quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Senac Pernambuco abre inscrições para curso básico de depilação


Parte da rotina de cuidados pessoais para muitas pessoas, a depilação é oferecida em diversos salões e clínicas estéticas. Com a área da beleza em constante crescimento, profissionalizar-se nesse setor é uma boa alternativa para quem busca aprender uma nova profissão, aprimorar seus conhecimentos ou até mesmo empreender.

De olho nesse mercado, o Senac Pernambuco oferece um curso básico de depilação que pode ser feito por qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento prévio. Há vagas para a unidade Recife, com carga horária de 40 horas, e para a unidade Vitória de Santo Antão, com carga horária de 15 horas. Para se inscrever, basta acessar o site www.pe.senac.br/cursos-2/.

No caso da capital, as aulas serão realizadas de 6 a 20 de novembro no horário da tarde (13h às 17h). Já em Vitória, as aulas vão durar uma semana, no período de 6 a 10 de novembro no turno da manhã (9h às 12h). Em ambas as unidades, os alunos serão capacitados para realizar procedimentos básicos de depilação, utilizando os produtos e instrumentos adequados.

Durante o curso, eles irão aprender sobre normas de segurança no trabalho, tipos e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), cuidados pré e pós-depilatórios, entre outros. Os procedimentos ensinados no Senac seguem as normas de biossegurança e da vigilância sanitária vigentes.

*SERVIÇO*
Curso básico de depilação
Quando: de 6 a 20/11 (Recife) e 6 a 10/11 (Vitória)
Aulas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h (Recife) e das 9h às 12h (Vitória)
Investimento: 12x de R$ 50,00 no cartão (Recife) e 3x de R$ 66,67 no cartão (Vitória)
Inscrições: www.pe.senac.br/cursos-2/

Em Paulista, a iniciativa privada vai apoiar a carreira esportiva da atleta Kawane Sofía


Para incentivar os bons exemplos no esporte do município, a iniciativa privada vai apoiar a carreira de sucesso da atleta Kawane Sofia. A jovem, que é a número um do ranking nacional em sua categoria, tem representado o município em competições regionais e nacionais com resultados positivos e conquistas. 

Nesta quarta-feira (26.10), representantes do Grupo Lundgren e da SkyFit oficializaram seu apoio e investimento para que a atleta realize seus treinamentos em espaços profissionais da cidade. A iniciativa também contempla a compra dos equipamentos necessários para que ela participe em alto nível de competições regionais, nacionais e internacionais. 

Segundo a atleta, ter esse apoio vai dar um salto de qualidade em sua carreira e permitir que represente o município de Paulista em melhores condições. “Muitas vezes por ser uma jovem sem recursos econômicos, nordestina e negra, sou subestimada em competições. Contudo, tenho superado essas adversidades me dedicado ao esporte e alcançando os resultados esperados. Agora viso a seleção brasileira e representar o Brasil nas Olimpíadas”, disse. 

“Como CEO do Grupo Lundgren, tenho orgulho de investir em uma atleta e jovem paulistense. A mensagem que dou aos empresários da cidade é a de que apoiem o esporte da região e os atletas de destaque para que deem mais exemplos de sucesso e assim se plante a semente do bem”, afirmou Eduardo Lundgren. 

“O esporte é um dos componentes que a sociedade deve apoiar. É um dos caminhos para se formar um cidadão de bem. Nossa marca se sente privilegiada em poder investir em Kawane Sofia”, frisou Rodrigo Dantas, sócio diretor da SkyFit.
 
“Fui atleta de alto rendimento em competições de luta e sei como é difícil para atletas com poucos recursos se tornarem campeões. Sentimo-nos lisonjeados pela oportunidade de ter conhecido a carreira de sucesso dessa jovem de 16 anos. Vamos colocar nosso empenho para transformá-la em medalhista olimpica”, destacou o também sócio diretor da SkyFit, Renato Torres. 

Presente no encontro o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes, elogiou a iniciativa do setor privado no apoio a atleta paulistense. “O empresário que tem visão de futuro busca além de crescer economicamente criar identidade com a cidade onde atua. Como Gestão Municipal, deixamos uma mensagem no sentido de que os empreendedores de grande e médio porte apoiem o esporte para que o município de Paulista tenha mais reconhecimento nacional e internacional”, concluiu Lopes.

Imprensa Paulista PE 

Culinária nordestina ganha novo sabor em harmonização com vinhos


O Brasil tem visto um aumento notável no consumo de vinhos nos últimos anos. Segundo dados do Statista, Euromonitor e Nielsen, o consumo de vinho no Brasil aumentou, consideravelmente, durante a pandemia, uma média de 2,78 litros de vinho per capita, o que representa um crescimento de mais de 30% em relação a 2019. 

No Nordeste do país, a combinação de vinhos com pratos típicos nordestinos está se tornando cada vez mais popular e atraindo mais as pessoas. O GPA, grupo controlador das marcas Extra e Pão de Açúcar, reconhecendo essa tendência, traz dicas aos clientes sobre como harmonizar essa bebida com os sabores intensos da culinária nordestina.

De acordo com Ivan Bianchi, especialista de vinhos da companhia, a primeira regra para a harmonização é que o melhor vinho é aquele que mais agrada ao paladar pessoal. O especialista do GPA também compartilha dicas valiosas, como a importância de refrigerar os vinhos da forma mais adequada, já que o calor na região é predominante durante todo o ano. Os vinhos brancos devem ser servidos entre 10 e 6 graus, enquanto os tintos devem estar entre 16 e 20 graus, para garantir que a bebida não se torne um problema durante a refeição.

Harmonizar os vinhos com a rica gastronomia regional, que inclui legumes, grãos, farinhas e uma variedade de carnes, como bode, carneiro, aves e peixes, é um desafio saboroso. Confira algumas combinações elaboradas para explorar esses desafios.

*Carne de Sol:* Este prato, refogado na manteiga com cebola roxa, combina perfeitamente com espumante Brut, uma alternativa aos vinhos tintos. Essa harmonização traz equilíbrio entre a gordura do prato e a acidez do espumante.

*Queijo de Coalho:* Com um gosto acentuado e salgado, o queijo de coalho harmoniza bem com espumantes Demi Sec, que devido ao toque mais adocicado torna a experiência mais interessante.

*Linguiça de Carneiro:* Temperada com alecrim e com pouca gordura, a linguiça de carneiro vai bem com vinhos de médio corpo como os da Uva Merlot.

*Galinha de Cabidela:* Acompanhada de cuscuz de milho e macaxeira, este prato combina bem com vinhos tintos com boa acidez, o Pinot Noir é uma boa opção.

*Carneirada:* Um ensopado de carne de carneiro, com um sabor levemente adocicado devido à abóbora doce utilizada, pede um vinho com mais estrutura.

*Baião de Dois:* Elaborado com arroz agulhinha e feijão de corda verde, este prato casa bem com vinhos brancos de personalidade e estrutura. Os vinhos Reserva da uva Chardonnay são uma boa opção.

*Paçoca de Carne:* Rico em sabores, este prato combina com vinho branco devido à sua manteiga acentuada.

*Feijão Verde:* Preparado com cebolinha, coentro ou salsa, este prato harmoniza com vinho prosecco, que cai bem com os aromas herbáceos.

*Doces Regionais:* Acompanhe uma seleção de doces à base de frutas com os vinhos Late Harvest, típico vinho de sobremesa.

Ivan Bianchi destaca que essas harmonizações proporcionam uma experiência gastronômica diferente. “Acredito que os amantes da culinária nordestina têm mais um motivo para explorar a diversidade de sabores da região, agora acompanhados por uma boa taça de vinho que traga harmonia e equilíbrio ao paladar”.

Síndico e subsíndico do Moda Center vão até Brasília em busca de uma Frente Parlamentar para defesa do Polo de Confecções

Os síndico e subsíndico do Moda Center, Tales Nery e Ralph Lagos, respectivamente, estão em uma importante missão na Capital Federal. O objetivo é visitar gabinetes de deputados e senadores pernambucanos e entregar para cada um deles uma pauta com reivindicações de interesse não só do centro de compras, mas de todo o Polo de Confecções do Agreste.

Entre os pontos dessa pauta, está a proposta de criação de uma “Frente Parlamentar da Moda”, composta por políticos não só de Pernambuco, mas também de outros estados que possuem forte atividade no setor de confecções. Essa frente atuaria em defesa desses polos confeccionistas, pressionando o Governo Federal a rever, em especial, o aumento da concorrência, muitas vezes desleal, causado por empresas asiáticas que contam com incentivos tributários.

A nova problemática para o setor

Recentemente, o Governo Federal instituiu o programa ‘Remessa Conforme’, que implementou uma nova política de impostos frente às importações de produtos, principalmente vindos de fabricantes chineses.

No setor confeccionista, as importações abaixo dos 50 dólares (pouco mais de 250 reais na cotação atual), se tornaram um gargalo de crescimento, já que o recolhimento de impostos, 17% de ICMS no ato da compra, é irrisório se comparado ao que é cobrado das empresas nacionais no mesmo segmento, que podem oscilar de 20% a 35% recolhidos para os cofres públicos.


“É uma situação muito séria e que precisamos, com muita dedicação e cautela, buscar soluções práticas que possam proteger toda essa cadeia produtiva. Só em nosso Polo de Confecções, são quase 600 mil empregos diretos e indiretos que dependem desse setor e que podem estar em risco caso essa concorrência com empresas asiáticas continue assim, de forma quase desleal. Essa ‘Frente Parlamentar da Moda’ que estamos propondo pode ajudar nesse enfrentamento que temos”, pontuou Tales Nery.


