sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Fica, vai ter eclipse!



A chegada da lua cheia, nesta sexta-feira (10), será marcada por um fenômeno conhecido como eclipse penumbral. Ele poderá ser visto em todo o Brasil e em países da Ásia, Europa, África, do Oriente Médio e das Américas do Sul e do Norte.

O eclipse penumbral é um fenômeno astronômico que ocorre quando a lua entra na região da penumbra da Terra e resulta em uma variação do brilho da lua que dificilmente é notada.

A sombra projetada pela Terra tem duas partes denominadas umbra e penumbra. A umbra é uma região em que não há iluminação direta do Sol e a penumbra é uma região em que apenas parte da iluminação é bloqueada.


Em Brasília e nas demais cidades em que está em vigor o horário de verão, o fenômeno tem início previsto para as 20h34 (19h34 no Recife). A fase máxima do eclipse está prevista paras as 22h44 de hoje (21h44 no Recife).

Amanhã (11), será a vez de o cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdušáková passar relativamente próximo à Terra. Segundo o Observatório Astronômico de Lisboa, em Portugal, o cometa percorre uma órbita elítica de período curto, cruzando a órbita da Terra a cada 5,25 anos.

Desta vez, ele passará a uma distância de 12.431.583 quilômetros da Terra, ou seja, 32 vezes a distância da Terra à Lua. A passagem do cometa, no entanto, só poderá ser vista por meio de um telescópio.

De acordo com o observatório português, o cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdušáková foi descoberto em 5 de dezembro de 1948 por Minoru Honda. Posteriormente, foi detectado por Antonín Mrkos e Ludmila Pajdušáková em placas fotográficas, do Observatório Skalnate Pleso, na Eslováquia.


Portal Terra



Denúncias preveem pena máxima de 44 anos para Eike e 50 anos para Sérgio Cabral

O empresário Eike Batista foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro por duas acusações de corrupção ativa e duas de lavagem de dinheiro. Se considerado culpado, o empresário pode ser sentenciado a até 44 anos de prisão.

O MPF ofereceu denúncia na 7ª Vara Federal de Justiça também contra o ex-governador Sérgio Cabral e mais sete pessoas por corrupção e lavagem de dinheiro.

Cabral é denunciado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Somadas as penas de todas as acusações, o ex-governador pode ser sentenciado a até 50 anos de prisão, caso seja condenado à pena máxima por todos os crimes.

As denúncias referem-se a atos criminosos apurados pela Operação Eficiência e pela Operação Calicute, desmembramentos da atuação da Lava Jato no Rio.

Eike é acusado de ter pago US$ 16,5 milhões em propina para o ex-governador Sérgio Cabral e mais R$ 1 milhão através do escritório da mulher de Cabral, Adriana Ancelmo por uma prestação de serviços de advocacia fictícios.

Cabral e a mulher Adriana estão presos no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, zona Oeste do Rio, suspeitos de receberem mesadas milionárias de empreiteiras.


Estadão (SP)

Moreira Franco fica no ministério, mas sem foro privilegiado

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ) manteve nessa sexta-feira a nomeação de Moreira Franco para o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República , mas decidiu que ele não tem direito a foro privilegiado, informou o TRF.
A decisão do juiz federal Alcides Martins Ribeiro Filho derruba uma determinação da própria Justiça Federal do Rio de Janeiro, que na quinta-feira havia suspendido a nomeação de Moreira Franco para a pasta.

Ainda há uma liminar concedida por um juiz da 1ª Vara Federal do Amapá suspendendo a nomeação de Moreira Franco como ministro. E no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Celso de Mello analisa mandados de segurança que têm o mesmo objetivo.
Agência Reuters

