segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Pedala Caruaru reuniu cerca de 500 ciclistas

As ruas de Caruaru foram tomadas por ciclistas na manhã desse domingo, 23, durante a segunda edição do “Pedala Caruaru”. O evento, que reuniu cerca de 500 participantes para um passeio ciclístico de 10 km, fez parte da programação da Semana Nacional de Trânsito. Com a proposta de incentivar a mobilidade ativa, o Pedala já está se consolidando entre grupos de pedal de Caruaru e região. Estiveram presentes ciclistas de cidades como Agrestina, Cupira, Bezerros, Santa Cruz, São Caitano e Camocim de São Félix.

Durante a concentração os participantes puderam usufruir de serviços de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia, cálculo de índice de massa corpórea, ventosaterapia e massagens. Os ciclistas também participaram de atividades de alongamento e compartilharam de um café da manhã.

“O Pedala Caruaru é uma forma de incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte, bem como o respeito aos usuários desse modal no trânsito. Mais uma vez o evento foi um sucesso e desejamos que ele fique marcado no calendário dos caruaruenses, para contarmos com ainda mais participantes na próxima edição”, comentou o diretor-presidente da Destra, Roberto Bezerra.

Ao longo do percurso, agentes de trânsito e guardas municipais da Destra, realizaram os bloqueios das ruas, como também garantiram a segurança viária durante o trajeto.

Os inscritos no evento colaboraram com alimentos não perecíveis, os quais serão doados a uma instituição de caridade, em Caruaru.

Imprensa Caruaru


MEC quer programa para ocupar vagas ociosas em universidades públicas

O Ministério da Educação (MEC) estuda criar ainda este ano uma nova modalidade do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), chamada Sisu Transferência, voltada para estudantes que já cursam o ensino superior e querem migrar para uma instituição pública. O objetivo é preencher vagas deixadas por estudantes que trocaram de curso ou abandonaram o ensino superior.

O anúncio foi feito hoje (20), durante a apresentação dos dados do Censo da Educação Superior, que mostraram que cerca de 70 mil vagas nas universidades federais estão ociosas. “Tem vaga, tem oportunidade para o aluno estar aprendendo dentro de universidade pública e não estamos preenchendo essas vagas. Isso sem criar despesas novas”, disse o ministro da Educação, Rossieli Soares.

O sistema deverá funcionar como o Sisu, selecionando estudantes com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas como se tratam de vagas abertas ao longo do curso, serão ofertadas para os estudantes que já estão no ensino superior particular ou em outra instituição pública e que desejem fazer a transferência. A ideia já havia sido proposta anteriormente, em outras gestões no MEC, mas não saiu do papel.

Soares diz que vai se reunir com reitores e construir o programa para ser lançado em um mês, em outubro. A intenção é que comece a ser aplicado em 2019. A adesão das universidades será voluntária.

“Hoje cada instituição faz um processo específico, então se você está em uma instituição privada ou em uma pública e quiser migrar para outra pública, você tem que pesquisar o edital individualmente, cada uma das regras em cada um dos lugares”, diz o ministro.

“O Sisu hoje é uma ferramenta para que os estudantes que fizeram o Enem possam enxergar suas possibilidades em várias instituições. Então é dada hoje mais uma ferramenta para que a rede toda, seja o estudante da privada ou pública possa buscar esse caminho da transferência com mais facilidade”.

Orçamento - Os gastos do governo entram na conta para a criação do novo programa. “Nós temos a prioridade da ocupação das vagas que estão na rede federal. Estamos pagando os professores, pagando as universidades, as estruturas de tudo aquilo e ter vaga ociosa é desperdício de dinheiro público, é ineficiência e nós temos que aumentar a eficiência do gasto”, diz o ministro.

Segundo Soares, a pasta faz um esforço para manter os repasses às instituições federais. No ano passado, foi pago 70% do valor do capital previsto no orçamento. Neste ano, de acordo com ele, a pasta está liberando 100% do capital e do custeio. “Se a gente coloca o recurso, a gente tem que garantir que vai dar aqueles espaços para os alunos brasileiros”.

Além de financiar as universidades públicas, o Censo mostra que, em 2017, 46,3% das vagas nas instituições privadas de ensino superior eram mantidas ou por financiamentos ou por bolsas pagas por meio de isenções de fiscais públicos. Quase 60% dessas bolsas e financiamentos são referentes ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), federais.

