terça-feira, 8 de maio de 2012

CQC na CMR: a matéria foi ao ar



Fica a dica, turma. Esse povo em outubro vai tentar se reeleger...


Obs: leia o post do Estagiário Social 1 sobre o assunto!

Como foi a operação que visa combater o furto de água no Sertão?


Uma equipe da Compesa sobrevoou na manhã de hoje (8) a Adutora do Oeste, entre os municípios de Orocó e Trindade, no sertão do Estado, com o objetivo de identificar pontos suspeitos de desvio de água. 

Foram vistoriados cerca de 200 quilômetros e a Compesa verificou 12 indícios de furto de água. Foram encontrados barreiros com características de água do Rio São Francisco, áreas verdes contrastando com a paisagem típica da seca que assola a região, além de abastecimento irregular de caminhões-pipa no município de Trindade. “Chamou a nossa atenção as áreas verdes e os barreiros cheios numa região que está sendo bastante castigada pela estiagem”, explicou o  diretor Regional do Sertão, Fernando Lôbo.

Por terra, as equipes da Compesa, juntamente com as polícias militar e civil, vistoriaram hoje seis dos doze pontos suspeitos. “Não houve flagrante, mas vamos continuar o trabalho de investigação  amanhã com o objetivo de identificar os responsáveis pelas irregularidades encontradas ”, adiantou o  diretor. A operação de hoje  contou com o apoio de 40 profissionais entre  policiais militares e civis e técnicos da Compesa, deverá se estender nos próximos três meses.

A adutora do Oeste é responsável pelo abastecimento de 13 cidades localizadas no sertão do Estado e vem enfrentando deficiências na oferta de água. Diante da seca, a Compesa está intensificando o trabalho para detectar os problemas ao longo da adutora. “Pretendemos firmar um convênio com a Policia Militar visando intensificar a fiscalização na adutora para coibir os desvios de água”, afirmou o diretor Regional do Sertão, Fernando Lôbo.

Imprensa Compesa

Vergonha: Ainda há trabalho escravo no Brasil

Em dez anos, entre 2002 e 2011, os fiscais da área trabalhista libertaram 37.780 brasileiros que trabalhavam na zona rural em situações análogas à da escravidão. Na média, isso significa 3.778 casos por ano.  Só em 2007 foram quase 6 mil, de acordo com estatísticas que podem ser encontradas no site do Ministério do Trabalho. O Pará é o Estado com maior quantidade de ocorrências.
Esses números fazem parte do pano de fundo do debate sobre a Proposta de Emenda Constitucional 438 que tramita há quase onze anos e pode ser votada nesta terça-feira (8) na Câmara. Mais conhecida como a PEC do Trabalho Escravo, ela prevê o confisco da propriedade rural onde trabalho escravo for encontrado.
O desrespeito aos trabalhadores não existe só na zona rural. Também já foram autuadas grandes e pequenas empresas na zona urbana. É na zona rural, porém, que a fiscalização tem sido mais intensa. O governo tem um cadastro público com os nomes de empregadores que mantinham trabalhadores em condições análogas às da escravidão. Hoje estão cadastrados 291.
Na maioria das vezes os libertados são homens, entre 18 e 55 anos. Aliciados com falsas promessas, trabalham sem registro em carteira, com excessivas jornadas de trabalho, em alojamentos precários e, muitas vezes,  sob ameaças de violência.
O Estado  com maior número de ocorrências  é o Pará, segundo análises contidas no relatório anual sobre violência no campo da Comissão Pastoral da Terra (CPT). No ano passado, foram encontrados trabalhadores em situação de escravidão em 48 fazendas naquele Estado. A segunda posição nesse ranking coube a Goiás, com 27 ocorrências.
Quando se trata de números absolutos de trabalhadores libertados por fiscais, porém, o incômodo título de campeão pertence ao Maranhão. Em apenas quatro ocorrências registradas no ano passado naquele Estado, foram encontrados 1293 brasileiros cujos direitos trabalhistas eram ignorados.
Para quem quiser conhecer mais sobre o debate em torno da PEC, vale consultar, no site do Ministério do Trabalho, o levantamento denominado Trabalho Escravo no Brasil em Retrospectiva: Referências para Estudos e Pesquisas. Lá se informa, entre outras coisas, que o primeiro texto público a tratar do tema e expor a realidade dos brasileiros submetidos ao trabalho escravo data de 1971.
Foi a carta pastoral Uma Igreja da Amazônia em Conflito com o Latifúndio e a Marginalização Social, assinada pelo bispo d. Pedro Casaldáliga, da Prelazia de São Félix do Xingu, no Estado do Mato Grosso.
A primeira tentativa governamental de enfrentamento do problema ocorreu entre 1985 e 1986, no governo de José Sarney (hoje senador pelo Amapá). Foi o antigo Ministério da Reforma e Desenvolvimento  Agrário (Mirad) que defendeu pela primeira vez a desapropriação de imóveis onde havia a prática de trabalho escravo.
A criação do Grupo Móvel de Fiscalização, que investiga denúncias de trabalho escravo na zona rural surgiu em 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Ainda sob o governo dele ocorreram aperfeiçoamentos na legislação, para coibir o trabalho escravo, e foram estreitados os laços com organizações internacionais que atuam na mesma direção.
Com a posse de Lula, em 2003, as ações do Grupo Móvel foram intensificadas. Enquanto em 2002 foram registradas 85 incursões dos fiscais na zona rural, no ano seguinte elas saltaram para 188. Em 2009 chegaram a 350.
Jornalista Roldão Arruda - Estadão