As reivindicações:

No ofício que está sendo entregue à maior quantidade possível de deputados federais e senadores pernambucanos, está a seguinte pauta:

1 – Isonomia tributária para as empresas que fazem parte do Polo de Confecções de Pernambuco, igualando assim as chances de concorrência;

2 – Implantação de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), com cursos voltados especialmente para a cadeia têxtil e de confecção, qualificando e diminuindo a escassez de mão de obra;

3 – Implantação de uma ação permanente de segurança pública durante os dias de feira nas rodovias que dão acesso aos centros de compras em Santa Cruz, Toritama e Caruaru;

4 – Destinação de recursos que viabilizem a revitalização do canal pluvial, localizado lateralmente ao Moda Center (em Santa Cruz do Capibaribe);

5 – Criação da ‘Frente Parlamentar da Moda’, composta por políticos de estados com forte presença no setor confeccionista para que, juntos, possam atuar em defesa do setor têxtil e de confecções.






Educação de Igarassu é premiada com ouro e prata na Jornada Nacional de Foguetes


Os alunos do município são campeões na 48º Jornada de Foguetes, que acontece no Rio de Janeiro. São duas medalhas de ouro para Julio Kaio e João Pedro e uma de prata para Luan Henrique. Por serem estudantes do 6º ao 9º ano, são classificados no nível três da competição, com foguetes movidos a ar e água pressurizados. 

Eles foram selecionados para participar da Jornada por terem realizado um lançamento igual ou superior a 80 metros, na Mostra Brasileira de Foguetes, a MOBFOG, atingindo ótimos resultados.

Por ser uma competição em nível nacional, com a participação de escolas públicas ou privadas, de áreas urbanas e rurais, a Prefeitura de Igarassu cobriu todos os gastos de passagem, hospedagem e alimentação da equipe durante a viagem.

Imprensa Igarassu PE 

Obra de Maria promove Congresso Internacional Mariano, em Fátima


Nos dias 28 e 29 de outubro de 2023, a cidade sagrada de Fátima, Portugal, se prepara para receber uma celebração de fé - o Congresso Internacional Mariano. Organizado pela Comunidade Católica Obra de Maria, o encontro acontece no centro pastoral Paulo VI, e é uma jornada espiritual que promete iluminar almas e renovar mentes. Com orações, conferências, momentos de adoração e shows espirituais com Padre Fábio de Melo e Irmã Kelly Patrícia, devotos católicos e estudiosos da religião se reúnem em uma experiência enriquecedora de conexão com o sagrado.

O congresso começa neste sábado, dia 28 de outubro, às 8h30 horas, com uma oração liderada por Maria Salomé, cofundadora da Obra de Maria, e a recitação do terço, acompanhados pelo Ministério de Música Canção Nova, sob a direção do Padre Bruno. A programação inclui conferências ministradas por líderes religiosos brasileiros, como os padres Roger Luiz, às 9h30, e Edimilson Lopes, às 11h15, intercaladas por intervalos com momentos de reflexão.

À tarde, após o almoço comunitário, os participantes poderão ouvir a apresentação do Ministério de Música Canção Nova e participar de uma conferência com Márcio Mendes, às 14h30. Uma missa será celebrada pelo Padre Roger Luiz às 16h e o dia terminará com os shows da Irmã Kelly Patrícia e do padre Fábio de Melo, a partir das 19h30.

No domingo, 29 de outubro, a manhã se inicia com uma oração conduzida pelo Ministério de Música Canção Nova, sob a liderança do Padre Bruno e do missionário brasileiro Ironi Spuldaro. O dia segue com algumas conferências, incluindo a participação de Kátia Roldi, às 9h30, e momentos de adoração com os padres Edimilson Lopes e Roger Luiz, que seguem até o horário de almoço.

Às 14h39, Márcio Mendes retorna para que os fiéis tenham a oportunidade de aprender mais sobre a fé católica. Em seguida, Padre Bruno lidera o Ministério de Música, mais uma vez, para alegrar os que estão presentes, abrindo espaço para que o Padre Edimilson celebre a última missa no Congresso Internacional Mariano. O evento será finalizado às 18 horas.

Cerca de 2.500 pessoas são esperadas para o evento, que estão viajando através da Obra de Maria Peregrinações. Destaque especial para o Padre Fábio de Melo, que atuará como diretor espiritual de um dos grupos, partindo de São Paulo, no dia 27 de outubro. O grupo de peregrinos tem roteiro passando por Lisboa, visitas aos locais das aparições de Nossa Senhora em 1917 e pontos históricos relacionados à vida dos pastorinhos. 

A peregrinação liderada pelo Padre Fábio de Melo se estende para Roma, com visitas à Abadia de São Bento e às antigas ruínas de Pompeia, antes de chegar à cidade de Sorrento. O itinerário inclui passeios pela Costa Amalfitana, Ilha de Capri e um tour panorâmico por Roma, antes de retornarem a São Paulo em 5 de novembro. 

O Congresso Internacional Mariano terá transmissão ao vivo pela Comunidade Canção Nova, em canais de televisão católicos, e é uma oportunidade para os fiéis católicos mergulharem na fé, aprenderem com líderes religiosos renomados e conhecerem a cidade de Fátima, um local de profundo significado religioso. O Santuário de Fátima é considerado o mais visitado pelos brasileiros,e atrai peregrinos em busca de fortalecer a fé e encontrar a paz espiritual. Para mais informações e inscrições, visite o site oficial da Comunidade Católica Obra de Maria.

Projeto de Pedagogia Ambiental rende prêmio internacional ao Porto de Suape


Evento foi promovido pela Lighthouse Awards AAPA, nos Estados Unidos. É o terceiro ano consecutivo que a estatal pernambucana é agraciada pela associação


O Porto de Suape foi agraciado, pelo terceiro ano consecutivo, com premiação internacional concedida pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA). O projeto Pedagogia Ambiental, que já contemplou quase seis mil pessoas no território estratégico do atracadouro pernambucano, foi o vencedor da edição 2023 do Prêmio Farol da AAPA para Melhoria Ambiental Geral na categoria “Conscientização, Educação e Envolvimento das Partes Interessadas”. 

A cerimônia aconteceu durante a 112ª Convenção Anual da AAPA, ocorrida no Gaylord Rockies Resort & Convention Center, em Aurora, no estado do Colorado, nos Estados Unidos, e contou com a presença de representantes de dezenas de países. O programa Lighthouse Awards da AAPA reconhece a inovação e a excelência em toda a indústria portuária e conta com um conceituado painel de jurados. Os cursos de pedagogia ambiental ofertados por Suape têm o objetivo de conscientizar e capacitar moradores da região para engajá-los na compreensão dos desafios ambientais e na adoção de práticas ecológicas para o bem-estar da sustentabilidade local. 

“A estatal desenvolve, periodicamente, ações que contemplam a Zona de Preservação Ecológica, que ocupa 59% dos 17,3 mil hectares do território do complexo. Na área, há 17 comunidades. Essa nova premiação é um grande reconhecimento dos esforços da empresa no desenvolvimento de ações socioambientais em sintonia com as boas práticas da Agenda ESG (sigila em inglês para gestão ambiental, social e de governança)”, pontua o diretor-presidente do Porto de Suape, Marcio Guiot. 

O Porto de Suape foi contemplado com outras premiações nas edições anteriores da Convenção Anual da AAPA, em 2021 (projeto de restauração florestal) e em 2022 (pelo monitoramento da água com repovoamento de cavalos-marinhos em estuários). As iniciativas têm o objetivo de fomentar ações que incentivem o bem-estar da sustentabilidade local e do meio ambiente

“Os participantes do projeto são estudantes, servidores das prefeituras da região, professores e residentes nas comunidades inseridas no território estratégico de Suape. Os temas do projeto estão relacionados ao desenvolvimento da educação ambiental com enfoque nas questões socioambientais, emergência climática, resíduos sólidos, conservação e recuperação dos recursos naturais da região”, ressalta o diretor de Sustentabilidade do atracadouro, Carlos Cavalcanti. 

ENGAJAMENTO

A docente Sandra Lopes, uma das profissionais envolvidas na realização dos cursos, considera o programa Pedagogia Ambiental de fundamental importância para o engajamento das comunidades de Suape nas ações de sustentabilidade. “É um processo de transformação com alcance amplo, ajudando a formar multiplicadores nas comunidades para ampliar a conscientização coletiva em torno da preservação do meio ambiente. “Os alunos são comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Os resultados são muito benéficos para o ecossistema local”, ressalta. 

A aluna Rosana de Lima, moradora da Vila Nova Claudete, no Cabo de Santo Agostinho, participa pela segunda vez do programa. “São cursos muito produtivos. O primeiro que eu me inscrevi, sobre a temática de resíduo sólido, me incentivou a criar uma campanha de coleta seletiva no meu bairro com a ajuda de outros vizinhos. O intuito era colaborar com a Novaclau Recicla, empresa de reciclagem criada com o apoio de Suape. “Hoje, temos 14 famílias participando do projeto, separando em casa o lixo orgânico do lixo reciclável, contribuindo para reduzir o descarte de detritos na natureza e para a geração de renda da cooperativa. Agora, a meta é ampliar o número de participantes”, anuncia, orgulhosa.

