quarta-feira, 9 de junho de 2021

Direito com Prof. Robson Sobreira

 


Espanhol com Prof. Jean

 


Reflexões sobre o mês do Orgulho LGBTQIA+ pautam as lives do projeto Afetos (@casanaturamusical) em junho

 

O Mês do Orgulho LGBTQIA+ inspira uma série de lives do projeto Afetos, da Casa Natura Musical (@casanaturamusical), cujo tema do mês é O Futuro é Coletivo. Os artistas convidados para essas edições propõem diálogos que apontam para um futuro coletivo de amor, dignidade e afeto para as existências LGBTQIA+, vidas pretas e meio-ambiente - esse último representado pela edição do Afetos que teve participação de Lenine e dos coordenadores do Projeto Tamar, Guy Marcovaldi e Neca Marcovaldi (disponível no IGTV da @casanaturamusical). As conversas acontecem às quintas, 19h, e trazem para as telas um bate-papo de camarim íntimo e acolhedor compartilhado com o público.

Os bate-papos também pretendem trazer aos espectadores aprendizados a partir da potência dos movimentos negro e LGBTQIA+ e seus modelos de organização em quilombos urbanos e digitais de resistência. A ideia é gerar reflexão sobre a importância da troca de conhecimentos, da criação de redes de contato e desenvolvimento de soluções em comunidade.

Na temática eleita pela Casa para pautar a produção de conteúdo do mês - O Futuro é Coletivo - a ideia é discutir como podemos garantir que estamos indo para um caminho de igualdade e prosperidade coletiva, além de fomentar o debate sobre como as ações coletivas podem ser uma alternativa para o futuro.

A coletividade assume, nessa perspectiva, a importância de superar o imaginário da busca do indivíduo pelo "sonho americano". Fatores sociais como a crise ambiental e democrática, além do aceleramento das transformações sociais causadas pelos avanços da tecnologia nas últimas décadas exigem que não pensemos no futuro por um prisma de desenvolvimento individual, mas sim de agrupamentos solidários.

As edições anteriores de Afetos podem ser assistidas pelo IGTV da Casa Natura Musical e no seu canal do Youtube – rede em que também estão disponíveis vídeos com outros projetos criados pelo equipamento cultural.

Agência Raro usa experiência no meio digital como “alicerce” para períodos de crise

 

Com a pandemia do novo coronavírus, um mundo muito mais conectado e digital foi apresentado às empresas. Com o cenário de home office, essa era digital alcançou, de forma acelerada, patamares ainda maiores, criando uma pressão de sobrevivência natural e uma expectativa de crescimento nos negócios. A Agência Raro, que fica no Recife, está focando na experiência que as marcas transmitem para os seus clientes com o objetivo de alcançar maiores resultados nas vendas pelo digital.

Para Diogo Maia, sócio da agência, o mundo digital exige uma grande necessidade de estar conectado o tempo todo. Ele explica que não é diferente para os empreendimentos, pois ter uma presença maciça e consciente nas redes sociais é um fator fundamental para que as marcas estabeleçam uma relação com seus consumidores, criando conexões. Muitas empresas não conseguem identificar o resultado do marketing na conversão direta em vendas porque simplesmente não conhecem as estratégias usadas, caso a caso.

De acordo com o especialista, para iniciar a presença digital, as empresas têm dificuldade em humanizar suas marcas, no sentindo de comunicar o seu negócio para além dos produtos que estejam sendo divulgados.

Diogo Maia cita o exemplo das empresas especializadas em alimentação, que ganharam bastante visibilidade durante a pandemia. “O cliente não quer somente a comida. O caminho até chegar à comida precisa ser trilhado, considerando a experiência do consumidor desde a consideração da compra, passando pela realização do pedido, até a chegada da comida”, comenta.

Segundo Maia, a implementação e o fortalecimento das ferramentas de delivery e a efetiva comunicação nas redes sociais fizeram aumentar em torno de 35% as vendas de um estabelecimento durante o período de janeiro a maio deste ano.

Outro fator importante é o investimento. “O cliente precisa entender que marketing é investimento. É colocar sua marca para ser vista. É fazer com que ela chegue até as pessoas sem que elas percebam. Essa parceria entre a agência e a empresa, lado a lado, tem tudo pra dar resultado positivo em curto prazo”, explica o especialista.

A Agência Raro é formada por Diogo Maia (foto) e Thalles Lins, sócios, além de social medias, designers, e especialistas em assessoria de imprensa, que agrega bastante valor à marca nas redes sociais.

Semana do Meio Ambiente terá plantio de mudas da Mata Atlântica nesta quinta-feira em Olinda

 

A programação da Semana do Meio Ambiente em Olinda terá nesta quinta-feira (10.06) plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na margem do Rio da Bananeira – Zona Rural da cidade, às 9h. Toda atividade seguirá os protocolos contra covid-19 e contará com a presença do prefeito, Professor Lupércio.

