terça-feira, 29 de maio de 2018

Posto que for flagrado vendendo combustível em recipientes ilegais será multado

Durante toda esta terça-feira (29.05), o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, e diversas equipes de fiscais do Procon-PE estiveram orientando gerentes e frentistas dos Postos de Combustível da Região Metropolitana do Recife (RMR) sobre a Nota Técnica emitida pelo órgão com regras quanto ao abastecimento durante a paralisação dos caminheiros.

Entre as regras da NT do Procon-PE, e de uma outra divulgada pelo Corpo de Bombeiros, nesta segunda-feira (28/05), está que o abastecimento em recipientes será permitido em embalagens que cumprem as regras do INMETRO e da ABNT.

Os fiscais estiveram em um posto localizado no bairro do Janga, em Paulista, onde haviam muitos consumidores com garrafas de água mineral de 20 litros e outras garrafas pet’s. “Além de não fornecer segurança para armazenar e transportar, essa prática também é um risco à saúde pública, já que esses garrafões podem, posteriormente, voltar para o mercado de água. É inadmissível”, afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

O gerente geral do Procon-PE, Erivaldo Coutinho, afirmou que caso seja flagrado este tipo de abastecimento o posto será multado. “Pedimos que os consumidores que presenciem a atitude denunciem” explica. Mais de 20 postos foram visitados e receberam a Nota Técnica, o documento também foi encaminhado para o Sindcombustíveis-PE. 

Imprensa Procon PE



Prefeitura de Olinda divulga esquema de coleta de lixo

Nesta quarta (30), a Secretaria de Serviços Públicos irá se concentrar nas vias secundárias para recolhimento do lixo doméstico de Olinda, completando o trabalho realizado no dia anterior (terça, 29), que atuou no Sítio Histórico, principais corredores viários e orla. Esse esquema especial deve-se ao desabastecimento de combustível causado pela paralisação dos caminhoneiros. Ainda de acordo com a Prefeitura, os serviços de saúde e a Guarda Municipal estão trabalhando normalmente.

Imprensa Olinda

Prefeitura de Caruaru divulga calendário emergencial de coleta domiciliar de lixo

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Serviços Públicos, elaborou um calendário emergencial para a coleta domiciliar de lixo, devido à crise do combustível que se deu por conta da paralisação dos caminhoneiros, há nove dias.

Serão utilizados cinco veículos diariamente que farão a coleta nas principais ruas e avenidas dos bairros. O objetivo é aumentar o alcance da coleta, economizando o máximo de combustível. A Sesp solicita que, caso a rua não esteja na lista, o morador deposite o lixo em uma das ruas citadas.

As principais vias onde o caminhão coletor passará prioritariamente são as avenidas Rui Barbosa; Joaquim Nabuco; Rio Branco; Agamenon Magalhães e Portugal, além das ruas Maria Merandolina; Bahia; Antônio Menino e Professora Maria Emília. Em todas as ruas do Centro, Centenário e Monte Bom Jesus haverá coleta diariamente.

Por bairros:

Indianópolis e José Liberato
Ruas Alferes Jorge; Maria de Souza Monteiro; Nunes Machado; Machado; Praça Getúlio Vargas e avenida José Rodrigues de Jesus

Riachão e Rendeiras:
Ruas Dr. José Mariano; do Riachão; Maria Merandolina; Reverendo José Júlio Leitão; José Carlos Coutinho; Lourinaldo Araújo Dutra e José Marcelino de Araújo.

Acesso Rendeiras:
Ruas Ricardo Gervásio e Major João Coelho

Universitário e Maurício de Nassau:
Avenidas Brasil; Portugal; Osvaldo Cruz; Agamenon Magalhães; Francisca de Lira; Paris e Marcionilo Francisco. Ruas Cônego Júlio Cabral; Dom Bosco e Suíça.

Salgado e São João da Escócia:
Ruas Goiás; Carneiro Vilela; Bartolomeu Anacleto; Presidente Sarmiento; Presidente Artur Bernardes; Joaquim Manoel de Macedo; Rodopiano Florêncio; Maria Antonieta; 20 e Dallas.

Vassoural e Petrópolis
Ruas do Vassoural; Maria Luísa; Estrada da Pitombeira; Miguel de Sena; São Carlos; Rui Limeira Rosal; Boa Ventura; Capitão Zezé; Arquimedes de Oliveira. Avenidas Cícero José Dutra; João de Barros e Gregório de Matos, além da via local da BR 232.

