sábado, 19 de dezembro de 2020

#Eleições2020 Povo Preto no Poder [4]

 

Macaé Evaristo nasceu na cidade de São Gonçalo do Pará, a 126 km de Belo Horizonte na região centro-oeste de Minas Gerais. Filha de professora, inspirou-se na mãe e seguiu a profissão de docente, começando a dar aula na Rede Municipal de Belo Horizonte em 1984. Atuou por anos na Secretaria de Educação da capital mineira e também ocupou as secretarias nacional (2013 a 2014) e estadual (2015 a 2018) de Educação. 

A educadora é referência na articulação de ações que dialogam com a educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação especial, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnico-raciais. Ela coordenou o  Programa de Implantação de Escolas Indígenas de Minas Gerais, entre 1997 e 2004.

A petista obteve 5985 votos nas eleições de 2020. “Só tenho que agradecer a todas e todos que apoiaram nossa candidatura. Chegamos à Câmara de Vereadores de Belo Horizonte. Continuamos juntas e juntas construindo um mandato popular, antirracista, feminista e, principalmente, focado na Educação”.


Aos 39 anos, ela é graduada e tem Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual da Paraíba, e foi lá onde começou sua militância, no movimento estudantil. Jô é a primeira mulher preta a se eleger vereadora em Campina Grande, a 131 km de João Pessoa e promete levar ao plenário, assuntos relativos às mulheres e ao povo preto.

A cidade paraibana - conhecida por ter uma festa junina que rivaliza com a de Caruaru - PE - elegeu este ano a maior bancada feminina de sua história. Além de Jô, outras cinco mulheres também conquistaram a vereança, no entanto, de todos que se elegeram na cidade, ela é a única das esquerdas.

“Minha gente, eu estava tão emocionada que errei até a nossa votação, então, como correção: 3.050 votos! Agora bateu a realidade... Não consigo parar de chorar! Estamos alargando o caminho, para que amanhã sejam outras/outres de nós! VAI TER PRETA NA CÂMARA DE VEREADORES DE CAMPINA GRANDE”.


Sua eleição foi duplamente histórica em Feira de Santana - BA, a 116 quilômetros de Salvador. Além de ser o primeiro preto a ser eleito, foi o recordista na história da cidade, com 8292 votos, sendo o campeão do município. Conhecido como “Rasta” pelos amigos, Monteiro é cria da periferia e pretende levar os anseios de sua gente para o plenário da Câmara de Vereadores.

Professor de formação, ele é mestre e doutorando em História e atua na Rede Pública de Ensino. Aos 37 anos, e tendo participado de outras eleições como candidato a prefeito e deputado estadual pelo PSol, Jhonatas está à frente de uma equipe chamada Gabinete de Rua, cujo objetivo é ser a ponte entre o povo e o poder público.

“Foram 8.292 pessoas que depositaram em nosso projeto político esperanças de mudar Feira pela raiz, começando pela Câmara. Muito obrigado a todas e todos que votaram e colaboraram de várias formas com a campanha, construindo essa conquista coletiva”, comemora Jhonatas.



Olinda ‘arruma a casa’ em Sítio Uva, Ouro Preto

 

Depois de realizar o Arrumando a Casa no Varadouro na última quarta (16), agora foi a vez da comunidade Sítio Uva, em Ouro Preto, receber a ação da Prefeitura de Olinda na manhã desta quinta-feira (17). 

Entre as ações estão os serviços de poda, capinação, varrição, remoção de entulhos, tapa-buracos, desobstrução do sistema de drenagem e requalificação da iluminação pública. O Arrumando a Casa tem coordenação da Secretaria de Infraestrutura com o suporte da Secretaria Executiva de Manutenção Urbana e Secretaria Executiva de Serviços Públicos.

lmprensa Olinda 


Grande Recife reforça linhas que atendem shoppings

 

Até o próximo dia 23, estará em operação a programação especial de reforço das linhas de ônibus que atendem aos Shoppings Rio Mar, Recife e Guararapes, na Zona Sul do Recife, e ao Camará Shopping, em Camaragibe. As linhas que receberam o reforço também circulam nas proximidades dos centros de compras.  O reforço será concentrado no número de viagens diárias e vai facilitar o acesso dos usuários no período que antecede as comemorações do Natal.

