segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Café da Manhã com as Artesãs do Espaço Fêmea: Empoderamento e Sustentabilidade


Hoje, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Paulista sediou o primeiro café da manhã com as artesãs do Espaço Fêmea, uma loja no Paulista North Way Shopping que promove a venda de peças artesanais feitas por mulheres da cidade. A iniciativa, coordenada por Selma Barbosa, Coordenadora Sociopolítica e de Direitos e Garantias das Mulheres, e pela Secretária Fabriana Juliana, visa garantir a sustentabilidade e a autonomia financeira das artesãs locais.

Estiveram presentes no evento Angélica Sales, Superintendente da Secretaria da Mulher, e Ana Paula, Diretora do CEAM, que também apoiam a ação. Em sua fala, Selma destacou a importância do Espaço Fêmea: “Este espaço vai além da comercialização de produtos, é um ponto de apoio que fortalece a independência das mulheres e promove a igualdade de oportunidades. É essencial para o empoderamento feminino e a construção de um futuro mais igualitário", falou a presidente.

A entidade agradece também ao Prefeito Ramos e ao Vice-Prefeito Felipe pelo apoio constante a iniciativas como essa, que contribuem para o fortalecimento da economia criativa e o empoderamento das mulheres do Paulista. O encontro foi um momento de troca de experiências e aprendizado, reforçando o impacto positivo de ações como essa para o crescimento pessoal e profissional das artesãs. O Espaço Fêmea segue sendo uma plataforma fundamental para o empoderamento feminino e para o desenvolvimento da cidade.

Foto: Divulgação Mulheres Articuladas 

Prefeitura do Paulista e Guarda Municipal se unem no combate à violência contra a mulher


Na última sexta-feira (17), a Prefeitura do Paulista, através da Secretaria Executiva da Mulher, realizou uma reunião com a Guarda Civil Municipal (GCM). O encontro ocorreu no 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), localizado no bairro da Aurora. O principal objetivo foi o de alinhar uma parceria estratégica para desenvolver ações e atividades integradas que contribuam para o enfrentamento à violência contra a mulher, promovendo mais segurança e acolhimento às vítimas.

A parceria envolve a Guarda Municipal, por meio da Patrulha Maria da Penha, e o 17º BPM da Polícia Militar de Pernambuco. Na ocasião, estiveram presentes a secretária Executiva da Mulher, Fabrina Juliana; a subcomandante da Guarda Municipal, Maria Martins; o secretário de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, Ricardo Medeiros; e o secretário executivo de Segurança Pública do Paulista, Olavo Morais. 

Fotos: Taylinne Barret / Prefeitura do Paulista

Burguer do Nô chega ao Shopping Guararapes com semana de promoção em dobro


Nesta terça-feira, 21 de janeiro, o Shopping Guararapes recebe uma novidade que promete agradar os amantes de hambúrgueres: a inauguração da nova loja Burguer do Nô. Com um conceito assinado pela Zirpoli Arquitetura, a loja traz a inspiração das hamburguerias clássicas, mas com um toque contemporâneo. Esta será a primeira unidade em praça de alimentação, e vem complementar o sucesso que o Bode do Nô está fazendo com seu restaurante também no Shopping Guararapes.


O Burguer do Nô se destaca por seus produtos artesanais de extrema qualidade, mantendo a praticidade. Todos os hambúrgueres são assados na brasa, uma escolha que realça a autenticidade e o sabor para o cliente. A filosofia é baseada no conceito de "menos é mais", buscando o equilíbrio perfeito entre os ingredientes. Além disso, o cardápio inclui entradas exclusivas e milkshakes autorais, tudo preparado com a garantia de rapidez na entrega, sem comprometer a qualidade.


Esta será a segunda unidade do Burguer do Nô, que atualmente conta com uma loja em Boa Viagem e está em plena expansão. A inauguração da loja no Shopping Guararapes será marcada por uma promoção especial: durante toda a semana, todos os itens do cardápio estarão em dobro, uma excelente oportunidade para os clientes experimentarem as delícias da casa.


O responsável pelo Burguer do Nô, Danilo Gomes, destacou a alegria de compartilhar este momento com a família que atua há 30 anos no segmento de foodservice. "Sou idealizador do Burguer do Nô, mas levo como ensinamento e referência todos os passos do meu maior mentor: meu pai, Nô, junto com meu irmão Lucas e minha mãe Maria, que vêm fazendo um trabalho incrível com o Bode do Nô e que têm uma trajetória admirável. Meu objetivo é manter a  qualidade que  buscamos entregar ao longo de todos esses anos", afirmou.


A inauguração do Burguer do Nô no Shopping Guararapes marca mais um passo importante na expansão da marca, e do compromisso do mall em oferecer opções de qualidade para seu público em mais um ano de investimento no equipamento.

