quarta-feira, 9 de junho de 2021

Práticas de gestão: Controladorias de Pernambuco e Goiás trocam experiências

 

A troca de experiências com órgãos de controle de várias partes do país e esferas governamentais – federal, estadual e municipal – faz parte da rotina de atividades na Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE-PE). Desde o mês de abril, por exemplo, servidores de diversas áreas da SCGE vêm se reunindo, de forma virtual, com grupos de trabalho da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) para compartilhar boas práticas e conhecimentos.

Ao todo, estão programados seis encontros, dos quais quatro já foram realizados. O primeiro, no dia 23 de abril, tratou sobre governo aberto e participação cidadã. Dois promovidos em maio tiveram como foco o trabalho na ouvidoria e sistema de correição. Já o mais recente, ocorrido na manhã da última terça-feira, 8 de junho, abordou a temática da gestão de riscos, assunto que vem sendo amplamente estudado pela equipe da SCGE.

De acordo com o assessor técnico da Controladoria de Pernambuco, Hugo Santiago, o intercâmbio das experiências de gestão promovidas pela SCGE e CGE-GO tem sido uma atividade bastante produtiva. “Esse tipo de prática vem se tornando uma constante em nossa rotina de trabalho e é fundamental para avançarmos ainda mais como órgão de controle que preza pela qualidade do serviço prestado à administração pública e aos cidadãos”, avaliou, acrescentando que estão sendo programados novos encontros com a Controladoria goiana.

COMPARTILHAMENTO – Na reunião da terça-feira, a estrutura da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE) foi apresentada pela diretora Cristiana Borges. Ao coordenador de Avaliação e Promoção da Qualidade dos Gastos (CQG/DMAC), Tiago Fonseca, coube falar sobre o Decreto n° 46.855/2018, que dispõe sobre a política de governança da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional, bem como a modelos nacionais e internacionais já estabelecidos.

Na sequência, a coordenadora das Ações de Controle Interno da DMAC, Cristiane Ferreira, expôs as normativas que regem as Unidades de Controle Interno (UCIs) e estatais pernambucanas. Já os trabalhos desenvolvidos pela CGE-GO foram demonstrados por Fábio Jubé, Luís Crispim e Stella Franco, que respondem, respectivamente, pela Assessoria de Harmonização e Gestão Estratégica; Superintendência de Auditoria; e Subcontroladoria de Controle Interno e Correição.

O encontro também contou com a participação de Jeilson Silva, Marcelo Barradas, Pedro Hilário e Vanessa Duarte, que integram a equipe da DMAC/SCGE. Pela CGE-GO, estiveram presentes os gerentes Adriano Abreu, de Auditoria em Compliance; Elizabete Fernandes, de Auditoria de Programas de Governo; Margareth Moreira, de Auditoria de Monitoramento; e Ricardo Santana, de Comunicação Setorial.

lmprensa SCGE PE