quinta-feira, 29 de junho de 2023

Muito forró no Alto do Moura


O Maior Centro de Artes Figurativas das Américas, o Alto do Moura, recebeu, mais uma vez, uma multidão de pessoas nesta quinta-feira (29), Dia de São Pedro. O forró começou logo cedo, no Polo do Coreto, com os trios Buscapé, Chá de Limão, Forró D+ e Vai Hoje, que fizeram a animação dos visitantes.

Já no Polo Mestre Vitalino, com uma programação especial, os forrozeiros ficaram encantados com a apresentação da Banda de Pífanos de Caruaru - Os Bianos. Embora tenha se estabelecido em Pernambuco, a Banda de Pífanos de Caruaru foi formada em 1924, no sertão de Alagoas, por Manuel Clarindo Biano e Benedito Clarindo Biano. É um dos grupos mais antigos em atividade e instrumentais mais tradicionais do Brasil.  

Na sequência, o romantismo do forró das antigas tomou conta do Polo com a banda Cavalo de Pau. Comemorando 30 anos de carreira e divulgando o novo sucesso “Até o Céu”, a banda agradou os forrozeiros que estiveram presentes no Alto do Moura.  

Quem encerrou a festa foi a dupla Edu e Maraial, que fez o público arrastar o pé e deixou os forrozeiros com um gostinho de quero mais. “Já estou me preparando para o São João do próximo ano. Nós viemos de excursão e eu já chamei a pessoa responsável e já reservei minha vaga. Até o ano que vem, se nós vivo for!”, despediu-se o advogado Alexandre Silva, de Aracaju.

As festividades de São João no Polo Alto do Moura enceram neste sábado (01), com Alex Júnior, Mano Walter e Michele Andrade.

Inscrições abertas do Prouni: Oportunidade de ingresso em Centro Universitário particular do Recife


A partir de hoje, dia 27 de junho, estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), oferecendo vagas nas mais diversas áreas em Centros Universitários particulares de Pernambuco. Os interessados têm até o dia 30 de junho para realizar sua inscrição e concorrer a uma vaga em um dos cursos disponíveis.  

Para conferir as vagas disponíveis no Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), campus Piedade ou Boa Vista, e em outras instituições de ensino superior, basta acessar o site oficial do Prouni (https://acessounico.mec.gov.br/prouni). No site, os candidatos poderão consultar o quadro de vagas por curso e buscar a melhor opção de curso de acordo com seu interesse e perfil acadêmico.  

O Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) oferece mais de 20 cursos para os candidatos do Prouni, abrangendo diversas áreas do conhecimento. Entre as opções, destacam-se Direito, Psicologia, Biomedicina, Educação Física, Nutrição, Ciência da Computação, Gastronomia e outros. Essa variedade de cursos possibilita que os candidatos encontrem uma formação alinhada com suas aspirações profissionais e interesses pessoais.  

O ingresso pelo Prouni também é uma oportunidade para ingressar no ensino superior e estudar com a qualidade de uma faculdade particular. O Programa visa facilitar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior privado. Através de bolsas de estudo parciais ou integrais, oportunizando a realização do sonho da graduação em instituições de qualidade.

Senac oferece cursos para capacitação na área de cuidados aos idosos


O envelhecimento populacional tem sido uma realidade cada vez mais presente no Brasil. Entre 2012 e 2022, a participação das pessoas com 60 anos ou mais na população do país subiu de 11,3% para 15,1%, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o aumento da expectativa de vida, surge a necessidade de profissionais capacitados para prestar assistência adequada aos idosos. Com isso, o Senac Pernambuco está com inscrições abertas para dois cursos na área.

Com carga horária de 36 horas, o curso Assistência de Enfermagem em Saúde do Idoso será realizado de 24 de julho a 11 de agosto, com aulas nas segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 13h às 17h. O objetivo da capacitação é subsidiar os profissionais da área de enfermagem com conhecimentos sobre as principais alterações fisiológicas e patológicas inerentes ao envelhecimento, visando a prestação de uma assistência adequada e respeitosa aos idosos.

Já o curso Cuidador de Idoso terá início no dia 4 de setembro e seguirá até 23 de novembro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30. Com uma carga horária de 160 horas, o curso tem como objetivo capacitar os participantes para atuarem como cuidadores de idosos, desenvolvendo habilidades e conhecimentos necessários para prestar assistência integral às pessoas com 60 anos ou mais.

As inscrições para os dois cursos podem ser feitas pelo sitenwww.pe.senac.br/cursos-2/. As aulas serão ministradas na unidade do Senac Recife, localizada na Avenida Visconde de Suassuna, 500, em Santo Amaro. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 3413-6723 / 6722 / 6651.

*SERVIÇO:*

*Assistência de Enfermagem em Saúde do Idoso*
Quando: de 24/07 a 11/08
Aulas às segundas, quartas e sextas, das 13h às 17h
Investimento: 6x de R$ 48,34 no cartão de crédito

*Cuidador de Idoso*
Quando: de 04/09 a 23/11
Aulas de segunda a sexta, das 18h30 às 21h30
Investimento: 12x de R$ 71,75 no cartão de crédito

Vigilância Ambiental do Paulista faz uso de fumacê contra o Aedes aegypti


Equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Paulista deflagraram, nesta quinta-feira (29.06), no período da tarde, um trabalho contra o Aedes aegypti, causador da Dengue Chikungunya e Zika, no bairro de Nossa Senhora da Conceição. A operação consiste na utilização de fumacê com pulverizadores costais. O serviço é direcionado às áreas onde houve casos confirmados das doenças. Os profissionais fazem os bloqueios dos pontos com maior incidência de atuação do mosquito e aplicam a substância.

A ação começou pelas ruas Bandeira do Sul, Belo Vale, Mergulhador Roberto Uchôa e João Sérgio de Farias.

Nesta sexta-feira, por volta das 16h, os Agentes de Combate às Endemias (ACE) voltam ao mesmo bairro para retomar o serviço.

A atividade é executada, normalmente, perto do fim da tarde, pois há uma maior concentração do mosquito no ambiente. 

Horas antes, o grupo de ACEs passam orientando os moradores sobre a necessidade de resguardar pássaros e outros animais para não ter contato com a substância empregada na operação.

Imprensa Paulista PE 

Professor Harrison: Do Alto Santa Terezinha para o Brasil



Harrison Vinícius iniciou no jiu-jitsu no ano de 2013 no Projeto Alto Santa Terezinha com objetivo de emagrecer. Ao passar o tempo, ele foi cada vez mais gostando do Jiu-jitsu e viu ali um sonho de ser atleta e professor da modalidade. Nesse tempo de treinos, Harrison buscou sempre se relacionar com coisas que desenvolvessem o seu esporte e desta forma teve o Interesse de cursar educação física, passando na Universidade Federal de Pernambuco. 

Ao cursar educação física, Harrison conciliava treinos e estudos e cada vez mais colecionava títulos de competições e se mantinha firme nos estudos. Seguindo os conselho do seu mestre Daigo, que afirmava para ser campeão nas artes marciais tem que ser campeão nos estudos. 

Segundo Harrison, ‘’ ao cursar educação física pude observar os benefícios que a prática de atividades físicas através do jiu-jitsu pode mudar a vida de diversas pessoas, como mudou a minha e o que mais me deixa feliz, além de ganhar competições, é transformar a vida das pessoas através da prática de artes marciais.’’

Após sua formação em educação física, ele viu a possibilidade de fazer seu mestrado também na Universidade Federal de Pernambuco. E em 2017, sendo faixa azulem sua arte, realizou sua pesquisa de mestrado com foco no jiu-jitsu para crianças. Realizando um estudo onde verificou que 6 semanas de intervenções com jiu em uma escola municipal podem melhorar o desempenho escolar e a atenção de crianças do ensino fundamental.

Enquanto realizava sua pesquisa de mestrado, Harrison competiu no Sul Brasileiro de jiu-jitsu e foi campeão. Sempre conciliando estudos e competições. Ele afirma que graças ao jiu-jitsu ele se mantinha focado e determinado no campo acadêmico. 

No ano de 2020, Harrison teve oportunidade de gerenciar sua primeira academia junto ao seu sócio e mestre Daigo Rodrigues. Academia essa com foco em jiu, muay thai e boxe. Harrison exerce a função de gerente, professor e coordenador das modalidades de combate. A academia fica localizada dentro do Clube Náutico Capibaribe (Gracie Elite Academia). Atualmente, a academia conta vários alunos e é considerada uma das melhores do nordeste. E com o foco em expansão junto com sua esposa Carolina. Vinicius abriu uma nova filial no ano de 2022, situada no Poço da Panela, sendo inaugurada a Gracie Elite Casa Forte, que abrange várias modalidades de lutas. Sua esposa é formada em marketing e administra a parte de mídias sociais do dojô, além disso, auxilia na conquista e transformação de novos alunos através das lutas. 

Seguindo a sua pesquisa e levando os benefícios do Jiu-jitsu para crianças, o jovem professor ministra aulas de jiu-jitsu kids na filial de casa forte, contando com crianças de 4 aos 12 anos. 


*Mais informações via instagram:* 


Apac prevê chuvas fortes no Grande Recife e Zona da Mata

José Patriota destaca impacto do Censo 2022 na arrecadação dos municípios de Pernambuco


Divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (28), os resultados do Censo 2022 causam impacto direto para a arrecadação dos municípios, já que os índices do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) são atrelados aos números da pesquisa. O ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e atual deputado estadual, José Patriota (PSB), comentou sobre os dados divulgados e destacou os esforços realizados pelos municípios para não perderem os recursos.

