quinta-feira, 6 de junho de 2019

Construção de túnel facilita travessia de adutora da Compesa sob BR-101 Sul

Com a construção de uma travessia subterrânea sob a BR-101 Sul, na altura do KM 79, em Jaboatão dos Guararapes, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza mais uma etapa para a implantação de uma nova adutora que possibilitará reforçar o abastecimento de água nos bairros de Marcos Freire e UR-11. Para minimizar os impactos no trânsito da rodovia, a travessia em aço - que é um tipo de túnel - está sendo construída utilizando um método não destrutivo, com escavações manuais que avançam cerca de dois metros e meio, por dia. O túnel permitirá a passagem de uma adutora de grande porte (mil milímetros de diâmetro), por baixo da BR-101, até o ponto de interligação com a rede do Sistema Pirapama, próximo ao Memorial Guararapes Cemitério e Crematório.

A previsão é concluir a construção do túnel, que terá ao todo 70 metros de extensão, na primeira quinzena de julho. Essa intervenção faz parte da obra de implantação de uma adutora, com 4,3 quilômetros de extensão, para a melhoria e ampliação do fornecimento de água para os bairros de Marcos Freire e UR-11, inicialmente. “Há planos para que, no futuro, essa mesma adutora, que tem a capacidade de transportar até 760 litros de água, por segundo, beneficie outras localidades da região”, informa Rafael Ramos, gerente de Obras da Compesa. O empreendimento recebe o investimento de R$ 30 milhões, recursos do Governo Federal (Caixa/ FGTS), Governo do Estado e Compesa, e ainda contempla, com a substituição e implantação de rede de distribuição de água, as localidades de 27 de Novembro, Pantanal, Monte Olímpico, Vila dos Milagres, Monte Verde, no Recife e em Jaboatão dos Guararapes.

Ainda no mês de julho, a companhia prevê iniciar o trabalho de terraplanagem num trecho onde será assentado 1,5 quilômetro de tubulações dessa nova adutora, a partir do túnel implantado. Para concluir a adutora, da BR-101 até o Reservatório localizado na Estação de Tratamento de Água Marcos Freire, ainda está previsto realizar mais uma travessia sob a linha de trem, próximo a unidade da Compesa.

Imprensa Compesa

Robótica aguça aprendizagem de alunos de escola pública em Olinda

Com desafios, criações e muito raciocínio lógico os estudantes, de 11 a 15 anos, da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, localizada em Amaro Branco, Olinda, são estimulados a aguçar a aprendizagem e o interesse pelo trabalho em equipe, através de aulas de robóticas. As crianças passam a entender todo o mecanismo dos robôs e mostram muita habilidade com as máquinas. As atividades ocorrem de quarta a sexta, das 8h ao meio-dia.

A ferramenta vai muito além do lúdico, de conectar as peças e construir carrinhos, a atividade desenvolve a colaboração e a habilidade de resolver problemas. A unidade é a primeira da cidade com ensino de tempo integral.

“Pretendemos expandir o projeto de robótica a partir de julho, pois teremos mais duas escolas de tempo integral, a Lions e a Dom João Crisóstomo”, informa o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva.

Segundo o estudante Dayvison Bryan, de 11 anos, a atividade faz com que a pessoa tenha mais concentração e aprenda a trabalhar em grupo. “Eu aprendi a construir coisas e a trabalhar junto com meus amigos, agora eu sei montar e desmontar robôs e no futuro quero trabalhar com isso”, destacou o jovem.

As aulas de robótica são ministradas pela professora de Artes, Diva Perla Matos. A gestora da escola, Karyna Santana, adiantou que, em agosto, durante a feira de ciências, os alunos apresentarão projetos dentro da temática.

LABORATÓRIO - O laboratório de robótica da Escola Sagrado Coração de Jesus foi criado em parceria com a Modelix Robotics. A empresa traz uma metodologia de ensino que tem como objetivo fomentar no aluno a investigação e materialização dos conceitos aprendidos no conteúdo curricular.

Imprensa Olinda

Flora Lis conquista o Mundo

A modelo pernambucana Flora Lis foi uma das estrelas que roubou a cena no desfile da Gucci, que aconteceu dia 28 de maio, no Musei Capitolini em Roma. A grife apresentou um desfile militante, em favor da igualdade de gênero e aborto.
Sob a luz de lanternas, a coleção ainda trouxe diversos códigos que faziam alusão aos direitos reprodutivos das mulheres como estampas de útero e ovários adornadas por flores.