 

Abaixo, as linhas contempladas:

 

Shopping Rio Mar

011 – Piedade/Derby

024 - TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem)

044 – Massangana (Boa Vista)

069 – Conjunto Catamarã

118 – Prazeres/ Boa Viagem

910 – Rio Doce/Piedade

 

Shopping Recife

011 – Piedade/Derby

023 - TI Aeroporto / TI Tancredo Neves

024 - TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem)

026 - TI Aeroporto / TI Joana Bezerra

031 – Shopping Center (Term. Res. Boa Viagem)

118 – Prazeres/ Boa Viagem

155 – Jordão Baixo/Boa Viagem

360 - Totó/Boa Viagem

910 – Rio Doce/Piedade

 

Shopping Guararapes

044 – Massangana (Boa Vista)

069 – Conjunto Catamarã

 

Camará Shopping

2467 – Chã de Cruz/TI Camaragibe

 

Para esclarecer dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.


lmprensa Grande Recfe 

Olinda realiza ação de orientação e fiscalização contra o covid

 

Águas Compridas, Peixinhos, Rio Doce e Ouro Preto – que possuem a maior porcentagem de óbitos causados pelo Covid-19 em Olinda -, e a orla de Casa Caiada, área de muitos bares e restaurantes, recebem uma ação de fiscalização e orientação de distanciamento de pessoas, mesas e cadeiras, de olho no combate ao novo crescimento do CoronavírusEstarão à frente da ação as equipes de Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e Controle Urbano de Olinda. O Primeiro Batalhão da Polícia Militar também se une aos grupos do município. Além das orientações, também haverá entrega de folhetos com orientações atualizadas sobre o combate à pandemia. 

Minicursos do programa Chegando Junto formam mais 26 pessoas para o mercado de trabalho

 

Nesta sexta-feira (18), às 16h, a Prefeitura do Recife entregou, em parceria com a Assembleia de Deus, mais 26 certificados de conclusão dos minicursos de qualificação profissional do programa Chegando Junto. As atividades, gerenciadas pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), aconteceram durante duas semanas, nas unidades do Projeto Samuel situadas nos bairros de Santo Amaro, Ibura e Mustardinha, com aulas de Manicure, Design de Sobrancelhas e Corte de Cabelo com Máquina. Além dos certificados, os concluintes recebem kits com os materiais de trabalho, que os habilitam para trabalhar e empreender.

 

“Com os minicursos do Chegando Junto, já demos oportunidade a mais de 1100 pessoas, permitindo que elas cresçam como indivíduos capazes de gerir suas vidas e construir seu futuro. A função do poder público é cuidar daqueles que mais precisam, não apenas no sentido assistencialista, mas também para construir cidadãos que não precisem depender de ninguém”, afirma o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Recife, Antônio Júnior, acrescentando que a qualificação profissional se torna ainda mais importante devido às dificuldades geradas pela pandemia.

 

No momento, a STQE está realizando também minicursos de Manutenção de Bicicletas, voltados para pessoas em situação de rua, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSJPDDH); e nos habitacionais e comunidades do Recife, numa articulação com a Secretaria de Habitação. “A primeira turma de Manutenção de Bicicleta já concluiu as aulas e temos outra em andamento. Estamos também com minicursos de Corte de Cabelo com Máquina acontecendo no habitacional Travessa do Gusmão, em São José, e de Design de Sobrancelha na comunidade de Caranguejo Tabaiares”, completa o gestor.

