sábado, 13 de março de 2021

Um ano depois, indústria ainda sofre com os impactos da pandemia

 

Diferentemente do que se imaginava há um ano, quando a pandemia chegou a Pernambuco, 2021 não começa nas condições em que se esperava, sobretudo porque, ainda existem incógnitas em relação ao controle da Covid-19 e, consequentemente, ao impacto disso no mercado ao longo deste ano. Para entender como está essa conjuntura, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) repete pesquisa com empresários e detecta cenário de muita fragilidade.

Dados do levantamento revelam que 37,3% deles ainda vão sofrer com queda de faturamento e outros 48,5% vão se manter estagnados, enquanto apenas 14,2% acreditam numa recuperação em curto prazo. Para os industriais, a recuperação só virá com adoção de medidas como a vacinação em massa, a aprovação da reforma tributária, os programas de recuperação fiscal em níveis federal e estadual e as políticas de fortalecimento do setor industrial, por ordem de prioridade.

Todas essas prioridades recaem na manutenção dos postos de trabalho. Dos empresários entrevistados, quase a metade (46,27%) precisou fazer demissões para manter seus negócios funcionando e 67,2% deles ainda não conseguiram recontratar novos funcionários. “Para estancar essa desocupação e voltar a gerar empregos é muito importante a retomada do programa de suspensão ou redução de carga horária e de salários com auxílio complementar do governo federal”, disse o gerente de Relações Industriais da FIEPE, Maurício Laranjeira.

Entre os tópicos questionados pela Federação, está a satisfação dos empresários quanto às gestões públicas federal e estadual no enfrentamento dos impactos causados pela Covid-19 no Brasil e em Pernambuco. Segundo a pesquisa, 61,6% consideram a atuação do governo estadual péssimo ou ruim, outros 31,6% julgaram como regular e pouco menos de 7% avaliaram como boa ou ótima.

Com relação ao governo federal, avaliaram como ruim ou péssima 24,5% dos entrevistados, como regular 36% e como boa ou ótima outros 39,3%. Os números mais positivos do governo federal estão diretamente ligados a medidas como redução da jornada de trabalho e salários, o auxílio emergencial para a população e a suspensão dos contratos de trabalho, apontados na pesquisa como as medidas mais eficazes para as empresas.

O crédito, que foi um dos principais obstáculos enfrentados pelos empresários nas primeiras pesquisas, deixa de figurar como principal problema para 63,4% dos empresários que conseguiram algum tipo de financiamento, em sua maioria (57,3%), com os bancos públicos. “A maioria das empresas que buscou crédito conseguiu ter acesso ao valor solicitado ou à parte dele. No entanto, ainda existem muitas empresas que não conseguiram por esbarrarem em algumas burocracias, que talvez possam ser solucionadas com programas de recuperação fiscal – REFIS estadual e federal. Esses programas podem deixar as empresas aptas a buscarem crédito mais barato e com taxas de juros menores.”, destacou o economista da FIEPE, Cézar Andrade.

A maior aflição dos empresários hoje está relacionada à dificuldade de encontrar os insumos para a produção. “Esse fato fica evidente, por exemplo, no caso do plástico e da celulose, que integram embalagens de diversos produtos da indústria de transformação, e dos insumos para a construção civil. Tanto que 70% deles ainda estão sofrendo com a escassez de matéria-prima e alta nos preços, que, para 24,4%, dos empresários já ultrapassa 60% de aumento” explica Laranjeira.

Lockdown - Já sobre a possibilidade de um novo fechamento geral, a grande maioria dos empresários se mostrou ainda extremamente preocupada com os impactos econômicos. “Mais de 65% dos empresários tiveram queda no seu faturamento e 47% deles precisaram demitir funcionários nesse período. Um cenário crítico que não pode ficar pior. O setor privado não tem lastro para suportar essa queda no consumo com uma nova paralisação total”, alerta o presidente da FIEPE, Ricardo Essinger.

lmprensa FlEPE

Festival Virtuosi estrela nesta terça(16) com programação gratuita

 

Abrindo a programação do Festival Virtuosi, estreia nesta terça-feira (16) Virtuosi Diálogos Virtuais, projeto do festival que traz uma série de debates, que exploram os temas “Falando de música a partir do Som e Elementos do Discurso Musical”, “Traçando a evolução da Música a partir da História e Estética Musical” e “Como ouvimos Música hoje? Desafios da escuta e compreensão no século XXI”. As inscrições são completamente gratuitas e podem ser feitas através do www.virtuosi.com.br. Os debates ocorrem até a quarta-feira (18), sempre das 19h às 21h, ao vivo, sob o comando do Professor Sergio Barza.

Graduado em Música-Licenciatura pela UFPE, Sergio Barza é professor do Conservatório Pernambucano de Música, ministrando as cadeiras de Análise Musical, Harmonia, Prática Interpretativa, História da Música e História da Música Popular Internacional. Sérgio também foi regente de diversos grupos ligados ao Conservatório Pernambucano de Música e regeu diversas vezes, como convidado, a Orquestra Sinfônica do Recife e o Grupo de Percussão do Nordeste. Atualmente é o regente da Orquestra de Rock do CPM.

