quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Segunda que vem, tem o Pega pra Capar no YouTube

Mostra destaca resistência dos baobás, na era dos extremos


Com 14 fotografias, a exposição “Pernambuco, Jardim dos Baobás” integra a programação da Fliporto, que acontecerá de 14 a 17 de novembro, no Mercado Eufrásio Barbosa em Olinda. Do Litoral ao Sertão pernambucano há nada menos que 153 pés de baobás. O Estado reúne a maior quantidade da espécie no mundo, depois da África, segundo o jornalista e fotógrafo Marcus Prado, responsável por uma pesquisa que percorreu 700 km no estado, da cidade de Itamaracá, na Região Metropolitana, ao município de Araripina, no Sertão. 

Foram feitas mais de mil fotografias. Com curadoria do escritor Antônio Campos, 14 imagens vão compor a exposição “Pernambuco, Jardim dos Baobás”, dentro da programação de meio ambiente na XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), de 14 a 17 de novembro. A exposição acontecerá no Solar da Marquesa, próximo ao Eufrásio Barbosa, que possui um belo Baobá. 

“O baobá carrega muitos símbolos. Nesta hora de tantas incertezas, separações de povos, migrações em todos os continentes, guerras entre irmãos e vizinhos, essa árvore, símbolo da África Negra, representa a força, a superação. E deve ser preservada e semeada”, destaca o escritor e curador da Fliporto Antônio Campos, autor do livro ‘Pernambuco, jardins de baobás”. O livro foi lançado nas versões impressas e e-book. Dos mais de cem baobás existentes no Estado, o mais famoso está na Praça da República, em frente ao Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife. Ele integra a mostra. “A espécie pode chegar a três mil anos e é chamada árvore da vida”, observa Antônio Campos. 


*A árvore -* O baobá fornece alimento e água, além de matéria-prima para roupas, enfeites e doces. Armazena mais de 120 mil litros de água no tronco e o fruto, de miolo comestível, tem duas vezes mais cálcio que o leite e seis vezes mais vitamina C que a laranja. É também rico em antioxidantes, ferro e potássio. A planta floresce no verão. Sua flor, grande e branca, vive apenas um dia.

Exposição: Pernambuco, Jardim dos Baobás. 
Realização: Antônio Campos/Instituto Baobá/Fliporto.
Textos e livro: Pernambuco, Jardim dos Baobás, Antônio Campos. 
Fotografias: Marcus Prado. 
Impressão das fotos: SuperLab.
Apoios: Consulado da Marquesa, Consulado do Senegal e Fliporto.

*Fliporto 2024 -* A XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) retorna a Olinda após seis anos de pausa, trazendo uma celebração vibrante da literatura e da cultura de 14 a 17 de novembro de 2024, no histórico Mercado Eufrásio Barbosa. Sob curadoria de Antônio Campos, o evento homenageia o escritor Raimundo Carrero e Chico Science, líder do movimento Manguebeat, pelos 30 anos do disco “Da Lama ao Caos”, da Nação Zumbi. A programação inclui mesas-redondas, conferências e saraus, promovendo a interação entre literatura, música e artes visuais. Rosiska Darcy de Oliveira abre o evento com a palestra “Os tempos que correm”, e uma conferência com a jornalista Lorena Calábria e Goretti França, irmã de Chico Science, discutirá o impacto cultural do álbum. Entre as novidades estão o lançamento do “Prêmio Caminhos”, voltado a novos talentos literários, e a plataforma “Fliporto em Movimento”, que amplia o acesso à cultura local. Parte do evento, o Olinda das Artes/Fliporto integra 50 ateliês e homenagens ao pintor Di Farias. Apoiada pela Lei Rouanet e pelo Governo de Pernambuco, a Fliporto 2024 terá entrada e transporte gratuitos e já vislumbra uma edição internacional simultânea em Aveiro, Portugal, em 2025.

Com entrada gratuita e apoio de patrocinadores como Governo Federal, Copergás, Fundarpe, Porto Digital, Porto de Suape e Universidade de Coimbra, a Fliporto 2024 é realizada pelo Instituto Asa Branca e a programação completa e mais informações podem ser acompanhadas pelo instagram: @fliporto.

*Apoiadores e patrocinadores -* Governo Federal, Governo de Pernambuco, Porto Digital, Copergás, Suape, Sandrin Planejados, Fundarpe, Adepe, CEPE, Academia Brasileira de Letras, Academia Pernambucana de Letras, UBE/PE, Instituto Camões, Fundarpe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Universidade de Coimbra, Livraria do Jardim, Uninassau e Gabinete Português de Leitura.  

SERVIÇO: 
Olinda das Artes
Quando: Dias 14 a 17 de novembro de 2024
Onde: Ateliês do Sítio Histórico, em Olinda
Acesso: Gratuito
Mais informações: http://fliporto.com.br/ (site) e @fliporto (Instagram) 

Fliporto 2024 - XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco
Quando: Dias 14 a 17 de novembro de 2024
Onde: Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda
Acesso: Gratuito
Mais informações: @olindadasartes (Instagram)

Henrique Kohl confirma favoritismo e vence eleição do Conselho Federal de Educação Física


O Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), entidade com mais de 660 mil Profissionais de Educação Física e 54 mil pessoas jurídicas registradas em todo o Brasil, finalizou na última sexta-feira (08) a eleição para 20 Conselheiros Titulares e 8 Suplentes, sendo uma vaga por estado e a 28ª vaga para o segundo lugar com maior percentual de votos. Devido as regras rígidas, que dificultam a participação da categoria no pleito, em 15 estados houve candidatura única. Portanto, serão conselheiros titulares. Em outros dois estados (MT e RS) não há candidatos, pois foram cassados pelo CONFEF. Deste modo, novas eleições serão remarcadas para suprir as ausências. Em apenas 10 estados (BA, CE, ES, GO, PA, PE, RN, SC, SP, e SE) houve disputa.

Em Pernambuco, o Prof. Dr. Henrique Gerson Kohl (CREF 002132-G/PE), conhecido como “Tchê”, obteve uma vitória esmagadora e será o representante do estado nos próximos quatro anos. Tchê obteve mais de 62% dos votos válidos. Os votos nulos, inclusive, foram maiores que a quantidade de votos do candidato que ficou em 2º lugar.

O CONFEF tentou de todas as formas inviabilizar a vitória do Prof. Dr. Henrique Kohl. Inicialmente, rasgou as Normas Eleitorais e deixou um candidato que não cumpriu, pelo menos, dois requisitos legaisdisputar a eleição(não votou nas duas últimas eleições e também não apresentou documento exigido). Em seguida, cassaram (de maneira abusiva e ilegal) o registro da candidatura do Prof. Dr. Henrique Kohl com a alegação de que terceiro (utilizando a liberdade de expressão) teria feito propaganda irregular e que o candidato a Conselheiro Federal Henrique Kohl deveria ser responsabilizado.A Justiça Federal, entretanto, reconheceu as ilegalidades nas decisões do CONFEF para a cassação da candidatura do Prof. Dr. Henrique Kohl e, naturalmente, anulou os atos do CONFEF. Os responsáveis pagarão indenizações pelas atitudes ilegais.

Após a posse, os Conselheiros titulares escolherão a Diretoria para o próximo quadriênio (2025 a 2028). O atual presidente do CONFEF, que foi candidato único em Minas Gerais, deverá sair da Diretoria da entidade, pois além de não ter aprovação da categoria, teve as contas rejeitadas no Tribunal de Contas da União (TCU) e condenação por improbidade no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), já transitado em julgado (não cabe mais nenhum recurso), em fase de execução, inclusive já houve bloqueio de valores em contas através do BacenJud. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) entende que condenados por improbidade não podem ocupar cargo na Administração Pública. Portanto, o presidente do CONFEF que ainda responde a outros processos, não poderia ocupar nenhum cargo no CREF ou CONFEF. Condenação pelo TCU (Processo TC 011.775/2006-7) por contratação irregular no período que foi presidente do CREF6/MG (1998 até 2021). No Processo 0015072-84.1995.4.01.3800, na qualidade de presidente da Federação Brasileira de Associações de Professores de Educação Física, foi acusado de receber recursos do FNDE e não prestar contas da sua aplicação, sendo condenado pelo TCU a devolver os valores. No Processo 9018919-53.1992.8.13.0024 no TJMG o Ministério Público de Minas Gerais ajuizou Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa por desvio de verbas públicas, enquanto ele comandava a Diretoria de Esportes do Estado de Minas Gerais. A ação foi julgada procedente em todas as instâncias e não cabe mais recurso. O último cálculo apresentado no processo pelo Ministério Público em janeiro de 2019 revela o débito com os cofres públicos de R$ 11.101.114,07. Hoje estima-se que o valor ultrapasse os 20 milhões.

