quinta-feira, 18 de março de 2021

Últimos dias do Pintando o 7 Digital

 

O Pintando o 7 - Edição Digital – está chegando ao fim. As últimas apresentações do festival acontecem até 22 de março de 2021, em uma edição totalmente virtual e gratuita. A programação contou com webinars, que são seminários ou conferências, exibidos no YouTube da Fervo Projetos; com convidados nacionais; espetáculos virtuais e lives com a participação de artistas como o mágico Rapha Santacruz e a contadora de histórias Carol Levy, voltadas para escolas estaduais e municipais. Com o tema “Real e virtual, Brincar não tem igual”, o Pintando o 7 Digital voltou à cena com mais robustez e amplitude ao exibir programação integrativa e estimulante para crianças, familiares, professores e alunos, e ao incorporar a linguagem literária às artes cênicas na programação deste ano.

O Pintando o 7 é uma realização da Fervo Projetos Culturais, financiado através do incentivo da Lei Aldir Blanc Pernambuco, FUNDARPE, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, no âmbito federal, por intermédio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Abaixo, confira a programação:
ESPETÁCULOS



O Matuto (Rapha Santacruz - PE)
DIA 20/03/21
HORÁRIO: 16H

Um misto de palhaço e mágico, “O Matuto” parece uma figura saída de um cordel, que apresenta seu universo de encantamento através das surpresas que vão saindo da sua mala. Trilhas sonoras tipicamente nordestinas animam esse encontro, com sotaque "matuto". A diversão é garantida para todas as idades.

Duração do espetáculo: 50 min

Classificação etária: Livre



YOUKALI (Lívia & Fred – RJ)
DIA 21/03/21
HORÁRIO: 16H

Lívia & Fred, dupla conhecida por sua música de delicada sofisticação, apresenta, pela primeira vez, um espetáculo dedicado ao público infantil: uma fantástica viagem conduzida pela música clássica, relida em arranjos originais para guitarra e voz. Partindo das canções da tradição europeia de séculos passados, a dupla traz grandes obras do mundo musical para seu próprio mundo de sonoridades criativas e coloridas, entrelaçando-as à riquíssima tradição cancionista do Brasil. Sem barreiras entre o popular e o erudito, Lívia & Fred cantam histórias para um público aberto ao encantamento.

Duração do espetáculo: 40 min

Classificação etária: Livre

OBS: TODOS OS ESPETÁCULOS SERÃO EXIBIDOS NO YOUTUBE DA FERVO PROJETOS.


WEBINARS

TEMA CENTRAL: "Infâncias em territórios interativos"
DIA 18/03/21
HORÁRIO: 19h
LOCAL: YOUTUBE DA FERVO PROJETOS

Tema: Os espaços do brincar na vida, na escola, na rua e na tela

Gabriela Romeu (SP) - Escritora, pesquisadora da infância, documentarista e crítica de teatro infantil. Durante 20 anos, ela escreveu sobre e para crianças, no jornal Folha de São Paulo, veículo no qual editou o caderno Folhinha. Também produziu diversas reportagens sobre as realidades infantis no Brasil e escreveu para cadernos como o Guia da Folha, Ilustrada, Cotidiano e revista Sãopaulo, sempre com o tema infância.

Mediação: Luciano Pontes


DIA 19/03/21
HORÁRIO: 19h
LOCAL: YOUTUBE DA FERVO PROJETOS

Tema: Aprendizagens no mundo – o bebê e os adultos

Delcio Antônio Agliardi (RS) – Professor e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É especialista em Direito: ênfase infância e juventude pela Escola Superior do Ministério Público do RS. Tem licenciatura em Filosofia. Escritor (gêneros poesia e conto); autor de poemas premiados em concursos literários. Foi patrono da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul. É vice-presidente da Associação Criança Feliz (2019-2021).



