segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

44 municípios receberão urna para votação do Prêmio Atitude Campeã

Depois de passar pelo Morro da Conceição e na Copa Recife as urnas do Prêmio Atitude Campeã vão circular por mais de 40 municípios no Estado a partir dessa quarta-feira (14), para que o cidadão comum possa escolher o melhor atleta e paratleta do ano. O prêmio promovido pela Secretaria dos Esportes acontece pela quinta vez e tem como principal objetivo premiar os melhores atletas e paratletas do ano. O “Oscar” do esporte pernambucano será realizado no dia 20 de dezembro na Arcádia Recepções do Shopping Paço Alfândega, às 19h, para convidados da comunidade esportiva e afins.

Este ano o prêmio tem novidades. A principal está na análise curricular dos atletas e paratletas. “A meritocracia foi colocada em prática. Os atletas que estão sujeitos a voto popular foram indicados por suas federações e seus currículos foram analisados pela comissão técnica da Secretaria. Os cinco melhores atletas e os três melhores paratletas foram escolhidos e serão encaminhados a júri popular, além dos votos da imprensa e de novo da comissão técnica da Secretaria”, explica a secretária dos Esportes Ana Cavalcanti. (confira abaixo a lista dos atletas e paratletas que vão estar nas urnas amanhã)

Outra novidade está na premiação para o treinador. Os treinadores indicados por suas federações serão votados pela imprensa e pela comissão técnica e ganharão prêmio. O evento Atitude Campeã não inclui apenas a premiação dos melhores atletas e paratletas, mas também o “Atitude Vencedora” e o “Atitude Cidadã”. O primeiro inclui as categorias atleta, paratleta e treinador indicados pelas suas respectivas federações. A segunda envolve os atletas destaque das gerências de base e rendimento, esporte e lazer, educacional, além de empresas que contribuíram com o desenvolvimento do esporte no Estado, e ainda os jornalistas esportivos que terão premiação específica.

A votação também pode ser realizada no site do evento www.atitudecampea.com.br.



Em Recife e região metropolitana:

Quarta-feira (14):

Recife - Estações Central e Joana Bezerra

Jaboatão – Mercado de Prazeres



Quinta-feira (15):

Recife – Mercado de São José e Clube Náutico

Olinda – Mercado Eufrásio Barbosa

Sexta-feira (16):

Recife – Mercado de Casa Amarela e na Avenida Conde da Boa Vista (Shopping Boa Vista)

Camaragibe – Mercado de Camaragibe

Sábado (17):

Recife – Rua de Santa Rita (Dimarca)

Jaboatão – Feira de Cavaleiro

São Lourenço – Mercado de São Lourenço (feira livre)

Cabo – Feira Livre (Mercado Arco-Íris)

Paulista – Feira de Jardim Paulista

Igarassu – Integração



Domingo (18)

Recife – Boa Viagem (Acaiaca) e na Jaqueira (praça)

Olinda - Alto da Sé

Ipojuca – Porto de Galinhas

Itamaracá – Praça do Pilar

Abreu e Lima – Feira Livre



No Interior:



Quarta-feira (14):

Joaquim Nabuco, Palmares, Carpina, Lagoa de Itaenga, Bom Jardim, João Alfredo, Pesqueira, Belo Jardim

Quinta-feira (15):

Escada, Água Preta, Condado, Goiana, Caruaru, Bezerros, Lajedo, Garanhuns, Petrolina, Serra Talhada, Triunfo

Sexta-feira (16):

Catende, Maraial, Timbaúba, Itambé, Vitória, Gravatá, Bom Conselho, Caetés, Ouricuri, Afogados da Ingazeira

Sábado (17):

Arcoverde, Salgueiro



Secretaria de Esportes de Pernambuco

Urgente: Lula recebe a notícia de que tumor regrediu 75%

Internado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo para a terceira sessão de quimioterapia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu dos médicos hoje a notícia de que o tumor na laringe regrediu 75% e que uma cirurgia está descartada. Lula deverá ter alta na noite desta terça (13), e em janeiro começa o tratamento com radioterapia. Pelo tamanho do tumor, “a cirurgia está totalmente descartada”, disse o médico Dr. Kalil Filho em coletiva concedida no hospital.

