Podcast Taís Paranhos

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Médicos da rede estadual de saúde mantém Pauta de Reivindicações e aguardam reunião com a SES

O Sindicato dos Médicos (Simepe) realizou na noite desta terça-feira (27/06), Assembleia Geral Extraordinária (AGE), com os médicos servidores públicos de Pernambuco que trabalham na rede estadual de saúde. 

A categoria aprovou por ampla maioria a manutenção da Pauta de Reivindicações, entregue à Secretaria Estadual de Saúde (SES), em maio passado que inclui reajuste salarial, tendo como referência o melhor salário das Organizações Sociais (OSs); melhorias e ajustes para Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV); bem como a realização de concurso público; recomposição imediata de escalas de plantão para suprir o déficit de profissionais; segurança interna e externa nas unidades de saúde; superlotação e falta de leitos nas UTIs, além de reconhecimento de vínculo de preceptoria de profissionais médicos; salas e equipamentos para agilizar cirurgias e demais procedimentos; entre outras questões. 
 
A AGE ocorreu de forma híbrida, com participação expressiva dos médicos, através da Plataforma Zoom e presencial na sede do Simepe, bairro da Boa Vista/Recife. O presidente Walber Steffano coordenou a atividade sindical que contou com as presenças da secretária-geral, Claudia Beatriz e do diretor Tadeu Calheiros (vereador do Recife); integrantes da diretoria do Simepe, incluindo a vice-presidente, Ana Carolina Tabosa, marcaram presença virtualmente. O advogado da Defensoria Médica (DFM), Ricardo Santos também participou da AGE.

Na abertura da assembleia, o presidente Walber Steffano, assinalou a importância do movimento em curso, bem como a participação da categoria, as recentes visitas da entidade médica aos hospitais da rede estadual, além das discussões que estão sendo mantidas junto à SES para abertura da mesa de negociação. “Existem demandas recorrentes nas urgências e emergências da rede estadual de saúde que precisam de soluções imediatas. Precisamos avançar nesse processo”, enfatizou.

Os médicos continuam em estado de assembleia permanente e aguarda com expectativa a reunião agendada com representantes das Secretarias estaduais de Saúde e Administração para o próximo dia 04/07, às 15h. Nova AGE deliberada pela categoriapara o dia 04 de julho, às 20h, no Simepe.

Imprensa SIMEPE