A programação abre na terça-feira (16), com a roda de conversa online Falando de Música a partir do Som e dos Elementos do Discurso Musical, que abordará a compreensão da música através de elementos formadores do discurso musical, sejam eles sonoros, formais ou temporais.

Na quarta-feira (17) é a vez de lançar luz sobre a evolução da música, a partir de elementos estéticos e sonoros de cada período, com a palestra, Traçando a Evolução da Música a partir da História e da Estética Musical.

O Virtuosi Diálogos encerra na quinta-feira (18), com o debate Como ouvimos Música hoje? Desafios da escuta e compreensão no Século XXI, que discutirá sobre técnica, atenção e entendimento.


SERVIÇO:
VIRTUOSI DIÁLOGOS ESTREIA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA
De terça (16) à quinta-feira (17), das 19h às 21h
Gratuito
Apresentação: Lei Aldir Blanc, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco; Prefeitura do Recife
Incentivo: pelo Sistema de Incentivo à cultura, da Prefeitura Municipal do Recife
Patrocínio: STN , Excelsior Seguros, Uninassau
Produção: CODA
Realização: Virtuosi, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Informações: 3203 6023

Em quatro dias, rede de assistência em Pernambuco ganha mais 80 leitos de UTI

 

No esforço para ampliar a rede de assistência para os casos suspeitos e confirmados da Covid-19, o Governo de Pernambuco ampliou, desde a última segunda-feira (08.03), a rede de terapia intensiva em mais 80 leitos, distribuídos na Região Metropolitana do Recife e no Sertão. Entre as vagas, 10 de UTI foram contratadas com o Hospital Promate, unidade privada localizada em Juazeiro, na Bahia. Além disso, para fazer cumprir as novas medidas sanitárias que buscam frear a propagação do novo coronavírus, as forças de segurança pública de Pernambuco estão em esforço concentrado há duas semanas. Nesse período, foram realizadas 36.096 intervenções, entre orientações, fiscalizações, abordagens de motoristas em veículos e ações nas praias.

Os leitos de UTI foram abertos nos hospitais Eduardo Campos da Pessoa Idosa (10), Otávio de Freitas (10), Real Hospital Português (8), no Recife; Tricentenário (20, sendo que 17 já foram abertos hoje e três serão ativados até o final do dia), em Olinda; Memorial Guararapes (10), em Jaboatão dos Guararapes; Fernando Bezerra (2), em Ouricuri; Santa Maria (10), em Araripina; e os 10 do Promate. Nesta quinta-feira (11.03), a rede estadual já soma 2.192 leitos, sendo 1.151 de UTI.

“Trabalhamos diariamente para minimizar os impactos da pandemia e salvar vidas. O Governo de Pernambuco está abrindo leitos numa velocidade nunca antes vista. Já são mais de 1.150 vagas de UTI em todo o Estado e até mesmo fora dele. A perspectiva é que possamos fechar a semana com mais 180 novos leitos de terapia intensiva efetivamente abertos”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, durante coletiva de imprensa online do Governo de Pernambuco, nesta quinta-feira.

De acordo com Longo, até o final desta semana ainda há a expectativa de abrir mais 100 leitos de terapia intensiva nos hospitais de referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem (20), Evangélico (10), Eduardo Campos da Pessoa Idosa (10), Otávio de Freitas (10); Cesac Prado (20) e Real Hospital Português (2), no Recife; Mestre Vitalino (10), em Caruaru; e Hospital Universitário de Petrolina (8).

Além das vagas de terapia intensiva, nesta semana também foram abertos 15 leitos de enfermaria nos hospitais Geral de Areias (10), no Recife; e Regional Fernandes Salsa (5), em Limoeiro. Nos próximos dias, ainda serão colocados em funcionamento mais 67 leitos nos hospitais de referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem (10) e Cesac Prado (20), no Recife; Jaboatão Prazeres (12), em Jaboatão dos Guararapes; Belarmino Correia (15), em Goiana; e São Sebastião (10), em Caruaru.

Durante a coletiva, o secretário André Longo ressaltou que, apesar do grande esforço do Governo de Pernambuco com a abertura de leitos, as medidas de proteção continuam fundamentais para salvar vidas. “O vírus também está com uma aceleração recorde, que pode tornar-se, a qualquer momento, superior à nossa capacidade de abrir leitos. Por isso, meu recado é que ou todos cooperam, ou vai faltar leito para quem precisa, o que vai provocar a perda de vidas. O reforço no uso correto da máscara, na lavagem das mãos e no distanciamento social é uma questão de proteção e de respeito à vida. A pandemia, infelizmente, ainda não acabou e os próximos dias tendem a ser muito graves. Por isso, neste momento, cada atitude vai contar para conseguirmos salvar mais vidas”, ressaltou.

Segurança – Das 36.096 intervenções realizadas pelas forças de segurança do Estado na Operação Convivência – que fiscaliza o cumprimento das regras sanitárias – 16.670 intervenções ocorreram na Região Metropolitana do Recife, excetuando-se a orla, e outras 17.097 aconteceram nos municípios do Interior. Além disso, no último fim de semana (dias 6 e 7 de março), houve reforço nas praias do Litoral Norte ao Sul, totalizando 2.329 intervenções.