Com informações do Instituto Lula.Org

Polícia Civil promove Ação de Graças ao Natal‏

Nesta terça-feira (13), a Polícia Civil de Pernambuco realiza uma cerimônia de celebração ao Natal. O evento em Ação de Graças será realizado a partir das 17h, no pátio do Casarão da Chefia de Polícia, na Rua da União, nº 405. Durante os festejos vai ocorrer uma apresentação da banda da União Presbiteriana de Homens. A orquestra da Polícia Militar também vai abrilhantar a festa com músicas natalinas.



A solenidade encerra simbolicamente as atividades da corporação no ano de 2011. Será exibido um vídeo com uma retrospectiva de ações e eventos promovidos pela Polícia Civil durante todo este ano. Também faz parte do conteúdo da retrospectiva grandes operações de repressão qualificada e apreensões feitas nos últimos 12 meses.



Na cerimônia vai haver a entrega de medalhas por tempo de serviço a servidores policiais que completaram 10, 20 ou 30 anos de efetivo exercício na função policial. Assim como no ano passado, o pastor Ney Ladeia da Igreja Batista da Capunga será responsável pela mensagem de natal aos policiais civis e convidados. A Chefia de Polícia participa da solenidade acompanhada de toda a diretoria da corporação.


Polícia Civil de Pernambuco

Governador em exercício João Lyra recebe empresa parceira da Fiat no Brasil

O governador em exercício, João Lyra Neto, recebeu nesta segunda-feira (12), diretores do Grupo SADA Logística S.A. A empresa italiana é responsável por distribuir 70% dos carros produzidos no Brasil e por entregar todos os veículos novos da Fiat.

A SADA chega a Pernambuco para se instalar ao lado da fábrica da Fiat em Goiânia, em uma área prevista de 10 hectares. Com isso, serão gerados quase dois mil empregos diretos. O investimento do grupo e o cronograma de implantação ainda estão sendo estudados. “Pernambuco está de braços abertos para acolher um grupo tão importante como a SADA”, afirmou João Lyra.

Segundo o diretor geral da companhia, Alberto Medioli, a empresa vive um momento de expansão das atividades no Brasil. “Depois de grandes estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, é um prazer para SADA se instalar junto com a Fiat aqui em Pernambuco”, afirmou.

O grupo italiano está no Brasil há 35 anos e tem sua sede em Betim – MG, com um galpão de 10 hectares. A empresa lucra por ano cerca de R$ 3 bilhões. Além da Fiat, a empresa transporta a frota da Volkswagen e da General Motors (GM). “A tendência é crescermos ainda mais por aqui. Suape pode ser a nossa porta de entrada para o Norte e Nordeste”, afirmou o diretor Alberto Medioli.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Criança que faz pré-escola aprende melhor matemática e reduz atraso escolar, diz estudo

A criança que faz pré-escola aprende melhor matemática e português e tem menor atraso escolar. Esse é um dos resultados que consta do estudo Impactos da Pré-Escola no Brasil, conduzido por André Portela Souza, coordenador do Centro de Microeconomia Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV).

No estudo, que teve como base dados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicados em 2005, Portela faz a estimativa de que a criança que é colocada na pré-escola apresenta, em média, redução no atraso escolar de 1,2 ano e aumento na proficiência de matemática de 0,47 desvio padrão, o que corresponderia, segundo ele, a três anos a mais de escolaridade.

“É como se fosse quase cerca de um ano a mais de escolaridade no aprendizado: a criança que faz [a pré-escola] tem um ano a mais em termos de conteúdo quando chega à 4ª série”, disse Portela, durante apresentação de seu trabalho hoje (12), em São Paulo.

Segundo ele, em 2005, havia cerca de 10 milhões de crianças de 4 a 6 anos de idade no Brasil. Dessas, 7,1 milhões frequentavam a pré-escola, o que corresponde a 72% do total. Nesse mesmo ano, o país destinava 5% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação. No entanto, a maior parte dos gastos era destinada para a educação superior. De acordo com ele, em 2005, o país destinava 120% de sua renda per capita para cada aluno do ensino superior e apenas 10% de sua renda per capita para cada aluno de pré-escola. “Investimentos educacionais na infância têm impactos duradouros”, diz o pesquisador.

