terça-feira, 9 de maio de 2023

Agora: Cantor Assisão homenageado pelos 60 anos de Forró


Neste momento, o forrozeiro Assisão, 82 anos, está sendo homenageado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. O evento é para celebrar os 60 anos de trajetória. O artista está fazendo a plateia rir a valer e a se emocionar muito contando histórias das décadas de músicas, estradas e até os percalços. 

Claro que Assisão foi aplaudido de pé!

Parabéns, Mestre!

Desenvolvimento Econômico de Paulista e IFPE realizam parceria

Para ampliar ainda mais as oportunidades de negócios no município, a Prefeitura de Paulista através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), vão promover o Festival Empreendedorismo e Ideias Inovadoras.

As informações sobre o evento, que vai acontecer nos dias 14 e 15 de junho no Campus avançado da instituição na cidade, foram apresentadas por representantes da entidade, na manhã desta terça-feira (09.05) nas dependências do órgão municipal no centro da cidade.

No objetivo do encontro institucional, a professora e coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do IFPE, Rosicleide Ferreira, destacou que é fundamental levar o conhecimento da universidade além da sala de aula fomentando o chamado 'Circulo Virtuoso', que é quando se faz a junção de todos os atores do acontecer da cidade como o comércio, a indústria, as instituições de ensino, inserindo o público para um benefício comum a sociedade.

"Vamos propiciar a troca de conhecimentos e de experiências de sucesso no mundo dos negócios e disponibilizar cursos e workshops para quem já empreende e para quem deseja empreender" disse a representante da instituição.

Da mesma forma, o diretor geral do Campus Paulista do IFPE, George Gaudêncio, ressaltou os aspectos que o atual modelo de gestão municipal está fazendo da cidade o destaque do Litoral Norte.

"Funcionamos e estamos inseridos aqui em Paulista e temos a obrigação de nos integrar com todos os setores que atuam na sociedade. O trabalho que a Secretária de Desenvolvimento Econômico está realizando no município é notório. Estamos agradecidos e motivados pelo apoio e trabalho conjunto com a Prefeitura", disse o diretor da instituição.

Por fim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca de Paulista, Raimundo Lopes, falou sobre a importância de realizar uma ação de parceria entre as instituições. "Temos que disseminar a cultura da qualificação para os negócios. Devemos solidificar a geração de renda e de emprego para garantir o crescimento de nossa cidade", concluiu o gestor municipal.

Imprensa Paulista PE 

HRA realiza curso de atualização em instrumentação cirúrgica


Foi realizado, nesta terça (9), o encerramento do curso de atualização em instrumentação cirúrgica oferecido pelo Hospital Regional do Agreste (HRA) em parceria com a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE). O curso foi ofertado para profissionais técnicos em enfermagem com o objetivo de capacitá-los para atuação em procedimentos cirúrgicos.

“Estamos sempre preocupados com a formação e a atualização dos nossos profissionais. Capacitações e cursos como esse, além de contribuírem para o crescimento de cada um deles, ampliam as possibilidades de melhorar a assistência prestada aos usuários da unidade, e essa é nossa prioridade”, destaca Guacyra Pires, diretora-geral do HRA.

Para a coordenadora de enfermagem do centro cirúrgico do HRA e responsável pelo curso, Rosa Régis, a atualização é uma forma, também, de valorização do trabalho dos profissionais. “Disponibilizar programas assim é de muita relevância para a instituição e, ainda, uma forma de valorização dos profissionais pela formação adquirida e pela possibilidade de atuação com mais qualidade, zelo e segurança pelo paciente cirúrgico”, explica.

O curso, iniciado em dezembro de 2022, teve carga horária de 125 horas e foi ministrado por profissionais e residentes de medicina e enfermagem do HRA.

Encontro Estadual de Consórcios Públicos promove debate entre autarquias municipais


O projeto Desenvolve PE, uma parceria entre o Sebrae e a Associação Municipalista de Pernambuco, realizou o Encontro Estadual de Consórcios Públicos, nesta terça (09.05), na sede da Amupe. A abertura ficou por conta da presidente da instituição, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, e contou com a participação da representante do Sebrae, Priscila Lapa.

