sábado, 4 de abril de 2020

Compesa trabalha para manter os serviços essenciais de esgotamento sanitário

Garantir os serviços essenciais de esgotamento sanitário na Região Metropolitana, em época da pandemia da Covid-19, está no foco da Compesa e da BRK Ambiental, empresa parceira no Programa Cidade Saneada. A operação de todos os sistemas e serviços de manutenção não sofreram descontinuidade, devido à importância do saneamento para a saúde e a qualidade de vida da população. 

Para que os serviços não sofressem descontinuidade, foram reforçadas medidas de segurança relacionadas à higienização de veículos e de todos os equipamentos, em prol da saúde e do bem-estar dos profissionais e, consequentemente, da população. “O saneamento básico é um serviço essencial para a população, além de também ser fundamental no combate da proliferação do coronavírus e outros vetores que afetam a saúde da população. Estamos na rua por vocês, fiquem em casa por nós”, ressalta o diretor de Novos Negócios da Compesa, Flávio Coutinho. 

“A BRK Ambiental mantém as equipes em campo para garantir o funcionamento dos sistemas de coleta e de tratamento de esgoto. O trabalho desses profissionais, incluindo as equipes de diagnóstico de rede, serviços de manutenção, operadores de estações de tratamento, é fundamental especialmente neste momento em que muitas pessoas estão em casa”, afirma a diretora da BRK Ambiental, Ana Carolina Farias. Ela adianta que continuará com as ações preventivas nas redes coletoras de esgoto na RMR e as solicitações devem ser feitas pelos canais digitais (App Compesa Mobile ou Agência Virtual no site da Compesa) e o 0800 081 0185, que funciona 24 horas.

CONSUMO CONSCIENTE – A Compesa aproveita para ressaltar, ainda mais, a necessidade de atenção ao consumo consciente de água e aos cuidados com as redes de esgoto neste período atípico. A contribuição dos consumidores ajuda a garantir a eficiência das operações. Para Flávio Coutinho, com a permanência das pessoas por mais tempo em casa, devido às recomendações de entidades médicas para evitar aglomerações e deslocamentos que não sejam essenciais, é fundamental evitar o desperdício de água. “Um exemplo é a redução do tempo do banho, pois uma ducha de 15 minutos com o registro aberto gasta, em média, 135 litros de água. Já um banho de 5 minutos, com a torneira fechada enquanto se ensaboa, diminui a média de consumo para 45 litros”, pontua.

Outro ponto que requer cuidado é a rede de esgoto. É importante reforçar que as redes não foram projetadas para transportar lixo e que a má utilização pode causar transtornos a todos. Por isso, a empresa reforça cuidados como não jogar restos de comida e lixo nas tubulações, além de lembrar que o acúmulo de fios de cabelo e óleo de cozinha estão entre os principais responsáveis pelo entupimento das redes de esgoto, portanto, é preciso dar a eles o destino adequado. “Cuidados como esses ajudam a reduzir a necessidade de manutenções, com eventuais paralisações do fornecimento dos serviços”, completa Coutinho.

Imprensa Compesa

SENAI Pernambuco está realizando manutenção de respiradores mecânicos em desuso

Com o objetivo de fortalecer o sistema de saúde no enfrentamento à Covid-19, o SENAI Pernambuco está realizando, voluntariamente, a manutenção de respiradores mecânicos que estão fora de uso. A ação faz parte da Iniciativa + Manutenção de Respiradores, idealizada pelo SENAI Nacional em parceria com o Governo Federal e com empresas de todo o País. Ao todo, serão 32 pontos de atendimento. Em Pernambuco, os serviços serão prestados no SENAI Santo Amaro, que já recebeu os primeiros equipamentos para conserto, e, também, na planta da Fiat Chrysler Automóveis (FCA), localizada em Goiana. Todo processo de priorização e logística está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE). 