O reforço total de 3.400 profissionais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Civil e da Polícia Científica continua, em parceria com órgãos municipais, Vigilância Sanitária e Procon. A Operação Convivência está fiscalizando estabelecimentos e pessoas para que sejam respeitados os horários de restrição a atividades não essenciais. Até o próximo dia 17 de março, essas atividades estão proibidas entre as 20h e as 5h do dia seguinte, nos dias úteis. No próximo sábado e no domingo, a proibição permanece durante o dia inteiro, até as 5h de segunda-feira.

Quem insiste em descumprir essas determinações está sujeito a ser conduzido a uma Delegacia de Polícia Civil e responder por crime de infração de medida sanitária, que prevê detenção de um mês a um ano, além de multa. Somente nas duas últimas semanas, a Operação Convivência levou 67 pessoas a serem autuadas em todo o Estado.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

Moscas Volantes: como tratar aqueles pontinhos que incomodam a visão

 

Em formato de filamentos, cobrinhas, círculos ou mesmo teias de aranha, as moscas volantes são pequenos pontos escuros na visão, que parecem se mexer na frente dos olhos, sendo mais facilmente percebidos durante a leitura, quando se olha fixamente para um ponto branco ou na direção da luz. “As moscas volantes têm vários formatos e, embora não interfiram na visão, precisam de um cuidado especial, pois podem ser perigosas em casos mais severos”, explica o oftalmologista Marcelo Valença (foto), especialista em Retina e Vítreo, no Instituto de Olhos do Recife (IOR).

A maior parte das vezes, essa condição não é grave. Entretanto, quando as moscas volantes aparecem é importante consultar o oftalmologista. “Só por precaução, o paciente deve marcar uma consulta, pois essas opacidades aparecem quando o vítreo, o líquido interno do nosso olho, se solta da retina, podendo em algumas ocasiões provocar ruptura na mesma”, recomenda o médico.

Quando as moscas volantes são decorrentes de rupturas na retina, essa estrutura do olho deve ser selada com laser. “Esse procedimento evita que a condição provoque o descolamento da retina, o que é mais grave e pode ocasionar a cegueira”, esclarece o doutor Marcelo.

Não existe tratamento indicado para diminuir os sintomas. “Se as moscas volantes não se relacionarem a um problema sério, como rupturas na retina, não é necessário tratá-las, pois com o passar do tempo elas tendem a diminuir, embora não desapareçam por completo”, comenta.

SINTOMAS - As moscas volantes são mais comuns em pessoas acima de 45 anos ou que já se submeteram à cirurgia de catarata ou a tratamento YAG Laser e, ainda, naquelas que sofreram inflamação do olho. “As moscas volantes não são manchas pretas fixas, elas são móveis, se deslocam no olho. Se o paciente avistar uma mancha fixa na visão, isso pode indicar um descolamento de retina ou outra causa mais grave”, alerta o oftalmologista do IOR.

Por isso, a consulta médica é de extrema importância, assim que os primeiros sintomas aparecerem. “É necessário ir ao oftalmologista quando as moscas volantes surgirem pela primeira vez, descartando, dessa forma, a presença de rasgões na retina. Ou então, quando houver aumento da intensidade das moscas já existentes ou quando estas vierem acompanhadas de flashes de luz ou sensação de cortina na visão”, recomenda o doutor Marcelo.

No entanto, se as moscas volantes permanecem de uma forma intensa na visão, tornando impraticável o convívio do paciente com elas, é possível fazer uma vitrectomia, que é uma cirurgia para sanar o problema definitivamente. “Porém, só recorremos a essa solução em último caso”, finaliza o médico.

Serviço:
Dr. Marcelo Valença
Especialidade: Retina e Vítreo
Instituto de Olhos do Recife
Fone: (81) 2122.5500
Marcação de consultas WA: (81) 99841.4446 / 4447






Cartão VEM Comum é distribuído gratuitamente no TI CDU

 

A distribuição gratuita do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum está acontecendo no TI CDU desde o início deste mês de março. Basta procurar a equipe dentro do terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe seu cartão. A recarga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no mesmo momento do cadastro sem o pagamento de taxa.

Apenas com o cartão VEM, o passageiro pode realizar a integração temporal. A partir do próximo dia 20, o TI CDU também passará a operar com integração temporal. Atualmente, dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, treze já funcionam com esse sistema (Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco e Tancredo Neves).

Na prática, no tempo de até 2h, no mesmo sentido da viagem, é possível trocar de modal de transporte (ônibus ou metrô) com o pagamento de apenas uma tarifa. Caso ocorra o desconto de uma nova tarifa antes das 2h máximas em cada sentido da viagem, os passageiros devem procurar a Urbana-PE, órgão responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica. O telefone de contato é o 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM para checagem. Confirmada a cobrança indevida, o valor será creditado no cartão VEM do usuário.

A bilhetagem eletrônica agiliza o embarque nos ônibus, além de mapear o trajeto dos passageiros. Isso ajuda na programação da operação para melhor atender o usuário do transporte público. Também impede a entrada irregular de passageiros.