Neste ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda, responsável pela programação, apresentou a campanha intitulada Reimagine. Recrie. Restaure, que também marca o lançamento oficial da Década das Nações Unidas da “Restauração de Ecossistemas” 2021-2030. Tem o principal objetivo como proposta: fazer um chamado urgente para população, na recuperação dos ecossistemas danificados, degradados e desmatados.

Para realização da programação várias secretarias estão trabalhando integradas: Secretaria de Educação, Secretaria de Infraestrutura -Diretoria de Paisagismo (Sementeira Pública de Olinda), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Parque Dois Irmãos de Recife, Secretaria de Segurança Cidadã, Secretaria de Comunicação e equipe da Secretaria Executiva de Planejamento Ambiental de Olinda.

lmprensa Olinda

Procon Recife realiza mutirão online de negociação de dívidas vencidas e inscritas no SPC/Serasa 2021

 

Os recifenses que estão em débito com a Celpe, Compesa, empresas de telefonia (Tim, Claro, Vivo e Oi) e com os bancos Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil vão poder renegociar esses passivos por meio do Procon Recife sem precisar sair de casa. A partir de amanhã (10) até o dia 25 de junho, será aberto um cadastro para os consumidores, que deverá ser analisado e agendado pelo órgão municipal junto à empresa responsável, entre 5 e 30 de julho. Podem participar da negociação os consumidores cujas dívidas já estão vencidas e reconhecidas no SPC e Serasa.

Para participar do mutirão, basta acessar o site do órgão municipal de defesa do consumidor (https://procon.recife.pe.gov.br) e preencher o formulário que se encontra disponível no banner da página principal referente à instituição desejada. É obrigatório que o consumidor anexe a carta de inscrição de protesto e informe corretamente os seus dados, pois eles facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições participantes.

Através do e-mail cadastrado no formulário, o consumidor selecionado será informado da data e horário do atendimento, que acontecerá virtualmente entre o consumidor, o Procon Recife e representante da respectiva empresa contratada através de videoconferência.

O Procon municipal ressalta que o mutirão é exclusivamente para dívidas vencidas e reconhecidas em SPC e Serasa, e não para se discutir se o consumidor tem ou não o débito. Isto porque as condições de pagamento e tempo de resolução variam de acordo com a complexidade da dívida. O Órgão também avisa que o valor dos descontos das dívidas serão estudados caso a caso.

A iniciativa do Procon Recife visa ajudar os recifenses no restabelecimento do seus equilíbrios financeiros, mantendo seus nomes limpos e longe de qualquer inscrição em cadastro de proteção ao crédito, ganhando contornos ainda mais importantes em cenário de pandemia e de readequação do orçamento familiar.

“Vivenciamos um momento economicamente desafiador, e o orçamento de muita gente está cada vez mais comprometido. Dessa forma, as dívidas começam a ficar em segundo plano. O mutirão, no entanto, estabelece uma chance de o consumidor renegociar as dívidas, de um recomeço, resgatando a sua cidadania”, avalia o secretário-executivo de Defesa do Consumidor, Pablo Bismack.

Ainda segundo Bismack, a internet torna-se fundamental neste momento como recurso para a renegociação dos passivos. “Muitos consumidores que têm dívidas não procuram os credores ou o Procon por puro constrangimento com a situação, e o processo realizado de forma online é capaz de quebrar essa barreira. Além disso, o processo remoto também favorece ao distanciamento social tão necessário nesta pandemia.”

Entre os dias 5 a 9 de julho, a previsão é que sejam realizados 200 atendimentos para negociação de dívidas com a Celpe; de 12 a 16 de julho, 150 atendimentos com a Compesa; de 19 de julho a 23 de julho, 500 atendimentos com os bancos; e de 26 a 30 de julho, 200 para as empresas de telefonia.

A população pode acionar o Procon Recife pelos emails procon@recife.pe.gov.br (dúvidas), denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias), pelo site procon.recife.pe.gov.br, e pelo fone 0800 281 1311. Por conta da pandemia, o Órgão aconselha que o consumidor dê preferência aos canais não presenciais.

lmprensa Recife

Caruaru ganha obelisco que simboliza o Lions Clube

 

O clube de serviços Lions Caruaru inaugurou, no último fim de semana, um obelisco representativo do Lions Internacional. O monumento fica localizado no final da avenida José Rodrigues de Jesus, próximo a Ponte Nova. Idealizado na gestão do ex-presidente do clube, o PDG José Luiz, a ideia foi aceita pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra e executada na gestão do presidente Ronaldo Melo.