Segundo dados da LifesHub Analytics e da Associação Catarinense de Medicina (ACM), cerca de 3,6 mil ventiladores pulmonares estão fora de operação no Brasil, seja por terem sido descartados ou por terem necessidade de manutenção. Em Pernambuco, segundo dados da SES-PE, estima-se que 150 aparelhos necessitem de manutenção. Os respiradores mecânicos são essenciais para o tratamento de pessoas que apresentam sintomas graves da covid-19. A estimativa é que cada ventilador recuperado atenda até 10 pessoas. No SENAI, a manutenção será feita por oito docentes de diversas escolas da rede e que atuam nas áreas de Eletrônica, Mecânica e Calibração de Instrumentos. 

Primeiramente, devido à parceria com a SES-PE, serão priorizados os equipamentos da rede pública de saúde. “A Secretaria de Saúde tem uma visão global de prioridade e necessidade e conseguirá gerir essa questão da melhor forma possível. Estamos nos organizando também para, em um segundo momento, atender à rede privada”, pontua o gerente de Consultoria do SENAI Pernambuco, Oziel Alves. Os estabelecimentos de saúde que estejam precisando do serviço de manutenção podem entrar em contato com o SENAI Pernambuco pelo e-mail oziel.alves@sistemafiepe.org.br.

Imprensa FIEPE

Pernambuco é o Estado mais transparente do Brasil no combate à Covid-19

O enfrentamento ao novo coronavírus também precisa ser feito no campo da comunicação. Com esse foco, a Open Knowledge Internacional (OKBR) – organização não-governamental presente hoje em 66 países, com atuação nas áreas de transparência das gestões e abertura de dados públicos – analisou os portais oficiais dos Estados brasileiros e do governo federal para estabelecer um ranking de transparência na divulgação das informações à população sobre a pandemia da Covid-19, e Pernambuco foi o único Estado brasileiro a apresentar um resultado considerado “de alto nível de transparência”.

De acordo com o levantamento, 90% dos Estados não publicam dados suficientes para que a população acompanhe com detalhes a disseminação do novo coronavírus. Em primeiro lugar no ranking, Pernambuco recebeu 81, de um total de 100 pontos, adotados como critério de avaliação. Em seguida, a uma distância razoável, aparecem o Ceará na segunda posição, com 69 pontos, e o Rio de Janeiro em terceiro, com 64. Estes, porém, são citados na lista como apresentando “bom nível de transparência”. A partir da quarta colocação, a classificação cai para “médio nível”, depois “baixo” e, entre os últimos, “opaco”.

A avaliação levou em conta três questões essenciais: o conteúdo dos dados repassados – como idade, sexo e hospitalização de pacientes confirmados e informações sobre a infraestrutura de saúde – a granularidade, que leva em conta se os casos confirmados foram divulgados publicamente respeitando a individualidade e o anonimato dos pacientes, e o formato da divulgação, com painéis analíticos, planilhas e séries históricas de casos.

De acordo com Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR, é preciso reconhecer os esforços dos gestores públicos de cada Estado, uma vez que a transparência dos dados informados é fundamental para que pesquisadores e jornalistas possam ajudar os governos a monitorar a crise e mesmo contribuir com soluções.

“Esta avaliação busca apoiar os Estados e o governo federal na melhoria da transparência. Como o Ministério da Saúde publica dados muito agregados, e os Estados não observam os mesmos parâmetros de publicação, há muita variação entre eles, o que pode prejudicar a comparação e dificultar o planejamento da infraestrutura de saúde necessária para lidar com a crise”, afirma Fernanda Campagnucci. A avaliação da OKBR incidiu sobre os dados colhidos na manhã do dia 2 de abril, deverão ser atualizados semanalmente.

OPACOS – Ainda de acordo com a pesquisa, 11 dos 27 Estados e o Distrito Federal não avançaram na divulgação de informações. Estes são considerados como “opacos” em relação à Covid-19. Entre os dados não informados pelo grupo está a quantidade de testes disponíveis, além da taxa de ocupação de leitos. Nos boletins epidemiológicos divulgados, segundo a OKBR, os Estados têm feito um alerta em comum sobre as dificuldades enfrentadas junto ao Ministério da Saúde desde o dia 27 de março, quando foi modificado o sistema nacional de registro de notificações, dificultando o detalhamento de dados.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Em apoio ao Hemope, campanha para doação de sangue é promovida pelo Camará Shopping nas redes

Diante da pandemia do COVID-19, o fluxo de pessoas nas ruas diminuiu, além disso, o número de doações de sangue também. Pensando nisso, o Camará Shopping, em apoio ao Hemope, inicia uma campanha em suas redes para relembrar a importância das doações. Os doadores podem ser homens e mulheres com idade entre 16 e 60 anos. Normalmente a idade limite seria 69 anos, mas em virtude da pandemia e para preservar o doador idoso, em concordância com o Ministério da Saúde, foi estabelecido um novo limite. No caso de doadores menores, é necessária a presença do responsável legal no momento da doação.

