sábado, 13 de março de 2021

Sessão Solene no Recife vai homenagear Marielle Franco (1979-2018)

 

A Câmara dos Vereadores do Recife promove, por proposição da vereadora Dani Portela, uma sessão solene em homenagem à vereadora Marielle Franco. O evento acontece nesta segunda-feira (15), às 16h, em ambiente virtual. Estão confirmadas as participações da deputada federal e líder do PSOL na Câmara, Talíria Petrone; das Juntas Codeputadas; além das intervenções em vídeo da presidente do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco; e da poetisa Bione. A ação faz parte das intervenções nacionais provocadas pelos mandatos que se comprometeram com a Agenda Marielle Franco. A atividade será transmitida no canal da Câmara dos Vereadores no YouTube.

Pacote Legislativo – As vereadoras Dani Portela e Cida Pedrosa apresentaram nesta semana três projetos de Lei da vereadora Marielle Franco, assassinada - ao lado de seu motorista Anderson Gomes - em 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro, em um crime bárbaro que chocou o mundo. Os projetos estabelecem o Dia da Visibilidade Trans, a Assistência de Habitação para famílias de baixa renda e o Dia da luta contra a homofobia, lesbofobia, bifobia e transfobia no calendário oficial da cidade.

A ação faz parte de uma articulação da Agenda Marielle Franco, iniciativa que sistematizou o legado da vereadora em 2020 em um conjunto de pautas e práticas defendidas por Marielle, e foi aderida por mais de 700 candidatas às Câmaras Municipais de mais de 170 cidades.

A Agenda foi produzida pelo Instituto Marielle Franco, organização fundada pela família de Marielle com a intenção de lutar por justiça, defender a memória, multiplicar o legado e regar as sementes da parlamentar.

Assessoria de lmprensa