terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Prefeito do Paulista se reúne com representantes do Grupo Raymundo da Fonte em visita à Empresa


Nesta terça-feira (11), o Prefeito Severino Ramos realizou uma visita ao Grupo Raymundo da Fonte, no bairro Vila Torres Galvão, acompanhado do vice-prefeito Felipe Andrade, do Secretário de Gabinete, Fabiano Santos, e do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Paulo Marenga.


O objetivo do encontro foi discutir parcerias e iniciativas de desenvolvimento econômico local. A visita, que contou com a presença de executivos e líderes da indústria, foi marcada pela troca de ideias sobre o crescimento e o fortalecimento da economia municipal.


Durante o encontro, o Prefeito destacou a importância da indústria para a geração de empregos e o avanço tecnológico da cidade, além de reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento de negócios. “A Raymundo da Fonte tem sido uma verdadeira parceira no progresso de nossa cidade, e o município está pronto para continuar apoiando iniciativas que tragam inovação e mais oportunidades para os nossos cidadãos”, afirmou Ramos.


O Vice-Prefeito Felipe Andrade, reforçou o papel fundamental da empresa. “A Indústria Raymundo da Fonte é um pilar importante para nossa cidade. Não só pelo seu impacto econômico direto, com a geração de empregos e contribuições fiscais, mas também pelo exemplo de responsabilidade social e compromisso com a qualidade”, afirmou.


Por sua vez, os representantes da empresa compartilharam suas visões sobre o futuro da indústria na cidade e discutiram colaborações com o município para fomentar ainda mais o desenvolvimento regional. “Ficamos muito honrados com a visita e estamos entusiasmados com as perspectivas de crescimento em Paulista, onde vemos um grande potencial para expandirmos nossas operações, contribuindo ainda mais para o bem-estar dos cidadãos”, declarou o Presidente da empresa, Hisbello Andrade Lima.


Na ocasião também estavam presentes Romero Longman, antigo diretor comercial e de marketing com 52 anos de empresa (genro do fundador Dr Raymundo da Fonte); Nivaldo Barros, diretor comercial e de marketing; Humberto Melo, diretor imobiliário; Dirceu Marroquim, gerente nacional de vendas; Thais Santos, gerente de segurança e meio ambiente; e Mirna Moraes, gerente do RH.

Ao final da reunião, o Prefeito, o Vice-Prefeito e os representantes da empresa reafirmaram o compromisso com projetos conjuntos que visam melhorar a qualidade de vida da população de Paulista e promover o desenvolvimento na região.

OAB-PE firma parceria com o UNIFBV para Mestrado Profissional em Gestão Empresarial


Fomentar a educação profissional para as advogadas e advogados do Cais ao Sertão. Com esse propósito, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), por meio da Escola Superior de Advocacia (ESA-PE), firmou uma parceria junto ao Centro Universitário FBV Wyden (UNIFBV Wyden) para a concessão de 60% de desconto no mestrado profissional em Gestão Empresarial. 

O contrato foi assinado na manhã desta segunda-feira (10), pela presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella; pelo diretor-geral da ESA-PE, Carlos Barros; e pelo reitor do UNIFBV Wyden, Elder Maranhão. Também presente, o coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário, Antonio Loureiro. 

“Esse é um importante convênio para possibilitar que toda advogada e advogado, do Cais ao Sertão, tenha acesso ao mestrado em gestão empresarial. Dessa forma, levamos educação a toda a advocacia do nosso Estado. Esse é um grande incentivo acadêmico e é a nossa primeira parceria educacional de muitas que virão”, enfatizou a presidente da Ordem, Ingrid Zanella.

Durante a conversa, o diretor-geral da Escola, Carlos Barros, destacou a parceria. “É a ESA e a OAB-PE buscando qualificar, tecnicamente, toda advogada e advogado para ter uma advocacia cada vez mais altiva”, pontuou. Para o reitor da UNIFBV Wyden, Elder Maranhão, a parceria será muito produtiva. “Agradeço à Ordem por, junto com a UNIFBV, promover um incentivo para toda a advocacia pernambucana”.

O mestrado profissional contará com as seguintes linhas de pesquisa: estratégia; inovação e mercado; e gestão humana e social nas organizações. As aulas poderão ser assistidas de forma síncrona, ou seja, à distância de forma virtual, o que possibilitará que advogados e advogadas de diversos municípios tenham a possibilidade de participar, cumprindo o compromisso da OAB-PE com a interiorização. 

Veja como se inscrever na matéria publicada no site da OAB-PE.

Foto: Vívian Ramos / OAB-PE

Ponto Cidadão comemora mais de 80% dos jovens inseridos no mercado de trabalho


O Ponto Cidadão, projeto social que promove a capacitação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, comemora a formatura de mais de 90 jovens nos programas Passagem para o Futuro e Construindo o Futuro, que oferecem cursos voltados para as áreas administrativo, financeira e comportamental. Mais de 80% desses jovens já estão inseridos no mercado de trabalho.

Em 2024, o Ponto Cidadão ampliou o leque de opções de formação ao lançar os cursos de Desenho, Programação Web e Inglês. "Fortalecemos parcerias estratégicas, como com a Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra, que nos abriu espaço na Semana de Tecnologia para apresentarmos o Ponto Cidadão e garantiu vagas para nossos jovens na EcoMinds, evento voltado à sustentabilidade e inovação", destaca a coordenadora do projeto, Roberta Cavalcanti.

Outra conquista importante, segundo Roberta Cavalcanti, foi a parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Igarassu, que permitiu a participação dos jovens no evento Campus Party 2024. "Em 2025, a inovação segue como um dos pilares do nosso crescimento. Como resultado das iniciativas do ano passado, nossos jovens estão dando um passo além: após participarem do Bootcamp de Inovação, promovido pelo grupo Capyvara Company em parceria com o HUB Canoa Grande, iniciaram o processo de criação de uma startup", ressalta.

Ainda dentro das ações realizadas no último ano, o Ponto Cidadão trouxe para as salas de aula o projeto "IdeAção", uma iniciativa voltada à proposição de soluções inovadoras para desafios apresentados pelos alunos e professores. "O sucesso foi tão grande que decidimos replicá-lo neste ano, incentivando ainda mais a criatividade", afirma Roberta.

Sobre o Ponto Cidadão
O Ponto Cidadão é uma iniciativa da Itamaracá Transportes e conta com o apoio de uma rede de 20 empresas voluntárias. O projeto é gerenciado com o suporte da TGI Consultoria em Gestão, Instituto da Gestão (INTG) e ÁgilisRH.

Prefeitura do Paulista realiza ação preventiva na Rua Projetada


Após o deslizamento de três casas na Rua Professor Antônio Teodósio, conhecida como Rua Projetada, no bairro de Mirueira, a Prefeitura do Paulista intensificou ações preventivas na área. Em parceria com as secretarias de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos, Segurança Cidadã e Mobilidade, além da Coordenação da Defesa Civil e outros órgãos municipais, foram adotadas medidas para minimizar os riscos de novos deslizamentos. A iniciativa tem como objetivo garantir maior segurança para os moradores, enquanto a Prefeitura segue trabalhando para reduzir os impactos e proteger a população afetada.


Durante a visita realizada na manhã desta segunda-feira (10), o prefeito Severino Ramos ressaltou a importância da intervenção e destacou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, já está com um projeto em andamento para a contenção definitiva da encosta. O gestor enfatizou que a obra é complexa e exige um alto volume de recursos, mas já foi assegurada em parceria com a governadora Raquel Lyra. Além disso, ele anunciou que outras áreas críticas também serão contempladas com medidas de contenção.

O secretário de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil do Paulista, Ricardo Medeiros, detalhou as ações emergenciais que já estão sendo realizadas, como a remoção do excesso de peso da barreira, a retirada de árvores e entulhos, a drenagem do local e a colocação de lonas plásticas para prevenir novos deslizamentos. Ricardo destacou o compromisso da gestão municipal em monitorar todas as áreas de risco da cidade para garantir a segurança da população.

Na ocasião, a coordenadora da Defesa Civil, Cíntia Silva, destacou que a equipe também tem atuado em parceria com a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista para conscientizar a população sobre os perigos da área. Além disso, uma reunião também foi realizada com as famílias da localidade para oferecer orientações e esclarecer as medidas preventivas adotadas.