PROJETO

Os cursos de pedagogia ambiental acontecem, em média, três vezes por ano. Desde 2010, ano em que o projeto foi lançado, já foram contempladas 5.844 pessoas, todas moradoras dos municípios que fazem parte do território estratégico, como Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Escada, Ribeirão, Rio Formoso e Barreiros. Na programação do programa, são ofertados cursos, minicursos e oficinas que abordam temas como restauração florestal, gestão de resíduos sólidos, licenciamento ambiental, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ONU) e ESG, além de agricultura sustentável e nascentes.

A AAPA representa cerca de 130 autoridades portuárias do continente americano e fomenta iniciativas que ajudam a promover os interesses comuns dos parceiros e a gerar valor econômico e social para as comunidades em que os atracadouros estão inseridos. A instituição internacional representa os portos públicos dos Estados Unidos, Canadá e de países da América Latina e do Caribe.

Outubro Rosa em Igarassu: prefeitura promove serviços gratuitos e caminhada


Nesta quarta-feira (25), às 9h, uma grande caminhada, em que todos se vestem de rosa, parte do Ginásio Poliesportivo Jota Raposo, no Centro, em direção à sede da prefeitura, dedicado à campanha do Outubro Rosa, para a conscientização e prevenção do câncer de mama e colo de útero. 

Durante o trajeto, a população caminhou ao lado dos servidores, da Guarda Civil, da equipe da Defesa Civil e da Patrulha Maria da Penha.

Além disso, a campanha “Amiga, se toca!” promove aos moradores diversos serviços gratuitos na Academia da Saúde, no Centro, como palestras, medição de pressão, controle de glicose, massoterapia e orientação nutricional.

Para a prefeita professora Elcione, “esta campanha é um ato de solidariedade e um compromisso com a saúde das nossas mães, irmãs, filhas, e amigas. A prevenção e o cuidado com a nossa saúde devem ser constantes. Por isso, convido a todas para se tocarem, no sentido literal e figurativo. Este gesto simples pode fazer uma grande diferença. Lembrem-se, mulheres, que estamos juntas nessa luta”, declarou a gestora.

Deputado pede a construção de praças de alimentação nos hospitais Agamenon Magalhães e Barão de Lucena


Buscando levar organização e o oferecimento de um espaço para alimentação dos pacientes atendidos pelas unidades de saúde, o deputado estadual Jarbas Filho (MDB) solicitou ao Governo de Pernambuco que construa praças de alimentação nos hospitais Agamenon Magalhães (HAM) e Barão de Lucena (HBL), ambos localizados no bairro da Iputinga, zona oeste do Recife. Mensalmente, nas duas clínicas, de acordo com dados da Secretaria de Saúde estadual, mais de 12 mil pessoas são atendidas em diferentes especialidades. 

“Com a grande procura pelos serviços de saúde oferecidos no Agamenon Magalhães e Barão de Lucena, um comércio informal foi montado nos dois espaços, sem estrutura física e sanitária, ocupando as calçadas e atrapalhando a circulação dos pedestres. Além disso, e acredito que seja o mais grave, existe um acúmulo de lixo nos locais, pois as embalagens dos produtos que são comercializados nas barracas são descartados de forma inadequada”, explica o deputado.

De acordo com relatos, cerca de 70 ambulantes podem ser encontrados nas calçadas dos dois hospitais, comercializando diferentes tipos de produtos, frutas e verduras. “Os comerciantes se queixam da falta de um espaço adequado para que eles também continuem oferecendo os seus serviços ao público com segurança sanitária. Acredito que a construção das duas praças de alimentação irá ordenar o comércio informal, além de assegurar o bem-estar às pessoas atendidas nos dois hospitais, seus acompanhantes e funcionários”, concluiu.

Caruaru: Vereador Jorge Quintino solicita a criação de Leitos Adaptados em Hospitais e UPAs para pacientes TEA e PCD.


O vereador Jorge Quintino apresentará hoje um Anteprojeto de Lei que visa estabelecer a obrigatoriedade da criação de leitos adaptados em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência. O Projeto de Lei tem como objetivo garantir um atendimento mais adequado e inclusivo para esse grupo de pacientes na rede de saúde da cidade.

Segundo o vereador Quintino, a iniciativa visa atender às demandas crescentes da comunidade com TEA e pessoas com deficiência, garantindo que esses pacientes tenham acesso a leitos e instalações médicas que atendam às suas necessidades específicas. "É fundamental que nosso sistema de saúde seja inclusivo e atenda a todos os cidadãos de maneira justa e equitativa. Este projeto é um passo importante na direção da inclusão e acessibilidade para todos", afirmou o vereador. O Projeto de Lei propõe que hospitais e UPAs da cidade devem reservar uma quantidade adequada de leitos adaptados, equipados com recursos específicos para atender pacientes com TEA e deficiência. Além disso, os profissionais de saúde receberão treinamento apropriado para garantir um atendimento de qualidade a esse público.

O vereador Jorge Quintino ressaltou que a iniciativa foi desenvolvida em colaboração com especialistas da área médica e organizações que representam pessoas com TEA e com deficiência. "Queremos assegurar que as famílias que enfrentam desafios diários relacionados a essas condições tenham acesso a serviços de saúde de alta qualidade", acrescentou. O Projeto de Lei será submetido à análise e discussão na Câmara Municipal, e o vereador Jorge Quintino está otimista de que ele será bem recebido por seus colegas e se tornará um passo importante na promoção da inclusão e acessibilidade na rede de saúde da cidade.

Valexport completa três décadas e meia comemorando os 128 anos de Petrolina


Presente na história de sucesso da agricultura irrigada do Vale do São Francisco, a Associação dos Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport), completa três décadas e meia, neste mês de setembro, em meio às comemorações dos 128 anos de emancipação política de Petrolina.

Para marcar a data, a entidade, que responde pela produção, preparação, transporte, armazenamento, comercialização, exportação e promoção de produtos hortigranjeiros no Brasil e no exterior, elaborou uma programação que vem movimentando o Vale desde o início do mês, com destaque para a visita do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

De acordo com o diretor Institucional da Valexport, Caio Coelho, a ideia é entrar no clima das comemorações do aniversário, compartilhando o desenvolvimento e os avanços da ‘Terra dos Impossíveis'. "Nestes 35 anos promovemos iniciativas que hoje permitem ao Vale responder por 90% e 99,9% das exportações do país de manga e uva respectivamente", ressaltou. O diretor destacou ainda, que em 2023, a Associação deu passos significativos a exemplo da exportação de mangas para a Coreia do Sul, realização do XIII Workshop internacional da National Mango Board no Vale do São Francisco e a visita de um grupo de diplomatas dos Países Baixos.

Com uma memória marcada por muitas lutas e conquistas, o presidente da Valexport, José Gualberto de Almeida, lembrou de algumas iniciativas bem avaliadas nestes 35 anos. "No ano passado, conseguimos a aprovação da portaria nº 458, que dispensa a indicação de validade em embalagens de vegetais frescos, evitando desperdício de alimentos em todo país", frisou. 

O presidente acrescentou ainda, a implantação do Laboratório de Solos e Plantas de Petrolina (LASP), considerado um dos melhores do país; o funcionamento de sistemas de certificação de qualidade (Produção Integrada de Frutas (PIF), Globalgap e Eurep–Gap; o grande projeto de Uvas sem Semente e da conquista da Indicação Geográfica de Procedência da Uva e da Manga do Vale do São Francisco, além do apoio ao enoturismo, da obtenção da Indicação de Procedência para os Vinhos do Vale do São Francisco e do Programa de controle das moscas das frutas. "Para chegarmos aos 35 anos de existência, fomos movidos por sonhos e parcerias. Petrolina nos ajuda a superar obstáculos, ajudando muita gente a construir seus sonhos também ", concluiu.

Jornada e Simpósio discutem cuidados paliativos no Vale do São Francisco


Começou nesta sexta-feira (20), e prosseguiu durante o sábado (21), no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro/BA, a III Jornada de Cuidados Paliativos do Vale do São Francisco e I Simpósio de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário (HU) da Univasf.

Promovidos pela Unimed Vale do São Francisco em parceria com a Univasf e o Sescoop/PE, os eventos tiveram início com a palestra 'Cuidados paliativos, por quê?', apresentada pelo médico intensivista, paliativista e presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), Rodrigo Castilho.

Ainda na noite do primeiro dia, o público pôde conferir também os temas 'Autonomia, princípio fundamental do cuidar', com a advogada, Luciana Dadalto e 'Entre a razão e o propósito: gestão de conflitos em cuidados paliativos', apresentado pelo médico Douglas Crispim. 

Nos pronunciamentos da abertura oficial, o vice-presidente da Unimed Vale do São Francisco, Luiz Gustavo Mendes; o presidente do Sescoop/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira e o gerente de Atenção à Saúde do HU - Univasf, Aristóteles Cardona, evidenciaram a importância dos cuidados paliativos para a qualidade de vida de pacientes (adultos e crianças), com doenças crônicas ou em estágio avançado e a atenção dispensada aos familiares e cuidadores.

Mantendo a mesma linha de abordagem multidisciplinar, os eventos continuaram no sábado, com um elenco de palestrantes especialistas também em nutrição, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia. Foram evidenciados assuntos a exemplo do tratamento da dor, o uso de antibióticos e o limite entre ortotanasia (cuidado centrado no doente), e distanasia (prolongamento da vida a qualquer custo).