Suape exporta garrafas para o México


O comércio do México está sendo abastecido com garrafas de vidro produzidas em solo pernambucano. A empresa Owens Illinois (O-I), líder no mercado de embalagens de vidro no mundo, está utilizando o Porto de Suape, no sul do Grande Recife, para exportar sua produção de garrafas para a indústria de bebidas não alcoólicas da região. Os embarques tiveram início em dezembro, quando os primeiros testes começaram no porto pernambucano, que ocupa a quinta posição no ranking nacional de movimentação geral de cargas, ao bater o recorde de 22,74 milhões de toneladas de cargas movimentadas, fechando 2016 com crescimento de quase 15% em relação ao ano anterior. Com o sucesso das operações da O-I, a empresa já contabiliza mais de 900 toneladas de vidros enviados em 50 contêineres para o Porto de Veracruz, maior porto marítimo do México. Esta operação tem saída periódica semana.
Os produtos são fabricados na planta instalada no Recife e as negociações para o início das exportações começaram ainda no segundo semestre do ano passado. De acordo com o gerente de Compras da Owens Illinois, Leonardo Nogueira Pinto, “a operação em Suape foi bastante tranquila e ocorreu da maneira que esperávamos. Tivemos o suporte da equipe comercial de Suape nas negociações em busca das melhores tarifas de frete internacional, fator preponderante para o sucesso da operação”.
“Queremos continuar essa parceria em 2017 e ampliar nossa atuação no mercado internacional por meio do aumento do volume exportado. O estado de Pernambuco é estratégico para os negócios da O-I e pensamos em utilizá-lo como hub para exportações”, afirma.
A localização estratégica de Suape mantém a ligação com mais de 160 portos em vários continentes, com linhas diretas para a Europa e América do Norte. Suape ainda possui serviços para o México com transit-time de 16 dias que atende o Porto de Veracruz.
Com 22 milhões de cargas movimentadas no ano passado, o Porto de Suape ficou atrás apenas os portos de Santos (SP), Itaguaí (RJ), Paranaguá (PR) e Rio Grande (RS) obtiveram resultado maior que Suape. As exportações de longo curso (para portos internacionais), aumentaram 84% em relação a 2015, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O total de produtos exportados somou 1,90 milhões de toneladas de cargas em 2016, contra 1,03 milhões de toneladas no ano anterior.
Ainda no cenário nacional, Suape se mantém na liderança na movimentação de cargas por cabotagem entre os portos públicos do País segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq. Num comparativo da última década, o Porto pernambucano evoluiu 450% neste tipo de movimentação, passando de 2,8 milhões de toneladas (2005) para 15,4 milhões de toneladas em 2016 de cargas transportadas entre os portos nacionais.
Em relação a 2015, os números alcançados subiram 16,1%. Os embarques somaram 5,7 milhões de toneladas de cargas, enquanto os desembarques, 9,7 milhões. As operações de desembarque de mercadorias para os centros de distribuição da Bosch e da Bic, instalados na região este ano, contribuíram para esse resultado. Os principais estados de origem foram Bahia, São Paulo e Rio Grande do Norte. Como destino, os principais estados foram Ceará e Amazonas.
Owens Illinois Brasil – A O-I está no Brasil desde 1917, por meio da marca Cisper, e hoje a companhia é comandada por Rildo Lima, presidente da empresa no País. A operação brasileira conta com 2.700 funcionários e três fábricas localizadas nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE), além de um escritório central na capital paulista e uma unidade de mineração em Descalvado, no interior do Estado.
No Brasil, a empresa tem como principais clientes Ambev, Heineken, Itaipava, Brasil Kirin, Cerpa, Therezópolis, Diageo, Campari, Coca-Cola, Nestlé, Heinz, Unilever, Sakura, Olé, Yakult, entre outras.

Portal Brasil 247

Urgente: acaba greve da PM no Espírito Santo

O governo do Espírito Santo chegou a um acordo com as entidades que representam os policiais miltares do estado. Se voltarem ao trabalho amanhã (11), às 7h, não haverá punições disciplinares. O governo não se comprometeu com reajustes, mas vai analisar o cronograma de promoções.

O Globo (Rio)


Crise de segurança no ES ameaça se estender a outros estados



A crise de segurança detonada no Espírito Santo por um protesto de famílias que bloqueiam os portões dos batalhões da Polícia Militar para pedir reajuste salarial à categoria, que não pode fazer greve, e que contabiliza mais de 120 mortes ameaça se estender a outras cidades do país, como o Rio de Janeiro, onde alguns policiais permaneceram aquartelados nesta sexta-feira.
Como ocorreu no Espírito Santo, dezenas de familiares de policiais militares se manifestaram em frente aos portões de vários quartéis do Rio de Janeiro e de Belém para pedir aumento salarial e melhorias das condições de trabalho.
Os protestos refletem a gravidade da crise econômica em vários estados, que inclui o atraso do pagamento de salários de funcionários públicos e congelamento de benefícios trabalhistas nos casos mais extremos.
No Rio, as manifestações tiveram início de madrugada em quartéis da Zona Norte, do Centro e do bairro de Campo Grande, na Zona Oeste, além de localidades da Baixada Fluminense.
Ao todo, 27 batalhões registraram protestos, embora só quatro tenham sido bloqueados, e 95% do efetivo trabalha normalmente, de acordo com um relatório da Polícia Militar.
Um porta-voz da Polícia Militar admitiu nesta sexta que a categoria está "insatisfeita", mas garantiu que haverá "diálogo" com o governo para se chegar a um acordo sem a necessidade de uma paralisação.
Em uma tentativa de conter a insatisfação dos policiais, o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, anunciou nesta semana um reajuste de até 10,22% para funcionários da Segurança e Educação.
Pezão, enfraquecido após o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RJ) pedir a cassação de seu mandato por abuso de poder econômico e político, é alvo de frequentes manifestações de servidores que reivindicam o pagamento de salários atrasados.
A possibilidade de uma paralisação da PM no Rio de Janeiro às vésperas do Carnaval poderia provocar um caos sem precedentes no estado, que declarou "calamidade financeira" em junho do ano passado.
Também houve protestos nesta sexta-feira em Belém, onde centenas de familiares de agentes se mobilizaram e bloquearam as saídas dos quartéis, embora sem a gravidade da situação criada no Espírito Santo, onde a greve que começou no último sábado deixou 121 mortos em circunstâncias violentas.
Os dez mil soldados da Polícia Militar do Espírito Santo recebem um salário bruto de R$ 2.642 e estão há três anos sem aumento.
A presença de mais de 1.200 membros da Força Nacional de Segurança e do Exército em Vitória e nas principais cidades do Estado não conteve a onda de violência, segundo o Sindicato de Policiais Civis do Espírito Santo (Sindipol).
Em meio à crise, e após não haver acordo em uma reunião com familiares dos agentes, o governo do Estado endureceu sua postura e indiciou 703 policiais pelo crime de revolta, cuja pena pode chegar a 20 anos de prisão.

Agência EFE

Homenagem ao Boi Camarás



O clima de carnaval já está no ar, prévias e mais prévias agitam todo o Estado de Pernambuco. E seguindo esta atmosfera de folia, o “Fusca Cultural” realiza no próximo sábado, 11 de fevereiro, a sétima cerimônia do Projeto, dessa vez no bairro do Alberto Maia – na Rua Getúlio Vargas (Próximo à Padaria Nossa Senhora do Carmo), a partir das 20h. O evento fará uma belíssima homenagem à agremiação carnavalesca, “Boi Camarás”.
               
