domingo, 25 de junho de 2023

Prefeitura do Recife fortalece coleta seletiva durante o São João

Além do esquema de limpeza regular nos polos de São João, a Prefeitura do Recife está garantindo uma abordagem sustentável para a destinação dos resíduos produzidos no Sítio da Trindade - o parque mais junino da capital. Em parceria com o Grupo Orizon e a Associação Nacional dos Catadores (ANCAT), foi instalado um ecoponto no parque, visando a destinação adequada do lixo produzido durante os festejos juninos.

Com o apoio de catadores de materiais recicláveis da cidade, forrozeiros e comerciantes estão sendo orientados sobre a importância da separação correta dos resíduos gerados, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Apenas na sexta-feira (23) e no sábado (24), os profissionais já coletaram mais de meia tonelada de materiais recicláveis (573,1 quilos). A ação durante os festejos juninos no Sítio da Trindade prossegue até a próxima sexta-feira (30), das 17h à 1h da manhã. 

Além de promover a sustentabilidade, gerando impactos ambientais positivos durante a festa, que tem levado uma multidão ao Sítio da Trindade, a iniciativa também incentiva a coleta seletiva pela população, com o aumento da quantidade de resíduos recicláveis coletados e fazendo com que os recifenses reconheçam a importância do  profissional catador.

Ao todo, 78 catadores cooperados estão envolvidos e também estão tendo a oportunidade de comercializar os materiais  diretamente com o Grupo Orizon, recebendo valores atrativos. A ideia é que os recifenses conheçam esses profissionais e que as estações e ecopontos recebam os resíduos recicláveis durante o evento de forma voluntária, principalmente embalagens de bebidas, comidas, plásticos, metais, vidro, papel, papelão e outros. No ecoponto, os catadores estão presentes para realizar a triagem adequada dos materiais, encaminhando-os para a reciclagem, ao invés de serem simplesmente destinados a aterros sanitários.

Imprensa Recife 

Forrozeiros lotaram o Alto do Moura neste domingo (25)



Como todo mundo já sabe, o forró começou bem cedinho lá no Alto do Moura, neste domingo (25). No Polo Mestre Vitalino, a responsabilidade de colocar o público para dançar ficou com a cantora Renilda Cardoso, que apresentou um show com o repertório cheio de forró tradicional. 

Em seguida, Nádia Maia não deixou os forrozeiros parados. Com uma apresentação do autêntico forró, o repertório foi composto por várias canções conhecidas do grande público, gravadas pela artista ao longo de 30 anos de carreira solo. "Fico muito feliz de me apresentar em Caruaru, digo com muito orgulho que é a Capital do Forró e tem o Maior e Melhor do São João do Mundo. A energia do público aqui é inexplicável", pontuou Nádia.

Quem encerrou o fim de semana de forró com grandes apresentações que iniciaram na véspera de São João, foi o “cara de sorte”, Felipão e Forró Moral. A banda apresentou um repertório que misturou os grandes sucessos do passado com algumas canções da atualidade.

Além de aproveitar as atrações no Polo Mestre Vitalino, os turistas também conheceram um pouco da história do barro, visitando a Casa-Museu Mestre Vitalino e o Museu Mestre Galdino. A festa também aconteceu no Polo Coreto, com os trios Caruaru, Givanildo do Acordeon e Vozes da Seca.

O forró recomeça no Polo alto do Moura na quinta-feira (29), Dia de São Pedro, com a Banda de Pífanos de Caruaru - Os Bianos, Cavalo de Pau e Edu e Maraial.

Forró romântico atrai público para o Polo Casa Rosa neste domingo (25)


Os turistas e nativos não ficaram parados em mais um dia na casa mais charmosa e forrozeira de Caruaru. Por lá, quem deu início a tarde de shows foi João Filho Sanfoneiro, que trouxe aquele forró tradicional para a galera. Na sequência, quem subiu ao palco foi Orlando do Acordeon.