O secretário de Infraestrutura do Paulista, Jorge Carreiro, que também esteve presente na visita, explicou que a contenção da encosta exigirá cortes na barreira e a construção de estruturas de sustentação robustas para garantir a estabilidade do terreno. Ele também mencionou que a obra será executada pelo Governo de Pernambuco e está na fase de planejamento, com previsão de início assim que as etapas iniciais forem finalizadas.

*Fotos:* Juan Marvin / SECOM

ONG CasaRosa promove Bazar Solidário de Carnaval


Em sintonia com as festividades do período, a ONG CasaRosa realiza nova edição do seu tradicional Bazar Solidário – Especial de Carnaval. A ação será promovida nesta quinta (13) e sexta (14), das 9h às 17h, e no sábado (15), das 9h às 14h, na loja Ferreira Costa, na Imbiribeira, com acesso gratuito.

 O projeto, proposto a partir de doações, representa oportunidade para quem deseja adquirir peças novas e seminovas como adereços de Carnaval, roupas masculinas, femininas, infantis, perfumes, acessórios pessoais e outros.
“Teremos dezenas de produtos a partir de R$5, garantindo que todos os interessados possam contribuir de acordo com suas possibilidades. Além da participação no Bazar Solidário, o público também pode doar outros itens novos e seminovos para comercialização durante o evento ou mesmo conhecer mais possibilidades de abraçar a nossa causa no dia a dia como o voluntariado, por exemplo”, destaca uma das gestoras da CasaRosa, Kadja Camilo.

Em tempo, a iniciativa visa angariar base financeira para continuar viabilizando o acolhimento às mulheres que vêm do interior do Estado para fazer tratamento contra o câncer, principalmente de mama, nos hospitais públicos de Recife. Todos os recursos arrecadados serão integralmente destinados para sustentar e expandir os serviços oferecidos pela instituição, com sede no Espinheiro, na Zona Norte do Recife.

*Sobre a CasaRosa*

A ONG surgiu há dez anos a partir de iniciativa totalmente voluntária das cidadãs Bruna Trajano, Cristina Maranhão, Juliana Sarubbo e Kadja Camilo juntamente com um time de conselheiras. Possui charmosa sede, no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife, onde a manutenção é toda feita em cima de doações (pessoas físicas e jurídicas), incluindo a força de voluntários. O trabalho de albergar mulheres de outras cidades que fazem tratamento contra o câncer de mama nos hospitais públicos do Recife requer os mais variados itens, como alimentos, produtos de higiene pessoal e outras necessidades das mulheres albergadas, além do lado financeiro para o pagamento de despesas como energia, gás, internet/telefone e o aluguel da casa.

Para que as usuárias possam ter esse conforto em um momento tão difícil, inclusive com acompanhantes, é preciso que haja o direcionamento/encaminhamento médico especial ou através do serviço social de pontos como Oswaldo Cruz, IMIP, Hospital das Clínicas, Barão de Lucena e Hospital do Câncer.

*Serviço:*
O que: Bazar Solidário da ONG CasaRosa – Especial de Carnaval
Onde: loja Ferreira Costa – Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2967 – Imbiribeira (Recife/PE)
Quando: nesta quinta (13), sexta (14) e sábado (15) de fevereiro de 2025
Horário: das 9h às 17h, na quinta e na sexta, e das 9h às 14h, no sábado
Acesso: livre/gratuito

*Sobre a Ferreira Costa:*

Com 140 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas nove lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce
www.ferreiracosta.com
 e o App, com entrega para todo Brasil.

Luciano Duque participa de encontro da FIEPE em Serra Talhada, que anuncia investimento de R$ 40 milhões para nova escola do SESI


O deputado estadual Luciano Duque participou, na noite desta segunda-feira (10), de um encontro promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), no Senac Serra Talhada. Durante o evento, foi anunciado um investimento de R$ 40 milhões para a construção de uma escola do SESI na cidade, com capacidade para atender mil alunos.

A chegada da unidade representa um avanço significativo para a qualificação profissional e o fortalecimento da indústria local. Para Duque, essa conquista tem um significado especial, pois ele foi um dos principais responsáveis por dar o primeiro passo na consolidação do Sistema S em Serra Talhada. Durante sua gestão como prefeito, articulou e viabilizou a instalação do SEST/SENAT, SENAC E SESC, um marco que impulsionou a capacitação da mão de obra local e abriu caminho para a chegada de novas instituições.

“A instalação do SEST/SENAT trouxe desenvolvimento para a região, com oferta de cursos técnicos e qualificação profissional. A partir desse primeiro passo, conseguimos atrair novas entidades do Sistema S, provando a força do empresariado local e a capacidade de crescimento de Serra Talhada. Hoje, ver essa consolidação com a chegada do SESI é a realização de um sonho que começou lá atrás”, destacou Duque.

O deputado também ressaltou o papel da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) no fortalecimento do setor produtivo. “Temos procurado contribuir efetivamente com o desenvolvimento do Estado, abrindo as portas da Assembleia para dialogar com empresários e aprovar projetos que impulsionam a economia e melhoram as condições da indústria e do comércio”, afirmou.

Além disso, Duque enfatizou a importância do empresariado local para o desenvolvimento de Serra Talhada, destacando o empenho de Francisco Mourato, presidente do Sindcom Serra Talhada, na defesa de investimentos para o setor. “O crescimento econômico de uma cidade passa pelo protagonismo dos seus empreendedores. Serra Talhada tem um setor empresarial forte, visionário e comprometido, e Francisco Mourato tem sido uma voz ativa nesse processo, sempre buscando melhorias e incentivando o desenvolvimento da nossa região”, ressaltou o deputado.

Francisco Mourato destacou a importância desse avanço para o município, ressaltando que a chegada do SESI representa a concretização de um sonho de muitos empresários locais, incluindo o próprio Duque, quando foi prefeito.

O evento contou com a participação do presidente da FIEPE, Bruno Veloso; do presidente do Sistema Fecomércio; Bernardo Vieira; do superintendente do IEL, Israel Erlich; da diretora regional do Senai, Camila Barreto; da superintendente do SESI, Cláudia Cartaxo; do diretor da UFRPE Serra Talhada, Adriano Simões; do presidente da CDI, João Daniel; do presidente do CDL, Maurício Melo; presidente do SET Sertão, Murilo Duque; além de autoridades e empresários da região.

Governo do Estado lança plataforma digital para preservar patrimônios culturais


O Governo do Estado lançou nesta terça-feira (11) o Programa Patrimônio de Pernambuco Digital e amplia o número de museus digitalizados. A partir de agora, além do Museu do Cais do Sertão, o pernambucano ou qualquer outra pessoa do mundo também poderá visitar o Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), Museu do Mamulengo e o Museu de Arte Sacra. 

A plataforma tem o objetivo de digitalização as rotas e equipamentos culturais do Estado, em um tour virtual interativo 360º, através do site https://museusdigitais.pe.gov.br/. O lançamento aconteceu no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), órgão que coordena a iniciativa.  

O programa faz parte do Inova.PE, lançado pelo Governo do Estado no ano passado, que destina R$ 1,04 bilhões para promover a inovação, estimular a pesquisa científica, apoiar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e fomentar o empreendedorismo inovador. "Dentro do Inova.PE, a gente leva a tecnologia através da Usina Pernambucana de Inovação para dentro do governo. Esta é uma política ancorada na combinação da inovação com as novas tecnologias, gerando, quando se pensa de forma democratizante, uma verdadeira transformação digital", ressalta a secretária de CT&I, Mauricélia Montenegro. 

Para a secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, o Programa Patrimônio de Pernambuco Digital dialoga com o que está sendo proposto pelo Governo de Pernambuco com a democratização do acesso à cultura e às políticas públicas culturais. "A gente também mobiliza as futuras gerações que estão cada vez mais conectadas. Os museus são os nossos guardiões da história e da cultura pernambucana", destaca Cacau de Paula.

Para garantir os avanços na tecnologia da informação, a necessidade de alcançar públicos globais e se adaptar aos desafios contemporâneos, como as restrições de acesso, o Programa Patrimônio de Pernambuco Digital trabalha em dois eixos:

- Desenvolvimento de aplicativo colaborativo para cadastro de pontos de cultura integrantes de diferentes rotas turísticas.

- Digitalização de museus, por meio de tecnologia similar a câmera de ação (action camera), de foruma visita virtual interativa (tour virtual 360º). 