Em caso de dúvidas ou para enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

lmprensa Grande Recife

Procon Recife realiza ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor

 

A Prefeitura do Recife, por meio do Procon municipal, vai realizar uma série de ações especiais em alusão à Semana do Consumidor a partir da próxima segunda-feira (15), quando é celebrado também o Dia Mundial do Consumidor. Equipes do órgão estarão em localidades estratégicas da capital pernambucana para compartilhar materiais educativos sobre os direitos do consumidor, tirar dúvidas do público e também contribuir a favor de políticas públicas em combate à pandemia da covid-19, distribuindo máscaras à população. A ação acontece ao longo da semana em diversos pontos da cidade.

As cartilhas informam cidadãos e cidadãs sobre os seus direitos, esclarecem problemas recorrentes nas relações de consumo no dia a dia das pessoas, reforçam a importância de um consumo consciente e atentam sobre práticas abusivas que ganham força neste período de Semana do Consumidor, quando criminosos costumam usar a criatividade para enganarem as suas vítimas.

"Além de ajudar no combate à covid-19, o foco da ação promovida pelo Procon Recife é educar e orientar consumidores e também fornecedores sobre a legislação que regulamenta as relações de consumo. Para isso, contamos com um material com linguagem bastante acessível a fim de multiplicar o conhecimento sobre os direitos do consumidor entre a população recifense", destaca o secretário Executivo do Procon Recife,Pablo Bismack. As máscaras são fruto de uma parceria com a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional. Desde o início da pandemia, diversas Secretarias foram responsáveis pela distribuição de mais de 950 mil máscaras para a população.

A ação inicia às 7h da segunda-feira (15) no Parque da Jaqueira e continua no Marco Zero, no bairro do Recife, às 11h. Em seguida, desloca-se para a Dantas Barreto (15h) e para o Shopping Boa Vista (17h). Já na terça-feira (16), o trabalho será realizado no Aeroporto Internacional dos Guararapes a partir das 9h, segue para o Shopping Recife (11h), para a Praia de Boa Viagem (16h) e é finalizado no Parque Dona Lindu (18h).

Pablo Bismack ainda participará de uma live no Instagram do órgão (@proconpe), às 19h da quarta-feira (17), a fim de esclarecer dúvidas dos consumidores, que poderão ser deixadas em espaço aberto na mesma rede a partir da segunda-feira (15).

As ações de panfletagem e distribuição de máscaras serão retomadas só na quinta-feira (18), com a equipe do Procon instalada na Praça do Derby (8h), Parque da Macaxeira (10h) e Sítio da Trindade (15h). Na sexta (19) e no sábado (20), o órgão municipal cumprirá agenda de fiscalizações pelo Recife, encerrando as suas ações da Semana do Consumidor. O Procon Recife pode ser acionado pelo número 0800 281 1311, pelos emails procon@recife.pe.gov.br (dúvidas), denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br (denúncias) e pelo site procon.recife.pe.gov.br, para reclamações e agendamentos presenciais.


PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (15)- Panfletagem e distribuição de máscaras:
7h -Parque da Jaqueira
11h- Marco Zero, bairro do Recife
15h- Dantas Barreto
17h- Shopping Boa Vista

Terça-feira(16)- Panfletagem e distribuição de máscaras:
9h - Aeroporto Internacional dos Guararapes
11h- Shopping Recife
16h- Praia de Boa Viagem
18h Parque Dona Lindu

Quarta-feira (17) - Live no Instagram do Procon Recife
19h- Live no Instagram do Procon Recife @proconpe com o secretário-executivo, Pablo Bismack

Quinta-feira (18)- Panfletagem e distribuição de máscaras:
8h- Praça do Derby
10h- Parque da Macaxeira
15h - Sítio da Trindade

Sexta(19) e Sábado(20)- Fiscalizações no Recife

lmprensa Recife

IPA lança cartilha com orientações sobre selo arte para derivados do leite

A Extensão Rural do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) produziu e disponibiliza uma cartilha sobre o selo arte para derivados do leite. É mais uma publicação da série Juntos na Construção do Conhecimento. A produção tem como objetivo informar aos produtores sobre como obter o Selo Arte, que permite a comercialização do doce de leite, da manteiga de garrafa, do queijo manteiga e do queijo coalho, dentro do território nacional, desde que a produção seja feita obedecendo às boas práticas agropecuárias e de fabricação.

Para legalizar a venda de produtos de origem animal, feitos de forma artesanal, foram publicadas várias leis e portarias até que se conseguiu chegar a um senso comum com a Instrução Normativa nº 73 de 23 de dezembro de 2019, que regulamentou as Boas Práticas Agropecuárias destinadas aos produtores rurais fornecedores de leite para a fabricação de produtos lácteos artesanais, necessárias à concessão do selo arte.

O IPA, além de capacitar os produtores, emite o Laudo de Aptidão ao Selo Arte. O diretor de Extensão Rural, Luís dos Anjos, destacou os trabalhos de cooperação do IPA junto aos agricultores familiares. “É importante a divulgação nas redes sociais, nas organizações que atuam nos municípios, e principalmente para grupos de agricultores e agricultoras com interesse na temática”, disse.