“Desde que assumi a presidência, temos discutido no nosso planejamento a questão de como fortalecer os consórcios por entender a importância que todos têm nas suas regiões, com poder de barganha para reduzir custos, para fortalecer o município”, ponderou Márcia Conrado. Ela apontou a experiência com o Comupe, que nasceu de uma Assembleia e, hoje, promove compras com até 40% de desconto. “Aqui está uma presidente que quer aprender e unir forças para que os consórcios possam mudar realidades”, finalizou. 

A coordenadora do Desenvolve PE, Rosineide Gonçalves, apresentou as ações voltadas para este segmento. Segundo ela, os Consórcios Públicos formam um dos eixos do projeto. Em seguida, os 11 consórcios públicos participantes compartilharam os desafios, potencialidades e experiências exitosas realizadas nas regiões em que atuam. 

Para pontuar considerações sobre a atuação dos Consórcios Públicos em Pernambuco, marcou presença no encontro o deputado estadual, José Patriota, ex-presidente da casa. “O Consórcio Público é uma ferramenta para melhorias. Eles estão vivos nos municípios e surgiram como instrumentos parecidos com uma cooperativa para a gestão pública”, celebrou. O evento foi encerrado com a proposição de uma agenda de atividades.

Imprensa Amupe

Feira de Plantas acontece no Home Center Ferreira Costa da Tamarineira


A feira de plantas da Atmosphera vem trazendo um espaço maior que o habitual, reservado para o verde e as flores, no piso térreo estacionamento da Ferreira Costa localizado na R. Cônego Barata, 275 - Tamarineira, Recife. A feira está disponibilizando espécies de plantas, flores, cactos e suculentas com preços a partir de R$ 5,00.

Com a proximidade das comemorações do Dia das mães, tem sido mais uma opção para presentear as mamães com plantas, com flores eternizando lindos momentos de sorrisos e alegria.

O verde tem se mostrado muito presente nas ambientações/decorações da atualidade, sendo também uma oportunidade para os que estão reformando e construindo, escolherem as plantinhas para seu lar, seu escritório, além de proporcionar aos que tem esse contato a paz e tranquilidade, renovação de esperança a cada novo broto, folha e flor que surgi ao passar dos dias.

Na Feira é possível os clientes escolherem plantas para ambientação e ornamentação dos seus espaços. Plantas para vasos de chão, de mesa, plantas pendentes, plantas com flores.

A Feira vai do dia 04 a 14 de Maio, seguindo o horário de funcionamento do Home Center – Ferreira Costa, das 08h às 21h, de segunda a sábado, e das 09h às 19h, aos domingos.

O evento traz mais de 300 espécies de plantas e pretende ser uma vitrine para os amantes do verde oferecendo também orientações de cuidados específicas da espécie escolhida.

Belo Jardim vacina contra Influenza às segunda-feiras de maio na Praça da Conceição


Iniciou nesta segunda-feira uma ação itinerante da Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Saúde, onde está sendo disponibilizada todas as segundas-feiras de maio, vacinação contra a Influenza (gripe) para a população na Praça N. Sra. da Conceição, no Centro, das 8h às 12h.

A vacinação está disponível apenas para os grupos prioritários da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. O grupo inclui idosos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, trabalhadores da saúde públicos e privados, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade, como doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, transplantados e portadores de trissomias.

Os que desejem se vacinar devem comparecer ao coreto com RG, CPF, cartão SUS e cartão de vacinação, além de comprovação de que pertencem ao grupo prioritário. Esta ação visa ampliar o acesso à vacinação e contribuir para a proteção dos belo-jardinenses.

Eleitores de Machados querem a volta de Argemiro Pimentel em 2024



Ainda que uma gota d’água baste ao sedento, o rio se oferece por completo. Os rios podem ser intermitentes, cujos leitos secam em algum período do ano; ou perenes, que são aqueles que correm durante todo o ano. O fato é que, um rio em determinadas regiões é a riqueza do lugar. O rio oferece sua imagem, alimenta, mata a sede, ensina, diverte, promove a vida, e faz toda natureza ao redor florescer, não se poupando de encher de beleza a geografia local.

Algumas pessoas especiais são exatamente assim, como um rio perene.  A sua filosofia de vida se chama AJUDAR, mas não só isso. Argemiro Pimentel é uma dessas pessoas, que como um rio, buscar fazer da cidade onde nasceu um lugar melhor a cada dia. Local, onde as pessoas se sintam privilegiadas em ali morar, viver, trabalhar.