Entre as atrações confirmadas, a agremiação “A Boneca do Boy” será responsável por realizar a apresentação de homenagem ao Boi. Além dela, a Orquestra 100% Camará; o Grupo Coco do Ilê e Grupo Percussivo Tambores do Ilê participaram da festa.

Na ocasião, o Grupo Coco do Ilê e Grupo Percussivo Tambores do Ilê farão uma apresentação conjunta, tocando e cantando os mais variados ritmos, como afoxé, coco, samba, ciranda, samba reggae, maracatu e manguebeat.

O Projeto Fusca Cultural, de maneira inclusiva, busca através dos seus eventos promover uma atenção toda especial às pessoas com deficiência e portadoras de necessidades especiais, além de estimular a participação das mesmas nas cerimônias – fazendo com que elas possam conhecer um pouco mais da cultura do município.

Como se sabe, o Projeto tem como objetivo realizar eventos visando agraciar grupos populares do município, promovendo, assim, um intercâmbio cultural, o resgate e a preservação da memória destas manifestações e das comunidades nas quais estão inseridas em Camaragibe.


Sobre o “Fusca Cultural”:

O Projeto conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura. Os eventos são realizados gratuitamente nas comunidades em que os grupos de cultura popular estão inseridos, oferecendo acessibilidade a todos, pois estão sendo realizados ao ar livre, em ruas de fácil acesso das localidades, proporcionando, assim, também, a formação de novas plateias, que ainda não conhecem o trabalho das agremiações.

Ao todo serão realizados oito eventos com frequência mensal. Em cada mês, um grupo de cultura popular será homenageado em sua própria comunidade. Para homenagear esta manifestação, outro grupo de cultura popular tradicional de outro bairro do município será convidado a se apresentar e entregar uma placa em reconhecimento à importância cultural da agremiação homenageada para a cidade.

O primeiro evento do Projeto “Fusca Cultural”, aconteceu no dia 20 de agosto, na Praça do Açude Timbi, em Timbi – onde os moradores da região e visitantes puderam acompanhar a belíssima homenagem feita a Agremiação Carnavalesca – “Boi Rubro-Negro” – também conhecida como “Boi de Dora”.

O segundo foi realizado no dia 10 de setembro, em Santa Mônica e homenageou a agremiação carnavalesca “Urso Mimoso”. Já o terceiro evento aconteceu no dia 08 de outubro no bairro de Santa Terezinha e fez homenagem a agremiação carnavalesca “A Boneca do Boy”.

O quarto evento, aconteceu no Centro de Camaragibe, no último dia 12 de novembro e o a grande homenageada da vez, foi a tradicionalíssima agremiação carnavalesca Bloco Lírico Amantes das Flores. Já no dia 10 de dezembro, o bairro de Céu Azul testemunhou a quinta cerimônia do Projeto, que homenageou o Maracatu Cambinda Dourada.

O sexto evento do “Fusca Cultural”, que aconteceu no último dia 14 de janeiro, ocorreu no Alto Santo Antônio e homenageou a “Tribo Tupy Guarani de Camaragibe”. A cerimônia, contou com apresentações do Grupo de Dança "As Ousadas", do Ponto de Cultura e Centro Comunitário “Vivendo e Aprendendo”, pela segunda vez consecutiva em uma realização do Projeto; da agremiação “Boi Rubro-Negro”; de uma Orquestra de Frevo; do “Grupo Coco Catucá” e do “Trio Pé de Serra Moinho D’Água”.




Serviço:

Data: 11/02/2017;
Hora: A partir das 20h;
Local: Alberto Maia - Rua Getúlio Vargas (Próximo à Padaria Nossa Senhora do Carmo);
Agremiação Homenageada: “Boi Camarás”;
Agremiação que irá se apresentar e homenagear o “Boi Camarás”: Bloco “A Boneca do Boy”;
Outras atrações: Orquestra 100% Camará, Grupo Coco do Ilê e Grupo Percussivo Tambores do Ilê – em apresentação única. 

Ações do Estado no Interior

Em visita ao Agreste Meridional, o governador Paulo Câmara entregou e anunciou, nesta sexta-feira (10.02), um conjunto de ações e obras que vão beneficiar cerca 14 mil habitantes da região nas áreas da agricultura, habitação, abastecimento de água e educação. Para o reforço da infraestrutura hídrica local, o gestor lançou edital de licitação para a implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Jupi (foto), a partir da cidade de Calçado, inaugurou o Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) em Sítio Mata do Roçadinho e autorizou o início das obras de mais um SSAA no povoado da Colônia. Foram entregues ainda títulos de propriedade a agricultores, além de investimentos nos Programas Quadra Viva, de Aquisição de Alimentos e Leite.

“É um desafio muito grande para qualquer governante poder levar o desenvolvimento para a população nesse momento de poucos recursos. É uma série de obras que a gente vai continuar fazendo, com parcerias bem feitas em prol dos pernambucanos”, ressaltou o governador Paulo Câmara, afirmando que a água é uma prioridade do Governo. “Estamos conversando com os prefeitos, com as lideranças políticas para ver onde é possível perfurar mais poços, levar mais sistemas simplificados, mais cisternas. Enfim, poder minimizar, da forma que for possível, esse grave desafio que é a seca no Nordeste brasileiro”, registrou.