Confiança do Consumidor atinge recorde histórico

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getúlio Vargas, atingiu recorde histórico em abril. De acordo com a sondagem, o ICC avançou 4,9% entre março e abril de 2012, passando de 122,7 p. para 128,7 pontos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento do índice foi ainda maior, 8,9%.
No mês, tanto a avaliação do momento atual quanto as expectativas para o futuro apresentam melhora. O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 3,8%, ao passar de 142,7 p. para 148,1 pontos, alcançando o maior nível da série histórica. Já o Índice de Expectativas (IE) registrou aumento de 5,4%, ao passar de 112,2 p. para 118,3 pontos, apresentando o maior patamar desde dezembro de 2007.
O quesito que avalia a satisfação com a situação econômica local avançou 6,8% no mês, ao atingir 117,4 pontos, alcançando assim, o nível mais alto desde dezembro de 2010. A parcela daqueles que julgam como boa a economia local presente aumentou de 29,8% para 34% entre março e abril, enquanto que a proporção daqueles que avaliam como ruim passou de 17,6% para 14,2%.
Já o indicador que mede a expectativa dos consumidores sobre a situação econômica nos próximos seis meses foi o quesito que mais influenciou a alta do ICC no mês,  ao registrar crescimento de 8,3% e atingir 126,3 pontos – recorde da série. A parcela de consumidores que preveem melhora nos próximos meses aumentou de 30,4% para 37,5%, enquanto que a proporção dos que projetam piora diminuiu de 13,8% para 11,2%.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base em uma amostra com mais de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras e leva em consideração os seguintes quesitos: situação econômica do País, da família, o orçamento doméstico, grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor.
CDL Recife

Helicóptero da Polícia Civil cai em Goiás e mata oito pessoas


O helicóptero da Polícia Civil que estava à disposição para a reconstituição da chacina ocorrida em Doverlândia caiu a 25Km da cidade de Piranhas (310 km de Goiânia) no fim da tarde desta terça-feira (8), segundo a Secretaria de Segurança Pública e o Corpo de Bombeiros.
O órgão confirma que os delegados Jorge Moreira, Antônio Gonçalves, Osvalmir Carrasco, Vinícius da Silva, Bruno Carneiro, mais dois peritos, um deles identificado apenas como Vicente, além do suspeito da chacina, Aparecido Souza Alves, estavam a bordo. Segundo o Corpo de Bombeiros, houve explosão após a queda. Não há sobreviventes.
Portal 730