Já o cantor Lucas Costa, ficou responsável por encerrar mais um final de semana dos festejos juninos no Mercado Cultural. Lucas trouxe em seu repertório aquele forró romântico para dançar agarradinho.

A festa continua na próxima quinta-feira (29), a partir das 11h. 

*Programação* 

Quinta-feira (29) - Baião de Dois Nordestinos; Sivonaldo Max e J. Lima

Sexta-feira (30) - Júlio Silva e Trio Pé de Serra; Pau no Xote e Luiz Adriano.

Sábado (01) - Zé Henrique; Forró Rei do Cangaço e Trio os Vitalinos de Caruaru.

Gretchen celebra casamento matuto em Petrolina

O São João deste ano em Petrolina, patrocinado pela Itaipava, teve um brilho especial! No pico das festividades juninas, o casal Alex Moreira e Gláucia Macedo disse "sim" em uma cerimônia incomum e vibrante, com a rainha da internet Gretchen como celebrante.

O casal decidiu compartilhar seu amor e união com todos, tornando seu casamento parte integrante da celebração de São João deste ano.
Gretchen, sempre uma animadora de multidões, conduziu a cerimônia com sua personalidade única e carismática para um dos momentos mais especiais na vida do casal.

“ O São João sempre teve um casamento de “mentira”, como brincadeira mesmo para a data. E dessa vez Itaipava trouxe um casamento de verdade, formado por Alex Moreira e Glaucia Macedo, de Petrolina. Eles se conheceram na festa de São João, começaram a namorar e agora se casam oficialmente nessa mesma data”, afirma Soraia Brasil, diretora comercial do Grupo Petrópolis para a região.

“Escolhemos a maior especialista em casamentos para esse momento único. A Gretchen é a personificação dessa celebração para o momento de festividades e animação”, completa Soraia.

O patrocínio da Itaipava na Festa de São João de Petrolina demonstra o seu apoio à cultura local e à celebração de ocasiões especiais. Nessa noite não poderia ter sua diferente. Com sua parceria, a Itaipava garantiu uma festa de casamento das mais memoráveis do ano.

O São João de Petrolina acontece no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, localizado na Av. Sete de Setembro, em Petrolina (PE). 


Obra da Compesa gera esquema especial de trânsito na Agamenon nesta segunda-feira (26)

Uma obra emergencial da Compesa, iniciada neste domingo (25), se estenderá pela manhã da segunda-feira (26), na Avenida Governador Agamenon Magalhães, próximo à Avenida Rui Barbosa. O serviço ocupará uma faixa de rolamento, o que pode gerar retenção de veículos. Um efetivo da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estará no local para auxiliar os cidadãos.

Até o momento, a Compesa não informou à CTTU a previsão de término da obra. A orientação é de que as pessoas saiam mais cedo de casa para evitar retenções e atrasos. Um efetivo da CTTU estará no local para auxiliar na mobilidade e na segurança viária. Em casos de dúvidas, a CTTU pode ser acionada 24h pelo número 0800.081.1078.

Imprensa Recife

Gravatá recebe mais uma edição da Zabumbada da Serra, promovida pelo Galo da Madrugada


Em pleno Dia de São João, o consagrado Galo da Madrugada tomou conta da Rua Duarte Coelho, mais conhecida como Polo Moveleiro de Gravatá, na tarde do sábado (24). A Zabumbada da Serra 2023, uma realização do bloco gigante pernambucano, com apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer - SECTURCEL, realizou um cortejo junino pelas ruas da cidade, em direção ao Clube AABB, com muito forró e alegria. 

No cortejo, bandeiras dos santos juninos, participação do Bloco das Ilusões e os bonecos gigantes de Luiz Gonzaga e Lampião, que são a marca registrada do Carnaval de Pernambuco, levaram beleza e cultura à caminhada no Dia de São João. De Gravatá, o Maracatu Sol Brilhante tocava dezenas de zabumbas que dão nome ao evento, enquanto o Bando Nordestino de Gercino Vanerão acompanhava o cantor oficial do Galo da Madrugada e organizador da Zabumbada da Serra, Gustavo Travassos, no minitrio elétrico. A Quadrilha Junina Farrear desenvolvia passos do forró e convidava todos a entrar no ritmo. 