Um resumo do estudo sobre o impacto da pré-escola no Brasil pode ser lido no livro Aprendizagem Infantil – Uma abordagem da Neurociência, Economia e Psicologia Cognitiva, coordenado por Aloísio Araújo e lançado pela Academia Brasileira de Ciências. Na apresentação da obra, Araújo postula que, “para corrigir as desigualdades educacionais e permitir um maior desenvolvimento econômico através da incorporação de um número maior de adolescentes em faixas mais elevadas de educação, é preciso fazer intervenções na fase mais precoce da criança”.

Uma série de estudos internacionais e nacionais desenvolvidos na área da educação foram apresentados na manhã de hoje (12), na FGV, durante o workshop Impactos da Educação Infantil: O Que nos Diz a Evidência Empírica. Em todos os estudos apresentados, a conclusão é pela importância de se investir na educação infantil.

Agência Brasil

Consumo de energia elétrica continua em alta no País, informa ONS

O consumo de energia elétrica no país registrou alta de 3,7% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. No período de janeiro a novembro deste ano, em relação a igual período de 2010, houve aumento de 3,5%. Os dados constam no boletim de carga mensal do Operador Nacional do Sistema (ONS), divulgado hoje (12).

Na comparação com outubro deste ano, o consumo em novembro foi positivo em 1,6%. Nos últimos 12 meses, houve crescimento de 3,7%. A Região Sul foi a que teve maior aumento, 5,2% em 12 meses, à frente do Sudeste/Centro-Oeste, que registrou 3,9%, e do Norte, com 4,4%. A Região Nordeste, nos últimos 12 meses, teve crescimento de apenas 0,7%.

Segundo o ONS, o aumento no consumo no Sistema Interligado Nacional (SIN) representa o momento econômico do país: “a taxa de crescimento da carga de energia verificada em novembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior, reflete a continuidade do movimento de menor dinamismo da atividade econômica, no qual os índices da produção industrial vêm mantendo um ritmo mais moderado de crescimento”.

Agência Brasil

Creche, trabalho, violência e aborto são temas da Conferência de Políticas para Mulheres, que começa hoje

A ampliação do numero de creches como a forma mais eficaz para garantir a entrada da mulher no mercado de trabalho, a desigualdade de renda entre os gêneros e a violência contra as mulher são alguns dos principais temas em debate na 3ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que começa hoje (12), em Brasília. A conferência deve reunir cerca de 3 mil pessoas e a presença da presidenta Dilma Rousseff participará da cerimônia de abertura.

“A creche é o principal equipamento público para o atendimento adequado das necessidades da mulher para entrar no mundo do trabalho”, disse a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes. Uma das promessas da presidenta Dilma Rousseff é, justamente, construir 6 mil creches até 2014.

Com relação à diferença de salários, apesar do maior nível de escolaridade em relação aos homens, as mulheres ganham 30% menos e, quanto mais especializadas, mais distantes ficam do salário de um homem com as mesmas qualificações ou que ocupem as mesmas funções.

Sobre o combate à violência, a ministra disse que o encontro irá consolidar o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, firmado há quatro anos. Iriny Lopes avalia que o andamento do plano foi “médio”. Ela atribuiu o fraco desempenho ao grande número de ações propostas sem uma lista de prioridades. “O plano é bom. Mas é [preciso] ter uma hierarquia e isso faz uma enorme diferença”, disse ela, lembrando que, na última conferência, foram aprovadas cerca de 400 propostas.

Em relação ao aborto, tema que também consta da pauta de debates e que sempre provoca polêmica, Iriny Lopes disse que essa é uam discussão permanente da sociedade. “Esse é um tema que perpassa a sociedade de maneira permanentemente, não trata somente da conferência. É um debate autônomo que está dentro da sociedade”.