Com investimentos de R$ 630 mil, a implantação do Sistema Adutor entre a cidade de Calçado e a Estação Elevatória da Barragem de Santa Rita, beneficiará 10,5 mil pessoas através do SAA de Jupi. A obra compreende a instauração de uma estação elevatória, com capacidade de recalcar a vazão de 10,00 l/s do reservatório de Calçado até a Elevatória do sistema Integrado Santa Rita, além da substituição de 1.800,00m da adutora existente em tubos PVC DN 100mm por tubulação em FoFo DN 150mm. O prazo para execução é de 90 dias após a emissão da ordem de início dos serviços.

Outro reforço na área será o início do funcionamento do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água em Sítio Mata do Roçadinho, zona rural do município. Com aporte de R$ 322 mil, o empreendimento vai atender 370 habitantes da comunidade. “O Governo tem atuado de forma ostensiva para que a água chegue à casa de todos os pernambucanos. Sabemos do desafio que é levar água para todos os cantos do Estado, mas o governador  Paulo Câmara tem se empenhado para aportar recursos e abastecer os municípios", salientou o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento e Água (Compesa), Roberto Tavares.

Além de inaugurar um SSAA, o governador assinou ainda a ordem de serviço para a implantação de outro sistema no povoado de Colônia, também da zona rural de Jupi, que receberá investimentos na ordem de R$ 1,1 milhão, beneficiando 1 mil pessoas. A conclusão está prevista para maio deste ano.

Para o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, o Governo de Pernambuco continuará empenhado em investir para atender as necessidades da população. “É sempre uma satisfação poder vir aos municípios e trazer ações que contribuam para o aumento da qualidade de vida da população. Esse é o nosso trabalho, e estamos empenhados em avançar cada vez mais nas políticas públicas que favoreçam o povo pernambucano, principalmente os mais vulneráveis”, disse.

Para benefício da população agrícola e de milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, foram assinados os termos de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea (PAA Alimentos) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite). Juntos, os programas receberão R$ 243 mil para a compra de 32 mil quilos de alimentos e distribuição diária de 200 litros de leite de vaca. Ao todo, duas mil pessoas serão beneficiadas com a oferta desses alimentos, além do incentivo gerado na produção e mão de obra local.

Emocionado, o prefeito Marcos Patriota disse se sentir realizado em poder atender demandas antigas da população. O gestor afirmou ainda que sem a parceria com o Estado, nada disso seria possível. “Eu quero agradecer a confiança do nosso governador e de toda sua equipe, que tem se mostrado sensível às nossas necessidades. E eu acredito que, em breve, teremos mais novidades. Vou trabalhar para isso”, salientou.

MORADIA – Ao lado do secretário Nilton Mota, o chefe do Executivo estadual entregou 26 títulos de propriedade aos agricultores rurais jupienses. As escrituras são gratuitas e devidamente registradas em cartório, garantindo a segurança jurídica aos agricultores e seus familiares, além de acesso a crédito e a políticas públicas. Em Pernambuco, foram emitidos 10 mil títulos de acesso à terra nos últimos dois anos. Ao todo, já foram investidos R$ 2,7 milhões.

EDUCAÇÃO – O governador aproveitou a oportunidade para assinar a ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva coberta na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Sebastião Tiago de Oliveira. Com previsão de conclusão de três meses, a obra faz parte do Programa Quadra Viva e está estimada em R$ 395 mil entre recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e do tesouro estadual. A intervenção vai beneficiar cerca de 584 estudantes matriculados nas modalidades de Ensino Médio e EJA Ensino Médio.

CANHOTINHO - Durante a solenidade, Paulo também comandou ato em benefício do município de Canhotinho. O chefe do Executivo estadual assinou Ordem de Serviço para a implementação de uma adutora da cidade, em um investimento de R$ 4 milhões. A intervenção beneficiará toda a população do município. "Também estou muito feliz de poder anunciar uma importante ação para Canhotinho. Entregar água, na situação complicada que estamos vivendo com essa crise hídrica, é levar as condições necessárias para que a população possa viver com mais qualidade", frisou o governador.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Amanhã tem Baile dos Amigos no Clube das Pás

O Clube das Pás promove o Baile dos Amigos, neste sábado (11), a partir das 21h, com show do cantor Walter Ventura. A Orquestra das Pás abre a noite.  Os ingressos custam R$ 20 (homem) e R$ 10 (mulher e meia-entrada), disponíveis na bilheteria da sede da entidade. O Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelos telefones (81) 97111-1649 e (81) 3242-7522. 

Cisam/UPE precisa de doação de leite humano e potes de vidro

A doação de leite humano é um ato de amor solidário e voluntário, imprescindível para a recuperação, com qualidade, dos bebês prematuros e em UTI’s. Um gesto de amor que pode salvar muitas vidas, protegendo contra doenças e diminuindo alergias. Diante da dificuldade no abastecimento do seu banco de leite, o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros da Universidade de Pernambuco (Cisam/UPE) convoca doadoras para ajudar os bebês que estão internados na unidade.

“O leite materno é essencial para a saúde neonatal, uma vez que ajuda a proteção contra doenças e favorece o crescimento. Também precisamos ressaltar que quem doa o leite materno, produz mais”, afirmou uma das coordenadoras do banco de leite do Cisam/UPE, a médica neonatologista da unidade, Igara Melcop.

O Cisam/UPE solicita também a doação de vidro de café solúvel com tampa de rosca para o seu banco de leite. Os recipientes serão utilizados na pasteurização de leite materno para os recém-nascidos prematuros da unidade de saúde.

