30 de junho, os moradores da Vila Campos, no Distrito Industrial, realizarão a Festa da Macaxeira, tradicional há 12 anos. O evento começará às 16h. OMaior Xérem Com Galinha Do Mundo será realizado no dia 1º de julho. Os moradores da Vila do Rafael, na zona rural, irão realizar a festa, que já ocorre na comunidade há 15 anos. O evento começará às 11h.

Encerrando o calendário das Comidas Juninas, a Canjica Gigante completa 19 anos e será realizada no Sítio Vila Peladas, Zona Rural de Caruaru. Os moradores poderão provar a guloseima a partir das 18h. O festival de comidas gigantes conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura e Turismo da cidade. 

Imprensa Caruaru

1º Festival de Cerveja Artesanal de Olinda



Ela é servida gelada, combina com petiscos. É a queridinha dos brasileiros nas mesas dos bares e das casas: a cerveja. Bebendo com moderação e sem o uso da direção de veículos ela é bem-vinda para reunir amigos e familiares. Nos dias 1.º, 2 e 3 de junho será uma oportunidade para os amantes dessa bebida participarem do 1º Festival de Cerveja Artesanal de Olinda, na Praça do Carmo. No local, serão montados estandes para comercialização, palco para apresentações culturais e um parque infantil. 

A Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia da cidade promoverá o evento em parceria com a Associação Pernambucana das Cervejas Artesanais (APECERVA). Na sexta-feira (01.06) o festival será realizado das 16h à 0h. Já no sábado (02.06) e domingo (03.06) será das 17h à 0h. O evento vai contar também com apresentações de coco, além de shows de Tributos (sexta-feira), Banda Seu Lunga (sábado) e Junior Chumbago (domingo). 

Segundo especialistas, a principal diferença entre a cerveja industrial e a artesanal (também chamada de gourmet) é o processo de produção e fabricação. Na industrializada, geralmente se utiliza 60% de malte (grãos selecionados como a cevada) e se acrescenta outros cereais e produtos químicos para diminuir os custos de produção. Já a gourmetizada é feita com ingredientes mais selecionados. Há um aumento do teor do malte e demora na fermentação. Esses procedimentos acabam elevando um pouco o valor do produto. 

No 1º Festival da Cerveja Artesanal de Olinda, os apreciadores ou quem ficar curioso para provar outros sabores da bebida sem ser a industrial podem conferir marcas como: Seis Punhos, Pernambucana, Capunga, Babylon, Duvália, Armorial e Weissdorn, Patt Lou e Hellcife, Navegantes, GrunhsBier, Ekäut, Quatro Cantos, FriedaHaus + Cavallotti, Debron Bier, Manguezal. 

Imprensa Olinda

#MariellePresente Dor e Homenagem no Dia das Mães

Às vésperas do primeiro Dias das Mães sem a filha, a vereadora Marielle Franco (PSOL), morta em 14 de março passado, Marinete Silva diz que ainda é difícil falar da filha. Mesmo assim, por pouco mais de oito minutos, explicou que considera uma "covardia" o atentado que vitimou a vereadora e o motorista Anderson Gomes.

Marinete fala que não quer acreditar que o plano tenha sido arquitetado por um vereador da Câmara do Rio. Nesta semana passada, reportagem do jornal O Globo, revelou o depoimento de um delator que incriminou o vereador Marcello Siciliano (PHS) e o miliciano Orlando Oliveira de Araújo como responsáveis pelo crime.

Siciliano e Orlando negam a participação no crime.

"Aquilo que foi arquitetado contra a minha filha não é humano. É lamentável que naquele parlamento de homem branco, seja lá quem tenha planejado, arquitetado. Matar. Como é que Mariele tenha pago com a vida numa situação dessas? Foi uma covardia muito grande", desabafou no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Rio de Janeiro.

A OAB realizou, nesta sexta-feira (11), uma audiência pública com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania do Parlamento do Mercosul.

"O dia 13 de março, véspera da morte de Marielle, foi tão marcante quanto o dia 14. Passamos horas juntas, quase não tínhamos oportunidade de conversar. Jamais imaginaria que no dia seguinte eu ia receber a notícia da morte dela. Não tenho certeza de nada só que tudo isso não é humano", desabafou.

Em poucos minutos, Marinete relembrou da educação católica que deu à filha nas ruas de Bonsucesso, bairro onde está o Complexo do Maré, por onde Marielle transitava independente da facção criminosa que dominasse as comunidades da região.

"Levaram um pedaço da gente. Filho faz parte de nós. É um Dia das Mães de dor", revelou.

Tatuagem - Dias após o crime, a filha da vereadora, Luyara Santos, tatuou o rosto da mãe no braço e compartilhou a homenagem em seu perfil no Instagram. “Marcada na minha memória, no meu coração, na minha vida e agora na minha pele!”, declarou-se a jovem de 19 anos.

A tatuagem foi feita pelo artista Magrão Kovok, que também publicou a imagem em sua rede social. “Quando o tatuador estava terminando o desenho e vi o resultado, fiquei muito emocionada. Cheguei a chorar. Minha avó achou lindo. Não tenho acompanhado muito as redes sociais, mas resolvi postar e recebi várias declarações carinhosas”, disse Luyara.



Com informações do Portal G1 e do Jornal de Brasília

80% do estoque de vacinas foram distribuídos, afirma ministro

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, disse hoje (12) que a pasta já entregou mais de 80% do estoque de 60 milhões vacinas contra a gripe em todo país. No dia de mobilização nacional contra a gripe, o chamado Dia D, mais de 65 mil pontos de vacinação atuaram em todo território nacional para imunizar o público-alvo da campanha.

