sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Cidade de Custódia será abastecida com água do Rio São Francisco

As águas da Transposição do Rio Francisco também alimentarão a cidade de Custódia, no Sertão de do Estado. O novo Sistema Adutor será construído pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que realizou nesta semana a disputa de preços para saber qual empresa vai realizar a obra. Segundo o presidente da estatal, Roberto Tavares, a expectativa é que o contrato seja assinado com a vencedora do certame no começo do mês de outubro. 

A obra de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Custódia foi um dos nove projetos selecionados pelo governador Paulo Câmara, após pedido do Prefeito Manuca, que considerou essa obra a mais importante para o Município. O investimento será custeado com empréstimo do Estado junto ao FGTS. “O governador Paulo Câmara solicitou que os técnicos da Compesa encontrassem uma solução para atender a cidade de Custódia, que tem sofrido com a grave seca que já dura sete anos consecutivos”, explicou Tavares.

A obra consiste na construção de uma estação elevatória (sistema de bombeamento), no distrito de Rio da Barra, em Sertânia, e de uma adutora de 23 quilômetros de extensão, às margens da BR-232, que transportará água do Rio São Francisco para a cidade de Custódia. Também será construída uma nova estação de tratamento de água, específica para o atendimento a Custódia. “A unidade terá a capacidade para tratar 85 litros de água por segundo, vazão suficiente para suprir às necessidades da população do município. Para garantir os investimentos necessários para viabilizar a obra, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, lembra do esforço do corpo técnico da companhia em elaborar projetos com antecedência. “Os nossos técnicos têm se desdobrado na elaboração de projetos que visem garantir água nas torneiras dos pernambucanos e que ajudem o governador Paulo Câmara a captar os recursos necessários para viabilizar as obras”, acrescentou o presidente.

O município de Custódia é atendido atualmente pelo manancial de Marrecas, que tem a capacidade armazenar 21 milhões de metros cúbicos de água, mas se encontra em pré-colapso. “Com o novo Sistema Adutor de Custódia, a cidade não ficará mais dependendo exclusivamente das chuvas. Independente dos ciclos de seca, teremos água do Rio São Francisco”, argumentou Roberto Tavares, pontuando que o projeto é uma antiga reivindicação das lideranças e moradores do município. A obra tem prazo para conclusão em 12 meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.


Imprensa Compesa


Escola de Olinda promove integração com jogos internos

Mais de 150 estudantes deram, nesta terça-feira (26), o pontapé inicial para a primeira edição dos Jogos Internos Participativos da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus (em tempo integral), no Amaro Branco, em Olinda. Dois grupos trouxeram temas como natureza e ancestralidade. “Amaro Branco resgatando as suas raízes culturais e esportivas”, é o mote que norteia os jogos escolares da unidade de ensino. A cerimônia de abertura foi marcada por performances de dança artística. 

Entre as modalidades, os atletas entrarão em quadra para competir no voleibol, futebol de salão, queimado, handebol. No entanto, a disputa de vídeogame é que tem se destacado e atraído a maior procura da garotada. “A ideia de inserir o vídeogame surgiu a partir dos conteúdos dos jogos eletrônicos trabalhados em algumas atividades de Educação Física”, comentou a professora da disciplina e gestora da escola, Karyna Santana.

A competição será de Xbox, onde coletivamente os estudantes escolhem, entre corrida ou futebol. Os estudantes foram divididos em grupos, de acordo com a faixa etária.

Cauã Ferreira da Silva, 13 anos, pretende levar pra casa a medalha de ouro na categoria de vídeogame. Para ele está sendo muito importante o evento. “Todo mundo que está participando desenvolve um estilo marcado pela união, mesmo tendo aquela disputa saudável”, ressaltou o adolescente. 

Além dos jogos coletivos, também farão parte das competições as modalidades individuais, como: xadrez, dama, jogos pedagógicos com as disciplinas de matemática (tabuada), português (soletrando) e conhecimentos gerais (jogos de perguntas e respostas). A proposta é de que os jogos se consolidem como um componente curricular do bimestre, onde as práticas pedagógicas de todas as disciplinas sejam envolvidas pela cultura e o esporte. 

Os estudantes serão avaliados por todos os professores dentro dos elementos de disciplina e respeito. O evento segue até a próxima terça-feira (02.10). Os primeiros e segundos lugares de cada modalidade ganharão ingressos para o parque de diversões Mirabilândia, em Olinda. 

Imprensa Olinda

Famílias são assentadas em Petrolândia

Uma década separa as primeiras ocupações do Assentamento Januário Moreira, em Petrolândia, da realização do sonho da posse de terra de 112 famílias, finalmente concretizado na manhã desta quinta-feira (29). Pela primeira vez, moradores de um dos maiores municípios do Sertão de Itaparica foram contemplados com a entrega de títulos por parte do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), beneficiando centenas de agricultores da zona rural da localidade. Entre as obras estruturadoras já planejadas para integrar os novos donos de terra de Januário Moreira, um estrada que interliga a região à zona urbana de Petrolândia será construída e a verba foi assegurada por emenda parlamentar.

Solucionado problema de drenagem em Aguazinha

Quem passa pela Rua 13 de Junho (as duas fotos), no bairro de Aguazinha, em Olinda, já pode perceber os resultados da requalificação da via, executada pela Secretaria de Infraestrutura. Uma obra de drenagem realizada pela atual gestão municipal virou a página de um problema grave de transbordamentos, que se arrastava havia 30 anos, inundava diversas casas, provocava inúmeros prejuízos materiais e o pior: doenças.

O motorista de táxi e morador da rua, Marcos Antônio, em seus 60 anos de vida relata suas perdas materiais por conta dos alagamentos. Ele contou que ainda tinha esperança em reconstruir tudo o que perdeu. “E foi escutando o povo que o prefeito Professor Lupércio fez acontecer. Só tenho a agradecer a ele, porque ele realmente está mudando, depois de muitos anos sem saber o que é esta palavra”, disse.

O trabalho envolveu a colocação de tubos de drenagem para sanar alagamentos antigos em trechos críticos da rua. Pessoas residentes na via viveram dias de tormentos por três décadas sem a resolução definitiva do problema.

“Sou vizinho da rua há vinte anos e todos os dias transito por ela. Era triste ao passar e ver a situação do local, principalmente por causa da saúde. Antes aqui era um mau cheiro, a água acumulada impedia a passagem dos veículos e pedestres, hoje, além de ser uma alegria, é uma realização ver tudo limpo e organizado” relatou o jardineiro Cosmo Dias.

A obra contou ainda com a recuperação do calçamento para restabelecer a mobilidade no bairro.

“Só tenho a agradecer muito ao prefeito, que disse que iria mudar Olinda e está mudando. Posso ver que isso é resultado da atual gestão, minha rua hoje é um destaque”, disse a vendedora Regina Santos.

Pela visão de aprendizagem das crianças

A Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Saúde e Educação, está realizando a Promoção de Saúde Ocular nas escolas do município, uma ação desenvolvida pelo programa Aprender com Saúde, que tem o objetivo de proporcionar aos alunos condições plenas de saúde para garantir qualidade no aprendizado e, consequente, desenvolvimento.

Os alunos da rede municipal de ensino passam por uma triagem feita pelas Equipes de Saúde da Família localizadas no território das escolas, a fim de identificar pessoas com necessidade de consulta oftalmológica. Uma vez identificados, os alunos passarão pelamprensa consulta do oftalmologista no ambiente escolar e encaminhamentos para realizar exames e confecção dos óculos que serão fornecidos pela Secretaria de Saúde, caso sejam necessários. São 20 modelos disponíveis para escolher, gratuitamente, as armações e aguardar a entrega com o grau recomendado.

“Estamos identificando nas escolas do município crianças que apresentam deficiências visuais e isso é um limitador de desenvolvimento escolar infantil causando, assim, evasão e reprovação. Com o oftalmologista nas escolas através do Aprender com Saúde vamos garantir que todas as crianças passem pela consulta e, se necessário, receba os óculos gratuitamente, garantindo sua capacidade de aprendizado”, explicou o Coordenador do programa na Secretaria de Educação, Giorgio Martins.

Até o momento, foram visitadas 15 escolas. Foram elas: Escola João Vênio, Escola Duda Umbuzeiro, Escola Alfredo Pinto, Escola Manoel Valdevino, Escola Municipal Adelino Alves da Silva, ETI João Lyra Filho, Escola Maria Cândida, Escola Nossa Senhora Aparecida, Escola Antônio Martins, Escola Municipal José Barbosa, Escola Municipal Manoel Henrique da Silva, Escola Municipal Manoel Bandeira, Escola Municipal Sabino José Pereira da Silva, Escola Municipal Vicente Correia e Escola Municipal Maria Martins de Melo. Cerca de 800 alunos foram triados e 226 beneficiados com as consultas realizadas pelo programa.

Além da Promoção à Saúde Ocular, o programa Aprender com Saúde realiza ações de saúde bucal, álcool e drogas, trânsito, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, vigilância em saúde, primeiros socorros, entre outros.

“A finalidade do Aprender com Saúde é proporcionar aos alunos condições plenas de saúde para garantir o aprendizado”, explicou a Coordenadora do programa na Secretaria de Saúde, Carina Toscano.

A programação do mês de setembro termina nesta sexta-feira (28), na Escola Municipal Luiz Pessoa, localizada no bairro do Vassoural. Para outubro, estão programadas 900 consultas com o oftalmologista, a partir do dia 03.

Imprensa Caruaru

Geraldinho Lins e Kelvis Duran cantam em Olinda

Geraldinho Lins apresenta antigos e novos sucessos de seu repertório de forrós românticos em show neste sábado (29), na orla de Olinda. O artista se canta no Manny Deck Bar, em noite que vai ter ainda show do Príncipe do Brega Kelvis Duran cantando clássicos como "Perdoa-me" e "Contigo na Cabeça"; e o DJ Edu Reis. As apresentações têm início às 21h.

Os ingressos para a festa têm o valor de R$ 25 até as 23h do sábado (29). Após esse horário, o valor do ingresso vai para R$ 30. O Manny Deck Bar fica no início da orla de Olinda, próximo à Praça do Fortim. Outras informações podem ser obtidas por meio dos telefones (81) 9.9755-0378 e 3318-0226.

Dia Mundial do Coração alerta para a gravidade de doenças relacionadas ao órgão

O Dia Mundial do Coração é celebrado em 29 de setembro. Doenças do coração e do aparelho circulatório são as principais causas de morte no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, no país são registradas mais de 300 mil mortes relacionadas a doenças do aparelho circulatório por ano, sendo cerca de 87 mil delas causadas por infarto agudo do miocárdio (IAM). 

Segundo Hermilo Borba, cardiologista do Hospital Santa Joana Recife, o IAM, também conhecido como infarto ou ataque cardíaco, se caracteriza como a interrupção da passagem de sangue para o coração, devido a obstrução da artéria coronária, o que provoca a morte das células cardíacas. “Dor forte no meio do peito, irradiada para o braço esquerdo, associada à sudorese, palidez e falta de ar são os principais sintomas do infarto”, aponta. 

O especialista alerta para a importância de levar a vítima imediatamente até uma emergência cardiológica para o diagnóstico e tratamento. “O tempo que a pessoa vai levar para chegar em uma emergência é geralmente o que define a preservação do músculo cardíaco, reduzindo, assim, as complicações. Na emergência, após ser diagnosticado o infarto agudo do miocárdio, o tratamento se dá ou através da infusão venosa de uma substância que diluirá o trombo, restaurando o fluxo sanguíneo através da artéria ou será realizada uma angioplastia coronariana com implantação de stent ( técnica que abre a artéria)”, afirma. 

Além do infarto agudo do miocárdio, outras doenças relacionadas ao coração que têm mais ocorrência são hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, dislipidemia, entre outras. Vários são os fatores de risco para o surgimento dessas doenças como tabagismo, alteração do colesterol, obesidade, sedentarismo, histórico familiar, estresse e alimentação inadequada. “As pessoas que possuem fatores de risco devem consultar o cardiologista em média duas vezes por ano para acompanhamento e, se necessário, tratamento com medicamento e mudança do estilo de vida. Ter hábitos de vida saudável é de extrema importância”, alerta o médico Hermilo Borba. Além da consulta, dependendo de cada paciente, o especialista pode prescrever alguns exames específicos da área como eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, cintilografia miocárdica, escore de cálcio, angiotomografia das artérias coronárias, entre outros.

Nossa Avenida terá oficina de slime e atividades físicas neste domingo em Caruaru

As ações do Projeto Nossa Avenida, em Caruaru, prometem animar a ciclofaixa da Avenida Agamenon Magalhães com programação para toda família, neste domingo, dia primeiro de outubro. As atividades físicas orientadas e ações de promoção à saúde continuarão a serem realizadas, assim como aferição de pressão arterial e avaliação corporal para toda a família.

O público infantil poderá aproveitar para se divertir e brincar em mais uma oficina de slime, que tem feito o maior sucesso Brasil afora ensinado os pequenos a fazer a famosa “geleca”. As atividades serão realizadas na tenda da Rua Oswaldo Cruz, onde funciona o espaço de leitura para as crianças. As atividades são gratuitas e promovidas através do projeto encabeçado pela Prefeitura de Caruaru, com apoio de diversas secretarias municipais.

Programação:
8h - Aquecimento e alongamento
9h - Aula de ginástica e ritmos
9h às 11h - Avaliação física e circuito funcional
10h – Ofcina de slime
15h às 17h – Ação de esporte, lazer e promoção à saúde
Das 07h às 19h: Aferição de pressão e tenda de leitura

Imprensa Caruaru
Fotos Janaína Pepeu

Parceria entre Olinda e Recife libera circulação de táxis nas duas cidades

As prefeituras de Olinda e Recife firmaram uma parceria para que os táxis das duas cidades possam circular livremente neste fim de semana. Desta forma, a partir da 0h01 deste sábado (29) até às 23h59 do domingo (30), esses veículos poderão transitar, embarcar e desembarcar passageiros, e até mesmo realizar a parada e/ou estacionamento em pontos de táxis sem que isso implique no descumprimento da norma que orienta a prestação deste tipo de serviço. 

A parceria foi firmada tendo em vista a realização, neste fim se semana, de um evento musical que, tradicionalmente, leva muitos fãs ao Classic Hall, no limite entre as cidades-irmãs. De acordo com a Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda, somadas as frotas dos municípios, cerca de 7 mil veículos estarão nas ruas, sinalizando melhorias no deslocamento da população.

Imprensa Olinda

Mostra de Cinema Africano em Brasília


Profissionais do setor de transporte escolar de Pernambuco terão financiamento

O Sindicato de Transporte Escolar de Pernambuco – Sintespe e a Agência de Fomento de Pernambuco – Agefepe firmaram um convênio para a criação de uma linha de crédito para atender aos profissionais do setor de todo o Estado que planejam adquirir um utilitário novo. Os planos de financiamentos serão apresentados no neste sábado, 29, em um evento realizado na Faculdade Universo, na Imbiribeira, onde estarão em exposição várias marcas e modelos de veículos no valor de até R$ 140 mil que poderão ser adquiridos.

A compra dos automóveis poderá ser feita por meio de financiamento com prazo de pagamento de até 48 meses em prestações fixas, taxa de juros de 1,2% ao mês e carência de 90 dias. Atualmente, Pernambuco possui cerca de 2 mil profissionais que atuam na área, dos quais 1.247 estão na Região Metropolitana do Recife.

“Nós estávamos com dificuldade para renovar a frota em virtude da falta de linhas de crédito atrativas para o setor e também porque há dois anos não tínhamos no mercado veículos com preços mais acessíveis. Agora surgiram novos modelos de veículos que custam bem menos e a Agefepe criou uma linha de crédito específica para nos atender com prazos mais longos e menos burocracia para a liberação do crédito”, disse Augusto Noblat, presidente do Sintespe.

Segundo o presidente da Agefepe, Emanuel Rocha, do valor total do veículo, a agência poderá financiar até R$ 100 mil. Ele informa ainda que, para ter acesso ao crédito, o profissional necessitará ter cadastrado de Pessoa Jurídica, podendo ser como Microempreendedor Individual (MEI) ou como Microempresa. Outro requisito é ter licença municipal para atuar no segmento.


Serviço:
Feirão de veículos para Transporte Escolar
Dia: 29 – Sábado
Hora: 9h às 13h
Local: Faculdade Universo - Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2169 - Imbiribeira, Recife


Atleta de triathlon dá dicas para quem quer se preparar para corrida de rua

Com a proximidade do final do ano é comum a oferta de corridas de rua, seja para profissionais ou para amadores. A modalidade vem conquistando cada vez mais adeptos. Segundo o Ministério do Esporte, cerca de cinco milhões de pessoas praticam regularmente a corrida de rua. Independe do perfil do corredor, algumas práticas são necessárias para preparar o corpo para o desafio. Marcelo Lobo, professor da Cia Athletica e competidor de triathlon separou algumas dicas para quem deseja participar de uma dessas competições.

O mais importante em qualquer preparação é saber que cada corpo vai responder a corrida de uma forma diferente. Mas existem algumas técnicas que podem ajudar na prevenção de lesões. “Na hora da passada, por exemplo, o ideal é pisar com o pé abaixo da linha do corpo, não projetar uma passada à frente. Essa passada à frente faz com que o corredor dê um “freio” no movimento da corrida e sobrecarrega as articulações do tornozelo, joelho e quadril”, explica Marcelo.

A preparação começa muito tempo antes do dia da corrida, no entanto, poucas horas antes da competição é importante ficar atento a alguns detalhes. Para que ocorra tudo certo durante a prova, o indicado é que o corredor coma aproximadamente duas horas antes da corrida para que faça uma boa digestão. Se a refeição for com carboidratos leves, como batata doce, aveia ou alguma massa integral, esse tempo pode diminuir para uma hora ou 90 minutos.