Vila Kenedy, Caiucá e João Mota:
Ruas Leão Dourado; Santo Amaro; Marieta Lira de Azevedo, dos Encontros; Alexandrino Boa Ventura; João Francisco Lisboa; São Nicolau; Professora Ana Calado; Manoel Leopoldino; Ribeirão; Manoel de Abreu e Dalton Santos. Avenidas Ivan Lima e Caruaru. Travessas Santo Amaro e via local da BR 104.

Santa Rosa:
Ruas Rui Limeira Rosal; Antônio Martins; Capitão Dé; Alcides Aquedas; Bernardo de Queiroz; José Heredias; Oscarlino Tavares; Santa Rosa; Santa Rita de Cássia; Rosa Cordeiro de Melo; David Campista e Oriental. Avenidas Artur Ramos; Alfredo Pinto e 3ª Travessa Alfredo Pinto.

Luiz Gonzaga:
Ruas Pavimentadas. 

São Francisco:
Ruas Bento de Farias; Martins Afonso; São Mateus; das Ninfas; Heleno Feijó da Silva; Renato Cabral de Oliveira; Afonso Celso; Pedro Jorge Alves de Pontes; Padre José Augusto; Alcides Nunes dos Santos; São Mateus e Marcílio Dias. Ponte São Carlos; 2ª Travessa Martins Afonso e 5ª Travessa Martins Afonso.

Nova Caruaru:
Continuação da avenida Agamenon Magalhães: Rua Mestre Valentim; avenida Rotary Clube e Praça Nova Caruaru.

Boa Vista 2, Residenciais Mandacaru, Baraúnas e Caruá:
Ruas João Soares de Lira; Santa Maria da Boa Vista; São Vicente Ferrer; Belém de São Francisco e avenida principal dos Residenciais Mandacaru, Baraúnas e Caruá.


Imprensa Caruaru



Em Olinda, feriado de Corpus Christi é transferido para o dia 22 de junho

O prefeito da cidade de Olinda, Professor Lupércio, resolveu transferir o feriado de Corpus Christi, que seria comemorado no próximo dia 31 de maio, para o dia 22 de junho. A decisão, que vale para os servidores municipais, foi motivada pela necessidade de se restabelecer a normalidade da rotina de serviços no município, além do monitoramento mais eficiente da crise dos combustíveis. De acordo com o gestor, “as próximas 72 horas serão essenciais para a reorganização da administração municipal”. 

Neste período de paralisação, o expediente da Prefeitura de Olinda foi mantido, incluindo o atendimento ao público nas diversas Secretarias. Só a Secretaria da Fazenda Municipal recebeu, nesta terça-feira (29), 119 contribuintes. A gestão tem feito um grande esforço para conservar, dentro da normalidade, serviços essenciais como, por exemplo, atendimento nas Unidades de Saúde e a coleta de lixo. As aulas da rede municipal devem ser retomadas nesta quarta-feira (30).

Imprensa Olinda

Projeto Parlamento Jovem pode ir para a Assembleia Legislativa de Pernambuco

Nesta terça (29), integrantes do Parlamento Jovem do Recife se reuniram com o deputado estadual Waldemar Borges (PSB), que concedeu um voto de aplauso para os jovens parlamentares. Além disso, eles solicitam apoio do deputado para que a iniciativa do Parlamento Jovem chegue à Assembleia Legislativa de Pernambuco. 

Diante do apoio e da possibilidade de ampliação da iniciativa da juventude parlamentar, há quem não conheça o Projeto Parlamento Jovem e nem saiba que tem uma bancada diversa e é presidido por uma mulher, Vitória do Monte (foto). Da mesma forma que a bancada do Recife, são 39 representantes no Parlamento Jovem, cujos mandatos são de um ano. E consegue ser mais diverso do que a câmara oficial, pois entre os vereadores jovens, há, por exemplo, uma representante de religiosos de matriz africana e uma mulher trans. Inclusive, políticos da atual legislatura da Câmara iniciaram suas carreiras políticas no Parlamento Jovem, a exemplo de Renato Antunes (PSC).

Origem - O Parlamento Jovem foi criado por força de resolução número 01/2005, de autoria do então vereador Sílvio Costa Filho (hoje deputado estadual). Os jovens representam sete segmentos: social, cultural, universitário, secundarista, partidário, religioso e o trabalho e renda. O Parlamento Jovem tem como objetivo aproximar e incentivar, de maneira participativa, a juventude do processo legislativo e da vida pública, abrindo as portas desta Casa de José Mariano para acolher o jovem do Recife. 