Curso gratuito da Fundação Bunge para padeiros e confeiteiros tem inscrições abertas em cinco cidades


De 15 a 29 de janeiro, jovens de baixa renda de 18 a 29 anos podem se inscrever para as novas turmas do De Grão em Pão, projeto da Fundação Bunge que oferece cursos gratuitos de panificação e confeitaria. Neste ano, além de São Paulo (SP), Duque de Caxias (RJ) e Recife (PE), a iniciativa chega a duas novas cidades: Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), com turmas específicas para cada uma das especializações, em parceria com o Senai. Para concorrer a uma vaga, os interessados devem preencher o formulário referente à sua cidade disponível no site da Fundação Bunge (https://fundacaobunge.org.br/). O anúncio dos selecionados será realizado em 24 de fevereiro, também no site.

Com a ampliação para as novas cidades, o De Grão em Pão passará a contar com sete turmas neste semestre, preparando 125 jovens para atuar no mercado de trabalho. Durante as aulas, realizadas de março a junho, os alunos também receberão bolsa auxílio e participarão de formação socioemocional para auxiliar no planejamento profissional. Ao final do curso, todos receberão propostas para trabalhar em padarias com carteira assinada, com salários compatíveis com o mercado.

“Com o De Grão em Pão, atuamos em duas importantes frentes. De um lado, conseguimos preparar jovens em situação de vulnerabilidade social para atuar em um mercado em forte crescimento no país, apoiando-os na conquista do primeiro emprego no ramo. De outro, ajudamos a suprir um desafio do setor de panificação, que é a falta de profissionais qualificados”, explica Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge. 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip), há 140 mil vagas abertas para trabalhar em padarias no Brasil, sendo a maioria delas para atuar como padeiros, salgadeiros e confeiteiros.

Novas competências
Além da formação teórica e prática, o De Grão em Pão prepara os jovens para as exigências atuais do mercado de trabalho, como bom relacionamento, organização e até mesmo autoconhecimento. Pesquisas recentes compiladas pela Fundação Wadhwani mostram que essas competências podem ser um diferencial: pelo menos 35% das empresas pagariam 20% a mais para ter um profissional assim.

Os alunos recebem treinamento em habilidades básicas e profissionais aplicáveis a todos os setores e em competências setoriais e profissionais para funções e setores mais específicos. Além de entender os conceitos, eles podem usar as plataformas de aprendizagem de forma experiencial, aprendendo por meio de simulações de situações profissionais da vida real.

São parceiros do De Grão em Pão: Academia Bunge, o Senai, a Fundação Wadhwani, a Harald Chocolates, o Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sampapão), o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Pernambuco, a Associação dos Industriais de Panificação de Pernambuco, o Sindicato das Indústrias de Alimentos e Bebidas da Baixada Fluminense (Simapan), o Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão) e o Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (SIAB). 

A Fundação Bunge
A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, há quase 70 anos atua para gerar impactos positivos na sociedade em territórios e setores estratégicos para a Bunge, fomentando a diversidade com promoção dos direitos humanos por meio da inclusão produtiva e do estímulo à economia de baixo carbono, estimulando a ciência e a preservação da memória. A Fundação é o pilar social da Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, que tem como propósito conectar agricultores a consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Site: fundacaobunge.org.br      

Promessas para 2025 coloca saúde como prioridade na vida dos brasileiros


Com a chegada de 2025, muitos brasileiros estão renovando suas promessas de ano novo, e a saúde está no topo da lista de prioridades. O foco em um estilo de vida mais saudável, que inclui a prática regular de exercícios físicos, tem sido uma das principais metas para aqueles que desejam iniciar o ano com mais disposição, bem-estar e hábitos saudáveis.

Diogo Barbosa, professor de educação física e maratonista, destaca que o começo do ano é o momento ideal para adotar novos hábitos e transformar promessas em ações. “O início de um novo ano traz aquela sensação de recomeço, e nada melhor do que aproveitar essa energia para implementar mudanças positivas na nossa rotina. O exercício físico é uma das melhores formas de cuidar da saúde, tanto do corpo quanto da mente”, comenta Barbosa.

Segundo ele, a atividade física regular pode trazer diversos benefícios, como a melhoria da qualidade do sono, o aumento da disposição e o fortalecimento do sistema imunológico. “Estar ativo pode proporcionar benefícios físicos, psíquicos e sociais. Pessoas que tem o hábito de se exercitar experimentam uma vida mais disposta, com mais vigor, isso devido a liberação hormonal que o organismo é capaz de realizar após a prática de atividade física”.

Diogo Barbosa, que tem o projeto de correr uma maratona em cada estado do Brasil, também incentiva a prática de esportes como uma forma de socialização e de conhecer novos lugares. “A corrida é uma atividade que pode ser feita em qualquer lugar e por pessoas de todas as idades. Além de ser uma ótima maneira de explorar novas cidades, também promove o encontro com outras pessoas que compartilham do mesmo interesse”, destaca.

Para quem está começando, Barbosa sugere metas realistas e progressivas. “Correr não é fácil, especialmente para quem está iniciando. Contudo, é um exercícios físico de fácil acesso, sendo possível qualquer pessoa apta clinicamente praticar. É importante que no início, o praticante alterne a corrida com caminhada para assim ganhar condicionamento físico. Além disso, definir metas tangíveis ajuda a dar confiança no processo. 