O público acompanhou e pôde tirar dúvidas sobre conteúdos da área do Direito (testamento vital); a experiência do cuidado paliativo domiciliar na Unimed Vale do São Francisco e a possibilidade de cuidados paliativos na emergência. A programação contou ainda com duas mesas redondas: a primeira, debatendo o tema 'Promovendo qualidade de vida: comunicação e funcionalidade', e a segunda, discutindo 'Alimentação no final da vida'.


A psicóloga Amanda Loureiro, que já participa das Jornadas desde a primeira edição, elogiou a programação e chamou a atenção para os temas: 'Atenção ao luto: conceitos e formas de enfrentamento' e 'Por que falar em excelência nos serviços de cuidados paliativos?'. Já a estudante de Enfermagem, Daniela Moura, destacou a relevância da proporcionalidade no tratamento do paciente oncológico e os cuidados paliativos na pediatria. 

No encerramento, uma discussão de caso clínico, abordando a importância da equipe multidisciplinar, reuniu assistentes sociais, fisioterapeutas e enfermeiras em torno dos pontos de vista que envolvem pacientes, seus familiares, cuidadores e profissionais responsáveis pelo suporte físico, psicológico, social e espiritual, promovido pelos cuidados paliativos.

UFAL e Agrovale desenvolvem cultivar resistente ao fungo do carvão da cana-de-açúcar


Uma variedade altamente produtiva, refratária ao florescimento e resistente ao fungo do carvão da cana-de-açúcar, que tem maior eficiência no uso de nutrientes produzindo mais por quilo de adubo aplicado na lavoura. Esta é a cultivar RB961003, que foi disponibilizada comercialmente para o setor produtivo durante liberação realizada na manhã desta quinta-feira (26), na Agrovale, em Juazeiro -BA.

Desenvolvida através do Programa de Melhoramento Genético da Cana – de- açúcar (PMGCA), do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (CECA), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), e a Usina Agrovale, a nova cultivar é o resultado de um cruzamento de variedades de cana, realizado pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa), que se adaptou ao solo, clima e manejo da empresa pioneira na colheita de cana-de-açúcar plenamente irrigada no semiárido nordestino.

Durante a programação da liberação da cultivar, foram ministradas palestras sobre a usina, o manejo e a contribuição da Ridesa para o setor sucroenergético brasileiro. De acordo com o professor da UFAL, Geraldo Barbosa, esta rede foi formada em 1990 por um convênio de cooperação técnica entre 10 Universidades Federais com participação financeira da agroindústria canavieira.

"O processo de melhoramento genético de uma nova variedade de cana-de-açúcar leva 15 anos, em média. As letras e os números presentes na nomenclatura da variedade têm um significado de referência. A sigla RB significa ‘República do Brasil’, já os dois primeiros números o ano de cruzamento, enquanto que os demais números se referem à Universidade pela qual a variedade foi liberada", explicou. O professor Barbosa esclareceu também que o processo de liberação da RB961003 foi aprovado em 2021, e somente oficializado agora, em outubro, em função da pandemia da Covid - 19. 

Ainda durante o evento, foram evidenciados temas como a base e a consolidação da pesquisa para um público formado por professores, pesquisadores da Universidade, agrônomos, técnicos canavieiros e lideranças políticas de Juazeiro.

No final da programação, os participantes fizeram uma visita às áreas experimentais da cultivar RB961003. "Devido a resistência ao fungo do carvão da cana, a principal doença de cana na nossa região, essa variedade tem crescido muito na área comercial, atingindo hoje 50% de toda cana plantada com garantia de sanidade e certificado de origem.", conforme concluiu o gestor de Pesquisa e Desenvolvimento Agronômico da Agrovale, Henrique Maia

Prorrogadas as inscrições para a Feira Giro Criativo do Sesc Arcoverde

 
Os empreendedores interessados em participar da Feira Giro Criativo, que vai ser realizada de 9 a 12 de novembro, em Arcoverde, dentro da programação do Festival Sesc de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste, ganharam uma nova chance de garantir um estande para comercialização de seus produtos. As inscrições foram prorrogadas. Agora, o prazo final é o dia 30 de outubro. A Feira vai funcionar na Praça Winston Siqueira.
 
Podem participar artesãos, entidades que comercializam produtos artesanais e designers de artigos e produtos que utilizem ou sejam inspirados por elementos da identidade cultural nordestina. Para se inscrever, é preciso preencher um formulário. Se a participação é individual, o link é o https://forms.gle/grV67oasT1RcvypR8

para inscrição coletiva, o link é o https://forms.gle/BJubBbhi22giPEFHA.
 
A iniciativa visa valorizar a produção artesanal e a economia criativa de Arcoverde e cidades vizinhas; incentivar a criação e o desenvolvimento de novos produtos; proporcionar a interação e o fortalecimento dos grupos produtivos; criar um fluxo de vendas e exposição, gerando oportunidades para a realização de negócios de sua cadeia produtiva; e promover espaços de fruição artística para difusão da cultura de tradição.
 
Ao todo, serão disponibilizados 30 estandes destinados à exposição e venda de produtos e serviços, contemplando da produção e comercialização, até a interação com setores econômicos. Durante a realização da feira, o público vai assistir a apresentações artísticas, desfile de moda e degustar pratos da culinária regional na praça de alimentação. O acesso do público ao espaço é gratuito.
 
O Festival Sesc de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos do Nordeste acontece de 3 a 12 de novembro. A programação será realizada no Sesc e em outros pontos de Arcoverde. O evento integra as ações do HUB PE Criativo, uma parceria do Sesc PE com o Sebrae PE que que visa promover o desenvolvimento social e econômico de cidades do Estado, por meio da cultura e da busca por oportunidades transformadoras.  
 
*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: Feira Giro Criativo, do Sesc Arcoverde*
Inscrições prorrogadas até o dia 30 de outubro
Links para preenchimento do formulário

Inscrição individual - https://forms.gle/grV67oasT1RcvypR8


Informações: (87) 3821-0864 ou (87) 99151-5961 (Whatsapp)

Outubro Rosa: Aulão "Belo Jardim em Movimento" reúne cerca de 250 pessoas


A Prefeitura de Belo Jardim realizou, nessa quarta-feira (25), o “Aulão Belo Jardim em Movimento”, em alusão ao Outubro Rosa. O evento aconteceu na avenida Deputado José Mendonça, com atividades de exercícios funcional e aeróbica, com cerca de 250 alunos. 

A Secretaria de Educação, Esportes e Tecnologia abraça a causa do Outubro Rosa, movimento internacional criado em 1990, que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Pelo terceiro ano consecutivo, a secretaria realizou um aulão, com exercícios físicos e dança, para celebrar o autocuidado. “É com muita alegria e satisfação que estamos realizando esse brilhante evento, em alusão a um tema tão importante, que é o Outubro Rosa, reunindo todos os polos em um só lugar, para juntos lutar pela conscientização do câncer de mama. O "Belo Jardim em Movimento" tem crescido em grande proporção e isso nos alegra e incentiva para que possamos ampliar o projeto cada vez mais”, destacou o diretor de Esportes, Fabrício Lino.

O aulão reuniu polos do Belo Jardim em Movimento da Praça de Eventos, Viana Moura da BR, Viana Moura da Faculdade, Praça Maria Cristina, Cohab I e Parque do Bambu. “Estou participando das aulas há um mês e estou adorando. Atividades como esta são muito boas, pra gente se movimentar. E os professores são super educados, atenciosos. A Prefeitura de Belo Jardim está de parabéns por esta ação", parabenizou Maria Joseane, aluna do Belo Jardim em Movimento na Cohab I.

Imprensa Belo Jardim PE 

Ao lado da prefeita Sandra Paes, Álvaro Porto participa da inauguração da nova casa de apoio de Canhotinho


Ao lado da prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, o deputado estadual presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, participou, nesta quinta-feira (26.10), da inauguração das novas instalações da casa de apoio daquele município, no bairro do Prado no Recife. 

Destinada a hospedar pacientes que precisam fazer acompanhamento médico no Recife, a casa de apoio assegura acolhimento e conforto a doentes e seus acompanhantes durante consultas, tratamentos, terapias e outros procedimentos necessários ao restabelecimento da saúde de cidadãos e cidadãs de Canhotinho.

A cerimônia foi aberta com a benção do padre Augusto César Figueiroa de Arruda, pároco de Nossa Senhora de Belém, bairro da Encruzilhada, que destacou o papel de acolhimento e exercício de generosidade que move a casa de apoio. “Temos a certeza de que todos que chegarem aqui terão os cuidados necessários à sua recuperação”, disse o sacerdote. 

O prefeito de Quipapá - cuja casa de apoio é vizinha ao equipamento de Canhotinho, reproduzindo a situação geográfica dos municípios -, Alvinho Porto, parabenizou a todos os que fazem a saúde canhotinhense e enfatizou ser fundamental cuidar dos que mais precisam.

O ex-prefeito de Canhotinho Felipe Porto destacou que as novas instalações da casa é a reafirmação de uma política do município, iniciada na primeira gestão de Álvaro Porto, ainda em 2005, que foi perpetuada nas administrações seguintes. “A cada nova gestão, cada um foi trabalhando à sua maneira para melhorar o atendimento”, afirmou.

Por sua vez, a secretária de Saúde do município, Yoná Alves, ressaltou que a casa de apoio chega aos 18 anos de serviços prestados à população, atendendo a pessoas dos quatro cantos do município e sendo reconhecida como um espaço de cuidado. “Aqui não é só um lugar que tem cama, comida e teto para quem vem em busca de tratamento. É lugar de acolhimento e atenção que envolve todos os que trabalham na casa”, frisou. 

