sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Adiados desfiles das escolas de samba no Rio

 

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro de 2021, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada na noite de ontem (24), durante reunião entre representantes das agremiações.

De acordo com o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, como ainda não se sabe se haverá uma vacina até o carnaval, não haverá tempo hábil para as agremiações se prepararem.

No entanto, ele destacou que, por enquanto, os desfiles não foram suspensos, apenas adiados. A Liesa continuará acompanhando a situação da pandemia e fará novas reuniões para decidir se será possível realizar os desfiles em uma nova data em 2021 ou se o evento terá mesmo que ser cancelado.

Agência Brasil

A Ferreira Costa de João Pessoa está fazendo Bodas de Papel

 







Casa nova, descobertas e adaptações são só alguns dos acontecimentos que marcam o início da vida de uma empresa. Fazer um ano, ou seja, bodas de papel, é um momento muito especial. E toda a vitória não se conquista sozinho, exige certos talentos, resiliência, espírito de equipe e diferencial no atendimento. É uma data que precisa ser celebrada. O seu primeiro ano de vida e de muitas realizações que está por vir.

São 12 mil metros de loja, com mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração, utilidades domésticas, móveis, eletrodomésticos e automotivos. Toda feita de forma sustentável, onde praticamente 100% da sua energia é solar, com toda a sua água reutilizável, além de todas as suas sacolas conter oxer, ou seja, ajuda na decomposição, sem agredir o meio ambiente.

Falando em diferencial, o maior dele é o de cuidar bem dos seus funcionários e prezar o bom atendimento aos seus clientes. Uma marca registrada desse Home Center que tanto cresce. Sim, são mais de 450 colaboradores diretos e mais de 70 colaboradores indiretos, que fazem parte da família Ferreira Costa João Pessoa. E não para por aí, indo na contramão da crise nacional, onde o desemprego vem crescendo, a empresa segue contratando. Há alguns processos seletivos abertos no site www.vagas.com. Totalmente online, seguindo todas as normas de segurança da Organização Mundial de Saúde.

São muitas conquistas a serem celebradas e muita coisa boa ainda que está por vir. Que venham muitos anos de comemoração, onde a qualidade de seus produtos e atendimento é cada vez mais referência em cada estado que o Home Center Ferreira Costa está inserida.

ECI/SCGE encerra programação dos cursos online promovidos em setembro

 

Com o curso “Suprimento individual e institucional – execução da despesa e prestação de contas”, a Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro, da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE), concluiu nesta sexta-feira, dia 25, a programação de capacitações online – usando a plataforma Microsoft Team – de setembro. Além desse treinamento, durante esse mês foram ministrados os cursos de “Básico de prestação de contas”, “Tomada de Contas Especial - aspectos da Resolução TC n° 36/2018” e “Introdução à Comunicação Não Violenta (CNV) e à mediação de conflitos em ouvidorias”, qualificando mais de cem servidores do Poder Executivo estadual.

Realizado em parceria com o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), o curso “Suprimento individual e institucional” teve início na última segunda-feira, dia 21, sendo apresentado pelo coordenador de Orientação e Contas de Governo, Jamerson Souza, que integra a equipe da Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE).

Ao longo da semana, para uma turma formada por 30 servidores da área administrativa de vários órgãos do Poder Executivo Estadual, Jamerson falou sobre os procedimentos de execução e prestação de contas das despesas efetuadas por meio das modalidades ´suprimento Individual´, ´suprimento institucional´ e ´repasse financeiro´.

Parcerias – Para viabilizar a capacitação permanente dos servidores, no enfoque do controle interno, a ECI/SCGE conta com o apoio de várias instituições, dentre elas, o Cefospe, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), a Escola Fazendária (Esafaz), a Associação dos Servidores de Controle Interno de Pernambuco (Ascipe) e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), a Controladoria Geral da União (CGU), a Controladoria Geral do Município do Recife e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também integram a lista de parceiros da Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro, que vem se consolidando como um ambiente de referência na área de qualificação governamental.

Imprensa SCGE PE

Eleições 2020: TSE libera ferramenta para consulta de candidaturas

 

Consultas por município e cargo, acesso à informações detalhadas sobre a situação dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, que pediram registro para concorrer às Eleições Municipais de 2020 já estão disponíveis na plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta traz ainda todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes

Acesso - O sistema é aberto a todos os cidadãos, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário. Na consulta, basta selecionar a unidade da federação no mapa ou a sigla do estado que quiser informações.