O evento foi restrito e respeitando todas as normas sanitárias por conta da Covid-19. Estiveram presentes: o Governador do Distrito LA-3, Roberto Barconi e sua esposa Elaine Barconi; o idealizador do projeto, José Luiz da Silva; o ex-governador do Lions, José Severino e alguns membros da diretoria do Lions Caruaru. Como também era Dia do Meio Ambiente, uma árvore foi plantada próximo ao monumento.

"A divulgação da marca Lions tem como principal objetivo disseminar e enaltecer a participação do Lions nas comunidades. Para tanto, é de fundamental importância a construção de novos monumentos e obeliscos indicativos da presença dos serviços voluntários na cidade", declarou o presidente do Lions Clube Caruaru, Ronaldo Melo.

Com lnformações da jornalista Conceição Ricarte

Suape e Instituto Hippocampus soltam 650 filhotes de cavalo-marinho no Rio Massangana

 

Na semana em que se comemora o Dia Mundial dos Oceanos, o Instituto Hippocampus, que mantém convênio com o Porto de Suape desde 2020, promoveu a soltura de 650 filhotes de cavalos-marinhos no estuário do Rio Massangana, no município do Cabo de Santo Agostinho, em área do território do Complexo Industrial Portuário. Essa é a primeira vez que esses animais são alocados pelos pesquisadores no curso d’água, pois os demais “residentes” no instituto são provenientes de outros estuários, a exemplo do Rio Maracaípe, em Ipojuca. Os exemplares são da espécie Hippocampus reide, que se encontra ameaçada de extinção.

Os filhotes introduzidos na natureza foram gerados em cativeiro, mas são crias de um cavalo-marinho do Rio Massangana. O animal foi resgatado pela bióloga Rosana Beatriz Silveira, que é responsável pelo Hippocampus. "Nessa fase, eles são plantônicos, ou seja, não possuem órgãos de locomoção, e estão sempre a favor da corrente. Vão seguindo com a corrente para onde ela os levar. Se a corrente estiver entrando mais para o rio, ficam no estuário. Se estiver seguindo para o mar, vão para o oceano”, explica a especialista.

Entre as principais características da espécie está a possibilidade de mudar de cor, conforme o ambiente. Sobre o processo de reprodução, levam entre 12 e 15 dias para concluir o período gestacional. Os machos são os responsáveis por carregar os filhotes numa bolsa incubadora, que fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável dos animais.

“Todo esforço para conservar qualquer espécie ameaçada soma muito para o meio ambiente, tanto para os oceanos, rios e mangues, como para matas e florestas. Suape tem feito bastante nesses últimos anos para garantir uma boa conversa entre o homem e a natureza. O trabalho do Instituto Hippocampus é muito bonito e fico muito feliz de que o nosso porto faça parte disso”, comenta o diretor de Meio Ambiente de Suape, Carlos Cavalcanti.

Desde janeiro de 2016, o instituto sobrevive por meio de doações e parcerias, pois está sem patrocínio fixo para manter as atividades de preservação do cavalo-marinho. Sem apoio, teve que deixar o prédio que ocupava em Porto de Galinhas, há mais de 20 anos, transferindo-se para um espaço cedido pelo Porto de Suape no Centro de Treinamento (Cetreino), pelo período de um ano. No local, os pesquisadores mantêm os estudos necessários à conservação da espécie.

lmprensa Suape

Barreiros recebe serviços públicos em nova Ação de Cidadania

 

A população de Barreiros terá Ação de Cidadania, nesta quinta-feira (dia 10). O evento representa um mutirão de serviços públicos, difusão de políticas e aproximação do Estado e do município com a sociedade. A Ação é parte do Programa Governo Presente. São serviços como emissão de carteiras de identidade, de CPF, novas vias para as certidões de nascimento, de casamento e de óbito, além de testes para detectar Covid-19, importantes no momento atual.

A Ação de Cidadania mantém todos os cuidados em relação à saúde dos cidadãos. Os atendimentos são agendados com antecedência pelo site PE Cidadão e também na Praça Barão de Jindaí, no município. O agendamento serve para organizar o atendimento e evitar formação de filas. O ingresso na Ação só é liberado depois de aferida a temperatura do corpo. É obrigatório o uso de máscara de proteção e o distanciamento social é organizado. Em diferentes pontos no evento, haverá dispensadores de álcool em gel em local acessível. O uso de máscaras é obrigatório. Quem não possuir máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

A emissão de carteiras de identidade é totalmente eletrônica. A tinta nos dedos foi substituída por scanners. Toda a coleta de dados biométricos é feita por aparelhos eletrônicos. A emissão da primeira carteira é gratuita e a partir da segunda via é necessário pagar taxa de R$ 24,36, através do documento para pagamento (DAE). A guia para pagamento pode ser gerada no site PE Cidadão.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará disponível para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também terá emissão na Ação é CPF. Quem precisar fazer o cadastramento no CAD Único, precisar da Carteira de Idoso ou quiser a Carteira de Reservista, poderá ser atendido na Ação de Cidadania.