Com essas dicas, o profissional de educação física espera que cada vez mais pessoas priorizem a saúde não somente como promessas para o ano novo, mas em todos os outros dias do ano. “Vale ressaltar que os cuidado com a saúde precisam ser diários. Prática de exercícios físicos, boa alimentação, qualidade do sono, são exemplos de hábitos que necessitam ser regados em nosso cotidiano, visando uma melhor qualidade de vida", finalizou.

IAP reage contra sessões virtuais sem interação e com sustentações orais gravadas


O Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP), com mais de um século de história dedicada à defesa da Justiça, do Estado Democrático de Direito e das prerrogativas da advocacia, manifesta seu repúdio à Resolução no 591/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, em seu artigo 9o, autoriza os tribunais de justiça e os tribunais regionais federais a realizarem sessões virtuais sem interação em tempo real e com sustentações orais previamente gravadas.
 
Em texto divulgado neste começo de semana ( 20), o IAP destaca: “ Tal medida representa uma afronta ao princípio constitucional do contraditório e da ampla defesa e ainda fere as prerrogativas da advocacia, pilares inegociáveis de um sistema judiciário democrático. A sustentação oral, prerrogativa inalienável da advocacia, é um instrumento essencial para garantir a interação direta e imediata com os julgadores, possibilitando o esclarecimento de questões de complexidade que surgem no curso das sessões, assegurando uma análise mais justa e equitativa das demandas “.
 
De acordo com manifesto de repúdio, o IAP destaca que “ impedir que os advogados realizem sustentações orais em tempo real, a resolução desconsidera a realidade prática da advocacia, impondo obstáculos desproporcionais ao livre exercício profissional, esvaziando a participação efetiva da defesa no julgamento dos processos. Tal proibição configura um retrocesso no acesso à Justiça e à participação ativa dos advogados na construção das decisões judiciais. Essa prática desconsidera a natureza dialética do processo e enfraquece o papel da advocacia como indispensável à administração da Justiça, conforme preconiza o artigo 133 da Constituição Federal”.
 
Com essa iniciativa, o Instituto dos Advogados de Pernambuco “ reitera seu compromisso com a defesa intransigente das prerrogativas da advocacia e do devido processo legal, exortando o CNJ a reavaliar a Resolução no 591 e a adotar medidas que promovam, e não restrinjam, o exercício pleno do direito de defesa e da participação ativa da advocacia nas sessões judiciais.
 
“Conclamamos, ainda, as demais entidades representativas da advocacia e da sociedade civil a se unirem contra medidas que, ao invés de modernizar e aprimorar o sistema de Justiça, o fragilizam, comprometendo os direitos fundamentais, violando prerrogativas da advocacia e abalando confiança da sociedade no Judiciário”,
conclui o texto divulgado pelo IAP.

Mais de 40 mil fieis celebraram, na Arena de Pernambuco, os 35 anos da Comunidade Obra de Maria


Foram três dias de orações, pregações, testemunhos, missas. E muitas celebrações. E o último dia dessa jornada de evangelização reuniu mais de 40 mil fieis, que se uniram numa corrente de fé na Arena de Pernambuco, neste domingo, para comemorar os 35 anos da Comunidade Católica Obra de Maria. Foi um dia de muitas bênçãos do início ao fim. Começou com a celebração da missa de Padre Marcelo Rossi, logo no início da tarde . Frei Gilson cantou seus maiores sucessos sob uma forte chuva que levantou a multidão em um clima de pura adoração. E teve o depoimento emocionante de Padre Fábio de Melo, que confessou sobre sua luta contra a depressão, durante seu show na Arena. 

Sob momentos de sol e chuva, nem a previsão do tempo conseguiu impedir que os fieis participassem da celebração histórica, que contou com a imagem da Virgem Maria em drone, agradecimentos do fundador Gilberto Barbosa e muitos louvores. Caravanas de todo o Brasil se reuniram para celebrar a fé, e agora, com os olhos voltados para o futuro, todos aguardam ansiosos pelos 40 anos da Obra de Maria, que já está presente em 61 países do mundo e prestes a chegar na Polônia. A celebração ao longo de três dias reuniu cerca de 500 bispos, padres e católicos de 62 países no mundo.

UNIÃO DE NAÇÕES EM PROL DA FÉ

A abertura ficou a cargo do ministério de música da Obra de Maria, que trouxe alegria ao público, com a música tema da celebração. Logo após, a entrada das bandeiras surgiu como um símbolo de unidade e comunhão. Representando nações como Costa do Marfim, Angola, Peru, Estados Unidos, Luxemburgo, Nigéria, Cabo Verde, Paraguai e muitos outros, o desfile foi uma homenagem à diversidade e à missão internacional da obra, que está presente em 61 países, em quatro continentes. 

Sob calorosos aplausos, o cortejo percorreu a Arena Pernambuco, envolvendo a todos em um espírito de celebração e fraternidade. Para Óscar e Lúcia Neide, que são descendentes da Bolívia e representaram o país na entrada das bandeiras, esse foi um momento de lembranças, “Já é a segunda vez que eu entro representando a Bolívia. É uma alegria muito grande estar representando o país onde vieram os meus avós”, revelou Óscar, que é missionário há 12 anos. Lúcia, que está há 17 anos em missões, destacou que esse momento foi essencial para o reconhecimento do carisma da Obra de Maria “Para mim é uma alegria poder representar, saber que o nosso carisma entra em vários países”, disse.