As mães, internas ou externas, devem fazer um contato prévio para o preenchimento da ficha de cadastro e ter os exames pré-natal. Nesse contato ela receberá as orientações necessárias sobre a ordenha e o estoque adequado.

Quem quiser colaborar deve se dirigir ao Banco de Leite do Cisam/UPE, localizado na rua Visconde de Mamanguape, s/n, Encruzilhada, ou entrar em contato através do telefone: (81) 3182-7720. O atendimento é 24 horas.


Imprensa - Universidade de Pernambuco

Município de Panelas recebe obra emergencial de abastecimento de água


Apesar da seca não dar tréguas no Agreste do estado há seis anos consecutivos, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) tem trabalhado para buscar alternativas que diminuam os efeitos da estiagem prolongada e promovam a continuidade do abastecimento de água para a população da região. No município de  Panelas, por exemplo, situado a 142 quilômetros do Recife,  foi iniciada   uma obra emergencial  de  abastecimento de água  para atender a  cidade, que entrou em colapso na última segunda-feira (6). Sem chuvas na região,  a Barragem de São Sebastião, que tem a capacidade de acumular 250 mil metros cúbicos de água secou, não oferecendo mais condições para captação e atendimento à população.

Segundo o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo, os técnicos da companhia adotaram um criterioso planejamento   para  estender a vida útil do manancial. Foi implantado um regime de rodizio para controlar  a água disponível, o que garantiu  o abastecimento pela rede de distribuição até a última segunda-feira. “Sem chuvas regulares, a barragem não suportou. A partir da próxima segunda-feira (13), iremos disponibilizar  cinco  pontos de distribuição de água, as estações de abastecimento. Dependendo da demanda, podemos ampliar o atendimento”, explica o diretor. Ele acrescentou que não há, no momento, outra fonte hídrica para socorrer Panelas.

A  alternativa encontrada  pelo governador Paulo Câmara foi autorizar  a  Compesa a realizar uma obra  emergencial, fruto da parceria do Governo do Estado, Compesa e a Prefeitura do município. O projeto  tem um  orçamento de R$ 4 milhões, dos quais R$ 400 mil serão bancados pela prefeitura de Panelas, que está sendo  responsável pelos serviços de escavação, assentamento e reaterro de 11 quilômetros de adutora, que vai transportar água da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Cupira até a ETA Panelas.

O restante do investimento do projeto será feito pelo Governo do estado e Compesa e contemplará a ampliação da ETA Cupira, a construção de um reservatório na ETA Panelas, com capacidade para acumular 400 metros cúbicos de água, além de melhorias na rede de distribuição que será requalificada em alguns trechos, com objetivo de aumentar a confiabilidade e reduzir a ocorrência de vazamentos. A  Compesa   iniciará as outras etapas da obra  a partir da próxima semana. O prazo estimado pela Compesa  para  concluir todo projeto é de seis meses.

"Esse projeto é fundamental para que Panelas volte a receber água pela rede de distribuição. Por isso que o nosso planejamento é implantar, primeiro, a adutora para que ela passe a atender a população de Panelas com uma vazão de 15 litros por segundo de água tratada", complementa o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo,


Imprensa Compesa

APLs de Laticínios e Vitivinicultura terão Plano de Melhoria de Competitividade

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizou nesta quinta-feira (09/2) a primeira reunião de trabalho com os representantes das empresas Plena e Projetec, consórcio responsável pela elaboração do Plano de Melhoria da Competitividade (PMC) dos APLs de Laticínios e Vitivinicultura. O prazo para conclusão dos trabalhos será de quatro meses com a apresentação, por parte do consórcio vencedor da licitação, de diagnóstico, indicadores, linhas de base e ações voltadas para inovações nos setores econômicos envolvidos.

“O PMC, construído com a participação dos empresários e entidades representativa dos produtores locais, vai sugerir ações concretas e de impacto para os APLs de Laticínios, no Agreste, e Vitivinicultura, no Sertão do São Francisco”, explica Luciana Távora, diretora de Articulação da Secti e gestora do ProAPL. 

A secretária Lúcia Melo presidiu a reunião que contou com a participação do Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Pedro Arraes, do presidente do ITEP, Antônio Vaz, além dos gestores dos APLs de Garanhuns e Petrolina.

O Programa de Produção e Difusão de Inovações a Competividade dos Arranjos Produtivos Locais (ProAPL), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é executado pelo Governo do Estado através da Secti, em parceria com o SEBRAE-PE e o Sistema FIEPE.

Tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas envolvidas nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de Pernambuco por meio da inovação e do desenvolvimento de um modelo ambiental e socialmente sustentável. 

Imprensa SECTI - PE

Projeto propõe reutilizar efluente tratado para o cultivo de plantas ornamentais

Em Garanhuns, também conhecida como a 'cidade das flores', a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia um projeto de reuso de efluentes gerados pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para a produção de plantas ornamentais e espécies florestais. O trabalho, realizado com o apoio técnico da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vai avaliar o desenvolvimento das espécies que serão irrigadas com o efluente tratado, além de testar a viabilidade técnica e ambiental de produção vegetal diretamente no solo, sem causar nenhum tipo de impacto ambiental. A ideia é promover a urbanização e paisagismo na unidade operacional utilizando as espécies cultivadas na própria ETE Garanhuns.

