segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Promoção do Dia dos Solteiros no Extra

Na China, o Guanggun Jie, Dia dos Solteiros em chinês, é uma data comercial que, hoje, movimenta no País mais do que a tradicional Black Friday. A data passa a fazer parte do calendário promocional do Extra por meio de ofertas imperdíveis exclusivamente no e-commerce da marca (www.clubeextra.com.br), válidas apenas para esta segunda-feira. É a segunda vez no ano que a rede aposta na comemoração do Dia dos Solteiros: em agosto, seguindo a linha de inovação e pioneirismo, que está no DNA da marca, o Extra investiu no potencial comercial do Dia Nacional do Solteiro, comemorado em 15/08 no Brasil.

“O objetivo do Extra, como uma marca democrática e que busca sempre se modernizar, é, mais uma vez, fazer com que uma data que não tinha muito apelo no varejo brasileiro, torne-se uma campanha que comece a ter relevância no calendário da rede. A aposta no Dia dos Solteiros chinês está em linha com a proposta da marca, que é ser referência e pioneira na criação e consolidação de datas que têm potencial de crescimento em vendas, além de reforçar a força do Clube Extra na venda on-line”, explica Christiane Cruz Citrângulo, Diretora de Marketing do Extra.

Olinda Mais Lazer promove várias atividades no feriado de 15 de novembro

Feriado prolongado, previsão de sol e muitas atividades de entretenimento e saúde. Pela primeira vez em uma sexta-feira, o Olinda Mais Lazer promete trazer diversas atividades para a população em uma manhã especial. A ação do Dia da Proclamação da República terá como tema o “Novembro azul escuro: saúde do homem e mês da Consciência Negra”. Será na orla de Bairro Novo, na altura da Praça Duque de Caxias, a famosa Praça do Quartel, das 6h30 às 12h.
O Olinda Mais Lazer receberá os Jogos de Verão das academias do Bairro, capoeira, aulão de ritmos, recreação, serviços de saúde e muito mais. O projeto foi implantado na gestão do Prefeito de Olinda, Professor Lupércio, e vem percorrendo vários bairros da cidade.

Imprensa Olinda

Projeto Social "Gol do Brasil" chega ao Recife

O Recife será a primeira capital do Nordeste a receber o projeto social Gol do Brasil, que usa o futebol como ferramenta de promoção da educação e da cidadania. As atividades do projeto começam nesta semana, fruto de parceria entre Prefeitura do Recife, Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Pernambucana de Futebol (FPF), e atenderão 240 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 17 anos.

O lançamento acontece às 19h da terça-feira (12), no auditório da FPF, com a presença de representantes das três instituições parceiras. A primeira etapa do projeto será a capacitação de 40 profissionais de Educação Física, na quarta (13) e quinta (14), na FPF e no Sport Club do Recife, com metodologia desenvolvida pela CBF e chancelada pela FIFA. Em seguida, quatro deles serão selecionados para ministrar as aulas às crianças e adolescentes atendidos pelo projeto.

As aulas (que abrangem os aspectos teóricos e práticos) começarão em fevereiro, no campo do União da Macaxeira. “É obrigatório que tenhamos pelo menos uma turma feminina contemplada. A ideia é usar o futebol como vetor de transformação da vida dos alunos atendidos”, afirma a secretária Ana Paula Vilaça.

Lançado em 2017, o projeto Gol do Brasil tem o objetivo de construir um futuro melhor para as crianças beneficiadas, além de incentivar e democratizar o acesso à formação esportiva no futebol. A metodologia prevê que os profissionais acompanhem o desempenho dos alunos, por meio de plataforma digital, incluindo o monitoramento dos indicadores escolares das crianças, bem como sua rotina na comunidade e em família.

Imprensa Recife

Olinda: Descentralização facilita negociação de débitos

Agora está mais fácil negociar débitos tributáveis e não tributáveis com a Prefeitura de Olinda. Foi instalado no Fórum de Olinda, na Av. Pan Nordestina, s/n, Vila Popular, um posto fixo de atendimento da Procuradoria da Fazenda do Município. No local, além de parcelar débitos com a administração da cidade, é possível solicitar baixa de negativação no SPC, e baixa de protesto em cartório, suspensão e extinção de execuções fiscais municipais, entre outros serviços. O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no piso térreo.