Amanhã tem mobilização no Derby


Frota se oferece para ajudar em negociação entre caminhoneiros e governo

O principal ponto de mobilização dos caminhoneiros em greve na Grande São Paulo recebeu, nesta segunda-feira, a visita do ator Alexandre Frota. Ele esteve na Rodovia Regis Bittencourt, em Embu das Artes, para propôr ajudar na negociação entre os grevistas e o governo. O ator foi acompanhado de um advogado, cuja função seria formatar as propostas dos manifestantes e mandar para o governo.

Esta não é a primeira vez que Frota busca contato direto com nomes da presidência para influenciar em uma questão política. Em maio de 2016, foi recebido — com o movimento Revoltados Online — pelo ministro da Educação Mendonça Filho, e pediu apoio para o projeto “Escola sem partido”.

Desta vez, Frota se reuniu com homens identificados como porta-vozes do movimento de caminhoneiros por quase duas horas. Na saída, segundo ele, disse estar presente apenas como um apoiador e querer que a crise termine logo porque "o país está um caos". O ator, que disse estar sem gasolina, embarcou no carro do advogado que forneceu ao movimento.

Após a reunião, uma das lideranças afirmou que outra pauta de reivindicações foi enviada ao governo por meio do advogado fornecido por Frota. Ele não quis revelar quais eram os pedidos. Em relação às propostas de Temer, foi taxativo:

— Não tem acordo — disse.

Na última sexta-feira, dia 25, Frota publicou um texto no Facebook sobre a greve. Nele, acusou o governo de negociar com “os oportunistas dos sindicatos” e agora querer “usar força para intimidar os trabalhadores”.

Encontro com ministro da Educação

Na época de seu encontro com o ministro da Educação, Frota postou uma foto do encontro e escreveu: "Estive com o Ministro da Educação hoje, e pude colocar algumas ideias para ajudar um país que eu amo". O ministro da Educação, no entanto, rebateu a polêmica em torno do assunto dizendo que tinha como prática atender às solicitações de audiência. “Não discrimino ninguém, porque respeito a liberdade de cada pessoa fazer suas escolhas de vida. Conheci Frota no movimento pró impeachment, assim como, o pessoal do Revoltados On Line. Não vejo problema em recebê-los para uma visita”, afirmou.

Jornal Extra (Rio)

Ilmar lança pré-candidatura para a Câmara Federal

Os dias de reality show ficaram mesmo para trás. O advogado Ilmar Renato, conhecido como Mamão, lançou sua pré-candidatura a deputado federal pelo PT neste final de semana, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Mesmo com a cidade parada devido à falta de combustíveis, militantes e amigos foram prestigiar o evento do petista. 

Dentre as pautas defendidas pelo pré-candidato em seu manifesto e no discurso de oficialização, destacam-se a defesa das minorias e dos direitos sociais, principalmente a causa indígena, além da luta contra os desmontes na educação. 

Evento - Cerca de 200 pessoas passaram pelo Bar da Valu, na região da orla ferroviária, incluindo figuras políticas como o Deputado Federal Zeca do PT, dos Deputados Estaduais Amarildo Cruz e Cabo Almir, do Presidente do PT de Campo Grande Agamenon do Prado, o Presidente Estadual do PCdoB e pré candidato ao Senado Mário Fonseca e o pré-candidato ao governo Humberto Amaducci.

De fato, o carimbo de "ex-BBB" ainda toma conta de quem participou do programa e as comparações com o deputado federal Jean Wyllys (PSol-RJ) são inevitáveis. Mas assim como Wyllys, cuja passagem vitoriosa pelo reality acaba nem sendo mais lembrada, devido à sua atuação parlamentar, Ilmar tem uma história de mais de 20 anos na militância política e para ele, a vida pública é muito mais uma questão de luta do que de notoriedade.

Frentes Populares de Esquerda anunciam mobilização


As frentes populares de esquerda Povo sem Medo e Frente Brasil Popular fizeram uma convocação para uma mobilização generalizada nesta quarta-feira (30). Segue a carta aberta das entidades:


QUARTA, 30 DE MAIO É DIA NACIONAL DE LUTA

Pela redução do preço do gás e do combustível, Frentes convocam dia nacional de luta.

O povo brasileiro está indignado com o alto custo de vida, o valor do gás e do combustível, que já foi reajustado mais de duzentas vezes em dois anos e exige respostas imediatas.