"Seja no interior, na capital, em outro estado ou até mesmo fora do país. Estamos levando os patrimônios de Pernambuco para o mundo", concluiu a secretária de CT&I.

Aberta a agenda de prévias de Carnaval do Shopping Boa Vista


Os foliões de todas as idades já podem vestir a fantasia para curtir as prévias de Carnaval do Shopping Boa Vista. No centro de compras, a festa teve início no último sábado (8), com o desfile do Super Bloquinho do Boa. A programação segue até o dia 22, com apresentações gratuitas na Praça de Eventos da Terceira Etapa.

A programação para os próximos dias vai contar com apresentação do Bloco das Ilusões, às 16h desta quarta (dia 12); com o Bloco da Tia Lilica, às 15h do dia 15; e com o Bloquinho das Princesas, às 15h do dia 22. As apresentações são voltadas para toda a família.

O público confere ainda a feirinha de Carnaval na Praça de Eventos do Shopping Boa Vista. No local, é possível encontrar itens como vestuário, fantasias, acessórios e adereços para todos os gostos e bolsos, além de estande voltado para penteados e maquiagem de Carnaval.

Confira a programação abaixo:
Dia 12 de fevereiro, às 16h
Prévia do Bloco das Ilusões

Dia 15 de fevereiro, às 15h
Bloco da Tia Lilica, com participação dos personagens

Dia 22 de fevereiro, às 15h
Bloquinho das Princesas, com concurso de fantasias e participação das princesas

Durante agenda em Brasília, Ingrid Zanella endossa pedido da CFOAB sobre o direito à sustentação oral


Cumprindo agenda em Brasília (DF), a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, endossou pedido do Conselho Federal da OAB (CFOAB) encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ingrid Zanella, juntamente com o presidente do CFOAB, Beto Simonetti, e outros presidentes de seccionais, assinou requerimento sobre o direito à sustentação oral síncrona nas sessões de julgamento nos processos submetidos ao plenário virtual. O documento foi despachado nesta terça-feira (11), em reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso.

“A OAB Pernambuco participa, incisivamente, do movimento nacional em defesa da sustentação oral. Acreditamos que ela deve ser realizada em tempo real e não de forma gravada, como preconiza a Resolução 591/2024. Mesmo com a suspensão dos prazos, precisamos garantir esse direito”, enfatizou a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.

A audiência com o ministro Barroso reforça a necessidade de uma construção do CFOAB com o CNJ, para equilibrar as mudanças que impactam diretamente o exercício profissional da advocacia. O documento versa sobre a Resolução 591/2024 do CNJ, que estabelece os requisitos mínimos para julgamentos em ambientes eletrônicos em todo o país.

*Foto: CFOAB*

Belo Jardim conquista mais um ônibus escolar e totaliza 19 novos veículos para a educação


Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Belo Jardim recebeu mais um ônibus escolar para a frota do município, garantindo reforço, segurança e conforto para os alunos da cidade. O novo veículo foi adquirido por meio de uma parceria com o Programa Juntos Pela Educação, do Governo do Estado de Pernambuco. Com essa nova aquisição, Belo Jardim totaliza 19 ônibus escolares conquistados pela gestão municipal nos últimos quatro anos.

O novo ônibus conta com 29 assentos e uma cadeira elevatória, garantindo acessibilidade para cadeirantes. Ele será destinado à circulação dentro da própria cidade, assegurando que os alunos de bairros mais afastados possam se deslocar até as escolas do centro com segurança. Os demais veículos que já fazem parte da frota continuarão sendo utilizados nas atividades previamente estabelecidas.

O prefeito Gilvandro Estrela comemorou a conquista. “A nossa rede de alunos tem crescido todos os anos, e esse ônibus chega em um momento oportuno. O ano letivo de 2025 acabou de começar, e é motivo de alegria saber que nossos estudantes terão esse veículo à disposição para levá-los e trazê-los da escola para suas casas e vice-versa. Agradeço à governadora Raquel Lyra e ao deputado federal Mendonça Filho por todo o serviço prestado ao nosso município”, finalizou.

Adufepe sediará lançamento e debate de livro de Luis Nassif sobre Operação Lava Jato


A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) promove o evento “Lava Jato e a luta pela Democracia” no dia 14 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 18h, no auditório Professor Paulo Rosas (localizado na sede da Adufepe – Recife-PE) aberto ao público, com transmissão ao vivo pelo YouTube da entidade. O evento, organizado também pelo Núcleo de Pesquisa em Autoritarismo e Contemporaneidade, pelo movimento Policiais Antifascismo e pela Faculdade de Direito da UFPE, traz o lançamento e o debate da obra “A conspiração Lava Jato: o jogo político que comprometeu o futuro do país”, do premiado jornalista Luis Nassif.

Contando com a presença do autor, a mesa do debate será coordenada pelo professor José Policarpo Júnior, diretor da Adufepe e terá a participação: da professora Liana Lewis, do Departamento de Sociologia, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Autoritarismo e Contemporaneidade; do policial Marcelo Menezes, integrante do movimento Policiais Antifascismo; e do professor João Paulo Allain Teixeira, docente de Teoria do Direito e Direito Constitucional da Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O autor do livro adianta as discussões suscitadas a partir da obra e os acontecimentos que desencadearam o resultado das eleições em 2018. “A Lava Jato foi apenas o desfecho de um processo de destruição institucional que começou em 2005 com o jornalismo de Veja, prosseguiu com o Mensalão, prolongou-se pela década de 2010. Foi fruto de vários fatores, de mudanças tectônicas no mercado de informações, a bandeira da anticorrupção, transformada em arma geopolítica pelos Estados Unidos, e o avanço do crime organizado internacional”, destrincha Luis Nassif. Ele afirma que o livro “A Conspiração Lava Jato” procura levantar todos esses fatores, do papel do Supremo Tribunal Federal à eleição de Bolsonaro, dos neopentecostais aos militares, do Ministério Público ao Departamento de Estado. E mostra as relações estreitas entre a morte de Marielle e o pacto miliciano-militar que acabou colocando o governo Bolsonaro sob controle de grupos militares.

Essas questões também são destaque na análise da professora Liana Lewis, mostrando a profundidade do debate a ser apresentado no evento. Lewis comenta sobre o impacto político e econômico da operação conectando-a ao surgimento do fascismo bolsonarista. “A Lava Jato semeou o fascismo bolsonarista no Brasil. Ela colocou um poder da república contra um partido político. Atuou de maneira efetiva, consciente e orquestrada para tentar derrubar um partido político, para prender o principal candidato a presidente da república, ou seja, para interferir nos rumos políticos do país. Fez isso novamente à base do fascismo, sem observar todos os pressupostos jurídicos absolutamente elementares, fazendo uma campanha em conluio com a grande imprensa, com forças internacionais, com o grande empresariado, para criminalizar determinados setores da política. E isso acabou interferindo, inclusive, em toda a composição econômica do país, pois tivemos, por exemplo, a falência da principal empresa de construção civil do país”, analisa a docente que é uma das organizadoras do evento.

O autor
Luis Nassif já atuou em diversos meios de comunicação impressos e digitais, considerado pela Fundação Nacional de Qualidade uma das pessoas que mais influenciou o tema de gestão no país. Ele integrou o Instituto de Estudos Avançados da USP, o Conselho de Economia da FIESP. Foi ganhador do Prêmio Esso de Jornalismo e do Prêmio Comunique-se como jornalista de economia da mídia impressa e digital. Foi finalista do Prêmio Jabuti de literatura e semifinalista do Prêmio Sharp de música instrumental. Editor do Jornal GGN, considerado a melhor contribuição da imprensa nos anos de 2021, 2022 e 2023 pelo Conselho Federal de Economia, e que está presente nos meios digitais, como o site (www.jornalggn.com.br) e no Youtube (www.youtube.com/tvggn).

CIB-PE pactuará, na segunda-feira (17), investimento do Governo de Pernambuco para a Assistência Social em 2025


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, anunciará, na próxima segunda-feira (17), os recursos destinados à pasta ao longo de 2025. A definição acontecerá durante a 230ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-PE), da qual participam estado e municípios.

Os recursos pactuados serão encaminhados pelo Governo do Estado ao cofinanciamento de serviços e benefícios da rede socioassistencial e dos equipamentos de segurança alimentar e nutricional no estado.