"Desde a publicação dos números preliminares do Censo 2022, ao qual tivemos diversas críticas ao seu funcionamento, percebemos o impacto significativo que ele teria na arrecadação dos municípios pernambucanos", afirmou. No final do ano passado, o instituto havia divulgado dados estimativos indicando uma diminuição populacional que afetaria a distribuição dos recursos do FPM em 64 municípios pernambucanos. A Amupe chegou a mover uma ação na Justiça Federal para que não houvesse alteração dos coeficientes para os repasses do FPM efetuados em 2023, já que o Censo 2022 não havia sido concluído. Este número foi reduzido para 48 na versão final da pesquisa. "Foi um trabalho árduo das prefeituras e Amupe ao lado do IBGE para incluir muitas pessoas que não haviam sido contabilizadas na primeira parcial do censo", pontuou o ex-prefeito de Afogados da Ingazeira.

O deputado também falou sobre a recente sanção da Lei 198/2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que visa amenizar o impacto imediato das perdas no FPM. Segundo a lei, as perdas serão distribuídas ao longo de 10 anos, com reduções progressivas. "A lei atenua e distribui as perdas durante esse período, para que não sejam todas descontadas de forma imediata para os municípios. Serão 10% no primeiro ano, 20% no segundo, e assim por diante, de forma que a perda seja diluída, para que o impacto não seja tão drástico nas receitas dos municípios", explicou Patriota, que é presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Dos 48 municípios pernambucanos que terão perda de arrecadação, Água Preta, Gameleira e Ribeirão – todos da Mata Sul – foram os mais afetados pela redução no repasse de recursos. Outros sete municípios do estado (Bezerros, Cumaru, Itaíba, São João, Serra Talhada e Tacaimbó) terão aumento do repasse do FPM, que ocorrerá de forma integral já a partir do próximo semestre. Já os que tiveram diminuição, começarão a ter o desconto de forma progressiva apenas a partir de 2024.

A toxina botulínica como aliada da saúde da pele


Desde que chegou ao Brasil, em 1990, para tratamentos de saúde, a toxina botulínica tem sido notícia na mídia, não só pelas mudanças positivas que causa na pele como também pelo seu uso excessivo e indiscriminado. Usada para amenizar rugas de expressões com mecanismo de paralisação do músculo, a toxina botulínica caiu no gosto de celebridades no mundo inteiro, o que, de certa forma, ajudou a promover o produto. 

A biomédica especializada em estética, Luciana Cabral, que atende no Instituto Luciana Cabral, localizado no RioMar Trade Center, no Pina, Zona Sul do Recife, explica que a toxina deve ser uma aliada à saúde da pele e que seu uso em excesso não é recomendado. “A toxina é uma ótima opção para amenizar as rugas dinâmicas, evitando a formação delas a longo prazo. Para quem quer envelhecer com uma pele saudável e tratada, essa é uma excelente indicação”, explica. 

Além de ser usada na estética, a toxina botulínica também pode ser utilizada no tratamento auxiliar da enxaqueca; hiperidrose, que é o suor excessivo principalmente nas mãos, pés e axilas; e ainda em espasmos, que são contrações musculares. É um procedimento que não oferece riscos à saúde, porém, é contraindicado para gestantes e lactantes. “Recomendamos fazer uso de forma preventiva, evitando a formação de rugas profundas no futuro e gerenciando o envelhecimento da pele”, informa a especialista.

Para fins estéticos, o procedimento não precisa de recomendação médica. Porém, Luciana Cabral alerta para que o procedimento seja realizado por um profissional realmente capacitado, instruído e com experiência. No exterior, já há uma toxina que não precisa de reparos e com maior durabilidade, podendo chegar a 8 meses de duração. No Brasil, o efeito do procedimento na pele dura cerca de 90 dias. “Utilizamos as toxinas disponíveis no mercado brasileiro associadas a outras tecnologias para somatizar resultados, que são muito positivos”, ressalta.
A aplicação é feita com anestesia local, de forma rápida, com uso de uma agulha específica, de menor espessura no mercado. De acordo com a biomédica, os cuidados após a aplicação são básicos como: evitar exposição de qualquer fonte de calor, não massagear a região tratada, não utilizar nenhum tipo de ácido na pele no dia da aplicação, e manter a rotina diária de cuidados. 

Luciana Cabral – a biomédica é formada há 13 anos, e tem habilitação em patologia. Fez pós- graduação em Biomedicina Estética e Harmonização Facial, pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente é palestrante, professora e mentora, além de Responsável Técnica da Botoclinic Guararapes e CEO do Instituto Luciana Cabral. 


Em Paulista, gestão municipal prestigia comemoração do Dia do Pescador

Nesta quinta-feira (29.06), representantes da Prefeitura do Paulista prestigiaram a comemoração do Dia do Pescador do município. A celebração aconteceu na sede da entidade representativa, a Colônia Z2, localizada no Janga, em Paulista.

Na ocasião, o presidente da categoria, Luiz Mangote, ressaltou a importância da presença e apoio da gestão municipal no evento. 

“Queremos aqui, como pescadores, agradecer aos secretários da Prefeitura de Paulista pela presença. Estendemos nossa saudação, em especial, ao Prefeito Yves Ribeiro, que sempre tem estado atento às nossas necessidades. Estamos festejando com muita alegria o nosso dia”, frisou o presidente.

Estiveram presentes, representando a Prefeitura, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes, acompanhado dos secretários executivos Marcos Eduardo Oliveira (Gabinete) e Jurandir Bezerra (Desenvolvimento Econômico).

 
“É motivo de orgulho a presença da gestão municipal neste evento tão representativo. A Prefeitura de Paulista está trabalhando com afinco para cumprir os principais compromissos assumidos com a colônia de pescadores da cidade. Em breve,  estaremos entregando os equipamentos solicitados pela entidade, para sua modernização”, assegurou o secretário Raimundo Lopes.

Imprensa Paulista PE

96,89% dos turistas recomendariam o São João de Caruaru


A alegria das tradições da cultura popular nordestina arrastou uma multidão de pernambucanos e turistas para curtir o São João neste ano. No Estado, foram mais de 1,2 milhão de pessoas. 

A festa esse ano não foi só bonita, foi agradável também. O resultado positivo se traduz nos números da pesquisa sobre o período assinada pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e a Empetur. 

Dos visitantes, cerca de 96,89% recomendam o São João de Caruaru e 93,78% pensam em retornar ao evento. Dos que vieram pela primeira vez, 58,49% afirmaram que a festa superou as expectativas e 32,16% afirmou que correspondeu ao esperado. 

“A gente sabe que tão importante quanto a realização do evento é a repercussão posterior. Todo o esforço do governo do Estado de Pernambuco em apoiar não só o São João de Caruaru, como também os mais de 100 polos espalhados pelo Estado foi confirmado pelos que fizeram desse ano o maior São João de todos os tempos”, destaca o Secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho.

"Os números expressam o sucesso de um trabalho que vem sendo feito em conjunto. O São João é a nossa maior festa e esses resultados mostram que o nosso objetivo foi alcançado. Trabalhamos para promover o turismo nas cidades e para tornar nossa festa ainda mais conhecida nacionalmente", afirmou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.

Considerada uma das expressões mais fortes da cultura popular de Pernambuco, a festa junina na Capital do Forró se estende até o dia 1° de julho e atraiu milhares de turistas do Brasil e do exterior. Os investimentos do Governo do Estado chegam a R$4 milhões, sendo o maior investimento da história no São João de Caruaru.

Para este ano, a receita turística do Estado ficou em torno de R$551 milhões, enquanto no ano passado esse dado foi de R$444 milhões, registrando um aumento de 23,86%.

Em 2023, destaca-se um aumento no fluxo global de visitantes no São João, sendo considerado um crescimento de 38,5% no número de excursionistas e de 2,2% no número de turistas em relação ao ano passado. Em números totais: 541.069 turistas e 711.003 excursionistas.

A taxa de ocupação de hospedagem nos principais polos ficou em torno de 95,50%, tendo alguns municípios batido 100% de ocupação, como foi o caso de Caruaru, Bezerros, Limoeiro e Santa Cruz do Capibaribe. Nestas viagens, os turistas ficaram em média 2,5 dias acomodados. 

*Perfil*

Dos visitantes de origem nacional que vieram ao Estado, 68,90% eram turistas e 31,10% eram excursionistas. Os principais Estados emissores de viajantes para curtir o São João foram a Paraíba e a Bahia. O meio de transporte mais comum utilizado para chegar ao local do evento foram automóveis (44,98%), seguidos de aplicativos de transporte (20,33%), ônibus fretado (13,16%), ônibus de linha (9,33%), táxi ou moto-táxi (6,22%), moto (3,10%), a pé (1,44%), e por último, van fretada (1,44%).

O gasto médio, individual e diário do excursionista ficou em torno de R$230. Já os turistas, com permanência média de 4,6 dias, a estimativa é que o gasto médio individual e diário foi de R$189,41. Aos turistas hospedados em hotéis, com menos dias de permanência (3,8 dias), estima-se que tenha sido gasto R$294,02 por dia. 

Segundo o levantamento, o que mais agradou os turistas foram as atrações (30,62%), em segundo lugar a festa (10,03%) e em terceiro a organização (7,59%).


Qual a importância da oratória no mundo profissional?



A habilidade de falar em público de forma clara e objetiva é cada vez mais necessária no mundo do trabalho.

👉Uma pesquisa da Conquer In Company com 300 respondentes de mais de 250 empresas brasileiras mostrou que os profissionais de RH, incluindo os líderes, não se sentem seguros quando o assunto é falar em público


A oratória é a arte de se expressar bem, concatenar bem as ideias, passar a informação e ser compreendido. Muitas vezes, temos o domínio do assunto, mas, por uma questão emocional ou insegurança, podemos levar tudo a perder. 