O mesmo tom foi adotado pelo presidente da Câmara Municipal de Canhotinho, Adelson da Saúde. 
Emocionado, o vereador lembrou do tempo em o que deputado e a prefeita abriam a própria casa para receber os doentes, que, felizmente, já há algum tempo, podem dispor de um local digno e confortável, viabilizado pela gestão do município.

O vice-prefeito Marco Torres foi outro a recordar os anos em que moradores de Canhotinho vinham para o Recife e eram obrigados a ficar nas calçadas sem amparo, sem atenção, sem respeito e sem tratamento. “A decisão de Álvaro Porto foi fundamental para que esta situação fosse transformada”, disse. 

Também bastante emocionada, a prefeita Sandra Paes salientou a alegria de poder entregar à população canhotinhense uma casa devidamente preparada e equipada para acolher quem necessita. “A casa é linda e confortável, mas aqui estão depositados também dedicação, amor e tantos outros sentimentos bons”, afirmou.

Segundo ela, a casa é resultado do compromisso da gestão em servir a população. “Toda a equipe que trabalha aqui é comprometida em cuidar e tratar bem de quem chega em busca de tratamento”, disse, agradecendo aos vereadores, secretários e aos profissionais envolvidos na execução das obras de restauro e adequação do imóvel para a nova função. A prefeita destacou o apoio constante de Álvaro Porto e agradeceu ao deputado por ter destinado recursos de emenda parlamentar para a compra de mais um veículo para transportar pacientes de Canhotinho para o Recife.

No seu discurso, o deputado disse que, mesmo antes de chegar à prefeitura, a situação de desamparo vivida pelos conterrâneos era algo que lhe incomodava. “A criação da casa foi uma das primeiras decisões que tomei como prefeito. Começamos com um imóvel perto do Hospital Osvaldo Cruz e de lá para cá as gestões têm trabalhado para melhorar os serviços. Nestes 20 que o nosso grupo está à frente da prefeitura o comprometimento em ajudar as pessoas da melhor forma possível sempre esteve presente”, disse o parlamentar.

Álvaro Porto, assim como fez a prefeita, destacou a importância do respaldo de empresas que constantemente colaboram com a casa de apoio de Canhotinho. Agradeceu ao empresário Jordão Cavalcanti - presente ao evento -, presidente da rede Trevo Supermercados, que contribui com alimentos e cestas básicas para pacientes no retorno ao município; aos dirigentes do grupo Frutaria, rede hortifruti; e ao grupo Masterboi, frigorífico com unidade instalada em Canhotinho. “São parceiros fundamentais que sempre fizeram e fazem parte da história da casa de apoio”, ressaltou.

Participaram também da inauguração, o ex-senador Armando Monteiro, o ex-conselheiro do TCE Carlos Porto e o conselheiro do Tribunal Eduardo Porto, além de vereadores, secretários d lideranças políticas de Canhotinho. 

Espetáculo Peripécias reúne mulheres no palco do Teatro Hermilo Borba Filho


Nos próximos dias 3 e 4 de novembro (sexta-feira e sábado), às 20h e às 19h respectivamente, no Teatro Hermilo Borba Filho - localizado na área central do Recife, estreia Peripécias, o novo espetáculo do projeto Teatro na Roda, montado a partir da Oficina de Teatro para Mulheres com Espaço Terapêutico, ministrada pela atriz, diretora de teatro e psicóloga, Hilda Torres. Culminância do segundo módulo da Oficina, que é dividida em três, Peripécias leva 11 mulheres aos palcos, muitas delas pela primeira vez, para divertidamente bradarem que ao falar sobre mulheres, apesar de todos os desafios, nem tudo é sobre dor.  

Em cena e em clima de comédia, cada atriz conta a história da outra como se fosse sua, lançando luz sobre os malabarismos e peraltices que precisaram fazer para poderem “existir” e experimentar a vida desde a infância. Nesse sentido, a peça fala sobre as coisas que muitas vezes precisaram fazer, driblando o “sim ou não”, para terem oportunidade de vivenciar suas escolhas em uma sociedade na qual ainda há muito mais acolhimento à experimentação e a liberdade para homens do que para mulheres.

Para entendermos melhor o alcance e o poder de provocação dessa experiência no elenco e no público, é fundamental que antes compreendamos o processo que originou a peça. As oficinas de teatro ministradas por Hilda congregam elementos e jogos teatrais fundamentados no teatro do oprimido, de Augusto Boal, e em processos terapêuticos, fazendo uso de ferramentas como a bioenergética e estudos sistêmicos.

Dividido em três módulos, cerca de 400 mulheres já vivenciaram esse trabalho e 10 peças foram montadas, com um elenco total de cerca de 150 atrizes. No módulo 1, as participantes mergulham em si mesmas, através de um processo artístico e terapêutico de autoconhecimento. É também quando têm o primeiro contato com a roda e a integração em rede. Já no módulo 2, investe-se ainda mais no fortalecimento da rede, através da roda, já com a montagem de um espetáculo, quando uma conta a história da outra como se fosse sua. Por fim, no módulo 3, o trabalho propõe o ancoramento e a abordagem de suas próprias histórias em cena, o que desperta terapeuticamente a autoaceitação e o orgulho de serem quem são, independentemente da opinião de qualquer outra pessoa sobre elas.

Contudo, apesar dos números que poderiam indicar o sucesso do Teatro na Roda, a maior conquista dessa proposta diz respeito à formação de uma verdadeira rede de apoio e empatia entre as participantes, inclusive de turmas diferentes. Quando elas percebem que não estão sozinhas e que suas histórias são tão parecidas diante de uma estrutura social ainda tão machista, percebem também que juntas podem se fortalecer e enfrentar essa realidade.

*SERVIÇO:*
Apresentações:
• Data: 03/11 Hora: 20h
• Data: 04/11 Hora: 19h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo)
Ingressos: R$ 30,00 (Inteira) e R$ 15,00 (meia) – Vendas através do Sympla e na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada espetáculo.

*FICHA TÉCNICA:*
Direção: Hilda Torres
Assistente de direção: Deza Guedes
Identidade visual: Li Buarque
Criação textual: Elenco
Dramaturgia: Hilda Torres
Direção de luz: Eron Villar
Sonoplastia: Márcio Santos
Teaser: Laís Rilda
Registro ensaios: Laís Rilda e Bea Laranjeira
Vivência corporal: Isabela Severi
Vivência em palhaçaria: Anny Rafaella Ferli
Figurinos e adereços: concepção coletiva
Núcleo de produção: Anny Rafaella Ferli, Aurea Luna, Deza Guedes e Márcio Santos
Assessoria de imprensa: Dea Almeida (@alcateia.comunicacao)
Produção geral: Hilda Torres

*ELENCO:*
Adri Correia
Ana Andrade
Ari Ferreira
Chell Amorim
Isis Gaspar
Nanda Oliveira
Nereluane Muliterno
Nicole Pontes
Priscillete
Tâmara Sobreira
Vivian Verônica 
 
*PARCERIAS:*
Sesc-PE
MJM Som Luz
Espaço Compassos
 
*REALIZAÇÃO:*
Cria do Palco / @teatronaroda

Em Paulista, SkyFit lança a pedra fundamental do seu empreendimento


Prestes a iniciar suas operações em Paulista, nesta quinta-feira (26.09), representantes da SkyFit lançaram a pedra fundamental do empreendimento, que vai investir cerca de R$ 5 milhões e gerar dezenas de empregos. A operação estará localizada no Parque Aurora, no centro da cidade. 

Na ocasião, um dos sócios diretores da franquia em Paulista, Rodrigo Dantas, expressou seu agradecimento por todas as soluções apresentadas pela gestão municipal para a chegada da marca à cidade. “Como empresários, investimos no certo e Paulista é o lugar. Vamos apresentar todo um modelo de vanguarda que se pratica mundo afora e que traz resultados de bem-estar e saúde às pessoas com satisfação. Obrigado a gestão municipal pelo apoio para estarmos em Paulista”, disse. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca da cidade, Raimundo Lopes, disse sobre o destaque que tem a chegada do empreendimento a Paulista. “A gestão municipal não menospreza o tamanho do empreendimento que deseja se instalar na cidade e por isso apoiamos em tudo para que ele se firme na cidade. Temos o compromisso de gerar empregos e renda para o município e isso é o que está sendo demonstrado em exemplos como este. Agradecemos aos empresários pela confiança e crédito que dão ao trabalho que se realiza em Paulista”, concluiu.

Curso de agrofloresta acontece em novembro, em Glória do Goitá


As agroflorestas representam um modo diferente de plantar e colher; um modelo alternativo à produção agrícola tradicional, que busca reproduzir a dinâmica da floresta para produção de alimentos. São importantes do ponto de vista ambiental, econômico e social. Viabilizam a recuperação da cobertura vegetal em áreas degradadas ou protegidas, contribuindo também para a segurança alimentar e a geração de renda. 

Quer conhecer mais sobre o assunto? Então se prepara para a 7ª edição do Curso de Agrofloresta, que acontece de 2 a 4 de novembro. Quem realiza é a Associação Namastê de Agroecologia (UNA), que trabalha junto a pequenos agricultores do município de Glória do Goitá, a 64 Km do Recife. A formação é ministrada por Namastê Messerschmidt, consultor e instrutor em diversas organizações, incluindo o MST, que se tornou um dos educadores mais ativos na disseminação da agrofloresta pelo Brasil e pelo mundo.