“Podemos adiantar que essa será a maior pactuação já feita para a Assistência Social e a Segurança Alimentar e Nutricional em Pernambuco”, destacou o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, Carlos Braga. “Mais um importante impulso em continuidade ao trabalho feito pela gestão estadual em prol do cuidado com as pessoas”, acrescentou o gestor.

O evento acontece a partir das 8h, na Sala Candeias, 1º andar do Hotel Jangadeiro (Av. Boa Viagem, 3114, Boa Viagem, Recife).

Loja “Patteo Social” beneficia a ONG Entreluz no mês de fevereiro


Em fevereiro, o espaço “Patteo Social”, no Shopping Patteo Olinda, que recebe mensalmente instituições e organizações não governamentais para venda de produtos com a renda revertida para os projetos selecionados, está beneficiando a Collab Entreluz, um dos pilares do projeto Entreluz Social.

A organização social sem fins lucrativos trabalha com mulheres em situação de vulnerabilidade e com potencial empreendedor de Olinda. Na loja colaborativa “Patteo Social” de fevereiro, os clientes encontrarão produtos produzidos pelas empreendedoras da Entreluz, como roupas, bolsas, mochilas, pochetes, artigos para pets, bijuterias, acessórios para o carnaval, brinquedos, artigos de papelaria, entre outros.

“O Patteo Social é um convite para que cada cliente faça a diferença, ajudando a construir um futuro melhor com um simples ato de consumo consciente. Ao dar visibilidade a essas instituições, a iniciativa cria uma ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de apoio”, explica Rebeca Amado, gerente de marketing do centro de compras.

O espaço “Patteo Social” está em novo local, agora no piso L1, e o horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h. O Shopping Patteo Olinda está localizado na Rua Carmelita Soares Muniz de Araújo, nº 225, em Casa Caiada.

"A Noviça Rebelde" nos palcos do Recife


Nos dias 15 e 16 de fevereiro, o clássico atemporal A Noviça Rebelde ganha vida no palco do Teatro Boa Vista, com quatro apresentações, no dia 15 (sábado) às 16h e 19h30 e no dia 16 (domingo) às 15h e 19h. Em uma emocionante produção da Lalu Academia de Artes, a obra-prima que conquistou corações por gerações, promete uma jornada de tirar o fôlego pelo campo austríaco, onde a música e o amor são uma presença constante.

Entre em um mundo onde a música ecoa e o poder do amor triunfa sobre a adversidade. O clássico atemporal, "A Noviça Rebelde", é uma obra-prima musical que cativa corações e deixa o público fascinado. Junte-se a esta jornada extraordinária enquanto damos vida à encantadora história da família von Trapp. 


A história acontece na Áustria, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, e você vai acompanhar a história de Maria, uma jovem espirituosa, enquanto ela descobre sua verdadeira vocação. Através de seu amor pela música, Maria acende alegria e paixão no coração das crianças von Trapp, trazendo harmonia e cura para suas vidas. Mergulhe nas melodias gloriosas de Rodgers e Hammerstein em canções inesquecíveis, incluindo "Do-Re-Mi", "Coisas Que Eu Amo" e a icônica faixa-título, "O Som da Música". De harmonias de tirar o fôlego, nosso talentoso elenco irá transportá-lo para um mundo de pura felicidade musical.

Experimente a magia deste conto icônico trazido à vida no nosso lindo espetáculo, em 4 sessões extraordinárias! Com um elenco formado por talentosos alunos, o espetáculo promete encantar o público com sua história repleta de música, amor e coragem. A montagem contará com quatro elencos diferentes, garantindo apresentações únicas e cheias de emoção: no sábado, elenco Edelweiss — 16h e elenco Dó Ré Mi — 19h30. Já no domingo, com o elenco Pastorzinho — 15h e elenco So Long, Farewell — 19h.

Com uma trilha sonora inesquecível e personagens cativantes, A Noviça Rebelde continua a emocionar gerações e será uma experiência imperdível para toda a família. Não perca essa oportunidade de viver a magia do teatro musical e se emocionar com um dos maiores clássicos da Broadway! 


EQUIPE
Direção Geral: Yane Ramalho & Fabiana Pereira
Direção Teatral: Israel Alves
Direção Musical: Yane Ramalho
Preparação de Coro: Elijane Áurea e Yane Ramalho
Direção Coreográfica: Fabiana Pereira
Som e Luz: Martiniano Almeida
Cenografia: Mario Almeida
Audiovisual: Junior Oliveira
Fotografia: Camilla Santos e Fabiano Alves
Produção geral: Marília Maia
Atrizes principais: Aline Maria, Cecília Ribeiro, Cleciana Nunes, Yane Ramalho.
Assessoria de Imprensa: Alberto Feitoza
Crédito das fotos: Fabiano Alves

SOBRE A LALU
A Lalu Academia de Artes é onde talentos ganham vida! Com cursos de Teatro Musical, Teatro, Canto e Dança, formamos artistas prontos para o mercado, com professores qualificados e projetos inovadores. Com nossas conexões com grandes profissionais do eixo Rio-São Paulo, promovemos aulas, workshops e masterclasses com nomes renomados da indústria. Nossos alunos já brilharam na Globo, Amazon Prime e até na Broadway no Brasil! Aqui, os seus sonhos ganham vida e os talentos encontram caminhos para o sucesso.

SERVIÇO
Data - 15 de Fevereiro – Sábado
Local – Teatro Boa Vista
Horário: Sessão 1: 16:00 | Sessão 2: 19:30

Data - 16 de Fevereiro - Domingo
Local - Teatro Boa Vista 
Horário: Sessão 1: 15:00 | Sessão 2: 19:00

Ingressos antecipados, no site: Eventbrite.com https://bit.ly/novicalalu2025 ou na Bilheteria do Teatro no dia do espetáculo, com 1 hora de antecedência. 
Classificação: Livre
Maiores informações: 9.8268-4444

Governo Federal replica plataforma da Prefeitura do Recife para todo o País


O Encontro Nacional de Prefeitos, realizado pelo Governo Federal - em Brasília, trouxe mais um marco importante para a Prefeitura do Recife. Nesta terça-feira (11), primeiro dia do evento, o presidente Lula anunciou o lançamento do novo programa da União, o Contrata+Brasil, uma iniciativa inspirada pela plataforma recifense GO MEI.

“O Brasil inteiro terá acesso a essa solução criada pelo Governo Federal, com base numa iniciativa da Prefeitura do Recife. Isso não mostra apenas a dimensão de uma gestão municipal. Isso mostra a preocupação com quem está na ponta da economia para que o pequeno seja cuidado, atendido, visto. Vamos chegar àqueles que mais precisam através de uma ação de gestão digital”, ressaltou o prefeito João Campos.

O GO MEI é uma nova frente do GO Recife, outra plataforma criada pela PCR, que envia mais de 1.000 mensagens diárias e já gerou mais de 20 mil oportunidades de emprego. Lançado na metade de 2024, o GO MEI permite que a Prefeitura contrate Microempreendedores Individuais (MEIs) diretamente para execução de pequenos serviços de pronto pagamento, como os dedicados à manutenção das unidades de atendimento à população (técnicos de refrigeração, pedreiros, eletricistas, gesseiros), eliminando a burocracia e dando mais agilidade nesses reparos.

O sucesso do GO MEI chamou a atenção do Governo Federal, que adotou o modelo para uma plataforma nacional, o Contrata+Brasil. Desenvolvida pela Empresa Pública de Informática do Recife (Emprel), através de um contrato de aproximadamente 7 milhões com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a nova plataforma será utilizada pelo Governo Federal e disponibilizada para estados e municípios, sendo o Recife a primeira cidade a utilizá-la, colocando a experiência da capital pernambucana como um modelo digital de referência para todo o Brasil. 

Buscando transformar as compras públicas e ampliar oportunidades para pequenos 
empreendedores em todo o país, o Contrata+Brasil receberá o cadastro dos MEIs, que poderão ser avisados através do WhatsApp sobre oportunidades de serviços em suas regiões para prefeituras, estados e órgãos federais. O projeto tem como público-alvo pintores, encanadores, gesseiros, eletricistas, pedreiros e outros profissionais da área. 