*Perfil - Henrique Gerson Kohl:* Conselheiro do CREF12/PE (2019 a 2024). Docente dos Cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Educação todos pela UFPE. Especialização em História e Cultura Afro-Brasileira-INE (2021). Mestre de Capoeira (2023). Licenciatura Plena em Educação Física (UFPE, 2004). Coordenador do Conselho de Representantes da ADUFEPE (2022-2024). Sócio do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) - Membro da Secretaria Estadual do CBCE de Pernambuco (2006- 2008). Sócio da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (ADUFEPE).

Prefeito eleito de Itapissuma, Junior de Irmã Têca realiza seu último discurso como vereador e reafirma compromisso com cidade


Na manhã desta quarta-feira (6), foi realizada a Terceira Sessão Ordinária do 4° Período da Camara Municipal de Itapissuma, onde o prefeito eleito para governar a cidade, Junior de Irmã Têca fez seu último discurso enquanto vereador licenciado e reafirmou o seu compromisso na construção da cidade conhecida, trabalhando ao lado do povo. 

"Eu agora vou sair daqui e começar a planejar um 2025 maravilhoso. Depois de cumprir essa etapa aqui na Câmara eu vou lutar para continuar construindo uma grande Itapissuma com o povo. Eu quero ser um homem segundo o coração de Deus e que Deus possa governar em Itapissuma", finalizou o Junior de Irmã Têca.

Júnior de Irmã Têca assume o compromisso de dar continuidade às grandes transformações que Itapissuma viveu nos últimos anos, com obras estruturantes, ações sociais e políticas públicas que melhoram a vida de todos. Ele irá chegar com energia renovada para levar a cidade a um novo patamar de crescimento, prometendo muito mais desenvolvimento, com atenção especial à educação, saúde, infraestrutura e geração de empregos.

Em Caruaru, clínica oftalmológica promove campanha solidária de arrecadação de alimentos


Em Caruaru, a Clínica Oculare Medical Center, especializada no atendimento oftalmológico deu início a Campanha de arrecadação de alimentos: “Sua Boa Ação faz a Diferença”. A iniciativa, acontecerá até o dia 20 de dezembro e tem o objetivo de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Durante todo o período da campanha, a clínica receberá doações de alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, óleo, macarrão, leite em pó, entre outros itens. Todas as doações serão encaminhadas para uma instituição que acompanha essas famílias. A ação faz parte do projeto “Amar é Proteger” com campanhas sociais durante o ano promovido pela clínica. “Acreditamos que a saúde dos olhos está ligada diretamente a segurança alimentar, por isso temos essa preocupação e cultura de difundir durante todo o ano campanhas com esse propósito”, destaca o Oftalmologista e responsável pela clínica, Dr. Getúlio Cardoso. 

Para participar da campanha, basta levar os alimentos até a recepção da clínica, no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A Oculare está localizada no Shopping Difusora, piso SS (ao lado do estacionamento) – Bairro Maurício de Nassau. Outras informações por meio do número (81) 9.9922-1535 ou ainda @ocularemedicalcenter

Sudene e Banco do Brasil estreitam parceria pela operacionalização de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste


Parceiros da operacionalização de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, a Sudene e representantes do Banco do Brasil realizaram nesta quarta (13) um encontro para alinhamento de expectativas e avaliação de novas demandas e oportunidades de mercado relacionadas a financiamentos apoiados pelo fundo regional. A reunião ocorreu na sede da autarquia e contou com a presença de lideranças das instituições. 

O Banco do Brasil é uma das instituições financeiras credenciadas a viabilizar operações de crédito com o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste. Atualmente, a carteira de projetos que conta com o BB como parceiro bancário engloba 63 empreendimentos, que somam R$ 24,3 bilhões em investimentos. O FDNE participa financiando R$ 8,59 bilhões deste montante. São empresas que atuam nos setores da indústria (automobilística, mecânica, mineral não-metálica, petroquímica, química e de produtos de madeira) e setor de infraestrutura (geração e transmissão de energia).

Mapear segmentos com mais demandas de crédito e diversificar a aplicação dos recursos do FDNE foram alguns itens da pauta tratados pela superintendência e pela instituição bancária. “A gestão deste fundo envolve a escuta com diversos setores da economia, o esforço em desconcentrar investimentos e atingir outros segmentos da sociedade”, comentou o superintendente Danilo Cabral. O gestor destacou, ainda, a importância do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais (Coriff) como espaço de diálogo e leitura estratégica das políticas de financiamento em curso na área da Sudene e o esforço da instituição em ampliar a composição financeira do FDNE. A Sudene tem mantido diálogo com o New Development Bank (NDB), conhecido como banco dos Brics, para tratar sobre a capitalização do FDNE, negociando um aporte de US$ 300 milhões, mais de R$ 1,5 bilhão.

Gerente de Project Finance da Diretoria Corporate and Investment Bank, Teresa Cristina Turra comemorou o êxito da parceria com a Sudene, destacando a agilidade do atendimento da equipe da autarquia junto às demandas do banco. Durante o encontro, Rodrigo Rech Barcelos, que atua na mesma unidade no Banco do Brasil como gerente executivo, falou sobre a importância de fortalecer o diálogo institucional em torno de temas comuns na agenda de investimentos. Entre eles, Rech citou os setores de saneamento, infrarestrutura rodoviária e de energia e armazenagem de grãos são segmentos. 

O encontro também contou com a presença dos diretores de Administração, José Lindoso, e de Fundos e Incentivos, Heitor Freire. Pela Sudene, estiveram, ainda, técnicos da unidade de instrumentos financeiros. O Banco do Brasil também esteve representado por pelo gerente de Soluções da Diretoria de Empréstimos e Financiamentos PJ, Alexandre Corrêa Marques. “O Banco do Brasil é um dos principais parceiros da Sudene em operações financeiras envolvendo o FDNE. Valorizamos a agilidade e o valor agregado desta ação”, comentou Freire.

CER IV da Fundação Altino Ventura anuncia segunda edição do Projeto Semear


O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), da Fundação Altino Ventura (FAV) realiza nesta quinta-feira, dia 14, às 9h, no auditório da FAV, no bairro da Iputinga, em Recife, mais uma edição do Projeto Semear; uma iniciativa de pesquisa inovadora de acompanhamento do neurodesenvolvimento de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) conduzida pelo CER IV, em parceria com o Ministério da Saúde dos Estados Unidos (NIH) e o Instituto Triângulo de Pesquisa - Research Triangle Institute (RTI International).

O evento contará com a presença de representantes da RTI International, parceira da Fundação Altino Ventura, que celebrará a renovação de sua parceria para o "Semear 2". Esta continuidade reflete o compromisso da RTI em melhorar a vida das crianças afetadas pela SCZV e outras condições severas, por meio de suporte financeiro, técnico e humano. Na ocasião, haverá uma confraternização especial com os terapeutas e os profissionais que integram a equipe do CER IV.

O objetivo deste novo projeto de pesquisa é aprofundar a compreensão dos impactos a longo prazo da SCZV avaliando a progressão dos achados clínicos da síndrome: neurológica, ocular e ortopédico, além de novos achados relacionados a condição clínica como alterações endócrinas e metabólicas. Além de continuar acompanhando o neurodesenvolvimento das crianças e qualidade de vida das famílias.   

*Projeto Semear*

O Projeto Semear teve a duração de cinco anos *(2018-2023)*, e visa acompanhar o neurodesenvolvimento de 200 crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus (SCZV) e avaliar os impactos desta condição para suas famílias. Durante esse período, as crianças foram monitoradas através de visitas trimestrais, que permitiram aos especialistas observar e documentar de perto o desenvolvimento e as necessidades dos pacientes.