O texto foi produzido por Neyse Cibelle, Médica Veterinária do Departamento de Assistência Técnica, a ilustração é de Maviael Fonseca de Castro (@maviaelfonseca) e de Suzana Serafim do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural – DEAT.

lmprensa lPA







Programa Balcão de Direitos passa a atender em novo horário

 

A Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH) informa que o horário de atendimento do posto fixo do Programa Balcão de Direitos passa a ser das 9h às 14h, de segunda-feira a sexta-feira. A redução tem como medida de resguardar a população em geral e, sobretudo, aqueles que integram os grupos de risco, evitando aglomerações e a saída das pessoas de suas residências.

Além disso, a SEDH reforça que, em caso de dúvidas sobre qualquer serviço, os interessados entrem em contato com o programa pelos telefones (81) 9.9488-2311 ou 3182-7641. O Balcão realiza atendimentos para segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, também oferta serviços para averbação do óbito e do divórcio na certidão (devendo o interessado, neste último caso, estar de posse da sentença homologatória), suprimento de registro e registro tardio.


Programa Balcão de Direitos:
Endereço: Rua Djalma Farias, 250, Torreão
Horário Funcionamento: 9h às 14h
Contato: (81) 9.9488-2311 ou 3182-7641

lmprensa SEDH PE

Pernambuco faz balanço das ações do primeiro ano de enfrentamento à Covid-19

 

Um ano após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Pernambuco, o governador Paulo Câmara realizou, nesta sexta-feira (12.03), um balanço das ações emergenciais implementadas pelo Governo do Estado em diferentes setores, nos últimos doze meses. Em pronunciamento, o gestor reiterou que o Brasil vive o pior momento da pandemia, com um aumento expressivo no número de novos casos e de óbitos, e alertou que agora, mais do que nunca, é preciso renovar as energias para enfrentar esse desafio.

“A nossa luta, infelizmente, ainda está longe de chegar ao fim. O esforço maior dos que fazem o Governo do Estado é garantir vacina para todos os pernambucanos e pernambucanas. Já distribuímos mais de 800 mil doses, o que ainda é muito pouco. Não vamos descansar enquanto não alcançarmos o índice de imunização que dê segurança à toda população”, enfatizou Paulo Câmara, que se solidarizou com as famílias que perderam entes queridos. “Já são mais de 11 mil mortos por Covid-19 em Pernambuco. Mais do que nunca, o fundamental agora é reforçar os cuidados: usar máscaras, manter as mãos higienizadas e, principalmente, cumprir as medidas restritivas”, disse.

O governador destacou o reforço promovido na infraestrutura de saúde do Estado, inclusive com a abertura antecipada do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, para reforçar o atendimento no Sertão. “Com muito esforço, conseguimos montar a segunda maior rede pública hospitalar do país para pacientes do novo coronavírus. Temos, atualmente, mais de dois mil leitos, sendo mais da metade deles de UTI, distribuídos do litoral ao Sertão, em todas as regiões do Estado. Inclusive em cidades que nunca contaram com leitos de UTI”, afirmou.

Paulo Câmara lembrou ainda a compra de insumos, equipamentos de proteção individual e respiradores. Ao todo, Pernambuco adquiriu até agora, no mercado nacional e internacional, 594 respiradores, além de mais de 45 milhões de unidades de EPIs para os trabalhadores da linha de frente. Nos últimos doze meses, o Governo de Pernambuco também ampliou o quadro de profissionais de saúde, nomeando mais de três mil profissionais aprovados em concurso público para os serviços diretamente ligados à Secretaria Estadual de Saúde. Foram chamados, ainda, mais de seis mil profissionais aprovados em seleções simplificadas. Com isso, já são mais de nove mil novos trabalhadores convocados para reforçar os serviços de enfrentamento à pandemia.

Buscando oferecer à população orientação e assistência médica e psicológica também por meio virtual foi criado, em parceria com a Prefeitura do Recife, o aplicativo Atende em Casa. O serviço está disponível para 178 municípios que aderiram ao sistema. Isso significa 96% de todo o território do Estado, e 98,5% da população. O aplicativo conta, atualmente, com 198 mil pessoas cadastradas. E para minimizar o isolamento exigido aos pacientes com Covid-19, as unidades de saúde estaduais receberam tablets com conexão à internet para possibilitar o contato entre pacientes e familiares por videoconferência. A plataforma, nomeada Visita.com, já promoveu mais de 25 mil encontros virtuais.

“Lançamos ainda o Remédio em Casa, serviço que proporcionou mais comodidade a oito grupos prioritários de pacientes cadastrados na Farmácia de Pernambuco, que receberam os medicamentos em suas residências. Essa iniciativa já beneficiou 11 mil pessoas. O Investimento do Governo de Pernambuco nesse novo serviço é da ordem de R$ 1,1 milhão por ano”, informou Paulo Câmara.

