domingo, 18 de fevereiro de 2018

Sargento do Exército apontado como 'maior armeiro do tráfico de drogas' do Rio é preso

O sargento do Exército Carlos Alberto de Almeida, de 46 anos, considerado o maior armeiro do tráfico de drogas do Rio de Janeiro, foi preso por policiais da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) na Favela da Coreia, em Senador Camará, Zona Oeste, na noite desta sexta-feira. Outras três pessoas envolvidas na mesma facção criminosa também fora presas com ele: Alexsandro Rodrigues Figueira, de 34 anos; Felipe Rodrigues Fugueira, de 31; e Murilo Barbosa Ludigerio, de 22. As informações foram divulgadas pela Polícia Civil. 

O quarteto foi preso em flagrante delito no momento que fabricavam peças de armas de fogo e realizavam a montagem de fuzis que seriam entregues aos chefes do tráfico de drogas de uma das principais facções criminosas do Rio (TCP), com operação na Vila Aliança, Coréia, Vila dos Pinheiros, Parada de Lucas , Serrinha, Dendê e outras da Baixada Fluminense. De acordo com o delegado titular da Desarme, Fabricio Oliveira, cada um colaborava com uma função específica: no torno mecânico, na pintura das armas, na compra de peças, entre outras atividades, mas sempre comandados pelo militar. 

- É muito prematuro dar informações precisas sobre a origem de cada arma de fogo, carregadores e munição, além de outras peças. Em um primeiro momento, porém, não há indício de que o sargento tenha desviado esse material do Exército. Ele próprio nega que já tenha feito isso. O trabalho era pegar armamento defeituoso, um fuzil quebrado, e colocar em condições melhores, ou instalar equipamentos novos - afirmou.

Segundo Oliveira, o sargento relatou ainda que o envolvimento dele com o tráfico teve início em um momento que passava por dificuldades financeiras:

- Ele relatou que, após dificuldades financeiras, diz que teria sido vítima de uma saidinha de banco, acabou realizando trabalhos para o tráfico na Vila Aliança há alguns anos. E isso foi se estreitando - contou.

Conhecido também como Soldado, Mauricinho ou Professor, Alemida era lotado na Escola de Sargentos de Logística do Exército Brasileiro (ESSLOG) e, por mais de 25 anos, serviu na reserva de armamento da unidade militar.

As investigações dão conta de que ele trabalhava como armeiro há pelo menos dez anos.

- É um trabalho que se desenvolveu ao longo dos últimos seis meses. Tanto a inteligência do Exército quanto a polícia trabalharam em conjunto para amadurecer e trazer o maior número de informações possível, culminando com a prisão. Esse trabalho conjunto entre forças armadas e polícias é de suma importância. Cresceu no contexto dos grandes eventos e vem aumentando. Estamos colhendo resultados cada vez mais significativos - disse o coronel Cordeiro, comandante do 1° Batalhão de Polícia do Exército.

Segundo Cordeiro, o caso não envolve a participação de outros integrantes do Exército:

- Cada unidade militar tem as suas características, mas as reservas de armamento sofrem inspeções duas vezes ao dia, e não existe registro nenhum de desvio. Tudo indica que não têm origem de unidade militar tanto esses armamentos quanto as peças. Era um militar que utilizava o conhecimento que tinha para prestar esse tipo de serviço a criminosos. E, a princípio, não há relação com nenhum outro integrante do Exército. É um caso isolado.

Durante a operação, os policiais apreenderam vários fuzis e pistolas, além de ferramentas e peças de armas desmontadas. A ação teve apoio de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Inteligência do Exército.

Na sexta-feira, véspera do início da Guerra na Rocinha, Almeida e seus comparsas montaram uma oficina de armas no interior da favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio, com o objetivo de preparar as armas de Rogério 157 que se preparava para a guerra. O sargento contratado diretamente por Rogério 157 e atuaria pela primeira vez em uma comunidade dominada pela facção Amigos dos Amigos (ADA), em virtude da aliança entre o TCP e a ADA denominada TCA.