O doador deve gozar de boa saúde, ter peso superior a 50kg, ter dormido no mínimo seis horas, alimentar-se normalmente - evitando comidas gordurosas, não deve estar em jejum e não pode ultrapassar o tempo de três horas entre a refeição e a doação. O intervalo das doações é semestral e o doador deve apresentar um documento oficial original com foto no momento da doação. Para quem tem pircieng ou tatuagem, incluindo micropigmentação, é necessário esperar o prazo de doze meses após o procedimento.

Quem estiver gripado precisa esperar três meses após a cura da gripe para realizar doação de sangue, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde, já quem teve zika, dengue ou chikungunya deve esperar o prazo de trinta dias após a cura e ausência total de sintomas.

O funcionamento do Hemope é de segunda a sábado, inclusive feriados, das 7h15 às 18h30 e ele fica localizado na Rua Joaquim Nabuco, 171, Graças, por trás do Hospital da Restauração. Para mais informações, os interessados podem contactar o Hemope por meio do telefone: (81) 3182.4600.

Pernambuco prorroga o recolhimento do ICMS do Simples Nacional por 90 dias

Com o objetivo de reduzir os efeitos da crise na economia estadual provocada pela pandemia do novo Coronavírus, o Governo de Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (03/04), o seu voto pela prorrogação do recolhimento do ICMS do Simples Nacional por 90 dias, durante reunião do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal). A medida foi aprovada pelo colegiado, beneficiando mais de 100 mil micro e pequenas empresas, que empregam cerca de 52% da mão de obra do Estado. Com a decisão, que será oficializada por meio de decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, a administração estadual abre mão da arrecadação de R$ 74 milhões ao longo do período. 

A medida alcança o intervalo de apuração de março, abril e maio. Com a modificação, os seus prazos de recolhimento foram prorrogados, respectivamente, para julho, agosto e setembro. Com relação ao diferimento do ICMS dos MEI (Microempreendedores Individuais), a prorrogação é de 180 dias. 

"Pernambuco, através da orientação do governador Paulo Câmara, fez um voto formal há alguns dias de pela postergação do Simples Nacional. Vários Estados que já tinham um pensamento parecido votaram junto, e fizemos uma articulação para dirimir as dúvidas de outros entes e no Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), com o propósito de garantir uma decisão unânime e com impacto em todo o país", destacou o secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha. 

Na última terça-feira, o Governo de Pernambuco já havia anunciado medidas de incentivo ao setor produtivo estadual para diminuir as consequências da crise ocasionada pelo novo Coronavírus. Na ocasião foram prorrogados os prazos relativos ao cumprimento de obrigações tributárias e contestações, suspensão de execuções fiscais e notificações de débitos. Também foram suspensas, pelo mesmo período, as emissões de Notificação de Débito e Notificação de Débito sem Penalidade e dos procedimentos que visem ao descredenciamento dos contribuintes do ICMS relativas às diversas sistemáticas especiais de tributação. 

Todas as medidas anunciadas foram baseadas em estudos recentes promovidos por diversas Secretarias integrantes do Comitê Estadual Socioeconômico de Enfrentamento à Covid-19, colegiado criado pelo Governo do Estado para articular ações conjuntas de enfrentamento aos efeitos da pandemia na economia. 

Imprensa PE

Coronavírus: SJDH orienta instituições para o cuidado com as pessoas idosas

Como forma de orientar para os cuidados com as pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) diante da pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19), foi publicada e enviada às ILPIs e secretarias municipais de saúde uma nota técnica conjunta elaborada pelas Secretarias de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Desenvolvimento Social Criança e Juventude (SDSCJ) e Saúde (SES). No documento, constam diversas recomendações que vão desde a disponibilização materiais de higiene, como álcool em gel, sabão e toalhas de papel para os moradores, até implantação de um plano interno de trabalho. 

