segunda-feira, 13 de maio de 2013

Começam inscrições para os Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco


De hoje (13), até 31 de maio, os dirigentes esportivos municipais podem realizar suas inscrições para participar dos Jogos Comunitários do Interior de Pernambuco. O Jocipe é um programa da Secretaria dos Esportes de Pernambuco que visa desenvolver o intercâmbio sócio-educativo, exaltando a prática esportiva como fator de cidadania e de surgimento de novos talentos. Ideal para quem já não participa dos Jogos Escolares. Um investimento de R$500 mil do Governo do Estado por ano.
Os municípios interessados devem fazer as inscrições pelo email belmiro.carneiro@esportes.pe.gov.br ou na sede da Secretaria (Rua Montevidéu, 145, bairro da Boa Vista, Recife- PE) das 8h às 12h e das 14h às 18h. Mais informações pelo (81)3184-2677.

Secretaria de Esportes de Pernambuco

Mulheres de municípios sertanejos têm acesso à documentação


A campanha "Nenhuma Pernambucana sem Documento" estará essa semana, no período de 14 a 17, nos municípios sertanejos de Bodocó, Exú, Moreilândia e Granito, onde as equipes estarão instaladas em logradouros públicos, retirando gratuitamente documentos de mulheres e de suas filhas e filhos. A ação é coordenada pela Secretaria Estadual da Mulher.
Amanhã, terça-feira, 14, a ação ocorrerá em Bodocó, na Escola Objetivo, na rua Jorge Calisto de Alencar, no Centro, próximo à Secretaria de Assistência Social; na quarta-feira, 15, será a vez do município de Exú receber a equipe do programa, que se instalará no centro Cultural Exuense, em frente a Praça de Eventos no centro; na quinta-feira, 16, a programação será realizada em Moreilândia, na sede do PET, na rua sete de setembro, no centro, próximo ao Fórum e, na sexta-feira, 17, o município a ser atendido será Granito, na Quadra Poliesportiva, na avenida São Paulo, no bairro de Ulisses Guimarães. O horário de atendimento ocorrerá sempre das 9 às 14 horas.
Nestes locais, serão emitidos documentos como a primeira e a segunda via do Registro Civil (RG), Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento, Título Eleitoral, entre outros.  Na semana passada foram atendidas mais de 500 mulheres dos municípios de Jatobá, Inajá, Manari e Ibimirim, com a emissão destes documentos.
A iniciativa objetiva promover a regularidade do acesso das mulheres do Estado à documentação pessoal, assegurando o primeiro passo para atingir a cidadania plena e, assim, ter acesso aos direitos garantidos por lei. “Com a documentação elas garantem o direito de serem incluídas nas políticas públicas e obtêm benefícios, como por exemplo, aposentadoria, assistência social, salário maternidade, crédito, assistência técnica, pensão”, ressalta a gerente de fortalecimento sociopolítico da SecMulher, Karine Farias.
         O programa ainda realiza uma fase preliminar, com a capacitação de educadoras sociais, que apoiam a ação de retirada dos documentos. É formada uma média de 30 mulheres por município visitado.  A iniciativa ocorre em parceria com as prefeituras locais, com as Secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Executiva de Justiça e Direitos Humanos, com o Programa Mãe Coruja, entre outros.


Segue abaixo o quadro com datas, horários e endereços dos locais em que serão realizadas as ações nesta segunda semana de maio.
Município
Data e Horário
Endereço EMISSÃO de Documentos

Bodocó

14/05
09:00 às 14:00

Escola Objetivo
R: Jorge Calisto de Alencar Centro
Próximo a Secretaria de Assistência Social
Contato: Viviana (87) 99172656

Exú

15/05
09:00 às 14:00

Centro Cultural Exuense
De Fronte a Praça d Eventos da Cidade Centro
Contato: Helenilda (87) 96234202

Moreilândia

16/05
09:00 às 14:00

Sede do PET
Rua 7 de Setembro centro
Próximo ao Forum
Contato: Jaqueline (87) 91633656

Granito

17/05
09:00 às 14:00

Quadra Poliesportiva de Granito
AV: São Paulo
Bairro: Ulisses Guimarães
Contato: Raimunda (87)96373705


Secretaria da Mulher de Pernambuco

Prefeitos de PE pedem medidas contra a seca em manifesto


Prefeitos e representantes de mais de 100 municípios pernambucanos se reuniram com deputados, nesta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa, para discutir os efeitos da maior seca das últimas décadas no estado. O evento, chamado de "Grito do Nordeste", gerou um documento para ser entregue às autoridades.
A prefeita de Floresta, Rosângela Maniçoba, leu o manifesto em nome da Associação Municipalista dePernambuco (Amupe). O texto afirma que, dos 184 municípios do estado, 132 estão em estado de emergência. O documento apresenta propostas de ações emergenciais e permanentes de convivência com o semiárido.
O presidente da Casa, Guilherme Uchoa, declarou apoio aos prefeitos nas reivindicações para os municípios. "Quarenta deputados estão presentes a este ato, dos 49. Porque na verdade a maioria dos deputados é do interior, e principalmente da área do Sertão. Todas as ações do governo do estado foram executadas. Agora chegou a hora que temos que apelar para o poder federal, para que faça alguma coisa a mais. Essa casa legislativa tem a responsabilidade de representar os anseios de todo o estado", afirmou.
De acordo com o o presidente da Amupe, José Patriota, o documento, além de ser entregue ao governador Eduardo Campos, nesta segunda, será ainda entregue a autoridades do governo federal, como o presidente do Senado, Renan Calheiros, na terça. "Estamos aguardando a confirmação de audiência da Casa Civil da presidência da República e o presidente da Câmara dos Deputados”, disse.
Em Pernambuco, a perda do rebanho com a seca assusta: 710 mil animais morreram, foram abatidos precocemente ou tiveram que ser vendidos para criadores de outros estados.
Portal G1

Marina Silva participa de debate no Recife


A ex-senadora Marina Silva fará palestra na Universidade Católica de Pernambuco nesta terça-feira (14), às 19h, no auditório G2. Ela falará sobre “Democracia e sustentabilidade”. Marina Silva, pré-candidata à Presidência da República em 2014, estará no Recife nos dias 14 e 15 para encontros com militantes e algumas agendas de rua. A ex-senadora está percorrendo o País para recolher assinaturas favoráveis à criação do partido Rede Sustentabilidade. Em Pernambuco, foram contabilizadas até a última sexta-feira 263.515 mil assinaturas. Com a presença de Marina no estado, a expectativa é de que as assinaturas aumentem significativamente.
Assecom Universidade Católica de Pernambuco