- Recentemente, ele teve uma aproximação com a facção Amigos dos Amigos, na Rocinha. Às vésperas dos confrontos recentes, chegou a instalar uma oficina no interior da comunidade a mando de Rogério 157. Porém, logo a guerra se iniciou, e ele não chegou a atuar no local. Levou bancada, ferramentas, mas não operou - detalhou o delegado Fabricio Oliveira, titular da Desarme.



Roer unhas tem cura. É o que afirma inventor brasileiro

Muitas pessoas têm o péssimo hábito de roer as unhas compulsivamente até se ferir e, dificilmente, conseguem inibi-lo, a não ser por uso de medicamentos e outras terapias. De acordo com estimativas científicas, 19% a 45% da população, oscilando conforme a faixa etária, é roedora de unhas. Atualmente, o que existe no mercado é um tipo de “esmalte” que, por ter gosto ruim, diminui a vontade de roer unhas. Ainda assim, há pessoas que roem as unhas com esmalte e tudo.

Pensando nisso, o inventor Paulo Gannam, um roedor de unhas desde criança, desenvolveu um “Protetor de Unhas para Portadores de Onicofagia”. Trata-se de uma película que reveste as unhas do usuário de forma elegante e discreta, sem causar desconforto algum, pois cobrem apenas as unhas sem incomodar o tato, e pode ser usado por homens e mulheres.

Alguns modelos do invento se propõem a possuir um sistema de pressão sobre a região desejada, com furinhos para permitir maior possibilidade de transpiração. Outros teriam uma base circular de pressão para que o restante do tecido que cobre as unhas seja mais suave, evitando desconfortos numa região maior dos dedos.

Segundo o inventor, o protetor de unhas inibe um hábito autodestrutivo e incentiva a pessoa a começar a identificar quais sentimentos estão envolvidos no momento em que ela deseja roer as unhas automaticamente.

“Você pode me dizer: Mas basta tirar o protetor e fazer a festa com as unhas, detoná-las. É verdade, mas este protetor é direcionado mais ao público que está atravessando um momento de dor e forte desejo de encontrar uma forma de parar de roer. Esta é uma forma de ajudar o usuário a manter o compromisso com a mudança de comportamento”, explica.

Gannam informa já ter amostras de seu produto feitas em látex de borracha, mas explica que o produto pode ser feito com outros materiais: “Fiz os primeiros modelos em látex de borracha, o mesmo usado na fabricação de luvas cirúrgicas. Depois confeccionei artisticamente as peças de látex com tinta acrílica para tecido à base de água que melhor aderiu ao material, mas dá para fazer com poliuretano também”.

O inventor diz estar fazendo mais amostras e estar procurando empresas fabricantes de artefatos elastômeros para fabricar e comercializar o produto, seja para o consumidor final, seja para empresas do setor de cosméticos, moda, artesanato, farmacêutico, no modelo B2B.

Gannam alerta ainda para ter-se o cuidado com o material a ser usado e com a idade a partir da qual crianças poderiam usar. “Ninguém vai querer ver criança se arriscando a engolir um produto tóxico”. Segundo ele, ou se escolhe um produto composto por material que possa ser ingerido sem problema algum para as crianças, ou se elege um público voltado a crianças com idade a partir da qual já existe a consciência do perigo da ingestão de materiais.

Parceria – Paulo está em busca de parceiros para o desenvolvimento de modelos. Com patente requerida em território nacional, o inventor busca negociá-la ou obter parceria com empresas da área de saúde, higiene e cuidados pessoais, ou de peças de silicone e borracha, para realizar testes e industrializar o produto.