Na fase inicial do Projeto, os critérios de inclusão garantiram uma seleção criteriosa dos participantes, apenas crianças com o teste positivo para o vírus foram incluídas. Não poderiam apresentar infecções associadas, como as do grupo TORCHS (sífilis, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus - CMV - e HIV) e a identificação de achados neurológicos e oftalmológicos compatíveis com a SCZV, reforçando o foco específico do estudo.

*Apoio da RTI International e Impacto Social*

A RTI International, uma organização sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos, é reconhecida mundialmente por suas pesquisas e inovações sociais em saúde, educação e sustentabilidade. Com a missão de melhorar a condição humana, a RTI atua em mais de 75 países e apoia o Projeto Semear da FAV com recursos financeiros e conhecimento técnico, essenciais para a promoção de tecnologias assistivas e desenvolvimento social no CER IV. A RTI já contribuiu com a doação de materiais básicos, itens pedagógicos e equipamentos especializados, que ajudam no desenvolvimento e inclusão das crianças assistidas.

*CER IV*

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), da Fundação Altino Ventura (FAV), em Recife, é um dos maiores centros do Norte-Nordeste do Brasil dedicado à reabilitação de pessoas com deficiência. O CER IV oferece serviços especializados para pessoas com deficiências e é habilitado pelo ministério da saúde para atender nas quatro modalidades: visuais, auditivas, físicas e intelectuais, através de uma abordagem multidisciplinar que inclui tratamentos médicos, fisioterapêuticos, psicológicos e terapias ocupacionais. Cada paciente é acolhido com atendimento humanizado e integral, visando promover a autonomia, a inclusão e a melhoria da qualidade de vida, tanto dos pacientes, quanto dos seus familiares e ou cuidadores.

*Equipe Multidisciplinar e Atendimento Humanizado*

A equipe do CER IV é composta por profissionais qualificados, incluindo médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. Essa diversidade de especializações permite que cada paciente receba um acompanhamento que atenda a suas necessidades físicas e emocionais, promovendo inclusão e facilitando a integração social.

Com o apoio da RTI International e do NIH, a FAV fortalece seu compromisso com a acessibilidade e a reabilitação integral, fazendo do CER IV um centro de referência que transforma vidas e promove um futuro mais inclusivo.

Oficina do Sabor comemora 32 anos com jantar especial


Fundado em 19 de novembro de 1992, o restaurante *Oficina do Sabor*, localizado em *Olinda*, vai completar *32 anos* de atividade ininterrupta. E como já é tradição, o chef César Santos (foto) celebrará o aniversário com um jantar especial, no dia *22 de novembro*, reverenciando o poder feminino na gastronomia. *Vera Ferreira*, _sous_ chef da Oficina do Sabor; *Flávia Quaresma, Noemia Baiana e Adriana Arregui* farão o jantar a oito mãos com direito a boas-vindas, entrada, principal e sobremesa, a partir das 19h.

Com o tema *’32 anos com muita alegria’*, o jantar custa R$ 268 por pessoa e dá direito a um prato comemorativo da *Boa Lembrança*. Além disso, os clientes serão recebidos com drinks de boas-vindas oferecidos pela Campari, Gin Bulldog, além do espumante Terra Nova, da Miolo. Para começar, as *chefs Vera Ferreira e Flávia Quaresma* oferecem as *boas-vindas* com bolinho de carne de sol e purê de banana com maionese de coentro, saladinha refrescante de salmão com pepino e caldo verde com crocante de bacon. Na *entrada*, a *chef Noêmia Baiana* traz um clássico da Bahia: mini acarajé com vatapá, caruru, salada de tomate verde, pimenta e camarão seco.

Na sequência, os *pratos principais* chegam por *Vera Ferreira*, com um saboroso peixe e camarões grelhados ao molho de cajá, acompanhado de arroz de jerimum e batata doce grelhada; e por *Flávia Quaresma*, que apresenta uma fraldinha de panela sobre purê de mandioca com coco, quiabos salteados com gengibre e farofinha cítrica. Por fim, a chef e confeiteira *Adriana Arregui* assina a *sobremesa*, batizada de *‘Bravíssimas’*: flor de chocolate belga cinco cores com cama de brownie e calda de caramelo, harmonizado com chocolate Callebaut.


*CHEFS CONVIDADAS* - A presença de chefs mulheres em posições de destaque na gastronomia brasileira é cada vez maior, em diferentes especialidades. E as chefs convidadas por César Santos para preparar o menu especial de aniversário do Oficina do Sabor têm muita história no universo gastronômico. 

*Vera Ferreira* é sous chef do restaurante Oficina do Sabor, onde começou na cozinha há 25 anos, sendo responsável por saborosos pratos de entrada, principais e sobremesas da casa.

A carioca *Flávia Quaresma* é chef de cozinha, formada com o Grand Diplôme École Le Cordon Bleu Paris e especialização na École Lenôtre, Bellouet Conseil e INBP. Trabalha em restaurantes, consultorias, festivais, como autora de livros, palestrante, professora e apresentadora de programas de cozinha como “Armazém 41”, “Flávia Quaresma Especial” e "Mesa pra Dois", com o chef Alex Atala, no canal a cabo GNT. Flávia trabalhou em importantes restaurantes no exterior como Lapérouse e La Bute Chaillot do Chef Guy Savoy, em Paris, Keren em Tel Aviv, e Los Irabien na cidade do México, foi proprietária do restaurante “Carême Bistrô”, onde recebeu diversas premiações. Como consultora, inaugurou o restaurante Eça, na área do Centro do Rio de Janeiro, participou do projeto e da abertura do café e restaurante Fazenda Culinária, no Museu do Amanhã RJ; consultora pela Casa Firjan, onde projetou e inaugurou o Café Íris, no Palacete Lineu de Paula Machado, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Noêmia Ribeiro, mais conhecida como *Noêmia Baiana*, é cozinheira com foco na culinária baiana e brasileira. Nascida na Bahia, reside no Rio de Janeiro há mais de 30 anos, onde vende acarajé no Aterro do Flamengo. Durante sua trajetória na cozinha, trabalhou na residência do Consulado da França no Rio de Janeiro, uma experiência que proporcionou, também, a oportunidade de passar uma temporada na cozinha do Ministério das Relações Exteriores da França, em Paris, onde aprendeu os clássicos da culinária francesa e adquiriu conhecimento sobre novas técnicas e sabores que aplica em suas receitas, mantendo sempre suas raízes nas tradições da culinária brasileira.

Confeiteira, professora de confeitaria e consultora, a pernambucana *Adriana Arregui* é instrutora do Senac PE, do grupo Barry Callebaut e de diversas marcas do setor da confeitaria nacional, ministrando aulas demonstrativas e práticas de bolo, tortas e doces finos e chocolateria.

*OFICINA DO SABOR* – Localizado em um charmoso casarão na Cidade Alta, em Olinda, o salão principal do Oficina do Sabor é o espaço mais disputado entre os clientes. O motivo da concorrência pelo local é a deslumbrante vista que se tem para a capital pernambucana e as igrejas seculares que circundam o Sítio Histórico da cidade que hospeda o restaurante. Roteiro certo para os que vão conhecer a cidade-alta, a casa, que tem capacidade para 120 pessoas, é uma viagem inesquecível pelas cores, sabores e aromas das combinações precisas e deliciosas do chef César Santos. A casa ostenta vários prêmios de excelência ao longo da sua história e foi eleito um dos 100 melhores restaurantes do Brasil, entre os cinco pernambucanos no ranking realizado pela revista Exame. 

*BOA LEMBRANÇA* – A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança foi fundada em março de 1994, em Petrópolis (RJ), com a proposta de representar um grupo de restaurantes que prima pela excelência e qualidade nos serviços, promovendo e divulgando a diversidade do setor através das peculiaridades regionais. O Prato da Boa Lembrança é o troféu de colecionador, feito em louça de alta qualidade, resistente, produzido especialmente para ser pendurado e exposto como uma peça de arte. Cada prato possui um desenho original e exclusivo, sempre muito alegre, de cores vibrantes e tom bem humorado. Com mais de um milhão e duzentos mil Pratos da Boa Lembrança já produzidos, a Associação possui membros em todas as regiões brasileiras, contando com uma rede de chefs e empresários de grande representatividade.