O evento dissemina informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A Ação de Cidadania é, também, uma oportunidade para cuidados com a saúde. Além do teste para covid-19 (por SUAB), haverá aferição de temperatura do corpo, da pressão, teste rápido para glicemia, sífilis e HIV.

O agendamento pode ser feito de duas formas: na Praça Barão de Jindaí, em Barreiros ou no site PE Cidadão (www.pecidadao.pe.gov.br), onde a pessoa deve clicar em “agendamento”.

As ações são eventos que ocorrem todos os sábados e nos dias de semana. Na terça-feira, foi dia de Ação em Sirinhaém. As próximas Ações de Cidadania estão agendadas para cidades do Cabo de Santo Agostinho, Bom Jardim, Moreno e Paulista.

Em 2020, apesar da suspensão no primeiro momento da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento, além da constante participação da Defensoria Pública de Pernambuco. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Ação de Cidadania em Sirinhaém
Quinta-feira, dia 10 de maio, das 8h às 12h.
Escola Municipal José Canuto
Rua Ayres Belo, sem número, Centro
Barreiros

lmprensa Secretaria de Prevenções

O arrasta-pé do Assai

 

Para comemorar o São João deste ano, o Assaí Atacadista realiza ação que vai trazer ofertas para os produtos típicos da data em todas as lojas da rede no Nordeste, além de uma programação de lives musicais com cantores da região para que as comemorações possam ser realizadas com todos os cuidados necessários que o momento pede e em casa.

Entre o elenco dos artistas, estão Zé Vaqueiro, que se apresenta no dia 11/6, às 21h, seguido de Raí Saia Rodada no dia 18/6, às 21h, e Dorgival Dantas, dia 23/6, às 20h. Os shows serão transmitidos gratuitamente pelo canal do Assaí no YouTube (youtube.com/assaioficial). Além da programação de shows, a rede também contará com ofertas em todos os produtos típicos da festividade e opções de parcelamento. A medida contribui para oferecer um novo fôlego aos comerciantes que precisam abastecer seus estoques para a importante data sazonal.

A ação segue em linha com objetivo do Assaí de valorizar as comunidades e as tradições locais onde está presente, assim como a sua forte conexão com o Nordeste. Na região, o Assaí conta com 49 lojas distribuídas entre todos os nove Estados nordestinos e possui uma previsão de forte expansão ainda este ano.

Práticas de gestão: Controladorias de Pernambuco e Goiás trocam experiências

 

A troca de experiências com órgãos de controle de várias partes do país e esferas governamentais – federal, estadual e municipal – faz parte da rotina de atividades na Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE-PE). Desde o mês de abril, por exemplo, servidores de diversas áreas da SCGE vêm se reunindo, de forma virtual, com grupos de trabalho da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) para compartilhar boas práticas e conhecimentos.

Ao todo, estão programados seis encontros, dos quais quatro já foram realizados. O primeiro, no dia 23 de abril, tratou sobre governo aberto e participação cidadã. Dois promovidos em maio tiveram como foco o trabalho na ouvidoria e sistema de correição. Já o mais recente, ocorrido na manhã da última terça-feira, 8 de junho, abordou a temática da gestão de riscos, assunto que vem sendo amplamente estudado pela equipe da SCGE.

De acordo com o assessor técnico da Controladoria de Pernambuco, Hugo Santiago, o intercâmbio das experiências de gestão promovidas pela SCGE e CGE-GO tem sido uma atividade bastante produtiva. “Esse tipo de prática vem se tornando uma constante em nossa rotina de trabalho e é fundamental para avançarmos ainda mais como órgão de controle que preza pela qualidade do serviço prestado à administração pública e aos cidadãos”, avaliou, acrescentando que estão sendo programados novos encontros com a Controladoria goiana.

COMPARTILHAMENTO – Na reunião da terça-feira, a estrutura da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE) foi apresentada pela diretora Cristiana Borges. Ao coordenador de Avaliação e Promoção da Qualidade dos Gastos (CQG/DMAC), Tiago Fonseca, coube falar sobre o Decreto n° 46.855/2018, que dispõe sobre a política de governança da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional, bem como a modelos nacionais e internacionais já estabelecidos.