No posto de atendimento o contribuinte pode resolver pendências relacionadas a atrasos com o ISS, IPTU, multa de vigilância sanitária, cobranças impostas pelo Tribunal de Contas do Estado, e muitos outros débitos. A unidade, inclusive, caracteriza-se como mais um ponto participante do mutirão de negociação de débitos do município, iniciado no último dia 05 e segue até 29 de novembro, com descontos de até 100% de multas e juros.

“A ideia é facilitar a vida do contribuinte. Não esperamos que haja um incremento na arrecadação, mas queremos atender esse público que vai ao Fórum após receber uma carta do Tribunal de Justiça do Estado e lá mesmo resolve os pagamentos, sem precisar se deslocar para outro lugar”, explicou o procurador da Fazenda de Olinda, Leonardo Aguiar.

Além do novo ponto de atendimento ao contribuinte, a Prefeitura de Olinda também possui atendimento ao público na sede da Secretaria da Fazenda e Administração do Município, na Av. Santos Dumont, 177 – Varadouro – Olinda/PE. O atendimento no local é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 13h.

Imprensa Olinda

BRK Ambiental viaja o Brasil com a Nave de realidade virtual que aborda sustentabilidade

Para reforçar a importância dos serviços de saneamento básico, a BRK Ambiental, maior empresa privada do setor no país, apresenta o projeto Nave BRK, que vai oferecer uma experiência inovadora a população de Jaboatão dos Guararapes, nos dias 12 e 13 de novembro, no estacionamento do Shopping Guararapes, em Piedade. Os visitantes participarão de uma experiência de realidade virtual, onde será possível aprender sobre os benefícios do saneamento básico e a importância da prática de atitudes sustentáveis no dia a dia. 

O passeio pela nave se inicia ainda do lado de fora da atração (um ônibus adesivado e adaptado especialmente para a experiência), onde os visitantes são recebidos pela tripulação. Em uma tela externa, um ator conduz um jogo de verdadeiro ou falso em um diálogo com o público sobre a importância das ações sustentáveis. A conversa traz ainda dados sobre o saneamento no Brasil e na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de nivelar os conhecimentos a respeito do tema e facilitar a conexão dos visitantes com a temática.

Na sequência, o grupo é acomodado em poltronas instaladas no interior da nave e todos colocam os óculos de realidade virtual. A partir desse momento é iniciado um voo por um rio, onde as pessoas se deparam com uma série de situações que estimulam reflexões sobre a geração de água; o abastecimento das cidades; a destinação ideal do esgoto; a importância da reciclagem e da preservação ambiental; os perigos do acúmulo de água parada e do descarte incorreto de resíduos; além de provocações para estimular a adoção de atitudes de consumo consciente.

A nave da BRK Ambiental vai pousar no estacionamento do Shopping Guararapes, nos dias 12 e 13 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 19h. A iniciativa é uma forma educativa e ao mesmo tempo lúdica, capaz de sensibilizar a população a respeito de questões que são de extrema importância para o país. Por meio da tecnologia, queremos estimular o senso de responsabilidade”, explica a diretora de contrato da BRK Ambiental em Pernambuco, Carol Farias.

A realização é fruto da parceria firmada entre a BRK Ambiental e o Green Nation, um movimento que proporciona às pessoas experiências interativas, sensoriais e emocionais e tem como missão contribuir com mudanças positivas de atitude em relação à sustentabilidade, bem-estar, negócios e cidadania, através da arte, educação, cultura, inovação e experimentação. “Muito se fala sobre a importância da preservação da água e da adoção de novas atitudes em relação ao planeta. A nave permite, através do engajamento emocional dos visitantes, a compreensão sobre todos estes temas e o entendimento de que somos responsáveis e interdependentes, vivemos em um só planeta e, por isso, precisamos desenvolver um novo tipo de cidadania, a cidadania planetária”, afirma Marcos Didonet, diretor do Green Nation.

Nave BRK é uma atração livre para todas as idades, porém crianças a partir de sete anos terão um maior aproveitamento da experiência. Os visitantes serão divididos em grupos de, no máximo, 18 pessoas e a duração estimada da visita é de 17 minutos. Além disso, para garantir a acessibilidade, o ônibus tem elevador para cadeira de rodas e a experiência com os óculos de realidade virtual conta com audiodescrição e tradução em libras.

Recife, Palmares e Manari recebem serviços para a emissão gratuita de certidões

A população de Recife e interior do Estado receberão serviços para a emissão gratuita de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, a partir da terça-feira (12/11), por meio do programa Balcão de Direitos, vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH). A primeira ação será realizada na terça, na Escola Senador Novais Filho, localizada na Rua Dona Maria Lacerda, s/n, bairro da Várzea, das 8h às 12h.