*Serviço*
Jantar especial 32 anos do restaurante Oficina do Sabor
Dia: 22/11/2024
Hora: 19h
Valor: R$ 268 + taxa de serviço (por pessoa/sem harmonização)
Reserva: (81) 3429-3331 | (81) 99207-3524

Ramos Santana define equipe de transição, cuja coordenação é de Felipe Andrade


O prefeito eleito do Paulista, Ramos Santana (PSDB), anunciou a equipe de transição. O grupo será coordenado pelo vice-prefeito eleito, Felipe Andrade (PSD).

Fazem parte da lista: Alexandre Ferreira de Araújo, Eteíla Fernandes, Fabiano Santos, Gilberto Sabino dos Santos Júnior, Henrique Leite, Jorge Carreiro, Maximiano José Correia Maciel Neto e Sônia Arruda.

Sessão Solene celebra os 28 anos do Dia do Advogado da União e da ANAUNI


Na próxima quinta-feira, 14 de novembro, às 15h, o Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, será palco de uma Sessão Solene em homenagem aos 28 anos do Dia do Advogado da União e da Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI). O evento, proposto pelo deputado Lafayette de Andrada (Republicanos - MG) comemora o dia 12 de novembro, data em que, em 1996, os primeiros Advogados da União tomaram posse e que marca também a fundação da ANAUNI.

Coco de Fulô lança EP com som inovador e raízes tradicionais em Nazaré da Mata


O grupo Coco de Fulô lança seu primeiro EP, “Coco de Fulô: O Coco Rural”, com cinco faixas e seu primeiro videoclipe. As músicas "Cana de Santa Fé", "O Trem", "Canoeiro", "Cadê Mariquinha?" e "Cana Adubada" formam a essência do projeto, que celebra a alegria do coco rural com uma sonoridade única e inovadora, misturando raízes tradicionais com uma estética distorcida. Trabalho original e envolvente que merece ser escutado em todo o Brasil.

Coco de Fulô mantém viva a tradição da Mata Norte de Pernambuco. Expressa a cultura do trabalhador do campo e dos canaviais da região inspirado no cenário rural. O grupo traz a musicalidade dos terreiros e engenhos de cana-de-açúcar, onde a ancestralidade se revela nos ritmos e poesias da cultura canavieira.
O EP é encabeçado por Ricco Serafim, mestre brincante, músico e pesquisador com mais de 20 anos de atuação nas manifestações culturais da Mata Norte pernambucana. O videoclipe, “Cana de Santa Fé”, foi gravado no Engenho Santa Fé e valoriza a tradição do coco rural da Zona da Mata Norte de Pernambuco, com versos, rimas e um visual vibrante que traduz a riqueza da região, além da utilização de instrumentos típicos do coco de roda.

Neste trabalho, o público é convidado a ouvir a fusão do coco rural com uma sonoridade distorcida, criando uma identidade musical inédita. Trombone, trompete e saxofone dialogam com o bombinho, caixa e mineiro, misturando-se às cores e à alegria do coco rural.
A quinta faixa do EP, "Cana Adubada", conta com a participação especial de Buguinha Dub, um dos principais produtores da música independente no Brasil, conhecido pela arte do dub. Com arranjos que destacam a oralidade e poesia, essa faixa expressa a essência do Coco de Fulô.

Produzido com o apoio da Lei Paulo Gustavo, o EP busca eternizar não só a imagem, mas também a história e as tradições do coco rural. Coco de Fulô transcende as fronteiras da Mata Norte e mostra ao Brasil e ao mundo uma expressão sincera da região, que é berço de grandes cantadores e poesia, indo além do maracatu e da ciranda.

O lançamento está marcado para o dia 30 de novembro em todas as plataformas digitais. A escolha do mês da Consciência Negra ressoa com o propósito do grupo. O coco, expressão musical nascida nas senzalas pernambucanas, conecta passado e presente em um som que é, ao mesmo tempo, raiz e renovação.

EP COCO RURAL:
Diretor Musical: Ricco Serafim
Produtor Musical: Guilherme Otávio
Direção Artística: Érika Waléria
Mixagem e Masterização: Buguinha Dub
Técnico de Imagens: Paulinho Matos
Músicos:
Ricco Serafim
Voz
Guilherme Otávio
Trompete e Caixa
Karine Alves
Trombone baixo e Trombone tenor
Luciano Ramos
Sax tenor
Alberico Silva
Alfaia e bombinho.
Willinton Gomes
Caixa
Luciel ramos
Ganzar
Guilherme Henrique
Trombone baixo e Trombone tenor
Leandro Gervásio
Tuba
Josias Costa
Trombone tenor e segunda voz trombone
Backing vocal: Guilherme Otavio, Willy Peixe, Ricco Serafim.

ELENCO:
Ricco Serafim
Guilherme Otávio
Luciano Ramos 
Alberico Silva 
João Henrique
Alisson Rodrigues
Estefânia Cristina
Girlane Mota
Mharlon Calisto
Mizael Souza

Foto: Hugo Muniz

Caixa Cultural Recife apresenta o espetáculo "Hoje Godot não vem"

 

A CAIXA Cultural Recife apresenta, de 20 a 24 de novembro, o espetáculo infantil “Hoje, Godot Não Vem!”, da Cia Caravan Maschera Teatro. Através da linguagem do teatro de bonecos, a montagem retrata duas crianças no deserto que passam a refletir sobre o ato da espera e do tornar-se adulto. Os ingressos custam R$ 30 e R$ 15 (meia) e começam a ser vendidos no dia 14, ao meio-dia, através do site da CAIXA Cultural. O projeto tem patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

A peça é baseada no texto “Esperando Godot”, clássico do escritor irlandês Samuel Beckett. Enquanto os pequenos aguardam, acompanhados de uma árvore solitária sem saber direito o que ou quem é Godot, o espetáculo cria uma atmosfera enigmática e existencialista. São nove bonecos construídos para a narrativa, sendo que apenas os dois que representam as crianças têm falas, dando forma aos seus anseios relacionados à solidão, à morte e à autoaceitação.

“Durante a pandemia de Covid-19, a ideia da espera transmudou todos os indivíduos do planeta para sempre. Isso aumentou a nossa vontade de falar sobre o fato de que ‘as gaiolas estão em todos os lugares, mas nem sempre se pode ver até onde as grades alcançam’. Afinal, no período de confinamento, todos ficamos ansiosos pela liberdade”, conta o diretor e autor da adaptação, Leonardo Garcia Gonçalves.

No espetáculo Hoje, Godot Não Vem!, a Cia Caravan Maschera estabeleceu uma relação entre a espera pelo crescer de forma correta e a expectativa de virar adulto e ser independente. O coletivo adicionou a essa ansiedade a pressão dos próprios pais e mães, projetando suas angústias e desassossegos na tentativa de controlar as escolhas e as decisões das crianças.

Todas essas aflições são trazidas para a cena de maneira lúdica. Por cerca de uma hora, adultos e crianças mergulham em um mundo regido mais pela subjetividade, e menos pela lógica. Um momento para dar vazão à intuição e à livre interpretação – grandes criadoras de sentidos.

Os personagens são inspirados nas obras do pintor surrealista belga René Magritte e foram todos desenvolvidos por Leonardo Garcia Gonçalves, Giorgia Goldoni, Orlando Talarico e Kledir Salgado. Os bonecos, conduzidos pelos atores Leonardo Garcia Gonçalves e Rafael Salgado, contribuem para o clima onírico da montagem. “Os protagonistas percebem diferenças entre si, como os cabelos, o brilho nos olhos em relação aos adultos e o fato de um não gostar de usar sapato e outro não se importar com seus sapatos grandes demais. Assim, querem se sentir acolhidos”, comenta o diretor.

Cenário, luz e trilha sonora original:

Para potencializar a atmosfera reflexiva e intimista, a Cia Caravan Maschera inclui no cenário projeções em vídeo que exploram a técnica de stop motion, produzidas pelo Estúdio ANIM'ARTE – Venezia. Essas imagens, trabalham com a noção de claro e escuro, dando mais destaque aos bonecos e criando volume a partir de cores distintas. A iluminação de Corentin Praud utiliza tons de amarelo e rosa, evocando ternura e alegria.