Por enquanto, está no planejamento do Ministério da Gestão e Inovação dividir o Contrata+Brasil em duas fases, sendo a primeira neste mês de fevereiro, quando o programa lançará serviços de manutenção e pequenos reparos feitos por MEIs. No seu segundo momento, planejado para junho, o lançamento será para alimentos, com foco na compra da agricultura familiar. Em um terceiro período, o portal deve ser aberto a todas as empresas.

“Fizemos valer o Pacto Federativo na prática com essa realização, porque levamos iniciativas do Governo Federal para governos estaduais e prefeituras, mas agora também pegamos um grande programa municipal para nacionalizar como oportunidade enorme para o país. Gostaria de agradecer ao prefeito João Campos, pois, de fato, isso surgiu no Recife”, frisou a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dwek.

*O GO MEI*

O GO MEI se constitui numa nova frente do GO Recife, plataforma criada em outubro de 2021, que envia mais de 1.000 mensagens diárias e já gerou mais de 20 mil oportunidades de emprego. O programa é regulamentado com base na Nova Lei de Licitações (Lei 14.133), que permite contratação exclusiva de MEIs, com limite de contratação até R$ 6.272 (50% do valor da Lei 14.133). A iniciativa chegou para incentivar a formalização de pequenos empreendedores e gerar um ciclo de cuidado com o patrimônio, quando muitas vezes os trabalhadores estão fazendo reparos em unidades que eles mesmos utilizam, fortalecendo a economia local.

Atualmente, os serviços mais demandados são os destinados à manutenção das escolas e unidades de saúde, realizados por técnicos de refrigeração, pedreiros, eletricistas, gesseiros e outros profissionais da área. São 11.594 MEIs cadastrados, 227 oportunidades de serviços criadas e 111 contratações realizadas, além de 3.312 propostas recebidas – média de 15 propostas por oportunidade de serviço, até 9 vezes mais baratas que o valor das propostas mais altas, gerando uma economia de mais de R$ 23.000 em relação ao valor médio de propostas recebidas (que representa 21% do valor total investido em contratações).

Os MEI são hoje o principal tipo de empresa no Brasil (11,5 milhões), e, diversas vezes, esses trabalhadores estão em situação precarizada (com o MEI trazendo um nível de segurança econômica básico, como direito à aposentadoria e auxílio-doença). Por isso, usar o poder de compra do governo para ampliar o mercado e fomentar essa cadeia produtiva é uma forma de promover desenvolvimento e maior segurança econômica para esses trabalhadores.

Fevereiro Laranja alerta para a leucemia e o câncer infantil


Dedicado à conscientização e ao combate à leucemia, dentro do Fevereiro Laranja, os especialistas reforçam o alerta sobre um dos tipos de câncer mais comuns na infância: a leucemia. Conhecida como câncer do sangue, a doença se caracteriza pelo acúmulo de células doentes na medula óssea, comprometendo a produção normal de células sanguíneas. . A campanha ganha ainda mais destaque no dia 15 de fevereiro, data que marca o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e do acesso a um tratamento adequado.


O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e do acesso a um tratamento adequado. No Brasil, o câncer infantojuvenil é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). No entanto, quando identificado precocemente, o tratamento pode garantir até 80% de chances de cura.


De acordo com a oncohematologista Danielle Feitosa, membro da diretoria do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – NACC, ao contrário do câncer em adultos, os tumores infantis não estão diretamente relacionados a fatores ambientais, hábitos de vida ou predisposição hereditária, mas sim a alterações genéticas. Os tipos mais frequentes da doença na infância são as leucemias agudas, linfomas e tumores do sistema nervoso central.
A especialista ressalta a importância de estar atento aos sinais que podem indicar a presença da doença. "Entre os principais sintomas do câncer infantil estão palidez, caroços (linfonodos aumentados), febre persistente, perda de apetite e manchas roxas pelo corpo. O mais importante é observar a persistência desses sintomas e procurar um médico imediatamente para uma avaliação mais detalhada", alerta a médica.


Apoio a crianças em tratamento - Diante do impacto da doença, instituições como o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC) desempenham um papel fundamental no suporte a pacientes e familiares. Fundado em 1985, o NACC, localizado no bairro dos Aflitos, no Recife, presta assistência a crianças carentes em tratamento oncológico. Mantido exclusivamente por doações e com o apoio de voluntários, o núcleo oferece hospedagem, alimentação, transporte, suporte educacional e acompanhamento nutricional, fisioterapêutico e odontológico, garantindo mais qualidade de vida durante o tratamento. Para mais informações ou para realizar uma doação, deve-se acessar o www.nacc.org.br ou entrar em contato pelo telefone (81) 3267-9200.

Em Brasília, governadora Raquel Lyra recebe prefeitos e anuncia novos ônibus escolares para os municípios


A governadora Raquel Lyra cumpre expediente, nesta terça-feira (11), no escritório do Governo do Estado, em Brasília, onde recebe prefeitos e prefeitas de diversas regiões de Pernambuco. A chefe do Executivo reforçou o compromisso da gestão estadual para apoiar os municípios que buscam articulação na capital federal com a União e o Congresso Nacional. A gestora aproveitou para anunciar que um novo lote de ônibus escolares será entregue para os 184 municípios pernambucanos. 

Até a tarde, já foram mais de 50 prefeitos recebidos. “Nosso escritório é um local para ajudar os prefeitos em Brasília que estão em busca de investimentos e de boas ações para as cidades do nosso estado. Essa estrutura está disponível todos os dias e é um braço da nossa Casa Civil. E para completar, comunicamos aos prefeitos que cada município receberá um novo ônibus escolar nos próximos dias”, ressaltou a governadora Raquel Lyra, ao destacar que em dois anos foram entregues 820 veículos escolares, sendo 785 ônibus e 35 vans.

“O ônibus escolar vai chegar no momento certo ao nosso município porque tivemos um aumento significativo na demanda de alunos que se deslocam para outras cidades”, frisou o prefeito de Brejão, Saulo Maruim. "Em breve, teremos nova creche e já temos a notícia de novos ônibus. O Governo do Estado tem contribuído muito pelo nosso município", afirmou a prefeita de Cortês, Fátima Borba.
 
*APOIO -* O escritório de Pernambuco em Brasília oferece aos municípios apoio logístico, auxílio para realização de agendas com parlamentares e acompanhamento para representações em ministérios do governo federal. “Apresentamos nossa representação em Brasília aos novos prefeitos e garantimos suporte e apoio técnico aos gestores”, afirmou o secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça. Já o assessor especial, Erick Lisboa, responsável pelo escritório, detalhou para os gestores municipais os serviços oferecidos pelo espaço.

Os secretários Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), João Salles (Assessoria Especial e Relações Internacionais - em exercício), José Pereira (executivo de Articulação e Acompanhamento), Igor Cadena (executivo de Relações Institucionais) e Daniella Brito (executiva de Imprensa) também participaram da agenda.

Foto: Divulgação

Espaço disponível em armazéns logísticos para 2025 deve ficar entre 8% e 9%


O mercado de armazéns logísticos no Brasil deve enfrentar uma taxa de vacância estimada entre 8% e 9% em 2025, segundo especialistas do setor. Esse índice, embora ainda abaixo de dois dígitos, sinaliza uma leve desaceleração na ocupação dos espaços, refletindo o equilíbrio entre a alta demanda e a expansão da oferta registrada nos últimos anos.

A vacância nesse patamar pode exercer pressão sobre os preços dos aluguéis, impactando as operações de comércio eletrônico, armazenamento e distribuição. "A oferta está se ajustando, mas ainda há uma procura consistente por galpões modernos e bem localizados, o que pode sustentar ou até elevar os preços em determinados mercados", avalia o diretor administrativo do Grupo Trino, Cláudio Fernandes.

A elevação dos custos de aluguel pode levar empresas a repensarem suas estratégias, apostando em soluções como armazéns compartilhados. “O mercado tem de oferecer estratégias alinhadas às metas, garantindo uma solução eficiente aos clientes. No Grupo Tino, por exemplo, desenvolvemos planos de ações específicos para cada operação de cada cliente”, ressalta Fernandes.
 
Apesar das incertezas, o setor logístico segue dinâmico, impulsionado por fatores como o crescimento do comércio eletrônico e a necessidade de maior eficiência nas cadeias de suprimentos. "O mercado está amadurecendo, e as empresas que conseguirem se adaptar às mudanças e otimizar seus custos terão uma vantagem competitiva significativa nos próximos anos", conclui Cláudio.