Gustavo Travassos (foto abaixo) demonstrou gratidão pelo apoio da Prefeitura de Gravatá a mais uma edição da Zabumbada da Serra. “Mais um ano a gente junto com a Prefeitura de Gravatá, de uma emoção enorme, porque temos amor por essa cidade. Essa Zabumbada foi criada para Gravatá, vai ser sempre para a cidade. Estou muito alegre, feliz, por poder proporcionar isso e trazer para as ruas da cidade a nossa cultura, o nosso pé-de-serra, nossa raiz para essa cidade que tem um clima tão gostoso de serrinha. Esse é o sétimo ano e meu beijo enorme para todos desejando um feliz São João para todo mundo”, disse o cantor.

Lucas Alves, supervisor cultural da SECTURCEL, estava junto com a organização do evento acompanhando o cortejo que é apoiado pela gestão do prefeito Joselito Gomes. “É dessa forma que a gente vai transformando a cultura popular e essa política pública nova de dar apoio total, por meio da Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, agregando todos os movimentos. Este é mais um, com a Zabumbada da Serra, saindo aqui do Polo Moveleiro até o AABB com essa formação da cultura popular genuína que é o São João”. 


São João de Gravatá: Mercado Cultural recebe milhares de moradores e visitantes durante festas juninas


Equipamento público lotou todos os dias da programação preparada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer

Quem frequenta o Mercado Cultural de Gravatá já sabe que o local abriga a gastronomia rica do Nordeste, além de atrações musicais de tirar o chapéu. No Dia de São João, comemorado no sábado (24), não poderia ser diferente. A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer - SECTURCEL, preparou uma programação especial, com muito forró pé-de-serra, para moradores e visitantes da cidade se esbaldarem.

Desde o dia 10 de junho, todos puderam reviver o calor humano e a forte presença cultural que o prédio secular ostenta. No sábado (24), o palco foi tomado pela alegria com o Trio Pé de Serra Flor do Jucá, Léo do Acordeon e Ivan Gadelha.

Para quem é inimigo do fim, o Mercado Cultural de Gravatá terá shows, no domingo (25), com Marcelo Costa, a partir das 13h, e às 15h30, Renato Sousa. O Arraiá da Felicidade espera por você!

Segundo dia do 'Vamos Paulistar 2023' é sucesso de público

Com uma programação que contemplou o tradicional forró e a modernidade do brega funk, o segundo dia de apresentações musicais do 'Vamos Paulistar 2023' foi sucesso de público, neste sábado (24.06)

A primeira atração da noite, Nena Queiroga levou toda magia das músicas da época junina com muita energia fazendo o arrasta pé no arraiá da Praça João Pessoa. 

"Estou muito feliz já que vou me apresentar pela primeira vez no Paulistar. Quero agradecer a oportunidade que a Prefeitura do Paulista teve comigo ao me convidar como atração. Estão de parabéns na organização e que bom que minha noite de São João em 2023 é levando toda essa alegria e cultura à população de Paulista, no palco deste lindo evento", frisou a afamada artista.

Na sequência, a Banda Interativo caiu no gosto dos presentes com um repertório de sucessos do forronejo oferecendo aos casais apaixonados muita curtição.

"É muito gratificante poder participar de uma festa bem organizada, como a que vemos no Paulistar. Parabéns a Prefeitura. Sempre dá um friozinho na barriga antes de subir no palco, porém vamos entregar o melhor de nós para que todos dancem e se divirtam", disse o vocalista do grupo, Gabriel Pereira. 

Por volta das 22h foi a vez da Fabiana Pimentinha subir ao palco e no seu repertório muito forró tradicional do interior fez o rala bucho do público.

"A praça está lotada e ver isso é muito bom para um artista. Muito obrigada pela oportunidade que a Prefeitura do Paulista me deu este ano para me apresentar nesta bela festa. Vamos ter muito forró, xote e baião", ressaltou a intérprete.