Segundo os dados do Censo, a rede federal conta com 63 universidades e 40 institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica, todos ligados ao MEC. Há ainda, seis faculdades, uma ligada ao MEC e cinco vinculadas a outros ministérios. Ao todo, nessas instituições estão matriculados mais de 1,1 milhão de alunos. Em dez anos, a rede federal mais que dobrou de tamanho.

Agência Brasil - Repórter Mariana Tokarnia

Festival Rap de Vitrine neste sábado

Festival Rap de Vitrine agita o Recife no próximo sábado (29), com uma maratona de rap, trap e música eletrônica, a partir das 16h, no Bailito. O evento traz para a cidade, atrações consagradas da cena, à exemplo do cearense Matuê (foto ao lado), Sant (RJ), Rubico (PE), Groove DJs (SP - foto maior), NexoAnexo, Don Erre x Flip R1, MK1 e oColetivo BoiKOT (PE).

Um dos maiores nomes da cena trap nacional, Matuê é o “trapstar” do momento. Com uma ascensão meteórica na carreira, o artista chega a fazer mais de quatro shows por fim de semana e seus clipes chegam rapidamente na casa do milhão de visualizações.

Celebrado por suas músicas de cunho crítico que tratam de seu cotidiano e experiências vividas, Sant é uma das revelações do Hip Hop. Reconhecido por sua maturidade e conteúdo de suas letras, atua no rap desde os 16 anos. Apesar da pouca idade, é caracterizado por letras que falam muito sobre uma adolescência conturbada e uma vida cheia de problemas familiares. Também é membro do 'O mundo ao Norte“, coletivo de MC’s, produtores e DJ’s da Zona Norte do Rio de Janeiro, que para além da música, realiza eventos, oficinas, lançamentos de livros e outras atividades que incentivam a cultural hip hop local.

Cantor e compositor recifense, Rubico entrou na cena musical da cidade, com um jeito diferente de fazer som. Buscando equilibrar alta tecnologia, com baixa tecnologia, o músico inova trazendo de volta o sentimento “orgânico” de se ouvir rap. Seu primeiro álbum, “Paralisia do Sono”, conta com 12 faixas e pode ser ouvido através do Spotify. Com o single “Go up”, Rubico, tornou-se o primeiro cantor a lançar um clipe de rap em 3D, noBrasil. Cidadão Instigado, Novos Baianos, Cidade Verde Sounds, Vibrações, Rasta, Pink Floyd, Daft Punk, Russ, Eminem, Kanye West, Daniel Caesar, Caetano Veloso, Ney Matogrosso e o próprio Chico Science, são algumas das suas referências musicais.

Nascido da necessidade coletiva de viver experiências que agregam entretenimentos e evolução pessoal, o Coletivo BoiKOT é uma plataforma de intervenções e conceitos “visionários” como permacultura e bioconstrução (relação harmônica entre humanos e a natureza), integração entre linguagens culturais, vida em comunidade (cooperação) e utilização da arte enquanto instrumento social e espiritual. Surgiu em 2011 e já realizou mais de 30 eventos e festivais em diversos estados do País.

O Rap de Vitrine é realizado em parceria com o selo Groove Urbano (SP), projeto musical black & rap, realizado mensalmente as quartas feiras, no Club 88. Conhecido por fomentar a cena rap campineira, o Groove já recebeu artistas como Flora Matos, Fernandinho Beatbox, Dryca Rizzo, Familia Mada, Haikaiss, Black Alien,ConeCrew, DJ Nyack, KL Jay, DJ Hum e diversos outros.

Além de uma maratona com mais de 12 horas de shows, o Rap de Vitrine oferece estrutura que abriga Exposição de Artes, Live paiting, Slackline, Flash Tattoo, Food park, Espaço Lounge e diversos outros serviços que poderão ser vivênciados pelo público.

O evento ainda conta com apresentações dos recifenses NexoAnexo, Don Erre X Flip R1, MK1, Synstezuk, The Mouse, Bharg, Fabio Leal e Indigo.