De acordo com o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo dos Santos, o projeto-piloto poderá ser reproduzido em outras unidades da companhia. "A nossa ideia é desenvolver o paisagismo das unidades operacionais, buscando tornar esses espaços mais agradáveis para os nossos colaboradores e também para a população", explica o diretor, pontuando que, no momento atual de crise hídrica no estado, que se apresenta ainda mais severa na região Agreste, o projeto traz uma alternativa de economia de água, que seria utilizada na irrigação, por meio do reaproveitamento dos efluentes tratados na ETE.

Hoje, os efluentes produzidos na ETE Garanhuns, que realiza o tratamento do volume de esgoto produzido por 18 mil pessoas, são transportados e lançados no Rio Canhoto. "Parte dos nutrientes que as plantas necessitam também está presente nos efluentes tratados, assim é possível reduzir o uso de químicos no cultivo, e também evitar a poluição das águas e do solo. Os efluentes tratados pelas nossas unidades atendem todos os parâmetros exigidos pela legislação brasileira", informa a engenheira ambiental da Compesa, Luane Lins da Silva.

No último dia 30, foram realizados estudos topográficos e altimétricos da área que abrigará o projeto, bem como a delimitação do terreno - com 500 metros quadrados de área - e a coleta de solo para realização de ensaios físico-químicos e de fertilidade. Todas as análises serão realizadas nos laboratórios de Física do Solo e Fertilidade da UFRPE, campus Recife. Até o final do mês de março, o plantio deve ser iniciado. A Compesa já desenvolve projeto semelhante na ETE Caruaru, que faz o reuso dos efluentes para a produção de espécies florestais e agrícolas.

Imprensa Compesa

Jonas Esticado e outras atrações no "Não Acredito que te Beijei"

O Carnaval ainda nem começou, mas já tem bloco preparado pra prolongar a folia. É o caso da 12ª edição do Não Acredito que te Beijei, que acontece no dia 4 de março, a partir das 17h, no Clube Internacional do Recife. As atrações principais da festa são os cantores Dorgival Dantas e Jonas Esticado, além de Faringes da Paixão, Sheldon Férrer, Helton Lima e D’Breck. O evento contará com um Food Park, com variedade de lanches.

O Não Acredito que te Beijei começou em Casa Forte desfilando pelas ruas do bairro, mas desde 2012 se mudou para o Clube Internacional do Recife por conta das recomendações do Ministério Público. A iniciativa de realizar o bloco partiu há doze anos por um grupo de 14 amigos que não se contentaram com apenas os quatro dias de festa carnavalesca. Daí, então, surgiu a ideia de prolongar o Carnaval e, no mesmo ano, no primeiro sábado após a quarta-feira de cinzas, reuniram-se ao som de uma orquestra de frevo para dar continuidade à folia. Foi aí que nasceu o Não Acredito que te Beijei.

Os ingressos custam R$ 35 (pista) e R$ 80 (camarote). A venda está sendo realizada pelo site oficial do bloco http://naoacreditoquetebeijei.com.br/  e nas lojas VITABRASILNET, nos bairros da Jaqueira e de Boa Viagem. Mais informações pelo telefone (81) 99235-7955. 

Tem #OpenRua neste sábado



Mistura de ritimos, performances e projeções mapeadas marcam a primeira prévia de carnaval da Ai Meu Corassum + Som Na Rural #OpenRua que acontece neste sábado (11), a partir das 17h, no Recife. O evento que sempre conta com público generoso, ganhou novo local e desta vez, acontece na Rua Cais de Santa Rita (Rua entre os dois galpões desativados), totalmente free.

Para esta edição, os anfitriões e organizadores do evento Mozart Santos (DJ Mozaum) e o produtor cultural Roger de Rennor convidam para se apresentar em palco armado na Rural, os DJs, Allana Marques (Odara e Brega Naite), Sangue no Olho (Eu Me Vingo de Tu no Carnaval), Gerson Devéras (Brasília – DF) e a Banda Diabo Loiro que apresenta repertório com canções de Alceu Valença.

De graça e ao ar livre, esta é a terceira edição do #OpenRua, evento que tem como objetivo  levar música, dança e arte para lugares com pouca movimentação cultural na cidade.

A cenografia do evento será assinada pela Lixiki e contará com as projeções do VJ Radar.

Serviço:

Ai Meu Corassaum + Som Na Rural #OpenRua Baile de Carnaval

Apoio: Skol, Lixiki, Oficina Cabrón, Mansão do Amor, 3x4 Fotografía, Loba I Fotografía de Eventos

Dia 11/02, a partir das 17h, na Rua Cais de Santa Rita (Rua entre os galpões desativados)

Gratuito



Informações: (81) 97100.2001 / 9 8532.6635

Cesta básica cai pelo sexto mês consecutivo em PE

A pesquisa realizada pelo Procon-PE demonstrou que a cesta básica caiu pelo sexto mês consecutivo no estado. O município que houve maior redução foi no Cabo de Santo Agostinho, onde a cesta caiu 1,35%, passando de R$ 361,97 para R$ 357,09, no último mês de janeiro.

Os produtos que mais reduziram de preço foram: batata inglesa (36,31%); açúcar cristal (13,24%); ovos (6,77%) e o feijão mulatinho (5,1%). Na área de higiene pessoal  o único item que reduziu de valor foi  o creme dental (5,20%). Já no setor de limpeza doméstica todos os itens subiram de preço. A lã de aço subiu 20,95%; o sabão em pó, 7,69%; a água sanitária 5,92% e o sabão em barra 1,70%.