Também compõem a NT medidas como a priorização de pessoas idosas residentes em ILPIs na campanha nacional de imunização contra a Influenza, além do isolamento e posterior acionamento emergencial de serviços de saúde caso haja algum caso de residente que apresente sintomas sugestivos à Covid-19 (tosse, espirros, coriza, febre e diarreia). Aos profissionais que atuam na área, em havendo casos suspeitos, a observação é que todos utilizem equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, máscaras, óculos e aventais descartáveis. Todas as recomendações da NT deverão ser reforçadas às instituições pelas secretarias municipais de saúde. 

O fortalecimento dos vínculos de afeto por meio virtual é uma recomendação que integra a nota técnica do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça e Defesa da Cidadania (CAOP), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), publicada no último dia 22 de março. Entre outros pontos, o documento orienta para que se suspendam as visitas aos residentes, salvo em casos extraordinários, como a depressão do idoso.

Com o objetivo de resguardar a saúde da comunidade idosa e dos funcionários nas instituições, o documento sugere que os familiares e amigos utilizem meios eletrônicos, como a videoconferência, para estarem emocionalmente mais próximos, mas sem colocar a vida em risco. "É hora de cuidarmos uns dos outros, mas à distância. As famílias precisam se esforçar ainda mais neste momento de pandemia para que seus entes não se sintam abandonados", frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Imprensa SEDH PE

Defensoria solicita ações da Prefeitura e do Governo do Estado para moradores em situação de rua

A Defensoria Pública do Estado e a Defensoria Pública da União ajuizaram Ação Civil Pública contra o município do Recife e o Estado de Pernambuco para que adotem medidas de proteção à população em situação de Rua em face do coronavírus. Os órgãos já tinham expedido recomendação, mas nem o Município nem o Estado responderam. O processo foi distribuído para a 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital e a liminar será apreciada pelo juiz Dr Djalma Andrelino, que solicitou previamente ao Município informações.

Outro Lado - O blog procurou informações e obteve a seguinte resposta da Secretaria de Imprensa da Prefeitura do Recife: 



A população em situação de rua do Recife é assistida pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que não teve nenhum serviço suspenso em virtude da pandemia do Covid-19. A população continua sendo acompanhada pelas equipes do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua), que circulam diariamente nos territórios da cidade, realizando escutas para identificar as necessidades das pessoas com o intuito de promover o processo gradativo de saída das ruas, caso seja a vontade da pessoa atendida, uma vez que a PCR não pode tirar ninguém das ruas a força. O SEAS atua em conjunto com o Programa Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde do Recife, que é voltado à assistência integral à saúde da população em situação de rua de uma maneira geral.

Em função da pandemia de Covid-19, algumas medidas emergenciais foram tomadas para evitar a disseminação acelerada do vírus. Dentre as ações iniciais previstas, até o momento, estão a destinação de 20 vagas para isolamento domiciliar no Abrigo Emergencial do Recife, que são destinadas às pessoas em situação de rua que forem encaminhados pelos serviços de saúde.

Nos Restaurante Popular Josué de Castro, inaugurado pela PCR em 2019, a comida passou a ser servida em quentinhas, com o intuito de seguir a determinação de evitar aglomerações de pessoas em ambientes fechados. Assim como no Abrigo Noturno Irmã Dulce, onde houve uma reorganização das camas dos dormitórios para que haja um espaçamento maior entre os usuários durante à noite, para manter o distanciamento físico necessário

Compesa leva água a comunidades desabastecidas do Grande Recife

Na segunda semana da operação emergencial da Compesa para levar água via carros-pipa às localidades desabastecidas do Estado, a companhia atendeu o total de mais de 452 mil pessoas em 56 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do interior, o que corresponde a 234 localidades em todo o estado. Os caminhões de abastecimento estão realizando cerca de 1.200 viagens por dia. Os dados estão consolidados desde o início da ação em 20 de março até esta quinta-feira (02/04). A ação da Compesa representa um investimento de mais de R$ 2,5 milhões.

Até o momento, mais de 3,3 milhões de litros de água foram distribuídos em 60 localidades desabastecidas – sem rede ou com pressão insuficiente - na RMR. Já no Interior foram mais de 13,5 milhões de litros de água que abasteceram 174 localidades.

Como parte das ações do Governo de Pernambuco no combate à pandemia do coronavírus, a Compesa seguirá fornecendo água de forma emergencial para a população nas próximas semanas. “A Compesa presta um serviço essencial para a população em tempos de combate à COVID-19. Estamos com todas as equipes mobilizadas para dar celeridade ao fornecimento de água principalmente nas áreas desabastecidas. Seguiremos atuando de forma conjunta com o Governo de Pernambuco neste enfreamento”, afirma a presidente da Compesa, Manuela Marinho.

Imprensa Compesa

Em meio à pandemia, MV direciona operação para apoiar a sociedade no combate à Covid-19

Em meio à pandemia de Covid-19 que instaurou urgências no sistema de Saúde do mundo, a MV, como empresa líder na América Latina em soluções de gestão para o segmento, direciona toda a sua operação para apoiar a sociedade no combate à pandemia. Com a missão de manter o pleno funcionamento de hospitais e, principalmente, de ajudar unidades de Saúde no acompanhamento de casos do novo coronavírus, a empresa adaptou seu aplicativo Personal Health tornando-o a única solução do Brasil capaz de integrar dados pessoais do usuário, histórico de saúde e tecnologias com recursos de telemedicina – como teleorientação e teleconsulta.

Como parte da plataforma chamada Global Health, o aplicativo apresenta funcionalidades que integram pacientes, médicos, operadoras e o sistema de Saúde como um todo por permitir o acompanhamento da evolução de sintomas; o armazenamento do prontuário com informações sobre tratamentos anteriores; a visualização de exames realizados; a comunicação com profissionais médicos; e o acesso a plano de cuidados.

Disponível para Android e iOS, pode ser baixado gratuitamente. Mas, para interagir com usuários, as operadoras de Saúde, os órgãos de Saúde municipais ou estaduais e as até empresas interessadas em acompanhar os parâmetros de saúde das suas pessoas precisam montar salas de situação.

Como o aplicativo funciona no contexto do coronavírus

Após o download a partir de lojas virtuais, o usuário responde uma série de questões necessárias para a sua classificação.

Informando no aplicativo os dados pessoais – como peso, altura, hábitos de vida, histórico familiar, comorbidades, entre outros – e relatando os sintomas, casos considerados suspeitos para a Covid-19 têm as informações armazenadas e a evolução clínica acompanhada de acordo com os requisitos do Ministério da Saúde. Febre, tosse, falta de ar, dor no corpo, dor de garganta, calafrio, dor muscular, congestão nasal e coriza são sintomas que devem ser informados no aplicativo, com detalhamento de intensidade (pouco, moderado ou constante), sempre que alterações forem observadas. Ao comparar esses dados e detectar sinais de criticidade, a tecnologia emite o alerta para o usuário procurar o serviço de pronto atendimento. Aqueles que não apresentarem estado crítico devem permanecer em casa fazendo o monitoramento pessoal, o que ajuda a minimizar a aglomeração de pessoas nas unidades de Saúde.

No caso de pacientes que testarem positivo para a Covid-19 e forem encaminhados ao isolamento domiciliar, o Personal Health permite o acesso ao plano de cuidados traçado pela equipe médica da unidade de Saúde na qual o paciente é vinculado, ou seja, da instituição que utiliza a tecnologia da MV. Dessa forma, prescrições de acordo com sintomas relatados, lembretes para administração de medicamentos, exames realizados, histórico de saúde, cuidados necessários para contato social e um canal de teleorientação ou teleconsulta são funcionalidades presentes que ajudam no monitoramento da evolução clínica.

Conforme enfatiza Paulo Magnus, presidente da MV, a empresa está colocando neste período de pandemia tecnologias à disposição para as autoridades responsáveis e as equipes de Saúde exercerem suas atividades com recursos que podem ajudar a trazer mais eficiência. “A sociedade está se mobilizando para superar os desafios que o atual cenário impõe. E o que digo é que fiquem em casa porque a área da Saúde está montando a estrutura necessária ao cuidado de todos.”

Soluções MV em apoio a hospitais de campanha

O SOUL MV, principal plataforma para gestão de informações em Saúde, foi disponibilizado para hospitais de campanha sem custos de licença de uso, com isenção de manutenção por 60 dias e com hospedagem de dados gratuita na nuvem da Oracle. Quinze hospitais em todo o Brasil já estão em processo de implantação do sistema para iniciar a operação de atendimento a casos de Covid-19.

Além disso, entre as diversas soluções presentes no SOUL MV, está o prontuário eletrônico do paciente. A tecnologia que neste ano recebeu pela quinta vez consecutiva o prêmio de melhor da América Latina foi otimizada com recursos de telemedicina, protocolos e alertas específicos para tornar o atendimento a casos suspeitos e confirmados de coronavírus mais assertivo e direcionado.

Monitoramento de leitos vagos

Como uma estrutura inovadora de suporte em gestão com inteligência robotizada e especialistas em Saúde, o Command Center MV também está disponível para auxiliar o Brasil no monitoramento da disponibilidade de leitos vagos em unidades públicas e privadas.

Em meio à crise, decisão do Consefaz atende parcialmente aos pleitos da FIEPE

O drama vivido pelas empresas pernambucanas após o impacto provocado pela Covid-19 foi, parcialmente, amenizado com a notícia de que o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) irá prorrogar o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Simples Nacional por 90 dias, durante reunião desta sexta-feira (3). Importante, a decisão chega para boa parte das empresas, mas não para todas – também atingidas pelos efeitos do coronavírus – e, por isso, não evita a queda na produtividade, o desemprego e o fechamento de negócios no curto prazo.

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), as medidas relacionadas ao ICMS – as mais aguardadas entre os empresários – chega em um momento muito difícil para as empresas, que, a partir de agora, veem os seus fluxos de caixa e a sua cadeia de suprimentos ainda mais inviabilizados. “Uma vez que as indústrias foram duramente atingidas pela crise, torna-se impossível seguir pagando o ICMS, os salários, os custos fixos, as taxas, entre outras despesas, como se a economia estivesse a todo vapor”, alertou o presidente do Sistema FIEPE, Ricardo Essinger.

Segundo ele, a FIEPE enxerga como positivas as decisões encabeçadas pelo Governo do Estado, mas acredita ser fundamental pontuar o que não foi contemplado. O que se busca nesse momento, garantiu Essinger, não é isenção dos impostos e sim as medidas de postergação em razão da situação calamitosa vivida pelo mundo inteiro. Soma-se ao quadro de vitórias, somente, à postergação do ICMS para as empresas do Simples Nacional e à prorrogação de prazos relativos as obrigações tributárias acessórias, publicada em decreto no dia 31 de março.

O presidente lembra ainda da importância de se ter sensibilidade neste momento, sobretudo porque o setor industrial é um dos mais importantes da cadeia produtiva do Estado. Dados do Núcleo de Economia da Federação revelam que, atualmente, são quase 15 mil estabelecimentos industriais em Pernambuco, empregando formalmente 286.254 pessoas. Para se ter ideia, tudo isso é responsável por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) local.

Portanto, o presidente reitera a necessidade de se discutir com urgência questões como a renegociação de débitos tributários, a ampliação, a flexibilização e a desburocratização das linhas de crédito disponibilizadas pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE); e a prorrogação de 90 dias para o pagamento de taxas de serviços essenciais para o setor produtivo, como gás e água, além de todos os pontos sobre o ICMS, como prorrogação para o recolhimento, a suspensão do princípio de ICMS mínimo, a exclusão da multa de 15% do também ICMS mínimo e a redefinição da sua fórmula de cálculo se baseando no parâmetro do setor industrial.

Outros pontos destacados por Essinger têm a ver com a importação e o desembaraço de insumos em aeroportos ou portos, sem prejuízos aos incentivos fiscais do Prodepe e do Proind, que, embora tenham sido anunciados esta semana pelo Governo do Estado que estariam em decreto, até o momento, não se sabe se os benefícios estarão, de fato, garantidos.