Compesa inicia obra para implantação de nova rede de esgoto em Olinda


Para permitir a reurbanização pelo Governo do Estado de parte do Canal do Fragoso, em Olinda, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) inicia, na próxima segunda-feira (19), às 07h, uma obra para implantar uma importante rede coletora do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Como se trata de uma das principais tubulações do sistema - com mil milímetros de diâmetro – e de uma obra de grande complexidade, a companhia vai executar a intervenção por etapas. A primeira fase da obra começa no trecho da Rua Professor Olímpio Magalhães, situado entre a Avenida Fagundes Varela e a Rua Aluísio de Azevedo, em Jardim Atlântico. Os serviços serão executados no local até o dia 21 de maio, para implantar 80 metros de tubulação e será preciso interditar totalmente esse trecho, exceto para os moradores da rua, que terão acesso liberado.

Os motoristas que costumavam fazer o retorno pela Rua Professor Olímpio Magalhães para cruzar a Avenida Fagundes Varela, durante esse período, terão outra alternativa de acesso à via, que será orientada pela Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda. Equipes de assistentes sociais também visitaram os moradores da área para informar a execução da obra.

A obra de implantação da nova rede do Sistema de Esgotamento Sanitário de Olinda, um investimento de R$ 6,5 milhões, vai permitir melhorias no fluxo de esgoto da região e desativar a antiga rede coletora de esgoto. A tubulação será assentada numa extensão de 1.080 metros, no bairro de Jardim Atlântico, numa profundidade que varia de dois a sete metros. As intervenções serão executadas pela BRK Ambiental, parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada, a Parceria Público Privada-PPP do Saneamento da Região Metropolitana do Recife. 


Imprensa Compesa

Destra dá continuidade às ações da campanha "Volta às Aulas"

A campanha "Volta às Aulas" da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Destra) estará de volta na próxima segunda-feira (19). Dessa vez nas escolas municipais de Caruaru, segundo o cronograma de ações, a Autarquia promoverá atividades lúdicas e educativas com o tema “No trânsito, a educação é a solução”. 

A Campanha, que já atendeu, no início do mês, escolas particulares, tem a proposta de conscientizar pais, estudantes e condutores sobre a utilização de cinto de segurança, respeito à sinalização vertical e horizontal, evitar filas duplas e não estacionar em locais proibidos.

As ações têm início a partir das 6h e atenderão as seguintes escolas: Laura Florêncio, Josélia Florêncio, Luís Pessoa, Casa do Trabalhador e Augusto Tabosa.

Imprensa Caruaru

Pointer inova em grandes formatos e lança coleção em parceria com arquiteto Maurício Arruda

A Pointer, marca da Portobello, já abordou o cotidiano dos brasileiros para inspirar suas linhas de revestimentos cerâmicos. Para 2018, a indústria alagoana aprimora ainda mais o olhar sobre seus clientes e lança a coleção ‘Morada Brasileira – Em Casa’. A proposta está voltada para o aconchego e a identidade das casas brasileiras, em especial, ao cuidado em decorar espaços e dar ao ambiente um toque mais íntimo, mais familiar.

A aproximação com o gosto do brasileiro pela decoração influenciou, também, na nova aposta da Pointer para 2018, através da parceria firmada com o arquiteto Maurício Arruda, apresentador do programa ‘Decora’, da GNT. Arruda e a Pointer estão alinhados em alguns pilares essenciais, como a identidade brasileira, funcionalidade, design e a sustentabilidade. Nesta coleção ‘Morada Brasileira – Em Casa’, ele assina a linha de ladrilhos.

“Chegar à Pointer é ter uma verdadeira aula de como se fazer uma cerâmica seguindo um rigor sustentável. O Nordeste por si só já nos fornece muita inspiração, proporcionando muito ingrediente para lançar uma coleção. Ao criar esta linha, pensamos em um produto que remetesse à lembrança de aconchego familiar, valorizando a cultura brasileira de design”, reforçou Arruda.

Outra inovação para este ano é que, pela primeira vez, a coleção também foi pensada para atender o mercado internacional. O costume da casa brasileira vai a 50 países nos cinco continentes, uma vez que a Pointer estabeleceu uma bem-sucedida política de exportação dos revestimentos cerâmicos produzidos na fábrica de Marechal Deodoro, em Alagoas.