Economia – Ao longo deste último ano, o Governo de Pernambuco buscou diversas formas de incentivar o empreendedorismo. Entre elas, a diminuição dos juros mensais do Programa Crédito Popular, que baixou de 1,49% para 0,99% ao mês, além da ampliação da carência para quatro meses. Já o valor do financiamento aumentou de R$ 3 mil para R$ 4 mil. O programa beneficiou mais de oito mil pessoas durante a pandemia. Além disso, pelo segundo ano consecutivo o Estado garantiu o pagamento do 13º do Bolsa Família em Pernambuco. Com essa medida, só neste ano cerca de 154 milhões de reais serão injetados na economia local. Também foram distribuídas 18 toneladas de alimentos e 78 mil itens de limpeza para a população mais vulnerável.

Educação e Cultura – Para garantir a continuidade das aulas na rede pública estadual, foram investidos R$ 23 milhões no programa Conecta Aí, que disponibiliza dados de internet aos alunos, garantindo seu acesso ao conteúdo didático das plataformas digitais. A iniciativa beneficiou diretamente mais de 30 mil professores da educação básica e mais de 500 mil alunos. Com a suspensão das atividades presenciais, os estudantes de todo o Estado passaram a contar também com videoaulas, veiculadas na internet por meio da plataforma EducaPE, e em canais de televisão parceiros.

“Como sabemos que muitos alunos também dependem da merenda, criamos o Cartão Alimentação Escolar. Ao todo, 322 mil meninos e meninas foram beneficiados com depósitos mensais de R$ 50 para ajudar na compra de alimentos. Só em 2020, foram investidos nesse benefício mais de 100 milhões de reais”, detalhou Paulo Câmara.

Em relação ao setor cultural, um dos mais prejudicados com a pandemia, o governador ressaltou que, desde os primeiros dias do enfrentamento à Covid-19 várias ações foram realizadas para atenuar os impactos. “Temos uma cadeia produtiva multidiversificada, que inclui artistas, grupos, técnicos, pesquisadores, instituições culturais. Entre 2020 e 2021, estão sendo investidos em toda essa cadeia cultural recursos da ordem de R$ 145 milhões”, pontuou.

Link para o pronunciamento: https://we.tl/t-5by8oI9KGP

Gestores de unidades de internação conhecem novo Parque Profissionalizante da Funase

 

Profissionais ligados à direção de unidades de internação da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) conheceram, nesta semana, o novo Parque Profissionalizante Professor Paulo Freire, situado no Recife. A visita seguiu os protocolos sanitários de limitação de pessoas e distanciamento social durante a pandemia. O equipamento, entregue no último dia 2 pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio de convênio firmado com a Procuradoria Regional do Trabalho da 6ª Região, terá capacidade para ofertar até mil vagas por ano em cursos profissionalizantes para jovens do sistema socioeducativo.

O Parque Profissionalizante, que ganhou o nome de Paulo Freire em homenagem ao centenário do educador, celebrado em 2021, tem laboratórios de informática, eletrônica e automação, recondicionamento de computadores, barbearia e culinária, além de uma sala multifuncional. Participaram da visita a assessora técnica de Unidades de Internação da Funase, Viviane Sybalde, a coordenadora-geral do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pirapama, Cristyane Galindo, o coordenador-geral do Case Jaboatão dos Guararapes, Mozat Lourenço, e a coordenadora técnica do Case Santa Luzia, Jailda Castro.

Os espaços foram apresentados pelo coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando de Albuquerque, juntamente com a equipe de instrutores. “Por conta das medidas decorrentes da pandemia, estamos mostrando, pouco a pouco, esse novo equipamento aos gestores que trabalham com o público que efetivamente estará nestes laboratórios nos próximos dias. É um momento importante antes do início das aulas, que ocorrerá ainda neste mês”, afirmou o gestor, acrescentando que também há previsão de que coordenadores das unidades de internação provisória e de semiliberdade da Funase visitem o local.

lmprensa Funase PE

Procon-PE interdita mercadinho onde pessoas consumiam bebidas

 


Na noite desta sexta-feira (12.03), o Procon-PE saiu com suas equipes para verificar o cumprimento das medidas restritivas do Governo de Pernambuco, em combate a propagação da Covid-19. Foram 33 estabelecimentos encontrados abertos, um foi interditado e seis autuados. Os locais irregulares eram dos seguintes bairros: Janga, Peixinhos, Ouro Preto, Engenho Maranguape, Ipsep, Boa Viagem e Mustardinha. Agora pela manhã (13.03), novas fiscalizações estão sendo realizadas. Uma pelada que acontecia na praia do Janga, foi encerrada a pedido da Polícia Militar.

Os locais autuados na noite de ontem eram bares, lanchonetes e doceria que estavam funcionando com atendimento presencial. A partir das 20h, esses estabelecimentos só podem atender em formato de delivery. No bairro do Janga, já passava da meia noite, quando os fiscais chegaram no Mercadinho Progresso. Na frente do estabelecimento havia pessoas sem máscaras, consumindo bebidas e jogando dominó, destoando do serviço de mercadinho.

ÔNIBUS – Este fim de semana a operação conta com um ônibus cedido pela Secretaria de Ressocialização (Seres). O veículo será usado, caso seja necessário, para encaminhar à delegacia não só organizadores, mas quem estiver participando de festas clandestinas.