Os mandatos concedidos a Argemiro Pimentel, em suas gestões foram utilizados como instrumento de mudança. Um homem de origem humilde e muito bom coração. Promoveu melhorias locais, em busca de uma cidade melhor e com mais oportunidades pra todos. Entre 2013 e 2020, Machados não foi só uma cidade bela para oferecer como imagem, mas um local sagrado de trabalho, uma cidade que promoveu a educação, privilegiando a vida dos munícipes. Pimentel assim, como um rio perene, favoreceu muito a educação de Machados. Nas suas gestões, o acesso à saúde, bem como outras culturas também foram priorizadas, a ponto de os servidores dessas pastas e a sociedade machadense lembrarem com saudade. 

O fornecimento de sementes e fomento de insumos agrícolas também, bem como a recuperação de estrada para escoamento da produção local é outro ponto relevante, gerou reconhecimento da população machadense a Argemiro Pimentel.  A avaliação é muito relevante e positiva. Embora, adversários tenham tentado figurar em Machados, a impressão que se tem é que foram como rios intermitentes, que pouco contribuíram para trazer visibilidade para a cidade, já Pimentel foi considerado o melhor gestor que a cidade já teve.

Machados é o cenário de uma gente que clama por dias melhores, assim, para voltar ao destaque que lhe é merecido em Pernambuco, o compromisso de Argemiro Pimentel para 2024 é trazer toda riqueza de um rio perene para a cidade.  Planeja navegar, descortinando uma vida com mais dignidade para as pessoas, matar a sede de vitória da cidade, vislumbrando a prosperidade.

Programa AgroNoronha será lançado no arquipélago nesta quarta-feira (10)


A Administração de Fernando de Noronha, através de um acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), lança, nesta quarta-feira (10), o AgroNoronha. O programa envolve três frentes: agricultura familiar, com o Mãos à Horta; reflorestamento, com o Noronha Mais Verde, e a pesca, através da Pesca Sustentável.

O evento vai acontecer no auditório da Erem Fernando de Noronha, às 17h, com a presença da administradora da ilha, Thallyta Figuerôa; do presidente do IPA, Joaquim Neto; do secretário de Agricultura de Pernambuco, Aloísio Ferraz; do  presidente da Anpesca, Orlando José, e da presidente do Noronha Terra, Lourdes lves.

Segundo Thallyta, para este primeiro ano de gestão “estão sendo preparadas ações extremamente importantes, que têm o potencial de transformar a pauta ambiental e também a qualidade de vida da população de Noronha”.

O gerente de Meio Ambiente, Ramon Abelenda, afirmou que a elaboração do programa foi trabalhada para deixá-lo estruturado, de forma sólida, e que consiga alcançar os objetivos traçados. “Sabemos do grande potencial das frentes que vamos desenvolver, que são a agricultura familiar, a pesca sustentável e as práticas de arborização e reflorestamento. Agora chegou a hora de apresentá-lo à sociedade noronhense e convocar todos para abraçar essa iniciativa, que, certamente, trará ganhos ambientais, sociais e econômicos à ilha", disse.

Mãos à Horta - O programa será focado na implantação de hortas familiares e escolares, com busca ativa de famílias interessadas em participar das atividades. Entre elas, estão capacitação (80h) em práticas de cultivo e colheita, com informação nutricional de legumes e verduras, e educação ambiental. 

As atividades serão acompanhadas por uma equipe técnica do projeto e terão monitoramento mensal individual. O intuito é garantir a manutenção e efetivação da colheita por parte das famílias, em especial as em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional, através da produção de hortaliças básicas, minimizando os gastos dos participantes com aquisições de alimentos do continente. 

Noronha + Verde - O programa tem como objetivo colaborar com o planejamento e manejo de árvores adequados ao arquipélago, para o controle e redução de espécies invasoras, ampliando as áreas verdes e promovendo a produção de espécies de mudas nativas.