A boa oratória requer segurança, que o sentimento de medo, julgamento, entre outros, estejam sob controle, porque o orador sabe e reconhece seu valor. Também existem técnicas de respiração, por exemplo, que podem ajudar neste momento. Existem formas de dominar a tremedeira das mãos, a distonia, o sentimento de insegurança.

Segundo a psicóloga Ana Rique, no ambiente de trabalho, profissional, é imprescindível que se tenha uma boa oratória para galgar novos cargos. A exposição, no trabalho, é constante e diária. O profissional precisa estar preparado. As reuniões exigem segurança no falar e boa dicção, calma, segurança, para ser compreendido e também atendido, no caso de uma requisição.

👉Uma pesquisa da Conquer In Company com 300 respondentes de mais de 250 empresas brasileiras mostrou que os profissionais de RH, incluindo os líderes, não se sentem seguros quando o assunto é falar em público. Dos profissionais que foram ouvidos, 55% se consideram oradores regulares; 30% se acham ruins e 14%se consideram excelentes. ( https://vocerh.abril.com.br/janeiro 2023)

👉OPORTUNIDADE NO RECIFE! No dia 08 de julho, das 08h às 17h, a psicóloga Ana Rique, com mais de 30 anos de experiência nessa área, vai ministrar curso de oratória, no Derby (Interdata). O curso confere certificado e as condições estão abertas. Situações como controlar a  tremedeira, distonia;  superar a insegurança, e evitar o branco mental, estarão em pauta. INSCRIÇÕES: 81 - 99615-5803.

Arquipélago de Fernando de Noronha conecta movimentos e empresas em defesa dos Oceanos sem plásticos



De mãos dadas pelos mares: o primeiro território brasileiro a implantar Decreto Plástico Zero, em vigor desde 2019, lança Cirandas para unir movimentos, governos e empresas pela proteção e regeneração de ecossistemas marinhos

Nesta sexta-feira (30), Fernando de Noronha realizará uma grande ação coletiva em prol do Meio Ambiente, dos Mares e da Vida com uma extensa programação no Forte Noronha, das 15h às 22h. É a primeira vez que o arquipélago reúne representantes dos principais movimentos de defesa dos oceanos e instituições governamentais em um único evento. A iniciativa é promovida pelo Lab Noronha Pelo Planeta em parceria com o Forte Noronha, a Administração da Ilha e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Os organizadores já costuram também parcerias com a iniciativa privada em prol do meio ambiente.

“Além da troca de conhecimentos com os especialistas, apresentações culturais e toda a programação que está incrível, o evento também vai destacar o que as empresas estão desenvolvendo para superar os problemas dos plásticos. O Lab Noronha está consolidando parcerias com diversas empresas visando construir soluções na ilha que possam ser replicadas em larga escala em grandes cidades do Brasil”, afirma o diretor-executivo do Lab Noronha Pelo Planeta e ex-secretário de meio ambiente e sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier.  

O iFood, empresa brasileira de tecnologia, será um dos participantes  do encontro e, em parceria com o Lab Noronha Pelo Planeta e a Administração da Ilha, iniciará algumas iniciativas locais conectadas ao iFood Regenera, conjunto de planos ambientais da plataforma, que são apoiados em metas de sustentabilidade.

De acordo com o gerente de Sustentabilidade do iFood, Alexandre Lima, o perfil inovador e sustentável de Fernando de Noronha tem inspirado a empresa a implementar iniciativas com o objetivo de se tornar referência em operação de delivery sem impacto ambiental. “Buscaremos impulsionar a transição para o uso de embalagens sustentáveis por nossos estabelecimentos parceiros localizados na ilha e incentivar, cada vez mais, entregas realizadas com veículos não poluentes, como bikes, veículos elétricos e até drone", comenta.

O evento fecha as celebrações do mês do Meio Ambiente e dos  Oceanos e dá as boas vindas ao movimento “Julho Sem Plásticos. O encontro “De Mãos Dadas Por Oceanos sem Plástico” reunirá especialistas, ativistas, gestores ambientais, artistas, e representantes de entidades ligadas à proteção dos Oceanos, além de jornalistas e comunicadores para mudar perspectivas sobre o relacionamento da humanidade com as águas, alertando e estimulando ações integradas para reverter processos de poluição e degradação.

O evento é presencial e será transmitido via internet, no Instagram do Lab Noronha - @labnoronhapeloplaneta - diretamente do Forte Nossa Senhora dos Remédios (Forte Noronha), importante espaço cultural que tem uma das vistas mais deslumbrantes do Arquipélago. “Este encontro inaugura um conjunto de ações planejadas pelo Lab Noronha, com rede de parceiros, visando tornar a ilha um centro de integração e reverberação de movimentos internacionais voltados para soluções inclusivas e regenerativas. A ideia é desenvolver, com participação ativa da comunidade local, novos modelos econômicos que impulsionem o turismo e outras vocações, e, simultaneamente, protejam o meio ambiente, reduzam desigualdades, fortaleçam a cultura local e promovam uma nova economia lixo zero”, diz Sérgio Xavier.

A programação inclui apresentações artísticas, palestras, rodas de conversas, performances, atividades para crianças, lançamento de livros, a exposição fotográfica “Desplastifique!”, exibição de filmes e vídeo-mensagens de lideranças nacionais e internacionais, como a ministra do meio ambiente, Marina Silva. Também terá destaque a feirinha NoronhArte e atividades de educação ambiental para os jovens do Arquipélago, comandadas pelo Climate Reality  www.climaterealityproject.org.br  e o movimento Xô Plástico @xoplastico.
SOBRE O LAB NORONHA - Sediado em Fernando de Noronha, o Lab Noronha Pelo Planeta é o primeiro laboratório de economia circular regenerativa do Brasil, um projeto inovador para interligar tecnologias e modelos de negócios  sustentáveis e replicáveis, unindo cultura, educação e empreendedorismo  para impulsionar cadeias econômicas regenerativas, iclusivas e de descarbono. Atua integrando setores científicos, entidades empresariais, governos, instituições não governamentais e comunidades para desenvolver soluções colaborativas.

O Lab Noronha tem patrocínio da Ball Corporation, lider global em fabricação e reciclagem de latinhas de bebidas (98% de latinhas são recicladas no Brasil) e apoio da Novelis, Ambev, Minalba, Neoenergia e Renault.  

Especialista em marketing dá dicas para micro e pequenos empresários


Objetivo do marketing digital é buscar clientes que estão além das expectativas, além do ciclo de convivência dos donos e que compram não só o produto, e sim, experiência

Vivemos no século da tecnologia, em que os micro e pequeno empresários traçam batalhas, diariamente, para se manterem no mercado e atrair clientes. Dentro deste contexto, ter uma boa identidade visual e saber se comunicar com clareza e de forma humanizada nas plataformas digitais como Instagram, Facebook, Linkedin, por exemplo, são pré-requisitos para o sucesso e uma futura expansão. 

De acordo com o fundador da Agência Pontes, Rodrigo Pontes, um site bem estruturado que possibilite interação, conversão e que as pessoas saibam mais sobre a empresa e o produto oferecido faz a diferença no mercado de concorrências. Tudo isso, aliado às redes sociais com engajamento a um tipo de público que vai além do que passa rotineiramente na empresa é a receita para se manter bem no mercado. O objetivo do marketing digital é buscar clientes que estão além das expectativas, além do ciclo de convivência dos donos e que compram não só o produto, e sim, experiência. 

“Hoje em dia, seguidores, curtidas e visualizações se tornaram indicadores de sucesso e popularidade. No entanto, é importante entender o verdadeiro significado dessas métricas para o seu negócio. Eles representam o alcance que sua empresa pode ter, o envolvimento com seu público-alvo e uma oportunidade de aumentar sua base de clientes, porém os reais indicadores sempre serão os clientes que compraram, e conseguimos mensurar isso claramente de quem veio do Instagram, quem estava passando pela rua e parou ou se foi indicação de alguém”, esclarece.

O que diversas vezes acontece no varejo, por exemplo, são armazéns de construção menores, mercados, farmácias e outros não terem um e-commerce que facilitaria a venda de seus produtos em escala. Isso aumentaria muito o alcance, pois fariam as entregas via correios ou entrega própria para uma distância definida por eles, sincronizariam com o estoque e uma série de vantagens. Migrar para o digital só vai funcionar se houver um investimento também para este setor, o que acontece muito é no varejo não haver este investimento ou haver de forma errada ou com as empresas erradas.
Ainda de acordo com Rodrigo, não adianta ter presença no digital sem investimento e ser assessorado por uma agência de comunicação, pois as pessoas precisam chegar até o seu perfil e quando chegam querem experienciar conteúdo de qualidade. Com um bom gerenciamento de mídia digital é possível segmentar o público de diversas várias formas como: idade, região, idioma, sexo, gostos entre outros; uma das coisas mais interessantes, já que dessa forma é possível atingir exatamente quem interessa. Criar conteúdos que possam interagir com os consumidores, determinar um eficiente gerenciamento da verba destinada ao investimento em mídia digital.

Afinal, quando se trata de vendas são inúmeras as estratégias existentes para a captação de clientes. Primeiramente, é importante entender que não existe uma receita mágica que funcione para os diferentes tipos de segmentos. “A jornada do cliente começa a partir de uma necessidade, onde ele identifica que possui um problema à ser resolvido. Neste momento é onde entra a  oferta da empresa, a solução para essa problemática”, conclui.