SANTA MISSA COM PADRE MARCELO 

Com um palco montado em formato de cruz e uma atmosfera repleta de fé e devoção, a celebração da Santa Missa com Padre Marcelo Rossi, momento central para os católicos e que celebra a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, teve início às 15 horas. Durante a homilia, o Padre Marcelo Rossi conduziu orações e reflexões marcantes, enquanto também entoou o conhecido cântico “Maria, passa na frente”.


Gilberto Barbosa, fundador da Obra de Maria, Maria Salomé, cofundadora da comunidade e o Padre Marcelo se uniram em oração por todos que buscavam uma graça especial. “Nesta tarde tão linda, eu te entrego, Mãe, todos os filhos e filhas que estão aqui, que responderam ao seu chamado”, rezou Maria Salomé, emocionando a todos.

Gilberto Barbosa também compartilhou um testemunho de vida: “Quando eu tinha 17 anos, fui alcançado pela fé. A fé é o fundamento da esperança. Sem fé, não conseguimos agradar a Deus”, disse. Ele ainda liderou uma oração pelo Padre Marcelo e pela Obra de Maria.

O momento da comunhão uniu todos os presentes em manifestação de fé. Enquanto o Padre Marcelo cantava “Eu Te Levantarei”, os fieis na Arena deram as mãos enquanto cantavam em coro, em um gesto de união. Em um gesto carinhoso, o Padre Marcelo formou o símbolo de um coração com as mãos, demonstrando afeto pelos milhares de participantes. Os fieis também entoaram as músicas “Pai Nosso” e “Yeshua”, criando um dos momentos mais emocionantes da celebração.

Dunga, Gilberto Barbosa e o Padre Marcelo se reuniram diante da imagem de Nossa Senhora para cantar “Consagração à Nossa Senhora”. Maria Salomé, Irmã Zélia, e lideranças políticas se juntaram para cantar os parabéns para a Obra de Maria. Ao final, Gilberto expressou sua gratidão a todos os presentes, patrocinadores e pregadores que participaram da celebração. Padre Marcelo, sempre carismático, animou o público ao cantar sucessos como “Erguei as Mãos” e “O Senhor é Rei”, encerrando a cerimônia com louvor e alegria.

PADRE JOÃO CARLOS

A participação do Padre João Carlos na celebração dos 35 anos da Obra de Maria trouxe momentos emocionantes de música e mensagem espiritual. Ele abriu sua apresentação com a canção “Um Certo Galileu”, envolvendo o público em um profundo sentimento de fé e conexão com Cristo.

Em sua pregação, destacou a importância do Espírito Santo, que nos concede dons e carismas, explicando como eles são fundamentais para a vida cristã e para a missão de cada fiel. A música “Consagração” e a emotiva “Nossa Senhora” tocaram os corações dos presentes, reforçando a devoção mariana e a proteção de Nossa Senhora.

Como parte de sua reflexão, Padre João Carlos relembrou uma passagem bíblica marcante, narrando através da música “Quem me tocou” a história da mulher que tocou nas vestes de Jesus e foi curada pela sua fé, trazendo uma mensagem de esperança e cura espiritual para todos.

PADRE DAMIÃO SILVA

“Sopra em nós, estamos reunidos em teu nome” foi a mensagem inspiradora que Padre Damião Silva escolheu para abrir sua apresentação e emocionar a multidão na Arena de Pernambuco. Ao entoar a canção “Sopra em Nós”, do grupo Mensageiros do Espírito, o padre ressaltou a espiritualidade e preparou o coração dos fieis para uma noite de profunda comunhão com Deus.

Durante sua pregação, Padre Damião trouxe palavras de esperança: “A festa é da Obra de Maria, mas quem vai levar o presente para casa são vocês”, ressaltando a graça e as bênçãos que Deus derrama sobre aqueles que se entregam a Ele. Em seguida, conduziu a multidão com as músicas “Minha Bênção” e “Quem Impedirá?”, além de seu grande sucesso “É Festa e Louvor, é Adoração”, encerrando com uma breve oração de agradecimento pela celebração e pelos presentes que participaram desse momento histórico.

DOM PAULO JACKSON 

Em um gesto de honra e gratidão, Padre Damião pediu aplausos para o Arcebispo Dom Paulo Jackson, que marcou presença no evento. Gilberto Barbosa também saudou o Arcebispo, destacando seu apoio à celebração: “Ele estar aqui significa que está apoiando o que está acontecendo. Se vocês puderam participar desta festa linda, é porque ele permitiu”, disse.

Outro momento emocionante da noite contou com a presença de Dom Paulo Jackson, Arcebispo de Olinda e Recife, que conduziu todos em oração, recitando a Ave Maria com a Arena Pernambuco em uníssono. Em suas palavras, o Arcebispo expressou gratidão e boas-vindas: “Como Arcebispo, quero parabenizar a Obra de Maria e acolher as pessoas de mais de 60 países que estão aqui conosco”, disse. Após dar as boas-vindas em vários idiomas, suas palavras foram recebidas com intensos aplausos, reforçando o espírito de unidade e missão da comunidade.
 