Tendo em vista a grande problemática ambiental de espécie invasora leucena, o programa executará ainda um plano de gestão de qualidade ambiental. A finalidade é erradicar de forma controlada, além de mapear as possíveis áreas verdes e elaborar projetos de reflorestamento, ampliando a cobertura vegetal nativa da ilha, com a implantação de um viveiro de mudas nativas.

Pesca Sustentável - Tem como objetivo promover a qualificação das atividades de pesca sustentável no arquipélago, garantindo a qualidade na captação, armazenamento e comercialização. Os pescadores inscritos terão a oportunidade de receber mais de 150h de capacitação em boas práticas de pesca, manejo do pescado, fabricação de gelo e conscientização ambiental.

Eles também terão acesso à assessoria técnica, para a regularização de suas atividades, e ferramentas de trabalho, como as embarcações. A principal entrega do projeto é a finalização da Fábrica de Gelo, importante instrumento para a atividade.

Imprensa FN

Aluguel de imóveis: proprietário pode se recusar a encerrar o contrato?


Contratos de aluguel de imóveis são um tipo de negócio que pode gerar várias dúvidas sobre direitos e deveres de proprietários e inquilinos. Uma delas diz respeito a se o locador pode exigir a manutenção do vínculo contratual caso existam pendências de consertos ou reparos a serem feitos no local. De acordo com recente decisão da 35ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, a resposta é não.

Na decisão, o relator entendeu que “inexiste previsão legal de manutenção da relação contratual após o pedido de rescisão por parte do locatário, fazendo com que o pedido de consignação das chaves seja legítimo”.
Neste caso citado, a ação envolve uma declaração de rescisão de contrato de aluguel e consignação das chaves. Foi pedida pelos inquilinos contra os proprietários, que não quiseram encerrar o contrato, alegando que existiam reparos pendentes no imóvel. O detalhe é que o contrato de locação estava vigente por prazo indeterminado, e os autores haviam enviado notificação prévia de 30 dias.

Vale perguntar: o proprietário pode, em algum caso, se recusar a encerrar o contrato?
Segundo André Portela, advogado especialista em Direito Imobiliário, a lei não prevê possibilidade em que o locador possa se recusar a encerrar o contrato de locação. "O que está previsto, no entanto, é que caso o contrato seja por prazo determinado, e esse prazo ainda não tenha sido vencido, o inquilino tem a obrigação de pagar uma multa ao locador", explica.

"A multa mais comum no mercado é aplicada no valor de três aluguéis pela rescisão antecipada. O artigo 4º da Lei do Inquilinato estabelece que essa multa tem que ser proporcional ao prazo cumprido do contrato. Ou seja, se temos um contrato de 30 meses, por exemplo, e foram cumpridos dez meses desses 30, o inquilino fica obrigado a pagar uma multa de 2/3 dos três aluguéis. Este valor equivale ao tempo que faltou ser concluído do contrato".

E quando houver danos?
No caso específico da decisão do TJ de São Paulo, o locador não pode se recusar a receber as chaves do imóvel por alegar que existem danos que precisem ser corrigidos ou obras a serem realizadas. O advogado acrescenta que, o que pode ser feito é, após realizada a entrega do imóvel, o locador solicitar um laudo ou perícia que ateste que o imóvel precisa de reparos necessários e urgentes. "Assim, ele pode ingressar judicialmente contra o locatário para receber a restituição do valor referente aos gastos com os reparos".

"Caso esses reparos se alonguem por alguns meses, também cabe ao locador pedir ao antigo inquilino indenização equivalente aos valores dos aluguéis do período em que este imóvel ficou impossibilitado de uso por causa das avarias a serem corrigidas", encerra.

Em Paulista, Defesa Civil atende ocorrências em residências


A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Paulista atendeu, entre os dias 5 e 7.05, ocorrências nos bairros da Mirueira, Jardim Paulista e Sítio Fragoso. O órgão mantém um plantão permanente (24h) para atender à população, através do Disque 153.

A equipe vistoriou na 3. Travessa João Paulo II, na Mirueira, um muro que desabou. A Defesa Civil forneceu suporte técnico, na retirada dos móveis e transporte dos proprietários para a casa de parentes. A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos providenciará o Auxílio Moradia para os moradores.

Na Rua 42, n.° 20, em Jardim Paulista Baixo, foi constatado o desabamento de uma laje, sem feridos. Um parecer técnico será emitido pela Defesa Civil.