SERVIÇO:
Agência Pontes
Fone: 81 99940.4000 (Whatsapp) 
Instagram: @agenciapontes
Site: www.agenciapontes.com.br

Saúde é tema de audiência pública na Alepe


A audiência pública promovida pela Comissão de Saúde e Assistência Social contou com grande participação popular, além dos deputados, representantes da gestão estadual e da sociedade civil. No início da reunião, a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, apresentou um balanço do primeiro quadrimestre deste ano e, em seguida, foi questionada sobre vários assuntos. Um dos deputados que aproveitou bastante a presença da secretária foi Gilmar Júnior (PV).

O parlamentar, membro titular da Comissão e enfermeiro, sentiu-se em casa diante do público majoritário de profissionais da enfermagem.
Gilmar fez diversos apontamentos de falhas da gestão estadual. De acordo com o parlamentar, o Hospital de Fernando de Noronha está em péssimas condições; os dez novos leitos da UTI pediátrica do Hospital Regional de Palmares receberam equipamentos velhos; os profissionais são submetidos, em excesso, a plantões extras; o pagamento dos plantões está atrasado há quatro meses; há muita demora no chamamento de concursados.

A secretária reconheceu o problema da saúde pública em Noronha, mas não falou sobre o Hospital Regional de Palmares. Zilda também reconheceu que há plantões em excesso e atraso no pagamento e se comprometeu a regularizar a situação. A gestora também afirmou que a equipe vai se empenhar para que os aprovados nos concursos da área da saúde sejam chamados.

Gilmar Júnior perguntou se há interesse na retomada do Hospital de Retaguarda de Neurologia, que fica no Prado, zona oeste do Recife. Zilda explicou que não é possível, atualmente, retomar o funcionamento da unidade, por conta de duas questões jurídicas: o término do contrato com a Organização Social administradora e um problema judicial em relação à posse do terreno da unidade de saúde, o que impossibilita o pagamento de aluguel.
 
Mas o questionamento mais esperado pelo público era sobre o pagamento do piso: “Vocês já checaram o quantitativo de profissionais que vão receber o repasse do governo federal? Precisamos saber se esse número está correto, para não ter perigo de o dinheiro chegar e ser insuficiente!”. “A gente já tem boa parte desse trabalho pronto. Já foram levantados os números de servidores da nossa rede própria, mas estamos aguardando as informações das Organizações Sociais de Saúde e dos hospitais filantrópicos. O prazo dado pelo Ministério da Saúde para fazer essa atualização é até 29 de junho. Nós vamos colocar todas as informações sobre o quantitativo e esperar chegar o recurso para fazer o repasse. O senhor pode ficar tranquilo!”, assegurou a secretária.

Kembali Hotel inaugura mural em parceria inédita com o artista urbano Speto


Além de deixar sua marca no Kembali Wall, o grafiteiro paulista também assina a arte de um dos quartos exclusivos do hotel, integrando o projeto Arte Hub
 
 
Com um DNA marcado pela valorização da arte, cultura e gastronomia desde sua fundação, o Kembali Hotel, em Porto de Galinhas, Pernambuco, inaugura, no próximo sábado (1º), mais um de seus já icônicos murais. O artista urbano Speto imprimiu sua marca do lado externo e interno do hotel, integrando o Arte Hub do espaço. De fora, uma majestosa sereia pintada em estilo xilogravura passa agora a acolher os hóspedes e embelezar a vista da praia e, dentro, um dos quartos do 1º andar ganhou a assinatura do grafiteiro paulista.
 
Para Sabrina Pellitteri, sócio-diretora do hotel, este novo mural é mais uma faceta da mutabilidade e do caráter inovador do estabelecimento de estar em constante processo de novidades e de parcerias com novos artistas. “O conceito do Kembali sempre foi, desde que ele nasceu, o de work in progress. É muito gostoso trabalhar em algo assim, porque as possibilidades são infinitas! Sempre gostei de arte de rua, de grafite, street art em geral. O Speto sempre esteve no nosso radar, sou apaixonada pelos seus trabalhos e é um prazer poder ter sua arte agora junto a nós e às intervenções já realizadas”, celebra a diretora.
 
Ao longo dos nove dias em que Speto passou trabalhando no Kembali Wall uma sereia bem brasileira ia nascendo. “Quis fazer essa sereia, que pode ser uma Iara, com as características indígenas e da força das mulheres negras que sempre busco valorizar. Gosto dos símbolos nacionais e queria, para o Kembali, algo que tivesse também relação com o mar e que lembrasse o cordel”, explica o artista, que foi um dos precursores do grafite em São Paulo.
 
“Este trabalho foi um pouco um retorno à técnica que eu usava anos atrás, desenhando direto na parede, sem uso de projeção. O que é muito interessante porque permite criar uma integração ainda maior da arte final com o ambiente e com as pessoas já que o desenho é de certa forma encaixado a partir das perspectivas que o espaço oferece. Por exemplo: o rabo da sereia está na mesma proporção dos coqueiros e seu rosto já pode ser avistado da praia.”
 
Arte e gastronomia no único hotel design da região
 
Inaugurado em 2014, o Kembali Hotel já nasceu com uma proposta arrojada e única, sendo exclusivo para adultos. Unindo originalidade na decoração com andares temáticos (Bali, Balneário, Música e Retrô) e tranquilidade, todos os quartos do local estão situados de frente para o mar. O cenário ideal tanto para casais quanto para quem deseja um refúgio próximo à natureza, num ambiente criativo e alegre que valoriza a arte, música, fotografia e a boa gastronomia.
 
Com o projeto Kembali Arte Hub estabelecido desde 2019, o hotel tem firmado parcerias com artistas brasileiros para a realização de intervenções em suas instalações. A primeira experiência dentro do hotel foi com o carioca Rafael Uzai, na recepção e no paredão externo. Agora, o hotel busca ampliar as parcerias e o diálogo com novos artistas.
 
 
“Desde que fizemos essas primeiras intervenções, não paramos mais de pesquisar, buscar outros artistas e referências. Foi daí que surgiu a ideia do Arte Hub, e de transformar todo o nosso 1º andar, que até então era no tema Balneário, em paredes em branco para que esses artistas que admiramos deixassem sua marca. Desde então já fizemos paredes com o carioca Mateu Velasco, a dupla paulista Lanó, o Rafa Uzai voltou pra fazer um apartamento lindo, e agora o Speto, que além de fazer o Wall, deixou também sua marca em um apartamento”, pontua a sócio-diretora do Kembali, Sabrina Pellitteri.
 
Atualmente com sete quartos exclusivos, o Arte Hub chega neste fim de semana com mais duas novidades. Ao longos dos últimos dias o paulistano Gui Mancini, muralista conhecido pela sua botânica tropicalista, realizou uma intervenção no bar da praia do espaço. A artista visual recifense Bia Guimarães também imprimiu sua marca com seus característicos traços geométricos e folhagens de cores pastéis em um dos quartos do hotel.
 
O Kembali Hotel também se destaca no campo gastronômico pelo inovador #thebestbreakfast. O café da manhã do hotel é único com quitutes deliciosos e que buscam surpreender o hóspede. Além de iguarias que valorizam os ingredientes regionais, também integram o cardápio vitaminas de frutas, shots de imunidade, panquecas veganas, waffles recheados com combinações surpreendentes, milkshakes, pães diferenciados e opções volantes que passam nas mesas de cinco em cinco minutos.
 
“A gastronomia do Kembali foi tomando corpo aos poucos, de maneira muito natural. Queria que o nosso café fosse especial, diferente de todos os outros que conhecia. E foi aí que surgiu a ideia de termos pratos volantes, “surpresinhas” para os nossos hóspedes, com itens que não costumamos ver nos hotéis. Além disso, o Chef Manuhh é uma grande estrela no nosso time, com um talento incrível que só vem se aprimorando ao longo dos anos”, celebra Sabrina Pellitteri.

“Vai Safadão”: Wesley Safadão confirma edição do bloco, pela primeira vez em Caruaru


Destaque nas principais cidades de todo o Brasil durante o verão, o Bloco ‘Vai Safadão’ promete agitar as prévias de Carnaval no Agreste Pernambucano. Comandado por Wesley Safadão, o projeto chegará pela primeira vez à Caruaru, para uma apresentação inédita, no sábado, dia 3 de fevereiro, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. 

Comandando um trio elétrico em um circuito projetado no local, a apresentação promete animar a capital do forró com uma verdadeira micareta, reunindo os principais sucessos da carreira do anfitrião, além de canções da atualidade e muitos hits dançantes, como pede a ocasião. Com longa duração, a festa também contará com abadás personalizados do evento e muita folia para os presentes.

Com assinatura da Festa Cheia Produções, Thiago Lagos Promoções e Zabumba Entretenimentos, outras atrações serão confirmadas no line up. Os valores dos ingressos, assim como os pontos de venda, serão anunciados em breve.

Diretor da Refazenda participa do III Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente, no Recife


Marcos Queiroz, diretor de soluções da Refazenda, participa da organização do III Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente, que acontece no Cesar School, nessa sexta-feira, dia 30, das 8h30 às 17h30.  Foram produzidas, através da técnica upcycling, que é o reaproveitamento de tecidos, cerca de 150 ecobags que serão distribuídas entre os participantes. A produção das sacolas foi feita por diversos profissionais de comunidades periféricas que moram no Recife.
A Refazenda é uma empresa pernambucana que é referência em moda autoral e sustentável, e é apoiadora institucional e conselheira do Instituto Capitalismo Consciente Brasil desde 2018,  primeira empresa pernambucana a participar do instituto.

Dia de São Pedro com rodas de coco e forró, em Igarassu


Ainda tem comemoração junina na cidade neste dia de São Pedro (29), o santo padroeiro dos pescadores: os ritmos dançantes de coco e a apresentação de Canarinhos do Forró, no Sítio Histórico, finalizam a extensa agenda de shows em oito polos de Igarassu.