Na sequência, a coordenadora das Ações de Controle Interno da DMAC, Cristiane Ferreira, expôs as normativas que regem as Unidades de Controle Interno (UCIs) e estatais pernambucanas. Já os trabalhos desenvolvidos pela CGE-GO foram demonstrados por Fábio Jubé, Luís Crispim e Stella Franco, que respondem, respectivamente, pela Assessoria de Harmonização e Gestão Estratégica; Superintendência de Auditoria; e Subcontroladoria de Controle Interno e Correição.

O encontro também contou com a participação de Jeilson Silva, Marcelo Barradas, Pedro Hilário e Vanessa Duarte, que integram a equipe da DMAC/SCGE. Pela CGE-GO, estiveram presentes os gerentes Adriano Abreu, de Auditoria em Compliance; Elizabete Fernandes, de Auditoria de Programas de Governo; Margareth Moreira, de Auditoria de Monitoramento; e Ricardo Santana, de Comunicação Setorial.

lmprensa SCGE PE

TIM lança teclado consciente contra o preconceito e inclui expressões LGBTfóbicas

 

Um aplicativo que alerta os usuários sobre o uso de palavras e expressões discriminatórias em seu dia a dia, explica a origem e sugere substituições. É assim que funciona o Teclado Consciente TIM, que acaba de ser atualizado com a inclusão de termos LGBTfóbicos, como parte das iniciativas da operadora para o Mês do Orgulho LGBT.

A ferramenta foi lançada em novembro de 2020 com alertas sobre expressões com conotações racistas, como “denegrir”, “lista negra” ou “cor do pecado”. Na nova versão – disponível gratuitamente para smartphones com sistemas operacionais iOS e Android – foram inseridas mais 500 palavras e frases LGBTfóbicas, aproximadamente. São exemplos “sapatão”, “baitola” e “traveco”, utilizadas de forma pejorativa para se referir a pessoas LGBTI+. O app foi criado para a TIM pela BETC HAVAS em parceria com a consultoria Vírgula.

“Tivemos um time formado por pessoas LGBTI+ trabalhando nessa nova versão do Teclado Consciente, justamente para que todas as pessoas entendam que palavras e expressões discriminatórias, por mais que usadas de forma involuntária, podem machucar e alimentar o preconceito arraigado na sociedade”, conta Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM. A executiva destaca que a tecnologia pode ser uma aliada da evolução social: “queremos usar o alcance dos celulares e do nosso serviço para colaborar com a construção de uma sociedade mais inclusiva, um futuro sem preconceitos e onde as pessoas pratiquem a empatia”, explica.

Para usar o teclado, não precisa ser cliente da operadora. Basta baixar o app na App Store ou Google Play. A atualização é automática para quem já fez o download da primeira versão. A ferramenta fica visível somente quando o usuário digita seus textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, por exemplo, e destaca as palavras e expressões consideradas inadequadas. Ao clicar em cima desses termos, o Teclado Consciente TIM explica porquê são considerados racistas e LGBTfóbicos e oferece opções para a sua substituição — tal como um corretor ortográfico social.

O lançamento da segunda versão do Teclado Consciente TIM e o patrocínio a #ParadaSPaoVivo, edição virtual da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo realizada no último domingo (06/06), marcam o início das ações programadas pela TIM para junho, celebrando o Dia Internacional do Orgulho LGBT (28/06). As cores da bandeira LGBTI+ já estão na logomarca da operadora em diversos canais e em painéis digitais, cordões de crachá e sacolas nas lojas TIM. Estão previstas iniciativas voltadas para o público interno e sociedade, como uma campanha nas redes sociais com o mote “amor é amor de todas as formas”, desenvolvida pela BETC HAVAS, com a participação de personalidades e influenciadores que dialogam com o tema.

“As palavras têm mais poder do que imaginamos e moldam o nosso comportamento. E essa atualização do Teclado Consciente da TIM continua a explorar o fato de que a marca, por meio do seu serviço, pode colaborar com a conscientização de milhões de usuários de smartphones no Brasil. Assim, considerando a força dos celulares nas mãos de tanta gente, temos a oportunidade de ajudar a criar mais empatia por meio do letramento e educação, com um projeto pioneiro do qual nos orgulhamos muito”, comenta Alexandre Vilela (Xã), VP de Criação da BETC HAVAS.

Mutirão para alteração de prenome e gênero no registros civis acontece na próxima quinta-feira (10)

 

Na próxima quinta-feira (10), a partir das 14h, o Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), programa vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), participará do mutirão para alteração de pronome e gênero no documentos civis, voltado população transexual e travesti dos municípios de Passira, Salgadinho, Limoeiro e Lagoa do Carro. A iniciativa, que visa dar celeridade ao processo, gratuidade dos serviços nos cartórios e a economia de mais de R$ 200 para cada um dos 12 solicitantes, é uma parceria entre a Coordenação Municipal de Políticas Públicas do município de Passira, o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPEP) e o CECH.