Justiça suspende prazos de processos em trâmite até 04 de abril

 

A suspensão, de maneira genérica, de todos os prazos processuais, incluindo os eletrônicos, de hoje (18) até o próximo dia 04 de abril, pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), vem gerando indignação no mundo do Direito. A questão é: se, desde o ano passado, o trâmite processual já vinha ocorrendo de maneira exitosa, via home office e com segurança, qual o motivo do TJPE suspender, agora, os prazos dos processos já digitalizados, que poderiam ser apreciados? E o pior: sem escutar previamente a advocacia. O advogado e professor Almir Reis (foto), que está à frente do movimento “A Ordem é Renovar”, alerta para o impacto dessa decisão na vida de muita gente. “O momento é sensível e entendemos a necessidade de haver proteção à vida de todos, inclusive a dos funcionários do Tribunal, mas compreendemos que é possível dar continuidade aos processos digitais, de maneira remota, como já vinha acontecendo”, ressalta. Diante da situação, ele já se posicionou sobre a necessidade de haver maior efetividade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) em defesa da categoria, tendo em vista que a entidade tinha se limitado a emitir uma nota, sem qualquer efetividade prática. “É preciso cautela, mas abrir o diálogo. A falta dessa devolutiva reflete no dia a dia de quem aguarda uma decisão judicial, a expedição um alvará e até mesmo o acesso a direitos básico que dependam da atuação do Poder Judiciário”, argumenta Almir Reis.

RECodai – Reconectando Vivências do Dançar prorroga inscrições até 28 de março

 

Artistas de todo o país podem se inscrever para participar do RECodai – Reconectando Vivências do Dançar, versão alternativa e online do Concurso de Dança do Interior (CODAI) até o dia 28 de março de 2021 pelo site codai.art.br.

Bailarinos, academias, companhias, conservatórios, coletivos e grupos de dança, profissionais ou amadores de todo o país fazem parte do público-alvo almejado pela mostra, que acontece por meio do site codai.art.br, entre 10 e 18 de abril de 2021. As categorias disponíveis são para a Mostra Nacional, direcionada para todos os estados brasileiros e Distrito Federal; Mostra Regional, voltada para as cidades que pertençam à Região Metropolitana de Campinas, descrita s no regulamento da RECodai; e Mostra Reconectando Vivências, que privilegia criações artísticas feitas durante o período de isolamento social – neste caso, o material deve ser gravado em espaços residenciais, como cômodos de casas, apartamentos ou equivalentes.

Com espaço para vários estilos, o evento terá uma programação rica e a participação de importantes nomes da dança, além de diversas ações formativas, fóruns de discussões e as três mostras artísticas citadas acima. A lista de nomes aprovados será disponibilizada no site e mídias sociais do RECodai – Reconectando Vivências do Dançar.

Realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São, através do ProAC Expresso Lab, e com produção do Grupo Mazan, o RECodai é uma mostra artística que proporciona ao público uma reconexão com o evento presencial, criado em 2017. Agora em 2021, com sua versão digital, pode alcançar um público maior e mais amplo devido à realização online.

Pernambuco pela Prevenção vai distribuir mais 30 mil máscaras

 

A Operação Pernambuco pela Prevenção volta aos terminais integrados para a distribuição de mais 30 mil máscaras de proteção, oferta de álcool em gel e informações sobre a necessidade de barrar a transmissão do coronavírus. Nesta sexta-feira (dia 19), a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas vai estar nos terminais da Macaxeira, Joana Bezerra, Barro, Pelópidas da Silveira e em Camaragibe, a partir das 6h30. A operação é conjunta com a Secretaria da Casa Civil e conta com o apoio do Grande Recife Consórcio Metropolitano.

As máscaras de proteção distribuídas são no modelo 3D, capazes de proteger nariz, boca e criar barreiras para a disseminação do coronavírus. A distribuição de máscaras ocorre juntamente com a oferta de álcool em gel e difusão de mensagens importantes, que lembram que a pandemia não acabou e que todos devem unir esforços.