 

O Projeto Samuel, da Assembleia de Deus, atende crianças e adolescentes com idade entre 3 e 18 anos, sem distinção de raça, sexo e confissão religiosa, em situação de vulnerabilidade social. Por meio de atividades socioeducativas, a iniciativa promove oportunidades para a troca de conhecimento e desenvolvimento de habilidades em horários alternados ao da escola.


Locais de entrega dos certificados:

 

Projeto Samuel - Unidade I - Santo Amaro

Rua Caramuru, 72, próximo à Escola Lutadores do Bem

Curso: Design de Sobrancelha

 

Projeto Samuel - Unidade V - Ibura

Rua Rio São Francisco, 400, UR-1, próximo ao EREM Dom Sebastião Leme

Curso: Corte de Cabelo com Máquina

 

Rua Joana Francisca de Azevedo, 99

Mustardinha

Curso: Manicure


lmprensa Recfe 

FIEPE espera recuperação da indústria em 2021

 

Mesmo com a confiança do empresário industrial em ascensão, o ano de 2021 será desafiador para o segmento. Isso porque, mesmo que haja uma solução para a imunização contra a Covid-19, especialistas avaliam que as dificuldades ainda terão ressonância por todo o ano. O fim do auxílio emergencial deve impactar a população e, consequentemente, o setor produtivo. A maior expectativa, portanto, está na aprovação das reformas administrativa e tributária, que darão o tom e podem, se aprovadas, ser essenciais para a economia sair do cenário de recessão.  

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, a recuperação está em andamento, mas o crescimento econômico no terceiro e quarto trimestres não serão suficientes para salvar este ano. O resultado do PIB do Brasil deve cair 4,3% na comparação com 2019, enquanto que o PIB industrial, 3,5%. A queda do PIB projetada em 2020 ficou muito próxima à prevista no cenário base do primeiro Informe Conjuntural do ano, de maio. Em 2021, a expectativa é de crescimento de 4,0% do PIB e de 4,4% do PIB industrial – números que poderão ser revisados ao longo do próximo ano.  

Estes dados foram divulgados recentemente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que, além desses entraves, trouxe informações da dívida pública com relação ao PIB, que passou de 75,8%, em 2019, para 92,8%, em 2020, com oscilação para 92,6%, em 2021. “Será necessário equilibrar as contas públicas e atrair investidores que aceitem o risco do País. Para elevar a confiança dos investidores será necessário consolidar a reforma trabalhista e tirar do papel algumas reformas estruturantes, como as reformas administrativa e tributária, além do pacto federativo e as privatizações”, ressaltou Essinger.  

No âmbito estadual, a expectativa é que a Produção Industrial encerre 2020 com saldo positivo, já que o desempenho de Pernambuco vem sendo bom com uma alta de 2,4% no acumulado do ano, muito em razão da demanda reprimida. O resultado mais recente, de outubro, também foi positivo, de 7,2%. A confiança dos empresários do segmento industrial também vem dando sinais de melhora, atingindo a marca de 58,9 pontos em dezembro, mas ainda permanece abaixo do apresentado antes da pandemia, em fevereiro deste ano, quando a confiança atingiu 62,3 pontos. 

Embora as indústrias de Pernambuco venham reagindo com estabilidade dentro do cenário de crise, existe uma preocupação em torno do fechamento dos pontos de trabalho. O Estado perdeu quase 15 mil postos de emprego entre janeiro e outubro de 2020. No Brasil, foram mais de 170 mil. A taxa de desocupação pernambucana ficou em 18,8% no terceiro trimestre deste ano, se configurando como um dos estados com a taxa mais alta do País, atrás apenas da Bahia, de Sergipe, de Alagoas e do Rio de Janeiro. O Brasil está quase com 15%. 