PROCON EM NÚMEROS

10 DIAS DE FISCALIZAÇÕES DAS MEDIDAS MAIS RESTRITIVAS
24 EQUIPES FORAM PARA AS RUAS
223 ESTABELECIMENTOS FISCALIZADOS
13 INTERDITADOS
19 AUTUADOS


lmprensa Procon PE





Paulista: Conselho de Meio Ambiente lança edital para eleições

 

O Conselho Municipal de Meio Ambiente do Paulista (CMMA), órgão pertencente à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, abriu as inscrições para as entidades da Sociedade Civil que desejam disputar um assento no Conselho. O edital que estabelece as regras para a eleição já foi publicado no Diário Oficial do Município e as entidades com atuação em Paulista têm até o dia 26 de março para se cadastrar. O mandato dos novos conselheiros será para o biênio 2021-2022.

Os interessados em disputar um assento no conselho precisam fazer um cadastro prévio, que será analisado pela comissão eleitoral. Para isso, é necessário preencher um formulário (disponibilizado no final desta página), assiná-lo e entregá-lo na Secretaria Executiva de Meio Ambiente. O formulário também pode ser pego diretamente na Secretaria. A SEMA fica localizada no Centro Administrativo, em Maranguape I (Av. Geraldo Pinho Alves, 222).

Junto ao formulário, devem ser anexados o CNPJ, Estatuto Social ou Regimento Interno, comprovação de atuação de trabalhos na área ambiental e cópia dos documentos de identidade e CPF do Representante indicado pela Instituição/Empresa.

O Conselho Municipal de Meio Ambiente é um órgão deliberativo, normativo e consultivo, formado paritariamente, composto de 12 membros titulares e 12 suplentes, representantes do poder público e da sociedade civil, os quais exercem a função de Conselheiros Municipais do Meio Ambiente

A comissão eleitoral divulgará o resultado das instituições habilitadas até o dia 05 de abril. Caso discordem da decisão, as entidades poderão apresentar recurso até o dia 09 de abril. A eleição ocorrerá no dia 15 de abril, na Secretaria Executiva de Meio Ambiente (SEMA). As instituições podem tirar dúvidas e solicitar informações pelo email cmmapaulista@gmail.com ou presencialmente, na recepção da SEMA.

Vagas disponíveis

01 (uma) vaga para TITULAR, e seu suplente das organizações populares e comunitárias com atuação no município; 02 (dois) vagas para TITULAR e seu suplente das entidades ambientalistas com atuação no município; 01 (uma) vaga para TITULAR e seu suplente do setor organizado da indústria; 01 (uma) vaga para TITULAR e seu suplente do setor organizado de comércio e serviços; 01 (uma) vaga para TITULAR e seu suplente do sindicato rural, ou associação de produtores rurais.

Confira no link aqui ou abaixo o formulário de inscrição e o edital de convocação.


lmprensa Paulista PE

Sessão Solene no Recife vai homenagear Marielle Franco (1979-2018)

 

A Câmara dos Vereadores do Recife promove, por proposição da vereadora Dani Portela, uma sessão solene em homenagem à vereadora Marielle Franco. O evento acontece nesta segunda-feira (15), às 16h, em ambiente virtual. Estão confirmadas as participações da deputada federal e líder do PSOL na Câmara, Talíria Petrone; das Juntas Codeputadas; além das intervenções em vídeo da presidente do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco; e da poetisa Bione. A ação faz parte das intervenções nacionais provocadas pelos mandatos que se comprometeram com a Agenda Marielle Franco. A atividade será transmitida no canal da Câmara dos Vereadores no YouTube.

Pacote Legislativo – As vereadoras Dani Portela e Cida Pedrosa apresentaram nesta semana três projetos de Lei da vereadora Marielle Franco, assassinada - ao lado de seu motorista Anderson Gomes - em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro, em um crime bárbaro que chocou o mundo. Os projetos estabelecem o Dia da Visibilidade Trans, a Assistência de Habitação para famílias de baixa renda e o Dia da luta contra a homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia no calendário oficial da cidade.

A ação faz parte de uma articulação da Agenda Marielle Franco, iniciativa que sistematizou o legado da vereadora em 2020 em um conjunto de pautas e práticas defendidas por Marielle, e foi aderida por mais de 700 candidatas às Câmaras Municipais de mais de 170 cidades.

A Agenda foi produzida pelo Instituto Marielle Franco, organização fundada pela família de Marielle com a intenção de lutar por justiça, defender a memória, multiplicar o legado e regar as sementes da parlamentar.

Assessoria de lmprensa

Ação "Bora se Cuidar" distribui máscaras e álcool em gel no TI de Joana Bezerra

 

Como forma alertar para a necessidade de a população adotar medidas de proteção ao novo coronavírus, sobretudo nesse momento de recrudescimento de casos confirmados e de óbitos, a Secretaria de Governo e Participação Social (SEGOV), da Prefeitura do Recife, e a Central Única das Favelas (CUFA) celebraram parceria para distribuir materiais de proteção e de higiene pessoal. Na próxima segunda-feira (15), equipes da SEGOV e da CUFA vão entregar frascos de álcool em gel e máscaras a usuários do Terminal Integrado de Joana Bezerra, localizado no Coque, e comerciantes do entorno do bairro. A ação, que tem início às 6h, ocorrerá durante toda a manhã, com visitas a estabelecimentos comerciais da área.