Na quarta-feira (28), no polo de Cruz de Rebouças, aconteceu o último dia do concurso de quadrilhas, premiando R$10 mil para o primeiro lugar. O vencedor foi o grupo Raio de Sol, que já conquistou várias premiações, incluindo o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, em 2010. Os demais colocados foram as equipes Origem Nordestina e a Lumiar, respectivamente. 


Quinta-feira (29/06)
19h:
Seu Martinho
As Netas De Dona Selma
Juninho Do Coco

20h:
*Dona Zezé
*Coco Formoso
*Coco Pisado

21h:
*Coco Juremado
*Trans Coco
*Coco De Dona Olga
*Pinga Coco

22h:
*Rala Coco Maria
*Coco Das Minas
*Coco Raiz
*Casa De Mestres

23h30:
*Canarinhos do Forró

Influenciadora contrai conjuntivite química após realizar extensão dos cílios


A influenciadora Marcelle Santos viralizou nas redes sociais após publicar um vídeo no TikTok mostrando os olhos irritados após um procedimento de extensão de cílios. Na publicação, vista por mais de 5,5 milhões de pessoas, a jovem conta que por conta de um erro na aplicação, um produto chamado de gel pad encostou diretamente no seu globo ocular, o que causou uma lesão na conjuntiva (membrana que recobre as pálpebras e a parte branca dos olhos).

“Produtos não aprovados para uso ocular podem causar queimaduras, inflamações e cicatrizes na superfície ocular. Mesmo os que foram aprovados ainda podem causar alergias em pacientes mais sensíveis”, aponta a oftalmologista Manuela Tenório, do Hospital de Olhos Santa Luzia, integrante da rede Vision One.

O vídeo mostra os olhos de Marcelle bem vermelhos e com uma pequena linha branca, que seria o machucado. Segundo a blogueira, não havia sido a primeira vez que ela realizava a extensão dos cílios. A jovem escolheu utilizar a técnica chamada de “volume russo”, que substitui o uso de cílios postiços. A ideia de gravar o vídeo, de acordo com Marcelle, foi de fazer um alerta para quem desejar fazer extensão de cílios. 

“Para a extensão de cílios postiços é utilizada uma cola na margem das pálpebras junto aos cílios naturais, o que pode causar desde dermatites de contato a inflamações na conjuntiva e córnea”, explica a oftalmologista Manuela Tenório. 

A especialista do Hospital de Olhos Santa Luzia ainda aconselha que se procure um oftalmologista antes mesmo de realizar procedimentos do tipo. “É interessante a avaliação oftalmológica antes de fazer a colocação de cílios postiços. Alguns pacientes podem ter o procedimento contraindicado, como, por exemplo, aqueles com blefarite crônica, pelo risco de piora da inflamação local, formação de crostas e perda definitiva dos cílios”, diz a oftalmologista Manuela Tenório.

A jovem contou que já na aplicação, o olho esquerdo começou a arder e que o volume de cílios utilizado pela profissional era bem maior do que o normal. No dia seguinte, o quadro se agravou e Marcelle resolveu procurar um oftalmologista. No hospital, a especialista informou que a conjuntiva da influenciadora tinha sofrido uma lesão após os gases do produto terem tido contato com o olho aberto dela.

“A aplicação de cílios deve ser realizada em local seguro, onde se conheça a procedência dos produtos utilizados. Pacientes alérgicos devem estar especialmente atentos. A higiene e manutenção dos cílios também são fundamentais, além de eventuais pausas para manutenção da saúde das pálpebras e cílios”, orienta a médica Manuela Tenório.

Semas e IETA realizam curso online sobre Mercado de Carbono em Pernambuco

Semas e IETA realizam curso online sobre Mercado de Carbono em Pernambuco

Treinamento terá início no dia 05/07 e será voltado para gestores públicos, atores de iniciativa privada e tomadores de decisão sediados em Pernambuco

Os mercados de carbono surgiram como alternativas eficazes para que as empresas e os países cumpram com seus compromissos climáticos sem abrir mão do desenvolvimento econômico. É uma saída diante dos desafios ambientais pelos quais todo o Planeta atravessa mas ainda é uma área da economia pouco conhecida e explorada, principalmente pelos governos, que desconhecem formas de incentivar práticas sustentáveis para garantir um crescimento econômico de baixa emissão. 

No intuito de abrir as portas de Pernambuco para esse mercado - o regulado e o voluntário -, a Secretaria estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, em parceria com a Associação Internacional de Comércio de Emissões (IETA), através da sua Parceira Empresarial para a Implementação de Mercados (B-PMI), desenvolveu um treinamento online sobre mercados de carbono para os diversos atores da economia e do meio ambiente do estado. 

O treinamento acontecerá em cinco encontros, sendo que os quatro primeiros serão realizados no formato online e o último no formato híbrido. O webinário começa na próxima quarta-feira (5), e seguirá pelas outras quartas-feiras de julho, sempre das 10h às 12h. O último encontro será no dia 3 de agosto, presencialmente na sede da CPRH, no Poço da Panela, para quem optar por esse formato. 

O tema de abertura será “Entendendo o mercado voluntário de carbono”. As inscrições podem ser feitas no link: bit.ly/curso-mercadodecarbono-pe.  

“O objetivo deste treinamento é capacitar as equipes das gestões públicas, atores da iniciativa privada e tomadores de decisão, para que o estado de Pernambuco desenvolva estratégias de promoção do mercado de carbono e entre para a vanguarda das ações climáticas”, afirma o gerente geral de Instrumentos Econômicos da Semas-PE, Bruno Lopes Ferreira. 

Confira a programação: 

Curso sobre mercado de carbono para o estado de Pernambuco

05/07 - Entendendo o mercado voluntário de carbono
12/07 - Aspectos jurídicos dos mercados de carbono no Brasil
19/07 - Soluções baseadas na natureza e o potencial de Pernambuco
26/07 - A agricultura e o mercado voluntário de carbono
03/08 - Para além do voluntário: o ecossistema global dos mercados de carbono

Imprensa Semas PE

Cardiologista alerta sobre o aumento dos casos de infarto em mulheres


O Brasil teve aumento de cerca de 62% nas mortes de mulheres de 15 a 49 anos por enfarte de 1990 para 2019
A saúde da mulher sempre foi historicamente tratada de forma generalizada, mas vem chamando atenção pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) que constatou que as doenças cardiovasculares matam mais que todos os tipos de câncer juntos. As doenças cardiovasculares respondem por um terço das mortes no mundo, com 8,5 milhões de óbitos por ano, ou seja, mais de 23 mil mulheres por dia. Entre as brasileiras, principalmente acima dos 40 anos, as cardiopatias chegam a representar 30% das causas de morte, a maior taxa da América Latina.

Segundo dados da SBC, O Brasil teve aumento de cerca de 62% nas mortes de mulheres de 15 a 49 anos por enfarte de 1990 para 2019. Na faixa etária de 50 a 69 anos, o número quase triplicou, com alta de aproximadamente 176%. Além disso, o DataSUS revelou que, em 2019, as doenças do aparelho circulatório foram a principal causa de mortalidade feminina no Brasil, superior inclusive à soma de todos os tipos de câncer – são mais de 170 mil óbitos por ano no país.

De acordo com a cardiologista e hemodinamicista da MedInterv/Real Cardiologia, Dra. Tieta Albanez, todos os sintomas devem ser levados em consideração. Até porque no caso de infarto a mulher pode não apresentar os sinais comuns, negligenciados por médicos e pacientes. O fator hormonal contribui para alguns comemorativos diferentes entre homens e mulheres. 
“As mulheres ainda contam com o agravante da menopausa. O estrogênio, hormônio fabricado durante a fase reprodutiva, que vai dos 12 aos 45 anos, normalmente, ajuda a proteger os vasos sanguíneos e a controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Na menopausa, a fabricação do hormônio diminui, fazendo com que o coração perca uma proteção natural e fique mais sujeito ao infarto”, esclarece.

Além disso, ter uma vida saudável é primordial parar evitar problemas. Os principais fatores que prejudicam o bom funcionamento do coração e, consequentemente, alteram os resultados dos exames são a má alimentação, estresse, fumo e sedentarismo, além de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

SERVIÇO:    
MedInterv/ Real Cardiologia    
Onde: Real Hospital Português -  Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4760 - Paissandu, Recife – PE.    
Instagram: @medinterv    
Fone : (81) 3416-8061/ 982128060 / 98212 8060 (Whatsapp)

José Patriota propõe criação da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa em Pernambuco


O deputado estadual José Patriota (PSB) apresentou um requerimento à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) propondo a criação da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa. A iniciativa visa reunir deputados estaduais em uma associação suprapartidária, com o objetivo de promover discussões, audiências públicas e propor medidas que beneficiem os micro e pequenos negócios no estado.

"A Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa será um espaço fundamental para promover debates, aprimorar a legislação e implementar políticas públicas que fortaleçam os empreendimentos e gerem emprego e renda em Pernambuco. Temos algumas regiões, como o Sertão do Pajeú, dentre outras, com muita força na questão do empreendedorismo. A frente poderá fazer impulsionar o desenvolvimento econômico do nosso estado", afirmou o ex-presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

A proposta busca fortalecer o empreendedorismo, a competitividade e a sustentabilidade das micro e pequenas empresas em Pernambuco. Serão discutidos temas como programas governamentais de parcerias entre setor público e privado, geração de emprego e renda, e qualidade de vida para os pernambucanos.

Com a criação da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, a Assembleia Legislativa de Pernambuco demonstra seu compromisso em fomentar o setor empresarial, reconhecendo sua importância na geração de empregos e no fortalecimento da economia estadual. A proposta seguirá para tramitação na Casa Legislativa.