Próximo da meia-noite, Dadá Boladão levou a rapaziada à loucura com seu brega funk e coreografias bem descoladas do passinho, causando gritos e declarações de amor do público feminino.

"Como artista do Litoral Norte estou muito contente de poder participar do Paulistar 2023. Também estou muito grato à Prefeitura pelo convite realizado. Vamos fazer uma apresentação instigante para todas e todos", destacou o cantor.

No último show da noite, o público pode se deleitar com toda irreverência e qualidade musical de Almir Rouche, que cantou temas diversos da música popular brasileira do Nordeste e de outras regiões do país, fazendo o público cantar e dançar.

"Desde já agradeço a Prefeitura de Paulista pela consideração e respeito a nossa cultura. A festa está muito bonita e organizada e, sobretudo, muito representativa exaltando as tradições e colocando em pauta o reconhecimento da ciranda de Dona Duda. O show de hoje é todo dedicado à época de São João  para que as pessoas desfrutem muito", concluiu o artista. 

A festa continua neste domingo (25.06) e a programação terá as seguintes atrações musicais:

Walkiria Mendes

Anna Alves

Ângelo Gabriel

Dudu do Acordeon

Geraldinho Lins


Imprensa Paulista PE

Com muito forró, moradores e turistas aproveitaram a noite de São João em Noronha


O Dia de São João (24) em Fernando de Noronha foi festejado à altura por moradores e turistas. A Praça São Miguel, na Vila dos Remédios, ficou lotada para acompanhar os shows dos artistas locais e dançar muito forró, com a apresentação do sanfoneiro e cantor pernambucano, Cezzinha. A praia do Porto também teve um polo, onde ocorreu o show de Kinho Ramalho e trio pé de serra Amor com Café.

Se no primeiro dia, na sexta-feira (23), o tempo na ilha ficou oscilando entre vários momentos com chuva, a noite do sábado transcorreu com tempo firme, para a alegria dos presentes na tradicional festa junina do arquipélago. O público pôde se divertir, embalado pelas músicas clássicas dos festejos de São João. 

A quadrilha da Erem Arquipélago abriu a noite, abrilhantando o evento com a peça teatral e auto em Noronha, com direito a casamento matuto. Quem subiu primeiro ao palco foi o cantor Kinho Ramalho, no Porto de Santo Antônio, às 17h. Em seguida, Nado Carvalho, já à noite, se apresentou na Praça São Miguel tocando forró de outros intérpretes e também músicas autorais, como "Histórias de Noronha". 

Nado, que mora na ilha há 12 anos, fez o seu primeiro show público pela Administração do distrito. Ele se sentiu muito honrado pela oportunidade. "A sensação que eu tive foi a melhor possível. Saber que as pessoas da ilha querem ver o meu trabalho foi incrível. Tive um sonho realizado", comentou

Depois do show de Nado Carvalho, a quadrilha de Dona Nanete, a grande homenageada do evento, se apresentou na praça. 

E uma das atrações mais aguardadas da festa, o forrozeiro Cezzinha, bastante conhecido do público nordestino, entoou verdadeiras pérolas do cancioneiro junino. O artista revisitou canções de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Fagner, Zé Ramalho, entre outros. 

Cezzinha comentou sobre a emoção de tocar em Noronha. "Para mim é uma satisfação. Eu que conheço Noronha de perto, a cultura da ilha. Venho trazendo um espetáculo todo voltado às tradições nordestinas, comemorando os festejos juninos, essa festa da alegria. Eu fico muito satisfeito em poder fazer parte de uma noite tão especial quanto essa."

O casal Juliano Bueno e Ana Paula, turistas de Santa Catarina, aprovou o evento. "Muito legal. Acho que a ilha inteira veio prestigiar o São João. A Administração está de parabéns", disse Juliano. "O pessoal daqui está bem animado. O São João em nossa cidade é bem frio por conta do clima, então brincar nesse clima quente de Noronha é bem melhor ", completou Ana Paula. 