Por isso, apoiamos a luta dos caminhoneiros em greve e dos petroleiros que iniciarão uma greve de advertência de 72h a partir de 0h do dia 30.

Nosso apoio se concretiza com solidariedade e luta! Portanto chamamos todas as pessoas a participarem do Dia de Luta em todo o país nesta quarta-feira, dia 30 de Maio.

A disparada do preço do combustível se deve à política implantada por Michel Temer e Pedro Parente que submetem o nosso país, autossuficiente em petróleo, às variações e interesses do mercado internacional.

Enquanto Temer e sua base atuam para entregar a Petrobras às empresas multinacionais, agravando o problema dos preços do gás e dos combustíveis, nós dizemos que ela é do Brasil. É patrimônio do nosso povo e vamos continuar a defendê-la. Por isso, exigimos a saída imediata do presidente da Petrobras Pedro Parente, a mudança na política de preços e o fim de qualquer tentativa de desmonte e privatização.

Está claro que o caos que o nosso país vive é fruto direto da falta de democracia e de um governo ilegítimo que está de costas para o povo. Por isso, mais do que nunca, é fundamental a garantia de eleições livres e democráticas com a participação de todas as candidaturas. A única saída dessa crise passa pela retomada da democracia e pela defesa dos direitos do povo, contra todo o tipo de injustiça, violência e repressão.

✊🏽 Pela redução do preço do diesel, da gasolina e do gás de cozinha!
✊🏽 Mudança imediata da política de preços dos combustíveis: Fora Parente!
✊🏽 Em defesa da Petrobras estatal, não à privatização!
✊🏽 Fora Temer! Por eleições livres e democráticas!

FRENTE POVO SEM MEDO
FRENTE BRASIL POPULAR

Petroleiros devem paralisar nesta quarta-feira


Ator Danny Glover presta solidariedade à família de Marielle Franco

Embaixador da Organizações das Nações Unidas (ONU) para os direitos humanos e as questões étnicas, o ator norte-americano Danny Glover conversou hoje (28) com Marinete Silva e Antonio Franco, pais da vereadora Marielle Franco(PSOL-RJ), morta em 14 de março. O encontro foi organizado pela Comissão Popular da Verdade do Rio de Janeiro.

Antonio Franco, pai de Marielle Franco, emocionou-se ao falar da filha com o ator. “Minha filha foi covardemente assassinada porque defendia o povo pobre”, disse. “A dor de todos nós que acompanhávamos o trabalho de Marielle é insuportável”, reagiu Danny Glover.

Marielle Franco e o motorista Anderson Pedro foram assassinados a tiros no bairro do Estácio, região central da capital carioca. Eles saíam de um compromisso político quando o carro em que estavam foi alvejado. A vereadora era conhecida pela militância em favor das minorias e contra a ação das milícias no Rio de Janeiro. O crime ainda é investigado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Vandalismo

No fim de semana, um painel com a fotografia em preto e branco do rosto de Marielle Franco, produzido por voluntários e militantes de direitos humanos, foi pichado em São Paulo. O painel era uma homenagem à vereadora.

Para os admiradores de Marielle Franco, o ato foi vandalismo, pois além da fotografia da vereadora ter sido pichada, as frases relacionadas às ações dela foram apagadas.

O Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) repudiou a pichação e definiu o ato como de "intolerância e ódio". Representantes do movimento em São Paulo apresentarão um ofício à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo solicitando a investigação do ato.

"Repudiamos o ato de vandalismo, que representa mais um ato de intolerância e de ódio porque o monumento representa a luta de Marielle pelos direitos humanos, pela igualdade de gênero, a luta contra a letalidade policial, contra o genocídio da população negra e periférica e pela livre orientação sexual. Cobraremos das autoridades uma apuração e também nos solidarizamos à família da Marielle porque é um ato doloroso a sua memória", disse Julian Rodrigues, integrante do MNDH de São Paulo.

Agência Brasil, com informações da Telesur (Venezuela)


Bombeiros alertam: abastecer em galões pode provocar acidentes

Muitas pessoas correram para as filas dos postos com galões e garrafas nas mãos. Mas o Corpo de Bombeiros alerta: é preciso ter bastante cuidado ao manusear e transportar combustível para evitar acidentes, que podem consequências graves. 

