Caruaru, 19 de agosto de 2025 - A direção do Hospital Regional do Agreste (HRA) e representantes da IV Gerência Regional de Saúde (Geres) se reuniram na última sexta-feira (15) para alinhar estratégias e fortalecer a Rede de Urgência e Emergência (RUE) na região. O encontro teve como objetivo principal articular os serviços de saúde, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa visa organizar o fluxo de atendimento, desde as unidades de saúde nos municípios até o HRA, que é a maior emergência do interior de Pernambuco e referência em trauma e ortopedia para toda a região. A união entre as duas instituições é considerada crucial para aprimorar o serviço e a assistência prestada à população.
"Considerando a importância da unidade de saúde que é o Hospital Regional do Agreste, essa integração é fundamental para a organização da rede, porque o estado de Pernambuco não só oferta, ele cuida das pessoas. Com essa integração, a gente vai estar organizando o processo de cuidado, trazendo desde o município até a assistência, para que o paciente seja assistido da melhor forma de acordo com a sua necessidade", destacou Cláudia Agra, gerente da IV Geres.
A IV Geres é responsável pelas ações de saúde pública em 32 municípios do Agreste, enquanto o HRA realiza cerca de 1.800 atendimentos de emergência por mês. A colaboração é vista como um passo importante para assegurar que os usuários do SUS recebam o cuidado adequado no momento certo.
"Olhando para essa linha de cuidado com o nosso paciente, com o nosso usuário SUS, não podemos deixar de lado a relevância de estar em conjunto, o Hospital Regional do Agreste e a IV Geres, na certeza de que o aprimoramento do serviço atinge nosso maior objetivo, a satisfação do usuário SUS, com resolutividade, agilidade e qualidade", afirmou Ítala Gomes, diretora-geral do HRA.