 "Esse cenário é sinal de alerta, pois sem renda as pessoas deixam de consumir e o setor poderá, mais uma vez, ser penalizado sem ter como escoar os seus estoques”, relembrou o presidente da FIEPE. No começo do isolamento social, boa parte das empresas ficou sem vender e, com a retomada, foram pegas de surpresa pela demanda represada e, naturalmente, pelo aumento dos insumos por conta do efeito do dólar”, concluiu Essinger, reforçando que uma segunda onda do coronavírus penalizaria, além das vidas, drasticamente o setor.  A CNI projeta ainda que a dificuldade de se obter insumos deverá terminar no segundo trimestre de 2021, assim como a pressão sobre os preços, como resultado tanto da valorização do real, como da reorganização das cadeias produtivas. 

lmprensa FlEPE

lnaugurado o Compaz do Coque

 

O Recife conta, a partir de hoje (19.12), com sua quarta fábrica de cidadania: o Compaz Dom Helder Camara, na comunidade do Coque. Nesta manhã, o governador Paulo Câmara, ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, inaugurou o centro, reconhecido como melhor programa de combate à desigualdade social do Brasil, prêmio entregue em 2019 pela Oxfam Brasil, Cidades Sustentáveis. O equipamento, que começa a funcionar já com mais de 3.600 pessoas inscritas para as atividades, recebeu um investimento de R$ 7 milhões, sendo R$ 5 milhões da Prefeitura do Recife e R$ 2 milhões do Governo do Estado.

“Parabéns à Prefeitura do Recife por mais um equipamento público como o Compaz entregue a todos os recifenses, agora no Coque. É uma política pública de cidadania, de prevenção, que dá condições principalmente à juventude de sonhar, de saber que com seu esforço próprio, com sua dedicação, vai alcançar o que quer na vida. É com educação, com cultura, com esportes, com cidadania como a que vemos aqui no Compaz que a gente vai transformar as futuras gerações de pernambucanos”, afirmou Paulo Câmara.

O prefeito Geraldo Julio destacou a importância do centro e disse que esse será o Compaz da democracia e dos direitos humanos. “Queremos oferecer cada vez mais direitos a quem precisa do serviço público. O Compaz, como dizia Eduardo Campos, inaugura vida na vida das pessoas. E é isso que esse novo equipamento fará nessa comunidade”, destacou.

O novo Compaz tem 6.324,80 metros quadrados, sendo 3.610,85 de área construída, e beneficiará diretamente, no raio de 1km, os bairros da Ilha do Leite, Cabanga, Ilha Joana Bezerra, São José, Coelhos e Paissandú. Possui piscina, quadra poliesportiva, dojô para artes marciais, sala Mãe Coruja, Espaço do Empreendedorismo, Estúdio de Rádio, TV e Fotografia, além da Casa da Justiça e Cidadania.

O equipamento tem como carro-chefe a Biblioteca Clarice Lispector, a sexta biblioteca pública municipal da Rede de Bibliotecas pela Paz. O local está dividido em seis espaços, com capacidade para dez mil títulos e ilha de computadores com dez máquinas. Também terá uma área destinada à primeira infância, a sala da Unidade de Tecnologia (UTEC), da Secretaria de Educação do Recife (Seduc).

Em homenagem a Dom Helder Camara, o novo Compaz terá uma exposição permanente sobre a vida e obra do ex-arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife. A concepção museográfica vem de exposição anterior que celebrou os 100 anos do Dom da Paz, e foi adaptada para eternizá-lo. A exposição é fruto de parceria com o Instituto Dom Helder Camara e a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Segurança Urbana.

Uma das primeiras moradoras do Coque, Ana Lima, esteve na inauguração representando toda a comunidade e agradeceu pelo Compaz. “É um projeto maravilhoso para a nossa comunidade e beneficia nossas crianças e jovens. Não pensei que um projeto tão bom como esse fosse ser construído, mas agora é realidade para nós. Só tenho mesmo a agradecer”, comemorou Ana.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Evento gratuito discute a fotoproteção e cuidados com a pele

 

Nesta segunda-feira (21) começa oficialmente o verão. Para celebrar a data, a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) e o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) promovem webinar que discutirá a Fotoproteção e autoexame nos cuidados diários com a pele, a partir das 19h30. O evento online tem inscrições gratuitas através do link https://doity.com.br/fotoprotecao-e-autoexame-nos-cuidados-diarios-com-a-pele/inscricao e é voltado para estudantes e profissionais da área de saúde.  