O valor da cesta básica compromete 39,31% do salário mínimo atualizado este ano em R$ 937. A pesquisa foi realizada em 23 estabelecimentos dos municípios de Recife, Olinda, Paulista e Abreu e Lima; 11 no Cabo de Santo Agostinho; 12 em Vitória de Santo Antão e 20 em Caruaru.

A análise dos preços é feita em 27 itens, entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal. A pesquisa toma como base a cesta básica mensal para uma família composta por quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças.


O consumidor que queira ter acesso a pesquisa basta enviar e-mail para: pesquisasproconpe@gmail.com.

Imprensa Procon-PE

Feijoada do Rossi presta homenagem ao Rei do Brega no Clube das Pás

O Clube das Pás se transforma num reduto do brega, no domingo (19), em homenagem ao aniversário de Reginaldo Rossi, que se estivesse vivo completaria 74 anos na terça (14). A casa promove a Feijoada do Rossi, que acontece a partir das 11h, com shows da Banda Rossi Original, Conde Só Brega e Didi da Paixão. A Orquestra das Pás abre a casa.

No repertório das apresentações, estarão os grandes clássicos que marcaram a carreira do Rei do Brega, como os hits autorais “Garçom”, “A raposa e as uvas”, “Ai, amor”, “Em plena lua de mel” e “Tenta esquecer” e as canções que ganharam fama na voz do cantor, como “Mom amour, meu bem, ma femme”, “Tô doidão” e “Deixa de banca”.

O ingresso individual custa R$ 20 (preço único). O Clube Carnavalesco Misto das Pás fica na Rua Odorico Mendes, nº 263 - Campo Grande, Recife. Mais informações pelos telefones (81) 98543-7595 e (81) 3242-7522

Compesa inicia fase de testes do Sistema Adutor do Pirangi

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou,  nesta sexta-feira (10), os testes do Sistema Adutor do Pirangi,  no município de Catende, na Mata Sul do estado. Pela primeira vez, a água passou pelo canal de captação do Rio Pirangi, na Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) 1. Nesse momento, a água segue por seis quilômetros até a Estação Elevatória de Água Bruta 2, também localizada em Catende. Se tudo ocorrer conforme planejamento feito pela Compesa, os testes continuarão na EEAB 2 para transportar água por mais 21 quilômetros até os poços de sucção da Barragem do Prata, em Bonito. A previsão é chegar água no Prata, pelo novo sistema, ainda neste domingo (12).

A fase de testes vai durar o tempo necessário para realizar os ajustes e correções na adutora do Pirangi, como a identificação de vazamento ou de alguma anormalidade que possa surgir, até que o sistema passe a operar plenamente. A engenharia vai regularizar a vazão da Barragem do Prata em 500 litros por segundo, possibilitando a segurança hídrica do manancial e beneficiará 800 mil pessoas nas cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha, Cumaru, Passira e Riacho das Almas.

"Esse é um momento muito feliz, para o Governo do Estado e a Compesa que fizeram um esforço conjunto para concluir essa primeira etapa estrutural da obra, e também para a sociedade que aguarda a chegada da água do Pirangi para o abastecimento de Caruaru e dessas outras cidades", informou o diretor Técnico de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza. De todas as obras realizadas pela companhia, a do Pirangi talvez tenha sido executada com maior velocidade e em tempo recorde. Foram investidos R$ 60 milhões no empreendimento por meio de um convênio assinado entre o Governo do Estado e a Compesa com o Banco Mundial.

A obra do Sistema Adutor do Pirangi ainda prevê duas etapas, que estão em andamento. Na segunda fase será feita a troca dos conjuntos de motobombas do Sistema do Prata, com o objetivo de levar mais água para Caruaru, reforçando as Estações de Tratamento de Água (ETA) Salgado e Petropólis. "Com o acréscimo de água do Rio Pirangi, a Compesa também prevê que, dentro de mais algum tempo, possa atender, por um dos trechos da Adutora do Agreste, as cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe", acrescenta Judas Tadeu de Souza, gerente de Obras Especiais da Compesa.

Imprensa Compesa

Pessoas com Síndrome de Down vão atuar como recepcionistas de eventos


“A sociedade sempre alega que as pessoas com Down são totalmente limitadas. Agora, estou dando a volta por cima e consigo provar que tenho condições de trabalhar”, declarou Micheli Souza, 42. Dedicada, ela esteve atenta a cada detalhe do curso “Recepcionistas de Eventos para Pessoas com síndrome de Down”, que reuniu mais 19 alunos. 

Essas conquistas são resultado da iniciativa pioneira no Estado, encabeçado pela D&A Consult, que vem capacitando essas pessoas gratuitamente. “Nossa intenção é estimular o desenvolvimento das capacidades pessoais de cada aluno e conscientizar a sociedade que eles são capazes de aprender e trabalhar e merecem ocupar um espaço no mercado de trabalho”, esclareceu a consultora Adriana Cavalcanti, sócia da D&A Consult e instrutora do curso. Segundo ela, a afetividade é um diferencial para os profissionais de eventos. "No treinamento, eles aperfeiçoam esses gestos para o recebimento, credenciamento e acolhida nas cerimônias", destaca Adriana. 

Ainda, segundo a consultora, a capacitação proporcionou a integração de todos os atores envolvidos na ação. “Para isso, a D&A Consult executa um treinamento diferenciado: aos participantes é oferecido o aprendizado de um novo ofício, que os torna habilitados para o ambiente corporativo. Em paralelo, os empresários são motivados a inserir os profissionais com síndrome de Down nas suas equipes, gerando oportunidades e e buscando a excelência da saúde da organização”.