Da mesma opinião, o morador noronhense Viníccius Silas gostou da diversão nos dois dias. "Foi incrível. Uma festa para a comunidade é sempre muito bem-vinda".

O balanço desses dois dias de evento foi positivo, de acordo a Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes do arquipélago. O responsável pela pasta, André Portela, avalia o primeiro São João da nova Administração como algo marcante. 

"A gente está muito feliz. O primeiro São João da nossa Administração, feito por quem entende muito de São João. Uma festa de raiz cultural pernambucana, nordestina. Trouxemos isso para Noronha, para que as pessoas pudessem vivenciar. Foram dois dias bastante intensos com forró no aeroporto, no Porto e na Praça São Miguel, com atrações de peso nacional como Cezzinha, mas também artistas locais. Conseguimos mobilizar a economia local, o aumento nas hospedagens etc. Estamos muito felizes com o resultado", disse André Portela.

A Administração, através da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes, agora se prepara para a realização da festa de São Pedro, dia 29 de junho, que promete repetir o mesmo sucesso.

Imprensa FN

Noite de São João emocionante e com grande público no Pátio do Forró


Uma das principais noites do mês de junho começou chuvosa e com um público ainda tímido. Esse sábado (24), dia de São João, o Pátio do Forró trouxe forró das antigas, sertanejo, piseiro e muitas surpresas.

Benil abriu a noite com grandes clássicos do autêntico forró. Em seguida, a cantora Taty Girl trouxe um repertório nostálgico, com vários sucessos do forró das antigas que embalaram o público.

Sensação da noite, o serritense João Gomes iniciou a apresentação com um show de fogos de artifício e se emocionou diversas vezes durante a noite, que teve algumas surpresas. Uma delas foi a participação de uma banda de pífanos animando o público. Com apenas 20 anos, João é ídolo teen e levou ao palco diversas crianças para cantarem junto com ele. 

Fechando a grade, o sertanejo Gustavo Mioto escutou um coro cantando seus grandes sucessos. "Que festa linda, Caruaru. Que prazer voltar aqui e ver vocês cantando junto comigo" declarou.

O novo formato do São João de Caruaru está sendo aprovado por forrozeiros e, também, artistas. Além de apresentar um novo palco e novo sistema de som e iluminação, a festa tem se mostrado segura, sem grandes intercorrências.

Neste domingo (25), apresentam-se, a partir das 19h, Brasas do Forró, Eduardo Costa, Leonardo e a "boiadeira" Ana Castela.

Deputado Jarbas Filho cumpre agendas em Mirandiba e Santa Cruz


Em mais uma agenda pelo interior do estado, o deputado Jarbas Filho (PSB) esteve na última quinta-feira (22) em Mirandiba  e no sábado (24) no município de Santa Cruz, ambos no sertão de Pernambuco. Na primeira cidade, o parlamentar participou da festividade de São João Batista, padroeiro local. Já na segunda, ao lado da prefeita Eliane Soares, da entrega de uma quadra esportiva no povoado Cacimba Nova. 

Com o ex-prefeito de Mirandiba, João Batista, o médico Élder Gil e o vereador Nelinho, Jarbas Filho foi à missa novena em homenagem ao padroeiro do município. Após o ato religioso, o deputado marcou presença na festa, onde encontrou amigos e eleitores. 

Em Santa Cruz, Jarbas entregou ao lado da prefeita a requalificação da quadra esportiva do Grupo Escolar Claudemiro Alves Guimarães. No mesmo local, milhares de pessoas acompanharam apresentações infantis, de quadrilhas juninas e artistas locais. 

“Estou novamente fazendo um giro pelo estado, participando das festividades e realizando a entrega de obras. Sempre sou bem recebido pelos prefeitos parceiros e pelo povo. Isso é resultado de um trabalho feito com dedicação, um compromisso que venho honrado com o povo pernambucano”, afirmou o deputado.

