quinta-feira, 6 de junho de 2019

Robótica aguça aprendizagem de alunos de escola pública em Olinda

Com desafios, criações e muito raciocínio lógico os estudantes, de 11 a 15 anos, da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, localizada em Amaro Branco, Olinda, são estimulados a aguçar a aprendizagem e o interesse pelo trabalho em equipe, através de aulas de robóticas. As crianças passam a entender todo o mecanismo dos robôs e mostram muita habilidade com as máquinas. As atividades ocorrem de quarta a sexta, das 8h ao meio-dia.

A ferramenta vai muito além do lúdico, de conectar as peças e construir carrinhos, a atividade desenvolve a colaboração e a habilidade de resolver problemas. A unidade é a primeira da cidade com ensino de tempo integral.

“Pretendemos expandir o projeto de robótica a partir de julho, pois teremos mais duas escolas de tempo integral, a Lions e a Dom João Crisóstomo”, informa o secretário de Educação, Esportes e Juventude, Paulo Roberto Souza Silva.

Segundo o estudante Dayvison Bryan, de 11 anos, a atividade faz com que a pessoa tenha mais concentração e aprenda a trabalhar em grupo. “Eu aprendi a construir coisas e a trabalhar junto com meus amigos, agora eu sei montar e desmontar robôs e no futuro quero trabalhar com isso”, destacou o jovem.

As aulas de robótica são ministradas pela professora de Artes, Diva Perla Matos. A gestora da escola, Karyna Santana, adiantou que, em agosto, durante a feira de ciências, os alunos apresentarão projetos dentro da temática.

LABORATÓRIO - O laboratório de robótica da Escola Sagrado Coração de Jesus foi criado em parceria com a Modelix Robotics. A empresa traz uma metodologia de ensino que tem como objetivo fomentar no aluno a investigação e materialização dos conceitos aprendidos no conteúdo curricular.

Imprensa Olinda