O principal intuito do curso é ensinar a implantar, manejar e podar segundo os princípios e técnicas agroflorestais, numa verdadeira imersão na natureza. Os participantes ficam hospedados na unidade do SERTA (Serviço de Tecnologia Alternativa) em Glória do Goitá. Podem participar agricultores, técnicos, estudantes e interessados em geral no sistema de plantio. 

*VII Curso de Agroecologia UMA*
Inscrições: 
Sympla ou via WhatsApp: 81.9.9973-0910

ENEM Action promove último Simuladão Online para o ENEM

As inscrições vão até esta quarta e cerca de 8 mil estudantes devem se preparar gratuitamente para o Exame Nacional do Ensino Médio 
 
Milhares de enenzeiros se preparam para o principal exame para quem deseja realizar um curso superior. Neste domingo, dia 29, o Enem Action vai promover mais um Simuladão Online. Para aproveitar esta última oportunidade de avaliarem seus conhecimentos antes do ENEM, os estudantes devem realizar a inscrição gratuita até está quarta, dia 25, no site do Enem Action em simuladaodoenem.com.br.
 
A prova terá duração de 5 horas, considerando neste tempo as 60 questões mais a redação. Caso a internet do candidato caia durante o simulado, o mesmo poderá retomar a prova de onde parou. Todas as questões resolvidas ficarão salvas. Um dos diferenciais do Simuladão Enem Action é a utilização da metodologia TRI, a mesma utilizada no ENEM. Essa tecnologia assegura, com até 90% de precisão, a nota que o candidato tiraria no exame do INEP.
 
Além de testarem seus conhecimentos, os participantes concorrem ao ranking por mérito que premiará os 30 primeiros colocados. O estudante que alcançar o primeiro lugar receberá um tablet Samsung Galaxy tab S6 com caneta 64G. Já o segundo, um Kindle 11° geração e, do terceiro ao 30° lugar, os candidatos receberão licenças trimestrais do Disney+. E as vantagens não param por aí, todos os participantes do Simuladão também receberão condições diferenciadas em diversos cursos de graduação em renomadas instituições de ensino superior do país. 
 
“Temos orgulho de colaborar com instituições de ensino superior como Wyden e Estácio, que apoiam o simuladões há algum tempo. Para outubro, os candidatos poderão utilizar a prova para entrarem em uma das instituições de ensino dos grupos educacionais. Para os candidatos, nosso recado é usem esta oportunidade para testar seus conhecimentos, aprimorar suas habilidades e, acima de tudo, acreditem em si mesmos. O futuro é promissor, e a educação é o caminho que nos levará até lá”, Ana Paula de Sousa Goncalves, coordenadora do Enem Action.   
 
Sobre o ENEM Action 
O ENEM Action é uma plataforma online e gratuita de preparação para o ENEM. A partir de um simples cadastro, o usuário tem acesso permanente a apostilas de todas as áreas do conhecimento, aulas comentadas em vídeo, correção de provas do ENEM de anos anteriores, workshop de redação, minissimulados e e-books que o permitem revisar o conteúdo programático previsto para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Alunos de Centro Universitário entregam mobiliário urbano para comunidade ribeirinha do Poço da Panela


Projeto nasceu da escuta da população pela falta de locais para descanso. Bancos de três metros serão instalados, nesta quarta (25), próximos à Biblioteca do Poço e no Jardim Encantado do Poço



A falta de mobiliários urbanos para descanso dos moradores ainda é uma realidade muito presente em diversos bairros dos principais centros urbanos, sobretudo em áreas mais carentes. Com a proposta de revalorizar e readequar o uso dos espaços públicos, alunos da disciplina “Atelier de Urbanismo: Território”, do Centro Universitário UniFBV Wyden, projetaram um modelo experimental de banco de descanso – com dimensão de três metros – para a comunidade ribeirinha do bairro do Poço da Panela, na zona norte do Recife. Os mobiliários serão entregues à população nesta quarta-feira (dia 25).

O banco de três metros, projetado pelos alunos, é dividido em dois módulos: o primeiro módulo serve para dar suporte a vasos para ervas e hortaliças para uso comunitário, enquanto o segundo módulo foi feito para descanso. Todo o trabalho foi desenvolvido através de análises urbanas e leituras sensíveis da área da comunidade, e contou com a colaboração da ONG Biblioteca do Poço e do grupo de moradores que administram o Jardim Encantado do Poço. 

O desenho do mobiliário foi pensado a partir do encontro dos alunos com moradores da comunidade ribeirinha, e com a escuta dos relatos sobre a ausência de mobiliários para descanso no bairro. É a chamada “cartografia afetiva”, feita através da escuta, compreensão do uso e ocupação do lugar. “Ao caminhar sobre o bairro, notamos uma grande diferença no ambiente das áreas nobre e a periferia, pois se trata de um bairro com residências de alto padrão e na outra parte existe uma comunidade de ZEIS”, comenta a aluna Joanna de Barros Costa Rêgo.

“De forma experimental, os bancos foram construídos com materiais de baixo custo, capazes de resistir às mudanças climáticas em áreas externas, para que sirvam de modelo e inspiração para a produção de outros mobiliários”, explica a professora do UniFBV, Jéssica Tardivo, que ministra a disciplina e trouxe essa proposta de trabalho coletivo para os alunos, em formato de pesquisa e extensão neste semestre.

Um dos bancos será instalado próximo à Biblioteca do Poço e outro no Jardim Encantado. No momento da instalação dos mobiliários, os alunos também vão distribuir mudas de hortaliças para a comunidade. A ideia é orientar a população sobre os cuidados com as plantas, para que os próprios moradores possam fazer a manutenção dos vasos de horta comunitária, que serão instalados nos bancos.

Apoiadora da Segurança Pública, Débora Almeida celebra publicação da lista de classificação de Policiais Penais


Uma comissão de cerca de nove concursados no curso da Policia Penal esteve reunida neste mês de Outubro com a deputada tucana em seu gabinete. Na oportunidade, Débora colocou-se à disposição para abrir portas que pudessem após a classificação, serem convocados para o serviço público. 

Fotos: Matheus Augusto
Entusiasta dentre outras causas, da Segurança Pública, Débora Almeida (PSDB) está comemorando a classificação da 2ª turma do curso da Polícia Penal de Pernambuco. Publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (26) pelo Governo do Estado, o resultado final do curso beneficia além da população, que passará a ter fortalecida a sua segurança pública, os pernambucanos que legitimamente aguardavam com ansiedade essas vagas de emprego no serviço público, oriundas dos seus esforços. 

Recentemente, a governadora Raquel Lyra (PSDB) já havia empossado 338 policiais para suprir as necessidades do sistema penal, demonstrando a visão do Governo para este importante segmento. 
Após a nova classificação, Débora Almeida se disse feliz pelos profissionais que certamente virão a fortalecer as forças de segurança nos presídios, suprindo uma carência do Estado de Pernambuco ao mesmo tempo em que parabenizou os candidatos já nomeados; “Nosso mandato parlamentar, colocado à disposição da sociedade, vem mostrando frutos e isso nos motiva a permanecer lutando por demandas semelhantes e legítimas. Recebemos essas pessoas em nosso gabinete 105, porque acreditamos que isto reforça ainda mais o compromisso assumido pela nossa Governadora Raquel Lyra, em implementar mais eficiência e a qualidade dos serviços públicos. Parabéns aos classificados e continuem contando com o nosso mandato!”‘.

Com a classificação e posterior nomeação, algo em torno de 1.000 candidatos devem ser introduzidos em breve na área de segurança dos presídios no estado.

Trote solidário do Instituto Yduqs vai arrecadar absorventes


Campanha Adote um Ciclo recebe apoio de universitários em todo o país
O Instituto Yduqs promove um trote solidário em apoio à Campanha Adote um Ciclo do Instituto Ela – Instituto Educadoras do Brasil, até o dia 30 de outubro de 2023 (segunda-feira). A iniciativa busca proporcionar dignidade ao minimizar a pobreza menstrual, que se manifesta pela impossibilidade financeira de adquirir itens essenciais de higiene, situação que afeta mulheres no Brasil e no mundo inteiro. 
 
O Trote Solidário do Instituto Yduqs propõe uma ação de integração entre veteranos e calouros nas instituições de ensino superior parceiras. Por meio desta iniciativa, estudantes universitários da Estácio e da Wyden arrecadarão absorventes e coletores menstruais, que serão encaminhados para instituições que oferecem apoio às mulheres que enfrentam a pobreza menstrual. 

Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs, enfatiza a importância de abordar a pobreza menstrual com seriedade. Para a executiva, a educação atua como ferramenta transformadora tanto para indivíduos quanto para a sociedade como um todo. “Em um país como o nosso, sabemos que as oportunidades não são igualmente distribuídas, especialmente para mulheres. Infelizmente, é comum, por exemplo, ver mulheres faltando as aulas ou ao trabalho por não terem acesso a absorventes. Precisamos tirar da invisibilidade questões que permeiam as mulheres na sociedade, como a pobreza menstrual”, ressalta.

A ação engloba três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODs) da ONU, que constituem um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil, que buscam assegurar os direitos humanos, erradicar a pobreza, combater a desigualdade e a injustiça, bem como promover a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas.