Autor da proposição, José Patriota coordena a Frente Parlamentar que contará com a participação dos deputados Antônio Moraes (PP), Débora Almeida (PSDB), Eriberto Filho (PSB), France Hacker (PSB), Izaías Régis (PSDB), João Paulo Costa (PCdoB), Luciano Duque (Solidariedade), Mário Ricardo (Republicanos) e Rodrigo Farias (PSB) como membros efetivos.

São João de Olinda é marcado com festa para Xangô com muito Beguiri


As festividades juninas de Olinda também têm muita tradição e sabor. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com o Afoxé Alafin Oyó, promove a segunda edição do projeto Comida de Axé. A iniciativa irá homenagear o orixá Xangô através da mostra de gastronomia. A atividade gratuita acontece nesta sexta-feira (30), no Clube Atlântico, a partir das 18h.

A programação também conta com muitos ritmos tradicionais. As apresentações são de responsabilidade do Afoxé Alafin Oyó, Mestra Ana Lúcia do Coco, Quadrilha Junina Raio de Sol, Quadrilha Junina Dona Matuta e Dona Glorinha do Coco. 

As comidas são oferecidas por 12 terreiros do município e apresentam ao público pratos tradicionais de alimentos sagrados dos orixás. Confira o cardápio:
- Farofa de Frango no dendê e Bode dendê de Exú, ofertado pelo terreiro Ilê Asé Osun Alade de Mãe Dora;
- Carne de porco com milho de Ogun, ofertado pelo terreiro Ilê Omo orixá Nãnã Buruku de Mãe Rosa;
- Canja de oxalá, acaçá doce, brigadeiro de inhame e milho branco e mel de Oxalá, ofertado pelo terreiro Ilê Axé Olorum de Pai Vadinho;
- Doce de Abóbora, Vatapá de Milho Verde de Obá, ofertado pelo terreiro Ilê Axé Kiobambo Oxum Aladê Omam de Pai Cleyton;
- Beguiri de Xangô, ofertado pelo terreiro Ilê Obá Ogodô de Pai Brivaldo;
- Ipeté e Doce de Mamão de Oxun, ofertado pelo terreiro Ilê Axé Omin Osun Ninin Tumbá de Mãe Fernanda;
- Arroz com galinha no dendê, bolos, sucos e confeitos de Ibeji, ofertado pelo terreiro Ilê Asé Oyá Meguê de Tila de Oxalá;
- Acarajé de Oyá, ofertado pelo terreiro Ilê Axé Oxum Ipondá de Mãe Inajá;
- Doce de batata doce de Nanã, ofertado pelo terreiro Ilê Oyá Egun de Pai Ivon;
- Eboyá, Manja e Peixe frito de Yemanjá, ofertado pelo terreiro Ilê Asé okún Aféfé de Mãe Andréia;
- Mulucum e Acaçá de milho branco de Oxumarê, ofertado pelo terreiro Ilê Axé Oxum Agemu de Pai Zé.
- Milho cozido, Bolo de fubá, Coco e frutas de Oxossi, ofertado pelo terreiro Roça Oxum Opará Oxóssi Ibualama de Mãe  Lú.

*SERVIÇO:*
Comida de Axé homenageando Xangô 
30/06 - Sexta-Feira
Local: Clube Atlântico
Horário:18h

Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras chega a Surubim, neste mês de julho



O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras inicia sua passagem por Surubim, no Agreste, nesta segunda (03/07). A cidade vai receber os três circuitos: o de Criação Literária, com Manoel Cavalcante (RN); o de Autores, com Elisa Pereira (RJ) e Francisco Alves (RR); e o de Oralidades, com Lília Diniz (MA). O projeto tem como objetivos o fomento ao intercâmbio entre artistas de diferentes regiões do Brasil, o incentivo da leitura e a exploração de diversas formas de expressão e reflexão literária.
 
No Circuito de Criação Literária, o escritor e poeta potiguar Manoel Cavalcante realiza a oficina “Conversa(s) com Verso(s) – Diálogos sobre Literaturas Populares no Nordeste Brasileiro”, do dia 3 ao dia 7, às 19h, no Sesc Ler Surubim. Através de palestras conceituais sobre os gêneros da literatura popular, trovas e literatura de cordel, ele vai promover, no final da formação, um grande sarau com as produções desenvolvidas pelos participantes. Inscrições na Central de Relacionamento, ao preço de R$ 34. Trabalhadores do comércio e dependentes, com a Credencial Sesc em dia, têm desconto e pagam R$ 17.
 
No dia 19 de julho, é a vez do Circuito de Autores, ação que tem como proposta realizar um debate entre dois escritores, neste caso, a poeta Elisa Pereira, que vive em Paraty, no Rio de Janeiro, e Francisco Alves, escritor, professor, ator e diretor teatral, do estado de Roraima. Além de conversar sobre suas obras, os escritores realizam o debate sobre “As (re)existências do corpo preto poético”. A apresentação será às 19h, no Sesc Ler, com entrada gratuita.   
 
Já no dia 20 de julho, Lília Diniz é a convidada do Circuito de Oralidades. A poeta, atriz, cantora e produtora, natural do Maranhão, vai apresentar o sarau poético “Jacá de Cantigas, Prosa e Versos”, em que mostra ao público a diversidade de suas obras literárias, inspiradas no universo cultural das histórias, costumes e tradições dos municípios maranhenses. A atividade será às 19h, no Sesc Ler Surubim.
 
*Sesc* – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.
 
*Serviço: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, em Surubim*
Informações: (81) 3634-5280 ou (81) 99168-8379 (Whatsapp)
 
Programação
*Circuito de Criação Literária, com Manoel Cavalcante (RN)*
Data: de 3 a 7 de julho, às 19h
Local: Sesc Ler Surubim (Rua Frei Ibiapina, s/n – São José)
Inscrições, na Central de Relacionamento: R$ 17 (trabalhadores do comércio e dependentes) e R$ 34 (público geral)
 
*Circuito de Autores, Com Elisa Pereira (RJ) e Francisco Alves (RR)*
Data: 19 de julho, às 19h
Local: Sesc Ler Surubim
Entrada gratuita
 
*Circuito de Oralidades, Com Lília Diniz (MA)*
Data: 20 de julho, às 19h
Local: Sesc Ler Surubim
Entrada gratuita

Bravecto Experience chega à Camaragibe trazendo evento com realidade virtual aumentada


Nesta semana, a Bravecto Experience aporta no Camará Shopping, trazendo uma experiência inédita através da realidade virtual e aumentada que promete prender a atenção de todos. Assim, nos dias 29 e 30 de junho até 01 de julho, quem for ao mall a partir das 13h30 poderá participar desse evento gratuito e aprender de um jeito totalmente diferente sobre as parasitoses que podem acometer os animaizinhos. 

A dinâmica do evento gira em torno de um espaço para os tutores de pet conhecerem, por meio de óculos de realidade virtual, como funciona o ciclo de pulgas e carrapatos em pets e como o Bravecto age, sendo o único antipulgas e carrapatos do mercado com proteção de até 12 semanas. Além disso, a atividade educativa facilita a compreensão de que protegendo o pet, também protegemos a nossa família e as pessoas que convivem com ele. 

O Bravecto Experience dura em média 6 minutos 一 tempo de  imersão por pessoa 一 e tem como objetivo, educar o tutor sobre a importância da posse responsável e da importância da prevenção de doenças transmitidas pelas pulgas e carrapatos a seus pets, principalmente porque muitas dessas doenças são zoonoses e podem ser transmitidas aos seres humanos. Além disso, haverá veterinários no local tirando eventuais dúvidas sobre as parasitoses caninas e serão sorteados brindes por meio dos cadastros realizados.

Para participar do evento não é necessário inscrição, basta o preenchimento de um cadastro por meio de um QR code na hora. Aqueles que se interessarem em viver a experiência, é só ir até o estande do Bravecto, localizado no Park Pet do Camará Shopping, no piso L1, e curtir o evento.

Centenas de pessoas lotam a Praça João Pessoa para curtir o Paulistar

A programação de São Pedro do Vamos Paulistar 2023, que está sendo realizado na Praça João Pessoa, no centro da cidade, foi repleta de atrações para o público que compareceu ao evento, nesta quarta-feira (28). A atual edição da festa tem como homenageados Beto Mix e Jorge Verdinho (In Memorian). 

A diversão da noite foi garantida pelas apresentações musicais de Manu Travassos, Pecinho Amorim, Nonô Germano, Banda Sentimentos e Benil. O evento acontece até esta sexta-feira (30.06), das 18h às 2h.

Realizado pela Prefeitura do Paulista, o Vamos Paulistar é coordenado pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, com apoio das secretarias de Saúde; Mobilidade e Segurança; Obras e Serviços Públicos; Políticas Sociais e Direitos Humanos; de Planejamento e Gestão, além do 17º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (BPM). 

Confira a programação desta quinta-feira, dia 29/06:

Rubia Cristina; 

Walter Ventura;

 Gabriel Vaqueiro;

 Petrúcio Amorim;

 Raphaela Santos


Imprensa Paulista PE 

Feira de Casamento Até Que Enfim chega a sua 7ª edição reaquecendo a economia do mercado de casamentos em Pernambuco pós-pandemia


Um dos eventos mais aguardados pelos casais apaixonados do Recife, a Feira de Casamento Até Que Enfim tem a sua 7ª edição confirmada entre os dias 7 e 9 de julho, das 14h às 22h, no Terraço de Eventos do Shopping Recife, na zona sul da cidade. O evento, que reúne cerca de 40 dos melhores fornecedores para a festa do tão desejado “sim”, é comandado pela influenciadora e produtora de eventos Nina Lacerda e o cerimonialista Roger Mansur. 