Bairro da Várzea recebe mutirão de serviços

A Prefeitura do Recife inicia nesta quarta-feira (9), a partir das 8h, diversos serviços de limpeza e manutenção que irão contemplar 12 logradouros do bairro da Várzea. O mutirão contará com 70 funcionários da Emlurb e prevê a execução de capinação, escovação e raspagem (nas vias pavimentadas) de linhas d’água, pintura de meio-fio e remoção de entulhos.

Serão utilizados cinco caminhões caçamba e uma pá carregadeira para auxiliar o transporte dos resíduos recolhidos. O investimento do trabalho é de aproximadamente R$ 20 mil e deve durar três dias. O objetivo da ação, que deve percorrer 6km, é atender as necessidades da comunidade, identificadas por meio de vistorias do corpo técnico da Emlurb, diminuindo os problemas ligados à limpeza e manutenção das vias.

“Estamos priorizando essas ruas para atender a necessidade da população. À medida em que outros bairros forem diagnosticados com a mesma necessidade, iremos promover ações semelhantes a esta”, pontuou o gerente de Fiscalização e Limpeza Urbana, Avelino Pontes.

Confira as vias beneficiadas: Mario Campelo, Isaac Buril, Bernardo Sayão, Divino Salvador, Santa Dorotéia, Santo Urbano, Belém de São Francisco, Major Rubens Vaz, avenidas Inácio de Barros Barreto, Eduardo Dubeux, Acadêmico Hélio Ramos e Professor Luiz Freire.


Prefeitura do Recife

Presidente da CBF garante Recife e Salvador na Copa das Confederações


A confirmação ainda não é oficial, mas, de acordo com o presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014, José Maria Marin, os moradores de Recife e Salvador já podem começar a comemorar. Após a reunião realizada nesta terça-feira em Zurique, entre governo federal, COL e Fifa, o dirigente garantiu a inclusão das cidades nordestinas como sedes da Copa das Confederações de 2013, que já tinha Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza e Brasília confirmadas.
Baianos e pernambucanos dependiam de garantias e evoluções no andamento das obras para serem incluídas na competição de 2013. Na Suíça, Marin afirmou que as pendências foram resolvidas e a situação está decidida:
- Tanto Recife quanto Salvador, eu não tenho dúvidas. Foram tomadas as providências, estive em Recife, houve mudanças, e não há dúvidas de que na Copa das Confederações estarão presentes. Acredito piamente nisso.
Já o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, optou pela precaução. Questionado sobre as definições a respeito da Copa das Confederações, ele disse que o anúncio deve ser feito no próximo fórum, que será realizado no Brasil, no fim de junho. Entretanto, rebateu afirmações de que o atraso nas obras seria um problema para Recife.
- Vamos resolver no próximo fórum, em seis semanas. Eu nunca disse que Recife estava atrasado. Da minha boca, ninguém ouviu isso.
A Copa das Confederações será realizada entre 15 e 30 de junho de 2013, e o sorteio dos grupos deverá acontecer no início de dezembro deste ano, em São Paulo. Brasil (país-sede), Espanha (campeã do mundo), Uruguai (campeão sul-americano), Japão (campeão asiático) e México (campeão da Concacaf) já estão classificados. Falta ainda a definição dos representantes da África, Europa e Oceania.
Portal Globo Esporte

Pernambuco vai abrir escritório na China

Nesta terça-feira (09), o governador Eduardo Campos reuniu-se com o embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney, e informou que o Governo do Estado vai abrir um escritório de representação na sede da Associação Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Pequim. 

O escritório deve iniciar as suas operações em 60 dias e será administrado pela AD Diper. "A relação custo-benefício do empreendimento vai valer a pena. Vamos investir cerca de R$ 6 mil/mês com a locação do espaço e o pagamento de funcionários", explicou o presidente da agência, Márcio Stefanni, que acompanha o governador Eduardo Campos na viagem de prospecção de novos negócios.