Já quarta-feira (13/11) os atendimentos acontecerão na Praça Doutor Paulo Paranhos, localizada no Centro da cidade de Palmares, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Na quinta-feira (14/11) o Balcão itinerante aportará na Escola de Referência Coronel Manoel de Souza Neto, situado na Rua Dom Bosco I, 85, no município de Manari, no Sertão do Estado.

As ações acontecerão em parceria com o programa Governo Presente e com a Secretaria de Defesa Social (SDS). Os interessados, pelo atendimento do Balcão, deverão comparecer munidos ao local da ação com a certidão antiga ou o documento de identidade, original ou xerox. 

Imprensa SEDH PE

BRK Ambiental apoia o projeto WIL Brasil Nordeste para estimular ideias inovadoras na gestão dos recursos hídricos

Maior empresa privada de saneamento básico do país, a BRK Ambiental está entre as empresas apoiadoras do WIL Brasil Nordeste, que será realizado entre os dias 9 e 16 de novembro, em Recife (PE).

Organizado pela ONG canadense Waterlution, a ação vai reunir 50 jovens com idades entre 18 e 35 anos (selecionados em julho deste ano) para uma imersão, composta por oficinas e visitas de campo, com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para os desafios da e do saneamento básico no país.

Os participantes, chamados de WILers, vão debater temas como: reaproximação da população com as águas; acesso à água e saneamento e segurança hídrica; água e saúde – doenças de veiculação hídrica; águas costeiras e mudanças climáticas; sistemas de baixo custo – reuso e saneamento; economia circular e aplicações com recursos hídricos; e os impactos da indústria na água – gestão e potencial.

“Temos a missão de tornar o saneamento básico acessível para todos, por isso apoiamos projetos que estejam alinhados ao nosso propósito. O nosso compromisso é investir em iniciativas capazes de entregar um serviço com mais agilidade, eficiência e com um menor custo operacional”, reforça Carlos Almiro de Magalhães Melo, gerente de sustentabilidade da BRK Ambiental e mentor do projeto.

Parceira do WIL Brasil desde 2017, a BRK Ambiental contará com quatro profissionais como mentores do projeto: Wilson Luiz Bombo Junior, gerente de coleta; Roberto Porto, coordenador de tecnologia e processos (ambos de Pernambuco); Carlos Almiro de Magalhães Melo, gerente de sustentabilidade; e Giancarlo Ronconi, diretor de tecnologia.

Uma das iniciativas promovidas pelo WIL Brasil Nordeste e que conta com o apoio da BRK Ambiental é a visita à Estação de Tratamento de Esgoto Janga, localizada no município de Paulista. Na unidade, os participantes vão conhecer o dia a dia operacional, onde são coletados e tratados mais de 30 mi de litros de esgoto por dia, beneficiando, aproximadamente, 260 mil pessoas. Além disso, os WILers vão visitar também as obras promovidas pela concessionária, realizadas com o objetivo de ampliar a cobertura de esgoto na Região Metropolitana de Recife de 39% para 90% nos próximos 18 anos, garantindo 100% de tratamento de todo o efluente coletado na área atendida.

Ao final do evento, os melhores projetos serão selecionados para receber apoio financeiro de até R$ 10 mil de seed funding (financiamento inicial) para, junto aos mentores, colocar em prática o piloto ou a prototipagem das inovações colaborativas. Entre os investimentos já confirmados, estão os aportes em iniciativas que contemplem a economia circular e o potencial dos resíduos do sistema de tratamento de esgoto; e a aplicação da tecnologia da informação (Big Data, IA, Blockchain e GIS) para melhorar o acesso do público à água e ao saneamento básico.  

Estudante ganha medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências

A pernambucana Maria Clara Aguiar, de 16 anos, conquistou a medalha de prata na Olímpiada Nacional de Ciências (ONC). A aluna do 3º ano do SESI Paulista competiu com estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental de todo país. Em sua 4ª edição, a ONC contou com cerca de 1 milhão de participantes.

Com o objetivo de estimular o ingresso dos jovens nas áreas científicas e tecnológicas, a ONC foi constituída de duas fases e testou os conhecimentos dos jovens em biologia, física, astronomia e química. A primeira etapa foi realizada entre os dias 15 e 17 de agosto e a segunda avaliação em 21 de setembro.