Nessa “bodas de lã” e sem direito a crise dos 7 anos, a Feira AQE se consolida ainda mais no mercado, garantindo ao seu público as expectativas esperadas: preço, condições especiais e mix de serviços e produtos. “A feira já tem o seu lugar garantido no calendário de eventos da nossa cidade. É um espaço para viabilizar negócios. Apesar de ser a realização de um sonho, durante esses três dias conseguimos otimizar a vida de muitos noivos, resolvendo questões importantes para a concretização da festa. Eu digo que é a realização do casamento da vida real”, explica Nina.

De acordo com os organizadores do evento, os formatos das festas já vinham passando por um processo de transformação e com o pós-pandemia, as possibilidades se tornaram as mais variadas possíveis. “Hoje, podemos dizer que a grande tendência seguida pelos noivos é a da customização. Não existe mais padronização nem formato específico. Cada casal faz a sua celebração da forma que sonha, deseja ou é possível. O mercado está preparado para todas as possibilidades, entregando produtos e serviços de acordo com o que o cliente deseja”, afirma Roger.

MERCADO AQUECIDO - A Feira Até Que Enfim vai ocupar um espaço de 700 m2. A expectativa dos organizadores é de uma movimentação de R$ 3 milhões durante os três dias de evento. O dobro do que foi movimentado na edição do ano passado. “Praticamente todos os fornecedores são pernambucanos, o que faz com que a economia gire aqui mesmo, dentro do Estado. Isso ajuda na valorização dos nossos profissionais, que vivem em busca de renovação trazendo referências de todos os lugares e adaptando ao público local. A tradição não deixa de ser mantida, mas sempre com um cuidado especial e inovador de quem está sempre imerso neste universo”, comemora Nina Lacerda.

Na Paraíba, Sudene marca presença em agenda estratégica em defesa da Caatinga


Campina Grande (PB) – Abrir um grande diálogo com instituições e especialistas no bioma da Caatinga foi um dos objetivos de um seminário prestigiado pela Sudene ontem (28) em Campina Grande (PB). A equipe técnica da autarquia, liderada pelo superintendente Danilo Cabral, participou das atividades de abertura do I Seminário Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga, organizado pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA). 

Com painéis temáticos, exposição de produtos típicos e apresentação de estudos, o evento buscou posicionar a Caatinga – o único bioma exclusivamente brasileiro ¬– nas agendas temáticas das políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal. A programação apresentou cinco eixos temáticos, destacando exposições nas áreas de biodiversidade, inovação, combate à pobreza, entre outros.

“A Caatinga é um território estratégico. Ela ocupa 12% do território nacional com mais de 1400 municípios, onde vivem mais de 20 milhões de pessoas. É importante que façamos este debate. E ele está relacionado aquilo que a Sudene está discutindo neste momento, que é o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. As diretrizes que colocamos neste instrumento dialogam com as preocupações que estão sendo colocadas aqui. A caatinga é uma potencialidade que só o Brasil tem”, defendeu o superintendente Danilo Cabral. 

O PRDNE foi a pauta da exposição técnica conduzida pela autarquia durante o painel “Políticas Públicas, financiamentos e novos arranjos produtivos”. No documento, disponível para consulta pública até o próximo dia 02, o aproveitamento da biodiversidade da Caatinga integra uma das diretrizes da dimensão da área de Economia do plano regional. O bioma ainda é tema de vários projetos estruturantes, entre eles o monitoramento e preservação de pesquisas para preservação de biomas; estímulo a estratégias e tecnologias de adaptação às mudanças climáticas e valorização da bioeconomia; e criação e ampliação das unidades de conservação. 

“Com o PRDNE, vamos evidenciar a riqueza dos biomas nordestinos e dar arcabouço técnico e institucional para que o tema seja tratado como agenda permanente nas discussões sobre o desenvolvimento sustentável do Nordeste. Através do plano, a Sudene vai criar um ambiente colaborativo para fortalecer uma estrutura produtiva sustentável. E não há como pensar nesta ação sem pensar na Caatinga” comentou o coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, Danilo Campelo. As propostas do PRDNE também dialogam com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), proposta pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. 

 A equipe da Sudene continua no evento até o próximo dia 30. Estão previstos debates nas áreas de inovação e novas territorialidades da Caatinga; cultura e sociodiversidade e alimentação, combate à pobreza. Beatriz Lyra e Vera Assunção, da coordenação-geral de promoção do Desenvolvimento Sustentável, representam a autarquia nestes trabalhos. O evento também foi prestigiado pelo diretor de gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire, e Paula Aragão, assistente técnica da CGCP.

Imprensa Sudene

Médicos da rede estadual de saúde mantém Pauta de Reivindicações e aguardam reunião com a SES

O Sindicato dos Médicos (Simepe) realizou na noite desta terça-feira (27/06), Assembleia Geral Extraordinária (AGE), com os médicos servidores públicos de Pernambuco que trabalham na rede estadual de saúde. 

A categoria aprovou por ampla maioria a manutenção da Pauta de Reivindicações, entregue à Secretaria Estadual de Saúde (SES), em maio passado que inclui reajuste salarial, tendo como referência o melhor salário das Organizações Sociais (OSs); melhorias e ajustes para Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV); bem como a realização de concurso público; recomposição imediata de escalas de plantão para suprir o déficit de profissionais; segurança interna e externa nas unidades de saúde; superlotação e falta de leitos nas UTIs, além de reconhecimento de vínculo de preceptoria de profissionais médicos; salas e equipamentos para agilizar cirurgias e demais procedimentos; entre outras questões. 
 
A AGE ocorreu de forma híbrida, com participação expressiva dos médicos, através da Plataforma Zoom e presencial na sede do Simepe, bairro da Boa Vista/Recife. O presidente Walber Steffano coordenou a atividade sindical que contou com as presenças da secretária-geral, Claudia Beatriz e do diretor Tadeu Calheiros (vereador do Recife); integrantes da diretoria do Simepe, incluindo a vice-presidente, Ana Carolina Tabosa, marcaram presença virtualmente. O advogado da Defensoria Médica (DFM), Ricardo Santos também participou da AGE.

Na abertura da assembleia, o presidente Walber Steffano, assinalou a importância do movimento em curso, bem como a participação da categoria, as recentes visitas da entidade médica aos hospitais da rede estadual, além das discussões que estão sendo mantidas junto à SES para abertura da mesa de negociação. “Existem demandas recorrentes nas urgências e emergências da rede estadual de saúde que precisam de soluções imediatas. Precisamos avançar nesse processo”, enfatizou.

Os médicos continuam em estado de assembleia permanente e aguarda com expectativa a reunião agendada com representantes das Secretarias estaduais de Saúde e Administração para o próximo dia 04/07, às 15h. Nova AGE deliberada pela categoriapara o dia 04 de julho, às 20h, no Simepe.

Imprensa SIMEPE 

Shopping Patteo Olinda tem circuito de aventura inflável Pop It nas férias de julho


Na programação de férias do mês de julho do Shopping Patteo Olinda vai ter muita diversão com um circuito inflável inspirado no brinquedo que virou uma “febre” entre as crianças, o Pop It. O Capitão Pop It Park traz as cores originais do jogo e é repleto de obstáculos sensoriais. A atração poderá ser conferida de 01 a 31 de julho, na Praça de Eventos do Shopping Patteo Olinda, no piso térreo. 

O Pop It Park conta com a big piscina de bolinhas, área kids com camas elásticas, mesas de pinturas e games. A aventura mágica e de muitas cores é indicada para crianças de até 12 anos. As crianças com idade até cinco anos e PCDs, devem estar acompanhadas de um responsável. Os acompanhantes não pagam ingresso e a criança PCD terá o benefício de 50% de desconto. A entrada custa R$ 50,00 por 30 minutos e R$ 1,00 cada minuto extra. 

O espaço vai funcionar de segunda a sábado, das 09h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h. O Shopping Patteo Olinda fica na Rua Carmelita Muniz de Araújo, 225, em Casa Caiada.

Escola Eleva Recife vai realizar colônia de férias durante o mês julho


O mês de julho está chegando e com ele o período de recesso escolar. E muitos pais e responsáveis se perguntam o que fazer com a criançada durante esse tempo. Pensando nisso, a Escola Eleva Recife preparou uma Colônia de Férias onde as crianças poderão passar essa temporada em um ambiente afetivo, seguro e com uma programação repleta de diversão, muitas aventuras, brincadeiras, artes, dança, esportes e várias oficinas. 

As atividades vão acontecer no campus de Boa Viagem, entre os dias 3 e 22 de julho, e alunos que não estudam na unidade escolar também poderão participar da Colônia de Férias. "Nossa intenção é que os alunos tenham vivências significativas e possam fazer novos amigos, além de aproveitar o espaço da escola com outras crianças que não fazem parte de seu dia a dia", explica a coordenadora Rafaella Perrone. Para saber mais detalhes sobre inscrições, programação completa e valores é só acessar https://bit.ly/julycamp-recife2023

Grupo MRV&CO desenvolve programa de apoio e mudança de prenome de pessoas trans


No mês em que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, as pautas afirmativas ganham ainda mais visibilidade. A data também expõe a dificuldade vivida por essas pessoas para conseguir espaço no mercado de trabalho e, posteriormente, sentirem-se acolhidas, respeitadas e legitimadas nos ambientes corporativos.

Sintonizada com os valores sociais e comprometida com a diversidade em todos os estados onde atua, a MRV&CO vem ampliando suas práticas. Apesar de já realizar ações anteriormente, em 2020 criou o Comitê de Diversidade e Inclusão, tendo como eixos gênero, raça, pessoas com deficiência e a comunidade LGBTQIA+. 