Os ingressos para o Rap de Vitrine custam R$ 50 (Segundo Lote) e estão disponíveis no Espaço Somos (Rua da Aurora), Fervo Coffe Shop (Boa Viagem), Dahora Smoke Shop (Espinheiro), Living Skate (Boa Viagem) e através do site Byma.

SERVIÇO:

Festival Rap de Vitrine

COM Matuê, Sant, Groove Urbano (SP), Rubico, BoiKOT, NexoAnexo, Don Erre X Flip R1, MK1, Synstezuk, The Mouse, Bharg, Fabio Leal e Indigo

SÁBADO (29), a partir das 16h, no Bailito, Rua Carlos Gomes, 390, Prado, Recife

INGRESSOS: R$ 50 (Segundo Lote)

INFORMAÇÕES: (81) 9 9886.9901


Fies abre inscrições para vagas remanescentes

Estão abertas, a partir de hoje (24), as inscrições para as vagas que não foram preenchidas no processo seletivo regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referentes ao segundo semestre de 2018. Para concorrer, os interessados devem fazer um cadastro no site do programa

Podem disputar as vagas remanescentes candidatos que tenham participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010 e tenham obtido a nota mínima de 450 pontos nas provas e acima de zero na redação. Além disso, é necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Uma vez pré-selecionados, eles terão um prazo de dois dias úteis para complementar os dados solicitados pelo FiesSeleção e, em seguida, três dias úteis para comparecer à instituição onde serão validadas as informações inseridas. Com a validação dos dados, os candidatos poderão comparecer ao banco para efetivar a contratação do financiamento.

Prazos de inscrição - As datas para a inscrição, tanto de início quanto finais, variam de acordo com o perfil do estudante. A prioridade é dos estudantes que participaram do processo seletivo regular do Fies do segundo semestre de 2018 e se inscreveram em cursos nos quais não houve formação de turma no período inicial. Para esses, o prazo de inscrição termina na quinta-feira (27).

O prazo de inscrição para os candidatos que desejam concorrer a vaga em instituições nas quais não estão matriculados termina no dia 1º de outubro e, para aqueles que querem concorrer a financiamentos nas instituições nas quais já estão matriculados, no dia 9 de novembro.

O cronograma detalhado dos períodos de inscrição está disponível na página do Fies.

Cursos superiores - O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação (MEC).

O novo Fies tem modalidades de acordo com a renda familiar. A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos.

Nesse caso, o financiamento mínimo é 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é R$ 42 mil.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos.

Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.

Agência Brasil - Repórter Mariana Tokarnia

Semana do Idoso em Caruaru

Nesta semana em que antecede o Dia do Idoso, comemorado na próxima segunda-feira, 1º de outubro, para aqueles que possuem idade igual ou superior a 60 anos, a Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, estará promovendo diversas ações alusivas à data que marca o dia em que o Estatuto do Idoso entrou em vigor (Lei nº 10.741/2003). O cronograma da Semana Nacional e Municipal do Idoso iniciou nesta segunda-feira (24), em Caruaru, com uma palestra sobre alimentação saudável e qualidade de vida ministrada pela nutricionista Maria Cristiane Vilela. O cantor Benil proporcionou um momento musical para os participantes que não pouparam energia e entraram na dança.

O rápido envelhecimento da população brasileira e o aumento da expectativa de vida para 75 anos deram maior visibilidade ao público idoso, o que exige redefinição das políticas públicas. Diante disso, é que a coordenadora de Promoção da Pessoa Idosa, Sonia Ramos, elaborou, com muito carinho, a programação especial para esta semana. “A palestra de hoje foi muito bem recebida pelos idosos que se interessaram pelo assunto que tem a ver com a melhoria da qualidade de vida deles. Os participantes já estão na expectativa para as demais atividades que irão acontecer no decorrer da semana”, destacou Sônia.

Nesta terça-feira (25) as ações serão concentradas no Marco Zero com informações sobre DST’s, distribuição de preservativos, aferição de pressão, teste de glicemia, fisioterapia e ginástica laboral, das 08h às 11h. O momento será também para celebrar a vida com a música da Banda Vida Nova, formada por pessoas idosas, que fará uma apresentação especial. Na quarta-feira (26), vai ser um dia dedicado à beleza da terceira idade, com oferecimento de corte de cabelo para homens e mulheres, design de sobrancelha e maquiagem, além de ensaio fotográfico, tudo de graça. Vai ser no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Irmã Werburga Schaffrath, aberto ao público idoso, das 08h às 12h. A programação da semana prevê também ações em diversos espaços e uma tarde dançantes no Rotary Sul.