Flora Lis é olindense e faz parte do casting da agência recifense Amazing Model. A modelo despontou na cena internacional, após vencer um concurso gratuito realizado pela agência em 2017. O Amazing Face, que revelou Flora, já tem data marcada para acontecer. O concurso ocorre no dia 23 de novembro, sob a batuta de Viviane Sorato, diretora da agência. As inscrições já foram abertas: http://www.amazingmodel.com.br/amazing-face.

Confiança do empresário industrial de Pernambuco apresenta quarta queda consecutiva

Desde de fevereiro deste ano, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Pernambuco (ICEI-PE) vem apresentando queda. O quadro acompanha o cenário de incerteza do País, que, atualmente, depende da aprovação das reformas no Congresso Nacional para permitir que a economia saia do estágio de recuperação e volte a crescer. Em maio, o indicador caiu 1,2 ponto e atingiu 53,8 pontos.


O ICEI-PE acompanha a tendência do indicador nacional (ICEI-Brasil), com uma queda iniciada no mês de fevereiro, que se estende também até maio. A sequência de retração acumula 9,6 pontos. “Apesar das sequências de queda, podemos dizer que o cenário ainda é de confiança entre os empresários, pois o indicador permanece acima da linha de 50 pontos que separa o cenário de otimismo e pessimismo”, analisa o coordenador do Núcleo de Economia da FIEPE, Cézar Andrade.


Para chegar ao resultado de 53,8 pontos, a FIEPE analisou dois componentes, são eles: Condições Econômicas Atuais e Expectativas Econômicas. O declínio do ICEI se deve à avaliação menos positiva das condições atuais, bem como pelas baixas expectativas para o cenário futuro. Novamente os empresários percebem piora das condições de seus negócios comparadas a janeiro de 2019.

O Índice de Condições atuais caiu 1,9 ponto frente ao mês de abril e chegou a 43,9 pontos. O indicador continua a se afastar da linha divisória de 50 pontos. Valores abaixo de 50 pontos indicam situação de piora e os empresários estão percebendo mais dificuldades nestes últimos quatros meses. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o Índice de Condições Atuais também recuou 1,9 ponto.

Já com relação ao Índice de Expectativas Econômicas, os empresários apresentaram preocupação para os próximos seis meses. A expectativa dos empresários industriais continua a cair, porém, neste mês, em um ritmo menor, chegando a 58,7 pontos, o que indica ainda uma expectativa de cenário positivo para os próximos meses apesar das consecutivas quedas. O Indicador de Expectativas reduziu em 9,6 pontos nesses últimos quatros meses.

As expectativas, por sua vez, continuam positivas, porém menos otimistas em relação ao início do ano. O índice permanece acima da linha divisória de 50 pontos. A perspectiva vem caindo devido à incerteza do mercado quanto ao cenário da economia brasileira e à do próprio Estado, que estão associadas às dificuldades e demora, do que se esperava, na tramitação das reformas estruturais previstas para o País.

Imprensa FIEPE

Concurso de desenho propõe valorizar histórias de atendidos pela LBV

Neste ano, o Concurso de Desenho Infantojuvenil, promovido pela Legião da Boa Vontade, que está em sua 7ª edição, tem como tema “A LBV na minha vida” e propõe valorizar histórias e momentos felizes vivenciados pelas próprias crianças, adolescentes e jovens que frequentam os Centros Comunitários de Assistência Social e as escolas da Instituição. O tema faz parte dos eventos comemorativos de 70 anos de trabalho da LBV (a ser completados em 1º de janeiro de 2020) em favor de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Os desenhos serão selecionados de acordo com os seguintes critérios: criatividade, capricho e respeito à temática do concurso e os ganhadores estamparão parte do material que comporá os kits escolares a serem entregues na edição 2020 da Campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro, realizada pela LBV em todo o país.
O tema do concurso é fundamentado nos valores espirituais, éticos e ecumênicos, visto que a LBV atua no desenvolvimento integral do ser humano, priorizando sempre seus aspectos afetivos, cognitivos e sociais. Assim, o indivíduo se torna protagonista de sua história e contribui com as mudanças na sociedade.