A trilha sonora original, assinada por Rafael Vanazzi e composta exclusivamente para o espetáculo, inclui melodias que dão a ideia de tempo dilatado: alguns momentos de silêncio para deixar espaço para a imagem/ação acontecer.

Sobre a Cia Caravan Maschera Teatro:

Fundada em 2010, a Cia Caravan Maschera explora itens como máscaras, o palhaço, o bufão e os bonecos, promovendo a interação constante com a comunidade através de oficinas, cursos e residências artísticas. Desde 2012, a companhia já criou nove espetáculos que circulam por 12 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de participações em festivais internacionais na França, Itália, Eslovênia e Suíça.

Serviço:

[Teatro] Hoje, Godot Não Vem!
Local: CAIXA Cultural Recife
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Bairro do Recife
Datas: De 20 a 24 de novembro de 2024
Horários: Quarta, quinta e sexta, às 15h. Sábado, às 11h e 15h. Domingo, às 11h
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada para clientes CAIXA e casos previstos em lei), à venda a partir de 14 de novembro, ao meio-dia, no site da CAIXA Cultural
Duração: 65 minutos
Classificação indicativa: 10 anos
Capacidade do teatro: 96 lugares
Informações: (81) 3425-1915 | Site CAIXA Cultural| Instagram @caixaculturalrecife
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Acesso a pessoas com deficiência

Visão em risco: o excesso de telas ameaça a visão infantil


Em um mundo cada vez mais tecnológico, em que lidamos diariamente com smartphones, tablets, computadores e televisores, é preciso ficar cada vez mais atento aos impactos do uso de telas na visão infantil. A tecnologia faz parte do nosso dia a dia, mas o uso excessivo de telas por crianças tem se mostrado um problema cada vez mais preocupante.
 
O alerta é da oftalmologista do Hospital Santa Luzia, Paula Siqueira. A médica destaca que é cada vez mais precoce o contato com dispositivos eletrônicos entre crianças menores de cinco anos e que o uso em excesso, o contato com dispositivos eletrônicos entre crianças menores de cinco anos, e que o uso em excesso tem provocado alguns problemas de visão. Estima-se que 73% das crianças, com idades entre 3 e 5 anos, já sabem fazer uso de equipamentos eletrônicos, principalmente em busca das redes sociais.
 
A doutora Paula explica que é na primeira infância que se desenvolve os sistemas cognitivo e motor, e que a fase do nascimento até os 2 anos é de fundamental importância no desenvolvimento da visão.
 
Por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que crianças até 2 anos não tenham contato com telas, uma vez que elas podem causar atraso no desenvolvimento de habilidades como a linguagem, convívio social e visão.
 
Durante o uso de telas, piscamos menos os olhos, diminuindo a lubrificação ocular, o que pode levar a um ressecamento da parte externa do olho e, com isso, outros problemas oculares como prurido e astigmatismo. Além disso, ao focar objetos próximos, como eletrônicos portáteis, fazemos esforço na musculatura do olho e, quando as crianças ficam por muito tempo olhando para as telas próximas, esse esforço prolongado pode ocasionar o aparecimento de estrabismo, visão dupla e miopia.
 
Para evitar esses problemas, a médica Paula Siqueira recomenda que os pais sigam as orientações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que quantificou o tempo ideal que cada criança pode ficar exposta às telas sem que isso cause problemas, principalmente de visão.
 
➢ Menores de 2 anos: nenhum contato com telas ou videogames.
➢ Dos 2 aos 5 anos: até uma hora por dia.
➢ Dos 6 aos 10 anos: entre uma e duas horas por dia.
➢ Dos 11 aos 18 anos: entre duas e três horas por dia.
 
 
A oftalmologista alerta que na maioria das vezes as crianças não referem queixas visuais, mas destaca alguns sinais que podem indicar que a criança está com problemas de visão:
 
Mau desempenho escolar.
Olhar muito próximo das telas e livros.
Dores de cabeça ao final do dia.
Lacrimejamento excessivo.
Desvio ocular constante ou esporádico.
Prurido ocular.
Inclinar a cabeça ou fechar um dos olhos para enxergar.
Dificuldade de acompanhar linhas de texto.
Sensibilidade exagerada à luz.

Vanessa Oliveira traz muito forró na véspera de feriado para Olinda

 

Nascida e criada sob o calor de Recife, sua voz já ecoou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho, Alceu Valença, Nando Cordel, Josildo Sá, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Jorge de Altinho, Spok e Orquestra Forrobodó, entre outros. Nesta quinta-feira (14), véspera de feriado, Vanessa Oliveira apresenta seu show “Forró e Outras Coisas" , no Restaurante Fi do Lunga, em Olinda, a partir das 19h.

A artista brinda o público com uma mistura irresistível de clássicos do forró, pé de serra, estilizado e até outras manifestações culturais, tudo com sua interpretação singular e cheia de personalidade.

Para quem busca uma opção gastronômica e cultural em Olinda, o restaurante Fi do Lunga, no bairro do Carmo, é o lugar ideal. A programação musical se estende por todo o fim de semana.

SOBRE O RESTAURANTE - Pensado e montado para garantir várias memórias afetivas, o Fi do Lunga reúne, além de um cardápio totalmente regional, ambientes temáticas e ações culturais com artistas e ritmos locais, em especial o forró. A casa, localizada na Travessa Antônio de Machado, na Praça Fortim do Queijo, é uma opção para quem deseja viver um ambiente tipicamente nordestino em todos os sentidos.

Intitulado como uma “Casa de Cumer”, entre os destaques da gastronomia o público pode se deliciar com entradinhas como tripinha, torresmo e sarapatel, petiscos, a exemplo de galinha de cabidela e língua de boi, e refeições completas, como chambaril, bode e rabada. Se o desejo for experimentar de tudo um pouco é possível ainda participar do rodízio de comida regional, que acontece em alguns dias da semana.

Além dos pratos, o Fi do Lunga reúne uma lista de drinks autorais temáticos e especiais. Em clima de carnaval tem o “Eu Quero é Frevo”, tem ainda os nordestinos, “Maria Bonita” e “Lampião”, e muito mais. Nas sobremesas, também diferenciadas, vale experimentar uma Cocada Mole, o Petit Cocada ou uma Cartola. Para não esquecer dos costumes de casa de vó, ainda tem café, seja pingado, com leite ou cappuccino.

CURIOSIDADE
O local leva o nome de “Fi do Lunga” como forma de homenagear e lembrar de uma figura marcante nordestina, o Seu Lunga, um senhor conhecido pela sua forma direta de responder amigos e vizinhos e que deu origem a piadas por parte de grandes humoristas. O embaixador da casa é o cantor e compositor Ed Carlos, consagrado intérprete de frevo e forró em nosso estado.

SERVIÇO:
Forró no Restaurante Fi do Lunga
Endereço: Travessa Antônio de Machado, 9, Carmo, Olinda (Praça Fortim do Queijo)
Couvert R$ 10,00
Quando: Quinta, sexta e sábado - A partir das 19h
Contato: @fidolunga / 81 99641-0081

Unity Warriors anuncia novas datas da temporada de estreia de “BASE: uma Corpografia Marginal”, em São Paulo

 

A dança tem uma capacidade única de expressar emoções e narrativas de maneira visceral. Ao conectar experiências corporais às vivências individuais e coletivas, ela explora a relação entre corpo, memória e espaço, trazendo à tona histórias frequentemente marginalizadas.

Dando voz a essas narrativas por vezes silenciadas e revelando a profundidade das experiências humanas, a Unity Warriors ( @unitywarriors_br ) estreia o espetáculo “BASE: uma Corpografia Marginal” com apresentações gratuitas em espaços culturais da cidade de São Paulo até o mês de dezembro.

O espetáculo de danças urbanas “BASE: uma Corpografia Marginal” explora a conexão entre corpo, memória e espaço. Através de uma linguagem coreográfica envolvente, revela como nossas experiências são moldadas por histórias e contextos, refletindo a subjetividade de indivíduos frequentemente marginalizados.