Advogado ensina como economizar na compra de material escolar

 
Com o início do ano letivo, pais e responsáveis se deparam com a tarefa de comprar o material escolar dos filhos, o que exige atenção tanto ao planejamento financeiro quanto às normas de proteção ao consumidor. Respeitar o que está previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC) é essencial para evitar práticas abusivas e assegurar a qualidade dos produtos adquiridos. 

As escolas devem entregar listas de materiais claras e justificadas, sem a inclusão de itens de uso coletivo, como produtos de limpeza e higiene. “Essas práticas são proibidas pelo CDC, assim como a imposição de marcas específicas, exceto em casos em que haja uma justificativa pedagógica bem fundamentada”, explica José Ricardo Suter, advogado e professor do curso de Direito da Wyden. Cumprir essas regras protege as famílias de cobranças indevidas e garante uma relação de consumo mais equilibrada. 

Produtos destinados ao uso infantil, como mochilas, estojos e lápis, precisam cumprir requisitos de segurança e apresentar certificações adequadas. Segundo o professor, “os consumidores têm direito à substituição, reparo ou devolução do valor caso os itens apresentem defeitos”, conforme previsão no Código de Defesa do Consumidor. 

Dicas para economizar 

O planejamento financeiro é essencial para evitar gastos desnecessários. Antes de iniciar as compras, recomenda-se verificar quais itens podem ser reaproveitados de anos anteriores e elaborar uma lista detalhada com base nas solicitações da escola. Outras estratégias incluem: 
•⁠ ⁠Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos; 
•⁠ ⁠Optar por compras coletivas para conseguir mais descontos; 
•⁠ ⁠Aproveitar promoções ou descontos para itens de qualidade. 
Em situações de cobranças indevidas, imposição de compras ou práticas abusivas, é fundamental registrar a denúncia junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. “Esses registros ajudam as autoridades a fiscalizar o cumprimento das leis e corrigir eventuais abusos”, reforça José Ricardo Suter.

A busca pela melhor formação: a escolha da faculdade que transforma sonhos em realidade


A economia do Nordeste cresceu mais do que a média nacional em 2024, segundo dados da Resenha Regional do Banco do Brasil, publicada em janeiro de 2025. O PIB da região acumulou alta de 3,8% no ano anterior, diante do índice positivo de 3,5% alcançado pelo País. Em 2024, Pernambuco registrou um crescimento significativo em seu Produto Interno Bruto (PIB), com um crescimento de 4,9% no terceiro trimestre, comparando com o mesmo período de 2023, segundo informações da Agência Condepe-Fidem.
 
As atividades que mais contribuíram para esta alta foram: agropecuária com um acréscimo de 11,4%, indústria (5,3%) e Serviços (3,2%). Os serviços respondem por mais de 70% do PIB estadual. Esses resultados indicam uma expansão econômica robusta no estado, refletindo uma demanda crescente por profissionais qualificados para atender às necessidades dos setores em crescimento.
 
Diante desse cenário, ingressar no ensino superior é uma das decisões mais importantes na vida de um jovem, e, muitas vezes, essa escolha não é feita sozinha. Pais e responsáveis desempenham um papel fundamental ao avaliar opções de faculdades e identificar a instituição que melhor alia qualidade acadêmica, oportunidades de mercado e estrutura acolhedora para o desenvolvimento dos alunos.
 
Ivaneide Rodrigues, mãe de Emy Rodrigues, estudante do curso de Direito, participou ativamente na busca pela melhor opção de ensino superior junto à sua filha. Entre as características mais importantes na hora da decisão, a estrutura física, localização, corpo docente reconhecido no mercado e oportunidades, não só no Brasil, como fora do país, foram determinantes para a escolha. “Saber que a instituição pode oferecer a realização de sonhos, seja um jovem como minha filha, que está na graduação ou uma pessoa que já esteja no mercado de trabalho, mas que esteja galgando outras coisas, outros voos, é essencial a instituição oferecer esse caminho, trazendo oportunidade e conhecimento”, afirma Ivaneide.
 
“Status não, mas o reconhecimento da instituição no mercado, isso é importante. Na minha visão, uma instituição consolidada no mercado, quando ela tem um histórico, tem um corpo docente reconhecido, isso realmente é primordial. A universidade foca muito na formação prática e empregabilidade, e isso é algo muito importante. Quando a teoria e a prática se casam, em nenhum momento ela se perde. Minha filha está se tornando uma profissional de excelência, diante de toda a instrução que ela está recebendo na instituição de excelência. Eu sou grata por isso”, finaliza.
 
Além de oferecer uma base sólida para o futuro dos alunos, o apoio emocional e acadêmico durante a graduação também é essencial. Elder Maranhão, reitor do Centro Universitário UniFBV Wyden, destaca as iniciativas da instituição voltadas para a empregabilidade, internacionalização e desenvolvimento socioemocional. "Contamos com o Carreiras, um setor que conecta os alunos a empresas parceiras para estágio e emprego, além de oferecer capacitações específicas, como na área de TI, com parcerias que garantem empregabilidade ainda durante o curso. Também promovemos projetos de extensão, intercâmbios remotos e cursos de idiomas para preparar os estudantes de forma global", explica.
 
Outro ponto de destaque das instituições Wyden é o corpo docente. "Mais de 90% dos nossos professores possuem mestrado ou doutorado e atuam no mercado, garantindo que os alunos aprendam com profissionais experientes e atualizados", completa o reitor.
 
Outro destaque no cenário do ensino superior em Pernambuco é a Estácio. Com mais de 54 anos de experiência acadêmica, a instituição oferece uma ampla gama de serviços educacionais que vão além da graduação, como cursos técnicos, de extensão, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, além de centenas de opções em cursos livres de aperfeiçoamento profissional. Localizado na Avenida Abdias de Carvalho, uma importante eixo que se conecta a outras vias relevantes, como a Avenida Caxangá e a BR-101, o campus do centro universitário oferece uma centralidade funcional para aqueles que consideram a mobilidade como um ponto prioritário na hora de escolher onde vai estudar.
 
“A Estácio é reconhecida por sua excelência acadêmica e aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade. Além disso, a Estácio possui um dos mais sólidos e atuantes programas de Responsabilidade Social do setor educacional, e apoia diversas iniciativas nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania”, aponta Paula Sabino, reitora da instituição de ensino no Recife.

Projeto de Débora Almeida, aprovado na ALEPE, objetiva ampliar o tempo de validade da licença da sanitária emitida pela ADAGRO


O retorno aos trabalhos, após recesso parlamentar, para a Deputada Débora Almeida (PSDB) e principalmente para o segmento do agro no estado, vem sendo bastante produtivo. Como forma de cooperar na desburocratização das atividades para os já sacrificados pequenos e médios produtores rurais, a deputada comemorou a aprovação do projeto de lei ordinária nº 1019/2023 que, quando sancionada, deverá estender de 1 para 5 anos a licença sanitária emitida pela ADAGRO.

 Com aprovação desta matéria, após requerida a renovação e pagas as taxas decorrentes de registro e vistoria, os órgãos de controle e defesa sanitária terão o prazo de 90 (noventa) dias para realizarem os procedimentos de inspeção e fiscalização sanitária, junto a estes produtores.

Na visão da parlamentar, que tem raízes na produção rural, “Na prática, o prazo atual praticado pela agência trata desigualmente os pequenos e médios produtores, na medida em que, imediatamente após a obtenção do registro, estes já iniciam o trabalhoso processo de juntar os documentos necessários para a renovação. 

A obtenção dos 14 (catorze) itens necessários em tempo hábil depende de diversas variáveis, como, por exemplo, a execução rápida de análises de laudos microbiológicos e químicos realizadas por laboratórios de fora do estado. Muitas destas variáveis estão fora do controle dos produtores, ainda mais os de pequeno e médio porte.”

O Projeto de Lei, que tramitou em todas as comissões pertinentes da casa legislativa, foi aprovada em todas, votada e aprovada no Plenário nesta terça-feira (04) agora aguardará apenas a sanção da Governadora Raquel Lyra (PSDB), para tornar-se enfim, lei estadual.

Cuidados essenciais para aproveitar o verão com saúde


Com a chegada do verão, as altas temperaturas exigem atenção especial com a saúde. Os dias quentes e ensolarados convidam a aproveitar mais atividades ao ar livre e momentos de lazer. No entanto, a estação também exige atenção redobrada com a saúde. Manter o corpo hidratado, adotar uma alimentação leve e adaptar a rotina de exercícios são atitudes fundamentais para aproveitar a estação com bem-estar e segurança. 