O secretário Cloves Benevides afirma que a campanha busca convencer a todos da necessidade de cuidados e de união. “O Governo do Estado tem aumentado os esforços na área de saúde e as estratégias no campo da prevenção. Este trabalho precisa da adesão de toda a população. Quem precisar sair, deve usar máscara corretamente, manter as mãos higienizadas e fazer todo o protocolo de distanciamento possível. São atitudes que vão beneficiar a todos”, recomenda Cloves Benevides.

Os passageiros e trabalhadores dos terminais de Joana Bezerra, Macaxeira, Barro, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, Pelópilas da Silveira, PE-15, Xambá, Camaragibe, Abreu e Lima, Igarassu, Cais de Santa Rita, Afogados, Caxangá, CDU, Jaboatão dos Guararapes, TIP, Cabo, Aeroporto, Rio Doce, Largo da Paz, Santa Luzia, Prazeres, Getúlio Vargas e Recife já 50 mil receberam máscaras, álcool em gel e informações, na primeira fase da operação.

As novas operações terão 30 mil máscaras de proteção e vão ocorrer nos terminais Macaxeira, Joana Bezerra, Barro, Pelópidas e Camaragibe, nos dia 18, 19 e 21. Todas as pessoas podem receber as máscaras de proteção, álcool em gel e informações sobre a necessidade de reforçar os cuidados contra a disseminação de vírus.

O enfrentamento aos efeitos da pandemia na Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas começou há um ano. As ações foram às ruas como forma de reduzir os impactos da pandemia junto à população mais vulnerável. Entre as medidas executadas, foram instalados pontos com lavabo e estrutura para banho, distribuídos itens de alimentação balanceados, itens de higiene pessoal e limpeza doméstica, além de cestas básicas junto às famílias vulneráveis, nas comunidades da Região Metropolitana, Mata, Agreste e Sertão.

A secretaria também modificou protocolos das ações dos programas Governo Presente e Atitude, de forma a aumentar o rigor com medidas de segurança sanitária junto aos usuários e servidores envolvidos nas atividades.

lmprensa Secretaria de Políticas de Prevenção

Projeto Arrumando a Casa no bairro de Aguazinha, em Olinda

 

Moradores do bairro de Aguazinha foram contemplados, nesta quinta-feira (18.03), com serviços de terraplanagem, limpeza do sistema de drenagem, capinação, remoção de entulhos, requalificação no setor de iluminação pública, poda e regularização de copas de árvores, além de reparos no asfalto com trabalhos de tapa-buracos. A ação, iniciada às 8h, faz parte do Projeto Arrumando a Casa, coordenado pela Secretaria de Gestão Urbana da cidade. Toda semana, um bairro ou comunidade é escolhida para receber esses serviços que atende as demandas mais urgentes da população.

lmprensa Olinda

Nota oficial da bancada do PSOL na Câmara do Recife

 

A bancada do PSOL na Câmara dos Vereadores do Recife recebeu a notícia da implementação do Auxílio Municipal Emergencial proposto pela prefeitura da cidade com especial interesse. Os mandatos da vereadora Dani Portela e do vereador Ivan Moraes aprovaram em fevereiro um requerimento indicando à gestão a implementação de uma renda básica permanente para as 30 mil famílias em maior vulnerabilidade da cidade, inscritas no CadÚnico. A proposta da bancada vai além do anunciado hoje pela prefeitura, indicando a possibilidade de uma renda de R$350 mensais, ao invés dos R$50 e R$150 sugeridos pela PCR. No requerimento, a bancada indica, inclusive, de onde os recursos poderiam ser retirados (contratos de coleta de lixo, publicidade e custeio, rubricas que acreditamos poder serem enxugadas). É importante comemorar cada passo dado a uma renda básica de cidadania para nossa cidade. Mas importante registrar que é possível sim fazer mais!