Clima junino se espalha pelos polos descentralizados e convoca famílias ao balancê por todo o Recife

 

Cores, forró no pé, comidas das melhores e momentos únicos entre parentes e amigos: a atmosfera do Recife não poderia ser outra nesse mês de junho. O São João já está na rua e chegou a hora de ele se esparramar por diversos bairros. Preparado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o ciclo junino começou no último dia 11 e segue até o dia 30, celebrando as mais autênticas tradições culturais nordestinas, em 14 arraiais, ao todo.

Além do Sítio Trindade e do Arraial Novo da Rio Branco, onde o passeio na roça começou faz tempo e seguirá até o fim do mês, com programação todo santo dia, os festejos preparados pela Prefeitura do Recife tiraram vários bairros para dançar neste fim de semana. A festa começou ontem e segue animada na noite de hoje, na Lagoa do Araçá, Barro, Totó, Campo Grande e Cordeiro, que, juntos, receberão mais de 30 atrações, escolhidas com a ajuda das próprias comunidades, como: Larissa Lisboa, Boi de Mainha, além das quadrilhas juninas Evolução, Zé Matuto, entre muitos outros.

No Parque das Graças, também tem mais festa hoje, para celebrar São João e convidar a vizinhança a estreitar relações. Embalarão o arraial, confraternizando todas as faixas etárias de públicos juninos, atrações como: os Doutores da Alegria e a Fada Magrinha, Muniz do Arrasta-pé e o Trio Flor de Lis.



Na noite de ontem, o forró espalhou cores e acordes pela cidade inteira. De cara, já teve campeão abrindo a programação do dia na Lagoa do Araçá, com a apresentação da quadrilha junina Lumiar, do bairro do Pina, que venceu o 37º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, desfilando o tema “A Luz de Tieta”, celebrando a obra de Jorge Amado. Foi a sétima vez que a Lumiar venceu o concurso realizado pela Prefeitura do Recife.

A pequena Manuella Almeida, nove anos, devidamente trajada de xadrez e dançante, brincou o São João de boa, na Lagoa, acompanhada da mãe, Edite, 43. "Moro aqui pela região e esse é só um dos motivos que fizeram eu escolher vir hoje passar a noite aqui. Gostei da programação. Trouxe a pequena também, minha filha, porque ela é louca por São João, e é daquelas que aperreia para aproveitar mesmo", contou, antes de passar a palavra para a Manuella, que revelou sonhos. "Eu não gosto de São João não, eu adoro! Gosto de ficar perto do palco. Quero crescer e ser cantora, porque gosto muito dessas músicas, do forró nessa época".

Numa festa feita pensando no povo, coube ao próprio público escolher parte do que queriam assistir nos palcos. Assim, a Prefeitura do Recife, por meio do portal de serviços Conecta, desenvolveu uma votação popular. Ao fim, após apuração de milhares de votos, 30 artistas foram escolhidos e distribuídos pelos palcos juninos Recife afora. Haverá, até o fim dos festejos, atrações como o Coco na Pisada do Mestre, Dudu do Acordeon, Trio Geração Nordestina, Cavalo Marinho Boi Matuto, Larissa Lisboa, Boi de Mainha, além das quadrilhas juninas Evolução, Zé Matuto e Bacamarte, entre muitos outros.

Valdécio dos Santos, 48 anos, acompanhado da esposa e duas filhas, valorizou a proposta da Prefeitura do Recife de permitir que a população pudesse opinar nas atrações. "Soube disso da votação que a população participou. Isso foi muito legal. Gosto dessa iniciativa de trazer artistas identificados com o nosso local. Quadrilhas muito boas, o clima é outro."

Empenhada em iniciar a filha no balancê, Bianca de Souza, 25 anos, foi conferir a festa no polo de Campo Grande e aproveitou para abastecer o celular de fotos da pequena Lua Vitória, de oito meses. "Quero que ela já vá se entrosando com o clima, e ela já está gostando. Gosto dessa ideia de trazer artistas legais para os nossos bairros, porque se transforma numa boa programação para a gente. Espero que sigam fazendo isso nas próximas edições."