"A China hoje é o maior parceiro comercial do Brasil. Por isso, resolvemos 'vender' permanentemente nosso Estado aqui. O escritório vai focar a divulgação de setores considerados estratégicos para a nossa economia como a indústria automobilística, a produção de energia renovável e o setores de petróleo, gás e off shore", explicou Eduardo.

A balança comercial Brasil-China, que era de US$ 2,7 bilhões em 2000, pulou para US$ 77 bilhões no ano passado com as exportações brasileiras, superando em US$ 17 bilhões as importações.

CENTRO CULTURAL - Durante o encontro na Casa Brasil, Eduardo também informou ao diplomata que Pernambuco sediará o primeiro Instituto Confúcio do Nordeste. O Instituto é um centro de ensino da língua chinesa, de divulgação da cultura e de fomento ao intercâmbio cultural e acadêmico com o país asiático.

A Universidade de Pernambuco (UPE) já iniciou os entendimentos com a Embaixada da China no Brasil e aguarda a indicação da instituição chinesa de ensino que será parceira na iniciativa. Uma casa já está sendo preparada para receber o centro cultural, presente em mais de 90 países.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Compesa e Polícia lutam contra o furto de água no Sertão


A Compesa está realizando hoje (08), com o apoio das Polícias do Sertão (CIOSAC), Militar e Civil, uma operação para combater o furto de água nas adutoras que atendem 13 cidades no interior do Estado, especialmente no Sertão do Araripe, onde existem sérios problemas de abastecimento de água em consequência da estiagem. Após detectar queda de vazão na adutora, a Compesa decidiu adotar medidas enérgicas para coibir o furto de água.

Além das equipes técnicas da Compesa e dos policiais por terra, a ação contará com o apoio de um helicóptero, que está sobrevoando a região, para indicar as coordenadas de onde existem barreiros ou áreas verdes na paisagem árida, o que será um indicativo de ligações clandestinas ou mau uso da água nas ligações oficiais.

Os últimos detalhes da operação foram traçados durante uma reunião que foi realizada hoje, às 07h, no 8º Batalhão de Polícia de Salgueiro. Em seguida, as equipes seguiram para Orocó, cidade onde se inicia a Adutora do Oeste, que é um grande sistema integrado, com 724 Km de extensão, que atende 24 distritos em 13 municípios, além de povoados e  derivações rurais, nas zonas do Sertão do São Francisco e Sertão do Araripe, no Estado de Pernambuco.

O sobrevoo será o primeiro ato da operação. Após verificar as áreas verdes ou com barreiros, um técnico passará as informações para as equipes da Compesa em terra, que com o apoio das forças policiais, irão ao local indicado. Constatados os furtos, a polícia autuará os infratores em flagrante, que serão levados para a delegacia para registro de Boletim de Ocorrência. 

Já às ligações clandestinas serão imediatamente retiradas e aplicadas as penalidades cabíveis. Nos casos identificados de mau uso da água para irrigação em detrimento do abastecimento humano, os técnicos devem instalar o hidrômetro de imediato e orientar o usuário sobre a importância do uso da água com racionalidade.

De acordo com o diretor Regional do Sertão, Fernando Lôbo, é importante que a população entenda que o abastecimento humano é um caso de saúde pública. “Nossa prioridade é o atendimento dos centros urbanos e distritos com maior número de pessoas. Devemos lembrar sempre que o furto de água é crime. Não podemos permitir essas irregularidades quando a população das cidades atendidas pela Adutora do Oeste estão sofrendo com a falta de água”, afirma. A operação da Compesa não tem data para terminar.

Durante os próximos dois meses também será feito o recadastramento de todas as famílias ao longo da adutora, para instalar válvulas controladoras de vazão, que serão dimensionadas e ajustadas para garantir o bom funcionamento do sistema.

Imprensa Compesa