NOVOS FORMATOS – Para 2018, a Pointer alinhou as tendências em revestimentos internacionais motivada pelo seu público nacional. Se de um lado temos os mármores gigantes – no novo formato retificado 45x90cm –, do outro temos o granilite formando imagens e texturas peça a peça, com cerâmica em alto relevo para ambientes externos. A proposta da indústria também é oferecer ainda mais economia ao consumidor. O formato 45x90cm possui borda reta, permitindo que o produto seja aplicado com uma menor quantidade de rejunte, melhorando o aspecto visual, que facilita a limpeza, mantendo o ambiente sempre moderno e impecável.

A madeira, o cimento e as pedras decorativas unem-se às peças que a Pointer traz em linhas especiais, como ceppo de gree e a piasentina. O toque da madeira na nova coleção – com peças no formato 15x90cm, que facilita a colocação dos transpassados – provoca versatilidade e vem para somar ao portfólio diferenciado que a fábrica investe para este ano. Peças como a Tijuca são uma aposta segura na linha madeiras, que promete agradar brasileiros e estrangeiros.

SPM lança programa voltado para as mulheres da Zona Rural de Caruaru



Conciliar uma boa condição de saúde, trabalho, lazer, esporte, e o cuidado com os filhos pode ser primordial para a qualidade de vida das mulheres. Pensando nisso, a Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru (SPM), através do Eixo de Cidadania e Qualidade de Vida, desenvolveu o programa ‘Qualidade de Vida para as Mulheres do Campo’. As atividades serão realizadas nas comunidades rurais de Gonçalves Ferreira e Taquara. A aula inaugural será na próxima segunda-feira (19), às 15h, na Associação do Desenvolvimento Comunitário de Gonçalves Ferreira.

O programa conta com o apoio da Faculdade UNINASSAU, através do curso de Educação Física, e tem o intuito de proporcionar a prática esportiva como qualidade de vida para as mulheres das comunidades rurais. “Esse é mais um programa voltado para promover a emancipação da mulher, que é algo que já fazemos em várias vertentes. É uma forma de contribuir para a garantia de direitos e qualidade de vida das mulheres do campo e propiciar esse olhar para a autoestima feminina, com uma atividade compensadora para elas”, assegurou a secretária Perpétua Dantas.

As atividades do programa irão acontecer duas vezes por semana em cada comunidade. Após a aula inaugural em Gonçalves Ferreira, os encontros nessa localidade acontecerão sempre nas segundas e quartas, das 15h às 16h. Na terça-feira (20), será a vez das mulheres de Taquara começarem a receber as ações do programa, onde as aulas serão realizadas toda terça e quinta, das 9h às 10h. As atividades serão realizadas na Casa de Parto Mãe Zezé, que fica no Sítio Barra de Taquara de Cima, número 40. Quem ainda não se inscreveu e tem interesse de participar, é só procurar a equipe da comunidade mais próxima, nos endereços onde o programa estará acontecendo, nos horários das aulas.

Para a gerente de Políticas de Cidadania e Qualidade de Vida, da SPM, Juliana Gouveia, a realização do programa para as mulheres da Zona Rural, vai além de oferecer atividade física e nutrição. “A proposta é fazer com que essas mulheres percebam que cuidar de si é tão importante quanto cuidar do outro, como elas fazem com os filhos e membros de suas famílias. É promover um momento só delas, o encontro da mulher consigo mesma”, complementou a Gerente de Políticas de Cidadania e Qualidade de Vida, Juliana Gouveia.


Serviço:
Aula inaugural do Programa Qualidade de Vida para as Mulheres do Campo
Dia 19.02.2018 (segunda-feira)
Horário: 15h
Local: Associação do Desenvolvimento Comunitário de Gonçalves Ferreira
Endereço: Rua Manoel Baraúna, Número 250, Gonçalves Ferreira.


