sexta-feira, 29 de maio de 2015

Procon Movel a partir dessa segunda

A unidade móvel do Procon Pernambuco volta a operar a partir desta segunda-feira (1º de junho). O primeiros a serem beneficiados serão os moradores do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, onde os atendimentos ocorrerão, das 13h às 17h, perto da Igreja Católica, localizada na Praça da Conceição.
Anteriormente a unidade funcionava em uma parceria com o Governo Federal, mas agora é totalmente operada pela Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos, através do Procon-PE. Os dias de atendimento serão de segunda a quinta-feira e ocorrerá em bairros diversos.
A unidade móvel do Procon-PE tem como objetivo aproximar o consumidor dos seus direitos, promovendo orientação, abertura de reclamações e audiências de conciliação, tendo como base o Código de Defesa do Consumidor - CDC.
O cidadão que tiver algum problema com lojas de móveis ou eletroeletrônica, telefonia, bancos, cartão de crédito, TV fechada ou fornecimento de energia, poderá comparecer ao Procon-Móvel.

Para prestar uma reclamação, o consumidor deverá apresentar originais e duas (02) cópias da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros. A unidade móvel é adaptada para o atendimento, inclusive com acessibilidade às pessoas com locomoção reduzida.
Imprensa Procon/PE

Um milhão de mudas

Plantar 1 milhão de mudas até  2018,  foi o desafio lançado hoje pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares, durante evento realizado esta manhã, na rua da rua da Aurora, em comemoração ao Dia Nacional do Pau-Brasil e Dia da Mata Atlântica, celebrados neste mês de maio. O evento foi marcado pela doação de  mil mudas  de pau-brasil para a Prefeitura do Recife, que serão destinadas ao projeto de arborização de escolas e praças da capital pernambucana. O ato simbólico da entrega das mudas, produzidas pela própria Compesa, no viveiro florestal da Barragem de Pirapama, localizada no Cabo de Santo Agostinho, contou com a participação de Nilo Rocha, representante da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMSA)  e  da presidente da Fundação Nacional do Pau-Brasil (Funbrasil), Ana Cristina Roldão.
 
De acordo com o presidente Roberto Tavares, essa é uma marca que a Compesa quer deixar para os pernambucanos. “Espero que essa ação sirva de estímulo para que outras empresas assumam os mesmos compromissos para que tenhamos um meio ambiente melhor, as cidades mais arborizadas e uma vivência melhor com a natureza”, afirmou. 
 
Segundo o representante da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMSA), Nilo Rocha, as doações das mil mudas terão uma importância fundamental para a consolidação do projeto de arborização da cidade do Recife estabelecido pela atual gestão municipal. “O projeto estabelece o plantio de 100 mil árvores no decorrer dos quatro anos da gestão do prefeito Geraldo Julio”, falou Rocha.
 
Além de prestar um serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Compesa está focada nos cuidados com o meio ambiente. Atualmente, a companhia tem três viveiros florestais localizados nas Barragens de Pirapama e do Prata, no município de Bonito, e em Poção, no Agreste de Pernambuco. Os três produzem 300 mil mudas por ano que servem para os projetos de reflorestamento e compensação ambientais feitos pela Compesa. “Esse é um projeto que a gente valoriza e pretende expandir nossas sementeiras de Pau-Brasil em todo Estado”, disse Tavares. Para a presidente da Fundação Nacional do Pau-Brasil (Funbrasil), Ana Cristina Roldão, a iniciativa em incentivar o reflorestamento é extremamente importante. “Parabenizo a  Compesa pelo evento, uma vez que a destruição do habitat desta árvore vem sofrendo com o desmatamento.”

Imprensa Compesa

Maconha de graça nos EUA

Uma cidade da Califórnia está oferecendo um benefício ímpar para os moradores de baixa renda: maconha gratuita.
A partir de agosto de 2015, os moradores de Berkeley que ganham menos de US$ 32 mil por ano (ou US$ 46 mil por família) e possuem uma prescrição para maconha medicinal, poderão obter a erva gratuitamente em uma das farmácias da cidade.
De acordo com a lei aprovada por unanimidade pelo conselho da cidade, os estabelecimentos terão que reservar 2% do estoque de maconha para ser distribuído para os pobres.
Mas nem todos estão de acordo com a medida.
“É ridículo, uma absoluta loucura”, disse o bispo Ron Allen, chefe da Coalizão Internacional da Fé, à Fox News. “Por que a Câmara Municipal de Berkeley quer manter seus indigentes chapados, na pobreza e letárgicos?”.
Os defensores da lei dizem que a maconha é reconhecida como um medicamento legal no estado da Califórnia. Portanto, os cidadãos não poderiam ser privados do benefício por falta de dinheiro.
“Basicamente, a prefeitura quer ter certeza que as pessoas de baixa renda, sem teto e indigentes tenham acesso à maconha medicinal, ao seu remédio”, disse Darryl Moore, membro da Câmara Municipal à CBS.
Apesar da controvérsia, muitas farmácias disseram que a medida não afeta muito a prática, uma vez que os estabelecimentos já reservam uma certa quantidade da erva para a distribuição gratuita.
“Fazemos isso por conta própria, mas a obrigatoriedade é bem vinda, pois obriga todos a criarem esses tipos de programas”, disse Sean Luse, diretor de operações do Berkeley Patients Group.
No entanto, ele afirma achar que destinar 1% dos estoques à distribuição gratuita seria mais adequado.
“Eu creio que poderia haver problemas se nós entregarmos mais maconha do que é legitimamente necessário, suprindo em excesso a demanda”, disse. “Vamos ver como isso se desenrola”.
Brasil Post

Repórter faz entrevista ao vivo, mas entrevistado está morto.