Nesta ocasião, como forma de prevenção contra o novo coronavírus, toda a ação será realizada por meio de uma plataforma online, que será disponibilizada no dia da ação para o público. Já para para os inscritos que não tem acesso a internet, a prefeitura do município de Passira, no agreste pernambucano, irá disponibilizar uma sala com computador, para que, por meio deste, seja feito o atendimento com a equipe do CECH, que realizará uma escuta psicossocial e jurídica, e o defensor público.

Para mais informações sobre o mutirão ou realizar denúncias de violações, contra a população LGBTI+, podem ser feitas ao Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), pelo telefone (81) 3182-7665 ou e-mail centrolgbtpe@gmail.com, no horário das 9h às 16h.

lmprensa SEDH PE

Recife começa a vacinar pessoas a partir de 43 anos

4.416 trabalhadores são vacinados contra a covid-19 no Porto de Suape

 

Alívio e esperança de que, aos poucos, tudo volte à normalidade. Foram esses os sentimentos relatados pelos trabalhadores portuários que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford contra a covid-19, no Porto de Suape. No Dia Mundial da Imunização, comemorado nesta quarta-feira (9), Suape chegou à marca de 4.416 pessoas vacinadas. Foram priorizados aqueles com maior exposição nas operações portuárias, ou seja, que atuam diretamente nos cais e píeres, como empregados de operadores portuários, terminais e trabalhadores avulsos. Ainda se vacinaram os práticos, equipes dos órgãos intervenientes, agências de navegação, trabalhadores administrativos, funcionários dos estaleiros e os operadores da Concessionária Rota do Atlântico.

A ação foi realizada no Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO - Suape) e a aplicação do imunizante administrada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ipojuca, município onde está localizado o atracadouro e a administração da estatal. Para ter direito à vacinação, o trabalhador apresentou CPF e crachá funcional no local, onde já constava o nome nas listas enviadas pelas empresas para Suape a pedido da Secretaria Estadual de Saúde. Os funcionários foram divididos em grupos por dia para facilitar a aplicação e não causar aglomeração.

“Depois de muita expectativa para a chegada das vacinas ao público portuário, conseguimos, com forte engajamento dos participantes e colaboração dos voluntários, imunizar os trabalhadores que atuam diretamente nas operações nos cais e píeres. Vacinamos também as pessoas que exercem funções em escritório, assim como outros grupos. A imunização é fundamental para dar mais segurança aos trabalhadores, às atividades, e nos permite investir mais energia para gerar mais negócios para o Porto de Suape”, explica Carlos André Cavalcanti, diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da estatal.

A campanha de vacinação contou com a participação de muitos voluntários da administração portuária, do OGMO – Suape e de empresas. “Agradecemos a todos que nos ajudaram a concluir essa primeira etapa. Foi muito importante o trabalho e a dedicação de cada um. Vamos, agora, aguardar o intervalo e planejar a aplicação da segunda dose. Só assim os trabalhadores estarão mais protegidos e seguros para desempenhar suas atividades. No entanto, mesmo após a vacinação, os cuidados devem ser mantidos, como uso obrigatório de máscaras de proteção, distanciamento social e higienização frequente das mãos”, conclui Cavalcanti.

Os portuários receberam doses extras da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que não alteram o plano de imunização do restante da população. A vacinação nos portos vem acontecendo, simultaneamente, em várias partes do país, para evitar a contaminação da população por novas variantes do novo coronavírus.

lmprensa Suape

Papá Comida de Criança inaugura no River Shopping

 

O River Shopping agora possui uma loja voltada especialmente para a alimentação infantil, a Papá Comida de Criança. A marca foi fundada em 2016 e é a primeira empresa de alimentação inclusiva do Brasil e tem a proposta de praticidade e facilidade para as mamães que querem proporcionar aos bebês uma alimentação saudável, dentro ou fora do shopping.

O cardápio da casa aposta numa variedade de sopas, refeições, lanches e doces, sem traços de leite, soja, glúten ou conservantes e tendo o sal como um ingrediente opcional. Todos os pratos são preparados com ingredientes naturais e verificados por nutricionistas, usando essencialmente como tempero apenas azeite de oliva extra virgem, óleo de coco, sal rosa do Himalaia e açúcar demerara.

O quiosque da Papá fica em frente ao Gran Nutri e também é possível pedir a opção de delivery, através do telefone (87) 98832-2339. O cliente pode conferir o cardápio completo no instagram @papavalesaofrancisco.

O River continua cumprindo rigorosamente todos os protocolos de segurança sanitária, com a aferição da temperatura na entrada do shopping, a manutenção e limpeza frequente dos espaços comuns e banheiros e o uso obrigatório de máscaras por todos.