Programação:
. Falas de abertura:
- Juliana Gouveia – Responsável pelo Eixo Cidadania e Qualidade de Vida da SPM;
- Perpetua Dantas – Secretária de Políticas para as Mulheres.
. Participantes: Estudantes de Educação física da Uninassau e equipe do eixo de Cidadania e Qualidade de Vida da SPM.
- Público Estimado: 40 pessoas.


Imprensa Caruaru

FG realiza Megavestibular especial dia 24 de fevereiro

O carnaval passou e os vestibulandos já tem uma oportunidade de garantir uma vaga no ensino superior. No sábado (24) a Faculdade dos Guararapes realiza o Megavestibular nos campi Piedade, Boa Vista e Jaboatão Centro, em parceria com o Papo de Universitário.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas gratuitamente pela internet. O candidato com a maior nota ganha uma bolsa de estudos integral da FG e também será premiado com um carro zero quilômetro pelo Papo de Universitário. Além do primeiro lugar, os demais candidatos concorrem a bolsas de até 60%. Lembrando que será obrigatório apresentar um documento oficial com foto antes de passar pelos portões para fazer o vestibular.

Muito além de ser apenas um exame, o Megavestibular é uma experiência do candidato com a instituição. Os acompanhantes dos vestibulandos vão poder aguardar a realização do exame no auditório da instituição, onde serão exibidos filmes. Ao final da prova, os candidatos serão convidados pelos coordenadores a conhecer a estrutura e tirar dúvidas sobre os cursos que pretendem fazer.

De acordo com Bruno Macedo, gerente de marketing e vendas da FG, “o vestibular é a porta de entrada ao ensino superior, por isso reforçamos nossa parceria com o Papo de Universitário para proporcionar a melhor experiência possível aos estudantes que vão fazer a prova”.

Serviço – Megavestibular FG

Inscrições: https://goo.gl/WfvqcF
Abertura dos portões: 12h
Início do exame: 14h30
Término: 18h15

CaruaruPrev anuncia atividades para aposentados e pensionistas

O CaruaruPrev está implantando o programa Apositivar, que tem como objetivo proporcionar atividades de interação entre os aposentados e pensionistas junto à comunidade em geral. Além de atividades lúdicas, serão oferecidas aulas de hidroginástica, em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres e UNINASSAU; aulas de canto com o coral da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru; palestras sobre saúde preventiva, violação de direitos, educação financeira e auxílio jurídico, como renegociação de dívidas.

O projeto será lançado por etapas no decorrer do ano. No mês de março, estarão abertas as vagas para os interessados em participar do coral. As inscrições serão até o dia 15 de março e o teste vocacional será no dia 20 de março, no Museu do Barro, local onde também ocorrerão os ensaios.

O CaruaruPrev lança oficialmente em março, o Programa Municipal de Educação Previdenciária, que vai esclarecer dúvidas acerca dos direitos e deveres do servidores públicos de Caruaru quanto ao uso dos serviços do instituto previdenciário, bem como transmitir, de maneira objetiva, informações e dúvidas sobre benefícios, percentuais de descontos, tempo de contribuição, revisões e quaisquer esclarecimentos sobre nossa legislação previdenciária municipal.

Imprensa Caruaru

Youtuber Ni do Badoque é assaltado no Rio de Janeiro

O youtuber e apresentador de TV pernambucano Nielson José, mais conhecido como Ni do Badoque, passou por um baita susto em sua passagem pelo Rio de Janeiro. Ele estava acompanhado do amigo Abdias Melo em um almoço num restaurante japonês no badalado bairro de Copacabana, na zona sul carioca. 

Na saída do restaurante, Nielson e Abdias foram abordados por assaltantes e como reação do susto, Ni começou a correr e foi agarrado pela camisa por um dos bandidos, que rasgou a roupa do apresentador. O amigo teve seus pertences levados, como dinheiro e celular. Já Nielson não havia levado nada de valor. 