Para Maria Eunice de Albuquerque, secretária executiva do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Caruaru, o estatuto que completa 15 anos em 2018 trouxe grandes avanços. “É uma data que deve ser comemorada com grandeza de espirito por toda sociedade brasileira. O estatuto trata de uma série de compromissos legais que, se cumpridos, deverão melhorar o destino da humanidade. Discriminar ou negligenciar a pessoa idosa é crime”, frisou dona Eunice.

Imprensa Caruaru

Data
Atividade
24/09
Segunda-feira
8h30min às 9h30min
Local: Auditório do Empresarial Maria do Carmo Maciel Santos


9h40min às 10h40min

Palestra sobre Alimentação saudável e qualidade de vida.
Palestrante: Nutricionista Maria Cristiane Vilela.





Apresentação do cantor Benil

25/09
Terça-feira
Local: Marco Zero
8h às 11h
Atividades/serviços: informações sobre DST; distribuição de preservativos; aferição de pressão; teste de glicemia; fisioterapia e ginástica laboral.
Apresentação da Banda Vida Nova, formada por pessoas idosas.

26/09
Quarta- feira
8h às 12h
Local:
Centro de CFV
Irmã Verburga

Dia Da Beleza: manhã de corte de cabelo para homens e mulheres; design de sobrancelha e maquiagem.

Ensaio fotográfico
               27/09
Quinta-feira
8h às 12h
          

                14h às
            16h40min
Local: Auditório do Colégio Diocesano
Atividades com oferta dos serviços: aferição de pressão; teste de glicemia; fisioterapia nos CRAS Rurais


Palestra/Debate: “Os desafios do Envelhecimento Populacional Brasileiro e a Política Pública para o Idoso” - Palestrante: Renata Guedes, Psicóloga e Coordenadora do Programa Humanidade – SDSCA-PE

28/09
Sexta-feira
15h às
18h
Local: sede do Rotary Sul
                                
Tarde dançante na sede do Rotary Sul
1º/10
9h às 11h
Local:Casa das Juventudes

Roda de Diálogo sobre “O Idoso como Mestre e Aluno das Novas Gerações”
Sônia Ramos – Coordenadora de Promoção da Pessoa I

Atriz Cira Ramos em novo espetáculo


Petrobras quer aumentar número de mulheres em cargos de liderança

A Petrobras pretende aumentar em 40% a participação das mulheres em cargos de liderança dentro da empresa dentro de um plano de equidade de gêneros da estatal. A meta é chegar em 2025 com 25% de ocupação feminina, ante os 18% atuais. A informação foi confirmada hoje (24) pela estatal.

Segundo a Petrobras, a ampliação será feita com base na meritocracia, por meio de ações de promoção propostas. Entre as ações previstas está criar um “programa de formação continuada de lideranças femininas e estimular que elas trabalhem também em áreas operacionais”.

Outras ações preveem iniciativas para a formação e a atração de talentos, com foco nas estudantes do sexo feminino do ensino médio, como palestras em escolas para promover as áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Para as universitárias destas áreas e de outras carreiras de interesse da Petrobras, está prevista a concessão de bolsas de estudo.

“A empresa quer também engajar os homens para a equidade de gênero e já conta com medidas como, por exemplo, a licença paternidade ampliada, de 20 dias, e campanhas sobre paternidade responsável”, informou a estatal.

A ação está alinhada ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do qual a Petrobras faz parte desde a primeira edição, em 2006.

O Programa de Pró-Equidade está em sua sexta edição, iniciada em 2016 com a participação de 122 empresas. O programa consiste em “disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho”. A adesão é voluntária e dirigida a empresas de médio e grande porte, públicas e privadas, com personalidade jurídica própria. Na primeira edição, que ocorreu entre 2005 e 2006, 11 empresas receberam o selo.