Assessoria de lmprensa

Festival Virtuosi começa nesta sexta

 

Diante o momento incomum que o mundo inteiro está vivendo por conta da pandemia, o Festival Virtuosi é mais um dos eventos brasileiros que migram o seu formato físico para o digital. O evento pernambucano abre a sua programação de concertos nesta sexta-feira (19) e segue até o dia 28 de março, com shows, palestras, masterclasses e oficinas, completamente gratuitas, para o público apreciar de casa.

Dos ganhos que o ambiente online pode proporcionar ao público, a maratona de exibições traz em sua noite de abertura, uma apresentação de dança e música erudita emblemática, com o bailarino Thiago Soares que é considerado um dos maiores nomes da dança mundial e o músico Rafaell Altino. Em uma releitura inédita da Chaconne de Bach, ambos dividem um “palco virtual”, que graças aos recursos tecnológicos e facilidades que a internet pode proporcionar, foi montado mesmo um estando na Inglaterra e outro na Dinamarca. Além de encantamento, a apresentação traz uma reflexão sobre fronteiras e os limites físicos e simbólicos que o mundo inteiro está refém neste momento.

“Mesmo precisando e querendo a presença física do público e artistas, tem sido uma experiência muito boa o fazer digital. Ele nos leva a passear por quase um mundo imaginário. Estamos em qualquer lugar a qualquer hora. Alunos de países e estados diferentes, artistas de outras bandas, tudo isso proporciona um enriquecimentos muito grande ao festival. É claro que sentimos falta da emoção da sala de concerto, do abraço suado depois da apresentação, do aplauso do público. Mas é um outro mundo de oportunidades que surge para nós”, comenta Ana Lucia Altino, diretora do festival.

“Acredito que nada foi mais importante para a vida das pessoas durante essa pandemia do que a música. A quantidade de lives que aconteceram durante esse período mostra como a música faz parte do cotidiano de uma pessoa. Traz paz de espírito, saúde mental, consola e alimenta a alma”, completa.

Os fãs e apreciadores da música clássica do Brasil, além dos concertos, terão a oportunidade de estudar e conhecer ainda mais o universo da música clássica através das seis Palestras, cinco Masterclasses e Virtuosi Diálogos Virtuais, através do novo portal www.virtuosi.com.br e também pelo Youtube, Facebook e Instagram do festival.

 

A programação do evento foi aprovada pela Lei Aldir Blanc e Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal do Recife, com patrocínio do Sistema de Transmissão do Nordeste, Excelsior Seguros e Uninassau e se caracteriza pela excelência de seu repertório e execução em peças clássicas e contemporâneas.

 


PROGRAMAÇÃO

  

A abertura do evento, nesta sexta (19), será com o bailarino Thiago Soares, um dos grandes destaques da programação, o carioca é o primeiro bailarino do Real Balé de Londres e  ao lado do músico Rafaell Altino (Viola) apresentará para o público que acompanha de suas casas, uma coreografia inédita para a Chaconne de Bach, que será tocada por Rafael. Na ocasião, Thiago também conversa sobre sua vida e Rafael apresenta gravações recentes, incluindo Fratres de Arvo Part e um Prelúdio de Shostakovich para piano, viola e cello, encerrando o programa com a Chaconne.

 

No sábado, dia 20 de março, também às 19h, o festival apresenta um elegante recital com o pianista russo Peter Laul, que conversará com o público sobre as famosas Sonatas de Beethoven para piano e também exibirá duas emblemáticas apresentações. O recital de Peter  relembra a celebração mundial dos 250 anos do nascimento do compositor alemão, comemorada em 2020.