Campanha Criança Nota 10

Realizada anualmente pela LBV, a campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro! entrega, no início do ano letivo, kits de material escolar para crianças, adolescentes e jovens atendidos pela Instituição e por organizações parceiras nas cinco regiões brasileiras.

Esta e muitas outras iniciativas da LBV, que promovem o desenvolvimento humano e social dos atendidos podem ser conferidas acessando o site www.lbv.org.br.

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Rua dos Coelhos, 219 - Bairro dos Coelhos - Região Central do Recife - próximo ao Cais José Mariano. Para outras informações ligue, (81) 3413-8601.

Alcymar Monteiro será atração na Cavalgada de Santana em Brejo da Madre de Deus

Este ano, o cantor Alcymar Monteiro será uma das atrações da tradicional Cavalgada de Santana, programa cultural que reúne cavaleiros de toda a região do agreste para celebrar a tradição das tropas e boiadas no município do Brejo da Madre de Deus (PE).

Também se apresentarão no evento, que acontecerá no próximo dia 6 de julho, Daniel Gouveia, Rubieno Catanha e a Banda Forrozão MW, além de trio de forró pé-de-serra. Em sai 18ª edição, a cavalgada é promovida pela Pousada da Paixão, que funciona dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém, onde todos os anos é encenado o espetáculo da Paixão de Cristo.

Quem não possui cavalo, pode participar da cavalgada alugando um com os organizadores, ou seguindo o trajeto em carro próprio ou ainda em carros tipo toyotas alugados.

O valor é de R$ 200,00 e, a partir de 17 de junho será de R$ 220,00. O kit, que inclui camisa e boné, dá direito a participação em churrasco na Fazenda Mandacaru, almoço servido na Pousada da Paixão, bebidas e participação nos shows. Os valores podem ser pagos em até 4 vezes nos cartões de crédito.

A Pousada da Paixão dispõe também de pacote especial para hospedagem no fim de semana do evento, de 5 a 7 de julho. Mais informações e reservas estão disponíveis através da recepção da Pousada da Paixão pelo telefone: (81) 3732.1602 ou pelo e-mail: contato@pousadadapaixao.com.br.

Grupo de xaxado Cabras de Lampião parte para turnê em São Paulo

O grupo pernambucano de xaxado Cabras de Lampião coloca o matulão nas costas e pega a estrada, a partir do dia 8 de junho. O grupo sai da cidade do cangaceiro Lampião, em Serra Talhada, sertão do Pajeú, e parte para uma turnê. A primeira parada do Cabras de Lampião, é na terra da garoa, em São Paulo. Os cabras vão percorrer além da capital paulista, as cidades de Birigui, Osasco e Sorocaba. O público vai poder conferir, além do xaxado, outras danças típicas do bando guerreiro nordestino. As apresentações são gratuitas e vão acontecer nas unidades Sesc de São Paulo e culminar na Festa das Tradições Nordestinas, no Centro de Tradições Nordestinas, no evento “São João de Nóis Tudim”.

De acordo com a presidente da Fundação de Cultura Cabras de Lampião, Cleonice Maria, o grupo parte da Terra de Lampião e Capital do Xaxado para mostrar a dança dos cangaceiros, apresentando uma riqueza de elementos: indumentárias, comidas, hábitos e, principalmente, histórias, narradas nas letras das canções.

Grupo - O Cabras de Lampião é o maior divulgador da dança nordestina e mantém a originalidade e a autenticidade do ritmo dos cangaceiros do sertão. Trata-se de uma trupe de artistas sertanejos que reproduz no palco como os cangaceiros se divertiam nas caatingas nos intervalos dos combates.

As cantigas apresentadas pelo Grupo Cabras de Lampião são inspiradas pelo próprio cangaço, servindo como destaque para os cancioneiros nordestinos, como, como Luiz Gonzaga, Zé Ramalho, Elba Ramalho. "Utilizamos versos de autoria do próprio Lampião para conduzir o espetáculo, declara a presidente da Fundação de Cultura Cabras de Lampião, Cleonice Maria. Já o figurino é semelhante aos trajes usados pelos cangaceiros.

A turnê do grupo Cabras de Lampião tem o incentivo cultural do Funcultura/Secretaria Estadual de Cultura/Governo de Pernambuco.