TV Pernambuco não vai deixar ninguém desanimar neste mês junino

 

Uma tradição, especialmente no Nordeste, as festas juninas terão que ser em casa, pelo segundo ano consecutivo, devido à Pandemia da Covid-19. Mas a TV Pernambuco não vai deixar ninguém desanimar. Vai preparando o arraiá, porque tem uma programação especial para animar todo o mês junino, com muito forró, xote e baião. O São João é Aqui não vai deixar a gente de fora do arrasta pé, que já começou e vai até o dia 30 de junho.

Artistas que compõem o Ciclo Junino vão estar nos Programas Amplifica e Reviva, sempre aos domingos às 15h e às 17h, respectivamente. Os dois abriram o mês de junho com Geraldinho Lins e Marcelo Rossiter e vem por aí: Maciel Melo (13) Magníficos, Sanfonada (27), no Amplifica e Jorge de Altinho (20) e Elba Ramalho(27), no Reviva.

E acende a fogueira no coração porque tem mais. Durante a programação, o Somzeira exibe clips que já estão no ar. Elba Ramalho & Barca dos Corações Partidos, Siba & Orquestra de Bolso, Nando Cordel & Martins, Cezzinha, Cascabulho, estão entre os artistas que vão botar lenha na fogueira da programação. E ainda, vai dar para reviver os melhores momentos na faixa nobre do São João, das 19h às 20h.

A TV Pernambuco também vai transmitir depoimentos de artistas como: Joquinha Gonzaga, Santanna , Rogério Rangel, Fulô de Mandacaru e Marcelo Rossiter. Então prepara o arraiá, vista sua roupa matuta e prepara aquela comidinha típica para não perder o ciclo junino que a TV Pernambuco preparou especialmente para você.

Programação São João é Aqui:

📺 Sinal Digital da TVPE: Recife e Região Metropolitana: 46.1 Caruaru: 12.1 Petrolina: 13.1

Reviva:
06/06 Geraldinho Lins (06)
13/06 Eliane
20/06 Jorge de Altinho
27/06 Elba Ramalho

Amplifica:
06/06 Marcelo Rossiter
13/06 Maciel Melo
20/06 Magníficos
27/06 Luizinho de Serra

Faixa Nobre:
De 22 a 29 de junho - às 19h
22/06 - Fim de Feira
23/06 - Silvério Pessoa (Sítio da Trindade)
24/06 - Josildo Sá e convidados (Sítio da Trindade)
25/06 - Sanfonada
26/06 - Flávio Leandro
27/06 - Waldonys
28/06 - Quinteto Violado
29/06 - Mastruz com Leite

Ascom TVPE

Casa dos Conselhos inicia escutas junto às associações municipais de Bezerros

 

A Secretaria de Governo, Gestão e Planejamento Estratégico de Bezerros, através da Casa dos Conselhos, deu início, nesta quarta-feira (09), as escutas setoriais junto às associações do município para realizar um diagnóstico sobre a atual situação das entidades e de que forma a gestão pode contribuir na construção de políticas públicas voltadas para os moradores membros e contemplados com a atuação das associações.

O agendamento de escutas teve início com as associações rurais e segue, nas próximas semanas, com os setores de assistência social, turismo e cultura e demais associações. As escutas acontecem na própria Casa dos Conselhos, conforme solicitação e agendamento, via formulário Google Forms (https://forms.gle/vWUAPSZbc659Z8b48), feito pelo presidente e/ou representante de cada entidade.

As escutas setoriais estão organizadas por blocos e distribuídas da seguinte forma:

*09 a 18 de junho de 2021 - Associações Rurais
*21 de junho a 02 de julho de 2021 - Associações de Assistência Social 
*05 a 09 de julho de 2021 - Associações de Turismo e Cultura 
*12 a 16 de julho de 2021 - Outras associações

Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3728-6729 ou pelo e-mail: casadosconselhosbezerros@gmail.com. Importante lembrar que o atendimento será feito seguindo todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19.

lmprensa Bezerros

A Prefeitura da Cidade do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, vai divulgar diariamente as vagas restantes no agendamento da primeira dose da vacinação contra a covid-19. Sempre no dia anterior, o quantitativo diário de vagas para o dia seguinte será disponibilizado e divulgado, com a especificação do número de vagas para cada ponto de imunização e cada grupo contemplado na etapa atual do Plano de Imunização. A marcação online é feita através do site agendamentovacinapaulista.com.br ou do aplicativo Cidadão Digital, disponível para download na página inicial do site em plataformas Android.