Na página principal do sistema, o interessado encontrará o quantitativo total de candidaturas por cargo (prefeito, vice-prefeito e vereador). No mapa do Brasil, é possível filtrar a pesquisa clicando na unidade da Federação e depois no cargo desejado. Em seguida, aparecerá uma lista com todos os políticos que concorrem ao cargo no estado.

Selecionado o nome do candidato, é possível obter informações sobre o seu número, partido, composição da coligação que o apoia (se for o caso), nome que usará na urna, grau de instrução, ocupação, site do candidato, limite de gasto de campanha, proposta de governo, descrição e valores dos bens que possui, além de eventuais registros criminais. Também é possível acompanhar a situação do pedido de registro e eleições anteriores das quais o candidato tenha participado.

Prazo - A ferramenta é atualizada toda hora à medida em que chegam solicitações de registros à Justiça Eleitoral. No dia 26 de setembro, às 19h, termina o prazo para os partidos políticos e coligações apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas à Justiça Eleitoral.

Caso os partidos políticos ou coligações não tenham requerido o registro de algum candidato escolhido em convenção, a data-limite para a formalização individual do registro perante o TSE ou algum Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é o dia 1º de outubro, também até as 19h.

Situação da candidatura - A situação do registro do candidato aparece ao lado da foto, além do tipo de eleição à qual ele está concorrendo e um guia sobre os termos, inclusive os jurídicos, utilizados para definir a situação dele perante a Justiça Eleitoral.

Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Isso significa que o candidato enviou o pedido de registro de candidatura, mas o pedido ainda não foi julgado, ou seja, o processo está tramitando e aguarda análise.

Após o processo ser apreciado, o registro pode ser considerado “apto” ou “inapto”. Caso o candidato não tenha nenhuma contestação e o pedido tenha sido acatado, a situação que aparecerá no sistema será “apto” e “deferido”. Candidatos que aparecem como aptos, mas houve impugnações e a decisão é no sentido de negar o registro. Nesse caso, a situação será “apto” e o complemento será “indeferido com recurso”.

Há ainda candidatos que apresentaram o registro e as condições de elegibilidade avaliadas foram deferidas pelo juiz e, no entanto, o Ministério Público Eleitoral (MPE) ou o partido recorreu da decisão. Nessa hipótese, a condição será “apto” e “deferido com recurso”.

Na situação de registro julgado como apto, ainda há possibilidades de situações como “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. Isso ocorre quando o candidato teve o registro cassado ou cancelado pelo partido ou por decisão judicial, porém apresentou recurso e aguarda uma nova decisão.

Por fim, também consta do sistema a condição de “inapto”, com os complementos: “cancelado”, quando o candidato teve o registro cancelado pelo partido; “cassado”; “falecido”; “indeferido”, quando o candidato não reuniu as condições necessárias ao registro; “não conhecimento do pedido”, candidato cujo o pedido de registro não foi apreciado pelo juiz eleitoral; e “renúncia”.

Contas - O sistema também disponibiliza as informações relativas às prestações de contas dos candidatos das eleições. O usuário pode fazer a pesquisa das receitas dos concorrentes por doadores e fornecedores, além de acessar a relação dos maiores doadores e fornecedores de bens e/ou serviços a candidatos e partidos políticos.


Agência Brasil

Covid-19: números em queda, mas o perigo ainda não passou

 

Hoje (25) o Brasil chegou a 140 mil vítimas fatais e o mundo ultrapassou o primeiro milhão de mortos. Apesar da queda de casos e óbitos em todo o País, o risco epidêmico ainda é muito alto. Os dados são do Instituto de Redução de Riscos e Danos da Universidade Federal Rural de Pernambuco e você pode acompanhar aqui informações em tempo real: https://www.irrd.org/covid-19/.

Em Pernambuco, há uma alta proporção de testes rápidos (46,88%), ocupação de UTI em 61,72% e queda de quase 4% no número de casos ativos e cidades como Abreu e Lima, Camaragibe, Carpina, Gravatá, Igarassu, Ipojuca, Paulista, Santa Cruz do Capibaribe e São Lourenço da Mata apresentam risco moderado. O restante do estado, incluindo o Recife, ainda tem alto risco e surto pandêmico. 

Enquanto a vacina não chega à população, as formas de prevenção continuam as mesmas: respeito ao distanciamento social, uso das máscaras faciais ao sair de casa, constante lavagem de mãos, com água e sabão; e uso do álcool gel, na impossibilidade de lavar as mãos. Embora muitos estabelecimentos estejam abertos - obedecendo protocolos de segurança, claro - o melhor, ainda, para se proteger do coronavírus é só se deslocar se realmente necessário. .