Segundo a corporação, o transporte e venda de combustíveis em galões não autorizados, sacos plásticos e outros tipos de recipientes é proibido e gera multa aos postos de combustíveis e revendedores. Especialmente as garrafas PET são proibidas para esse transporte, pois o material não resiste ao contato com o combustível. 

Ou seja, a comercialização só pode acontecer com recipientes específicos para o transporte de gasolina, com selo no Inmetro, vendidos em postos. Esses recipientes só podem ser usados uma única vez. 

Caso a gasolina entre em contato com recipientes não preparado para transporte de combustível, pode haver um rompimento, já que a gasolina é extremamente corrosiva. Se houver um rompimento no produto e um vazamento, há grande perigo de haver uma explosão. 

Os combustíveis são produtos altamente inflamáveis e o transporte ou estocagem podem ser perigosos, informa o Corpo de Bombeiros. Somente um copo de gasolina gera vapores equivalentes a dois quilos de dinamite. Por isso, fique atento à capacidade de armazenamento do produto devido a sua capacidade de expansão, a forma correta para despejar o líquido, entre outros detalhes que, se não ferem observados, podem colocar a vida das pessoas em risco.

Hoje em Dia (MG)

Anvisa abre discussão sobre rotulagem de alimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está recebendo contribuições para melhorar a informação nutricional encontrada nos rótulos de alimentos. O objetivo, segundo a entidade, é facilitar a compreensão das principais propriedades nutricionais e reduzir situações que geram engano quanto à composição dos alimentos.

Na semana passada, a diretoria colegiada da agência aprovou relatório preliminar que investiga alternativas apresentadas por entidades e experiências internacionais de rotulagem. A Anvisa quer criar alertas sobre o alto conteúdo de nutrientes críticos à saúde, facilitar a comparação entre alimentos e aprimorar a precisão dos valores nutricionais declarados pela indústria.

O relatório aprovado pode ser acessado na aba Tomada Pública de Subsídios, disponível no site da Anvisa. As contribuições devem ser enviadas via formulário de participação, que possui quatro seções: percepção da sociedade (duas perguntas); análise do impacto regulatório (nove perguntas); design gráfico e comunicação (dez perguntas); e prazo de adequação (uma pergunta).

A proposta da agência reguladora é coletar, até julho, mais subsídios e informações para estudo e também avaliar os impactos das soluções possíveis antes que o texto da norma seja apresentado em consulta pública.

Rotulagem mais clara

A Anvisa defende as mudanças como necessárias e diz que o modelo atual dificulta o uso da rotulagem nutricional pelos consumidores por problemas de identificação visual, pelo baixo nível de educação e de conhecimento nutricional.

“Também há confusão sobre a qualidade dos ingredientes e problemas de veracidade das informações, além do uso de termos técnicos e matemáticos, entre diversos outros motivos”, informou a entidade, por meio de nota.

Agência Brasil

MG: Metroviários estão em greve

Os metroviários resolveram entrar em greve por tempo indeterminado, na noite dessa segunda (28), porque querem aumento salarial. 

“Não tivemos reajuste desde o ano passado. E eles querem nos pagar um valor abaixo da inflação e sem o retroativo, já que vamos receber com mais de 12 meses de atraso”, afirma o presidente do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), Romeu José Machado Neto.

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) se nega a pagar o retroativo desde maio de 2017 e propõe aumentar 80% do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do período, o equivalente de 3,26%. Para 2018, a CBTU pretende arcar com uma alta de 50% da inflação (3,26%).

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) sugeriu aos metroviários manter o funcionamento dos metrôs no período compreendido entre 16h30 e 20h para garantir o retorno dos trabalhadores para a casa, mas o pedido foi negado pela categoria.

Os manifestantes vão se reunir no começo desta tarde para definir os próximos passos da greve e a CBTU ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Alternativa

Com a escala mínima do metrô, pelo menos 100 mil passageiros vão deixar de ser transportados, conforme estimativa do Sindimetro-MG. Todos os dias, são 210 mil usuários. 

Essa situação de paralisação forçou uma mudança de estratégia na gestão dos transportes coletivos, já que os ônibus circularão normalmente, segundo a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans). 

O esperado é que a demanda seja a habitual de dia útil, ou seja, de 1,4 milhão de pessoas. Questionada sobre a falta de combustível, o órgão destaca que o sistema tem a quantidade suficiente para garantir a operação dos veículos.

Nessa segunda, os ônibus circularam normalmente apenas nos horários de pico. Nos outros horários, houve redução de 50% no número de viagens. 


Hoje em Dia (MG)

Mande sua notícia!