Valorizando as "bases" que nos sustentam, o espetáculo convida à reflexão sobre identidade e vivências que nos conectam a diferentes realidades. A performance transcende barreiras físicas, acessando novos significados e reafirmando a importância das raízes que nos formam.

A proposta de concepção de “BASE: uma Corpografia Marginal” se conecta à primeira obra do grupo, “ManoFestAção”, que celebra a cultura hip-hop e aborda questões sociais urgentes, como desigualdade e racismo, e que foi indicada ao Prêmio APCA 2022 de Melhor Elenco de Dança.

“Em “ManoFestAção”, refletimos sobre o cotidiano dos jovens das periferias, enfrentando exclusão social, invisibilidade e frustrações na busca por objetivos. A cada conquista, que na maioria das vezes acontecem a partir dos nossos manifestos, surge a pergunta: o que fazer após ganharmos voz e espaço? Estamos retornando a um ciclo de frustrações sem soluções?”, comenta Igor Souza.

A Unity parte da provocação “O que vem depois do Manifesto?” e, além de aprofundar a pesquisa poética do primeiro espetáculo, se inspira nas vivências das Cypher, as tradicionais rodas das festas de danças urbanas, trazendo uma nova perspectiva às inquietações vivenciadas. Conforme explica Vinicios Silva “Quando reunidos em uma Cypher, estamos buscando conexões, buscando dialogar e fortalecer um fazer que acreditamos, que nos identificamos, um ciclo que faz parte de nós”.

O espetáculo traz para a cena um vocabulário gestual inspirado nas histórias e movimentos das rodas de danças urbanas e populares, vivenciadas por corpos pretos e periféricos. Além desses disparadores corporais, o processo de criação contou com as provocações de Pedro Peu e Silvana de Jesus.

As ações fazem parte do projeto “Break'integração - bolando planos, ampliando percepções e construindo afetos” contemplado pela 34ª edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.

Criado em 2015 por jovens de Perus e São Miguel Paulista, a Unity Warriors é um dos principais representantes da arte urbana brasileira no exterior, sendo bi-campeã do Break The Floor América Latina (2017/2018), primeiro grupo brasileiro a chegar à final do Break The Floor (Cannes - França), conquistando o terceiro lugar em 2018 e segundo em 2019. Participou como convidado em Lyon (França) no “Rotary Breaking Dance” e foi o primeiro grupo do Brasil na competição “Fire Jam” em Paris, chegando à semifinal.




Ficha Técnica - Direção Geral: Igor Souza. Direção Artística: Vinicios Silva. Intérpretes-criadores: Hebrom Barbosa, Igor Souza, Leandro Cazão, Thiago Silva e Vinicios Silva. Provocadores Cênicos: Silvana de Jesus e Pedro Peu. Iluminadora: Juliana Jesus. Cenógrafo: Mauro Martorelli. Figurino: Dan Maganha. Arte, Ilustrações e Figurino: Clow lima. Assistente de confecção: Natanael Santos. Composição e direção musical: Amanda Temponi e Rubens Oliveira. Produtora musical: Com.uns. Mix/master: Juá Estúdio. Teclado: Felipe Oliveira. Operação de Luz: Juliana Jesus. Operação de som: Elias da Silva Soares. Direção de Produção: Júnior Cecon. Assistente de Produção: Aline Prado. Registro Fotográfico: Gil Douglas e Pablo Araripe. Registo Videográfico: Victor Godoi. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini de Souza. Designer Gráfico: Nara Ramires. Social Mídia: Aline Prado

Serviço: Espetáculo “BASE: uma Corpografia Marginal”

Com Unity Warriors. Grátis. Classificação Livre. Gênero: Danças Urbanas

Sinopse: Com uma linguagem coreográfica rica e envolvente, o espetáculo explora a profunda conexão entre corpo, memória e espaço, revelando como nossas experiências corporais são moldadas pelas histórias e contextos que vivemos, refletindo a subjetividade de indivíduos muitas vezes marginalizados. Uma jornada de movimento e emoção, transformando a marginalidade em força, revelando a beleza e a resiliência dos corpos que dançam suas histórias. Duração: 50 minutos.

Quando: 13 de novembro de 2024 (quarta-feira), às 20h - Onde: Comunidade Cultural Quilombaque - Travessa Cambaratiba, 05 – Perus - Zona Noroeste de São Paulo - SP - Capacidade: 50 lugares - Não possui Estacionamento - Não possui acessibilidade.

Quando: 14 de novembro de 2024 (quinta-feira), às 15h - Onde: CEU Pêra Marmelo - Rua Pêra-Marmelo, 226 - Jardim Santa Lucrécia - Zona Norte de São Paulo - SP - Capacidade: 300 lugares - Não possui Estacionamento - Acessibilidade: Sim.

Quando: 21 de novembro de 2024 (quinta-feira), às 15h - Onde: CEU Parque Anhanguera - Rua Pedro José de Lima, 1020 – Anhanguera - Zona Noroeste de São Paulo - SP - Capacidade: 200 lugares - Não possui Estacionamento - Acessibilidade: Sim.

Quando: 22 de novembro 2024 (sexta-feira), às 20h - Onde: Teatro Flávio Império - Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba - Capacidade: 200 lugares - Possui Estacionamento. Possui acessibilidade.

Quando: 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro (sexta à domingo) às 19h30 - Onde: Galeria Olido – Sala Paissandu - Av. São João, 473 - Centro - Capacidade: 120 lugares - Estacionamento: Não. Acessibilidade: Sim.

Quando: 03 de dezembro (terça-feira) às 19h - Onde: Centro de Referência da Dança - Rua Formosa, s/n – Baixos do Viaduto do Chá, Centro - Capacidade: 40 lugares - Estacionamento: Não. Acessibilidade: Sim.

Quando: 04 de dezembro (quarta-feira) às 15h - Onde: Fábrica de Cultura do Jaçanã - Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – Jaçanã - Capacidade: 100 lugares - Estacionamento: Não. Acessibilidade: Sim.

Prefeitura do Paulista discute apoio a cooperativas e associações de recicláveis e catadores no município


Nesta quarta-feira (13.11), as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca e de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente do Paulista, iniciaram um diálogo para apoiar os catadores de recicláveis, associações e as cooperativas de coleta seletiva na cidade. O encontro ocorreu na sede da Associação do Ciclo dos Catadores de Pernambuco (ACR-PE), na Vila Torres Galvão.

Durante a reunião, foram abordados temas como capacitação, incentivos fiscais e financeiros e suporte técnico para as cooperativas, associações e catadores da cidade. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Raimundo Lopes, destacou a importância desse apoio: “Estamos entendendo o funcionamento das cooperativas e associações para ver uma forma de oferecer suporte nas áreas de licenciamento, treinamento e incentivos, ajudando a manter as operações locais, beneficiando o meio ambiente e gerando empregos.”

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente, Jurandir Bezerra Lins Filho, reforçou a abrangência da iniciativa: “Após esse primeiro contato, vamos agilizar o apoio técnico. Esse projeto beneficia não só Paulista, mas todo o Litoral Norte. O olhar público é essencial, e a população e o meio ambiente só têm a ganhar.”

A ação traz novas esperanças para os catadores, como celebra o presidente da ACR-PE, Ananias Alves Ferreira: “A parceria com a prefeitura vai fortalecer nosso setor, beneficiando a economia local e o meio ambiente".

Participaram também do encontro a vice-presidente, Silvânia Cabral, e o diretor Financeiro, Lindoval Chaves, da ACR-PE.

Fotos: Gerson Nascimento

Comerciantes assistem palestra sobre o PDV Moda Center, solução completa de gestão para empresas de moda

 

Nesta terça-feira (12), foi realizada, pelo Educa Moda Center, a palestra “Organize a gestão de sua empresa – Tudo sobre o PDV Moda Center”. O evento aconteceu no auditório do centro de compras, ministrado pelos especialistas Edson Carneiro e Dyogo Pimentel.

Na palestra, os comerciantes foram apresentados ao PDV Moda Center, sistema que oferece uma solução completa de gestão para empresas de moda, integrando vendas, controle de estoque, histórico de clientes e relatórios financeiros.