MOMENTO MARIANO
Às 18 horas, horário sagrado para os católicos, conhecido como a Hora do Angelus, a celebração dos 35 anos da Obra de Maria entrou em um momento de profunda devoção mariana. Maria Salomé, cofundadora da comunidade, conduziu o momento com fé e ternura, convidando todos os presentes a se unirem em oração.
Um dos momentos mais emocionantes foi quando uma imagem de Nossa Senhora, transportada por um drone, sobrevoou a Arena Pernambuco, abençoando simbolicamente a multidão que participava da celebração. Enquanto a imagem percorria o céu, os fieis rezaram a Ave Maria, reforçando sua devoção à Mãe de Deus.
No palco, aos pés da imagem de Nossa Senhora que permaneceu presente durante todas as apresentações, Maria Salomé entregou corações de rosas, simbolizando as orações e intenções de todos que estavam ali reunidos. Esse gesto de fé e amor materno encerrou o momento mariano com beleza e espiritualidade, renovando no coração dos fieis a certeza da proteção e intercessão de Maria.

PADRE FÁBIO DE MELO

Às 18h30, sob a luz das lanternas dos celulares que iluminavam a Arena Pernambuco, os fieis receberam o Padre Fábio de Melo, que tem presença constante em eventos católicos promovidos pela comunidade. O repertório preparado pelo padre trouxe momentos de profunda espiritualidade e reflexão. A apresentação começou com todos unidos em uma só voz ao som da música “Terra Seca”, da Fraternidade São João Paulo II, emocionando o público numa atmosfera de comunhão e fé.

Durante a música “Tempos de Guerra”, Padre Fábio de Melo falou sobre sua luta contra a depressão, que o acometeu severamente nas últimas duas semanas. “Eu sei que o Senhor está aqui e eu sei que não vou desistir, mas quero pedir a vocês uma gentileza: que vocês estendam os braços em direção aos que estão sofrendo as batalhas espirituais comigo. Eles são carne da minha carne, sangue do meu sangue. Aqui, neste palco, está batendo meu coração, minha gente. Aqui, neste palco, estão as pessoas que eu tenho mais amado nos últimos três anos da minha vida. Eles estão comigo por onde eu vou. Eles me amam, dão a vida por mim e eles também sofrem o ataque do mal, e eu quero renunciar isso aqui junto com vocês”, disse.

Em seguida, Padre Fábio convidou a todos para repetir com ele: “Senhor Jesus, livre nossos corações de toda culpa, todo sentimento de fracasso, todo o medo, toda a derrota, de toda depressão, de toda tristeza, de toda imperfeição. Hoje, nós devemos proclamar a vitória do sangue precioso de Jesus sobre cada um de nós. Eu renuncio as ciladas do demônio, as consequências do meu pecado, renuncio a tudo aquele que possa ser um obstáculo à ação do Senhor. Eu proclamo, hoje, que eu estou nascendo de novo…”. A Arena de Pernambuco, lotada, quase foi tomada por uma grande emoção. Todos rezaram e cantaram juntos.

IRMÃ KELLY PATRÍCIA

Com muita expectativa e energia, Irmã Kelly Patrícia subiu ao palco da Arena Pernambuco ao lado do Instituto Hesed, levando sua voz marcante que toca corações por onde passa. O Instituto Hesed é conhecido por levar oração e música a várias partes do Brasil e do mundo, proporcionando experiências de paz e reencontro com Deus. Além de sua missão musical, Irmã Kelly Patrícia lidera grupos de peregrinação com a Obra de Maria, unindo evangelização e experiências espirituais nas terras sagradas da fé.

Durante sua apresentação, ela refletiu sobre o simbolismo dos 35 anos da comunidade, conectando essa data com momentos-chave da vida de Jesus e da história da Igreja, “Se fosse 30 anos, lembraríamos da vida pública de Jesus. Se fosse 33, da sua Paixão, Morte e Ressurreição. Mas 35 anos? A Igreja estava nascendo, crescendo. Nosso Senhor quer nos falar para renovarmos o primeiro amor” disse. Em um gesto de gratidão, dedicou seu show à Obra de Maria pelo incansável trabalho de evangelização e amor a Deus. Logo após, o público foi às lágrimas ao ouvir a música “Espírito Santo, Inspirai-me”. 

Um dos momentos mais significativos da noite foi a entrada de Maria Salomé, carregando a imagem da Virgem Maria. Irmã Kelly explicou com emoção o significado das medalhas que adornavam a imagem. Uma de alto escalão militar, pois Maria é conhecida pelos católicos por ser a “general do exército de Cristo”, e uma medalha entregue pelo Papa, que tem em si a escritura: “Levai a Paz”. Para marcar a homenagem, ela entoou a canção “Generalíssima”, de Heber Campos, acompanhada pelas lágrimas de milhares de fieis. Ao final, Gilberto Barbosa, com seu neto nos braços, ofereceu lírios brancos à Virgem Maria, encerrando esse momento com a beleza e a pureza de uma devoção que inspira novos corações a seguirem o caminho da fé. Maria Salomé também apareceu para revelar um segredo “Sabe como ela me chama? A rosa de Nossa Senhora. (...) Escolhemos para ela o nome lírio de São José” revelou.