A atuação acontece considerando o nivelamento e aprofundamento das pessoas na temática e também em ações práticas. O Grupo promove lives, rodas de conversas e conscientização, distribui materiais informativos e busca envolver todos os cargos das companhias nas pautas.  Anualmente, dez profissionais trans do Grupo são contemplados e apoiados no processo de retificação de prenome. 

Isto é, pessoas que não se identificam com seu nome de registro, por não se reconhecer com o gênero, podem contar com o Comitê. Em parceria com o setor jurídico da companhia e a Netlex, o Grupo custeia a atualização, inclusão ou exclusão do primeiro ou segundo nome em seis documentos: Certidão de Protesto, Certidão de Nascimento, Registro Geral, CPF, Carteira de Trabalho e Carteira de Motorista.

"Sabemos que um mundo diverso é o cenário ideal para a realização de conquistas e entendemos a importância do tema. Não só por uma questão de reputação, mas sobretudo por uma questão de princípios: o respeito está em sintonia com tudo em que acreditamos e queremos que os colaboradores da MRV&CO reflitam a nossa sociedade e nossos clientes, sendo diversa e plural. Nosso Código de Conduta é claro ao evidenciar que a MRV&CO não tolera desrespeito, assédio ou casos de não aceitação da diversidade, que é tão característica de nossa sociedade. Dessa forma, nosso trabalho do Comitê de Diversidade consolida essa nossa política e abre portas para que seja ampliada", fala Eduardo Fischer, CEO da MRV&CO.

O Casamento da Dona Baratinha

*💝O CASAMENTO DE DONA BARATINHA💝* *ESTREIA DIA 09 PARA ANIMAR AS FÉRIAS NO*
*🎭TEATRO BOA VISTA* 

O Casamento de Dona Baratinha estreia nacional no domingo, *dia 09 de julho, às 10h da manhã, no palco do Teatro Boa Vista, com Palhaço CHOCOLATE e grande elenco*.

Venha se divertir com essa comédia musical e romântica para toda família. 
🎟️Ingressos à venda no site *Sympla* e na *bilheteria do teatro*, com a super *promoção do ingresso em dobro:* compre um e ganhe outro, 🎟️🎟️
por R$ 60 (inteira), R$ 30 (meia-entrada) e 
R$ 40 social (com 1kg de alimento não perecível). Imperdível!

A peça é uma adaptação do Diretor *Roberto Oliveira.*

*NO ELENCO:*
*✓Rafaelle Carvalho:*
"Dona Baratinha."
*✓Antônio Olivier:*
Don Ratão/Barato.
✓ *Micheline Torres:* Foformiga.
✓ *Ana Persi:* Gatíssima.
✓ *Bilé Ares:* Cachorrão
✓ *Geovane Souza:* Macaco Luís
✓ *Nido dos Anjos* Porcalhão
✓ *Maria Alice:* Joaninha
✓ *Thiago Ambrieel* Tigrão

*FICHA TÉCNICA:*

✓ *Roberto Oliveira:* Adaptação do Texto - Direção -

Empregabilidade Trans: empresa de saúde contribui para o avanço da comunidade LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho


Diversas dificuldades são enfrentadas para inserção no mercado de trabalho formal. E, quando se trata de pessoas trans, os obstáculos são ainda maiores, sendo necessário  travar lutas diárias para garantir a sobrevivência. Para piorar, o Brasil ocupa a posição do país que mais mata pessoas desse gênero no mundo, segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Ainda segundo estimativa da Antra, apenas 10% da população transexual possui empregos formais, enquanto os demais 90% se encontram, em grande parcela, usando seus corpos como fonte de renda. 

Para além do mês do orgulho LGBTQIAPN+, celebrado em junho, como forma de evidenciar a luta pelos direitos da comunidade e conscientizar a população sobre a necessidade do amor e respeito ao próximo, a Hapvida NotreDame Intermédica tem contribuído para mudar as estatísticas e inserir cada vez mais pessoas LGBTQIAPN+ no mercado de trabalho. Atualmente 9% do seu quadro nacional de funcionários é formado por pessoas autodeclaradas LGBTQIAPN+, sendo 1,3% pessoas transexuais e 7,7% formado por bissexuais, lésbicas, assexuais e pansexuais.

Dois grandes exemplos são o analista microbiologista, Mariano Horta, e o jovem aprendiz, Gustavo Thomas, que atuam na unidade do HTL (Hospital Teresa de Lisieux) em Salvador. Há doze anos atuando na companhia, Mariano, 33, é bacharel em Ciências Biológicas e teve a oportunidade do seu primeiro emprego na unidade, onde entrou como técnico de laboratório. O jovem diz se sentir muito acolhido e respeitado no seu ambiente de trabalho e detalha um pouco das suas dificuldades ao longo da sua caminhada.

“Eu me sinto muito realizado no meu local de trabalho. Sempre fui bem acolhido, tanto pelos gestores que tive quanto pelas equipes nas quais já trabalhei aqui dentro. Das relações profissionais, nasceram grandes amizades que hoje fazem parte da minha vida. Mas, até chegar nesse espaço em que me sinto pertencente, nós, enquanto pessoas trans, passamos por várias dificuldades, em que a nossa capacidade é questionada por termos um gênero biológico diferente do gênero social ou simplesmente a falta de respeito pelo nosso nome social. Mas hoje eu me sinto sortudo, pois me encontro em um ambiente onde posso ser eu mesmo e sem medo das críticas e do julgamento”, afirma. 

O analista, que há cinco anos passou pelo processo de transição dentro da empresa, lembra de uma situação que passou no  ambiente de trabalho onde a reação dos seus colegas o surpreendeu. “Uma única vez eu passei por uma situação de transfobia por parte de uma colaboradora recém-contratada, e eu nem precisei me posicionar, meus próprios colegas de setor, prontamente saíram em minha defesa, e isso me deixou muito feliz, porque tive a certeza de que não estou só e tenho ao meu lado pessoas que me apoiam e estão comigo”, declara.   

Mariano diz se sentir “privilegiado” por ser uma das poucas exceções de pessoas trans no mercado de trabalho, faz uma alerta para as empresas que mantêm a resistência de promover a diversidade e reforça a necessidade de toda a comunidade LGBTQIAPN+ nunca desistir. “Infelizmente ainda existem empresas que não dão oportunidade para pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, principalmente quando se trata de transexuais e travestis. A diversidade precisa sair do papel dentro das instituições e ser uma prática diária, para além das datas comemorativas. Eu sei o quanto o caminho é doloroso e cansativo, mas nós, enquanto pessoas LGBTQIAPN+, não podemos desistir. Nunca permitam que lhes façam acreditar que vocês são menos merecedores. Somos capazes de tudo aquilo que quisermos. Nunca desistam de vocês! Chega uma hora que parece que não vamos aguentar, mas descansem, busquem uma rede de apoio e sigam em frente. Somos maiores e mais fortes do que qualquer tipo de preconceito e vamos estar onde quisermos estar”, afirma. 

Gustavo Thomas, de 23 anos, que ocupa a função de jovem aprendiz na instituição, conta que a Hapvida NotreDame Intermédica é, até então, a única empresa que abriu as portas para ele, o valorizando e respeitando desde o início. O jovem se sente realizado e motivado para trilhar um caminho de sucesso. “Nós, que somos pessoas trans, enfrentamos dificuldades diariamente e, quando se trata do mercado de trabalho, o impacto é ainda maior, porque é algo que compromete o nosso futuro. Muitas empresas são formadas pelo preconceito e ignorância, o que reflete na falta de preparo dos seus funcionários para receber pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, e consequentemente na falta de oportunidades. Hoje eu tenho a sorte de me sentir muito realizado, acolhido e valorizado no meu trabalho. A Hapvida me deu a oportunidade que não tive em outras empresas e eu sou muito grato por isso”, afirma. 

*Comitê de Diversidade e Inclusão*

Desde 2021, a Hapvida NotreDame Intermédica desenvolveu a área com o objetivo de conscientizar e refletir seus colaboradores para as causas como o movimento LGBTQIAPN+, promovendo ações voltadas para o desenvolvimento da cultura da empresa, em busca de torná-la mais inclusiva e diversificada. Presidido pelo diretor de Comunicação Corporativa e Diversidade, Ricardo Mota, o comitê tem o apoio da plataforma TransEmprego, o maior banco de dados de currículos e vagas para para pessoas transgêneras no Brasil, para recrutar pessoas LGBTQIAPN+, além de realizar ações educativas periódicas para os seus colaboradores.

Segundo Ricardo Mota, investir em inclusão é fundamental para ampliar a cultura organizacional e social. "Entendemos que o que faz a nossa empresa existir são as pessoas, com todas as suas características e diferenças. Valorizar isto é importante para progredirmos enquanto comunidade. Pessoas LGBTQIAPN+ são parte da empresa e merecem respeito e dignidade".

De acordo com Mota, diversidade é sobre incluir e criar ambientes onde as pessoas se sintam pertencentes e seguras para expressar a sua identidade. Para isso, é fundamental ampliar a conscientização sobre o tema para criar o ambiente organizacional e social acolhedor, sendo parte da construção de uma nova sociedade. "Temos as pessoas em nosso DNA, e é por elas e para elas que existimos, com todas as suas características, diferenças e semelhanças. Trabalhos o acolhimento como foco de cuidar e salvar vidas, por isso, valorizar o ser humano e suas contribuições são importantes para progredirmos enquanto sociedade e as empresas entenderem que são parte da construção desse novo mundo. Todas as pessoas merecem respeito e dignidade, e quanto mais diversos, mais aprendemos sobre o ser humano, e o nosso jeito de ser é acolher a todos sem nenhuma distinção".