As palestras serão mediadas pela mestra em Ciências Farmacêuticas e tutora da FPS, Ítala Nóbrega. Já a dermatologista Lígia Pessoa e a farmacêutica-bioquímica Catarina Ferreira vão debater o tema. A iniciativa faz parte do Projeto de Extensão Uso Racional de Medicamentos da FPS e conta com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE). As inscrições podem ser realizadas até às 19h da próxima segunda-feira (21). Os participantes inscritos receberão certificado digital, com a carga horária de duas horas. 


Insole inova e se transforma na primeira clean-fintech de energia solar do País

 

Após uma longa pesquisa de mercado, estudo sobre o comportamento e as demandas do consumidor, a empresa decidiu ampliar sua atuação transformando-se em uma  clean- fintech, cujo objetivo é oferecer não somente o financiamento de placas solares, mas uma proposta de relacionamento de longo prazo, por meio do qual a empresa durante o financiamento oferece outros serviços e produtos, sem qualquer custo ou investimento por parte do cliente mediante a portabilidade da conta de luz dele para a Insole.

“Estamos dando um novo olhar ao relacionamento do cliente, que além de conseguirmos fazer um ambiente de geração solar sustentável, e uma economia extremamente significativa na despesa mensal de energia para o consumidor, estamos dando um significado e trazendo uma proposta de valor a conta de energia”, afirma Ananias Gomes, presidente da Insole.

CONTA DE ENERGIA - De acordo com os estudos feitos pela Insole, um dos grandes entraves para a ampliação do consumo de energia solar é o valor da instalação da usina em residências e estabelecimentos comerciais. Quem busca recursos no mercado financeiro para essa etapa, nem sempre encontra linhas acessíveis, uma vez que elas dependem do perfil de cada cliente.

Esse custo muitas vezes atua como inibidor para o cliente que deseja utilizar uma energia mais limpa, renovável e mais barata. O que a Insole oferece é a possibilidade de o cliente fazer o financiamento direto com a própria empresa usando a conta de energia como moeda de troca. As vantagens estão na análise de crédito mais ágil e menos burocrática. “Uma vez que o financiamento é feito pela Insole e o cliente paga com sua própria conta de energia, esse acesso passa a ser democratizado e atinge clientes de todos os perfis”, explica Ananias Gomes, cuja expectativa é de ter mais sete mil novos clientes em 2021.

“Trazemos para o mercado a conta de luz como uma nova moeda. A conta de luz sempre foi uma grande dor para o consumidor brasileiro e nosso objetivo é fazer com que ela deixe de ser uma despesa e passe a ser uma fonte de renda, fruto da economia gerada pela geração da energia solar. Nesse modelo, ela passa a ser uma fonte de transformação social. É um novo conceito de microcrédito associado ao mercado de energia solar”, explica.

Energia solar - De acordo com a Absolar, o Brasil alcançou a 16º posição no ranking mundial. Apenas em 2019, o Brasil adicionou 2.120 MW, impulsionados pelo avanço da geração distribuída, que instalou 1.470 MW, e seguidos de 650 MW de geração centralizada. O país fechou o ano de 2019 com R$ 24,1 bilhões em investimentos privados acumulados na fonte solar fotovoltaica, tendo gerado mais de 134 mil empregos acumulados desde 2012. O setor trouxe ao Brasil R$ 10,7 bilhões em novos investimentos e mais de 63 mil empregos. O ranking é liderado pela China, seguida do Japão, Estados Unidos e Alemanha, com destaque para o crescimento significativo da Índia no período. No caso brasileiro, em 2017, o país ocupava a 27° posição. Já em 2018, saltou para 21° e, no último exercício, chegou ao 16° lugar.