FREI GILSON

Fenômeno nas redes sociais, com quase de 6 milhões de inscritos no YouTube, mais de 6 milhões no Instagram e mais de 3 milhões no Facebook e no Tiktok, conhecido entre todos os gêneros e idades, Frei Gilson ficou conhecido por reunir uma multidão virtual às 4 horas, toda sexta-feira, para rezar o Santo Rosário em sua conta do Youtube. Além de sua atuação em Pernambuco, Frei Gilson faz peregrinações da Obra de Maria a locais sagrados em países como Itália, México e Portugal.

“Chuva de graças neste lugar”, assim como diz o trecho de sua música, a chuva resolveu também participar da entrada de Frei Gilson, mas o contratempo não impediu que os fieis participassem do momento. O sacerdote carmelita foi recebido pelo público da Arena com gritos, pulos e acenos, cantando a uma só voz a música de abertura “Colo de Mãe”.

“O povo de Recife não “arreda” o pé. Tem vezes que sua vida está assim, como uma tempestade”, disse o frei, aproveitando para levar o público a refletir com a letra da canção, “Acalma minha tempestade”. A música fala sobre enfrentar momentos de medo e insegurança, especialmente durante crises, e como a fé em Deus pode trazer paz e acalmar a tempestade interior.

Frei Gilson seguiu a noite com seus sucessos autorais, como “Dias Difíceis” e “Tu És o Centro”. Ele conduziu o público a cantar com fervor os versos de “Eu Te Levantarei”, com os braços erguidos em comunhão. O cantor também dedicou a música “Deixa Deus cuidar de ti” à Obra de Maria, tocando profundamente os presentes.

A música “Eu Seguirei”, que alcançou 14 milhões de visualizações no YouTube, foi outro momento de grande emoção, marcando a conexão com os fieis. Durante o show, Frei Gilson refletiu: “Já cansamos do mundo. O mundo não tem mais nada para nos oferecer”, citando Gálatas 6:14, uma passagem que fala sobre estar crucificado para o mundo.

“Foi uma honra estar aqui. Não assumi nenhum compromisso até a Quaresma, esse foi o único compromisso que eu aceitei”, disse ele, emocionado. Para encerrar, Irmã Zélia, conduzindo um grande cenáculo, comentou: “Essa chuva foi um grande Pentecostes”, completando a atmosfera espiritual e de entrega do evento na Arena Pernambuco.


ENCERRAMENTO

Show de Dunga, Eliana Ribeiro e Eros Biondini sobem ao palco para encerrar a celebração. Dunga também atuou como apresentador da celebração durante os intervalos. Francisco dos Santos, o Dunga, é ex-vocalista da banda Canção Nova. História de superação e tem mais de 10 álbuns.

Cantora, compositora e pregadora, Eliana Ribeiro é conhecida por levar mensagens de fé, amor e esperança através de suas canções. “Força e vitória”, um de seus maiores sucessos, foi regravada por cantores cristãos e ela está em ascensão nas redes sociais. 

Eros Biondini cantor, fundador da Missão Mundo Novo, uma igreja católica de renovação carismática localizada em Belo Horizonte. Tem mais de 30 anos de carreira e está sempre presente nos eventos da comunidade. Entre seus sucessos, estão “Nas asas do Senhor”, “Invocamos” e “Tomo posse”.

O show de Dunga, Eliana Ribeiro e Eros Biondini fechou com chave de ouro a celebração, marcando o fim de um dia histórico que simboliza o início de uma nova jornada de evangelização, transformando vidas e fortalecendo a missão da Obra de Maria em todo o mundo. 

SOBRE A OBRA DE MARIA
A Obra de Maria foi criada por Gilberto Barbosa e Maria Salomé, em 1990. Gilberto é pernambucano, tem 56 anos e é formado em Filosofia, Teologia e pós-graduado em psicanálise. Maria Salomé é paraibana e formada em Turismo e em psicanálise. 
A Obra de Maria nasceu de um sonho, em um casarão da Várzea, pintado nas cores azul e branco, em homenagem ao manto da Mãe de Jesus. Atualmente, a comunidade conta com 5.100 missionários e voluntários espalhados pelo mundo, sendo um expoente da Renovação Carismática em Pernambuco. Presente na África, Europa, Ásia, América do Norte e América Latina, a Obra de Maria atua em 61 países, incluindo 33 na África, como Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau, além de Estados Unidos, Argentina, Itália e França. No Brasil, está presente em 25 estados e no Distrito Federal. No mundo, está presente na Europa, Ásia e nas Américas, além da África.

Com apoio de Fernando Monteiro, Márcia entrega mais uma passagem molhada para Serra Talhada


Com um investimento de R$ 170 mil reais, a prefeitura de Serra Talhada inaugurou neste sábado, 18 de janeiro, mais uma obra estruturante, a passagem molhada na região do Poço Escuro. Em um esforço conjunto da prefeita Márcia Conrado e do deputado federal Fernando Monteiro, o equipamento vai levar mais dignidade para a população desta localidade, principalmente em tempos de chuva. 