Numa ocorrência verificada na Rua Ministro Marcos Freire, n.° 48, em Sítio Fragoso, houve desabamento de uma árvore em cima da residência, sem feridos. Também será emitido um parecer técnico e as providências para o Auxílio Moradia.

Imprensa Paulista PE 

Superação: estudantes enfrentam dificuldades para ingressar e permanecer no ensino superior


 
São muitas as verdadeiras histórias de superação por trás de um diploma do ensino superior. As dificuldades são variadas: problemas financeiros, questões familiares, necessidade de trabalhar, etarismo e ter que dar um jeito para conciliar os estudos, entre outras. O que importa é ter em mente que todo esforço vale a pena para concluir a formação e ter melhores perspectivas de emprego, de qualidade de vida e de estabilidade financeira. 
Se não bastassem todas as dificuldades, estudantes de várias partes do país publicaram relatos pessoais em alusão ao caso de uma aluna com mais de 40 anos debochada por colegas de turma por causa da idade, em Bauru (SP). De acordo com balanço realizado em 2021, o número de calouros com 40 anos ou mais em universidades brasileiras quase triplicou nos últimos dez anos, entre 2012 e 2021, segundo dados do Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC). A alta, de 171,1%, foi bem maior do que a variação do total de ingressantes: de 43,1%. 
Em 2022, 599.977 calouros com 40 anos ou mais entraram na faculdade no Brasil, quase o triplo do que há dez anos (221.337). A parcela ocupada por essa faixa etária praticamente dobrou: subiu de 8% para 15,2% no período. O número total de ingressantes também aumentou, mas em proporção bem menor: foi de 2,757 milhões, em 2012, para 3,945 milhões, no período mais recente. 
 
A Wyden é contra não somente ao etarismo, mas a qualquer preconceito que prejudique o dia a dia do estudante. Aqui, temos centenas de alunos com mais de 40 anos. Apoiamos estes alunos durante o curso, com um programa de onboarding acadêmico, ajudando-o em sua integração ao ensino superior e também durante a sua trajetória na graduação, garantindo o apoio necessário para que ele consiga realizar seu sonho, que é a conclusão do ensino superior, destaca Gerente Nacional de Ensino da Wyden, Sabrina Petrola, Sabrina Petrola.  
De acordo com a gestora de Unidade de Ensino Superior na Wyden, Carla Sena, projetar a vida a partir de uma visão que se constrói do próprio futuro é essencial para todo ser humano. Carla cita as vantagens em estudar após os 40 anos, que segundo ela, nunca é tarde para começar uma nova etapa da própria vida. 
 
“Continuar estudando depois dos 40 anos pode trazer inúmeras vantagens. Primeiro, permite que as pessoas ampliem seus conhecimentos e desenvolvam novas habilidades, o que pode melhorar seu desempenho profissional e abrir portas para novas oportunidades de carreira. Além disso, a aprendizagem contínua pode melhorar a saúde mental, ajudando a manter a mente ativa e reduzindo o risco de demência e outros problemas cognitivos. O aprendizado também pode proporcionar novas perspectivas e uma maior compreensão do mundo e das outras pessoas, o que pode ser extremamente enriquecedor. Além disso, a interação com colegas de diferentes idades e origens pode enriquecer a experiência educacional e social, permitindo a formação de novas amizades e redes de contatos", explica Carla Sena. 
 
Luzia Carneiro, de 51 anos, que está cursando o 1° semestre de Gestão em Recursos Humanos, destacou a importância em realizar o sonho de ter o ensino superior. 
“Sempre gostei de estudar, mas após a perda da minha mãe aos seis anos de vida, tudo tornou-se muito difícil para mim. Casei cedo, aos 17 anos, e sempre com o desejo de concluir os meus estudos; o que tornara mais difícil ainda após o casamento. Com o tempo, realmente, não tive escolhas, tive que optar por trabalhar e cuidar da família. Meu empenho resumiu-se em incentivar os filhos; a investir em suas vidas pessoais e em seus estudos. Essa era a minha meta e meu maior empenho. Vê-los formados, trabalhando e bem com suas famílias. Era tudo o que eu almejava no momento. Não me arrependo, não foi em vão. Conseguimos juntos, em família que se ajuda, o que eu não tive a oportunidade de ter. Após a pandemia 2022, resolvi procurar a Wyden e retomar os meus estudos. Fui à unidade e conversando com uma jovem muito educada e simpática ela me ajudou a reacender a esperança de continuar em busca da minha graduação e ao mesmo tempo, ir em busca dos benefícios de estudar na terceira idade, os quais são inúmeros. A jovem me orientou a cursar Gestão em RH, o meu curso atual”, relembra a estudante.  
 