"Minha gente, a pessoa pensa que nunca vai acontecer com você. O Rio de Janeiro está um caos, toda hora as pessoas sendo assaltadas e dessa vez senti na pele, não desejo isso a ninguém. Foi horrível! Mas vão-se os anéis e ficam os dedos. Eu e Abdias estamos nos acalmando. Obrigado a todos pelas mensagens de apoio", finaliza Nielson.

Drinques com vinhos

Drinks com vinho são opções deliciosas e refrescantes, principalmente nos dias quentes do verão. Pensado nisso, Club Des Sommeliers, marca de vinho exclusiva do Extra e Pão de Açúcar elaborou cinco receitas perfeitas tanto para um gostoso happy hour como para ocasiões mais formais. Os drinks podem ser feitos de várias maneiras, tanto com vinho tinto, branco, rosé e espumantes, as combinações irão depender dos ingredientes corretos para criar uma harmonização perfeita, tanto com frutas, gaseificados e até mesmo outra bebida alcoólica.

Confira abaixo as receitas saborosas, fáceis de fazer e ideais para quem se aventura em experimentar novos sabores.

Sangria
cid:image002.jpg@01D3A588.8CA11AA0
Ingredientes:

1 laranja-pêra sem casca, sem pele e sem sementes, cortada em pedaços
1 laranja-pêra com casca e sem sementes, cortada em rodelas
1 limão taiti com casca, cortado em rodelas
1 maçã vermelha
1 maçã verde com casca, cortadas em fatias ou pedaços grandes
1 xícara (chá) de abacaxi cortado em pedaços
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de licor de laranja
3 colheres (sopa) de brandy
1 garrafa de vinho Cabernet Sauvignon Club Des Sommeliers (750 ml)
Suco de 1 limão
1 xícara (chá) de água mineral gasosa
2 paus de canela pequenos

Preparo:

Em uma jarra grande, coloque as frutas e polvilhe-as com o açúcar
Adicione o cointreau e o brandy
Deixe repousar por 15 minutos
Junte o vinho gelado, o suco de limão, a água e a canela
Misture e, se necessário, acrescente mais açúcar
Sirva bem gelado. Se preferir, decore as taças com paus de canela

Clericot

cid:image003.jpg@01D3A588.8CA11AA0

Ingredientes:

1 maçã verde, maçã vermelha, morango, e uva sem semente
1 garrafa de vinho branco Chardonnay Club Des Sommeliers
1 lata de refrigerante de limão
Gelo à vontade 

Modo de Preparo:

Corte as maçãs em lascas finas e as uvas e os morangos pela metade
Misture o vinho, o refrigerante de limão, as frutas e o gelo em uma jarra
Sirva em uma jarra transparente

Stargazer

cid:image004.png@01D3A588.8CA11AA0
Ingredientes:

125ml de vinho branco Chardonay Club Des Sommeliers
¼ xícara rum escuro
3 colheres de sopa de suco de abacaxi
3 colheres de sopa de xarope de baunilha
Cubos de gelo a gosto
3 rodelas de limão para decorar

Modo de Preparo:

Em um recipiente, misture o vinho, o rum, o suco de abacaxi e o xarope de baunilha. Sirva em um copo long drink com gelo à gosto e decore com as rodelas de limão

Limonada de Vinho Tinto

cid:image005.png@01D3A588.8CA11AA0

Ingredientes:

2 colheres de chá de açúcar
1 colher de sopa de suco de limão
1 dose de conhaque
1 dose de vinho tinto seco de estilo mais leve, como Club des Sommeliers Pinot Noir, Merlot ou Carmenère (de preferência sem passagem por barricas de carvalho)
Refrigerante de limão a gosto

Modo de Preparo:

Em um copo alto dissolva o açúcar no suco de limão
Acrescente o conhaque e mexa com uma colher
Acrescente gelo e adicione a soda até completar 3/4 do copo até que flutue no vinho e não mexa mais
Em seguida, sirva em uma taça própria para vinho tinto