Um repórter da TV Atalaia, afiliada da Record no Sergipe, tentou entrevistar um homem morto, logo após a perseguição policial ocorrida na periferia de Aracaju. A reportagem foi exibida na edição desta quarta-feira (27) do programa policial local "Tolerância Zero".
A equipe estava na região quando flagrou a movimentação. Ao chegar no local, se depararam com três suspeitos no chão, que, segundo a polícia, haviam praticado assalto a uma mercearia e tinham fugido na contramão. Houve troca de tiros entre suspeitos e policiais. Um deles morreu no local.
"Você é maior ou menor?", perguntou o repórter a dois deles. "E você, tem quantos anos?", questionou ao terceiro suspeito, que estava morto. Após segundos de silêncio, e sem resposta, o jornalista se deu conta da situação. "Esse daqui está ferido. Por incrível que pareça, eu ia entrevistar um cara que já está morto", completou, sem graça.
Portal UOL

Estudante da UFPE está desaparecida

A Polícia Civil de Pernambuco deu início, nesta quinta-feira (28), à investigação do desaparecimento da estudante de direito Vaniela Oliveira, 26 anos. A jovem, que é aluna da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está desaparecida desde a quarta (27), quando saiu de casa pela manhã, para ir ao Fórum de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, entregar documentos relacionados a processos.
A família de Vaniela procurou a Polícia na manhã desta quinta, após tentar contato com a jovem durante toda a madrugada. De acordo com a delegada Gleide Ângelo, responsável pelo inquérito, ainda é cedo para apontar alguma linha de investigação. “A gente não sabe ainda o que aconteceu nesse caminho dela, durante o dia. O que sabemos é que ela era uma aluna aplicada, que não faltava aos compromissos”, comentou.
As câmeras de segurança do Fórum de Jaboatão indicam que Vaniela chegou ao local às 12h04,  saindo dez minutos depois. Ela foi entregar um documento no terceiro andar do prédio. A polícia tenta achar agora algum indício que aponte se a estudante entrou em algum carro ou pegou ônibus, através da análise das câmeras externas do prédio. Após a ida ao Fórum, a jovem iria para a Faculdade de Direito do Recife, no Centro da cidade, onde realizaria uma prova na noite da quarta. A estudante não foi vista nas dependências da instituição e também não compareceu ao exame.
A mãe de Vaniela, Marly Varela, disse que a jovem costuma ligar todo dia para ela ou para a avó e sempre chega em casa, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, por volta das 23h. “A rotina dela era essa mesma, não mudava, a única extra que ela faz é ir à igreja, nos fins de semana. Minha filha nunca foi de  festa, tinha poucos amigos”, comentou. Vaniela já era formada em administração e estava cursando a segunda graduação. Nas redes sociais, a última publicação da estudante é da comemoração do seu aniversário com os amigos, no dia 24 de maio.
O Disque-Denúncia está recebendo informações pelo número (81) 3421.9595. Não é preciso se identificar.
Portal G1

Valter Casagrande sofre infarto

O ex-jogador e comentarista de futebol Walter Casagrande Júnior, 52 anos, sofreu um infarto na manhã desta sexta-feira. Ele já foi encaminhado para a UTI do hospital TotalCor, em São Paulo. Casagrande fez uma angioplastia, uma intervenção cirúrgica para desobstrução de artérias. O hospital não informou se ele teve de colocar extent, equipamento que facilita o fluxo de sangue dentro das veias.

Revelado nas categorias de base do Corinthians no começo da década de 1980, Casagrande se destacou na equipe paulista, tendo disputado a Copa de 1986 pela seleção brasileira. O atacante ainda passou pelo Flamengo, Caldense,  Lousano Paulista, São Francisco-BA, Torino, Áscoli e Porto. Casão formou uma dupla muito importante com Sócrates, falecido em 2011, sendo ícones da conhecida Democracia Corintiana.

Casagrande já teve problemas com drogas e cigarro. Em 2006, o ex-jogador teve um mal súbido em 2006 e foi orientado a para de fumar. No ano seguinte, ele sofreu um acidente de carro e atingiu outros três veículos. Por mais de uma vez, ele foi internado para tratamentos de dependência química.

Jornal O Dia (Rio)

Kuki é internado com suspeita de AVC

Sílvio Luiz Borba da Silva, de 44 anos, ex-jogador do Náutico conhecido como Kuki, foi internado no Hospital da Restauração por volta da 1h desta sexta-feira (29) com suspeitas de Acidente Vascular Cerebral, que não foi confirmada. De acordo com o repórter da Rádio Jornal que tem posto fixo no HR, Eliel Alves, Kuki passa bem, está consciente e conversando. 
Segundo os médicos, Kuki deu entrada na nova emergência Clínica do HR sentindo dormência no lado esquerdo do rosto. Os médicos pediram uma ultrassonografia das artérias do pescoço para saber como está a circulação sanguínea do ex-jogador.
Kuki teve um acidente isquêmico transitório (AIT), que é quando uma artéria do cérebro apresenta entupimento, o que pode causar um déficit neurológico. O AIT pode afetar a locomoção, a visão e demais sentidos, mas é mais leve que o AVC. Ele deve ser transferido ainda hoje para uma clínica particular.

Rádio Jornal - Repórteres Eliel Alves e Leonardo Boris