E para quem quer vencer as barreiras do preconceito, as dificuldades e ingressar no segundo semestre em uma graduação, a Wyden dará uma oportunidade nos dias 12 e 13 de maio, nesta sexta e sábado. Os candidatos concorrerão a vagas e descontos em cursos nos formatos presencial, semipresencial e flex. As inscrições para o vestibular on-line segundo semestre de 2023 já começaram e vão até o dia (13/05). Importante destacar que a prova precisa ser realizada no dia 12 ou 13 de maio.
 
Por meio do site www.wyden.com.br.O inscrito pode realizar a escolha do curso, unidade de ensino, além de poder escolher a forma de ensino que deseja estudar (presencial, semipresencial ou flex). 
 
Sobre o vestibular on-line da Wyden 
A Wyden possui unidades espalhadas em todo país, inclusive no ensino a distância. A modalidade intensifica a formação de profissionais preparados para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho e possui metodologia conceituada, que incentiva e estimula a aprendizagem. A Wyden oferece formação superior em mais de 60 cursos de diferentes áreas de graduação, incluindo fisioterapia, direito, nutrição, entre outros. As inscrições para o vestibular online 2023  já começaram e os candidatos poderão optar por realizar a prova no dia 12 ou no dia 13 de maio.  
 
Acesse www.wyden.com.br para mais informações.

Em Paulista, Escola Jaime Gonçalves Bold realiza o Primeiro Desafio Maker


Através da Secretaria de Educação do Paulista, a Escola Jaime Gonçalves Bold, localizada na Vila Torres Galvão, realizou na sexta feira (05.05), o  Primeiro Desafio Maker. Durante a ação, foram promovidos jogos e utilizados brinquedos produzidos com materiais recicláveis.

Construir, consertar ou criar algo com as próprias mãos, essa é a ideia central que permeia a cultura maker e que vem ganhando bastante espaço no cenário educacional. Diante do modelo tradicional de ensino, a proposta maker está revolucionando o ambiente escolar ao buscar inovação e outras possibilidades de aprendizagem.

Imprensa PE

Povo Pankararu pede apoio para recriação da Coordenadoria da Funai PE


Uma representação do povo Pankararu, integrante da APOINME (Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo), se reuniu nesta manhã (8) com a senadora Teresa Leitão. O grupo discutiu problemas e pediu apoio em questões estruturais junto ao governo federal e estadual. 

A principal reivindicação é a recriação da Coordenadoria Regional da Funai em Pernambuco – o 4º maior estado brasileiro em termos de população indígena. “Entendo esta pauta como a prioritária no momento. A recriação da Coordenadoria aqui no estado é uma ação estruturante, irá possibilitar a interlocução apropriada entre os povos originários e o governo federal”, comentou Teresa Leitão. 

O grupo também narrou as dificuldades com estradas de acesso às comunidades indígenas, abastecimento de água, estrutura das escolas. “Eu me comprometo com vocês. Vamos conversar com o governo federal sobre a Coordenadoria da Funai no estado, sobre estradas e infraestrutura. E também me comprometo a dialogar com a governadora Raquel Lyra. Vocês têm o meu apoio”, garantiu a parlamentar.

A comitiva foi integrada pelo cacique Rauline Keno (Pankararu); o cacique Marcelo Gomes (Entre Serras); o coordenador da APOINME Sarapó; o presidente do CAE/PE José da Cruz dos Santos; a professora Elisa Urbano Ramos e o professor Wagner; além de Diogo Francisco Gonzaga e Marcondes Tavares, do povo Pankararu Entre Serras.

Abimael Santos declara apoio a Eduardo Porto para a vaga de conselheiro do TCE


Na tarde desta segunda-feira (08), o deputado estadual Abimael Santos declarou que apoia Eduardo Porto para a tão concorrida vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. 