Para a prefeita Márcia Conrado, “essa obra tem um significado especial, especialmente para quem vive na zona rural e enfrenta as dificuldades da época chuvosa. É a prefeitura garantindo o ir e vir de forma segura a quem acessa o Poço Escuro. Agradeço imensamente o apoio do nosso deputado Fernando Monteiro, um grande amigo de Serra Talhada, que sempre se dedica para melhorar a vida da nossa gente”, frisou. 

Em períodos de fortes chuvas, os moradores relataram que não conseguiam atravessar de forma segura, idosos tinham que passar em cadeiras e as crianças, para ir a escola, tinham que levar uma troca de roupa, devido ao estado que se encontrava este importante acesso, que liga também Serra Talhada a cidade de Calumbi. 

O secretário de Agricultura de Serra Talhada, Fabinho do Sindicato, destacou a importância do equipamento para a vida dos moradores da região. “A passagem molhada do Poço Escuro não é apenas uma obra de infraestrutura, é uma obra que transforma a realidade das famílias daqui. Sabemos como esse acesso era crítico, e hoje, estamos entregando dignidade, segurança e qualidade de vida para essas pessoas”, afirmou.

Fotos: Wellington Júnior

Mulheres de Igarassu participam de circuito turístico pedagógico


Na próxima sexta-feira (24), às 8h, a prefeitura de Igarassu, através da secretaria da Mulher (SecMulher), em parceria com a Aroeira Produções, promove um circuito especial pelos monumentos tombados no Sítio Histórico de Igarassu.

O evento, intitulado “Elas no Igarassu de Andada’’, tem o público alvo as mulheres da cidade, como as marisqueiras, empreendedoras e também as dos Centros de Referências e mulheres da Assistência Social - CREAS. O objetivo é promover lazer, fortalecer redes de apoio, por meio de ações coletivas para socialização, e conectar essas mulheres à história e cultura da cidade.

Assim, o roteiro inclui visitas à Casa do Artesão, Sobrado do Imperador, Museu Histórico, Igreja e Museu dos Santos Cosme e Damião, além da Pinacoteca e da Igreja de Santo Antônio. Ao longo do trajeto, serão realizadas dinâmicas interativas voltadas à saúde mental, com profissionais de terapias alternativas, incentivando a construção de vínculos e o fortalecimento de redes sociais e familiares. 

Ao longo do percurso, uma psicóloga da SecMulher estará reforçando a socialização dos participantes na ação. Para muitas das participantes será a primeira oportunidade de conhecer de perto os monumentos históricos de Igarassu, mesmo morando na cidade há décadas. 

A professora Elcione Ramos, primeira mulher eleita prefeita de Igarassu, criou a secretaria da Mulher visando promover a igualdade de gênero e ampliar oportunidades para todas. “O evento não é apenas sobre lazer; é um ato de resgate e empoderamento. É a prova de que as mulheres de Igarassu têm direito à história, à cultura e ao protagonismo que sempre lhes pertenceu”.

Por fim, o circuito que termina com um lanche nos jardins da Casa do Artesão busca também integrar as mulheres com sua história e cultura local, reforçando o senso de pertencimento e comunitarismo.

O projeto é apoiado pela Igreja Católica Matriz dos Santos Cosme e Damião e reforça o compromisso com a inclusão e o bem-estar das mulheres da região.

Foto: Ivonildo Pedro

A Chegada do verão aumenta em até 20% a procura dos produtos da temporada


O verão chegou e, com ele, as férias e as idas às casas de praia e de familiares. É durante essa temporada que começamos a preparar o lar para receber as pessoas que amamos, pensando desde a decoração da sala até a hora daquele almoço afetuoso do domingo. Visando esse cenário, o mercado se aquece e as vendas de itens para o verão disparam.  

No levantamento feito pela Ferreira Costa, produtos como cadeira de praia, cooler, mesas plásticas, espreguiçadeiras para piscina, guarda-sol, piscinas infláveis, churrasqueiras e itens para churrasco são algumas das mercadorias mais procuradas pelos consumidores, percebido um aumento na procura de até 20% tanto nas lojas físicas, quanto no app e no
www.ferreiracosta.com,
 mostrando como o público tem se preparado para o início da estação. 

Produtos de ventilação como ventiladores, climatizadores e ar-condicionado também não ficam para trás quando se fala da época mais quente do ano. Outro queridinho do período são as lâmpadas LED. Isso porque há modelos que não aumentam a temperatura do ambiente
 e, na estação mais quente do ano, essa já é uma boa ajuda para manter os cômodos mais frescos durante à noite. 

Por falar em procura, os itens mais procurados pelos consumidores na temporada mais quente do ano são os de áreas externas. Seja produtos para varanda, sacada, quintal, piscina ou jardim, o espaço merece uma atenção extra no verão e pode receber decorações
 especiais, como poltronas, mesas, pufs, almofadas, entre outros. Desta forma, os espaços externos ficam mais convidativos e bonitos, sendo mais bem aproveitados. 