O PDV Moda Center centraliza as operações, tanto físicas quanto online, garantindo agilidade e precisão na gestão de estoque e atendimento, transformando dados em decisões estratégicas para uma operação mais eficiente e organizada.

Além de conhecerem o PDV Moda Center, os comerciantes receberam dicas sobre ferramentas de ERP e de como elas podem fazer com que suas empresas sejam ainda mais eficientes.

Os comerciantes de confecções podem conhecer mais sobre o PDV Moda Center se dirigindo ao HUB Moda Center, espaço localizado no corredor central entre os setores Azul e Laranja, vizinho ao Balcão de Informações.

O Educa Moda Center conta com o apoio do Sebrae-PE, Senai-PE, Armazém da Criatividade/Porto Digital, NTCPE – Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil, Organize Soluções Comerciais, Catálogo Vende Moda e Agência Batuta Digital.

Parte do compromisso ESG da Baterias Moura, programa educacional transformador possibilita intercâmbio em Portugal para estudantes da rede pública de Belo Jardim

 

Amanhã (14/11), 15 alunos e um professor da rede pública de Belo Jardim embarcam para um intercâmbio em Portugal, onde irão em busca de parte das raízes brasileiras. A viagem representa mais uma etapa importante do Projeto “Era uma vez… Brasil”, uma iniciativa educacional de longo prazo que tem transformado o aprendizado, a perspectiva e a vivência histórica de centenas de estudantes do agreste pernambucano, aproximando-os das origens sócio-econômico-culturais brasileiras e promovendo a sua valorização. O projeto reflete o compromisso da Baterias Moura, por meio do Instituto Conceição Moura, com práticas ESG, principalmente em sua vertente social e de desenvolvimento sustentável.

O “Era Uma Vez… Brasil” é estruturado em um percurso que vai além da sala de aula e busca recontar a história nacional também sob a ótica afro-brasileira e indígena, para além da portuguesa-europeia. Desde o início de 2024, o programa envolveu 497 estudantes e 14 professores da rede pública de Belo Jardim em atividades que culminaram na produção de histórias em quadrinhos (HQs) e curtas-metragens sobre temáticas culturais, identitárias e étnicas, trazendo à tona dimensões muitas vezes ausentes dos livros didáticos. Dos estudantes que participaram do processo, 15 terão agora a oportunidade de vivenciar essa experiência do outro lado do Atlântico.

O intercâmbio representa a penúltima fase de uma imersão cultural pedagógica que incluiu experiências em comunidades tradicionais, como o Quilombo Barro Branco, na zona rural de São Bento do Una, e na Aldeia Pedra D’Água (Espaço Mandaru) dos Xukurus do Ororubá, em Pesqueira, para conhecerem de perto os costumes e saberes das culturas afro-brasileira e indígena. Além das vivências, os jovens participaram de oficinas de arte-educação, envolvendo audiovisual, interpretação, roteiro e outras habilidades.

Principal incentivador do projeto, através do patrocínio da Baterias Moura pelo oitavo ano consecutivo, o Instituto Conceição Moura busca fornecer a educadores, estudantes e, consequentemente, às comunidades onde eles estão inseridos um instrumento de transformação social. “Acreditamos que, ao aprofundar o conhecimento sobre nosso passado, os adolescentes e jovens participantes ganham uma compreensão mais rica dos desafios contemporâneos, capacitando-se a serem protagonistas na construção de soluções para o futuro”, destaca Lorena Tenório, coordenadora Executiva do Instituto Conceição Moura.

Para Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, idealizadora do projeto, o maior legado do “Era uma vez… Brasil” é a possibilidade de ressignificar a educação histórica e cultural, exaltando valores como ancestralidade, diversidade e justiça social. “Trabalhamos com uma educação transformadora que reconta a história do Brasil através da valorização de seus povos originários e da herança africana, ressaltando conceitos como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo”, afirma.

Sobre o “Era Uma Vez… Brasil”
Iniciado em 2016, o programa é uma realização da Origem Produções e conta com a parceria fundamental da Baterias Moura, que patrocina o “Era Uma Vez… Brasil” pelo oitavo ano consecutivo. O projeto ainda tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. Estruturado em quatro etapas – Fatos Históricos, Campus de Arte-Educação, Intercâmbio Cultural e Comunidade –, o programa se propõe a enriquecer o conhecimento dos estudantes e fomentar sua participação em atividades que impactem positivamente suas comunidades.

Na primeira etapa, professores participaram de formações e vivências culturais com temáticas indígena e afro-brasileira. Com base nessas experiências, desenvolveram atividades em sala de aula, onde os estudantes produziram HQs e vídeos temáticos. Os 100 melhores trabalhos foram selecionados para a segunda etapa. Em seguida, os estudantes mergulharam em um ambiente de aprendizado intensivo, produzindo curtas-metragens que refletem o conhecimento adquirido. Os filmes e o desempenho individual foram avaliados, resultando na seleção dos participantes para o intercâmbio em Portugal. Ao retornar do intercâmbio, os estudantes precisam realizar uma intervenção cultural nas suas comunidades.

Sobre a Baterias Moura
A Baterias Moura se destaca por integrar práticas sustentáveis e sociais em suas operações. O investimento em projetos educacionais, como o “Era Uma Vez… Brasil”, reforça a missão da empresa de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios de um futuro sustentável.



Prefeitura do Recife divulga artesãs classificadas para a 1ª fase do Quiosque Colaborativo Arte Delas

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, divulgou os nomes das 23 artesãs classificadas na primeira fase de seleção para a 8ª edição do Quiosque Colaborativo Arte Delas. A feira, que será realizada no Plaza Shopping a partir de 1º de dezembro, oferece às artesãs uma importante oportunidade de visibilidade e de vendas para seus produtos. A lista completa pode ser conferida neste link: https://bit.ly/ResultadoQuiosqueDelas2024

As artesãs selecionadas devem entregar seus produtos para avaliação nos dias 13 e 14 de novembro, das 9h às 15h, na Casa Empodera, localizada na Rua Bernardo Guimarães, 470, em Santo Amaro. Os produtos passarão por uma curadoria, que definirá as 20 artesãs que participarão do evento final. O resultado preliminar da seleção será publicado no site da Prefeitura no dia 20 de novembro. As interessadas poderão apresentar recursos até o dia 22. A lista definitiva será anunciada no dia 25.

Para a entrega, é necessário que todos os produtos estejam embalados em uma caixa única e lacrada, devidamente identificada com o nome da artesã, telefone, endereço e descrição dos itens. Não serão aceitas embalagens alternativas, como sacolas, bolsas ou malas. A Secretaria da Mulher não se responsabiliza por danos ou extravios decorrentes de transporte inadequado ou armazenamento incorreto.

O Quiosque Arte Delas, em sua oitava edição, é uma iniciativa que visa promover a autonomia financeira e o fortalecimento do empreendedorismo feminino, oferecendo às artesãs um espaço colaborativo para expor e comercializar seus produtos. Esse projeto faz parte da Rede de Mulheres Artesãs, que já reúne cerca de 900 participantes e oferece qualificação em gestão e organização de negócios. A Rede também incentiva a participação em feiras e eventos de artesanato, promovendo a independência econômica das artesãs, a diversidade no mercado local e a igualdade de gênero.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/PCR



Impacto Social e ESG será tema da Websérie da Fecomércio Pernambuco


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), por meio do Instituto Fecomércio-PE, realiza a websérie “Impacto Social e ESG” nos dias 12 e 13 de novembro, das 19h às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Fecomércio PE.

No primeiro dia (22), a publicitária e diretora da Vereda, Ludmila Valença, cofundadora de um laboratório de inovação social, e o designer de negócios sustentáveis Thomas Kiss, engenheiro de produção, mestre em design e líder do Hub ODS do Pacto Global da ONU em Pernambuco, debate a temática “ESG: Tendência de Competitividade no Comércio e Serviços”. O intuito do encontro é trazer perspectivas sobre competitividade e sustentabilidade em setores de comércio e serviços.