 

Ainda celebrando Beethoven, no domingo (21), no mesmo horário, depois da apresentação de Ana Lucia Altino, o concerto será com o violinista Jonathan Crow. Spalla da Toronto Symphony Orchestra, Jonathan apresenta com seus companheiros, o Septeto de Beethoven para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, trompa e fagote. Em seguida, o oboísta pernambucano Isaac Duarte irá apresentar obras brasileiras para oboé solo de KaplanOsvaldo LacerdaBeetholven Cunha, 

Nos dias 2223 e 24 de março, às 19h, o Virtuosi apresenta a NOVA GERAÇÃO pernambucana de jovens artistas começando no dia 22, com o violoncelista Fernando Trigueiro com a Suite nº 1 em sol maior, de Johann Sebastian Bach, para cello solo, seguido do violista Raul Victor que apresentará a Sonata para viola solo nº 5 Op.11 de Paul Hindemith, enquanto no dia 23, o pianista pernambucano Luis Felipe de Oliveira, natural de Gravatá apresenta obras de Beethoven, Liszt e Dierson Torres.

Encerrando o projeto da NOVA GERAÇÃO no dia 24, o violinista Gilson Filho interpreta várias peças para violino solo incluindo a Paganiniana de Milstein. O programa será finalizado com a Sonata de Leopoldo Miguez para violino e piano, tendo Luis Felipe de Oliveira como pianista.

A programação continua no dia 25 com dois programas diferentes, com a pianista e soprano Rachel Fenlon, que ostenta obras de MessiaenSchubertAlma Mahler e George Crumb. Esta é a primeira vez que Rachel se apresenta para o público brasileiro. Na sequência, o festival exibe um brilhante recital do contrabaixista Catalin Rotaru.

No dia 26 é a vez do grande violoncelista pernambucano Antonio Meneses que apresentará Sonata para violoncelo e piano que prometem encantar o público. Antonio se apresenta acompanhado pelos pianistas Ricardo Castro e Gerard Wyss.

E no dia 27 será apresentado pela primeira vez no Brasil, o RAGAZZE QUARTET, grupo holandês formado por 4 instrumentistas mulheres, entre elas, Rosa ArnoldJeanita VriensAnnemijn Bergkotte e Rebecca WiseCom programas atraentes, mas não convencionais, o Ragazze Quartet tornou-se uma das vozes mais novas e importantes no mundo da música clássica. Com performances que falam a todos os sentidos, elas conseguem garantir um público para a rica tradição da música clássica, aquecendo os corações tanto do ouvinte obstinado quanto do novato, para o repertório de quarteto de cordas do passado e dos atuais dias.

XXIII VIRTUOSI VIRTUAL encerra sua programação no dia 28 oferecendo uma apresentação do violoncelista Leonardo Altino. Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Violoncelo de Viña Del Mar/Chile, Leonardo Altino estudou na Yale University, no NEC, na Universidade de Illinois e na Musikhochschulle de Detmold. Foi solista das principais orquestras brasileiras assim como  de várias orquestras americanas, Sinfônica do Chile e Sinfônica de Bogotá. Leonardo apresenta-se frequentemente nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Coréia, Taiwan, Alemanha, Chile e Colômbia. É Professor do Wheaton College e gravou o CD Poema com a obra completa para cello do compositor Marlos Nobre, além do CD En Voyage com sua esposa violinista Soh-Hyun Park.

 

Palestras - Uma das principais prerrogativas do Virtuosi é formar uma nova plateia para ouvir música clássica no Brasil, por isso o festival também promove uma maratona de palestras para que o público compreenda melhor a música clássica e conheça com maior riqueza de detalhes os sons que estão descobrindo.

 

As palestras são gratuitas e terão início no dia (22/03) com a apresentação “O Quarteto de Cordas”, com Marcelo Jaffé (viola) e o Quarteto de Cordas de São Paulo, das 15h às 16h.

 

No dia (23/03), das 15 às 16h, o público se debruça no tema A Interpretação Musical e a Subjetividade, com a compositora Marisa Rezende. Outro destaque é a Palestra Mulheres na Música, que ocorre em duas etapas durante os dias (24 e 25/03), das 15h às 17h, com a jornalista e musicóloga, Camila Fresca.

 

Apresentando Sanjos: cantar, chorar e falar em coreano no violino é outro encontro imperdível da programação que acontece no dia (26/03), das 15h às 16h, com a coreana Soh-Hyun Park Altino (violino).