Para conferir todas as atrações e não perder nenhuma oportunidade de arrastar pé, basta acessar o portal de serviços Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br) e seguir o Instagram @saojoaodorecife, que tem festa para todo santo, todo gosto e por toda a capital.

Imprensa Recife

São João de Petrolina, patrocinado pela Itaipava, atrai celebridades e aquece a noite nordestina

A celebração anual do São João de Petrolina, patrocinado pela Itaipava, trouxe uma explosão de alegria e cultura para a noite nordestina, e contou com a presença de personalidades conhecidas em todo o Brasil. Entre os nomes notáveis que marcaram presença na noite do dia 23 estavam:


Ricardo Alface,




Fabiana Karla,



César Black,




Flayslane,



Mileide Mihaile,



Eslovénia e Mila Costa.



Cada um adicionou seu próprio sabor à noite, comemorando a rica tradição que é o São João de Petrolina. As celebridades ainda puderam aproveitar os shows e as atrações juninas da festa.

Soraia Brasil, diretora comercial do Grupo Petrópolis para a região, destacou a importância do São João de Petrolina e do Nordeste para a marca. "A região Nordeste tem uma importância imensa para a Itaipava, tanto do ponto de vista cultural como comercial. O São João de Petrolina é uma festa que encarna perfeitamente a vitalidade e alegria dessa região. Nós da Itaipava estamos muito felizes em apoiar e fazer parte dessa celebração", afirmou.

Ela ainda ressaltou a relevância da escolha das celebridades para o evento. "Todas as celebridades que convidamos para esse evento são orgulhosamente nordestinas. Queremos que a nossa festa seja um reflexo dessa região, rica em talentos e cultura", concluiu Soraia.

Morre ativista trans Abby Moreira

 


Morreu ontem (24), a guarda municipal e ativista trans Abby Moreira, de 46 anos. Ela estava dormindo quando partiu. Ela deixou esposa - com quem era casada havia 28 anos - e um filho. Abby era conhecida por ser a primeira guarda municipal trans do Brasil e a única em Pernambuco. 

Ela havia sofrido episódios de transfobia na corporação - e fez várias denúncias ao Ministério Público de Pernambuco - e se tratava de depressão. 

Abby era formada em Administração de Empresas e em Análise de Sistemas e também atuava na área de Direitos Humanos. Amigos e ativistas lamentaram a morte de Abby, que deixou seu legado de luta pela dignidade das pessoas trans em Pernambuco.

Maria Arraes celebra festas juninas junto ao povo de Pernambuco


Com uma agenda animada no Agreste do Estado, a deputada federal Maria Arraes (SD-PE) celebra os festejos juninos junto ao povo pernambucano. "O São João é melhor ao lado de quem faz essa festa tão bonita e democrática", destaca a parlamentar, que passa este fim de semana entre os municípios de Feira Nova, Santa Cruz do Capibaribe e Bom Conselho. 

Na Terra da Farinha, Maria Arraes foi recebida no sábado pelo prefeito Danilson Gonzaga e pelo vereador Josenildo Juba, com os quais percorreu as ruas decoradas da cidade e visitou a Vila Jardim, cidade cenográfica cheia de delícias típicas do mês de junho. Também caiu no arrasta-pé curtindo as apresentações das quadrilhas juninas e do coco de roda em meio aos moradores de Feira Nova. Ainda deu tempo de curtir o arraial do vereador Túlio Barros e outras lideranças locais "Para fortalecer a nossa cultura popular, é preciso vivenciar as tradições e apoiá-las com ações concretas. Assim funciona o nosso mandato, ouvindo de perto as demandas, com um diálogo sincero e direto com as pessoas", diz a deputada, lembrando que Feira Nova é conhecida como Terra da Farinha, porque mais de 700 famílias vivem com a renda gerada através do cultivo e produção da mandioca, uma das principais fontes de renda do município. 

Neste domingo, a deputada segue para o São João da Moda 2023, em Santa Cruz do Capibaribe, onde curte a programação e também se reúne com lideranças da cidade. "Além da importância cultural, São João também é sinônimo de dinamismo econômico. Estima-se que este ano sejam movimentados mais de R$ 600 milhões no Estado. Parte disso vem do nosso polo de confecções. Quem não gosta de comprar uma roupa nova para a festa?" 

A semana continua ao som da zabumba na cidade de Bom Conselho, onde a deputada tem agenda com o vereador Geninho Tavares e também se junta à população para festejar as tradições juninas na segunda-feira. 

Neste mês de junho, Maria Arraes já brincou o São João em comunidades da Região Metropolitana do Recife, no Sítio Trindade e nas cidades de Gravatá e Caruaru, também no Agreste. 

O giro segue até o São Pedro e continua em todas as épocas do ano. "Nosso trabalho em Brasília é buscar soluções para as necessidades da população. Nessas andanças, a gente escuta, aprende e troca muito. Vamos botar o pé na estrada sempre que possível", finaliza Maria Arraes.

Dia de São João, dia de Estação Ferroviária


Dia de São João foi dia de curtir o Maior e Melhor São João do Mundo na Capital do Forró. E quem veio curtir essa data tão esperada não pôde deixar de incluir no roteiro de passeio a Estação Ferroviária, segundo principal polo do São João de Caruaru.

No sábado (24), passaram por lá, no Polo do Repente, o Projeto Sesc - lançamento do livro Sementes de Poesia do escritor: Pedro Poeta, dupla de emboladores de côco: Curió de Bela Rosa e Canário de Pernambuco; dupla de repentistas: Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa; declamação de poesias com Iponax Vilanova de Campina Grande e show Ser(tão) Infinito com Wilson Dias e Wallace Gomes e, encerrando, Trio Vai Hoje. 

No Polo Camarão, se apresentaram: Guilherme Topado; Marcelo Pernambuco; Leonora Moreno; Ceiça Moreno e Joana Angélica. 

*Praça da Criança*

Por lá, no Polo Infantil, a programação teve início a tarde, com o Projeto Sesc Caruaru - Oficina de Adereços Juninos, Brincadeiras Populares e Pintura Matuta; Recreação com Turma da Kika; Palhaço Pindoba; Nerisvaldo Alves - O Circo Vem Aí e Turma do Ztheus. 

No Polo das Quadrilhas, teve Encontro dos Bacamarteiros e XXV Festival de Quadrilhas Estilizadas de Caruaru. 

Já no polo Juarez Santhiago, se apresentaram: Trio Cactus; Pedrinho do Acordeon; Trio Cheiro de Alecrim; Trio Luz do Candeeiro; Beto Show e Vavá do Acordeon.

Vamos ajudar o José Francisco Junior


O endereço do Hemope é

Rua Joaquim Nabuco, 171, Graças 
Recife - PE
(Próximo ao Hospital da Restauração e em frente ao Hospital Santa Joana)

Noite de Patrimônios Vivos encanta público do Polo Azulão


Artistas consagrados, Patrimônios Vivos de Caruaru, fizeram a noite do sábado (24) ser inesquecível no Polo Azulão, palco  de música alternativa do Maior e Melhor São João do Mundo. 

O primeiro Patrimônio Vivo a ser homenageado foi o aniversariante, o “pequeno grande” Azulão, que completa 81 anos, neste domingo (25). O show teve nomes como Azulinho, Herbert Lucena e Joana Angélica.

Walmir Silva, segunda atração da Noite dos Patrimônios, mostrou toda a força do forró de raiz com composições memoráveis, que já foram interpretadas por artistas renomados, a exemplo de Luiz Gonzaga e Genival Lacerda.

O último artista a ser homenageado foi João do Pife, que completou 80 anos no último dia 20 de junho. Com participações especiais, de nomes como Renilda Cardoso, Herbert Lucena e outros, o lirismo de seu pífano encantou o público, que dançou mesmo na chuva.

Neste domingo (25), o Polo Azulão vai receber os cantores Valdinho Paes, Martins e Almério, além do espetáculo Jacinto é Festa, com diversos nomes da música em uma célebre homenagem ao coquista.