O objetivo dessa parceria é conscientizar as pessoas para os riscos de contágio da covid-19 e reforçar a importância de que cada um se previna, evitando o colapso do sistema de saúde. "Nesse momento em que a pandemia cresce no país, com índices alarmantes, como o de ocupação de leitos de UTI, essa campanha chega para alertar a população para os riscos da doença. Vamos reforçar o que diariamente a gente já vem divulgando, ressaltar a importância de as pessoas ficarem em casa e só sair quando necessário, manter o distanciamento social, evitar aglomerações, usar máscara corretamente e higienizar as mãos”, afirmou o secretário-executivo de Participação Social do Recife, Sérgio Campello.

Durante esta semana, equipes da SEGOV visitaram comunidades de 20 bairros do Recife – Santo Amaro, Boa Vista, São José, Bairro do Recife, Alto Santa Terezinha, Bomba do Hemetério, Encruzilhada, Dois Unidos, Casa Amarela, Macaxeira, Vasco da Gama, Nova Descoberta, Iputinga, Madalena, Cordeiro, Várzea, Afogados, IPSEP, Brasília Teimosa, além do Coque –, entregando materiais informativos sobre a covid-19 e afixando cartazes nos principais pontos comerciais, destacando a importância para os cuidados com a doença. Em paralelo, dez carros de som e dez moto-som também circularam pelas localidades, reforçando a campanha de conscientização da população.

Neste fim de semana, a ação de conscientização continuará. As equipes estarão nos entornos do Mercado da Encruzilhada; do Mercado do Cordeiro; na feira livre de Afogados; no Marco Zero, no bairro do Recife; na orla de Brasília Teimosa; no terminal de ônibus de Dois Unidos; na Praça da Várzea; entre outros pontos do Recife. Os bairros foram definidos de acordo com índices de contaminação registrados pela Secretaria de Saúde do Recife.

Bora se cuidar  - A campanha "Bora se Cuidar" vem visitando regularmente diversos equipamentos públicos do Recife, levando mensagens de conscientização da população para se proteger do novo coronavírus. Profissionais da Prefeitura do Recife já estiveram presentes em mercados públicos, parques, praças, além da orla das praias de Boa Viagem e Pina, distribuindo materiais informativos às pessoas. A ação é fruto da parceria entre as Secretarias de Saúde; Turismo e Lazer; Política Urbana e Licenciamento; e Governo. Ainda integram o grupo o Gabinete de Comunicação, Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco.

lmprensa Recife

SJDH reforça a importância dos defensores e defensoras dos direitos Humanos

 

Em alusão ao Dia Estadual das Defensoras e Defensores dos Direitos Humanos, no próximo domingo (14), que o Programa Estadual de Proteção aos Defensores e Defensoras dos Direitos Humanos em Pernambuco (PEPDDH/PE), vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos, reforça a importância da atuação destas pessoas que buscam por melhor qualidade de vida e a garantia dos direitos à população onde atuam e, em muitas das vezes, por conta da sua militância, tem a própria vida exposta ao risco de morte.

O PEPDDH/PE, que foi implantado em Pernambuco no ano de 2006, atualmente, protege 39 pessoas, em todo o Estado, atuantes em causas quilombolas, indígenas, de povos de terreiro, trabalhadores rurais, lideranças comunitárias, dentre outros. Um deles é o agricultor de um município pernambucano, João [nome fictício]. O líder quilombola teve a sua vida exposta à grave ameaça de morte por fazendeiros da região, que queriam as terras do quilombo. Contudo, apesar da grande batalha e das intensas ameaças, ele não se arrepende de lutar pela comunidade.

“Quando uma liderança é ameaçada, toda a comunidade é ameaçada e eu faria tudo novamente, porque estou em uma comunidade que tem quase 400 famílias, eu não estou defendendo apenas a minha casa. Eu defendo em nome da população”, relata.

E para que a proteção acontecesse para João, o programa realiza diversas atividades, como: acompanhamento com a rede socioassistencial, jurídica e de segurança, municipal e estadual, suporte ao defensor de Direitos Humanos em ouvidas judiciais, atendimentos presenciais, virtuais e por telefone, colocação de câmeras, a fim de monitorar a entrada e saída de pessoas, visitas em campo, atividades formativas, dentre outros.

Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, o dia representa o quão importante é o trabalho destas pessoas. "Este dia representa uma parcela de reconhecimento da importância dos defensores e defensoras dos direitos humanos, que cumprem papel fundamental no fortalecimento da própria democracia, da cultura de Direitos e do combate às injustiças e exclusões sociais. Por isso, o Governo de Pernambuco, por meio do PEPDDH/PE, não abre mão de garantir proteção e dignidade para os defensores e defensoras de nosso Estado, bem como de dar visibilidade às pautas e causas pelas quais militam", informa.

lmprensa SEDH PE