 

Masterclasses - O público do festival também poderá participar de uma série de Masterclasses gratuitas, entre os dias 22 e 26 de março, com a presença de instrumentistas renomados mundialmente. Os participantes selecionados deverão escolher uma obra para executar e receberão mentoria e certificados por sua participação. As masterclasses também estarão abertas aos interessados em participar como ouvintes.

 

A programação de aulas conta alguns dos principais nomes da música clássica mundial, entre eles, Isaac DuarteJonathan CrowRafaell AltinoLeonardo Altino e Catalin Rotaru. Os encontros acontecem via plataforma Zoom e as inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site do festival.


MASTER CLASSES                                                    

22 a 26 | 03                  

11-12h30

ISAAC DUARTE, oboé

JONATHAN CROW, violino

RAFAELL ALTINO, viola

13h-14h30

LEONARDO ALTINO, cello

CATALIN ROTARU, contrabaixo

Inscrição: www.virtuosi.com.br

 

 

PALESTRAS

 

22 | SEGUNDA         15h    

O QUARTETO DE CORDAS

Com Marcelo Jaffé, viola

 

23 | TERÇA

15h     A INTERPRETAÇÃO MUSICAL E A

               SUBJETIVIDADE

Marisa Rezende, compositora

           

24 | QUARTA

15h     MULHERES NA MÚSICA I

Camila Frésca, jornalista e musicóloga

 

25 | QUINTA

15h     MULHERES NA MÚSICA II

Camila Frésca, jornalista e musicóloga

 

26 | SEXTA

15h     APRESENTANDO SANJOS: CANTAR, CHORAR 

              E FALAR EM COREANO NO VIOLINO

Soh-Hyun Park Altino, violino (foto)

 

 

 

CONCERTOS

Com apresentação de Ana Lúcia Altino

 

19 | SEXTA   19h        

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

A VIOLA & A DANÇA

Rafaell Altino e Thiago Soares

 

20 | SÁBADO          19h  

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

SONATAS PARA PIANO DE BEETHOVEN

Peter Laul, piano

 

21 | DOMINGO        19h    

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

BEETHOVEN

Recital Jonathan Crow, violino

Isaac Duarte, oboé

 

22 | SEGUNDA         19h    

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

A NOVA GERAÇÃO I

Raul Victor, viola

Fernando Junior, cello

 

23 | TERÇA   19h    

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

A NOVA GERAÇÃO II

Luis Felipe Oliveira, piano

 

24 | QUARTA           19h    

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

A NOVA GERAÇÃO III

Gilson Filho, violino

Luis Felipe Oliveira, piano

 

25 | QUINTA 19h   

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

RECITAL

Rachel Fenlon, soprano e pianista

Catalin Rotaru, contrabaixo

Wan-Ting Yu, piano e contrabaixo

 

26 | SEXTA   19h    

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

SONATAS PARA CELLO

Antonio Meneses, cello

Ricardo Castro, piano

Gerard Wyss, piano

 

27 | SÁBADO          19h    

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

RAGAZZE QUARTET

 

28 | DOMINGO        19h

RETROSPECTIVA VIRTUOSI

 

RECITAL

Leonardo Altino, cello


LINKS DE VÍDEO:

https://drive.google.com/file/d/1RtGORu4bLpiKCXtcDMQ5gBbcaN-QNaeQ/view

https://drive.google.com/file/d/1-6n8t-yY_oXyXjyW19U1ekDQvhpqlVKk/view?usp=sharing

SERVIÇO:

 

XXIII VIRTUOSI VIRTUAL

Master Classes, Palestras e Concertos

Apresentação: Lei Aldir Blanc, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco; Prefeitura do Recife

Incentivo: pelo Sistema de Incentivo à cultura, da Prefeitura Municipal do Recife

Patrocínio: STN , Excelsior Seguros, Uninassau

Produção: CODA

Realização: Virtuosi, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Informações: 3203 6023