Filha de Martinho da Vila estreia o single Lua em todas as plataformas digitais

 

Ontem (18), a cantora e compositora Juju Ferreirah lança em todas as plataformas digitais o single “ Lua” dos autores Cláudio Camillo e Flávio Rodrigues. “ A canção me liga a algo muito especial na minha vida, eu ouvi pela primeira vez em meados dos anos 90 quando eu ainda participava do grupo de reggae Avalon. Eu nunca mais esqueci, então, eu resolvi gravar.” 
Juju canta profissionalmente há 20 anos, o começo de tudo foi no grupo de reggae "Avalon", a cantora ganhou o primeiro lugar no Festival das Favelas do Rio de Janeiro com a música “ Letícia Via Das Dúvidas” . Foi aluna dos mestres: Almir Chediak (violão) e Paulo Moura (canto). Em seu DNA artístico participou ainda do curso no TUERJ onde conviveu com os monstros sagrados do teatro brasileiro.

Juju lançou seu primeiro CD, "Feliz da Vila" em 2013, onde além de exaltar a Escola de Samba de Vila Isabel, sua escola do coração, ainda homenageia outros artistas como: Noel Rosa, Luiz Carlos da Vila e seu pai Martinho da Vila.

No ano de 2018, Juju Ferreirah faz uma parceria inédita com Rappin’ Hood e Martinho da Vila na canção “ O Sonho Continua” que foi gravada pelo sambista no cd “Bandeira de Fé”.Em seu histórico profissional, a cantora contabiliza inúmeras participações em festivais e cantou em diversos lugares do mundo como: Montreux, Milão, Portugal, Quênia, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Paris, entre outros.

Juju Ferreirah prepara o lançamento do seu segundo álbum "Feitiço" que tem a produção de Rico Teixeira.

Lua
Interpretação: Juju Ferreirah
Autores: Claudio Camillo e Flávio Rodrigues

Caruaru Shopping poderá ser ponto de vacinação contra a Covid-19

 

Sabendo da sua importância para Caruaru e região, o Caruaru Shopping encaminhou ofício, no último dia 18, para a  Prefeitura de Caruaru, oferecendo as suas instalações para que o centro de compras se torne um ponto de vacinação no combate à Covid-19, quando a  mesma for autorizada. O espaço conta com uma excelente estrutura para receber a ação, bem como é de fácil acesso.

De acordo com o superintendente do Caruaru Shopping, Marcus Belarmino, a saúde e o bem-estar da população são vistos sempre com responsabilidade e zelo. "A preocupação com a saúde pública também faz parte das nossas metas. Por isso, estamos disponibilizando, gratuitamente, as nossas instalações, tanto internas como externas, para o Governo Municipal", disse Belarmino.

O espaço a ser ofertado pelo Caruaru Shopping ficará a critério da administração municipal, podendo ser um ponto fixo ou na modalidade de drive-thru  (ou ambas opções). "Esperamos, dessa forma, ajudar significativamente com a administração municipal na campanha de vacinação, pois será um orgulho cumprir esse importante papel de combate à pandemia", afirmou o superintendente, acrescentando que, diariamente, o shopping está adotando e fiscalizando todas as medidas ditadas pelos órgãos governamentais e de saúde para garantir total segurança a todos.

O Caruaru Shopping é o maior centro de compras do Norte-Nodeste instalado em cidades do interior no mesmo complexo , reune, além do shopping, um hotel, área médica, serviços  e um moderno empresarial. "Oferecemos aos nossos clientes mais de 280 opções de lojas e 3.300 vagas de estacionamento, além de gerarmos cerca de 3 mil empregos, entre diretos e indiretos", finalizou Marcus.