Barreiras e desigualdades
No Brasil, o termo menstruação ainda está envolto em diversos tabus, cercado por preconceitos que permeiam a sexualidade e a higiene das pessoas que menstruam. Já o termo ‘pobreza ou precariedade menstrual’, surgiu na França, a partir de um estudo sobre os efeitos da falta de itens de higiene básica durante o ciclo menstrual. Tuca Duarte, idealizadora do Potência Feminina de Paraisópolis (São Paulo), uma das organizações apoiadas pela campanha Adote um Ciclo, reforça a importância da ação.

“Muitas vezes as mulheres não têm absorvente e me ligam. Quem puder contribuir e colaborar com este projeto, que é muito favorável para todas as mulheres periféricas, mães solo, que têm que optar entre comprar um absorvente ou um litro de leite, está aqui o meu pedido. Agradeço em nome das mulheres que têm seu absorvente garantido todos os meses e as pessoas que abraçam a causa ajudando a campanha adote um ciclo”, pontua.

Segundo dados da pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos”, divulgada em 2021 pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), mais de 713 mil meninas no Brasil vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro, e mais de 4 milhões não têm acesso a itens básicos de higiene menstrual em suas escolas.

Avanços no Congresso
A discussão sobre a pobreza menstrual chegou ao Congresso por meio de uma iniciativa popular que coletou 20 mil assinaturas, número necessário para que a Comissão de Direitos Humanos e Participação Legislativa (CDH) analisasse a questão que foi provada por unanimidade. O pleito, transformado na Lei Ordinária 14214/2021 em outubro de 2021, instituiu o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, além de determinar que as cestas básicas entregues no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) contenham, como item essencial, o absorvente higiênico feminino. 

Este programa, regulamentado por meio de Decreto em 08 de março de 2023, visa assegurar a oferta de absorventes e outros cuidados básicos de saúde menstrual, com o objetivo de promover a dignidade menstrual.

Douglas Galiazzo, professor de Direitos Humanos da Estácio reforça que a questão é ampla e envolve, além das necessidades da vida privada, o desenvolvimento social, a educação e a participação das mulheres no mercado de trabalho. 

"Diante de tantas violações que as mulheres continuam sofrendo em um mundo machista, atividades como esta, desenvolvidas pelo Instituto Yduqs, elevam a responsabilidade e o compromisso da organização que acredita na formação humanizada dos futuros profissionais, independentemente da área em que estejam se preparando. Assegurar a dignidade das mulheres é o compromisso importante para a promoção dos direitos humanos", diz o professor.

Como contribuir para a campanha
O Instituto Yduqs convida estudantes e professores da Estácio e da Wyden, e toda a comunidade do Recife, a fazer doações que poderão ser entregues em um dos campi das suas instituições. No UniFBV Wyden, as doações podem ser entregues de segunda a quinta, das 9h às 21h, e das sextas, 9h às 20h, na Biblioteca, localizada na R. Jean Emile Favre, nº 422, Imbiribeira. Já na Estácio Recife, localizada na Av. Eng. Abdias de Carvalho, nº 1678, na Madalena, os donativos podem ser entregues de segunda a sexta, das 9h às 20h, também da Biblioteca da instituição.
 
“Sabemos que ainda há muito a ser feito, continuaremos trabalhando para que cada vez mais mulheres se destaquem tanto em nossos ambientes acadêmicos quanto nas comunidades impactadas pelas iniciativas sociais das nossas instituições de ensino,” reforça Sabrina Petrola, gerente nacional de Ensino da Estácio.
“É preciso aprofundar esse debate e refletir sobre a mercantilização dos tabus e estigmas ligados à menstruação, sobre a tributação desses produtos e “taxa rosa” que aprofunda a desigualdade e traz ainda mais insegurança econômica para grupos vulneráveis. A falta de acesso a serviços próprios e adequados para a saúde feminina agrava o problema, tendo em vista que nega a muitas mulheres acesso a medicamentos e tratamentos para mitigar problemas menstruais”, afirma Ana Paula Sales, líder nacional das Ciências Jurídicas da Wyden.

Com a iniciativa do Instituto Yduqs, estudantes das instituições de ensino Ibmec, Wyden e Estácio, bem como as unidades que compõem o IDOMED, têm a oportunidade de contribuir para a campanha Adote um Ciclo. Além dos universitários, toda a sociedade está convidada a apoiar a ação, seja doando absorventes ou recursos financeiros por meio do link Ajudei.org, para que o INSTITUTO ELA possa adquirir os itens necessários.

Anderson Correia volta a cobrar da Compesa regularidade e cumprimento do calendário de abastecimento


Sempre pleiteando as dificuldades da população junto à Compesa, o vereador Anderson Correia (PP) voltou a cobrar da companhia a regularidade e o cumprimento do abastecimento de água, que continua falhando para com os caruaruenses. Diante da suspensão recente do abastecimento para diversos bairros de Caruaru, devido à pane elétrica ocorrida em uma estação elevatória (sistema de bombeamento) pertencente ao Sistema Jucazinho, o edil solicitou uma posição da entidade.

Por meio de uma proposição, Correia pediu que a Compesa traga para a população um novo calendário de abastecimento de água para Caruaru, e que explique o porquê de diversos bairros não estarem sendo abastecidos regularmente, mostrando como está sendo feito a distribuição do calendário, fazendo cumprir Princípio da Publicidade e Eficiência, da Administração Pública, conforme o Art. 37 da Constituição Federal.

“Precisamos urgente de um posicionamento da Compesa. Não é só criar o calendário, mas cumpri-lo, fazendo valer o que rege nossa Constituição Federal acerca do Princípio da Publicidade e Eficiência, da Administração Pública. São muitas famílias que necessitam todos os dias de água em suas casas e não tem o serviço de abastecimento há meses em alguns bairros. A cobrança segue firme por aqui, pois somos a voz do povo e as coisas precisam mudar diante desta situação que só piora, com direito a suspensão do serviço como aconteceu essa semana. Isso não pode acontecer e esperamos uma resposta na prática por parte da Compesa”, destacou Anderson.

Maria Arraes participa de lançamento do Natal de Gravatá ao lado do prefeito da cidade, Padre Joselito Gomes


A deputada federal Maria Arraes esteve ao lado do prefeito Padre Joselito Gomes durante o lançamento da programação natalina da cidade na tarde desta quinta-feira. Tendo como tema Natal de Gravatá 2023 - A Caminho do Amor, as festividades se estenderão por um mês, de 25 de novembro a 25 de dezembro, com diversas atrações distribuídas em quatro polos. 

“A cada ano Gravatá se consolida como um polo cultural de grande importância para Pernambuco. Eventos como este não apenas valorizam as nossas tradições, como contribuem para o desenvolvimento da economia do Agreste, ao movimentar o turismo e gerar emprego e renda”, ressaltou a parlamentar. 

Com o apoio de várias empresas e instituições locais, o Natal de Gravatá 2023 é um esforço coletivo para superar as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, proporcionando um período de celebração, esperança e fraternidade. As atividades planejadas, que vão desde apresentações culturais até desfiles e decorações temáticas, reforçam o compromisso da cidade em promover a cultura, o turismo e a inclusão social, valores compartilhados e defendidos por Maria Arraes em sua trajetória política.

Em Paulista, protagonismo estudantil da rede municipal de ensino será premiado com o projeto de inovação


Para estimular a geração de conhecimento, ciência e tecnologia no município, o Inova Paulista, uma proposta que procura soluções a desafios sobre sustentabilidade, saúde e energia limpa atrelados ao setor fitness, está sendo lançada pela iniciativa privada para premiar o protagonismo estudantil da rede municipal de ensino. O projeto conta com o apoio das secretarias de Desenvolvimento, Econômico, Agropecuária e Pesca; Educação e Executiva de Ciência e Tecnologia. 

No encontro de trabalho, que foi realizado nesta quinta-feira (26.10), na sede do órgão de economia da cidade, os sócios diretores franqueados da SkyFit em Paulista apresentaram detalhes da ideia. 

“Estamos aportando no município de Paulista. Escolhemos a cidade para a instalação de nossa primeira franquia na região. Devemos abrir no mais tardar em abril do próximo ano. Dentro desse processo, temos uma filosofia de premiar ideias e soluções aplicáveis a desafios lançados no setor fitness, formuladas por jovens estudantes da rede municipal. Com isso, promovemos a criação de ciência e tecnologia na cidade e incentivamos a criação de cases de sucesso. Estamos gratos pela oportunidade de realizar este trabalho em Paulista e pelo apoio apresentado pela gestão municipal”, disse o sócio diretor do empreendimento, Renato Torres. 

Também sobre o assunto, o CEO do Grupo Lundgren, Eduardo Lundgren, que também é sócio do empreendimento, afirmou que as ações que englobam o projeto são extremamente relevantes. “Temos uma identificação de décadas com a cidade. Hoje os negócios não têm apenas um objetivo comercial e sim objetivos que tragam felicidade e bem-estar às pessoas e que atraiam desenvolvimento, educação, ciência, tecnologia, sustentabilidade e preservação ambiental, fazendo a juventude participante ativa disso. Agradecemos muito a atenção prestada pelas secretarias envolvidas e convidadas ao projeto”, afirmou o empresário.
 
No mesmo sentido, a gerente de Espaços Ampliados de Aprendizagem da Secretaria de Educação, Regina Trindade, destacou a relevância da iniciativa. “Estamos muito felizes por participar deste momento. Vamos organizar com os empreendedores as diretrizes do edital do prêmio para que as escolas municipais possam concorrer entre si e abordem soluções aplicáveis aos desafios lançados pelas empresas em seu ramo de atuação. Agradecemos ao setor privado por isso”, destacou. 