No segundo dia, a advogada Bruna Albuquerque, especialista em Direito do Meio Ambiente e fundadora da consultoria ESG Manifesto Ambiental®, discute o tema “Implementação da ESG: Estratégias práticas para impacto positivo” ao lado de Thayara Paschoal, gerente de Sustentabilidade do Grupo JCPM, com formação em Comunicação Social e especializações em Educação Ambiental e Políticas Públicas.

A mediação dos encontros será conduzida por Nayara de Melo, administradora e gestora de inovação do Sebrae, com especializações em Gestão Empresarial e Tecnologia, Inovação e Inteligência. Nayara atua no desenvolvimento territorial e em ações de negócios de impacto, contribuindo para a expansão dos ecossistemas locais.

Esta edição, realizada em parceria com o Sebrae e o Instituto JCPM, tem o objetivo de conceitos esclarecedores de governança ambiental, social e corporativa para empresários e demais assuntos específicos. “A websérie vai reunir especialistas para discutir as tendências de ESG no comércio e serviços e apresentar estratégias práticas que podem ser inovadoras para gerar transformações reais. Convidamos todos a se juntarem a nós nessa troca de conhecimentos, onde cada visão e experiência contribuem para a construção de um ambiente de negócios mais ético, responsável e comprometido com o desenvolvimento sustentável”, destacou o superintendente do Instituto Fecomércio PE, Ricardo Santos.

*Serviço*
Websérie "Impacto Social e ESG"  
Data: 12 e 13 de novembro de 2024  
Horário: Das 19h às 20h  
Transmissão ao vivo: Canal da Fecomércio PE no YouTube

Empregabilidade no Brasil em 2025: oportunidades, setores promissores e preparação


 De acordo com projeções da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o PIB do Brasil deve crescer 1,9% em 2024, com expectativa de leve aceleração para 2,1% em 2025, impulsionado por fatores como o crescimento da força de trabalho, que somou cerca de 101,8 milhões de pessoas ocupadas no segundo trimestre de 2024 (segundo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), e o aumento do salário-mínimo, que fortalece o consumo interno. À medida que o mercado brasileiro passa por uma transformação digital acelerada, a demanda por profissionais especializados cresce continuamente, sinalizando que 2025 será um ano de oportunidades promissoras, embora desafiadoras, para aqueles que buscam desenvolvimento em áreas de alto potencial de expansão. As projeções para o próximo ano indicam uma demanda concentrada em setores estratégicos que refletem tanto o panorama atual quanto as necessidades futuras do país.


Entre esses setores em alta, Tainá Ribeiro, professora da Wyden destaca: “as funções ligadas ao desenvolvimento de software, análise de dados, segurança cibernética e inteligência artificial estão em expansão, enquanto especialistas em sustentabilidade e práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) são cada vez mais requisitados devido à crescente demanda por soluções empresariais responsáveis e sustentáveis. Já as profissões relacionadas à telemedicina, saúde mental, fisioterapia e nutrição continuam em alta, especialmente com o aumento da busca por qualidade de vida e práticas de autocuidado. No que se refere à educação e a capacitação, a demanda não para de crescer, profissionais que atuam na criação de conteúdos educacionais, metodologias de ensino híbrido e desenvolvimento de habilidades digitais têm encontrado um campo vasto para atuação”. 

Segundo a docente, esse cenário econômico moderadamente positivo favorece setores que já apresentam uma demanda crescente por profissionais qualificados, como tecnologia, sustentabilidade e serviços especializados, ampliando as oportunidades de empregabilidade e a necessidade de inovação e exportação nesses segmentos.

“Alinhada com essas tendências de mercado e atenta às necessidades do mundo profissional, a Wyden lançou a Wyden Carreiras, que tem como objetivo capacitar e orientar os alunos no desenvolvimento de soft skills e habilidades profissionais, além de promover a conexão com empresas de setores em crescimento. Tudo isso baseado em 5 pilares: autodesenvolvimento, conexão com o mercado, empreendedorismo, diversidade e inclusão e tecnologia e inovação", destaca Débora Freitas, coordenadora da área de Carreiras da Wyden.  

Junto com o Wyden Carreiras vem a atualização do Portal de Carreiras, que é uma plataforma oferece uma variedade de recursos e informações para auxiliar no desenvolvimento profissional dos estudantes. Ele centraliza diversas ações e informações relacionadas à empregabilidade, proporcionando uma experiência mais integrada e eficiente. Este núcleo foi desenvolvido para oferecer suporte integral aos estudantes, visando capacitá-los para ingressarem nas áreas mais promissoras e equipando-os com habilidades essenciais tanto no âmbito técnico quanto no comportamental.

Novembro Azul no Pobre Juan


Com a finalidade de colocar luz na campanha de prevenção do câncer de próstata, conhecida como “Novembro Azul”, o restaurante Pobre Juan, localizado no Shopping RioMar, adotou alguns gestos que farão os seus clientes lembrarem da importância de cuidar da saúde.

O drink “Frost Blue”, criado especialmente para a ocasião, traz uma combinação refrescante de gin, Curaçau Blue e suco de limão-siciliano, simbolizando a cor da campanha e o compromisso com a causa. Outro gesto que faz menção à causa é que, durante todo esse mês, as equipe de garçons do Pobre Juan estará usando gravatas azuis. Além disso, os cardápios - que costumam ser de um tom cinza escuro - tiveram seu design alterado para a cor azul até o final de novembro.

Artesanato de Talentos inaugura loja colaborativa de Natal no RioMar Recife


O empreendedorismo comunitário, indústria criativa e a sustentabilidade estão na vitrine da loja Artesanato de Talentos de Natal, inaugurada esta semana no RioMar Recife. O espaço colaborativo é uma parceria do shopping com o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e o Instituto Fecomercio-PE e reúne mais de 1 mil peças de decoração para as festas de fim de ano, produzidas por 16 artesãs e artesãos das comunidades do Pina e Brasília Teimosa.   


Localizada no piso L2, próximo à C&A, na loja é possível encontrar itens como guirlandas, árvores da Natal, presépios, toalhas de mesa, guardanapos e sousplat, com valores que variam de R$ 10,00 a R$ 350,00. “São opções de presentes e decorações que carregam histórias e significado: valorizam talentos e saberes locais, feitos com técnicas artesanais e materiais reciclados. A renda é revertida integralmente às pessoas empreendedoras, que expõem e comercializam suas produções em um espaço sem custo”, destaca a diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lúcia Pontes.  


O projeto foi lançado em 2015, com ativações de lojas sempre em datas festivas e de grande movimentação do comércio, que incluem Carnaval e São João. Neste fim de ano, a iniciativa ganhou também um novo espaço de comercialização das peças artesanais, com um estande todos os sábados, na Feira da Aurora, no bairro da Boa Vista.   



 Ao longo no ano, os participantes recebem capacitações sobre gestão, montagem de vitrine, precificação, atendimento ao cliente, marketing digital, entre outras. “Com as qualificações e mentorias, fortalecemos a qualidade técnica e a autoestima para que os empreendedores conquistem autonomia para alavancar seus negócios, fortalecendo a economia nas comunidades e oferecendo ao público peças artesanais autênticas, que entrelaçam tradição e inovação”, pontua a secretária executiva do Instituto Fecomércio, Wilma Fonseca. A Artesanato de Talentos de Natal no RioMar Recife funcionará até o dia 24 de dezembro, com expectativa é movimentar cerca de R$ 100 mil em vendas. 

Artesãs e artesãos participantes
Eduardo de Sena – Mãos Mágicas; Edvaldo Lima – Reciart’s; Gerlane Ramos – Mãos Mágicas; Ivani Oliveira – Mãos Mágicas; José Roberto – Arte em Família; Joselaine Firmino – Mulheres de Arte; Luciana Souza – Arte Criativa; Maria Auxiliadora – Mãos Mágicas; Maria José – Arte em Família; Maria José Costa – Reciclagem Brasília Teimosa; Maria Monteiro – Clube de Mães Criativas de Brasília Teimosa; Ninha – Ninha Arte; Rosimary Paixão – Rosiart’s; Roseineide Pessoa – Arte em Família; Taciana Melo – Artesanato Melo; e Wcione Santos – Wcione Santos Artesanato. 

SERVIÇO  
Artesanato de Talentos 
Quando: até 24 de dezembro 
Local: Piso L2 do RioMar Recife, próximo à C&A.