“A vacina da gripe é o que vai combater, evitar, que tenhamos internações, complicações e às vezes alguns óbitos, como já ocorreram em função da gripe e do vírus H1N1”, disse o ministro da Saúde. “A vacina é segura, pois é feita com o vírus inativado, tendo poucos efeitos adversos”.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 5 de maio foram registrados 1.005 casos de influenza em todo o país, com 158 mortes. Do total, 597 casos e 99 mortes foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 208 casos e 30 mortes. Ainda foram registrados 112 casos e 13 mortes por influenza B e os outros 88 casos e 15 mortes por influenza A não subtipado.

Segundo o Ministério da Saúde, a meta é vacinar 54,4 milhões de pessoas até o dia 1º de junho. A dose da vacina deste ano atua contra três vírus do tipo influenza, incluindo o H1N1 e o H3N2. 

A campanha de vacinação contra gripe tem como público-alvo idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem ser imunizadas. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos em que estão registrados para receber a dose, sem necessidade de prescrição médica.

Agência Brasil

Polícia identifica restos mortais de irmãos gêmeos

A Polícia Técnico-Científica identificou os restos mortais dos irmãos gêmeos Wendel e Werner, de 10 anos, informou a Secretaria da Segurança Pública (SSP) neste sábado (12). Os corpos dos meninos foram achados na quarta-feira (9), no local do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo.

"O Núcleo de Biologia e Bioquímica do IC [Instituto de Criminalística] informa que o DNA recolhido dos remanescentes humanos de duas crianças encontrados na última quarta-feira (9) apresentou vínculo genético com o material fornecido pela família dos gêmeos", diz nota da SSP.

A mãe deles, Selma Almeida da Silva, de 40 anos, ainda é procurada nos escombros.

Inicialmente, a polícia informou que os garotos tinham 9 anos. A reportagem, porém, teve acesso aos RGs dos meninos que mostra que eles já tinham completado 10 anos em julho do ano passado.

Com a confirmação dos irmãos, até agora foram identificadas quatro vítimas do desabamento, entre elas:

Francisco Lemos Dantas, de 56 anos (identificado na sexta-feira, 11 de maio);
Ricardo Oliveira Galvão Pinheiro, de 39 anos (identificado pelas digitais em 4 de maio).

Buscas - Os bombeiros buscam outras quatro vítimas:

Selma Almeida da Silva, 40 (mãe dos gêmeos);
Eva Barbosa Lima, 42;
Walmir Sousa Santos, 47;
Gentil de Souza Rocha, 53.

O nome de Gentil de Souza Rocha entrou na lista na sexta-feira, depois que sua companheira procurou a Polícia Civil para registrar seu desaparecimento.

Neste sábado, os bombeiros localizaram dois ossos. Um deles parece ser uma costela humana. Na sexta-feira, a equipe localizou um fragmento de osso que aparenta ser o fêmur de um adulto.

Os ossos passarão por exames de comparação genética com material fornecido por parentes de desaparecidos.

Os bombeiros entraram no 12º dia de buscas neste sábado. As equipes encontraram grande quantidade de água no segundo subsolo, o que dificulta as buscas nos escombros. O trabalho com as máquinas foi paralisado para a retirada da água.

“O corpo de Bombeiros chegou na parte que representava o segundo subsolo do prédio e nesse local encontrados dois veículos extremamente destruídos, são partes dos veículos, carcaças que foram retiradas, porém ele está inundado, cheio de água", disse o tenente Guilherme Derrite, porta-voz do Corpo de Bombeiros.

"Nós vamos fazer a sucção dessa água para identificar e tentar localizar vítimas ou partes dos seres humanos que poderiam estar ali no momento do desabamento”, afirmou. De acordo com o tenente, as buscas devem ser encerradas até a próxima segunda-feira (14).

Portal G1




A maternidade fora do cárcere

Quando foi presa pelos policiais, em setembro do ano passado, Taiane Gonçalves ainda estava amamentando o filho Enzo, de 1 ano e 8 meses. Durante cinco meses, ela só teve notícias do bebê, seu primeiro filho, por meio de parentes, pois não queria que ele frequentasse o Centro de Detenção Provisória Feminino de Franco da Rocha (SP), onde ela estava detida. De longe, ficou sabendo que Enzo, mesmo tão pequeno, sentiu o afastamento e demorou para se acostumar com a falta da mãe.

“Ele ficou com febre, perguntando por mim, estranhando as pessoas. Ficar longe dele foi a pior situação possível que eu passei, porque somos muito apegados, sempre estivemos juntos”, diz a mãe, de 23 anos, acusada de tráfico de drogas, associação ao tráfico e porte de arma.

Em fevereiro deste ano, Taiane foi a primeira mulher do país beneficiada pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que aprovou um habeas corpus coletivo para substituir a prisão preventiva por domiciliar para presas de todo o país que sejam gestantes ou mães de crianças de até 12 anos ou de pessoas com deficiência.

Um dia depois da votação no STF, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Ilan Paciornik determinou a substituição da prisão preventiva de Taiane pela domiciliar. Na decisão, ele afirmou que, apesar de estar sob os cuidados de parentes, o contato permanente da criança com a mãe “mostra-se essencial ao seu desenvolvimento, além de ser um direito previsto em inúmeros dispositivos legais”.

Agência Brasil