Centro Administrativo da Prefeitura de Paulista
Trabalhadores da Educação - Escola Profissionalizante: 15
Trabalhadores da Educação do Ensino Superior: 16
Pessoas em Situação de Rua: 9
Trabalhadores de Transporte de Aquaviário: 4
Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros: 1
Pessoas com Deficiência Permanente com BPC: 8

Clube Municipal de Paratibe
Trabalhadores da Educação - Escola Profissionalizante: 17
Trabalhadores da Educação do Ensino Superior: 15
Pessoas em Situação de Rua: 10
Trabalhadores de Transporte de Aquaviário: 5
Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros: 15
Pessoas com Deficiência Permanente com BPC: 8

Clube Municipal do Nobre
Trabalhadores da Educação - Escola Profissionalizante: 14
Trabalhadores da Educação do Ensino Superior: 14
Pessoas em Situação de Rua: 10
Trabalhadores de Transporte de Aquaviário: 4
Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros: 10
Gestantes e Puérperas: 25
Pessoas com Deficiência Permanente com BPC: 8

Drive Thru Aurora
Trabalhadores da Educação - Escola Profissionalizante: 10
Trabalhadores da Educação do Ensino Superior: 10
Pessoas em Situação de Rua: 10
Trabalhadores de Transporte de Aquaviário: 4
Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros: 6
Pessoas com Deficiência Permanente com BPC: 16

Drive Thru PE-22
Trabalhadores da Educação - Escola Profissionalizante: 15
Trabalhadores da Educação do Ensino Superior: 14
Pessoas em Situação de Rua: 10
Pessoas com Deficiência Permanente com BPC: 9
Faculdade de Saúde de Paulista (FASUP).
Trabalhadores da Educação - Escola Profissionalizante: 65
Trabalhadores da Educação do Ensino Básico:
Trabalhadores da Educação do Ensino Superior: 67
Pessoas com Deficiência Permanente com BPC: 4

Clube Municipal do Nobre
Trabalhadores da Educação - Escola Profissionalizante: 14
Trabalhadores da Educação do Ensino Superior: 14
Pessoas em Situação de Rua: 10
Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário de Passageiros: 2
Gestantes e Puérperas: 25
Pessoas com Deficiência Permanente com BPC: 8

Paulista North Way Shopping
Trabalhadores da Educação - Escola Profissionalizante: 5
Trabalhadores da Educação do Ensino Superior: 7
Gestantes e Puérperas: 4
Pessoas com Deficiência Permanente com BPC: 2

Grupos

Para os grupos que já tiveram todas as vagas preenchidas, haverá uma nova liberação todas as sextas-feiras, a partir das 18h. Os preenchimentos vêm ocorrendo de forma rápida, diante do grande quantitativo de pessoas inseridas nesta etapa. A Secretaria de Saúde ressalta que não há motivo para preocupação, pois o município possui doses suficientes do imunizante da AstraZeneca para imunizar todos que fazem parte dos grupos contemplados no momento.

A empresa responsável pelo site também segue recebendo todas as demandas da população, visando solucionar as dificuldades encontradas durante o agendamento.

O número disponibilizado pelo PNI - Plano Nacional de Imunização de Paulista - para atender as demandas e dúvidas acerca dos agendamentos da vacinação passa a funcionar apenas por chamadas telefônicas, no horário das 9h às 17h. Confira o número: (81) 985428821.


lmprensa Paulista

Uma segunda remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou a Pernambuco esta semana. O lote mais recente foi entregue na noite desta quarta-feira (09.06), com 150.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz. O avião trazendo os insumos aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 18h50, e o lote seguiu para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), para checagem e divisão entre os municípios. O envio às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) ocorrerá já na madrugada desta quinta-feira (10.06).

“Na última terça-feira o Estado recebeu vacinas da Pfizer. Hoje foi a vez de chegar mais um lote da AstraZeneca, totalizando mais de 250 mil doses somente esta semana. É importante que esse fluxo seja mantido, para que possamos avançar na vacinação, protegendo e garantindo a saúde da população de Pernambuco o quanto antes”, afirmou o governador Paulo Câmara.

As 99.450 doses da Pfizer, recebidas na última terça (08.06), foram encaminhadas às Geres a partir das 5h desta quarta-feira, e às 14h20 todas já tinham recebido seus respectivos quantitativos, que ficam à disposição para retirada pelos gestores municipais. “Temos uma logística de distribuição ágil, para que todas as cidades consigam planejar e avançar nas suas ações. De posse da vacina, os municípios precisam atuar para usar as doses também com agilidade, otimizando ao máximo o insumo”, frisou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Com as novas remessas recebidas, Pernambuco totaliza 4.520.100 doses para imunização contra a Covid-19. Desse total, 2.319.920 são da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, 1.959.160 da Coronavac/Butantan e outras 241.020 doses são da Pfizer/BioNTech.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco