quinta-feira, 6 de junho de 2019

Construção de túnel facilita travessia de adutora da Compesa sob BR-101 Sul

Com a construção de uma travessia subterrânea sob a BR-101 Sul, na altura do KM 79, em Jaboatão dos Guararapes, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza mais uma etapa para a implantação de uma nova adutora que possibilitará reforçar o abastecimento de água nos bairros de Marcos Freire e UR-11. Para minimizar os impactos no trânsito da rodovia, a travessia em aço - que é um tipo de túnel - está sendo construída utilizando um método não destrutivo, com escavações manuais que avançam cerca de dois metros e meio, por dia. O túnel permitirá a passagem de uma adutora de grande porte (mil milímetros de diâmetro), por baixo da BR-101, até o ponto de interligação com a rede do Sistema Pirapama, próximo ao Memorial Guararapes Cemitério e Crematório.

A previsão é concluir a construção do túnel, que terá ao todo 70 metros de extensão, na primeira quinzena de julho. Essa intervenção faz parte da obra de implantação de uma adutora, com 4,3 quilômetros de extensão, para a melhoria e ampliação do fornecimento de água para os bairros de Marcos Freire e UR-11, inicialmente. “Há planos para que, no futuro, essa mesma adutora, que tem a capacidade de transportar até 760 litros de água, por segundo, beneficie outras localidades da região”, informa Rafael Ramos, gerente de Obras da Compesa. O empreendimento recebe o investimento de R$ 30 milhões, recursos do Governo Federal (Caixa/ FGTS), Governo do Estado e Compesa, e ainda contempla, com a substituição e implantação de rede de distribuição de água, as localidades de 27 de Novembro, Pantanal, Monte Olímpico, Vila dos Milagres, Monte Verde, no Recife e em Jaboatão dos Guararapes.

Ainda no mês de julho, a companhia prevê iniciar o trabalho de terraplanagem num trecho onde será assentado 1,5 quilômetro de tubulações dessa nova adutora, a partir do túnel implantado. Para concluir a adutora, da BR-101 até o Reservatório localizado na Estação de Tratamento de Água Marcos Freire, ainda está previsto realizar mais uma travessia sob a linha de trem, próximo a unidade da Compesa.

Imprensa Compesa