Nas palavras do parlamentar, Eduardo tem as capacidades técnicas para desempenhar a função com maestria. Além disso, possui experiência política e conhece muito bem os caminhos para conduzir o TCE que é uma das instituições mais importantes na esfera pública.

O tribunal de contas é responsável por fiscalizar as aplicações dos recursos públicos no Estado, garantindo transparência e a eficiência na gestão dos recursos.

Dia internacional de combate à Endometriose


A doença é caracterizada pela presença de células do endométrio, tecido de revestimento do útero, em outros órgãos da região abdominal, como bexiga, ovários, trompas e parte externa do útero. 

Segundo a médica especialista em reprodução humana, Altina Castelo Branco, da Clínica Art Fértil, os hábitos de vida podem contribuir ou não para o desenvolvimento da doença. Falta de atividade física, obesidade, alimentação inflamatória e uso de contraceptivo são fatores importantes. 

A endometriose é inflamatória e tende a se expandir com o passar do tempo se não for tratada. É comum em mulheres entre 20 e 40 anos. Causa dor para menstruar, durante relações sexuais e infertilidade. 

As mulheres com a doença têm dificuldade para engravidar, pois o ambiente fica inflamado, um impedimento para a fixação do zigoto no endométrio. O risco de abortamento é alto.

Lançamento em Floresta-PE do livro Mãe Amor Incondicional pela coautora, enfermeira e mãe Samantha Carvalho

Um amor inexplicável capaz de tudo, esse é o amor de mãe. Sentimento marcado no livro Mãe Amor Incondicional. Uma obra que conta as experiências de 14 mulheres que decidiram abrir o coração e compartilhar suas jornadas na vivência da maternidade da forma mais sublime. Nesta obra, as palavras se fundiram ao momento mais transformador vivido por uma mulher: a maternidade.

 Entre as histórias que o leitor vai acessar no livro está da enfermeira do Hospital Universitário da Univasf e mãe de Thalles Emanuel, de 7 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda aos 2 anos, Samantha Carvalho, que descreve o processo de encarar o diagnóstico do filho e os desafios de ser mãe de uma criança especial.

O lançamento na cidade de Floresta-PE será no próximo dia 13 de maio, às 20h, na Faculdade de Saúde do Sertão de Pernambuco (FASPE). Uma noite de autógrafos, bate papo e  trocas riquíssimas com a coautora Samantha.

O livro de coautoria pensado pela Editora Mulher, única empresa especializada em livros exclusivos para o público feminino, é um espaço de fala para mulheres de maneira assertiva para eternizar memórias afetivas, e através da escrita terapêutica fazer com que os momentos marcantes e especiais ecoem pelo tempo.

As mulheres que aceitaram a missão de educar, por exemplo, encontraram aqui no livro a oportunidade de registrar os seus valores, os seus desafios, as suas alegrias e a sua forma única de maternar. Elas deixaram aqui nesta obra, suas marcas e os legados de mãe para os seus filhos e para o mundo.

A jornalista Lara Cavalcanti assumiu o papel de embaixadora da primeira edição do projeto, trazendo a força de superar a partida da filha Joana, após o enfrentamento de uma doença rara. Além de Lara e Samantha, também participaram da obra: Carla Bagagi, Fabíola Ribeiro, Janille Carvalho Nobre, Karícia Franklin, Leciane Lima, Lidiane Santos, Mary Jane Bezerra, Patrícia do Bonfim, Renata Medeiros e Tamilhes Meireles. O prefácio foi escrito pela campeã mundial de Ironman, advogada e influencer esportista, Ana Augusta Soares, que trouxe um relato emocionante sobre a jornada de duas gestações. 

O livro traz uma leitura transformadora, uma tradução da força de mulheres que enxergaram no próprio exemplo de maternar a oportunidade de fortalecer outras que buscam motivos para continuar mesmo em meios aos diversos desafios que se apresentam no caminho

Serviço:

Lançamento do livro Mãe Amor Incondicional

Data: 13 de maio, às 20h

Local: Faculdade de Saúde do Sertão de Pernambuco (FASPE)

Entrada Gratuita!

 

Acesse nossas redes e saiba mais:

@editoramulher_

www.editoramulher.com.br