“Lembrando que, em virtude de estarmos vivendo uma pandemia, o que nos traz um cenário de incertezas, as medidas bem-vindas, hoje, podem se tornar insuficientes num cenário ainda mais adverso. Neste sentido, é absolutamente necessário que o Governo do Estado se mantenha vigilante, aberto ao diálogo e ágil em suas tomadas de decisão, para que haja a manutenção das atividades empresariais, dos empregos e da renda em Pernambuco”, frisou Essinger.

Imprensa FIEPE

#SendoProsperidade

Olá gente linda que acompanha o #SendoProsperidade também aqui no blog da Taís Paranhos. Tudo bem? Como está a nossa relação com o 🌎 mundo? Esse é um momento em que vemos o quão é importante sairmos de nós mesmos - mesmo em casa - para dar conta desse desafio que está sendo 2020. Que ano pesado, hein? É um momento para abrirmos mão de nós, para acolhermos a demanda do outro, além de respeitarmos a individualidade própria e também a alheia. Todo esse momento pelo qual estamos passando é uma hora para aprendermos a compartilharmos, a darmos de nós, a sermos flexíveis e até mesmo a ajudarmos ativamente aos que estão ao nosso redor, concordando ou ñ com a visão de 🌎 mundo deles.

Agora é a vez de aprendermos a conviver com todas as diferenças e não apenas a respeitar - devemos verdadeiramente compartilhar a vida e o dia a dia. Tolerância, convivência e empatia, esses são os exemplos que devemos tirar disso tudo.

Aceitarmos o jeito de cada um quando eles ñ estão na nossa vida é fácil, mas quando as diferenças são colocadas bem no meio da nossa sala, aí sim é que veremos o quanto ou não estamos sabendo conviver com a diversidade do ser humano.

Aprendamos a diplomacia, aprendamos a negociar, Aprendamos a chegar ao meio termo.

Convivência não é para ser apenas do nosso jeito ou ser apenas do jeito do outro, mas sim de uma forma onde todos estejam satisfeitos. É preciso cooperar para a harmonização do todo. Aproveitemos, pois como costumo sempre dizer, por trás de todas as coisas vistas existe algo mais amplo. Tudo é apenas um caminho, um portal ou uma janela se abrindo para além de nós mesmos. 


Com ❤ amor e 🙏gratidão por mais este momento aqui com vocês, 


Mariângela Borba.

#MostreSuaArte Pedro Dias

O ator Pedro Dias, figura já carimbada aqui no blog, também é escritor. Além de poesias, Dias também escreve contos, como esse, que a gente vai publicar aqui. 

San Martin, RPA 05.
Recife-PE;
Conversa de Ônibus.
Estava eu no ônibus de San Martin, e no banco a frente tinha duas mulheres falando de aposentadoria especial, e essa conversa me fez ficar hiper curioso, e não posso negar que fiquei ainda mais atento a história.

Uma delas falou que o presidente podia criar uma aposentadoria pra corno e e outra pro urso, pro ricardão. É que ela tem uma amiga no bairro que é casada com um tal de Quinho, que apelido de corno danado, e o urso é Henrique, essa gaia já dura 06 anos ou mais. E o pior de tudo é que Henrique tbm é casado, é uma confusão de gaia infeliz!

E como seria esse imposto?. O corno se aposenta com 10 anos e o urso com 20 anos. Mas porque o corno leva vantagem, e se aposenta com 10 anos de gaia? O Corno: todo mundo tira onda, fica rindo, falando,com fama para o resto da vida, e o pior quando descobre perde a mulher, endoida, que matar, chorar, morrer, beber, e pode até parar no COTEL. Já o Urso tem uma vida boa e cheia de amor, e de virar bem muito os olhos, mas tem o lado da periculosidade, insalubridade , adicional noturno, vive no risco, na corda bamba, e pode até morrer!

Os homens vão querer se aposentar com 10 anos ou 20 anos?

Eu tô é fora!!!

#MostreSuaArte Angelo Brás

O professor da UFRPE Ângelo Brás também é artista plástico e nesses dias de quarentena, decidiu colocar mais cores em seu confinamento. Desfrute das imagens e das janelas no vídeo a seguir:


#MostreSuaArte Marcelo Mário de Melo