Aluna do SESI desde 2017, Maria Clara soube da ONC por uma docente da escola. “Fui encorajada a fazer o exame pela professora de biologia Paula Borba e não imaginava que fosse passar. Depois que recebi a notícia que estava classificada para a segunda fase, comecei a me preparar mais, resolvendo a prova do ano anterior e revisando os assuntos que eu tinha dificuldade”, contou.

O resultado expressivo foi recebido com surpresa e gerou autoconfiança na estudante, que já havia participado de campeonatos de química e astronomia. “A experiência de participar e conquistar a medalha foi muito boa, porque eu nunca tinha participado de uma olimpíada de ciências. Foi interessante entender como é o estilo da prova e me sentir capaz”, comentou. A cerimônia de premiação para os melhores colocados acontecerá no dia 28 de novembro, às 18h, em São Paulo.

A ONC é um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação através do programa “Ciência na Escola” e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Química, Instituto Butantan e Sociedade Astronômica Brasileira. O campeonato busca descobrir novos talentos e aproximar os jovens de entidades de pesquisa e ensino superior.


Imprensa FIEPE

21º Festival Recife do Teatro Nacional celebra autores nordestinos

Celebrando a resistência da arte nordestina e a arte nordestina de resistir, entra em cartaz, entre os próximos dias 16 e 24 de novembro, a 21ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional, realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Ao todo, serão apresentados 12 espetáculos, entre produções nacionais e locais, inéditas e cativas para o público recifense.

Como de costume, o Festival Recife do Teatro Nacional terá o cuidado de celebrar vários gêneros da produção cênica nacional e recifense, do humor ao infantil, com ênfase em textos carregados da estética e da temática fincadas no solo rachado e árido do Nordeste, embora alguns desses textos tenham sido montados e até escritos em outras regiões do país. “Essa programação celebra a enorme contribuição nordestina para o teatro brasileiro ontem, hoje e sempre. Neste momento em que a política nacional insiste em tirar o povo nordestino do foco, fizemos questão de voltar para nós os holofotes”, diz o coordenador do Festival, Romildo Moreira, demarcando territórios políticos com arte.

Já na abertura do Festival, a companhia carioca Os Ciclomáticos apresenta “Ariano – O Cavaleiro Sertanejo”, espetáculo aclimatado sob o sol a pino da literatura nordestina de Ariano Suassuna. A apresentação será no Teatro Luiz Mendonça, às 20h dos dias 16 e 17.

Também é à imagem e semelhança de Ariano e seu universo particularmente nordestino que o Festival encerrará, no dia 24, com o espetáculo “Auto da Compadecida”, com direção cênica de Gabriel Villela para o Grupo Maria Cutia, de Belo Horizonte, numa montagem que une a cultura do cangaço pernambucano ao barroco mineiro, trilhando os passos do Movimento Armorial de Ariano. O espetáculo será apresentado nos dias 23 e 24, no Teatro de Santa Isabel, às 20h.

Outra companhia nacional que virá ao Festival com texto nordestino é a LaMínima, de São Paulo, que apresentará “Ordinários”, espetáculo escrito pelo pernambucano Newton Moreno. Com direção cênica de Álvaro Assad, terá apresentação única, no Teatro Luiz Mendonça, às 20h do dia 24.

Em Fortaleza, o 21º Festival Recife do Teatro Nacional foi buscar a brisa fresca do espetáculo “Senhor Ventilador”, do Grupo Bagaceira, montagem infantil que trata de coisas e sentimentos que são perecíveis e eternos, não necessariamente nesta ordem. A peça tem indicação livre e será apresentada no Teatro Barreto Júnior, nos dias 23 e 24, às 16h30.

Aracaju retorna à programação do Festival cheia de história para contar. Nos dias 19 e 20, respectivamente, o Grupo Imbuaça apresentará os espetáculos “Mar de Fitas Nau de Ilusão” e “A Peleja de Leandro da Trilha do Cordel”, trazendo para o Teatro Luiz Mendonça a vasta experiência acumulada com os teatros ambiente e de rua.