Por falar em calor, nada melhor do que se refrescar nessa época do ano. Quando não se tem piscina em casa, as infláveis “quebram um galhão”, além de serem fáceis de montar e limpar, existe uma diversidade de tamanhos, servindo tanto para a diversão dos adultos
 quanto para as crianças. Imagina tudo isso acompanhado de uma churrasqueira, até mesmo aquelas portáteis e elétricas, além da facilidade em carregar para todo o lugar, elas completam a diversão com a família e amigos. 

A decoração também não fica para trás quando se fala em alegrar os dias de veraneios. No Home Center Ferreira Costa pode ser encontrado uma linda linha de bambu como petisqueiras, tábuas de corte e talheres para ajudar na preparação do churrasquinho do verão
 ou até mesmo montar aquela linda mesa-posta com a linha de pratos de melanina, o sousplat e os trilhos de mesa. 

Por falar em mesa-posta, a decoração do verão chega em detalhes. As cores são mais vibrantes e as estampas são sempre bem-vindas. Na Ferreira Costa você pode encontrar padrões com copos, taças, pratos e acessórios para servir, que certamente irão combinar com as refeições favoritas da temporada do calor, como saladas, ingredientes crus, sorvetes e frutas da estação. 

Na decoração, as estampas são peças-chave em diferentes estilos e gostos. No verão, elas aparecem como uma forma prática de dar mais cor e graça aos espaços. Como adesivar paredes ou superfícies de armários, trocar cortinas, capas de almofadas e sofás, entre
 outras opções práticas, dando mais leveza aos espaços e ambientes.  

As cortinas também são peças-chaves para deixar o ambiente mais leve. Para elas é recomendado escolher tecidos mais leves e claros, finos e macios, como o linho e o algodão. Assim, a luz natural dos espaços é valorizada, deixando-os mais claros e brilhantes. 

Deixar o lar mais vibrante e alegre faz parte desse momento caloroso da estação do ano. Afinal, especialistas afirmam que a exposição à luz do sol estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina. Por isso, as pessoas tendem a se sentir mais felizes e agitadas nos dias ensolarados de verão. Então, por que não aproveitar? 

*Sobre a Ferreira Costa:*

Com 140 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas nove lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce
www.ferreiracosta.com
 e o App, com entrega para todo Brasil.

Quintas no Jardim apresenta pocket show da Banda Guma


Nesta quinta-feira (23), a Livraria do Jardim, localizada no Recife, recebe mais uma edição do evento "Quintas no Jardim". Nesta semana, a programação se transforma em "Música no Jardim" e traz a Banda Guma para um pocket show, no qual o público poderá conferir um repertório que mistura psicodelia, rock, brega, MPB e ritmos afrobrasileiros. A apresentação será uma oportunidade para ouvir ao vivo faixas do álbum Cais (2018) e conhecer um pouco do novo trabalho da banda. A programação é gratuita.

Com um estilo musical que transita entre gêneros diversos, o grupo tem se destacado pela originalidade e por sua proposta sonora eclética. O grupo já participou de importantes festivais em Pernambuco e além, como o Rec’n’Play e No Ar Coquetel Molotov, e tem consolidado sua presença em outras cidades do Nordeste, mostrando a versatilidade de seu trabalho e a crescente base de fãs.

*Sobre a banda:*
Formada em 2015 por Katarina Nápoles, Carlos Filizola e Caio Wallerstein, a banda recifense Guma mistura psicodelia, grooves dançantes e influências da música brasileira. Seu álbum de estreia, Cais (2018), reflete sua evolução musical, com inspirações de Siba, Otto, Céu e Radiohead. Após participar de festivais no Nordeste, a banda lançou o single "Braba" em 2020, co-produzido por Marcelo Machado, guitarrista do Mombojó. Agora, Guma está de volta aos palcos com novas experimentações sonoras, preparando o público para o lançamento de um novo álbum cheio de novidades.

*Sobre a Livraria:*
A Livraria do Jardim é um espaço dedicado ao fomento da cultura, da literatura, do entretenimento e do bem-estar no Centro do Recife. Ela oferece uma programação diversificada que inclui lançamentos de livros, encontros literários, mediações de leituras, peças e muito mais. Com uma atmosfera acolhedora, cuidadosa curadoria de livros e programação cultural selecionada, a livraria já é considerada um ponto de encontro para os recifenses.

*Regras do evento:*
Para garantir o conforto e a segurança de todos, algumas regras devem ser observadas: não será permitida a entrada com alimentos ou bebidas de fora, mas o Celeste Café estará com um cardápio especial à disposição, incluindo cerveja e vinho. O evento é restrito para maiores de 18 anos e não será permitido animais de estimação.

*Serviço:*
Evento: Quintas no Jardim - Pocket Show: Banda Guma
Data: 23/01/25
Horário: 19h
Local: Livraria do Jardim, Avenida Manoel Borba, nº 292, Boa Vista, Recife
Entrada: Gratuita (inscrição através do Sympla) - https://www.sympla.com.br/evento/quintas-no-jardim-apresenta-guma/2799165