Sobre a reforma ministerial prevista para janeiro, Iriny Lopes negou que Dilma Rousseff esteja pensando em fundir a pasta com a Secretaria de Direitos Humanos. “A presidenta Dilma já disse que não pretende retroceder nas conquistas do povo. Não há nenhuma discussão sobre isso dentro do governo”.

Agência Brasil

De Olho na Validade

O PROCON Pernambuco em parceria com a Associação Pernambucana de Supermercados (APES), vão assinar nesta terça-feira (13/12), às 10h, o convênio para a campanha “De Olho na Validade”. Trata-se de uma iniciativa com o objetivo de incentivar a fiscalização dos consumidores nos supermercados que vendem produtos fora da validade.
A campanha vai funcionar da seguinte forma: o consumidor que encontrar em algum supermercado um produto fora da validade receberá gratuitamente o mesmo item dentro da validade. Se o estabelecimento não possuir o produto idêntico, o cliente receberá um produto similar. Se não houver similar, o consumidor deverá escolher um produto da mesma seção do produto que estava vencido.
Esta medida é válida para os produtos que forem encontrados na área de venda do supermercado e antes de passar pelo caixa. No entanto, caso o consumidor já tenha passado pelo caixa e constate que um dos produtos que adquiriu está vencido, ele poderá fazer a troca do produto. O Código de Defesa do Consumidor garante esse direito.
Vale destacar que a campanha é válida somente para troca de produtos. O consumidor não poderá receber crédito correspondente ao valor do produto que ele encontrar vencido na área de vendas do supermercado. Cerca de 80 supermercados no Estado vão participar da campanha.

SERVIÇO:
Assinatura do convênio da campanha “De Olho na Validade”
Quando: 13/12 – terça-feira
Onde: sede do PROCON-PE – Rua Floriano Peixoto, 141, Bairro de São José.
Hora: 10h
Objetivo: incentivar a fiscalização dos consumidores, nos supermercados que vendem produtos fora da validade.

Imprensa Procon/PE

AIP recebe Medalha José Mariano

A história da Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) representa o pioneirismo de um grupo de jornalistas que integrava a grande Imprensa Pernambucana. Inclui-se a AIP entre as primeiras instituições germinadas depois da fundação da Associação Brasileira da Imprensa, a qual teve, como principal ferramenta, a legitimidade da profissão, aninhando sonhos e esperanças das várias gerações. A entidade é presidida atualmente por Múcio Aguiar (foto).

No Recife dos Anos 30, quando circulavam seis jornais diários - número então considerado inexpressivo porque cem anos antes havia em circulação na Província 66 periódicos - , nascia a AIP para hibernar pouco tempo depois com a Intentona Comunista que cobriu o Recife com um manto de tristeza. Mas em 1934, a data comemorativa da Imprensa - 10 de setembro - sacudiu a poeira e no Teatro de Santa Isabel foi encenada a revista Colcha de Retalhos, do jornalista José Penante. Consolida-se a AIP com o retorno à circulação do Jornal do Commercio e incorporação do Diario de Pernambuco aos Diários Associados.

Com intuito de celebrar os 80 anos da Associação da Imprensa de Pernambuco foi realizado o 15° Encontro Nacional de Associações da Imprensa – ENAI que de 12 a 14 de setembro, no Auditório do Banco Central do Brasil, no Recife, debateu “A Liberdade de Expressão e Imprensa – Jornalismo Imparcial e Ética na Comunicação”. Durante o ENAI haverá também o 10º Ciclo de Conferência da Imprensa Brasileira, com lançamento de Selo Comemorativo pelos Correios em meio a presença de cerca de 150 jornalistas de todo país, e presidentes de Associações de Imprensa.

Em continuidade as comemorações dos 80 anos, a Câmara Municipal do Recife, através do vereador Amaro Cipriano aprovou por unanimidade a entrega do Mérito José Mariano a AIP. A entidade já havia recebido honraria semelhante em 1997, na mesma casa legislativa, onde recebeu a medalha comemorativa ao cinqüentenário da redemocratização – medalha entregue aos que lutaram pela democracia.

Associação da Imprensa de Pernambuco