Um ponto muito importante para evitar lesões é fazer um aquecimento de aproximadamente 10 minutos antes de começar a correr. Esse tempo pode ser usado em uma caminhada ou trote leve para que o fluxo sanguíneo cresça gradativamente pelo corpo. A mesma coisa acontece após a atividade, o ideal é não parar brutalmente já que isso pode causar tonturas, náuseas e até desmaio.

Para quem não consegue treinar sempre ao ar livre não tem problema, o importante é não ficar parado. “A corrida na rua ou na esteira pode auxiliar uma a outra. Eu recomendo a primeira para que o participante se adapte as condições da rua já que nela é necessário fazer mais força para deslocar o corpo por ter que se projetar para cima e para frente. Já na esteira a projeção é para cima, já que a maquina se movimenta embaixo. A esteira é uma boa ideia para quem está fazendo aquecimento e quer correr em um ritmo mais contínuo”, conclui o professor da Cia.

Conservatório celebra o violão com Seminário Carrión de 2 a 6 de outubro

O Conservatório Pernambucano de Música saúda mais uma vez a tradição do violão em Pernambuco, promovendo o V Seminário de Violão José Carrión. Idealizado pelo violonista Guilherme Calzavara, o evento homenageia o violonista e professor hispano-brasileiro José Carrión Domingues, considerado um dos mestres do violão no País. A programação segue de 2 a 6 de outubro, com concertos, recitais, palestras, masterclasses e workshops gratuitos.

A abertura será com o Duo Siqueira Lima, às 19h30 da terça-feira (2), na Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro. Formado pelos violonistas Cecilia Siqueira (Uruguai) e Fernando Lima, brasileiro, o duo é sucesso de público e crítica, apresentando repertório que vai do clássico ao popular latino-americano.

Durante cinco dias, músicos e professores levarão ao público uma mostra da atual produção em pesquisa e performance do violão brasileiro. “O seminário é reconhecido como um dos mais importantes eventos para a comunidade violonista. Ele recebe desde a primeira edição músicos de alto nível, incluindo alguns dos melhores professores do Nordeste”, destrincha Guilherme Calzavara.

Uma das características do seminário é dar ênfase a músicos locais e de cidades e Estados vizinhos, a exemplo de Ezequias Lira e João Raone, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Raone pesquisa instrumentos de corda antigos e traz uma palestra-recital em que mostra réplicas dessas peças, como alaúdes (instrumento de cordas visualmente parecido com o bandolim, de origem árabe e difundido na Europa da Idade Média) barrocos e renascentistas.

Outro destaque entre as atividades é o workshop de luthieria a ser ministrado pelo designer de instrumentos João Batista Trajano dos Santos. Mentor da aclamada marca JB Instrumentos. Suas verdadeiras obras de arte são exportadas para o mundo inteiro.

Para os recitais, foram convidados artistas das mais diversas gerações do violão nacional, dentre eles, Henrique Annes e Vital Joffily, ex-alunos e discípulos do legado de José Carrión.

As inscrições para as palestras, masterclasses e workshops do V Seminário de Violão José Carrión podem ser feitas presencialmente, na secretaria do Conservatório Pernambucano de Música, ou solicitadas através do e-mail seminariojcarrion@gmail.com. Para assistir aos concertos e recitais não é necessário se inscrever.

SERVIÇO:

V Seminário de Violão José Carrión – 

De 2 a 6 de outubro, 

Conservatório Pernambucano de Música (Av. João de Barros, 594, Santo Amaro). 

Gratuito. 

Inscrições: presenciais, na secretaria da escola, ou solicitada através do e-mail seminariojcarrion@gmail.com. Mais: 3183-3400 e www.conservatorio.pe.gov.br.


Frente de trabalho nos bairros da Ilha do Maruim e Sítio Novo

A Secretaria Executiva de Serviços Públicos de Olinda realiza nesta segunda-feira (1.º/10), a partir das 8h, uma série de ações na Ilha do Maruim, em Santa Tereza, e no bairro de Sítio Novo. O trabalho irá focar na desobstrução do sistema de drenagem, com a limpeza de galerias e canaletas para facilitar o escoamento das águas pluviais, e a na remoção de entulhos. 

Em Sítio Novo, as intervenções deverão se concentrar, principalmente, nas ruas Djalma Dutra, João Negrão, Célia e Jaú. Na Ilha do Maruim, o serviço percorrerá também as principais vias. As atividades devem contar com a participação de 30 homens da Limpeza Urbana. As atividades contarão com o suporte de caminhões para remoção dos entulhos das duas localidades.

Imprensa Olinda
Fotos Thiago Bunzen


Halloween da Cobogó