A professora Gesika Assunção, do curso de Nutrição, e o professor Murilo Gominho, de Educação Física, ambos do Centro Universitário UniFBV Wyden, trazem orientações práticas para enfrentar o calor de forma saudável. De acordo com Gesika Assunção, o aumento da ingestão de líquidos é indispensável para evitar desidratação. “Além de beber água, apostar em bebidas como água de coco, sucos naturais e chás gelados pode ajudar no processo de hidratação. Frutas como melancia, abacaxi e morango, bem como verduras como pepino, também são excelentes escolhas, já que contêm alto teor de água”, recomenda.
 
A professora também destaca a importância de refeições leves e seguras: “É essencial armazenar corretamente os alimentos, lavá-los bem e evitar exposição prolongada ao calor, prevenindo contaminação bacteriana e prejuízos à saúde”. Para quem tem pouco apetite nos dias quentes, Gesika sugere refeições menores e frequentes, incluindo bowls de salada ou smoothies nutritivos.

Entre os erros mais comuns na alimentação no verão, ela aponta o consumo excessivo de bebidas açucaradas e a negligência com a hidratação. “Calcule a quantidade de água necessária multiplicando seu peso por 30, para saber o volume ideal de ingestão diária”, ensina.

O professor Murilo Gominho reforça a relevância de manter uma rotina de atividades físicas, mesmo no verão. “Os exercícios ajudam a melhorar a saúde cardiovascular, controlar o peso e até reduzir o estresse e a ansiedade”, afirma. Para iniciantes, ele sugere atividades de baixo impacto, como caminhadas, ciclismo e yoga, além de esportes aquáticos, como natação e hidroginástica, que ajudam a se refrescar.

Nos dias mais quentes, adaptar os treinos é essencial. “Prefira horários mais frescos, como pela manhã cedo ou no final da tarde. Use roupas leves, hidrate-se antes, durante e depois do exercício e evite treinos intensos sob o sol forte”, orienta. Para quem tem pouco tempo, mini treinos de alta intensidade (HIIT) ou exercícios de peso corporal podem ser feitos em casa, garantindo praticidade e eficiência.

Dicas extras para um verão saudável

Gesika e Murilo concordam que o verão é uma ótima oportunidade para adotar hábitos mais saudáveis, mas ressaltam a importância de procurar orientação profissional. “Nutricionistas e educadores físicos são aliados para personalizar a alimentação e os treinos, garantindo que atendam às suas necessidades”, concluem.

Operadora de planos de saúde descontinua atendimento de clínicas para autistas em Pernambuco, prejudicando mais de 300 famílias


Desde o último trimestre de 2024, a operadora de planos de saúde Amil tem promovido um descredenciamento em massa de clínicas multidisciplinares que atendem crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Pernambuco. A decisão já resultou na exclusão de mais de cinco clínicas, afetando cerca de 300 famílias. Somente no caso mais recente, mais de 200 famílias foram prejudicadas, enfrentando a interrupção de tratamentos essenciais.

De acordo com Robson Menezes, advogado especialista em saúde, o impacto dessas mudanças é significativo e traz graves consequências para os pacientes. “O descredenciamento dessas clínicas provoca a quebra do vínculo terapêutico, algo crucial para o desenvolvimento de crianças autistas. Isso gera prejuízos no prognóstico e na evolução dos tratamentos, além de exigir que as famílias busquem novas clínicas, refaçam avaliações e adaptem os pacientes a novos terapeutas, o que é extremamente desafiador”, alerta.

*Descumprimento legal*

Segundo Robson Menezes, a Amil deveria seguir o que determina a Lei Federal nº 9.656/98, que regula os planos de saúde no Brasil. “É obrigatório substituir clínicas descredenciadas por outras com a mesma qualidade técnica, estrutura e disponibilidade de profissionais, horários e terapias prescritas. No entanto, essa não tem sido a realidade enfrentada pelas famílias, que estão encontrando enormes dificuldades para obter acesso a serviços equivalentes”, afirma o especialista.

Diante dessa situação, muitas famílias têm recorrido à Justiça para garantir a continuidade dos tratamentos, amparadas pela Lei Brasileira de Inclusão (nº 13.146/2015) e pelo Estatuto da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764/2012), que garantem o direito ao tratamento multidisciplinar contínuo e ininterrupto. Contudo, Menezes destaca que nem todas as famílias têm condições financeiras de arcar com os custos de processos judiciais, o que amplia o impacto negativo dessa situação. “Muitas famílias estão sendo forçadas a interromper os tratamentos por não conseguirem lutar pelos seus direitos judicialmente. Isso afronta diretamente a legislação vigente e expõe essas crianças a retrocessos irreparáveis”, destaca.

*Impactos do descredenciamento*

Crianças autistas dependem de terapias contínuas, como ABA, fonoaudiologia e terapia ocupacional, para desenvolver habilidades essenciais. No entanto, a busca por alternativas em clínicas privadas ou fora da cobertura do plano de saúde representa desafios financeiros significativos, com custos elevados que são inviáveis para a maioria das famílias. Além disso, a instabilidade gerada pelo descredenciamento dessas clínicas afeta emocionalmente as famílias, que já enfrentam diversos desafios no cuidado de crianças com TEA.

As famílias reivindicam o recredenciamento imediato das clínicas descredenciadas ou a indicação de alternativas equivalentes, além de mais transparência por parte da Amil sobre os motivos do descredenciamento e as opções disponíveis para os pacientes. Elas também exigem o respeito aos direitos das pessoas autistas, conforme garantido pela legislação vigente.

”O tratamento contínuo e integrado é indispensável para o desenvolvimento pleno do paciente autista”, reforça Menezes. “A interrupção das terapias pode gerar regressões, prejudicar a comunicação, a interação social e o comportamento, impactando diretamente a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias”, finaliza.

A situação segue preocupando as famílias e mobilizando esforços para garantir que os direitos das pessoas autistas sejam respeitados.

Bem-estar animal: cuidados e responsabilidades com os animais silvestres


De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2010 e 2024, foram registrados 48 casos de raiva humana no Brasil, sendo que 9 deles foram causados por mordidas de cães, 24 por morcegos, 6 por primatas não-humanos, 2 por raposas, 4 por felinos e 1 por bovino.

A preservação da fauna silvestre é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas. No entanto, muitos animais enfrentam ameaças diárias devido à ação humana, como desmatamento, queimadas ilegais e tráfico. Diante desse cenário, especialistas reforçam a importância de respeitar a vida animal e agir de forma responsável ao encontrar um animal silvestre. “O contato inadequado com animais silvestres pode colocar em risco tanto a saúde dos animais quanto a das pessoas. Além do estresse causado ao animal, há também o risco de transmissão de zoonoses, que são doenças que podem ser passadas entre animais e humanos”, afirma Francisco Feliciano, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Wyden.

Caso alguém se depare com um animal silvestre, a orientação principal é evitar qualquer tipo de contato direto. “As recomendações incluem manter a calma, não se aproximar do animal, nem oferecer água ou comida e entrar em contato com o órgão ambiental do município. Essas medidas garantem a segurança tanto da pessoa quanto do próprio animal, que pode estar ferido ou assustado”, orienta o professor. 

Além de cuidados individuais, é essencial combater práticas que colocam em risco a fauna brasileira. Denúncias de crimes ambientais são fundamentais para a proteção desses animais. Entre as principais ações estão denunciar desmatamentos e queimadas ilegais, além do tráfico de animais silvestres, o comércio ilegal, a caça e a pesca predatória. “Essas atividades reduzem drasticamente as populações de diversas espécies e podem levar algumas delas à extinção”, explica.

Muitas pessoas, por desconhecimento, acabam oferecendo alimentos humanos a animais silvestres, sem saber que essa prática pode causar sérios danos à sua saúde. “A alimentação inadequada pode desequilibrar a flora intestinal dos animais, dificultando sua digestão e absorção de nutrientes essenciais. Além disso, o contato com humanos aumenta o risco de transmissão de doenças”, alerta Francisco Feliciano.

O respeito aos animais silvestres passa pelo entendimento de que eles pertencem ao seu habitat natural. A melhor forma de protegê-los é preservar suas áreas de vida e denunciar qualquer ameaça à sua sobrevivência.