Agência Brasil

Mês do cliente TIM

Na TIM, o dia do cliente é comemorado o mês inteiro. E, para celebrar a data, a operadora oferece a novos e atuais clientes desconto de R$550 na compra de um smartphone dependendo do plano contratado pelo cliente. A promoção vai até 30 de setembro em todas as lojas e revendas do Brasil.

O aparelho em promoção é o Motorola Moto Z3 Play. Com um display de seis polegadas e memória interna de 64 GB, o smartphone é um dos mais avançados e completos em circulação atualmente, com câmera dupla e foco automático. Permite, ainda, gravar vídeos em 4K e tem apenas 6,7 milímetros, o que torna o aparelho um dos mais finos que existem.

O celular passa de R$ 2.399,00 para R$ 1.849,00 no plano Tim Pós C, que sai R$ 139,90/mês com uso ilimitado de WhatsApp, incluindo vídeo-chamadas, Telegram, Facebook, Messenger, Waze, Easy Taxi, Instagram e Twitter sem descontar do pacote de internet. Inclui ainda chamadas ilimitadas para qualquer operadora e lugar do Brasil com o 41 e pacote de 20GB de dados, sendo 10GB para usar como quiser e 10GB para assistir a vídeos em plataformas como YouTube, Netflix, Looke, Cartoon Network Já! e Esporte Interativo Plus no smartphone. O valor promocional é mediante fidelização de 12 meses. Além do desconto, a parceria contempla uma ação compre e ganhe que distribui fones Motorola Pulse Max para quem aderir à oferta.

Baile a Dois


Mais de 43 mil olindenses já contam com abastecimento de água 24 horas

Com a meta desafiadora de eliminar o rodízio em 15 bairros da cidade de Olinda até o ano de 2021, o projeto Olinda+Água continua conquistando resultados positivos. Agora já são mais de 43 mil olindenses que estão recebendo água durante 24 horas nas torneiras. Essa população corresponde a 31% dos bairros beneficiados com a primeira etapa do projeto, que são Casa Caiada, Jardim Atlântico, Rio Doce e parte de Jardim Fragoso. As áreas que já contam com o fornecimento de água todos os dias estão localizadas, principalmente, em Casa Caiada e Jardim Atlântico. As melhorias estão sendo alcançadas por meio de um controle operacional mais eficiente que considera parâmetros como vazão, pressão e tempo de abastecimento, além do combate a vazamentos e perdas de água. Esse trabalho está permitindo colocar mais água nas tubulações e melhorar as pressões utilizando o mesmo o volume de água que o sistema já tinha disponível.

Graças as ações do Olinda+Água, que permitiram a substituição de 69 quilômetros de tubulações só nesses quatro bairros da primeira etapa do projeto, está sendo possível aumentar as horas de água para a população. Os investimentos também foram direcionados para a setorização do sistema, aquisição de tecnologias e implantação de dispositivos que dividiram a rede em distritos de abastecimento, além da ampliação do Centro de Reservação de Perijucã, em Jardim Atlântico. “Nessa fase de melhoria do desempenho, continuamos empenhados na redução de perdas. Estamos trocando mais tubulações onde há necessidade, e as ocorrências de vazamentos resolvemos com celeridade, em até 24 horas. Temos duas equipes exclusivas para o serviço de manutenção, que inclui as investigações de vazamentos ocultos na rede”, explica a gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Cleice Brito.

De acordo com a gerente, a previsão é que, até o final deste ano, o bairro de Jardim Atlântico fique 100% fora do racionamento, e passe a receber água todos os dias. Para as demais áreas da primeira etapa do projeto já foi possível dobrar a oferta de água, em menos de um ano de operação do novo sistema. De um calendário de um dia com água e cinco dias sem, passou para o rodízio de três dias com água e três dias sem. No mês de dezembro, também será iniciado o trabalho de melhoria do desempenho do sistema nas áreas que compõem a segunda etapa do Olinda+Água, que abrange os bairros de Ouro Preto, Bairro Novo, Jatobá, parte dos Bultrins e de Jardim Fragoso. Nessas áreas, o sistema ainda está em fase de testes.

O Governo de Pernambuco e a Compesa investem R$ 150 milhões (valores atualizados) no projeto Olinda+Água, recursos viabilizados junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Até o ano de 2021, 250 mil olindenses serão beneficiados com melhorias do abastecimento de água.

Imprensa Compesa