É o caso da empresária Andréa Guerra. Otimista com a ação, ela anunciou uma contratação logo após o curso. “E não para por aí. Pretendo ampliar meu quadro de funcionários, concedendo novas oportunidades para essas pessoas”, adiantou. A iniciativa é da Secretaria de Turismo de Pernambuco.



Poços serão perfurados no Sertão do Moxotó

Já está em processo de licitação a obra para a perfuração de 16 poços profundos no município de Ibimirim, no Sertão do Moxotó, uma das alternativas encontradas pela a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para o enfrentamento dos efeitos da seca, que já perdura seis anos consecutivos no estado. O empreendimento vai dar continuidade à construção do Sistema Adutor dos Poços de Tupanatinga, formado por uma bateria de 20 poços - dos quais, quatro já foram perfurados - com capacidade de operar uma vazão de 200 litros de água por segundo. O volume é suficiente para atender a população de sete municípios situados no Agreste: Venturosa, Pedra, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas e Iati.

A obra será executada com recursos do Ministério da Integração Nacional, que vai destinar R$ 54 milhões para a perfuração dos poços, em média, com 300 metros de profundidade. Os poços irão extrair água do Aquífero Tacaratu, situado em Ibimirim e pertencente à Bacia Sedimentar do Jatobá. O projeto ainda contempla a construção de estrada de acesso, estações de bombeamento e uma adutora de cerca de 80 km de extensão, que vai interligar o Sistema Adutor dos Poços de Tupanatinga à Adutora do Agreste.

"Assim vamos conseguir antecipar o uso dos trechos de tubulações já assentadas da Adutora do Agreste, enquanto não chega água da Transposição do Rio São Francisco", informou Roberto Tavares. De acordo com o presidente, a expectativa é concluir o processo de licitação em dois meses, tendo em vista que tudo será feito dentro do modelo de RDC (pregão). A previsão é iniciar a obra no mês de abril e colocar o Sistema Adutor dos Poços de Tupanatinga para operar no prazo de 10 meses.

Com o Sistema Adutor dos Poços de Tupanatinga, a Compesa vai iniciar a operação de abastecimento de água em Iati, que possui 18.360 moradores - a cidade tem um sistema próprio de abastecimento administrado pelo próprio município. A obra também vai permitir retirar da situação de colapso e pré-colapso os outros seis municípios do Agreste. Águas Belas, com mais de 27 mil habitantes, está sendo abastecida somente por carros-pipa desde outubro do ano passado. Os municípios de Venturosa e Pedra entraram em colapso nos anos de 2012 e 2013, respectivamente. Juntas, as cidades somam uma população de 25 mil pessoas que são atendidas exclusivamente também por carros-pipa.

A Compesa deixou de captar água na Barragem de Mulungu, manancial responsável pelo fornecimento de água para Buíque, no ano de 2013. Para impedir o colapso do abastecimento na cidade, foi preciso buscar água nos poços do Vale do Catimbau que, hoje, só conseguem destinar 25% da água que os 25 mil moradores de Buíque necessitam. Por este motivo, a cidade convive com um calendário de cinco dias com água para 16 dias sem. As cidades de Itaíba e Tupanatinga são atendidas com água de poços do sistema antigo de Tupanatinga, localizados na Baixa Funda, em Ibimirim. Em Itaíba, é cumprido o calendário de quatro dias com água para 22 dias sem. Já para os 11 mil moradores de Tupanatinga é realizado o rodízio de quatro dias com água e quatro dias sem.

Imprensa Compesa

Cuidado com traumas e lesões no carnaval

Frevo, samba, maracatu, sobe e desce de ladeiras. O folião deve estar preparado, neste carnaval, para curtir a festa sem sofrer no dia seguinte. Para isso, tem que ficar ligado numa boa hidratação, em roupas leves, numa alimentação saudável e, também, em calçados confortáveis. Isso para não prejudicar os membros inferiores e a coluna.
         O ortopedista do Hospital Miguel Arraes, Francisco Couto, com 17 anos de experiência na área, alerta, primeiramente, para o tipo de calçado que será usado. O calçado ideal para quem vai pular em blocos de rua é um tênis confortável ou sapato sem salto. “Isso porque o tornozelo e o joelho é que suportam as sobrecargas do corpo, e são locais de frequentes lesões. Exagerar no carnaval, com saltos inadequados no sobe e desce de ladeiras ou no passo do frevo, por exemplo, pode causar instabilidade e provocar lesões dos ligamentos ou dos meniscos”, explica.
         Outro cuidado importante é com a coluna lombar. Passos de dança e alguns tipos de comidas e bebidas alcoólicas podem sobrecarregar essa região. A orientação é ficar atento aos movimentos bruscos durante o carnaval e preferir uma alimentação mais leve e saudável, que facilita a digestão, evitando infecções alimentares.
         Além disso, se você vai cair na folia, prepare seu corpo com uma programação prévia de exercícios, que pode incluir alongamento, aeróbica e musculação. Uma série de atividades bem executadas previne contra câimbras, lesões e inflamações, e ainda garante a alegria da festa.
Referência em Ortopedia e Traumatologia, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, conta hoje, em seus quadros, com cerca de 50 especialistas na área. Eles são responsáveis por casos de alta complexidade, envolvendo lesões, fraturas, distensões, rupturas e síndromes, entre outros. Neste período de carnaval, esses profissionais estão de plantão para atender foliões que costumam exagerar e, sem preparo físico, acabam tendo torções e fraturas de tornozelo, lesões no joelho e dores musculares.

Com informações da jornalista Iana Gouveia