A vacinação de cães e gatos, animais domésticos mais próximos aos seres humanos, também é uma medida fundamental de prevenção. O Ministério da Saúde distribui, em todo o Brasil, imunobiológicos necessários para promover uma terapia de suporte pós-exposição à raiva, incluindo vacina e soro antirrábico, para garantir a proteção da população. “Importante ressaltar que, em caso de agressão por um animal suspeito, é fundamental que a pessoa lave imediatamente o local da lesão com água e sabão, e procure imediatamente um posto de saúde do Município”, finaliza Francisco.

Volta às aulas: inclusão escolar ainda é um desafio para crianças autistas


No Brasil, o autismo foi incluído no censo demográfico de 2020 por determinação da Lei n. 13.861, de 18 de julho de 2019. Atualmente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que haja dois milhões de brasileiros autistas, o que significa afirmar que 1% da população estaria no espectro. Segundo o relatório de levantamento do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), divulgado em 2023, aproximadamente 10 mil autistas diagnosticados vivem no Estado.

 O início do ano letivo traz expectativas e alegrias para muitas famílias, mas para aquelas com filhos no espectro autista, a volta às aulas pode se transformar em um período de desafios e lutas por direitos básicos. Apesar das garantias legais de educação inclusiva, relatos de dificuldades são frequentes, especialmente em escolas privadas, que muitas vezes criam barreiras para a matrícula e inclusão desses estudantes. 

Segundo Robson Menezes, advogado especializado em Direito dos Autistas e pai atípico, o primeiro obstáculo enfrentado pelas famílias é, muitas vezes, o acesso à matrícula. "Infelizmente, é comum ouvir justificativas como ‘não há vagas’ ou ‘não temos estrutura para atender’, o que contraria a Lei Federal 7.853/89 e configura prática criminosa", explica o especialista. Além disso, há casos em que as instituições exigem que os pais custeiem acompanhantes escolares para seus filhos, uma prática considerada ilegal. 

A Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015) e o Estatuto da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei 12.764/2012) garantem que a responsabilidade pelo suporte necessário é das escolas, incluindo a oferta de professores especializados em educação inclusiva e profissionais de apoio, que auxiliam o aluno na realização de atividades cotidianas no colégio como se locomover, ir ao sanitário, se alimentar, entre outros. Os alunos possuem, também, o direito de acesso de profissional de saúde (assistente terapêutico) no ambiente escolar. “É importante lembrar também que o colégio não pode negar a entrada do Assistente Terapêutico (profissional de saúde que irá aplicar a terapia baseada na Ciência ABA no ambiente escolar); é direito do aluno ter acesso a esta terapia durante o tempo que permanecer no colégio.”, afirma Robson Menezes. 

Outro ponto destacado é a importância de um Plano Educacional Individualizado (PEI), que deve ser elaborado pela escola para atender às necessidades específicas do aluno com autismo. "O PEI é fundamental para que o estudante tenha acesso ao currículo escolar de forma adequada e possa desenvolver suas potencialidades", reforça Menezes. Entretanto, mesmo com legislações robustas que asseguram a inclusão, a realidade ainda é marcada pela falta de estrutura e preparo. Muitas escolas não oferecem salas de recursos, suporte pedagógico extra ou profissionais capacitados, o que compromete o processo de aprendizagem e socialização das crianças. 

Para as famílias, isso significa enfrentar uma verdadeira batalha para garantir os direitos dos filhos. "Cada ‘não’ que recebemos é um lembrete de que ainda temos um longo caminho pela frente na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva", afirma Robson. “É fundamental buscar orientação jurídica para garantir que os direitos da criança sejam respeitados e os problemas relacionados à inclusão escolar solucionados. A educação é um direito constitucional e um pilar essencial para a construção de um futuro com mais igualdade e oportunidades.”, finaliza. 

Investir em capacitação, estrutura e conscientização é essencial para que cada criança no espectro possa aprender, socializar e alcançar seu pleno potencial em um ambiente acolhedor e inclusivo. A educação inclusiva beneficia não apenas os alunos com TEA, mas toda a comunidade escolar, promovendo empatia, diversidade e respeito.

Planos de saúde: novas regras para inadimplência e cancelamento já estão em vigor


Em dezembro de 2023, a ANS (Agência Nacional de Saúde) publicou a Resolução Normativa 593/2023, que estabelece novas regras para a notificação de inadimplência e cancelamento de planos de saúde. Inicialmente prevista para entrar em vigor em abril de 2024, a resolução teve sua vigência prorrogada duas vezes, passando para dezembro do mesmo ano e, posteriormente, para fevereiro de 2025, data em que suas determinações finalmente entraram em vigor.

As novas regras trazem mudanças significativas para os consumidores. Agora, as operadoras têm até 50 dias para notificar o beneficiário sobre a inadimplência. Caso essa notificação ocorra no quinquagésimo dia, o consumidor terá um prazo adicional de 10 dias para regularizar a situação. Além disso, ele poderá questionar o valor cobrado, e a operadora deverá fornecer uma resposta e um novo prazo de 10 dias para a quitação do débito.

O cancelamento unilateral do plano de saúde pela operadora só poderá ocorrer caso haja atraso de duas mensalidades, consecutivas ou não. Uma importante mudança é que os dias de atraso de parcelas já pagas não serão mais computados para a contagem do tempo de inadimplência. "Antes, as operadoras somavam todos os dias de atraso ao longo do ano e, ao atingir 60 dias, rescindiam o contrato. Com a nova norma, essa prática foi proibida, garantindo mais segurança ao consumidor", explica o advogado Robson Menezes.

Outra inovação está na forma de notificação. Agora, além do envio pelos correios com aviso de recebimento, a comunicação poderá ocorrer por aplicativos, portais das operadoras, e-mails (com comprovante de entrega e leitura), mensagens SMS e WhatsApp, desde que essas ferramentas acusem o recebimento da mensagem pelo consumidor. Nos contratos firmados antes de fevereiro de 2025, a inclusão desses meios de notificação pode ser feita por meio de um aditivo contratual, mas mesmo sem essa alteração, a notificação será considerada válida se houver resposta do consumidor.

A legislação também protege as operadoras ao permitir que a notificação seja considerada válida caso a empresa comprove que tentou todos os meios de comunicação e não obteve resposta do beneficiário. "Isso significa que o consumidor não pode simplesmente ignorar as notificações, pois, se a operadora demonstrar que tentou contato de forma adequada, o cancelamento do contrato será permitido", alerta Menezes.

Outros pontos importantes da resolução são a proibição de cancelamento de contratos de pacientes internados e a previsão legal de multas e juros por atraso no pagamento. Agora, a multa será de 2% sobre o valor da parcela em atraso, e os juros serão de 1% ao mês, com correção monetária. Além disso, caso uma operadora rescinda contratos sem obedecer os novos critérios, poderá ser penalizada com multa de R$80 mil por contrato cancelado indevidamente.

Essas alterações representam avanços na regulação dos planos de saúde, trazendo mais clareza e segurança tanto para os consumidores quanto para as operadoras. "O importante é que os beneficiários fiquem atentos aos seus direitos e acompanhem de perto qualquer comunicação das operadoras para evitar problemas futuros", finaliza Menezes.

Mirella e Raquel anunciam abertura da folia de Pernambuco em Olinda


A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), conversou, nesta terça-feira (11/02), com a governadora Raquel Lyra (PSDB) durante o Encontro dos Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília. Na ocasião, as gestoras anunciaram que a Marim dos Caetés vai abrir oficialmente o Carnaval de Pernambuco.

Mirella comentou a integração com o Estado para a realização da folia. "O Carnaval de Olinda é o maior e melhor do mundo. E com uma grande participação do Governo de Pernambuco, vamos fazer uma festa ainda mais bonita", avaliou.  

"Vai ter a abertura do Carnaval de Pernambuco lá em Olinda. É o Carnaval mais lindo da história de Pernambuco", afirmou Raquel. 

Representando a Marim dos Caetés no evento, Mirella está aproveitando a participação no encontro com novos gestores para reforçar a defesa pela pauta municipalista.

"Sou uma grande defensora das pautas municipalistas, porque é nos municípios onde as coisas acontecem. Estamos nesse encontro, junto ao Governo Federal, para pactuar novas metas e novos serviços para os municípios", destacou Mirella.

Foto: Arquimedes Santos