“As soluções e desafios que uma cidade tem são resolvidos pelos próprios moradores e não é diferente com os alunos da rede municipal de ensino. É extremamente relevante o trabalho que foi plantado. Os jovens vão nos surpreender com a capacidade de inovação e criatividade. Agradecemos o convite feito a Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia de Paulista para contribuir com a elaboração dos parâmetros do projeto e assim mostrar que nosso município pode recriar seu próprio parque de conhecimento, atraindo startups como o Recife fez com o Porto Digital”, pontuou o secretário executivo de Ciência e Tecnologia de Paulista, Wallace Melo. 

Por fim, o secretário de Desenvolvimento, Agropecuária e Pesca da cidade, Raimundo Lopes destacou que o projeto também trata sobre a economia da cidade. “Quando uma empresa traz sua filosofia e visão cultural a uma cidade quem ganha é a população. Os empreendedores que estão neste encontro de trabalho vão gerar empregos e renda para cidade, porém, o mais importante é que estão desenvolvendo um legado social-tecnológico para Paulista. As soluções que os alunos vão desenvolver aos problemas apresentados vão dar mais eficiência às empresas e isso se reflete na economia da cidade, além de que seus projetos serão colocados em prática para o bem-estar dos paulistenses”, concluiu.

Imprensa Paulista PE 

Novembro Azul: Especialista alerta sobre a saúde masculina e a infertilidade


Em busca de uma vida mais saudável e maior conscientização sobre a saúde masculina, a campanha Novembro Azul desempenha um papel crucial, com destaque para as regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. Embora muitos associem a campanha principalmente ao câncer de próstata, ela aborda também outras questões pertinentes à saúde masculina, como a infertilidade, que frequentemente é negligenciada ou subestimada. Sobre isso, o diretor clínico da Criovidas e biomédico que liderou a equipe brasileira responsável pelo nascimento do primeiro bebê de proveta no Brasil, Paulo Matheus, ressalta: "É fundamental que os homens sejam encorajados a realizar check-ups regulares e buscar assistência médica sempre que necessário. A saúde reprodutiva masculina deve ser abordada de forma proativa e informativa, com homens e suas parceiras sendo instruídos sobre possíveis problemas e soluções. O diagnóstico precoce pode ser a chave para diversas questões, incluindo a infertilidade."

A saúde masculina, especialmente em certas culturas, é frequentemente rodeada de tabus e preconceitos. Discutir temas como infertilidade e câncer de próstata pode ser desafiador para muitos. A campanha Novembro Azul, que ganha destaque mundial durante o mês de novembro, visa esclarecer e conscientizar sobre a importância desses cuidados, promovendo a prevenção e detecção precoce de doenças que afetam a população masculina. O especialista também aborda a importância de quebrar tabus. "Na nossa sociedade, os homens são frequentemente ensinados a reprimir suas preocupações e emoções. A saúde masculina, especialmente a reprodutiva, tem sido um tema tabu por muito tempo. Precisamos mudar essa narrativa e encorajar os homens a discutir suas preocupações e a buscar ajuda médica sem hesitação", afirma, Paulo Matheus.

Um relatório de 2023 da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra que aproximadamente 17,5% da população adulta mundial enfrenta problemas de infertilidade, o que corresponde a 1 em cada 6 pessoas. O estudo "Uma visão única sobre a infertilidade masculina no mundo", divulgado no periódico Reproductive Biology and Endocrinology, estima que cerca de 30 milhões de homens globalmente são afetados pela infertilidade. O biomédico, Paulo Matheus destaca a importância de focar na saúde masculina: "O corpo masculino, como um templo, necessita de cuidados constantes e atenção minuciosa. Os homens precisam compreender que, assim como qualquer outro órgão do corpo, os testículos também são suscetíveis a problemas e desequilíbrios”, declara. E complementa: "A prevenção e as consultas regulares com o urologista são essenciais. Da mesma forma que as mulheres têm o ginecologista como aliado na saúde reprodutiva, os homens devem encarar o urologista da mesma maneira."

Em relação ao câncer de próstata, o panorama é preocupante. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) destaca um total alarmante de 71.730 novos casos estimados para o período de 2023 a 2025. A região Sudeste tem o maior risco, com 77,89 casos a cada 100 mil homens. Contudo, o Nordeste segue próximo, registrando 73,28 casos por 100 mil homens, um número que exige atenção. Para o embriologista, a detecção precoce da doença é fundamental para um tratamento eficaz. No entanto, muitos homens ainda resistem em fazer exames preventivos. "Diante desse cenário, campanhas educativas, informação e acesso facilitado ao atendimento médico são essenciais. Neste Novembro Azul, convidamos todos, homens e mulheres, a se unirem na luta contra o câncer de próstata e a infertilidade masculina. Cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e amor próprio, bem como um cuidado com o próximo”, conclui Paulo Matheus.

*CRIOVIDAS-* A Criovidas disponibiliza uma estrutura moderna e utilização de técnicas avançadas para a realização de exames masculinos. Além disso, oferece um serviço de concierge masculino que acolhe e orienta os pacientes, e conta com uma sala de coleta seminal equipada para proporcionar todo o conforto necessário aos indivíduos que buscam seus serviços. Entre os procedimentos de destaque realizados pela Criovidas, a criopreservação é mostrada essencial para homens que enfrentam tratamentos médicos que podem comprometer sua fertilidade, como pacientes oncológicos submetidos a quimioterapia, radioterapia e cirurgias de vasectomia. Além disso, a Criovidas oferece uma ampla variedade de serviços específicos para a saúde masculina. Isso inclui a realização de espermogramas, processamento seminal, análise da fragmentação do DNA espermático, avaliação de retro ejaculação e testes de estímulo espermático.

A Criovidas tem o compromisso de oferecer atendimento de qualidade e serviços que visam preservar a saúde reprodutiva masculina, contribuindo para um futuro mais saudável e feliz. A clínica está localizada na Empresarial Eco Business, na Rua Antônio Rabelo Júnior, nº 161, no bairro Miramar, João Pessoa/PB, e no Empresarial Rio Mar Trade Center, na Av. República do Líbano, nº 251, Sala 804, Torre 2, Recife/PE.

Instituto PIPA assume Secretaria Executiva da REPI-PE


O Instituto Primeira Infância Plantar Amor (PIPA) foi eleito por unanimidade para liderar a Secretaria Executiva da Rede Estadual da Primeira Infância de Pernambuco (REPI-PE). A decisão foi tomada em uma votação unânime realizada na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro. Essa escolha é um reflexo do reconhecimento do compromisso e da dedicação do PIPA em promover o bem-estar e o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida.

Essa nova atribuição posiciona o Instituto PIPA como um ator central na articulação e implementação de políticas públicas voltadas para a primeira infância em Pernambuco. Com um histórico dedicado a este segmento crucial da sociedade, o PIPA demonstra sua capacidade de liderança e visão para um futuro mais inclusivo e promissor para as crianças do estado.

O diretor executivo do PIPA, Rogério Morais, expressou seu apreço por essa nova responsabilidade, destacando: "É uma grande responsabilidade e uma honra para o Instituto PIPA assumir a secretaria executiva da REPI, a Rede Estadual da Primeira Infância de Pernambuco. Esta rede possui uma ligação histórica com a Rede Nacional da Primeira Infância desde o seu início. Além de suceder a União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (UNCME), anteriormente representada por Soledade Menezes, uma figura icônica na promoção da primeira infância em nosso estado, temos a responsabilidade de impulsionar um novo plano estratégico para revitalizar a REPI, tornando-a novamente uma das mais ativas. Também almejamos apoiar o estado de Pernambuco para que se destaque no desenvolvimento de planos municipais voltados para a primeira infância."

O Instituto PIPA tem se destacado por sua atuação proativa em iniciativas que visam o fortalecimento das bases do desenvolvimento infantil. Sua expertise no campo da primeira infância, aliada à sua capacidade de mobilização e parceria com diversos setores da sociedade, o torna uma escolha natural para liderar a Secretaria Executiva da REPI-PE.

"Essa nomeação representa um marco significativo não apenas para o Instituto PIPA, mas para toda a comunidade envolvida na promoção do bem-estar das crianças pernambucanas. Espera-se que essa parceria fortaleça ainda mais os esforços em prol de uma infância plena e saudável, assegurando um futuro mais promissor para todas as crianças do estado. Estamos agradecidos pela confiança depositada e reafirmamos nosso compromisso em trabalhar incansavelmente para promover o amor e o cuidado na primeira infância de Pernambuco", enfatizou Morais.

*REPI-PE* - A Rede Estadual da Primeira Infância de Pernambuco (REPI-PE) desempenha um papel fundamental na articulação e mobilização de diversas instituições e indivíduos em prol da defesa e garantia dos direitos da primeira infância. Esta ampla articulação engloba variados segmentos, tais como a sociedade civil, o governo, o setor privado, a academia, outras redes, organismos multilaterais e apoiadores da Rede. Essa diversidade de participantes assegura que a atuação da REPI-PE seja guiada pela promoção e garantia dos direitos da primeira infância, sem distinção étnico-racial, de gênero, regional, religiosa, ideológica, partidária, econômica, de orientação sexual ou qualquer outra. Atualmente, a REPI-PE é composta por mais de 40 instituições, abrangendo o poder executivo, empresas privadas, organizações do terceiro setor, conselhos, sindicatos e o ministério público.