Os grupos e espetáculos recifenses terão cadeira cativa na programação. Para esta 21ª edição, foram escolhidas para representar a produção cênica local as montagens: “Apenas o Fim do Mundo”, do Magiluth, que será apresentado no Teatro Luiz Mendonça, às 20h do dia 22; “Opá, uma Missão”, com a atriz Lívia Falcão”, no Teatro Hermilo Borba Filho, dia 17, às 18h; “Cartas”, do Coletivo Caverna, no mesmo Hermilo, às 19h do dia 20; “Pá(Ideia)”, solo de Junior Aguiar, dia 21, às 19h, de novo no Hermilo; “A Trilogia do Feminicídio”, do Criativo Soluções, no Barreto Júnior, às 20h do dia 22; e “O Açogueiro”, com Alexandre Guimarães, no Hermilo Borba Filho, às 19h do dia 23.

Os ingressos serão vendidos nas bilheterias dos teatros, por R$ 20 (R$ 10 meia entrada).

Palestra – Embaixo dos palcos, o 21º Festival Recife do Teatro Nacional também terá atividade. No dia 22, às 15h, a diretora do Instituto Martim Gonçalves, Jussilene Santana, ministrará uma palestra gratuita e aberta ao público, no Salão Nobre do Teatro Santa Isabel, sobre o Centenário de Martim Gonçalves, pernambucano que percebeu, ainda nos idos do século XX, a importância e a urgência de fomentar a criação de um ambiente de aprendizado permanente dedicado aos profissionais das artes cênicas e criou a primeira escola cênica do país, a Escola de Teatro da Bahia (UFBA).

Homenageada – A força e o vigor nordestinos traduzidos em programação pela 21ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional ganham rosto, voz e talento com a homenagem que será rendida este ano à atriz Lúcia Machado. Com diversos serviços prestados ao teatro recifense, Lúcia Machado foi integrante e uma das fundadoras, junto com Antônio Cadengue, da Companhia Teatro de Seraphim, pela qual defendeu e imortalizou dezenas de personagens.

Também tem atuação marcada na coordenação de cursos de teatro, na gestão pública e na literatura, tendo coordenado e participado de várias publicações, como “A Modernidade do Teatro (Ali e Aqui) – Reflexos Estilhaçados” e “O Teatro de Aristóteles Soares – Volumes 3 e 4 – Dossiê Crítico – Informativo”, entre diversas outras empreitadas cênicas de sucesso, na teoria e na prática.


Imprensa Recife

Olinda realiza eleição e posse do Conselho Etnicorracial

Nesta quarta-feira (13.11), às 9h, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, realiza a eleição do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Etnicorracial de Olinda (CMPPIR) que atuará em 2020. A plenária acontece no Palácio dos Governadores, sede da Prefeitura. Grupos serão divididos em entidades não-governamentais e governamentais. A eleição é aberta ao público de Olinda. E logo em seguida será realizada a posse. As entidades envolvidas são:

Não-Governamentais: Sinpmol; Ile Axê Oloxum; Palácio de Yemanjá Templo de Umbanda e Caridade Caboclo Flecheiro D’Ararobá; Movimento Negro Unificado; Instituto de Cultura e Economia Solidária Maria Luiza – Tia Luiza; Organização Religiosa Africana Santa Bárbara. Nação-Xambá

Lista dos Representantes do Governo: Secretaria de Saúde; Secretaria de Infraestrutura; Secretaria de Patrimônio e Turismo; Secretaria de Educação, Esportes e Juventude; Secretaria de Segurança Urbana; Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos; Gabinete da Prefeitura.

Imprensa Olinda

Feira de Noivas no Hotel Ramada


O Hotel Ramada sedia nesta quarta-feira (13), a partir das 19h, o Encontro de Fornecedores e Noivos Dá Pra Casar. Idealizado pela empresária Verônica Moura, a iniciativa reúne 32 empresas de diversas áreas quando o assunto é casamento. O evento acontece num cenário de festa que será montado no Restaurante e térreo do hotel e haverá modelos, vestidas de noivas, circulando no local. Os clientes se sentirão na sua própria festa e poderão escolher os serviços que vão levar para o Dia D. Entre os expositores, experts em iluminação, doces, bolos, vestidos de noiva, aluguel de moveis e até lua de mel. 




Morre jornalista Inaldo Sampaio

O jornalista Inaldo Sampaio, de 64 anos, morreu no Recife. Ele lutava contra um câncer e sofrera uma parada cardíaca. Ele era referência no Jornalismo Político de Pernambuco. Ele tinha um blog, era assessor de imprensa no Tribunal de Contas de Pernambuco e era comentarista na Rádio CBN, além da passagem por veículos, como Jornal do Commercio, TV Globo e jornal O Globo. O funeral está acontecendo no Cemitério Morada da Paz e o sepultamento está marcado para o fim da tarde de hoje.